Governança digital e desenvolvimento sustentável serão temas do Seminário de Gestores Públicos 2024 em Fortaleza

Consolidado como um dos maiores eventos sobre gestão pública do País, o Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2024 trará a “Governança Digital e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Melhores Práticas” como tema central de seus painéis e reunirá centenas de atores que integram a rica cadeia da administração pública no Ceará e no Brasil em sua 12ª edição. O encontro, que terá a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), dentre outras autoridades, acontecerá nos dias 17 e 18 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. As inscrições estão abertas e são gratuitas, por meio do site www.gestorespublicosce.com.br.

Com o objetivo de promover e fomentar o diálogo, o intercâmbio de conhecimentos, as melhores estratégias de gestão pública e suas práticas, a edição de 2024 ganha ainda mais notoriedade por se tratar de um ano eleitoral, consequentemente temas que norteiam o ambiente das eleições municipais também serão destaque nos debates do seminário. O evento é uma promoção da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), do Diário do Nordeste e do Instituto Future, com apoio institucional do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Para Enid Câmara, diretora geral da Prática Eventos, “o seminário é um marco no cenário da gestão pública brasileira, reunindo personalidades comprometidas com a construção de um futuro sustentável e tecnologicamente avançado”. E completa: “nossa missão é criar um espaço de reflexão e colaboração, onde as melhores práticas sejam discutidas de forma profunda e abrangente. Estamos confiantes de que este evento contribuirá significativamente para o aprimoramento das políticas públicas em todo o país”, detalha.

Devido ao sucesso gradativo dos últimos anos, a edição de 2024 praticamente triplicou seu espaço físico para receber público, autoridades e convidados de todas as regiões do Brasil, passando a ter uma área disponível para o evento de aproximadamente 4.500 metros quadrados, que compreende o pavilhão Oeste (portão A), com os salões Taíba e Pecém.

Dentre os nomes já confirmados para o encontro estão o governador e a vice-governadora do Ceará, Elmano de Freitas (PT) e Jade Romero (MDB), respectivamente; Rhoden Botelho de Queiroz, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE); Edilberto Pontes, presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e corregedor do (TCE-CE); Júnior Castro, presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece); Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste; Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza; Wesley Vaz, auditor-chefe de governança e inovação do Tribunal de Contas da União (TCU), além de outras autoridades.

SERVIÇO
Evento: Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2024 – 12ª edição
Tema: Governança Digital e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Melhores Práticas
Data: 17 e 18 de junho
Horário: das 8h às 20h
Local: Centro de Eventos do Ceará (pavilhão Oeste | portão A | salões Taíba e Pecém)
Inscrições gratuitas

Entenda a importância da gestão de documentos fiscais 

Garantir que os processos sejam realizados da forma correta minimiza a possibilidade de erros

Documentos fiscais eletrônicos remetem à burocracia estatal e a erros sistemáticos, seja no processo de emissão de notas fiscais, ou no processo de entrada, na aquisição de produtos ou serviços, sujeito a classificação fiscal inadequada e, consequentemente,  alíquotas fiscais incorretas. Tais erros resultam em passivos fiscais, sujeitos a multas e penalidades. “O processo falho pode desencadear diversas adversidades, tornando o procedimento irregular ou até mesmo ilegal”, declara Haroldo Menezes, CEO da HMIT Tecnologia. 

Com o surgimento da gestão inteligente de documentos fiscais, ao utilizar soluções tecnológicas eficazes, como sistemas automatizados de emissão, recepção e tratamento de notas fiscais, são mitigados os riscos associados ao processo. A automação não apenas reduz a probabilidade de erros, mas também agiliza todo o ciclo operacional.

Pensando na tecnologia da unificação de recebimento de documentos fiscais, a HMIT desenvolve o NFe Master, um sistema de compliance fiscal que oferece módulos tanto para o processo de recebimento de documentos fiscais, quanto para o processo de emissão. O NFe Master vem contribuindo para  a automação e análise de dados fiscais aprimorando a precisão, detecção de erros e conformidade fiscal, otimizando processos e reduzindo riscos de empresas com sistemas fiscais complexos”, finaliza.

