Lideranças do Pacto Contra a Fome desembarcam em Fortaleza e marcam presença no “Corra Por Uma Causa”
Presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz, e codiretora executiva Juliana Plaster participaram do evento esportivo que aconteceu no domingo, 05. Corrida apoia o instituto e reforça o posicionamento de destaque e o pioneirismo do Ceará na execução dos projetos nacionais da instituição
Representantes do Instituto Pacto Contra a Fome marcaram presença no último domingo, 05, no evento “Corra Por Uma Causa”, que realizou a sua 2ª edição em Fortaleza. A cofundadora e presidente do Conselho do Pacto, Geyze Diniz, e a codiretora executiva Juliana Plaster participaram da atividade, que busca associar saúde, esporte e solidariedade. A expectativa era, durante a corrida, arrecadar até 8 toneladas de alimentos não perecíveis, para apoiar projetos do Instituto. Durante o evento, Geyze participou de uma ação de conscientização sobre o desperdício de alimentos promovida pelo Pacto.
O evento marcou ainda um momento simbólico e estratégico para o Pacto Contra a Fome, que aproveitou a ocasião para destacar a importância do estado do Ceará no ecossistema de combate à fome e promoção da segurança alimentar e o reforço do território cearense como um dos prioritários dentro da estratégia nacional de atuação da instituição.
Mais do que uma simples participação institucional, a presença do Pacto Contra a Fome no evento marcou o início de uma nova fase no Ceará, onde a implementação dos principais projetos nacionais do Instituto passou a ser executada prioritariamente, servindo como modelo e pontapé inicial e para a distribuição das ações no restante do País. O objetivo é contribuir para que o Ceará se torne uma referência nacional de segurança alimentar, combate à fome e redução do desperdício de alimentos.
“O Ceará tem um valor simbólico e tático para o Pacto. O estado foi um dos primeiros parceiros do Pacto Contra a Fome, confiou no nosso trabalho desde o início. Começamos a implementação da nossa atuação aqui em 2023, por meio de diversas iniciativas locais, que foram fundamentais para mapear desafios, testar abordagens e construir relações de confiança com setor público, setor privado, organizações da sociedade civil, academia e mídia. Agora, damos um passo à frente. Escolhemos o Ceará como um território estratégico, onde os projetos nacionais do Pacto Contra a Fome serão implementados de forma articulada e adaptada à realidade local. O estado conta com um amplo histórico de projetos e políticas públicas em favor do combate à fome e esse ambiente favorece as articulações multissetoriais, o que ajuda nossos projetos a ganharem mais força, beneficia seus aprimoramentos, antes mesmo de ganharem escala nacional”, afirma Rafaela Vieira, Gerente de Relações Institucionais e Políticas Públicas do Pacto Contra a Fome.
Ceará como território-piloto
O Pacto Contra a Fome busca contribuir para que o Ceará se torne referência nacional, convergindo sinergias e unindo forças para combater a fome e o desperdício de alimentos, com soluções inovadoras, colaborativas e replicáveis para todo o Brasil. “Seguimos firmes no propósito: ninguém deve passar fome. E o Ceará está na vanguarda desse movimento”, completa Rafaela.
Dentre os projetos do Pacto Contra a Fome já encabeçados pelo Ceará, estão:
Aliança Multissetorial: articulação entre setor público, privado e sociedade civil para ações integradas de combate à fome.
Projeto Ceasas: atuação em centrais de abastecimento para aproveitamento de alimentos e combate ao desperdício.
Hub de Distribuição: parceria com redes de supermercados para doações orquestradas de alimentos que seriam descartados.
Apoio à melhoria das políticas públicas de SAN e de desperdício de alimentos.
Produção, monitoramento e disseminação de dados estaduais.
Sobre o Pacto Contra a Fome
O Pacto Contra a Fome é uma coalizão suprapartidária e multissetorial que atua no engajamento da sociedade para erradicar a fome, promover alimentação adequada e reduzir o desperdício de alimentos de forma estrutural e permanente. Sua missão é contribuir para erradicar a fome até 2030 e ter todos os brasileiros alimentados adequadamente até 2040. Para isso, o Pacto atua sob três pilares: articulação, inteligência estratégica e incentivo.
“Temos convicção de que a meta é possível de ser cumprida se todos somarmos nesta causa. Governos, setor empresarial, terceiro setor e sociedade civil são imprescindíveis nesta jornada e é unindo essas forças que estamos atuando”, conclui a cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz.