Dr. Leonardo Bezerra Recebe Missão Cirúrgica da USP na UFC em Parceria com Prefeitura de Crateús

A Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu, na tarde de ontem, o projeto Expedição Cirúrgica da Universidade de São Paulo (USP), um evento de grande importância para a saúde da população cearense. O momento contou com a presença da prefeita de Crateús, Janaina Farias, do Dr. Leonardo Bezerra, e do Reitor da UFC, Custódio Almeida. Juntos, desempenharam o papel de anfitriões deste projeto inovador que levará atendimentos médicos especializados a comunidades distantes dos grandes centros urbanos.

A Expedição Cirúrgica da USP, que até então realizava atendimentos em regiões distantes de São Paulo, amplia agora sua atuação para o Ceará. O Dr. Leonardo Bezerra, responsável pela liderança das ações de saúde, destacou a relevância da parceria com a UFC para o sucesso da missão. “Estamos aqui para iniciar um trabalho que visa melhorar a saúde da população de Crateús e de toda a região, com um olhar voltado para a capacitação dos alunos”, afirmou o Dr. Leonardo.

A prefeita Janaina Farias enfatizou a importância de ações como essa para a cidade de Crateús: “Estamos iniciando hoje a expedição cirúrgica em Crateús, com um foco claro na saúde da nossa população. Esta parceria é essencial para promover melhorias no atendimento médico da nossa terra,” destacou a prefeita.

O Reitor da UFC, Custódio Almeida, também ressaltou a importância desse momento para a formação acadêmica dos estudantes da universidade. “Este é um marco para a Universidade Federal do Ceará. A parceria com a USP oferece não apenas tratamentos médicos de qualidade, mas também proporciona um aprendizado valioso para nossos alunos, que se tornarão multiplicadores desse conhecimento em todo o estado do Ceará,” comentou o reitor.

A Missão Cirúrgica da USP, em parceria com a UFC, iniciou nesta quinta-feira a primeira expedição em Crateús, com visitas técnicas ao local. Os atendimentos médicos especializados estão previstos para ocorrer em abril.

Saiba mais sobre Dr. Leonardo Bezerra

Especialista em Cirurgia Robótica, Laparoscopia Ginecológica, Uroginecologia, Dor Pélvica e Endometriose. Formado em medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Leonardo Bezerra tem mestrado e doutorado em ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo (USP). Também é professor adjunto de ginecologia e obstetrícia da Universidade Federal do Ceará (UFC), supervisor da residência médica de Endoscopia Ginecológica da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), orientador e membro do Colegiado do Mestrado e Doutorado em Cirurgia também da mesma Universidade.

Secult oferece orientação jurídica sobre editais da PNAB para municípios cearenses

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) anuncia a disponibilização do Suporte Jurídico para oferecer orientações aos municípios sobre os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), considerada a maior e mais estruturante política cultural da história do Brasil. O principal foco do suporte é auxiliar os municípios do Ceará na execução dos recursos provenientes da PNAB, com atendimentos especializados para tirar dúvidas práticas e orientar sobre os principais aspectos legais para a correta implementação dessa política pública.

Os principais beneficiários da consultoria são os gestores e equipes das secretarias municipais, responsáveis pela gestão cultural em todo o estado. O suporte é realizado de forma virtual e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, pelos seguintes canais:

As solicitações são respondidas em até 24 horas. Para questões mais complexas, a equipe jurídica poderá levar até dois dias úteis para enviar a resposta por escrito, utilizando o mesmo canal de contato.

Solicitação de reunião virtual 

Os municípios também têm a possibilidade de agendar reuniões virtuais com a equipe jurídica. O pedido deve ser enviado por e-mail ou WhatsApp, contendo uma descrição clara e objetiva das dúvidas, bem como os documentos pertinentes à questão, se aplicável.

A depender da solicitação, a equipe jurídica pode solicitar informações adicionais. Após o recebimento das informações completas, duas opções de datas e horários serão oferecidas para a realização da reunião, que terá duração de até 45 minutos, por meio da plataforma Google Meet.

