Conselho de Altos Estudos realiza reunião de monitoramento do Pacto pelo Saneamento

A Assembleia Legislativa realizou,  na manhã desta quarta-feira, dia 22, através do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, uma reunião de Monitoramento do Pacto Pelo Saneamento Básico. O objetivo foi avaliar a implementação dos programas e projetos previstos no Plano Estratégico de Saneamento Básico. Participaram técnicos responsáveis de cerca de 20 instituições pelos referidos programas, além de representação do Tribunal de Contas do Estado. A reunião se organizou nos cinco eixos programáticos do Plano Estratégico apresentado no ano passado

Segundo a  consultora técnica do Conselho e coordenadora do pacto, Rosana Garjulli, a intenção foi monitorar e avaliar os resultados das matrizes de encaminhadas pelos responsáveis, representantes de cada instituição pactuante, das diversas secretarias e órgãos envolvidos durante esses dois anos de Pacto do Saneamento. Foram identificados importantes avanços com relação aos desafios estabelecidos por essas instituições para a implementação das metas previstas. A ideia é a posterior publicação de um documento para dar continuidade à articulação e integração institucional, efetivando a governança do pacto.

Participaram do encontro, representantes dos órgãos responsáveis pela elaboração das matrizes dos programas estudados no plano estratégico de saneamento básico. “Foi uma forma de democratizar a informação, que muitas vezes fica em uma única instituição. Assim, eles podem compartilhar os seus anseios. Foi uma articulação necessária para que eles possam ampliar e gerenciar a questão da política pública sobre  universalização do saneamento básico no estado”, comentou Rosana.

Compartilhe nas redes sociais!