WKoerich aplica tecnologia de ponta em grande concretagem

O uso da metodologia visa limitar os picos de calor de hidratação, impedindo a expansão volumétrica e assegurando a vida útil da estrutura.

A WKoerich, construtora com mais de 70 anos de existência em Santa Catarina, com sede em Florianópolis, realizou uma das etapas mais complexas da construção de novos edifícios: a concretagem dos grandes blocos de fundação do futuro lançamento da construtora. O processo se destaca pelo uso de tecnologias avançadas para garantir a integridade estrutural e a longevidade do empreendimento.

A concretagem de elementos com volumes expressivos e alturas superiores a 1,50 metros impõe desafios técnicos significativos, principalmente relacionados ao controle de temperatura. O calor gerado pela reação química do cimento (hidratação) pode elevar as temperaturas internas a níveis críticos, resultando em tensões térmicas e riscos estruturais.

De acordo com Guilherme Salgado, engenheiro da WKoerich, o objetivo principal é manter a temperatura interna do concreto abaixo de 65°C. “Esse controle rigoroso é essencial para prevenir a formação da etringita tardia, um composto químico que pode causar expansão volumétrica e levar ao surgimento de microfissuras ou até mesmo ao seccionamento dos blocos de concreto”, explica. Ao todo, foram 230m³ de concreto distribuídos em dois dias de concretagem.

Inovações e soluções técnicas

Para mitigar os riscos térmicos, a WKoerich adotou um conjunto de medidas preventivas e inovadoras, como o uso de gelo na mistura: a substituição parcial da água por gelo é fundamental para reduzir a temperatura inicial do concreto e controlar os picos térmicos durante a cura.

Outro ponto de destaque é o uso de cimento de baixo calor de hidratação, o CP-IV, especificamente desenvolvido para minimizar a geração de calor. Essa concretagem ainda faz uso de aditivos superplastificantes e sílica ativa, que garante uma mistura mais eficiente e resistente.

Eficiência logística

A operação exige uma logística impecável. A concretagem mobilizou dezenas de caminhões betoneira em um fluxo contínuo para assegurar que o material seja lançado de forma homogênea e sem interrupções, otimizando o tempo de execução e a qualidade final da estrutura. “Todo o nosso trabalho é preventivo. Utilizamos o que há de mais moderno em engenharia de materiais para garantir que esse empreendimento não apenas atenda, mas supere os padrões de segurança e durabilidade, marcas já registradas da WKoerich”, afirma Guilherme.

A concretagem foi realizada nas obras do novo empreendimento da construtora, localizado no Centro de Florianópolis, que possui previsão de lançamento para março de 2026.