Vila das Artes promove oficina de desenho para tatuagem, aula aberta sobre tecnologias assistivas no circo e residência artística
A Vila das Artes encerra o mês de setembro com atividades gratuitas das escolas públicas de Artes Visuais e Circo. O equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI) abriu, desde sexta-feira, 26, as inscrições para a oficina “Introdução ao Desenho para Tatuagem”, ministrada pela artista e tatuadora Amura Al Houch.
Já no dia 2 de outubro, das 19h às 21h, a Escola de Circo abre novas inscrições para a segunda edição do Núcleo de Pesquisa em Artes Circenses, com Geórgia Vitrilis e João Paulo Lima. Haverá, na próxima quinta-feira (02/10), a segunda aula aberta do Núcleo de Pesquisa em Artes Circenses, cujo tema é “Tecnologias Assistivas para o Circo”. A atividade contará com o produtor cultural Cláudio Rubino, que traz sua experiência como pessoa com deficiência para a discussão.
A escola também promove a residência artística “Corpo Circense em Criação”, em parceria com a Cia Devir, de Pernambuco. As inscrições, igualmente gratuitas, estarão abertas de 3 a 17 de outubro.
Todas as atividades serão realizadas presencialmente na Vila das Artes, localizada na Rua 24 de Maio, 1221 – Centro. Confira a seguir as informações de horário e ementas.
[ARTES VISUAIS] Oficina – Introdução ao Desenho para Tatuagem, com Amura Al Houch
Período: 06 a 10/10 | Horário: 14h às 18h
Faixa etária: 18+ | Vagas: 10
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Inscreva-se até as 18h de 02/10
A oficina oferece uma imersão no mundo da tatuagem, passeando pelas primeiras práticas até as linguagens contemporâneas, para ilustrar a ancestralidade que habita os desenhos sobre a pele. Exploraremos a anatomia do corpo, observando o modo como as diferentes áreas da pele recebem a tinta, bem como as práticas essenciais de biossegurança que sustentam um trabalho seguro e duradouro.
[CIRCO] 2ª aula aberta – Núcleo de Pesquisa em Artes Circenses. Tema: Tecnologias Assistivas para o Circo, com Claudio Rubino
Período: 02/10 | Horário: 19h às 21h
Faixa etária: 18+
Inscrições e vagas: por ordem de chegada, sujeito à lotação
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
O encontro propõe uma reflexão sobre o papel das tecnologias assistivas e dos recursos de acessibilidade no contexto do circo, considerando tanto a experiência do público quanto a atuação de artistas com deficiência em cena. A proposta é provocar reflexões críticas sobre como a acessibilidade pode ampliar a potência estética, política e sensorial das obras circenses, deslocando a ideia de que ela se limita apenas aos custos e obrigações legais.
[CIRCO] 2ª edição – Núcleo de Pesquisa em Artes Circenses. Tema: Circo e Acessibilidade, com com Geórgia Vitrilis e João Paulo Lima
Período: 09/10 a 18/12 | Horário: 19h às 21h
Faixa etária: 18+
Inscrições: 27/09 até as 18h do dia 07/10
Com mediação de Geórgia Vitrilis e João Paulo Lima, a iniciativa é voltada a artistas circenses com, no mínimo, cinco anos de experiência. Nesta edição, o Núcleo se debruça sobre questões da acessibilidade, abordando três eixos principais: tecnologias assistivas para o circo, narrativas de corpos dissidentes e acessibilidades poéticas.
[CIRCO] Residência Artística “Corpos Circenses em Criação”, com a Cia Devir (PE)
Período: 23 a 25/10 | Horário: 8h às 12h
Faixa etária: 18+ | Vagas: 15
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Inscrições: 3 até as 18h de 17/10 (formulário de inscrição liberado somente na abertura)
A residência “Corpo Circense em Criação” oferecerá suporte artístico para circenses a partir de conhecimentos teóricos e práticos, com encontros que irão promover e incentivar processos de criação e pesquisa nas modalidades de cada artista participante, sendo realizadas, também, mentorias focadas nos processos criativos individuais.