Instituto Yduqs e Centro Universitário promovem Feira de Estágios e Empregos com mais de 200 oportunidades

Nos dias 20 e 21 de maio, das 8h às 20h, o Instituto Yduqs, em parceria com o Centro Universitário UniFanor Wyden, realizará a Semana da Diversidade 2024. Com o tema “Incluir para Transformar”, o evento, gratuito e aberto ao público, oferece uma programação diversificada e inclusiva, focada na transformação social. As inscrições e mais informações estão disponíveis no link do UniFanor Wyden.

Durante o evento, as unidades do UniFanor nos campis Bezerra de Menezes e Dunas realizarão a Feira de Empregabilidade, oferecendo mais de 200 vagas em colaboração com empresas parceiras. A feira incluirá painéis, palestras e workshops, além de suporte e recursos para promover a diversidade e inclusão no mercado de trabalho.

Daniella Araújo, Coordenadora de Relacionamento do UniFanor Wyden, destaca que o objetivo é proporcionar aos alunos e egressos a oportunidade de conhecer as tendências do mercado atual e receber orientação para o desenvolvimento profissional. “Com isso, ampliamos as possibilidades de inserção dos alunos no mercado de trabalho e promovemos a interação com empresas que oferecem as melhores oportunidades de estágio e emprego,” comenta Araújo.

Podem participar alunos, ex-alunos, estudantes de outras instituições e profissionais em busca de recolocação no mercado de trabalho. Para ter acesso às vagas, basta comparecer aos campus em Fortaleza nos dias e horários indicados ou se inscrever no link do evento.

Durante a ação, os participantes poderão conhecer as carreiras em destaque, ficar por dentro das tendências em processos seletivos e conferir oportunidades de emprego em mais de 15 empresas parceiras, incluindo o Beach Park, entre outras.

SERVIÇO:

Semana da Diversidade 2024 do Instituto Yduqs 

Dias: 20 a 21 de maio 

Horário: 8h às 20h

Local: UniFanor Wyden Campus Dunas: R. Antônio Gomes Guimarães, 150 – Papicu e UniFanor Wyden Campus Bezerra de Menezes: Av. Bezerra de Menezes, 1277 – São Gerardo

O evento é gratuito e aberto ao público

Links de acesso a programação:  

https://www.even3.com.br/encontro-da-diversidade-e-inclusao-do-centro-universitario-unifanor-wyden-459535/
Parceria entre Sesc Ceará e Município de Sobral entregam restaurante com capacidade para 1500 refeições

O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Ceará, inaugurou na última sexta-feira, 17, a primeira unidade do Restaurante Sesc no município de Sobral, na região Norte do Estado. O restaurante tem capacidade para fornecer até 1500 refeições para credenciados do Sesc e para o público em geral. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sesc-CE e a Prefeitura de Sobral. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e do superintendente de Ações Integradas do Sistema Fecomércio e diretor regional do Sesc Ceará, Henrique Javi, além de autoridades locais.

Localizado no Centro da cidade, o Restaurante Sesc Sobral tem como objetivo fornecer refeições de qualidade a preços acessíveis para o público em geral. O espaço também oferecerá um ambiente para apresentações culturais, como música ao vivo, contribuindo para a promoção da cultura local. Além disso, o Restaurante Sesc doará sopa e quentinhas que serão repassadas à Secretaria de Assistência Social, para os públicos atendidos pelos projetos sociais do município.

O superintendente de Ações Integradas do Sistema Fecomércio e diretor regional do Sesc Ceará, Henrique Javi, ressaltou a missão do novo restaurante, alinhada aos valores do Sistema Fecomércio e do Sesc: “Bem-estar é a palavra principal que traduz o Sistema Fecomércio, em especial as atividades do Sesc. Esse restaurante não é só um local de comedoria, é também um espaço cultural para garantir que possamos alimentar as almas de todos aqueles que estiverem conosco. O presidente Luiz Gastão tinha a importante intenção de oferecer a Sobral todos os serviços que o Sesc e o Senac poderiam proporcionar, e estamos fechando esse ciclo. Hoje, a parte do Sesc que estava faltando chegou, e a parte do Senac está chegando em breve, aqui do lado”, disse.

O Restaurante Sesc Sobral funcionará a partir de segunda-feira (20) com a oferta de almoço self-service, no horário das 11h30 às 14h30, de segunda a sexta-feira, havendo programação prevista para, em breve, também oferecer refeições no jantar e lanches durante o dia.