Sobre a PNAB

A PNAB é uma oportunidade histórica para consolidar o sistema federativo de financiamento à cultura, garantindo repasses contínuos da União aos demais entes federativos. Por meio dela, o Governo do Ceará, através da Secult, garantirá, até 2027, investimentos anuais superiores a R$ 70 milhões em projetos e programas voltados ao fortalecimento da cultura local. No âmbito nacional, a PNAB destinará R$ 15 bilhões a ações e projetos culturais em todo o Brasil.

As inscrições para os editais da PNAB são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente online, por meio do Mapa Cultural do Ceará

Henrique Portugal, integrante do Skank, apresenta show exclusivo no Pub 5 Elementos

No dia 25 de janeiro, o Pub 5 Elementos recebe uma atração especial: Henrique Portugal, integrante da banda mineira Skank, sobe ao palco para um show exclusivo e imperdível. A noite ficará ainda mais animada com as apresentações das bandas Fullgas e Os Brazukas, completando uma programação musical de alto nível em um ambiente confortável, climatizado e com a vibe descontraída de um autêntico pub inglês.

Os ingressos são limitados e já estão à venda no Sympla e no próprio pub. Garanta o seu lugar para curtir essa experiência única! O Pub 5 Elementos está localizado na Rua Ana Bilhar, 1180 – entrada pela Turatti da Varjota.

Confira a programação da noite:

20h – Banda Fullgas

22h – Henrique Portugal

00h – Os Brazukas

Sobre Henrique Portugal

Henrique Portugal, tecladista original do Skank, ganhou projeção nacional em 1991 com a banda, que se tornou uma das mais representativas do Brasil. Ao longo de sua trajetória, o Skank acumulou mais de 6 milhões de álbuns vendidos, com 11 discos e 4 DVDs lançados.Além de seu trabalho na banda mineira, Henrique gravou com diversos artistas de destaque, como Gilberto Gil (“Kaya na Gandaia”), Herbert Vianna (“O Som do Sim”) e Sepultura (“Schizophrenia”, “Beneath the Remains” e “Arise”).

Ele também produziu músicas para nomes como Lenine e Zeca Baleiro.Após o encerramento das atividades do Skank, Henrique iniciou sua carreira solo, com lançamentos em parceria com artistas como Leoni, Marcos Valle, Frejat e Marcelo Tofani.Serviço: Data: 25 de janeiroHorário: a partir das 20hLocal: Rua Ana Bilhar, 1180 – entrada pela Turatti da Varjota.Mais informações: (85) 98505-5505 / Instagram: @5elementoscervejariaepub

Enem aumenta as chances de ingressar no ensino superior em 2025 

O Exame Nacional do Ensino Médio 2024, que aconteceu nos dias 3 e 10 de novembro do ano passado, teve mais de 4,32 milhões pessoas inscritas, das quais 3,18 milhões realizaram as provas. Este número representa um aumento de 1,6% em relação a 2023. O principal resultado refere-se aos inscritos que estavam cursando o terceiro ano do Ensino Médio, que passou de 58% em 2023 para 94% em 2024.  

“Esse aumento do número de jovens inscritos no último Enem é muito importante, pois muitos enfrentam diversas dificuldades para continuar os estudos e, consequentemente, para ingressar no mercado de trabalho. Então, o papel da família, dos professores do ensino médio e das universidades – com benefícios atrativos para o ingresso no ensino superior – vem se destacando de forma eficaz para a transformação deste cenário”, explica o reitor do Centro Universitário Wyden, Leandro Mendes, que também aponta o apoio ao calouro – principalmente os que vêm direto do Ensino Médio – como responsabilidade da universidade. “Eles chegam cheios de dúvidas sobre como será daqui para frente. Então, poder contar com os docentes neste momento é essencial”.  

Para a aluna do curso de gastronomia, Amandha Silveira, campeã da etapa Nordeste do programa Chef Show da Banda, a infraestrutura da Wyden e o suporte acadêmico dos professores foram fundamentais no início de sua jornada na graduação. “Eu tinha algumas inseguranças quanto as habilidades técnicas, a alta competitividade na área e a questão da adaptação ao ritmo acadêmico. Mas, ao longo do percurso e com o apoio necessário, adquiri mais confiança, o que tem proporcionado a minha evolução”.  

O ensino superior é um diferencial significativo no mercado de trabalho. De acordo com o índice ABMES/Symplicity de Empregabilidade 2023 (IASE), cerca de 75% dos egressos do ensino superior conseguiram emprego em até um ano após a colação de grau, e mais de 83% atuam em sua área de formação. O salário médio dos profissionais graduados também aumentou, passando de R$ 3.800 para R$ 4.200 .

“O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior e, consequentemente, para um futuro promissor. Temos diversos alunos aqui na Wyden que ingressaram na universidade a partir da nota do Enem, agarrando essa oportunidade e conquistaram vagas no mercado de trabalho que mudaram a realidade de toda a família”, conta Leandro.    

Uma mensalidade grátis  

Quem se matricular para cursar o ensino superior em uma das unidades da Wyden Educacional em todo Brasil até o dia 15 de janeiro, tem direito a 1 mensalidade grátis (confira o regulamento no site). Além disso, a nota do Enem dos últimos 10 anos pode garantir até 100% de bolsa durante todo o curso. Saiba mais e inscreva-se: https://www.wyden.com.br/”. 

A Wyden é uma rede nacional de ensino superior com presença nas Regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país. São mais de 40 mil alunos em cursos disponibilizados em diferentes formatos, do presencial ao EAD. Entre as áreas estão as de gestão e negócios, engenharias e ciências da informação, artes, ciências, saúde, mídia e tecnologia. Qualidade de ensino e boa infraestrutura são dois pilares importantes para todas as instituições da marca. A Wyden acompanha também as melhores práticas da academia e do mercado para sustentar sua posição de referência de ensino nas regiões onde atua. 

Bolsas de estudo em tecnologia: férias escolares é momento para capacitação

Parceria entre CIEE e Google oferece 70 mil bolsas de estudo gratuitas em áreas de tecnologia

As férias escolares, é o momento ideal para quem busca capacitação na área de tecnologia, cada vez mais exigida no mundo do trabalho. De olho nisso, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, em parceria com o Google, oferece 70 mil bolsas de estudos gratuitas para os cursos de “Fundamentos da Inteligência Artificial”, “Google Prompting Essentials”, “Cibersegurança, “Marketing e E-commerce”, “Suporte de TI”, “Análise de Dados”, “Gestão de Projetos” e “UX Design”.

Para quem deseja entender a Inteligência Artificial, pode investir no curso “Fundamentos de Inteligência Artificial” para compreender como utilizar a ferramenta para gerar ideias, organizar a tomada de decisões, automatizar a redação de respostas de e-mails e textos, entre outras facilidades. Além disso, a capacitação em “Google Prompting Essentials” traz ensinamentos sobre ferramentas de IA generativa de forma eficaz, com foco em prompting, que é a prática de fornecer instruções claras à IA.

A área de Cibersegurança, por sua vez, estuda como proteger computadores de ameaças cibernéticas, fator essencial para evitar fraudes e golpes digitais. O curso de “Suporte de T.I”  é essencial para aqueles que buscam seguir carreira em Tecnologia da Informação e entender sobre o funcionamento dos equipamentos, ferramentas, redes e sistemas.

Outra habilidade de grande relevância dentro do mundo corporativo é o gerenciamento de projetos. O curso permite ao aluno entender como planejar, definir estratégias e controlar a execução de projetos. Na capacitação de “Análise de Dados” é possível dominar a coleta de dados, bem como transformar e organizar um grande volume de informações.

Por fim, a parceria oferece ainda capacitação em “UX Design”, profissional que desenha páginas que melhoram a experiência dos usuários de produtos físicos e digitais e “Marketing e E-commerce”, no qual é possível entender detalhadamente como estruturar um negócio para compra e venda na internet.

As bolsas são obtidas através da plataforma Coursera e ao final de todos os cursos, o aluno recebe Certificação Profissional Google. Durante o processo é possível contar com suporte da equipe de monitoria do CIEE para tirar dúvidas. A inscrição gratuita pode ser realizada no link https://portal.ciee.org.br/quero-me-preparar/google-tech/ e podem disputar as bolsas de estudo pessoas a partir dos 16 anos.

Bruno Melo, coordenador de Operações e Atendimento da Administração Pública do CIEE, ressalta que o período de férias é o mais oportuno para se capacitar: “O momento do recesso escolar é ótimo para se dedicar à capacitação de novas habilidades e dominar as competências de tecnologia é fundamental não só para as profissões do futuro, mas para dar suporte às demandas diárias do cotidiano profissional dos jovens”, conta.

CIEE 60 anos: Imparável

Desde sua fundação, o Centro de Integração Empresa-Escola, maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina, se dedica à capacitação profissional de jovens e adolescentes. A instituição, responsável pela inserção de 7 milhões de brasileiros no mundo do trabalho, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.

Iguatemi Bosque anuncia programação infantil especial para janeiro

O Shopping Iguatemi Bosque inicia 2025 com uma programação repleta de diversão para as crianças. Durante todo o mês de janeiro, o mall será palco de apresentações teatrais, parques temáticos e atividades que prometem animar as famílias e tornar as férias ainda mais especiais. O destaque fica por conta do Clubinho Iguatemi, que trará apresentações de personagens queridos pelo público infantil. 

Programação do Clubinho do Iguatz:

  • 18/01: Moana 2 (Cia Mix de Alegria);
  • 19/01: Sonic (Cia Mix de Alegria);
  • 25/01: Shrek (Grupo Vem Art);
  • 26/01: Patrulha Canina (Cia Mix de Alegria).

As apresentações acontecem na Praça do Artista das 17h às 18h, no formato de apresentações teatrais, oferecendo momentos interativos e encantadores para as crianças. “Nosso objetivo é criar experiências memoráveis para as famílias que frequentam o shopping durante as férias. Nossa programação foi pensada para oferecer uma mistura de magia, aventura e muita interação, sempre com a qualidade que é a marca do Iguatemi Bosque”, afirma Elirdes Costa, gerente de marketing do shopping.

Outras atrações para toda a família

Além das apresentações do Clubinho, o Iguatemi Bosque conta com outras atrações fixas que garantem a diversão de todo o mês, entre eles: Go Bigger, Vila Trampolim, Game Station, Parque Aventuras no Safari, Parque Bambolim, Clube das Estrelinhas, Plus Parque e Festa, Kid+Ride e Minicars.

O superintendente do Iguatemi Bosque, Wellington Oliveira, destaca a importância de investir em entretenimento durante esse início de ano, com férias escolares e coletivas. “Janeiro é um período em que recebemos um grande fluxo de visitantes. A programação infantil e outras atrações para toda a família são fundamentais para proporcionar uma experiência completa aos nossos frequentadores e reafirmar o shopping como destino de diversão e lazer”.

Com uma agenda pensada para agradar todas as idades, o Shopping Iguatemi Bosque reforça o empreendimento como um destino atrativo neste mês de janeiro. Mais informações sobre os horários das atrações e compra de ingressos podem ser obtidas no próprio instagram das marcas.

Sine Municipal oferta 2.550 vagas de trabalho em Fortaleza

O Sine Municipal está disponibilizando 2.550 vagas de trabalho em Fortaleza, incluindo Pessoas com Deficiência (PcD) e reabilitados pelo INSS. Mulheres vítimas de violência doméstica também têm atendimento prioritário na busca por emprego. A medida atende a Lei 14.542/23 sancionada pelo Governo Federal, que estabelece a reserva de 10% das vagas para as vítimas. Todas as oportunidades de emprego estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento. 

Confira as principais oportunidades:

  • teleoperador/telemarketing (712)
  • auxiliar de limpeza (105)
  • cumim/auxiliar de garçom (83)
  • operador de caixa (73)
  • auxiliar de cozinha (62)
  • fiscal de loja (45)
  • auxiliar de estoque (44)
  • armazenista (25)
  • empacotador à mão (24)
  • porteiro (23)
  • ajudante de carga e descarga (22)
  • ajudante de cozinha (21) 

A Prefeitura de Fortaleza realiza atendimento presencial nas unidades do Sine Municipal dos bairros Aldeota, Parquelândia e Siqueira. Estão sendo disponibilizados os serviços de busca de vagas de emprego e habilitação para o seguro-desemprego. A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico disponibiliza atendimento remoto pelo e-mail sinemunicipal@sde.fortaleza.ce.gov.br ou por telefone (85) 3771-6655.

Por meio dos canais de atendimento é possível ter acesso a todas as informações necessárias sobre os benefícios ofertados pelo Sine Municipal, consultoria para elaboração de currículo, assim como prazos, documentações e formas de acesso aos serviços on-line. O trabalhador poderá conversar diretamente com um atendente, enviar documentação e realizar o cadastro do seguro-desemprego no sistema. Já o empregador pode contactar o Sine de Fortaleza para ofertar vagas de trabalho.

Serviço:
Sine Municipal de Fortaleza
Atendimento: segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h
Sine Municipal Parquelândia – Av. Jovita Feitosa, 1264
Sine Municipal Siqueira – Av. Augusto dos Anjos, 2466
Sine Municipal Aldeota – Av. Santos Dumont, 2500 – loja 17 (entrada pela rua Tibúrcio Cavalcante)

Grupo Dominus Apresenta Estratégias de Planejamento Contábil para Empresas Otimizarem Custos em 2025

Com a chegada de 2025, o Grupo Dominus destaca a importância do planejamento contábil para empresas que buscam otimizar seus custos e garantir uma gestão financeira eficiente. De acordo com Lyana Rocha, Supervisora de Contabilidade do Grupo Dominus, “Um planejamento bem estruturado ajuda as empresas a identificar desperdícios, otimizar gastos e evitar problemas fiscais e trabalhistas, proporcionando uma base sólida para o sucesso”. Para ela, a chave para otimizar custos em 2025 é a gestão eficiente das obrigações tributárias, contábeis e trabalhistas. “A revisão constante de contratos, o controle rigoroso de contas a pagar e receber, e a implementação de uma estratégia eficaz de pagamento de tributos são pontos essenciais para garantir o fluxo de caixa saudável”, explica.

Além disso, o controle de tempo e o gerenciamento adequado do calendário de impostos são estratégias fundamentais para evitar multas indesejadas. “Estar em dia com as datas de pagamento e entrega de obrigações fiscais reduz os riscos de penalidades financeiras e contribui para a manutenção de uma boa relação com o fisco”, complementa Lyana Rocha. O uso de tecnologias para automatizar esses processos e reduzir erros é outra dica importante para empresas que buscam melhorar sua gestão contábil e tributária em 2025.

A implementação de um planejamento tributário adequado também revela uma estratégia inteligente para reduzir custos. A revisão dos regimes tributários, o uso de incentivos fiscais e a conformidade com as mudanças legislativas são medidas que podem resultar em uma redução significativa da carga tributária. Além disso, a gestão de questões trabalhistas, como o cumprimento das obrigações de folha de pagamento e benefícios, também contribui para evitar custos extras e riscos legais.

Com essas estratégias integradas, as empresas estarão melhor preparadas para enfrentar os desafios de 2025, otimizar seus custos operacionais e melhorar a eficiência financeira. O planejamento contábil, aliado ao controle eficaz de obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas, é o caminho para garantir o sucesso e a competitividade no mercado.

Saiba mais sobre o Grupo Dominus 

O Grupo Dominus se destaca no mercado de Auditoria, Contabilidade e Consultoria, oferecendo serviços personalizados para empresas de pequeno, médio e grande porte dos mais diversos setores. Com mais de 22 anos de atuação no mercado, o Grupo Dominus foca na excelência para ajudar as empresas a garantir conformidade e melhoria dos processos, além de ajudar na construção e manutenção da governança e de assegurar a transparência e integridade nas operações empresariais.

ABRH Ceará: nova gestão assume para o triênio 2025/2027 com foco na diversidade, humanização e inovação

Sob a liderança de Kássia Sales, a Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Ceará (ABRH-CE), com 35 anos de existência, inicia uma nova gestão marcada pela representatividade, inovação e fortalecimento estratégico. Composta por 19 diretores e 15 conselheiros, a gestão se destaca pela diversidade, com 80% das posições ocupadas por mulheres, consolidando a ABRH-CE como um exemplo de liderança feminina no mercado de Recursos Humanos. Outra novidade são as quatro novas diretorias que devem atuar diretamente em pautas estratégicas para a associação.

Kássia Sales é a segunda mulher a assumir a presidência da ABRH-CE e traz consigo a jovialidade e a visão estratégica, aliadas à vasta experiência de 16 anos em gestão de pessoas. Ela lidera uma equipe formada por diretores experientes, comprometidos com a transformação das práticas de RH no Ceará.

“Minha gestão é pautada na humanização e na inovação, colocando as pessoas no centro das decisões. Estamos comprometidos em fortalecer a ABRH-CE como referência para o mercado, promovendo ações inclusivas, produtivas e alinhadas às demandas contemporâneas”, afirma Kássia.

Novas diretorias e foco estratégico

A nova gestão da ABRH-CE é impulsionada por quatro novas diretorias, que ampliam o alcance da associação e reforçam seu impacto no mercado: “Integração e Expansão”,  focada em aproximar os associados e fomentar a troca de experiências entre profissionais e organizações, “Relacionamento com o Setor Público”,  para promover parcerias e ações que integram as políticas públicas às práticas de RH, “Responsabilidade Social”, para alinhar os objetivos da associação com iniciativas voltadas ao desenvolvimento social e sustentável e a “Acadêmica”, com o objetivo de inspirar estudantes e profissionais de RH a se tornarem líderes transformadores.

“Com uma equipe diversa e inclusiva, estamos preparados para enfrentar os desafios do mercado e criar oportunidades que transformem a gestão de pessoas em uma ferramenta estratégica para o crescimento das organizações e da sociedade”, ressalta a presidente.

Prioridades da Gestão

Os objetivos estratégicos incluem o fortalecer a presença da ABRH-CE na vida dos associados, promovendo conteúdos relevantes e ações inovadoras; a consolidação da associação como referência em temas como saúde mental, liderança, diversidade e networking,  a expansão da base de associados e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento e conexões e o estímulo às práticas organizacionais que valorizem o bem-estar, o desenvolvimento humano e a inclusão.

Conheça a nova gestão 

Kássia Sales Meneses – Presidente da ABRH-CE

Antenor Tenório de Britto Junior – Vice-presidente da ABRH-CE

Ana Clédina da Silva Medeiros- Diretora de Relacionamento com associados e voluntários

