Cerca de 11 mil estudantes já mergulharam no universo literário da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará em quatro dias


Com programação especial para todas as faixas etárias, mais de 270 escolas estiveram no Centro de Eventos até a terça-feira, 08, consolidando o evento como referência no incentivo à leitura entre crianças e jovens

A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará segue movimentando intensamente o Centro de Eventos do Ceará, e um dos maiores destaques da programação é, sem dúvida, a Visitação Escolar. De sábado (05) até terça-feira (08), mais de 270 escolas passaram pelo evento, cerca de 11 mil estudantes de diferentes municípios do estado e de fora do Ceará. 

Com visitas organizadas em turnos de manhã e tarde, a Bienal tem recebido alunos da rede pública e privada, além de escolas de ensino superior e técnico. A proposta é proporcionar uma vivência completa no universo literário, com atividades adaptadas para todas as idades, desde o infantil até o ensino médio e superior. A expectativa é que até o encerramento do evento, em 13 de abril, esse número aumente significativamente.

O coordenador da Visitação Escolar, Henrique Garrel, comemora o sucesso da ação. “A Bienal recebe escolas de todos os níveis de ensino com muito cuidado e carinho. Há uma programação pensada especialmente para cada faixa etária, e os estudantes têm experiências inesquecíveis, seja com autores, nas salas temáticas, ou nos próprios estandes das editoras”, diz. 

Na manhã desta terça-feira, 08 de abril, o coordenador pedagógico Felipe Moreira, do Instituto Frei João Pedro de Sexto, em Messejana, acompanhou 175 alunos em uma verdadeira imersão no evento. Para ele, visitar a Bienal do Livro do Ceará é, sem dúvida, um dos momentos mais especiais da escola. Ele conta que é o terceiro ano que participam, mas é a primeira vez que conseguem trazer todas as turmas. “Os alunos estavam muito ansiosos para folhear os livros, interagir com autores e conhecer os espaços. É uma vivência que marca”.

A estudante Ana Tarcila Martins, do 9º ano da Escola Terezinha de Jesus, de Aracoiaba, também expressou o entusiasmo com a visita. “Estar na Bienal é uma experiência inspiradora, que aproxima os alunos do mundo dos livros de uma forma diferente. “Eu fico muito feliz de poder conhecer novos autores e obras que talvez eu não tivesse acesso se não fosse esse momento”. 

Para a professora Flávia Calixto, da Escola Janusa Correia, de Caucaia, a primeira experiência dos seus alunos de 8 anos na Bienal foi cheia de encantamento. “Eles estavam contando os dias! Vieram empolgados com a ideia de encontrar livros para colorir, para brincar com a imaginação. E estão encantados. Essa vivência tem um valor gigantesco na formação deles como leitores”, contou sorridente. 

As escolas interessadas ainda podem participar da Visitação Escolar até o fim da Bienal. A entrada é feita pelo portão C, onde há uma equipe preparada para recepcionar os grupos, identificar o nível de ensino e direcioná-los para as atividades mais adequadas. 

A Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.

Serviço:

Bienal Internacional do Livro do Ceará 

Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h

Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares

Gratuito e aberto ao público

Programação no site: https://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br

Vacina contra gripe: crianças, gestantes e idosos podem se vacinar contra a doença durante todo o ano

A vacina contra a influenza, também conhecida como vacina contra a gripe, foi inserida, pelo Ministério da Saúde (MS), no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), garantindo proteção permanente para esses públicos considerados vulneráveis à infecção por influenza. A prática também é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Tradicionalmente, essa imunização ocorria durante as campanhas sazonais. Com a mudança, crianças, gestantes e idosos terão acesso contínuo à vacina. Os demais grupos prioritários, como profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, continuam sendo contemplados em estratégias especiais.

“A inclusão da vacina contra a influenza no calendário permanente representa um avanço significativo na proteção da população mais vulnerável. Ao garantir a imunização ao longo de todo o ano, ampliamos a cobertura vacinal e reduzimos o risco de complicações graves decorrentes da gripe. É fundamental que os públicos elegíveis busquem os postos de saúde para se vacinar e reforçar a sua proteção”, garante a coordenadora de Imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli.