Durante o evento, o prefeito Ivo Gomes destacou a importância do restaurante para a comunidade: “O restaurante do Sesc vai servir centenas de refeições por dia no almoço, que serão posteriormente ampliadas para o café da manhã e jantar. Além disso, também vai fornecer para a Secretaria dos Direitos Humanos e Assistência Social do município 150 almoços por dia e 180 sopas à noite para a população em situação de vulnerabilidade, garantindo o mínimo de sustentabilidade alimentar.” Na ocasião, Ivo Gomes reiterou seus agradecimentos ao presidente do Sistema Fecomercio, Luiz Gastão, em nome da Prefeitura e da população de Sobral.

Serviço: Restaurante Sesc Sobral
Funcionamento:

Dias: Segunda a sexta-feira
Horário: 11h30 às 14h30
Endereço: Travessa Adriano Dias de Carvalho, 135 – Centro (ao lado da Biblioteca Municipal)

Grupo Cobap participa da APAS SHOW 2024 em São Paulo

O Grupo Cobap, indústria cearense de embalagens de papelão 100% recicladas, marcou presença na APAS SHOW 2024, o mais destacado evento do setor de alimentos e bebidas das Américas, e a principal feira supermercadista global.

O representante comercial Victor Schettini assumiu a representação do grupo durante o evento, prestigiando estandes de clientes como o da M Dias Branco.

Realizada de 13 a 16 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo, a 38ª edição da APAS SHOW atingiu um marco histórico ao gerar negócios que ultrapassaram a marca de R$ 14 bilhões.

Negócios: como se diferenciar em um mercado saturado?

Matheus Krauze, empresário do ramo de sorvetes, conta como ainda é possível não ser “mais do mesmo”

Quando pensamos em sorvete, geralmente os primeiros sabores que nos vem à cabeça são os tradicionais de baunilha, chocolate e morango. O fato não é surpreendente, considerando que, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (ABIS), esses são os sabores mais populares no Brasil. A baunilha está no topo da preferência com 35%, seguida pelo chocolate com 28% e o morango com 15%.

Descendente de uma família de sorveteiros, Matheus Krauze, neto do criador da famosa D’Vicz, sentia falta de inovação do ramo. “Tive a oportunidade de observar de perto por muitos anos a dinâmica deste mercado, e sempre me incomodou a falta de inovação em sabores, técnicas de produção e formatos de operação. O mercado, apesar de vasto em volume, sempre me pareceu extremamente restrito em termos de criatividade e inovação”, comenta o empresário de 26 anos, que hoje comanda vários empreendimentos no ramo da gastronomia.

A cada viagem para fora do país, a percepção de Matheus sobre o que poderia oferecer como diferencial para o mercado de sorvetes, expandia. O ponto de virada foi uma visita a Hong Kong em 2019, onde descobriu sabores como matchá, gergelim e batata doce, até então desconhecidos no país. “Essa experiência foi um divisor de águas, pois me fez questionar: por que não explorar outras possibilidades no Brasil? Por que me contentar com o convencional quando podemos fazer sorvete de (praticamente) qualquer coisa?”, reflete o empresário.

A inquietação e os questionamentos levaram Matheus a pesquisar e aprender possíveis modelos de negócio que poderia aplicar no Brasil. Após muito estudo de tendências, diversos testes e análises de público alvo, começou a desenhar o que viria a ser um novo formato de sorveteria. “Ao observar diversas práticas globais e trazer insights de diferentes mercados, percebi que havia um espaço significativo para inovação no setor de sorvetes no Brasil”, comenta.

Inspirado pela visão de inovação e qualidade, fundou, em 2020, a SOFT Ice Cream em Curitiba (PR). “Com a SOFT, decidi não apenas reproduzir os clássicos, mas reinventá-los e introduzir sabores completamente novos e autênticos, utilizando ingredientes naturais e processos artesanais. Cada sorvete é cuidadosamente preparado para garantir um padrão de qualidade que desafie as expectativas, oferecendo ao mesmo tempo uma experiência diferenciada e memorável para cada cliente”, explica Matheus.

A rede apresenta sabores como chocolate, baunilha, frutas vermelhas e iogurte, com receitas próprias que valorizam ingredientes frescos e de qualidade. “Desenvolvemos um método de produção que une os melhores ingredientes e a técnica italiana de produção de gelatos, resultando em um sorvete expresso incrivelmente saboroso”, comenta Krauze. Além dos sorvetes de casquinha e sobremesas, a SOFT também oferece milkshakes variados.

A criatividade também é um dos pontos fortes da rede de sorveterias: a casquinha utilizada é uma receita exclusiva, e a versão preta, de chocolate, um dos sucessos da casa por sua aparência diferenciada, tem adição de cacau black. Já o sorvete de chocolate recebe um blend de cacau importado, adquirindo cor muito escura e o sabor intenso: são usados o belga, o italiano e o black. O de frutas vermelhas é outro best seller, feito à base de água, morango, framboesa, mirtilo e amora, sem conservantes ou qualquer ingrediente de origem animal – ótima opção para veganos. 

Com um ousado plano de expansão, que conta com a implantação de franquias em diversas regiões do Brasil, a marca pretende levar sua visão e execução de sorvete artesanal de excelência para o Brasil todo. O modelo de negócio enxuto, com autoatendimento, que possibilita atender mais de 600 clientes por loja em um dia, é outro diferencial. “Até o final de 2024, planejamos estar com mais 10 lojas abertas e outras 20 unidades em implantação, e aumentar o faturamento em 110%”, revela Matheus.

“Quem quer inovar no mercado de sorvetes precisa ter um compromisso contínuo com a pesquisa de referências, desenvolvimento de novos produtos e a compreensão do consumidor. Utilizar ferramentas como análise de tendências, feedback de clientes, e parcerias com negócios locais são essenciais para se manter relevante e desejado no mercado”, completa o empresário.

Contagem regressiva para o maior festival da Serra da Ibiapaba: Viçosa, mel e cachaça

Faltam poucos dias para o maior evento cultural da Região da Serra da Ibiapaba. Trata-se do Festival Viçosa Mel e Cachaça, que terá início no dia 30 de maio e vai até o dia 01 de junho deste ano. O Festival tem como principal objetivo reafirmar Viçosa como uma cidade patrimônio, baseado no seu contexto histórico, arquitetônico, cultural e gastronômico. Impulsionando significativamente o turismo local e movimentando, durante o seu período, cerca de 10 milhões de reais na economia da região, além de ser uma vitrine para os produtores e empresários locais, e uma excelente experiência para os visitantes.

O evento que é realizado pela Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará juntamente com o Sebrae e a Artfully, tem o patrocínio do Banco do Nordeste e do Governo Federal, e o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará. Serão três dias de mergulho na história e tradição da cidade que é reconhecida como a capital cearense da cachaça.

O evento contará com mais de 60 expositores entre cachaças com a demonstração dos famosos alambiques; produtos a base de mel; artesanato, gastronomia e produtos locais. Além de stands com distribuição de mudas nativas e apresentação dos Roteiros Turísticos da Rota Mirantes da Ibiapaba, incluindo o recém-lançado Roteiro dos Engenhos.

Atrações musicais e culturais também foram confirmadas e se apresentarão no evento, destaque para a presença do cantor Jorge Aragão, um dos maiores e mais consagrados nomes do samba, e de Diogo Nogueira, apresentando seu novo álbum “Sagrado”, além de outras 15 atrações musicais que se dividirão entre os palcos no Complexo Turístico da Igreja do Céu, Praça Felipe Camarão e Praça Clóvis Beviláqua.

O Festival também será um convite a se ter experiências em vários ambientes da cidade, proporcionando aos participantes uma vivência aprofundada na cultura local, dentre as quais, alguns pontos famosos e históricos do município, que servirão de palco para shows diários, degustação da cachaça e de ponto de saída para os cortejos e serestas. No evento acontecerão paralelamente oficinas e capacitação para o segmento empresarial e do agronegócio. O Festival Viçosa, Mel e Cachaça terá atividades variadas para os diversos públicos, que vão do entretenimento ao conhecimento e qualificação. Mais informações nas redes sociais do evento @vicosamelecachaca.

Desafios do profissional de RH na Era da Infelicidade no Trabalho

Estratégias para lidar com a insatisfação dos funcionários inclui gestão de carreiras e formação de novos talentos desde a contratação

Funcionários desmotivados, estressados e insatisfeitos tornaram-se uma realidade comum em muitas organizações. O mundo hoje convive com demandas do mercado de trabalho cada vez mais exigentes e dinâmicas, inúmeras transformações que vieram com o pós-pandemia e a ascensão de um fenômeno preocupante, que traduz esta espécie de ‘desânimo comum’, que afeta os profissionais. Este abatimento foi denominado pelos especialistas de comportamento como a Era da Infelicidade (ou unhappy era, em inglês).

Incômodo, este cenário de infelicidade generalizada nos ambientes de trabalho, seja na rotina presencial ou online, se apresenta como um grande desafio para as empresas, pois tende a comprometer não só o bem-estar individual do trabalhador, mas também o desempenho coletivo e o crescimento, e até a própria manutenção, do negócio.

Mais uma vez, é exigida uma atuação eficiente do profissional de Recursos Humanos (RH) para resgatar o equilíbrio das relações no ambiente de trabalho, tornando-o novamente saudável e propício à convivência de qualidade do time, o que reflete em mais produtividade.

Felipe Mançano, CEO da Grow Group, destaca que para o funcionário alcançar bons resultados, ele deve estar feliz. “Parece algo óbvio, mas não é assim que o mundo corporativo tratou as coisas até então. Isso é algo muito recente. Hoje sabemos que o trabalho é algo importante não apenas para ganhar dinheiro, mas principalmente para que sejamos felizes. Porque se eu for feliz, vou alcançar meu sucesso”, diz.

O novo conceito vem da Psicologia Positiva, que aborda questões como felicidade, bem-estar, satisfação com a vida, resiliência e virtudes pessoais. As novas gerações, e também as startups, muitas vezes, já nascem alinhadas a esta dinâmica, que desperta a atenção das organizações mais tradicionais.

Ao profissional de RH passa a ser exigido um olhar mais amplo, que ultrapassa a busca por resultados diretos para a corporação, abarcando também a preocupação com o gerenciamento das carreiras dos colaboradores, alinhando as habilidades e aspirações individuais aos objetivos organizacionais. Oferecer programas de desenvolvimento, oportunidades de capacitação e feedback construtivo pode contribuir muito para uma atmosfera mais harmônica e feliz no trabalho. “Nesse mundo de oportunidades, se você não tiver uma autoavaliação muito profunda, buscar o autoconhecimento, seu propósito e para onde quer direcionar a sua vida de uma forma geral, você pode se perder e entrar nessa dinâmica da infelicidade e desgaste extremos”, explica Mançano.

O RH contribui diretamente no planejamento de estratégias para o desenvolvimento profissional e pessoal, bem como na identificação das necessidades e anseios da equipe. E em muitos casos, isso vai passar pela seleção e contratação de novos talentos, etapa em que a Psicologia Positiva também se aplica. “Isso tem sido exercitado por meio de formatos inovadores de seleção, como os Boot Recruiters, por exemplo. Realizando uma imersão com os participantes, seguindo uma metodologia específica, é possível tornar o processo mais leve e permitir que os recrutadores avaliem mais naturalmente a performance das pessoas, tendo como referência as atitudes preferenciais propostas pela companhia”, finaliza o CEO da Grow.

O formato baseado na Psicologia Positiva vem sendo utilizado pela Grow Group em seleção de trainees para a Magnum Tires, uma das maiores distribuidoras de pneus e câmeras de ar do Brasil com mais de 30 anos de mercado.

O processo seletivo contemplará análise curricular e entrevista para profissionais com idades de 22 a 32 anos. Em seguinda, será realizado um boot camp, nos dias 6 e 7 de julho, para 60 candidatos, dos quais dez finalistas participarão do programa de trainee com duração de 18 meses, sendo preparados para posições de liderança e para a expansão da empresa nos próximos anos. As inscrições para o Magnum Now estão abertas até 31 de maio pelo link: https://parceiros.magnumtires.com.br/magnumnow2024.

“Esses tipos de recrutamento têm sido cada vez mais necessários para engajar as pessoas a participarem do projeto. Toda a jornada de participação, de troca, vira um grande game, em que os participantes são convidados a prototipar soluções, abordando situações diferentes de gestão, baseadas no que eles vão vivenciar na empresa. É um formato que tem ajudado a fazer escolhas mais assertivas”, comenta.

