Estirada Cultural marca encerramento das atividades do Banco do Nordeste Cultural Cariri em 2025

A Estirada Cultural, evento que marca o encerramento das atividades do Banco do Nordeste Cultural Cariri neste ano, acontecerá no período de 16 a 19 deste mês de dezembro, em Juazeiro do Norte. Nesta quarta edição do evento, as atividades acontecerão em espaços do Banco do Nordeste Cariri e na rua São Francisco, em frente à Praça Padre Cícero.

Na programação totalmente gratuita, há destaques como: o sanfoneiro, cantor e compositor internacional Fábio Carneirinho, expoente do forró autêntico, no dia 19/12, às 21h; a Suíte do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, apresentada por Pingo de Fortaleza e o Coral da UFCA, no dia 18/12, às 18h30; o lançamento do livro “Haicai Cariri: Antologia de Haicai”, organizado por Émerson Cardoso, dia 17/12, às 18h30; e a abertura da exposição “O corpo do barro – obras de Corrinha Mão na Massa”, artista natural de Missão Velha (CE), no dia 16, às 18h.

Festa cultural

Em resumo, é uma festa cultural que promove a arte e a cultura nordestina de forma democrática e acessível”, destaca o gestor do Banco do Nordeste Cultural Cariri, Ricardo Pinto.

A Estirada Cultural é composta por uma programação intensa e gratuita, com diversas manifestações artísticas como música, teatro, cinema, literatura e artes visuais, reunindo artistas locais e do Nordeste para celebrar a cultura da região em espaços públicos e do próprio BNC Cariri.

As principais características da Estirada Cultural são: abrangência, pois apresenta diversas formas de arte como música, teatro, circo, cinema, literatura e dança; foco regional, com a celebração da produção cultural do Cariri cearense e do Nordeste; gratuidade, visto que as atividades são gratuitas e abertas ao público; e localização, já que ocorre em espaços do BNC Cariri e na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.

Programação

DIA 16/12 (terça-feira)

Exposição: O Corpo do Barro – Obras de Corrinha Mão na Massa

Horário: 18h
Local:  Galeria 5ºA Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri / Galeria 5ºB Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri 
Artista: Corrinha Mão na Massa (Missão Velha – CE)

A mostra revela a trajetória criativa de Corrinha por meio de esculturas em barro, inspiradas na natureza e na vivência com outras mulheres oleiras. A instalação inicial homenageia o ateliê Mão na Massa, seguida por peças que dialogam com a cerâmica indígena e a história das comunidades do Cariri. A escultura da Onça simboliza a força da artista, enquanto plantas da caatinga e aves raras expressam sua conexão com o território. A curadoria destaca a rede feminina, os saberes compartilhados e a consagração de Corrinha como mestra da cerâmica.

DIA 17/12 (quarta-feira)

Lançamento de Livro: Haicai Cariri: Antologia de Haicai

Horário: 18h30
Local: Biblioteca CCBNB-Cariri 
Organizador: Émerson Cardoso (Juazeiro do Norte – CE)

O livro Haicai Cariri: Antologia de Haicai reúne artistas da palavra do Cariri cearense e dispõe de inúmeras abordagens temáticas que se manifestam pela forma do haicai. Com ele, prestamos nossa homenagem a esse gênero poemático de origem japonesa que nossa literatura brasileira tem abraçado com interesse crescente. Temos nessa obra: lirismo, reflexões e experimentos literários que reafirmam a riqueza de vozes que temos em nosso Cariri.

Dia 18/12 (quinta-feira)

Espetáculo Suíte do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto

Horário: 18h30
Local: Teatro do BNC
Artista: Pingo de Fortaleza (Fortaleza – CE) e Coral da UFCA

O espetáculo “Suíte do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto”, de Pingo de Fortaleza e Rosemberg Cariry, retorna aos palcos com uma nova montagem marcante. A obra, que narra a história do Beato José Lourenço e da Comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto através de textos e canções, agora tem como protagonista o Coral da Universidade Federal do Cariri (UFCA), contando ainda com a participação especial de Pingo de Fortaleza. Esta apresentação resgata o projeto lançado originalmente em maio de 2024 em formato de álbum, documentário e DVD.