Locais de atendimento

A imunização ocorre em todos os postos de saúde, em dias úteis, das 7h30 às 18h30. Nos fins de semana e feriados, o atendimento ocorre nas unidades Mattos Dourado (Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 – Edson Queiroz) e Geraldo Madeira Sobrinho – Pio XII (Rua Belisário Távora, 42 – São João do Tauape), das 8h às 16h30.

Balanço

Entre 1º de abril (início antecipado da campanha) até este domingo (6/4), 29.069 doses foram aplicadas no público-alvo de Fortaleza.

Influenza

A vacina contra a Influenza é um dos imunobiológicos mais importantes disponíveis para prevenir doenças respiratórias causadas pelo vírus Influenza, e é formulada para proteger contra os tipos mais comuns de vírus (A, tipos H1N1 e H3N2; e B) que circulam a cada ano. Os imunizantes são trivalentes e podem ser administrados simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.

Vila das Artes comemora o Dia Mundial da Voz com programação especial

Atividades incluem palestras e práticas vocais para cuidados e aprimoramento da voz cantada

No dia 10 de abril, a Escola Pública de Música da Vila das Artes celebrará o Dia Mundial da Voz com um evento dedicado à importância da voz e do canto na comunicação e na expressão artística. A programação ocorrerá das 10h às 16h, com atividades gratuitas e abertas ao público, no Anexo Vila das Artes, localizado na Rua Capitão Gustavo, 3552, Joaquim Távora. Serão oferecidas 80 vagas, com inscrição por ordem de chegada. 

A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza vinculado à Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). O espaço promove este evento com o objetivo de conscientizar sobre a saúde vocal e o uso adequado da voz, abordando questões clínicas e técnicas.

Sobre Charleston Palmeira
Especialista em Voz, Fluência e Fonoaudiologia do Trabalho, Charleston Palmeira é o responsável pela programação da tarde. Com doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e vasta experiência nas áreas de voz clínica e profissional, ele compartilhará seus conhecimentos práticos e teóricos para otimizar o uso da voz de maneira saudável e eficaz.

Sobre Leilane Albuquerque
Formada em Fonoaudiologia pela Unifor (1990) e especializada em Distúrbios da Voz pelo Cefac-SP (1996), Leilane Albuquerque possui 30 anos de experiência na área. Atualmente, atua na reabilitação e no condicionamento vocal de profissionais da voz falada e cantada, no Centro de Otorrinolaringologia.

Programação

O Papel do Fonoaudiólogo no Uso da Voz Cantada
Ministrante: Leilane Albuquerque
Horário: 10h às 12h

Prática de Exercícios Vocais para Cantores e Avaliação da Voz Cantada
Ministrante: Charleston Palmeira
Horário: 14h às 16hServiço
Programação Especial Dia Mundial da Voz
Data: 10 de abril de 2025
Horário: 10h às 16h
Local: Anexo Vila das Artes (Rua Capitão Gustavo, 3552, Joaquim Távora)
Público-alvo: Livre para todos os públicos
Gratuito

Instituto Visão Solidária é chancelado na sua primeira participação com a principal honraria do mercado de franquias no Brasil


O Instituto Visão Solidária (IVS) acaba de ser reconhecido com o Selo de Excelência em Franchising ABF 2025. Este selo, concedido anualmente pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), a mais importante certificação do setor de franquias no Brasil, destaca as empresas que se comprometem com a excelência, inovação e suporte de qualidade aos franqueados.

“Para nós, este prêmio representa a confirmação do nosso compromisso em oferecer um modelo de franquia que valoriza o relacionamento, a transparência e o crescimento conjunto. É a prova de que, juntos, estamos construindo um legado sólido e transformador”, afirma Tony Cozendey, fundador e diretor executivo do IVS.

Uma conquista coletiva

A conquista do Selo de Excelência em Franchising ABF 2025 reflete o empenho de toda a equipe do Instituto Visão Solidária, incluindo colaboradores, franqueados e parceiros que acreditam na missão de democratizar o acesso à saúde ocular no Brasil.

“Esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo. Nosso objetivo é continuar crescendo de forma sustentável, sempre oferecendo suporte aos nossos franqueados e levando serviços de qualidade à população. O selo da ABF nos motiva a seguir com ainda mais dedicação e compromisso”, destaca Cozendey.

Impacto e compromisso social

O Instituto Visão Solidária se destaca por seu compromisso social e pelo impacto positivo que gera na vida dos brasileiros. Com uma rede de franquias voltada para acessibilidade a óculos de grau e de sol com qualidade a um preço acessível, o IVS tem sido um agente de transformação em diversas comunidades. Tanto que há mais de um ano desenvolve o projeto social “Criança de Visão”, com o propósito de doar milhares de óculos para crianças carentes em todo o país.

Com o reconhecimento da ABF, o Instituto Visão Solidária reforça sua posição como referência em redes de franquias e expande suas oportunidades de crescimento. O objetivo é ampliar ainda mais a rede, que hoje conta com cerca de 150 unidades comercializadas espalhadas por 22 estados, garantindo que mais pessoas tenham acesso a óculos de qualidade em todo o país.

“Estamos muito satisfeitos e contentes com mais essa conquista pela rede. Parabenizamos a todos os envolvidos e seguimos juntos, promovendo visão de qualidade para um futuro mais inclusivo e solidário”, finaliza Tony Cozendey, fundador e diretor executivo do IVS.

O Instituto Visão Solidária nasceu em 2015 e entrou para o franchising em 2022, e desde então vem tendo uma boa aceitação pelo modelo de negócio inovador da marca, que tem o objetivo de democratizar o uso dos óculos, por isso, se diferencia de uma ótica tradicional.

O Selo de Excelência em Franchising ABF está em sua 34ª edição, com o objetivo de reconhecer e exaltar a qualidade das melhores redes franqueadoras e avaliar o desenvolvimento do franchising no Brasil. A cerimônia de entrega do SEF 2025 acontecerá no dia 9 de maio, no WTC Golden Hall, em São Paulo. O IVS conquistou a premiação na categoria Pleno.

Sobre o Instituto Visão Solidária

O Instituto Visão Solidária (IVS) nasceu em 2015 e se tornou uma rede de franquias focada na comercialização de óculos de grau e de sol com preço acessível. A ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais. São mais de dois mil modelos de armações com preço único de R$ 49,99 (na compra do óculos completo). Em 2022 o IVS migrou para o mercado de franchising com modelo exclusivo de loja física e investimento inicial a partir de R$ 190 mil, com prazo de retorno estimado entre 13 a 18 meses. www.institutovisaosolidaria.com.br

Grupo Dominus Aponta Quais Mudanças na Declaração do Imposto de Renda em 2025

A Receita Federal anunciou mudanças significativas nas regras para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em 2025, com o objetivo de tornar o processo mais acessível e ajustado à realidade econômica atual. Uma das principais alterações é o aumento do limite de rendimentos tributáveis que obriga a entrega da declaração. Para o ano de 2025, o novo limite será de R$ 33.888,00, o que representa um acréscimo considerável em relação aos R$ 30.639,90 estabelecidos em 2024. Essa mudança pode beneficiar uma parcela significativa de contribuintes, que antes estavam obrigados a declarar, mas cujos rendimentos não justificavam tal obrigação.

Segundo Lyana Rocha, Supervisora Contábil e Tributária do Grupo Dominus, “o aumento no limite de obrigatoriedade da declaração trará alívio para muitos contribuintes que antes se viam obrigados a declarar, mas cujos rendimentos não justificavam a necessidade.” Ela ainda explica que essa medida visa desburocratizar o processo e aliviar a carga tributária para aqueles com rendimentos mais baixos, permitindo que concentrem seus esforços em outras questões fiscais.