EMPRESA – A Grow Group é uma holding de empresas especializadas em Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento de pessoas e Consultoria para RHs, liderada pelo CEO Felipe Mançano – um pioneiro no uso de estratégias de felicidade corporativa no Brasil. Desde 2015, a empresa foca o desenvolvimento de carreira pessoal, auxiliando corporações a impulsionarem a trajetória profissional de seus talentos. A Grow já intermediou mais de 2,7 mil conexões entre pessoas e oportunidades no Brasil, na Argentina, no Chile e nos Estados Unidos.

A holding engloba três empresas: a Grow Consulting, que preserva o DNA do grupo, com programas de consultoria para times de RH, conselhos administrativos e recrutamento e seleção de profissionais de cargos gerenciais e C-levels; a Grow Inova Hub, que oferece metodologias ágeis como base e método para programas de recrutamento, seleção e retenção de talentos e, por último, a Grow Careers, especializada no público B2B, com programas voltados para o desenvolvimento de carreiras e mentorias para profissionais que buscam se recolocar no mercado ou migrar de área.

Unifametro arrecada doações para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Em solidariedade às vítimas afetadas pelas recentes chuvas em diversas cidades no Rio Grande do Sul, o Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social (NERS) do Centro Universitário Fametro (Unifametro) organizou uma campanha de arrecadação de doações. 


A iniciativa visa fornecer auxílio às famílias afetadas pelos alagamentos. As doações podem ser entregues nos pontos de coletas espalhados pelo campus até o dia 30 de maio, ou no 7º andar, na sala do NERS, localizada no campus Carneiro da Cunha.

Até a última sexta-feira, 10, a instituição arrecadou roupas, 262 fardos de água com 12 garrafas 500 ml, 30  garrafões com 20 litros, enxoval de criança, caixa com ração avulsa (sacos a granel), sacos de ração com 10 kg, 20 kg e 25 kg, sachês para gatos, produtos de higiene, caixas de alimentos não perecíveis variados e cestas básicas.

Os itens solicitados pelo Núcleo são: 

·  Água mineral;

·  Alimentos não perecíveis;

·  Produtos de higiene pessoal;

·  Ração para animais de estimação. 

·  As doações de roupas estão temporariamente suspensas.

“Com a primeira fase da arrecadação, já enviamos doações para o RS. A luta não acabou, continuaremos em parceria com a Company Log para arrecadar e enviar mais ajuda para as vítimas das enchentes. Quem puder ajudar, basta deixar sua doação em uma das unidades da Unifametro, seja em Fortaleza ou em Maracanaú”. Explica a professora Gabriella Wanderley, coordenadora do NERS. 

O Núcleo ressalta a importância de uma resposta ágil por parte da comunidade, visando amparar as famílias que enfrentam deslocamentos e perdas materiais decorrentes das enchentes.

De acordo com dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, até o momento, mais de 300 mil pessoas foram desalojadas.

Yduqs realiza III Fórum ESG no dia 22

O evento será transmitido pelo canal do grupo educacional no YouTube

No dia 22 de maio, a Yduqs promoverá sua principal agenda do ano sobre o tema ESG. Grandes organizações, parceiros e lideranças se reunirão no III Fórum ESG em uma programação especial para refletir sobre os avanços nas frentes de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa. A Yduqs se destaca como um dos principais grupos educacionais do Brasil, reunindo algumas das instituições de ensino mais influentes do país. No Ceará, a marca é representada pelas instituições de ensino superior Estácio, IDOMED e Unifanor Wyden.

Nos últimos anos, a Yduqs tem sido pioneira na abordagem de questões ESG no campo da Educação, trilhando um caminho consistente rumo a práticas mais responsáveis e sustentáveis. O Fórum representa uma oportunidade ímpar para compartilhar essa trajetória e, mais importante ainda, para delinear os próximos passos em direção a um futuro mais promissor. Para garantir que o conhecimento e os debates cheguem a um público ainda mais amplo, o evento será transmitido ao vivo pelo canal do grupo educacional no YouTube, o Yduqs TV.

