Evento de encerramento da 2ª edição do O-HACKA-TA-ON acontece neste sábado

No próximo sábado, 18 de maio, das 8h às 12h, ocorrerá o encerramento da 2ª edição do O-HACKA-TA-ON, iniciativa do Unifor Hub da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, em parceria com a M. Dias Branco. O objetivo do evento é não apenas compartilhar conhecimento, mas também fomentar o networking e, principalmente, estabelecer uma conexão entre a empresa líder em alimentos e o ecossistema de inovação local.

Ao longo dos 15 dias de evento, as 22 equipes participantes receberam mentorias do Unifor Hub, das áreas tecnológica e de negócios da M. Dias Branco, além de suporte do ecossistema de inovação de Fortaleza. Os participantes foram desafiados a criar soluções para problemas reais enfrentados pela M. Dias Branco.

No dia do encerramento, que acontecerá na Unifor, no auditório H85 (bloco H), as equipes apresentarão seus pitches, que serão avaliados por duas bancas simultâneas. Três grupos serão selecionados como vencedores e terão a oportunidade de trabalhar durante quatro meses como bolsistas na implementação de suas soluções na M. Dias Branco, com o acompanhamento do Unifor Hub.

Os avaliadores irão analisar e selecionar os melhores projetos que se conectarem ao objetivo do programa e demonstrarem utilização inovadora na prática, por meio dos seguintes critérios:

  • Viabilidade da solução proposta;
  • Benefícios que devem ser gerados pela solução proposta;
  • Nível de desenvolvimento do protótipo;
  • Viabilidade do projeto piloto.

As três melhores soluções apresentadas serão premiadas e as equipes receberão os seguintes prêmios: 

  1. Primeiro Lugar – até quatro bolsas de R$ 700,00 (setecentos reais) por até quatro meses para desenvolvimento das soluções + mentoria de carreira com especialista de mercado + certificado + mentorias individuais e coletivas + troféu + medalha.
  1. Segundo Lugar – até quatro bolsas de R$ 700,00 (setecentos reais) por até quatro meses para desenvolvimento das soluções + certificado + mentorias individuais e coletivas + troféu + medalha.
  1. Terceiro Lugar – até quatro bolsas de R$ 700,00 (setecentos reais) por até quatro meses para desenvolvimento das soluções + certificado + troféu + medalha.

Serviço

Encerramento da 2ª edição do O-HACKA-TA-ON

Data: 18 de maio de 2024

Horário: 8h às 12h

Local: Unifor – Bloco H, auditório H85 (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz)

Gastronomia no Mézzi: Chef Louise Benevides impulsiona experiência com especialização em peixes e frutos do mar

Após uma imersão intensiva na culinária dos alimentos marinhos, a Chef Louise Benevides enriquece a experiência no restaurante Mézzi.

Sua participação no Programa de Imersão da Escola de Alimentos do Mar, realizado em abril de 2024 em Ilhabela, São Paulo, trouxe uma nova dimensão à sua habilidade culinária.

O curso, organizado pela Escola de Alimentos do Mar em parceria com o projeto A.MAR, proporcionou à Chef Louise uma compreensão aprofundada da história e dos territórios pesqueiros tradicionais, além de técnicas avançadas de manipulação e cuidados com o pescado, incluindo salga, defumação, conservas, charcutaria e fermentação.

“Foi uma experiência transformadora explorar as tradições antigas de conservação do pescado e aprender sobre as técnicas mais avançadas na manipulação de peixes e frutos do mar”, compartilhou a Chef Louise, que é formada pela renomada Escola Le Cordon Bleu Paris e acumula uma vasta trajetória na gestão gastronômica.

Com um currículo impressionante que inclui a gestão da área de gastronomia do Senac Ceará e a liderança da Casa de Moá Café e Bistrô, a Chef Louise agora atua como consultora para projetos gastronômicos e é a chef executiva do Grupo Host (Moleskine, Giz, Hoots, Mézzi, Misaki e Relativo Bar) e Geppos (Cabana Del Primo, Geppos Italiano e Geppos Praia), sendo responsável por todas as criações e treinamento das equipes.

Obra “O Trabalho das Ruínas: genealogias, ficções, (re)montagens” será lançada na próxima segunda-feira

A primeira expedição nacional feita pela Comissão Científica do Império, que realizou rotas pelo Ceará entre 1859 e 1861, é tema do livro “O Trabalho das Ruínas: genealogias, ficções, (re)montagens”, organizado por Clara Bastos, Érico Araújo Lima, Yuri Firmeza e Leonardo Mouramateus. A publicação terá lançamento nesta segunda-feira, 20 de maio, às 19h, no Esquina Brasil, com distribuição gratuita de 150 exemplares e realização de um bate-papo com os organizadores da obra, mediado por Priscila Smiths, produtora do evento.

O lançamento do livro acontece cinco anos após a sua publicação, em 2019, por conta dos desafios impostos pela pandemia. A obra foi contemplada pelo edital Rumos do Itaú Cultural (2015-2016) e estabelece uma relação com a expedição realizada no século XIX, que tinha seções de Botânica, Zoologia, Geologia, Astronomia e Etnografia e que traçou vários ziguezagues pelo interior do Estado, para inventariar extensos materiais da fauna, da flora, das paisagens e dos costumes da região.

O trajeto da expedição foi vivenciado pelos autores em 2017, quando registraram imagens, sons e sensações da experiência, que serviram para a produção de um filme. A primeira versão do vídeo e os processos de realização dessa experiência histórica foram debatidos em um seminário, no mesmo ano. O livro surgiu a partir das falas deste evento. Ele reúne artigos de professores e pesquisadores de diversas áreas como Geografia, Filosofia, Cinema, Arquitetura, História, entre outras. São eles: Clóvis Jucá, Paulo César dos Santos, Kênia Rios, Jeovah Meireles, Beatriz França Machado Alves de Almeida, Adryane Gorayeb, Coletivo Chá das Cinco, Clarissa Diniz, Jacqueline Medeiros, Cláudia Mesquita, Beatriz Furtado, Manoel Ricardo de Lima e Peter Pál Pelbart. Entremeando os artigos, o livro apresenta imagens e textos do processo de criação ligado ao trabalho audiovisual da equipe organizadora. O projeto gráfico e as ilustrações da obra são de Juliana Siebra.

SERVIÇO

Lançamento do livro “O Trabalho das Ruínas: genealogias, ficções, (re)montagens” – Dia 20 de maio (segunda-feira), às 19h, no Esquina Brasil (Av. Antônio Sales, 3177, Dionísio Torres, Fortaleza/CE). Casa aberta a partir das 17h. Informações: (85) 3198-3643. Instagram: @esquinabrasilfortaleza

Celebrando 70 anos, Acal lança loja Conceito no Eusébio

O grupo Acal inaugura, no próximo dia 28, sua segunda loja conceito, desta vez no município do Eusébio. Já há uma localizada na Av. Antônio Sales. A nova Acal Conceito está situada no Mall Marché (número 2850 da Av. Eusébio de Queiroz), e conta com um espaço de 417m2.

“Nessa loja expomos produtos de alto padrão com design, que se somam a tudo o que a Acal oferece. Serão mais de 10 mil produtos à disposição do público”, ressalta Tiago Cabral, diretor de franquias e Conceito Acal.

A loja traz toda a tecnologia embarcada na Acal e a qualidade em atendimento que caracterizam a marca, da venda ao pós-venda, entre outras soluções. A equipe espera tornar a experiência de compra do cliente a melhor possível, em etapas que vão da aquisição à chegada do produto ao endereço de destino, ou mesmo à conclusão da obra. De acordo com Tiago, as melhores linhas e marcas serão encontradas na loja.

“Estamos preparando um espaço sofisticado e elegante, pensando sempre nas últimas tendências
de mercado para melhor receber os nossos clientes”. “Organizamos uma surpresa para o público, a loja terá parceiros que complementarão o projeto do cliente, como móveis planejados e mármores. Queremos parceiros fortes e comprometidos, assim como a Acal, para nos ajudar a transformar os projetos dos sonhos em realidade. Durante a inauguração, por sinal, teremos uma exposição de arte em parceria com artistas locais no ambiente que será destinado a essa futura equipe”, complementa Tiago.

Vale destacar que o município de Eusébio possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Ceará, tendo centenas de condomínios fechados recém-construídos ou ainda em obras como um dos símbolos da expansão registrada nos últimos anos. A nova loja vislumbra oportunidades ímpares para o mercado de varejo de produtos de acabamento em alto padrão.

“O Eusébio não apenas ergue novos empreendimentos como também consolida um cenário urbano de excelência, onde cada detalhe respira cuidado com as pessoas. É uma honra para nós participarmos desse
processo, contribuindo com qualidade e muito respeito à região com todo esse processo de crescimento”, explica a CEO Daniela Cabral.

A Acal

Idealizada por Raimundo Araújo Cabral e Marlene Cabral, em 1954, a Acal se consolidou como uma das principais marcas do segmento de home center no Estado. Para celebrar o jubileu de platina, apresentou ao mercado um novo selo, com destaque para o número 70. Ele se une à marca por meio de traços fluidos, que remetem ao movimento vanguardista feito pelo grupo em todas essas décadas de atuação.

Além do selo, a marca também expande sua atuação, com a nova Acal Conceito no Eusébio e o primeiro showroom em Sobral. Com isso, chega a dez lojas físicas (sendo duas delas Conceito, sete Home Center e uma Showroom, além do Centro de Distribuição).

A presença da Acal com as lojas físicas ocorre, em Fortaleza, nos bairros Centro, Aldeota, Messejana, Parangaba e Presidente Kennedy, além da Região Metropolitana (nos municípios de Caucaia, Maracanaú e, agora, Eusébio) e a Região Norte, com o showroom de Sobral. O plano de expansão inclui ainda mais dez lojas showrooms até o final de 2024, somando mais de 540 colaboradores diretos.