Além dessa alteração no limite de obrigatoriedade, a Receita Federal também fez avanços significativos na digitalização da declaração, visando simplificar e agilizar o preenchimento. A modernização dos processos digitais busca melhorar a experiência do contribuinte, tornando o preenchimento e envio da declaração mais rápidos e eficientes. Entre as inovações, destacam-se novas opções de deduções, que oferecem maior flexibilidade para ajustar o imposto devido ou o valor da restituição, permitindo que os contribuintes possam regularizar sua situação fiscal com maior precisão.

Mesmo com as novas condições, é fundamental que os contribuintes fiquem atentos aos prazos de entrega da declaração, que se inicia em 17 de março e vai até 30 de maio de 2025. “O não cumprimento dos prazos pode resultar em multas, juros e até complicações com a Receita Federal, o que reforça a importância de um planejamento adequado para evitar surpresas no futuro.”, destaca Lyana Rocha.

Saiba mais sobre o Grupo Dominus 

O Grupo Dominus se destaca no mercado de Auditoria, Contabilidade e Consultoria, oferecendo serviços personalizados para empresas de pequeno, médio e grande porte dos mais diversos setores. Com mais de 22 anos de atuação no mercado, o Grupo Dominus foca na excelência para ajudar as empresas a garantir conformidade e melhoria dos processos, além de ajudar na construção e manutenção da governança, além de assegurar a transparência e integridade nas operações empresariais.

Posse da nova gestão da ACMP reúne autoridades e marca novo capítulo na história da entidade

A cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) foi realizada na última sexta-feira, 04, em Fortaleza e reuniu autoridades dos mais diversos segmentos, evidenciando o prestígio e a relevância da entidade para a sociedade cearense.

Estiveram presentes na solenidade a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; o procurador-geral de Justiça, Haley de Carvalho Filho; a presidente da OAB-CE, Cristianne Leitão; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; além de membros do Ministério Público, representantes de entidades de classe e lideranças do meio jurídico.

Na ocasião, a promotora de Justiça Ana Vládia Gadelha assumiu oficialmente a presidência da ACMP para o biênio 2025-2027. Ela se tornou a segunda mulher a ocupar o cargo em 82 anos de história da instituição, feito que não se repetia há três décadas.

Durante seu discurso, Ana Vládia destacou o entusiasmo e o compromisso com a nova missão. “Assumo esse desafio com muita responsabilidade e entusiasmo. Sei da importância da ACMP para a defesa das prerrogativas dos seus associados e para o fortalecimento do Ministério Público. Estaremos sempre abertos ao diálogo e à construção coletiva em prol da nossa categoria e da sociedade cearense”, afirmou.

O promotor de Justiça Herbet Gonçalves Santos, que encerrou sua gestão à frente da associação, também se pronunciou e celebrou o sentimento de dever cumprido. “Encerramos este ciclo com a certeza de que trabalhamos incansavelmente pelo fortalecimento da ACMP e do Ministério Público cearense. Sigo à disposição da entidade e de todos os colegas, sempre pronto a contribuir”, destacou.

A nova gestão da ACMP assume o compromisso de dar continuidade aos avanços conquistados, ampliando a representatividade da classe e fortalecendo o papel institucional do Ministério Público na defesa da sociedade.

Bienal a todo vapor: semana começa com recorde de vendas e programação em sete cidades

Os expositores mais experientes em Bienais do Livro do Ceará já sabem: a “chapa” das vendas e visitantes vai esquentando ao longo da semana! Este ano, entretanto, os números já superaram as expectativas e a projeção é de um novo recorde: até domingo, 13, estima-se que 450 mil visitantes passando pelo Centro de Eventos do Ceará e que a movimentação financeira ultrapasse os R$13 milhões. Traduzindo o valor em livros, deve corresponder a venda mais de 410 mil exemplares.

Além da venda de livros, uma das missões da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará é promover uma programação ampla e democrática voltada ao livro e à leitura. Ao longo de dez dias, das 9h às 22h, o público participa gratuitamente de palestras, mesas-redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e outros eventos literários.

Nesta segunda-feira (07), a feira deu início às atividades da Bienal Ceará Adentro, que promove até sábado (12) atividades culturais em sete municípios: Fortaleza, Amontada, Aquiraz, Fortim, Paracuru, Quixadá e Caucaia.  

Hoje pela manhã, a escritora Amara Moira, uma das curadoras da Bienal, e o escritor Renan Quinalha conduziram uma roda de conversa com internos da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes. O tema do encontro foi as “Histórias de resistência LGBTQIA+”.

“É muito importante destacar a luta desses internos para conseguirem um tratamento humanizado e o papel da arte e da cultura nesse processo, e para a ressocialização deles”, pontuou Maura Isidório, coordenadora da Bienal. Ela fez parte do público que assistiu dentro da unidade prisional à apresentação musical do grupo Acordes para Recordar, e à encenação da peça “A Transparência é a Minha Resistência”, com o grupo teatral “Portugays”, ambos protagonizados pelos internos.

A programação Bienal Ceará Adentro realizou, também hoje, atividades nas cidades litorâneas de Fortim, com um encontro com o escritor português Afonso Cruz, na Praça do Pontal; e em Paracuru, onde foi promovido um encontro de escritores e ilustradores locais no Centro Cultural Lúcio Damasceno, e um encontro de artistas com o escritor Tino Freitas e a escritora Mariana Massarani, na praia do Ronco do Mar.

No Centro de Eventos do Ceará, também na manhã desta segunda-feira, as atenções se voltaram para a pesquisa histórica no acervo do Museu do Ceará. Das 9h às 10h, foram realizadas as palestras da programação “Entre impressos e cartas: Artes da escrita por meio do acervo do Museu do Ceará”. O primeiro jornal impresso cearense foi tema da fala do historiador Weber Porfírio. A publicação é um rico documento sobre a Confederação do Equador, além de ser um dos raros espaços do período em que mulheres podiam escrever.

Focado na escrita feminina, o segundo debate, conduzido pela historiadora Paula Virgínia Batista, se debruçou sobre um estudo das “Correspondência Feminina no arquivo pessoal de Capistrano de Abreu”. “As vozes dessas mulheres trouxeram várias das estratégias usadas por elas, por exemplo, para compartilhar leituras, troca de favores”, destacou a historiadora.

Outra atividade inusitada chamou a atenção de crianças e jovens que visitavam a feira pela manhã e no início da tarde: a oficina de primeiros passos de “Pokémon TCG”. A coordenadora da atividade, Erika Sales, destaca a importância de envolver as crianças neste tipo de atividade, que ensina de forma lúdica. “Hoje em dia, Pokémon está nas escolas, nas festas infantis; está em todo canto. Achamos que esta é uma boa forma de trazer as crianças para esse meio”, reforçou Erika.

Além da oficina, o eixo Literatura e Juventudes reuniu uma série de atividades durante todo o dia, incluindo uma oficina de fanzine e um sarau com o coletivo Bota o Teu. A programação do eixo inclui ainda rodas de conversa sobre cultura geek, literatura fantástica cearense, os caminhos e processos de escrita.

Terça-feira (08) na Bienal!

As políticas públicas voltadas ao acesso ao livro e a leitura serão pauta de um grande encontro de gestores e agentes culturais ao longo desta terça-feira (08), no Centro de Eventos. Eles integram o Encontro dos Sistemas de Bibliotecas Públicas, com participantes de vários municípios cearenses representando bibliotecas públicas e comunitárias.

A programação é realizada na Sala Francisca Clotilde  (2º Mezanino – OESTE salas 05 e 06), tendo início às 9h, com o credenciamento dos participantes. O show da cantora Keyliane Cristian de Freitas abre as atividades do encontro, às 10h30, preparando o público para a mesa de abertura, às 11h. Entre os participantes da mesa, estão a secretária da Cultura, Luisa Cela, do secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, da coordenadora geral da Bienal, Maura Isidório, dentre outros convidados.

