Barros conclui a formação do primeiro Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da Fundação Dom Cabral em Sobral
No cenário corporativo moderno, torna-se cada vez mais necessário que gestores apresentem uma visão sistêmica que envolve a gestão da organização, a definição e a implementação de metas, além do gerenciamento dos resultados desejados. Nesta perspectiva, a Barros Soluções em Gestão, associada à Fundação Dom Cabral (FDC), concluiu, na última quinta-feira (17), a primeira turma do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes (PDD) realizada na cidade de Sobral.
No total, a formação contou com 44 participantes entre executivos, empresários e gestores de empresas de diversos segmentos como Sobral Gráfica, Sobralnet, Grupo São Domingos, Big Pneus, Grupo Plasfran, Roneely Feitosa & Advogados Associados, entre outras.
O diretor da Barros, Gleidson Sousa, destaca a força da região Norte no âmbito econômico do Ceará como fator determinante no sucesso da primeira turma do PDD no local. “Nosso papel é contribuir para o crescimento sustentável das organizações por meio da educação, planejamento e qualificação, e, em Sobral, tivemos a oportunidade de contar com gestores de empresas que compreendem a importância do conhecimento e buscam cada vez mais esse crescimento dos profissionais”, afirma.
Um dos alunos da turma pioneira na região Norte, o sócio-diretor da D&R Distribuidora de Bebidas, Davi Moreira, aponta que o curso teve um papel inovador para sua dinâmica como administrador de empresa. “Fazer o PDD foi muito importante para inovar as ideias, abrir a mente e se adequar ao momento que vivemos no mercado. Encontramos pessoas que estão no mesmo nível de gestão, com os mesmos propósitos e problemas, o que enriquece quando estamos em busca de um mesmo objetivo, cada um na sua empresa, compartilhando experiências. Foi um processo transformador para entender como ser efetivamente um líder, ouvir mais, perguntar mais e ter mais atenção às pessoas e ao negócio como um todo”, explica.
Com início em abril deste ano, a jornada de educação executiva do PDD passou por seis módulos com temas relacionados à gestão estratégica, marketing e vendas, gestão financeira, liderança, gestão de pessoas e de projetos, sendo ministrados por professores com experiência no mercado.
Para a conclusão, os alunos tiveram a presença do professor da Fundação Dom Cabral, Eustáquio Penido, que ministrou o módulo de Liderança. Graduado em Direito, Letras e Administração, Penido atua nas áreas de liderança, gestão de pessoas, negociação, administração de conflitos e comunicação.b Além de participar dos programas da FDC como PAEX e PDA (Desenvolvimento da Família Empresária), o professor também integra programas em empresas e organizações como Anvisa, Tribunal de Contas da União, Transpetro, Embrapa, Fiat, Federação das Indústrias e Sebrae em vários estados, Grupo Pão de Açúcar, Petrobras, Volvo, entre outros.
Sobre a Fundação Dom Cabral
A FDC é uma escola de negócios que oferece o que há de mais inovador por meio de Soluções Educacionais nacionais e internacionais, sustentadas por alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições na Europa, Estados Unidos, China, Índia, Rússia e América Latina. Essa rede de escolas permite o acesso a modernas ferramentas de gestão de negócios, troca de experiências e a geração conjunta de conhecimento.
Sobre a Barros Soluções
A Barros Soluções em Gestão é especializada em serviços de consultoria e educação em gestão e governança, por meio de soluções personalizadas para diversos setores de atividades econômicas e instituições públicas, com expertise em gestão estratégica e governança corporativa. Associada à Fundação Dom Cabral, maior escola de negócios da América Latina, a Barros é responsável por coordenar os projetos da FDC nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte.