Karsten lança programa inovador que incentiva hábitos saudáveis e premia transformações na saúde

A Karsten, uma das empresas mais inovadoras do setor têxtil no país, iniciou em janeiro o “Desafio Essência pelo Cuidar”, um programa inédito de incentivo à saúde dos colaboradores que já conta com mais de 300 inscritos. A iniciativa, que vai até junho, busca promover um estilo de vida mais saudável entre os funcionários e suas famílias, incentivando a adoção de hábitos que impactem positivamente a saúde e a qualidade de vida. O programa avalia os índices de saúde dos participantes por meio de exames de sangue realizados no início e ao longo do desafio. Até junho, os inscritos recebem acompanhamento profissional em diversas áreas, como nutrição e atividades físicas, para melhorar seus indicadores de saúde.

“O ‘Desafio Essência pelo Cuidar’ vai muito além de um programa corporativo, é um convite para que nossos colaboradores repensem seus hábitos e priorizem o bem-estar. Este é um marco importante para a Karsten, que busca criar uma cultura de cuidado mútuo e qualidade de vida”, explica Márcio Luiz Bertoldi, presidente da Karsten, que anunciou o programa no  Boas Vindas de 2025. 

Ao final do programa, os cinco participantes que apresentarem as maiores evoluções nos índices de saúde, conforme acompanhamentos e regras do programa, serão premiados, incluindo um cruzeiro de sete dias com embarque e desembarque no porto de Itajaí, em cabine externa para duas pessoas (ganhador + acompanhante), para o 1º lugar; um Day Use no Hotel Fazenda Casarão do Vale, para duas pessoas, para o 2º lugar; duas entradas para o parque Beto Carrero World, com reembolso de até R$ 150,00 para consumo no local, para o 3º lugar; um kit com roupas de academia, toalha e squeeze, para o 4º lugar; e uma cesta de produtos naturais, para o 5º lugar.

Claudia Bastos Padilha, supervisora do ambulatório da Karsten, destacou a importância de ações como esta. “Programas de saúde corporativos são fundamentais para motivar os colaboradores a cuidar do corpo e da mente. Iniciativas como esta promovem uma mudança de hábitos sustentável e duradoura, transformando a relação do funcionário com sua rotina, impactando diretamente no desempenho e na satisfação pessoal.” Com essa ação, a Karsten reforça seu compromisso em priorizar a saúde de seus colaboradores, criando um ambiente de trabalho ainda mais acolhedor e produtivo, honrando uma de suas principais competências: Gostar de Gente.

Sobre a Karsten

Considerada uma das empresas mais longevas do Brasil, com 142 anos de história, a Karsten foi fundada em Blumenau no ano de 1882. Impulsionada pela renovação, transformação e inovação, a marca pioneira traz o que há de mais moderno nas linhas de cama, mesa, banho e tecidos para decoração, com tecnologia de ponta. Está entre as companhias mais conceituadas do setor nacional e internacional, atuando em diversos canais, presente em mais de 20 países e aproximadamente 7 mil pontos de venda no Brasil, com lojas próprias em Santa Catarina,Paraná e São Paulo. Conta atualmente com cerca de 2350 funcionários, sendo uma das melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina, conquistando o selo GPTW por sete anos consecutivos. Genuinamente catarinense, está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, atrelando tradição e inovação à qualidade de vida por meio de seus produtos, que podem ser encontrados nas lojas físicas ou pelo site www.karsten.com.br.

Caixa Cultural Fortaleza recebe mais de 4 mil pessoas durante World Press Photo; exposição segue até domingo

A exposição World Press Photo 2024, em cartaz na Caixa Cultural Fortaleza, entra em sua última semana após receber 4.458 visitantes desde sua abertura em novembro de 2024. A mostra, que reúne as imagens vencedoras de um dos mais importantes concursos de fotojornalismo do mundo, segue aberta ao público até o próximo domingo, 26 de janeiro.