Na parte da tarde, das 13h30 às 18h, serão realizadas três mesas de discussões, com os temas “Mulheres nas bibliotecas”, “A feminização da Biblioteconomia” e “Mulheres na transmissão dos saberes, afetos e resistência”.

Outro destaque ligado ao debate das políticas públicas do livro e da leitura é o IV Encontro de Mediadores da Leitura, realizado das 13h30 às 16h, na sala Beatriz Nascimento (2º Mezanino – OESTE, sala 02). O encontro inclui a oficina “Africanidades: mediação de leitura afrocentrada”, com participação de Antônia Gabriela, artista, educadora e gestora do centro cultural preto Casa Futuro; a mesa “Lumieiro das políticas: fomento à leitura e formação de mediadores”, com Fabiano Piúba (MinC), a secretária municipal da Cultura, Helena Barbosa, juntamente com a vereadora Adriana Gerônimo; e encerra com a mesa “A fé tá na mulher: lições das mediadoras de bibliotecas de iniciativa popular”, com a mediadora de leitura Rita de Cássia, da biblioteca comunitária Livro Livre Curió, e Lamec Pereira, da Biblioteca Viva.

A Arena Bece, espaço de atividades mobilizado pela Biblioteca do Estado do Ceará, promove às 18h a roda de conversa “Duas Vozes, Uma História – Zora Hurston e Lélia Gonzalez sobre a Experiência Negra”. O encontro tem participação da professora Denise da Costa e mediação da professora Vera Rodrigues, ambas da Unilab – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Duas outras mesas temáticas encerram a programação do dia na Arena Bece: a edição especial do programa Transver o Mundo, que discute pautas relacionadas à travestilidade e transgeneridade, com participação da atriz e cantora Verônica Valentino e da jornalista e antropóloga Dediane Souza; e a roda de conversa “A escrita que nos inventa: crônicas e autoficção”, com Tuyra Andrade e Isabel Costa.

A Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.

Serviço:

Bienal Internacional do Livro do Ceará 

Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h

Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares

Gratuito e aberto ao público

Programação no site: https://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br

Casa Branca intensifica revisão de processos imigratórios dos últimos oito anos

Iniciativa visa o combate a fraudes e práticas antiéticas

Em um movimento decisivo para coibir fraudes no sistema imigratório, a Casa Branca anunciou uma ampla revisão dos processos apresentados nos últimos oito anos. A medida, formalizada em um memorando assinado pelo presidente Donald Trump, reforça a fiscalização sobre escritórios de advocacia, consultorias de imigração e profissionais que atuam ilegalmente sem a devida licença nos Estados Unidos.

O documento alerta sobre práticas irregulares, o uso de informações falsas em processos imigratórios e a atuação de consultores que se passam por advogados licenciados. O objetivo é punir aqueles que desrespeitam a legislação e comprometem a integridade do sistema jurídico americano.

Nos últimos anos, a quantidade de processos fraudulentos aumentou significativamente, impulsionada pela atuação de consultores não qualificados que oferecem “assessoria legal” sem respaldo jurídico. Muitos desses profissionais cobram taxas abusivas e orientam imigrantes vulneráveis a fornecer informações falsas em suas petições, resultando em um número crescente de casos de fraudes imigratórias.

A revisão dos processos apresentados nos últimos oito anos tem como foco identificar fraudes e aplicar sanções rigorosas contra advogados e consultores que descumpram normas processuais. Além disso, o governo reforçará a verificação de credenciais de profissionais que oferecem assessoria jurídica e aumentará a cooperação entre órgãos reguladores para combater práticas ilegais no setor.

O memorando também aborda casos de escritórios de advocacia envolvidos em práticas antiéticas. Um exemplo mencionado é o do advogado Marc Elias, acusado de participar na elaboração de um dossiê polêmico que teria influenciado as eleições presidenciais de 2016. Esse episódio reforça a preocupação com a manipulação de informações e a necessidade de garantir a integridade da profissão e do sistema legal americano.