DIA 19/12 (sexta-feira)

Coco de Souza Com a Mestra Maria de Tiê

Horário: 20h
Local: Rua São Francisco (em frente à Praça Padre Cícero)

Maria Josefa da Conceição, Maria de Tiê, é responsável por manter viva a Dança do Coco e Maneiro-Pau na Comunidade Quilombola dos Souza, localizada no Sítio Vassourinha, Zona Rural do município de Porteiras – CE. Maria ressalta, que seu pai foi e é a maior fonte de inspiração e motivação para o saber adquirido com forma de resistência e reivindicações do povo quilombola.

Fábio Carneirinho

Horário: 21h
Local: Rua São Francisco (em frente à Praça Padre Cícero)

Fábio Carneirinho, sanfoneiro, cantor e compositor de Juazeiro do Norte (CE), é um expoente do forró autêntico. Carneirinho faz turnês anuais pela Europa e EUA, já realizou mais de 100 shows internacionais em 30 países. Os dois últimos trabalhos audiovisuais de Carneirinho foram gravados em Paris, aos pés da Torre Eiffel e em Juazeiro do Norte, este último em homenagem ao poeta Flávio Leandro. Carneirinho é um artista do seu tempo, canta as raízes nordestinas e o amor, seu forró é autêntico e contemporâneo, seu lema é “modernizar sem vulgarizar”.

Juá City Very Crazy de doida não tem nada

Horário: 22h30
Artista: Jeani Duvall
Local: Praça Padre Cícero

De doida não tem nada: “Fé na festa”, fé na rua, fé na praça. A poeta Jeani Duvall vem com sua poesia e irreverência para celebrar a cidade de Juazeiro do Norte, aquela forjada à sombra do juazeiro. Com suas personagens populares, seja bicho, seja gente: de Cristian Cristal ao pato Jonhy e seu laço de fita. Juazeiro escreveu no corpo da poeta suas esquinas, seus becos, suas avenidas e ruas com nomes de santos; escreveu nela o sobrenatural, o inexplicável. Seus paradoxos, suas contradições. O real e o inimaginável. Esta performance é, portanto, um presente à cidade que lhe deu e recebeu um tanto. 

Jeani Duvall é poeta da palavra escrita, falada e colada. Seus textos estão publicados em coletâneas. Atua desde 2013 na produção de recitais em bares, centros culturais e universidades da Região do Cariri. É graduada em História pela Universidade Regional do Cariri – URCA.

Tiro Certeiro canta Dr.Raiz

Horário: 22h50
Local: Rua São Francisco (em frente à Praça Padre Cícero)

O show “Tiro Certeiro canta Dr. Raiz” é uma homenagem ao álbum CARIRI, CEARÁ, BRASIL, da banda Dr. Raiz, que foi formada no Cariri em 1998 por Junú, Dudé Casado, Evaldo Rodrigues, Antônio Queiroz, Lindemberg Monteiro e Júnior Casado. A banda Tiro Certeiro, criada em 2011 por ex-integrantes do Dr. Raiz, faz um passeio pela obra imortal de Chico Science e Nação Zumbi, incorporando o peso das alfaias pernambucanas e o ritmo contagiante de frevos, marchas, maracatus e cirandas, tudo misturado a riffs de guitarra e batidas vibrantes.

Amílcar Silveira é homenageado com títulos de cidadania em Caucaia e Senador Pompeu

Na semana em que tomou posse como diretor executivo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, foi homenageado com títulos de cidadania concedidos pelos municípios de Caucaia e de Senador Pompeu.

Na quinta-feira (11), Amílcar Silveira recebeu da Câmara Municipal de Caucaia o Título de Cidadão Caucaiense e a Medalha do Mérito Legislativo, em cerimônia que contou com a participação do prefeito do município, Naumi Amorim, e autoridades do município.

Já na sexta-feira (12), foi agraciado com o título de Cidadão Pompeuense, concedido pela Câmara Municipal de Senador Pompeu. A solenidade contou com a presença do deputado estadual Felipe Mota, entre outras autoridades. O projeto foi proposto pelo vereador Henrique Lindolfo.

“Recebo essas homenagens como um reconhecimento e confiança no trabalho que temos feito em defesa dos produtores rurais. Isso nos motiva a continuar lutando pelo desenvolvimento e fortalecimento do agro cearense”, afirmou Amílcar.

No dia 28 de novembro, Amílcar Silveira foi reeleito, por aclamação, para a Presidência da Faec no quadriênio 2026/2029. Na última terça-feira (9), em Brasília (DF), tomou posse como integrante da Diretoria Executiva da CNA para o quadriênio 2025/2029, em cerimônia que oficializou a recondução de João Martins à presidência da entidade.