A programação atraiu um público diversificado ao longo dos últimos meses, com destaque para 2.049 visitantes em dezembro e 1.920 em janeiro, consolidando o evento como um dos mais procurados da temporada cultural da cidade. A exposição apresenta narrativas visuais que abordam temas globais, como mudanças climáticas, conflitos sociais e histórias de resiliência humana, além de destacar o trabalho de quatro fotógrafos brasileiros premiados na edição de 2024.

“É emocionante ver o impacto que a exposição tem tido no público. Esta é uma oportunidade única de conectar as pessoas às histórias mais importantes do mundo por meio do poder transformador da fotografia”, declara Flávia Moretti, gerente de projeto responsável pela exposição no Brasil. 

Com entrada gratuita, a exposição permite que os visitantes reflitam sobre os grandes desafios e conquistas da atualidade por meio dos registros realizados através da fotografia. Fortaleza é a terceira cidade brasileira a receber a exposição, que já passou pelo Rio de Janeiro e por São Paulo. Atualmente, a exposição também está em cartaz em Recife.

Serviço:  

Exposição World Press Photo 2024 

Local: CAIXA Cultural Fortaleza  

Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287 Praia de Iracema  

Datas: de 26 de novembro a 26 de janeiro 

Horários: Terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às  19h. 

Instituto Katiana Pena inaugura exposição no Amélie Restô com foco na arte periférica

Mostra “Favela não é problema, favela é solução” celebra a potência cultural do Grande Bom Jardim.

O Instituto Katiana Pena (IKP) lança, no dia 23 de janeiro, a exposição “Favela não é problema, favela é solução” no espaço de arte Amélie Restô, localizado no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. A mostra, que conta com produção de Dias Brasil, reúne cerca de 20 registros fotográficos dos espetáculos Camille Claudel, Travessia, A Rua é NOIZ e D’Kebrada – Memórias de um território, todos promovidos pelo Instituto. Os registros são dos fotógrafos Danilo Magno, Jairlan Ângelo, Jorge Matheus, Txai Costa Mendes e Luiz Alves. O objetivo é destacar a força transformadora da arte e da cultura periférica

A abertura oficial acontece às 13h, com uma apresentação especial do CorpoMudança, companhia de dança do IKP. A exposição ficará em cartaz por aproximadamente três meses e tem entrada gratuita de terça-feira a domingo, de 11h às 14h30. 

O CorpoMudança, criado em 2007, é formado por educadores e educandos que se destacam tecnicamente na dança. O grupo é referência no Grande Bom Jardim e possui um trabalho consolidado no cenário cultural do Ceará. Além de construir e apresentar espetáculos, os integrantes têm acesso a uma formação artística diferenciada, que alia técnica, criatividade e representatividade cultural.

Serviço
Exposição “Favela não é problema, favela é solução”
Local: Amélie Restô (Rua Osvaldo Cruz, 2453 – Dionísio Torres)
Abertura: 23 de janeiro, às 13h
Duração: Aproximadamente três meses
Entrada: Gratuita

Luiz Gastão e Cláudia Brilhante são homenageados em Icapuí

O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, e a chefe de Gabinete do Sistema, Cláudia Brilhante, foram homenageados na tarde desta quarta-feira, 22, no município de Icapuí. Luiz Gastão recebeu uma Moção de Congratulação, enquanto Cláudia Brilhante foi agraciada com o Título Honorífico de Cidadã Icapuiense, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por meio das ações da Fecomércio, Sesc e Senac.

Em Icapuí, o Sistema atua com o Programa Lazer, promovendo iniciativas como o Dia do Desafio e o Ciclo Sesc. Desde 2023, também tem impacto através do Programa Assistência, com o Circuito Itinerante Sesc Povos do Mar, que oferece uma programação totalmente gratuita para a comunidade.

Cimento Apodi lança projeto Florescer Quixeré para fortalecer o empreendedorismo e promover o desenvolvimento econômico local

 A Cimento Apodi, referência na produção de cimento, concretos e argamassas, está à frente do projeto Florescer Quixeré, uma iniciativa voltada para o fortalecimento do empreendedorismo e o desenvolvimento econômico nas comunidades de Bom Sucesso, baixada do Félix e localidades do entorno, todas em Quixeré, localizada a cerca de 195 km de Fortaleza, onde a empresa mantém uma unidade industrial.

O curso, totalmente gratuito, beneficia cerca de 25 participantes por oficina, a maioria acima de 35 anos. Destes, 81% são mulheres. As aulas, iniciadas em 6 de dezembro, têm como objetivo capacitar as participantes por meio de um programa abrangente de formação, composto por 22 módulos e uma carga horária total de 144 horas, ministradas por professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). A conclusão está prevista para junho de 2025.

As aulas são presenciais, realizadas às sextas e sábados, na sede da Associação Comunitária Padre Abdon Valério, na comunidade Bom Sucesso. Durante o curso, as participantes têm acesso a conteúdos teóricos e práticos voltados ao desenvolvimento de habilidades empreendedoras, com o objetivo de impulsionar negócios locais e promover um crescimento sustentável para a comunidade.

“Acreditamos no poder transformador da educação e do empreendedorismo. O Florescer Quixeré é uma iniciativa que reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes, gerando oportunidades e fortalecendo a economia local”, destaca Hilberto Feitosa, diretor industrial da Apodi.

O projeto Florescer é uma realização da Cimento Apodi e da Scatec, com a colaboração de renomadas instituições parceiras, como a UERN, Senai, Sebrae, Serlares e Somos Um

 Educação como pilar transformador

A Cimento Apodi mantém um forte compromisso com iniciativas que promovem impactos sociais positivos e o crescimento sustentável, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades onde está presente. Desde 2018, a empresa desenvolve o projeto Construindo o Saber, voltado para jovens e adultos que desejam concluir, de forma gratuita, o Ensino Fundamental ou Médio. O programa é realizado em Quixeré, Fortaleza e Pecém, localidades onde a Cimento Apodi possui colaboradores. Até o momento, já foram formadas nove turmas, beneficiando 357 pessoas.

Além disso, a empresa promove o programa Jovens Transformadores, em parceria com o Senai, que busca qualificar jovens em competências técnicas e comportamentais relacionadas à produção industrial do setor cimenteiro. O programa de aprendizagem gratuito prepara futuros profissionais para o mercado de trabalho, contribuindo para o fortalecimento da indústria local e nacional.

 Outro destaque é a UniApodi, Universidade Corporativa da Cimento Apodi, inaugurada em outubro deste ano, que tem como objetivo promover o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores. A UniApodi oferece um portfólio abrangente de oportunidades de aprendizado que vão além das capacitações técnicas, englobando áreas fundamentais como competências comportamentais, liderança e sustentabilidade.

“A UniApodi nasceu com a missão de inspirar e capacitar nossos colaboradores, tornando-os protagonistas de suas carreiras, com uma visão integrada entre o desenvolvimento humano e os desafios globais. Queremos preparar nossa equipe para o futuro, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e com a criação de valor compartilhado”, destaca Luciane Mello, gerente executiva de DHO, Comunicação e Sustentabilidade da Cimento Apodi.

 Sobre a Cimento Apodi

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia.

Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui duas unidades industriais – sendo um parque industrial de três mil hectares de área em Quixeré/CE, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém/CE. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

 A Companhia conta ainda com quatro centrais de concreto, três laboratórios (sendo um de serviços técnicos e dois de cimento), um centro tecnológico (Apodi Expert) e dez Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite à empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

ANVISA e CIEE abrem processo seletivo de estágio para estudantes de diversos municípios do Brasil

O Centro de Integração Empresa-Escola- CIEE e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA abrem processo seletivo de estágio com vagas em mais de 35 municípios brasileiros. As vagas são para os estudantes matriculados no Ensino Médio, Superior ou Pós-Graduação e as inscrições precisam ser feitas até o dia 05/02/2025. Para vagas de ensino médio e superior, basta acessar o link: https://pp.ciee.org.br/vitrine/12915/detalhe e para pós-graduação é necessário acessar: https://pp.ciee.org.br/vitrine/12916/detalhe.

Para os aprovados e contratados nas oportunidades de Ensino Médio, a bolsa-auxílio a ser recebida é de R$ 486,05 por mês para a carga horária de 4 horas diárias ou 20 horas semanais. Para o Ensino Superior, os contratados receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 1.125,69, com carga horária de 6 horas por dia ou 30 horas semanais e as vagas de pós-graduação possuem remuneração mensal de R$ 1.665,22 para a jornada de 30 horas semanais. Além disso, todos os níveis recebem R$10,00 de auxílio transporte por dia estagiado.

O processo seletivo conta com três fases: Inscrição; análise curricular e entrevista na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Podem concorrer às vagas de ensino superior os estudantes do cursos de Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas,Direito, Gestão da Informação, Publicidade, Arquitetura, Comunicação Social, dentre muitos outros. Já para pós-graduação, estão contemplados os cursos de Pós graduação em Engenharia Elétrica, Pós graduação em Gestão de Serviços de Saúde, Pós graduação em Bioestatística, Pós graduação em Enfermagem, Pós graduação em Engenharia de Alimentos, e mais 22 outras especializações.

CIEE 60 anos: Imparável
Desde sua fundação, o Centro de Integração Empresa-Escola, maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina, se dedica à capacitação profissional de jovens e adolescentes. A instituição, responsável pela inserção de 7 milhões de brasileiros no mundo do trabalho, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.

Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais:

Kroma realiza cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do Complexo Fotovoltaico Arapuá, localizado na região do Vale do Jaguaribe, no Ceará

A Kroma Energia realiza a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do Complexo Fotovoltaico Arapuá, o maior parque de energia da empresa até o momento. A solenidade, exclusiva para convidados, ocorrerá na sexta-feira, 7 de fevereiro, a partir das 14h. 

Com previsão de início de operação comercial no primeiro trimestre de 2026, o complexo contará com capacidade instalada de 250 MWp e uma produção anual estimada de 537 GWh, suficiente para abastecer mais de 290 mil residências. Ao todo serão 391.680 módulos fotovoltaicos instalados em uma área de 460 hectares, área equivalente a 644 campos de futebol. A empresa Astronergy será responsável pelo fornecimento dos módulos para o empreendimento.

Sócia da Kroma Energia no projeto, a Goener, empresa fundada em abril de 2020, trabalha com o desenvolvimento de soluções em geração de energias renováveis e fornece energia limpa com inovação, segurança e eficiência, seja com fonte solar, hídrica ou biogás.

Participam da cerimônia gestores e funcionários da Kroma Energia e figuras da política cearense, como o senador Cid Gomes, o deputado federal José Guimarães e o prefeito de Jaguaruana, Elias do Sargento.


Complexo Fotovoltaico Arapuá
Antes de chegar a essa etapa simbólica, a empresa já havia iniciado uma série de ações preparatórias essenciais para o avanço do projeto. Em outubro de 2024, a Kroma deu início à remoção da vegetação da área destinada ao parque, localizado a aproximadamente 185 quilômetros de Fortaleza, na região do Vale do Jaguaribe. Nesse processo, cerca de 5.275 m³ de material lenhoso foram removidos e serão compensados, seguindo metodologias aprovadas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Na época, o CEO da empresa, Rodrigo Mello, comemorou o progresso e reafirmou o compromisso da empresa com a preservação ambiental: “A urgência em cuidar do meio ambiente e do nosso futuro é clara. Temos plena consciência da importância das plantações para a qualidade de vida. Não há um mercado promissor de energia solar sem esse comprometimento”, disse.