Segundo o advogado licenciado nos EUA e CEO da Bicalho Consultoria Legal, Vinicius Bicalho, a distinção entre profissionais éticos e aqueles que atuam de forma ilegal é fundamental. “Escritórios que trabalham com a ética comprometida e consultorias que se passam por advogados precisam ser punidos com rigor. O governo tem o dever e o poder de agir contra essas práticas, protegendo tanto os imigrantes quanto a credibilidade do sistema jurídico. No entanto, é essencial que essa fiscalização não prejudique advogados licenciados que exercem sua profissão com responsabilidade e dentro da lei.”

O endurecimento das regras tem gerado preocupação entre profissionais da área, que temem um impacto negativo sobre o setor. No entanto, especialistas ressaltam que essas ações são necessárias para proteger os imigrantes contra golpes e garantir que apenas profissionais qualificados atuem no sistema jurídico do país.

Com a intensificação da revisão dos processos imigratórios dos últimos oito anos e o reforço na fiscalização, o debate sobre as implicações dessa iniciativa deve se aprofundar nos próximos meses. A medida promete impactos significativos para o mercado de imigração e a atuação de advogados e consultores no setor.

BICALHO
A Bicalho Consultoria Legal é uma empresa com ampla experiência em processos migratórios para os Estados Unidos, com escritórios no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Oferece soluções para empresas e empreendedores e profissionais liberais, que englobam assessoria jurídica, consultoria nas áreas empresarial, tributária e trabalhista, e planejamento patrimonial, auxiliando a internacionalizar negócios e carreiras. Conta com um corpo experiente e multidisciplinar de profissionais. Outras informações disponíveis no site https://bicalho.com e nas redes sociais: @bicalhoconsultoria (Instagram), @BicalhoConsultoriaLegal (YouTube) e Bicalho Consultoria Legal (Facebook).

Grupo Mega lança empresa para acelerar regularização e investimentos imobiliários

A AURA se soma a outras marcas como Mega Imóveis, MG Imob e Mega Cariri

O Grupo Mega apresenta, neste mês de abril, sua mais nova marca: a AURA.  Voltada para os serviços de assessoria, regularização e investimentos imobiliários, o lançamento acontece primeiramente em Juazeiro do Norte, no dia 09, às 19h, em evento exclusivo para colaboradores, empresários, parceiros e convidados. Em Fortaleza, o evento acontece no dia 23. 

O grupo empresarial se soma ao novo desafio na qualidade de sócio-investidor. Esta será uma parceria com o Grupo Fortes e tem no corpo diretivo os advogados Matheus Ramalho, Caio Simeone e Strauss Nasar. Diferente de marcas como as da Mega Imóveis, da MG Imóveis e Mega Cariri, todas do Grupo Mega, a AURA não terá foco na venda ou na negociação de propriedades. Nesse caso, o objetivo é proporcionar aos clientes oportunidades de investimento no setor imobiliário, centradas em acessibilidade e inovação. Em outras palavras, a nova empresa visa facilitar a regularização extrajudicial e otimizar as operações no mercado imobiliário. 

Matheus Ramalho, que também é corretor de imóveis e cresceu junto com a Mega Imóveis, fala sobre a expectativa para mais essa inovação do grupo. “Buscamos ajudar nossos clientes a construir um patrimônio e realizar seus sonhos por meio de um atendimento que valoriza a transparência, a clareza e o cuidado com cada detalhe. Nosso compromisso é promover a democratização do acesso a soluções de investimento e regularização com um alto padrão de qualidade e ética”, afirma. 

O CEO da AURA, Caio Simeone, destaca que a marca se propõe a ser “a primeira escolha de clientes que buscam investir de forma inteligente, sempre com uma visão de futuro, por meio de uma gama de serviços como assessoria em aquisição e venda de imóveis, planejamento e estruturação de investimentos imobiliários, gestão da carteira imobiliária, consultorias, entre outros. A AURA se destaca pela sua abordagem inovadora e focada no cliente”, observa. 