Fabiana Oliveira de Paiva – Diretora de Relacionamento com o mercado

Sammy Pontes – Diretora Acadêmica

Maria Ilmacir Siqueira Machado – Diretora de Diversidade, Equidade  e Inclusão

Rivanio Paulino – Diretor Administrativo Financeiro

Tereza Madalena Cirino Matos – Diretora de Relações Institucionais

Cristina Wu Shuh – Diretora de Eventos

Raquel Gifoni – Diretora de Marketing e Comunicação

Vicente Ximenes – Diretor de Planejamento

Desirée Mota – Diretora de Relacionamento com Setor Público

Ana Magalhães – Diretora de Integração e Expansão de Regionais

Cris Martins – Diretora de Responsabilidade Social

Érica Afonso – Diretora do PSH

Maria Reinald – Diretora de Educação e Pesquisa

Natália Braga – Diretora da Regional Metropolitana

Ênio Alencar – Diretor da Regional Cariri

Jovelina Magalhães – Diretora da Regional Norte

Sobre Kássia Sales 

É Presidente da ABRH-CE e Coordenadora de Gestão de Pessoas do RioMar Fortaleza. Com 16 anos de experiência profissional, é especialista em Administração de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, além de mentora de carreira executiva e professora universitária. Analista comportamental, possui expertise em recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento, com perfil generalista focado em demandas corporativas e promoção de ambientes produtivos. Faz parte do  Comitê de Empregabilidade e Empreendedorismo LGBT do  Estado do Ceará e acumula sete anos de experiência em projetos sociais e desenvolvimento comunitário.

Sobre a ABRH-CE

A ABRH-CE é uma entidade sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento e valorização de pessoas e organizações. Com eventos de grande relevância, como o CearáRH e o Prêmio Ser Humano, a associação se consolida como um ponto de referência para inovação, aprendizado e networking no mercado cearense.

Aumento do salário mínimo e o reflexo econômico social no país

O ano de 2025 traz consigo um novo aumento no salário mínimo, um dos mais importantes indicadores da economia brasileira. A atualização do valor do salário mínimo, que passa a ser R$ 1.518,00, representa um reajuste de 7,5% em relação ao valor de 2024, ou seja, R$ 106,00 a mais. Esse aumento não apenas impacta a economia, mas também provoca mudanças significativas no âmbito da legislação, especialmente nas questões que envolvem o sistema judiciário e os direitos dos cidadãos.

O salário mínimo no Brasil reflete a evolução econômica do país e embasa o cálculo de diversos benefícios sociais e jurídicos. Um dos reflexos mais diretos desse aumento será no Juizado Especial, que é um dos mecanismos mais acessíveis para a população no que tange a questões de menor complexidade e valores menores. Os limites de valores para o ajuizamento das causas no Juizado Especial Cível e Fazendário serão agora atualizados, ajustados conforme o novo salário mínimo.

Em 2025, o limite para as ações cíveis será de R$ 60.720,00, ou seja 40 salários mínimos, e nas ações dos Juizados da Fazenda Pública o valor será de R$ 91.080,00 , cujo teto é de 60 salários. Isso permite que um número maior de demandas, que antes seriam direcionadas à Justiça comum, agora possam ser resolvidas de maneira mais rápida e eficiente nos Juizados Especiais. Este ajuste é importante porque garante a acessibilidade à Justiça, um dos pilares do Estado Democrático de Direito, e facilita o processo de resolução de litígios de menor valor. O aumento também impacta diretamente os precatórios/RPV (Requisições de Pequeno Valor), ajustando, ainda,  o valor das parcelas que o governo deve pagar aos credores, como pensões e aposentadorias, garantindo que o valor mínimo dos benefícios acompanhe o custo de vida, como compensação mais justa para aqueles que dependem desses pagamentos.

No entanto, esse reajuste pode aumentar a demanda no Judiciário, especialmente nos Juizados Especiais, pressionando o sistema de Justiça. Embora represente um avanço social para as classes mais baixas, que se beneficiam do aumento, é necessário que o Judiciário se adapte para atender adequadamente às novas demandas geradas pelas mudanças econômicas.

Ao ajustar os valores do Juizado Especial e dos precatórios/RPV, o Estado promove um acesso mais igualitário à Justiça e maior eficiência nos processos. O Judiciário, como pilar da democracia, deve acompanhar esses ajustes para garantir que o aumento do salário mínimo beneficie efetivamente toda a população, fortalecendo o sistema de Justiça de forma justa e eficaz.