A responsabilidade social e a preocupação com a economia local também se fez presente durante todo o processo para avanço da instalação do complexo solar. Representantes da empresa reuniram-se com os moradores do Assentamento Bela Vista, para explicar como seriam as obras de construção do empreendimento.  Durante o encontro também foi apresentado o programa de capacitação e contratação de mão de obra local.  A iniciativa aconteceu em parceria com o Sistema Nacional de Emprego do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT).

Geração de empregos
A ação com o Sine/IDT resultou no recebimento de cerca de 740 currículos. A Kroma prevê um impacto econômico significativo na região, com a expectativa de gerar entre 800 a 1.000 empregos diretos e indiretos durante a obra do Complexo.

Segundo Rodrigo Mello, CEO da empresa, a construção do parque solar demanda uma ampla variedade de mão de obra, abrangendo atividades como a preparação e instalação dos equipamentos, além da operação e manutenção do complexo. “Essa iniciativa beneficia os trabalhadores locais e contribui para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades da região”.

Responsabilidade social
Além da capacitação e geração de emprego, a Kroma Energia reforçou o seu compromisso social junto às comunidades próximas a Jaguaruana, com a doação de 300 brinquedos para a celebração de Natal das crianças, que foi organizado pela Prefeitura Municipal. A entrega feita em dezembro, foi realizada  nas comunidades de Serra Dantas, Bela Vista, Açude do Coelho e Cabeço Branco.

Também foram também doados 150kg de alimentos e 140 brinquedos para a Fundação Onça Preta, instituição sem fins lucrativos.

Kroma Energia
Fundada em 2008, a empresa pernambucana atua no desenvolvimento de projetos voltados à geração e comercialização de energia. Com uma abordagem moderna que integra tecnologia, expertise e otimização de investimentos, a empresa foca em oferecer soluções eficientes e de excelente custo-benefício na gestão, comercialização e geração de energia para seus clientes.

Em 2023, a Kroma foi reconhecida pelo Great Place to Work como uma das cinco melhores empresas do Brasil para se trabalhar no setor de comercialização de energia. Essa distinção, uma das mais prestigiadas do mundo, avalia organizações de diferentes portes em 97 países, destacando as melhores práticas em gestão de pessoas.

No histórico de suas realizações, a empresa se destaca no desenvolvimento do Complexo Apodi, em Quixeré, no Ceará, projeto executado em parceria com a Equinor e a Scatec e em operação desde o ano de 2018. Ainda no Ceará, a empresa é responsável pela Usina Fotovoltaica Beberibe, concluída em 2023, com capacidade instalada de 3,16 MWp e com produção anual de  6.132 MWh.

Recentemente, no início de 2024, o grupo inaugurou o Complexo Solar São Pedro e Paulo, localizado em Flores, Pernambuco, o projeto possui 101MWp de capacidade instalada, tendo sido desenvolvido em parceria com a também pernambucana Elétron Energy, reforçando seu compromisso com a expansão da energia sustentável no país. A Kroma é membro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel).

Brasileiros buscam melhores condições e realização pessoal em novos empregos

Uma pesquisa aprofundada realizada pela renomada consultoria de Recursos Humanos Robert Half revelou que 54% dos brasileiros têm a intenção de trocar de emprego ao longo de 2025. Esse dado é especialmente significativo quando comparado com o passado, quando a principal motivação para uma mudança de emprego estava centrada exclusivamente na busca por um aumento salarial. No entanto, o perfil das novas gerações de profissionais vem passando por uma transformação substancial. Atualmente, além da remuneração, fatores como estabilidade, oportunidades de crescimento contínuo, realização pessoal e a busca por um ambiente de trabalho saudável têm se tornado prioridades.

A pesquisa ainda aponta que a queda contínua da taxa de desemprego no Brasil, especialmente entre profissionais com mais de 25 anos e com ensino superior completo, tem sido um dos principais fatores a impulsionar esse desejo de transição para novas oportunidades. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), no quarto trimestre de 2024, a taxa de desemprego nesta faixa etária caiu para 3,0%, o menor índice registrado desde 2015. Esse cenário, associado ao aquecimento do mercado de trabalho, tem gerado um ambiente de maior segurança para que os profissionais se sintam mais à vontade para explorar novos horizontes profissionais. A estabilidade econômica, somada ao crescimento das oportunidades, tem contribuído para uma maior confiança e mobilidade no mercado de trabalho.

Embora a busca por maior satisfação e realização profissional seja legítima e até incentivada, é essencial que os profissionais adotem uma abordagem estratégica ao mudar de emprego, para não cair na armadilha de mudar com frequência e sem um planejamento claro. A mudança constante de emprego, se não for bem fundamentada, pode ser interpretada de forma negativa pelo mercado, o que pode prejudicar a construção de uma carreira sólida a longo prazo. “É importante que a mudança seja planejada e que o profissional tenha clareza de seus objetivos de carreira. O mercado de trabalho valoriza profissionais que demonstram consistência e um compromisso genuíno com o desenvolvimento ao longo do tempo”, afirma Izabela Holanda, diretora da IH Consultoria e Desenvolvimento Humano.

Motivações para a Mudança

A pesquisa da Robert Half também destacou as principais motivações que levam os brasileiros a buscar novas oportunidades profissionais. Entre os respondentes que manifestaram interesse em mudar de emprego, 69% afirmaram que desejam continuar na mesma área de atuação, mas em uma nova organização. Por outro lado, 31% demonstraram interesse em explorar novos setores ou até mesmo mudar de carreira, o que indica uma tendência crescente de flexibilidade e desejo de diversificação de habilidades no mercado de trabalho.

Izabela Holanda destaca que, entre as principais razões apontadas pelos profissionais para a busca de um novo emprego, destacam-se a procura por melhores oportunidades de crescimento profissional, o anseio por uma maior realização pessoal e a necessidade de encontrar um ambiente de trabalho que seja, não apenas saudável, mas também flexível e que promova o bem-estar do colaborador. “O conceito de ‘salário emocional’ tem ganhado uma importância cada vez maior. Os profissionais estão cada vez mais preocupados com o reconhecimento que transcende a compensação financeira direta, buscando também um ambiente que favoreça seu desenvolvimento pessoal, profissional e que tenha uma cultura organizacional alinhada aos seus valores”, explica a diretora.

Ela também ressalta que as empresas precisam se adaptar a esse novo cenário e revisar seus processos de recrutamento, seleção e formação de talentos. “As organizações devem ir além da mera valorização de diplomas universitários e considerar, cada vez mais, as competências interpessoais dos candidatos, como habilidades de comunicação, criatividade, liderança e colaboração, que são fundamentais para o sucesso no contexto atual”, acrescenta.

Natália Braga assume Diretoria Regional da Associação Brasileira de Recursos Humanos Ceará (ABRH-CE)

Natália Braga, tomou posse como diretora Regional Metropolitana da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-CE) para o triênio 2025-2027. A nova gestão da ABRH tomou posse em 15 de janeiro, em cerimônia no Hotel Gran Marquise, e tem como foco de atuação a diversidade, humanização e inovação.

A Região Metropolitana de Fortaleza é apontada por Natália Braga, que também é gerente de Gente e Gestão da indústria Cobap, como uma área com potencial para ampliar as conexões de Recursos Humanos e impulsionar ainda mais os resultados. “Assumir essa Diretoria da Regional Metropolitana, é assumir um compromisso com toda uma rede de profissionais e empresas. Considerando toda a potencialidade que a região possui, é sem dúvidas motivo de orgulho, mas sobretudo de responsabilidade, para que juntos possamos ganhar sinergia nas conexões e com isso, impulsionar os resultados de negócios, através das trocas e vivências, com bons cases e boas práticas de gestão de pessoas”, destaca Natália Braga, gerente de Gente e Gestão Cobap e diretora da ABRH CE – Regional Metropolitana.