Tarcísio Porto, fundador do Grupo Mega e advisor da AURA, destaca que no grupo societário constam três renomadas empresas, que vão fortalecer ainda mais sua posição no mercado: Grupo Fortes, Grupo Mega e Rasan Ventures.  “Essa parceria tem como objetivo ser um agente transformador no mercado, oferecendo soluções imobiliárias acessíveis, independentemente do seu nível de investimento, além de desenvolver práticas sustentáveis que impactem positivamente as comunidades”, explica. 

O também fundador do Grupo Mega e advisor da nova empresa, Walmar Costa, explica que “a AURA irá proporcionar aos clientes soluções que tragam benefícios reais e duradouros, sendo referência no setor, ajudando nossos clientes a construir um futuro sólido e seguro”, finaliza. 

Sobre a AURA 

A marca possui em seu DNA o compromisso de facilitar a regularização imobiliária e promover investimentos sustentáveis, tornando o processo mais eficiente e simplificado para os clientes. Conta com um time composto por profissionais altamente qualificados que combinam experiência jurídica, imobiliária e de investimentos. Juntos, os fundadores e as empresas parceiras da AURA têm o objetivo de inovar o mercado imobiliário, utilizando as mais recentes tecnologias para transformar o setor, tornando-o mais transparente, acessível e lucrativo.

Distribuidora cearense leva 30 clientes para a Feira Internacional da Construção Civil e Arquitetura

Evento promete ser o maior da história, com mais de 100 mil visitantes de 70 países

Oferecendo oportunidades de negócios e networking para todo o mercado da construção civil, a 29ª edição da Feira Internacional da Construção Civil e Arquitetura (FEICON) acontece entre os dias 8 e 11 de abril, no São Paulo Expo, em São Paulo. O evento espera ser o maior da história, com mais de 100 mil visitantes de 70 países.

A Comercial Maia, líder no comércio atacadista de material de construção no Ceará, participa da feira levando 30 de seus clientes varejistas de todo o estado. “Participar da Feicon é um investimento no futuro do setor e no sucesso dos nossos parceiros, abrindo portas para novas ideias, colaborações estratégicas e, acima de tudo, para o crescimento mútuo”, afirma o diretor-presidente da distribuidora, Luiz Maia.

A FEICON é considerada a maior feira da América Latina focada nos setores de construção civil e arquitetura. O evento reúne os principais empresários e representantes dos dois mercados e apresenta um mix completo de produtos em acabamentos, estruturas, instalações e externos. A feira traz as últimas tendências, apresenta tecnologias e lançamentos, além de grade de conteúdo e atrações para varejistas, distribuidores, engenheiros, construtores, arquitetos e demais profissionais do mercado de construção civil.

Ranking Anamaco

No dia 8 de abril (terça-feira), primeiro dia da Feira Internacional da Construção Civil e Arquitetura (FEICON), acontece a premiação do 25° Ranking Nacional das Lojas de Materiais de Construção da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), ferramenta de consulta do mercado, tanto para os lojistas como para as indústrias do setor de material de construção.

Este ano, 479 indústrias foram convidadas para indicar as lojas do atacado e do varejo e ajudar a compor a lista dos 50 vencedores em cada categoria. O ranking permite visibilidade e é uma métrica para os resultados dos investimentos e ações realizados durante o ano, além de orientar a indústria a expandir, conquistando mercados e parceiros.

Em 2024, a Comercial Maia ficou entre as cinquenta maiores atacadistas do ramo no Brasil, conquistando o 38° lugar no ranking nacional da associação. Este será o décimo ano consecutivo que a distribuidora cearense participa da premiação.

“O Ranking Anamaco não só nos dá visibilidade, mas é a prova do nosso esforço contínuo e da nossa busca por excelência no setor. Ele também nos guia nas nossas estratégias de mercado e na avaliação do impacto de nossas ações”, explica o diretor executivo da Comercial Maia, Victor Maia.