Congresso de sustentabilidade da Cimento Apodi acontece nesta quarta e quinta-feira em Fortaleza e Russas

Segunda edição do evento reúne especialistas de renome nacional para debater práticas de ESG, inovação e impacto social

A Cimento Apodi, referência na produção de cimento, concretos e argamassas, promove nos dias 13 e 14 de agosto a segunda edição do seu Congresso de Sustentabilidade e ESG – Conectando pessoas. Transformando o Futuro. O evento reunirá especialistas e lideranças para discutir práticas sustentáveis e os caminhos para uma indústria mais consciente.

O primeiro dia do congresso será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza, das 14h às 17h30. Pela manhã, no mesmo local, haverá um pré-evento com a realização de minicursos voltados para os pilares do ESG, das 8h30 às 12h. Já o segundo dia acontece no campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Russas, com programação das 10h às 16h45.

Entre os palestrantes confirmados estão nomes de destaque nacional, como Edilberto Pontes, presidente do Instituto Rui Barbosa e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE); Mônica Abreu,doutora em administração de empresas e coordenadora do Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade (LECOS/UFC); e Haroldo Rodrigues, CEO da plataforma de créditos de reciclagem Recybacks e fundador da empresa de investimentos de impacto INTR3S.

Durante os dois dias, os convidados discutirão avanços e desafios da agenda ESG, abordando temas como gestão de riscos, economia circular e negócios de impacto social. A programação, voltada exclusivamente para convidados, será estruturada em três eixos: Ambiental, Social e Governança.

Entre os assuntos em destaque estão descarbonização, uso de inteligência artificial na produção de cimento, indicadores ESG, economia circular, código de ética e LGPD, tópicos fundamentais para o futuro do setor industrial, para uma boa governança. 

“A construção de um mundo mais sustentável é um dever coletivo. Empresas, governos, academia e sociedade civil precisam atuar de forma integrada para transformar desafios ambientais e sociais em oportunidades de inovação e desenvolvimento. A indústria tem um papel fundamental nesse processo, mas o progresso real só acontece com a colaboração de todos”, destaca Sergio Mauricio, CEO da Apodi. 

Programação

Dia 13/08 (Quarta-feira), na Fiec – Fortaleza

8h30 -12h: Pré-evento – Minicursos nos pilares ESG ministrados por lideranças e especialistas da Apodi

Ambiental
– Indicadores esg
– Descarbonização e produtos sustentáveis
– IA na produção de cimento

Social
– Economia circular e o impacto socioambiental
– Gestão de jornada como aspecto de garantia dos direitos humanos
– Engajamento e cultura

Governança
– Código de ética e processo de gestão
– ABNT-PR 2030
– LGPD

14h: Abertura oficial do II Congresso Apodi de Sustentabilidade 

14h30: Palestra Magna – “Empresa privada, responsabilidade pública: Transparência e confiança”, com Edilberto Pontes (Presidente do Instituto Rui Barbosa e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE). Também pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, doutor em Economia pela Universidade de Brasília e mestre na mesma área pela UFC e especialista em Políticas Públicas pela George Washington University (EUA).

15h30: Debate

16h: Intervalo

16h15: Mesa redonda – “Cultura de governança e risco: Fundamentos para empresas sustentáveis”, com a participação da Apodi e empresas convidadas

17h30: Encerramento

Dia 14/08 (Quinta-feira), na UFC, no campus de Russas

10h: Abertura

10h15: Palestra Magna – “Do linear ao circular: rotas tecnológicas para a descarbonização”, com Mônica Abreu, coordenadora do Laboratório de estudos em competitividade e sustentabilidade. A profissional é pós-doutora pelo Instituto de Produção da Universidade de Cambridge e professora da faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará.

11h15: Debate

11h30: Intervalo

11h45: Mesa redonda “Tecnologia a serviço do clima: economia circular e descarbonização
em foco”, com representantes da Apodi e empresas convidadas

12h45: Almoço

14h: Reinício das atividades 

14h15: Palestra magna – “Negócios de impacto na promoção do desenvolvimento sustentável”, com Haroldo Rodrigues, fundador da empresa Intr3s, investidora de negócios de impactо, e CEO da plataforma de créditos de reciclagem Recybacks.

15h15: Debate

15h30: Intervalo

15h45: Mesa redonda: “Negócios que transformam: investimento social na prática”, com representantes da Apodi e empresas convidadas

16h45: Encerramento

Sobre a Cimento Apodi 

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e nove Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

Compartilhe nas redes sociais!