ECA Digital é oportunidade para inovação responsável, afirma consultora de governança de dados pessoais

Apesar dos desafios, as novas regras do ECA Digital que serão sancionadas na tarde de hoje pelo presidente Lula representam uma grande oportunidade para as empresas, diz a advogada Karim Kramel, consultora em compliance e direito digital, com foco em governança de dados.

  • A adequação (ao ECA Digital) pode se tornar um diferencial competitivo por permitir a construção de confiança, desafiar para inovação, design e aprimorar a experiência do usuário.

Para Karim Kramel, a construção de confiança terá por base agora a capacidade das empresas demonstrarem transparência e responsabilidade com o público infantil e seus pais e, assim, permitir que se construa uma reputação positiva e uma base de clientes leal.

A partir disso, se impõe a necessidade de criar um ambiente mais seguro e capaz de estimular a inovação. As empresas serão levadas a desenvolver produtos e serviços com privacidade e segurança desde a concepção (privacy by design), o que é benéfico para todos os usuários, analisa.

  • E a melhora da experiência do usuário virá na medida em que com a ausência de anúncios intrusivos e direcionados, a experiência em plataformas e aplicativos deve se tornar muito mais agradável e segura para o público infantil.

Na opinião da consultora, a entrada em vigor da lei nascida do PL 2628/2022 é um marco que sinaliza o fim de uma era de publicidade desenfreada e o início de um período de maior responsabilidade digital. Para se adaptar, as empresas precisarão revisar suas estratégias de marketing, investir em tecnologias de verificação de idade e, principalmente, colocar a segurança e o bem-estar da criança no centro de suas operações.

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