Neste ano, a programação será dividida em diversos espaços, formatos e painéis com o objetivo de oferecer experiências únicas alinhadas aos interesses de cada participante. Desde debates sobre inclusão e diversidade, passando por questões climáticas, até discussões sobre o papel das empresas na promoção da sustentabilidade, o III Fórum ESG promete ser um catalisador de ideias e ações para uma sociedade mais justa e sustentável.

A vice-presidente do grupo educacional Yduqs e presidente do Instituto Yduqs, Claudia Romano, destaca a importância do evento. “Reunimos um enorme capital social e intelectual em cada uma das nossas instituições de ensino. Temos os melhores professores do Brasil e um time incrível. Durante o evento teremos uma oportunidade extraordinária de compartilhar esse valor com a sociedade. Nosso Fórum funciona como uma vitrine daquilo que temos construído com muita dedicação e que está impactando a vida dos nossos mais de 1,4 milhão de alunos, além de nossa imensa comunidade, por meio de iniciativas como o Instituto Yduqs”.

O evento também marcará o lançamento do movimento do Pacto Global da ONU no Rio de Janeiro. A agenda tem como objetivo engajar as empresas a se comprometerem com metas ambiciosas para o avanço da educação no Brasil e foco no aumento da escolaridade da população, na inclusão produtiva de jovens e no aumento de mulheres em carreiras STEM (agrupamento de disciplinas educacionais em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Para falar sobre o tema, a Yduqs, o Pacto Global da ONU e a Globo vão apresentar o painel “Movimento Educa 2030 – Impulsionando a educação de qualidade no ambiente empresarial”, onde será abordado o papel fundamental das empresas na promoção da educação no país para um mundo mais próspero e justo.

“Desde o lançamento de nossas 24 metas ESG em 2022, avançamos significativamente, alcançando o patamar de excelência global em sustentabilidade com o rating ‘AA’ da MSCI. A Yduqs tornou-se embaixadora do Movimento Educa2030 ao lado do Grupo Globo, integrou o Registro Público de Emissões de Gases de Efeito Estufa e alcançou a importante marca de empresa Carbono Neutro. São avanços que, acima de tudo, contribuem para um futuro mais justo e sustentável. Este evento não apenas celebra nossas conquistas, mas também visa inspirar a sociedade para ações futuras, onde a educação, a sustentabilidade e a responsabilidade social estão no centro”, conclui Cláudia.

Outro tema crucial para os dias atuais será debatido no painel “Yduqs, Y20 e Globo apresentam: Mudanças do clima, racismo ambiental e educação”. No primeiro bloco, representantes do Y20 vão conduzir uma reflexão profunda sobre essa problemática e o impacto do racismo ambiental na vida dos jovens. Em seguida, o Movimento LED, Luz na educação, promovido pela Globo, trará um painel com iniciativas que buscam soluções para as questões de mudança do clima por meio da educação. O movimento promove diálogos e conecta diversos agentes da sociedade por meio de uma premiação, um festival e uma comunidade comprometida com o futuro sustentável do país. Raul Santiago, gestor de Projetos Sociais e integrante do Conselho Jovem do Pacto Global da ONU, além de diretor-executivo do Instituto Papo Reto e fundador da Iniciativa PIPA, é um dos palestrantes desse painel e destaca a importância da discussão para a nossa sociedade.

“Participar deste evento é uma oportunidade valiosa para abordar como a juventude das periferias pode liderar a luta contra as mudanças climáticas. Como morador do Complexo do Alemão, trago uma perspectiva real sobre esses desafios. Sempre reconheci e valorizei o papel transformador da educação. Embora tenha viajado pelo Brasil e pelo mundo, é no Complexo do Alemão que compartilho o conhecimento adquirido, na esperança de inspirar nossos jovens a construir um futuro mais sustentável e inclusivo”, observa Raul.

Vale destacar que o evento também será uma das iniciativas em preparação ao encontro do G20 – fórum de cooperação econômica internacional. No Brasil, a reunião da Cúpula de Líderes do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, com a presença das lideranças dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia.

SERVIÇO:

III Fórum ESG
On-line, no canal da Yduqs no Youtube : https://www.youtube.com/@YDUQSTV
Link para as inscrições e programação completa no site: https://www.forumesgyduqs.com.br/