Sobre o Grupo Cobap

A Cobap produz caixas de papelão ondulado como soluções em embalagens sustentáveis para seus clientes, dentro de uma linha de atuação que tem como valores a preservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades do entorno de Maracanaú, onde atua. Com matéria prima 100% reciclada em seu processo produtivo, a Cobap utiliza em seus produtos aparas de papel e papelão recolhidas das ruas por catadores e entregues à Pacel, empresa do grupo Cobap e uma das principais parceiras na indústria de embalagens.

IPVA, IPTU, material escolar e muito mais: saiba como organizar os pagamentos de início de ano

O advogado Marcus Coelho, especialista em negociação, dá dicas para começar o ano sem dívidas

Os meses de janeiro e fevereiro são sempre repletos de obrigações, como pagamento de material escolar, uniforme e matrículas, além de IPTU dos imóveis e IPVA dos veículos. Tantas contas podem causar problemas de fluxo de caixa e é preciso organização para não iniciar o ano endividado.

O advogado especialista em negociação, Marcus Coelho, fez uma seleção de dicas especiais para começar o ano com organização financeira. “Trata-se de um período em que as obrigações financeiras aumentam e é preciso saber lidar com elas, negociando-as adequadamente sob pena de causar problemas de fluxo de caixa, em condições que não prejudiquem os pagamentos e atendam as obrigações”, afirma.

Mesmo que despesas como IPTU e IPVA não tenham margem direta para negociação, pois são impostas pelo Poder Público, é possível aplicar estratégias para acomodar esses custos dentro do orçamento global, otimizando o manejo de outras despesas.

Confira algumas dicas para negocias as contas do início de 2025:

Revisão de despesas variáveis: “É preciso identificar os gastos flexíveis, como Uber, lazer, serviços de streaming, alimentação fora de casa. Isto consome muito do caixa de uma pessoa”, conta Coelho. Reduza ou adie essas despesas temporariamente para liberar recursos e reorganize temporariamente categorias orçamentárias menos essenciais para atender às urgências das despesas fixas.

Parcelamento estratégico de outras despesas: Exercite a negociação proativa: aborde instituições ou fornecedores de outras despesas significativas, como escola e condomínio, para negociar parcelamentos ou prazos estendidos. Muitas instituições, cientes da pressão desse período, oferecem opções de parcelamento. “Busque descontos em pagamentos antecipados de despesas anuais não obrigatórias, competindo por uma alocação preferencial no seu orçamento”, comenta o especialista.

Uso inteligente de créditos e recursos: Se necessário, utilize crédito planejado, como parcelamento no cartão de crédito sem juros, de forma calculada para sanar gastos menos significativos. “Considere, se for possível, aumentar receitas, por exemplo, com trabalhos adicionais ou venda de itens não essenciais, para aliviar a pressão orçamentária”, diz.

Comunicação com instituições públicas: Embora não seja possível negociar valores, é importante estar ciente de todas as alternativas oferecidas em instituições públicas, como incentivos púbicos e conferência de descontos e isenções. “No caso dos incentivos, busque informações sobre possíveis programas de refluxo de pagamento ou prorrogações oferecidas por certos municípios ou estados em ocasiões excepcionais”, explica. Já quanto aos descontos e isenções, Coelho sugere que as pessoas busquem informações sobre vantagens disponíveis, baseadas em fatores como eficiência energética, uso específico do veículo (no caso do IPVA) ou programas de incentivo.

“A chave está em otimizar o planejamento e a gestão das despesas negociáveis, como matrículas, material escolar, condomínio para adequar suas finanças às exigências inevitáveis, como o IPTU e o IPVA. Empregar uma mentalidade proativa e estratégica transformará desafios aparentes em oportunidades de fortalecimento financeiro”, completa Coelho.