Estácio inaugura novo modelo de polo universitário em Itapipoca

Instituição aposta em modelo de ensino híbrido e infraestrutura moderna para a prática de cursos semipresenciais

A Estácio, uma das maiores instituições de ensino superior do Brasil, está escrevendo um novo capítulo na história da educação em Itapipoca, norte do Estado do Ceará. A instituição inaugurou, no dia 14 de maio, um novo modelo de Polo de Ensino Universitário na cidade. Localizado em uma região de fácil acesso, o polo é o primeiro da instituição na região com a oferta de cursos de graduação semipresenciais, e passa a oferecer uma infraestrutura de ponta, com laboratórios de última geração e práticas inovadoras.

“A Estácio tem um trabalho contínuo de monitoramento de oportunidades, sempre visando melhorar instalações e oferecer melhores condições de infraestrutura, segurança, transporte e serviço para seus alunos. O novo polo é um marco para a Estácio no município de Itapipoca e para a sociedade do Estado do Ceará.”, comemora Aroldo Alves, CEO da Estácio.

Para a instituição, que conta com mais de dois mil polos de ensino distribuídos em todo o país, pesquisas e desenvolvimento de metodologias são os fatores necessários para entregar aos estudantes conteúdos de alto padrão para o ensino superior. Além de custos mais acessíveis para os estudantes, os modelos híbridos geram novas experiências de aprendizado com a tecnologia, com diversos ganhos em flexibilidade de horário e redução de deslocamentos.

 “Nos últimos anos, identificamos uma demanda crescente de estudantes que estão optando por um modelo mais flexível. Isso nos levou a criar modelos híbridos para atender a múltiplos perfis.  É uma ferramenta muito interessante, porque pode ser decisiva para a escolha de um aluno para começar agora ou adiar o sonho da graduação. O portfólio de cursos semipresenciais é adequado para pessoas que desejam um nível maior de presencialidade, mas que talvez não tenham tempo ou facilidade de deslocamento diário. A Estácio utiliza múltiplos recursos técnicos para proporcionar aos alunos uma experiência acadêmica diferenciada”, destaca Aroldo.

 No semipresencial da Estácio, o grande segredo é a utilização de uma matriz de ensino comum a todos os modelos de ensino. A partir dessa fonte única de conteúdo, foi possível unir o melhor do mundo presencial e do mundo digital em uma nova metodologia de ensino para o estudante. Na integração entre a experiência de sala de aula e o ensino digital, o aluno garante a experiência presencial no polo de ensino, incluindo laboratórios, além de aulas síncronas e conteúdos nativo digitais com a flexibilidade e conveniência para estudar onde e quando quiser.

 O Polo Universitário de Itapipoca vai oferecer um portfólio com mais de 15 cursos semipresenciais, além de dezenas de opções de cursos em outros formatos com duração entre dois e quatro anos. Entre os cursos de graduação semipresencial mais procurados no país estão as graduações em Enfermagem, Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia.

 Além de usufruir dos laboratórios de informática (TI), práticas dietéticas (Nutrição), práticas corporais (Educação Física e Fisioterapia) e multiquímica (Biomedicina, Enfermagem, Nutrição e demais cursos de saúde), os alunos poderão contar com uma instituição reconhecida pela excelência acadêmica e compromisso com a ascensão social e a empregabilidade dos alunos. Para os alunos formados, possuir um diploma reconhecido nacionalmente é um grande diferencial no mercado de trabalho.    

 “Nossa instituição é fortemente reconhecida no mercado nacional pela qualidade e modernidade do ensino e por formar profissionais capacitados. Temos também um modelo de ensino nacionalizado. Ou seja, o currículo é o mesmo em todas as regiões do país”, afirma Aroldo.    

 O reconhecimento pelo MEC da excelência no ensino conquistado pela Estácio, é fator responsável por tornar a instituição cada vez mais próxima dos alunos em todo o território nacional. A Instituição mantém um ensino de qualidade superior e disponível em grande escala em todas as metodologias de ensino.

 “O desenvolvimento de um ensino de qualidade exige expertise acumulado, pesquisa contínua, investimentos robustos e profissionais especializados no tema. Na Estácio, este alto investimento é absorvido e diluído. O que nos permite levar um ensino de qualidade, em escala, para milhares de estudantes”, complementa o CEO.

 As inscrições para o vestibular estão abertas e podem ser realizadas diretamente pelo telefone do Polo de ensino (88) 9.9834-5300, pelos telefones 4003-6767 (Regiões Metropolitanas) ou 0800 880 6767 (Demais regiões), no site estacio.br ou presencialmente no Polo de Ensino Universitário da Estácio em Itapipoca, localizado na Avenida José do Patrocínio, 1630, Coqueiro, Itapipoca – CE.

Associação dos Jovens Empresários realiza almoço empresarial com presença de Charles Boris

Nesta quinta-feira, 15, a Associação dos Jovens Empresários (AJE) reuniu convidados e associados em mais uma edição do seu almoço empresarial. O evento, realizado no Ideal Clube, teve como destaque a presença de Charles Boris, CEO do Grupo Lanlink, que compartilhou insights valiosos sobre sua trajetória de 35 anos no mercado, apresentando alguns dos principais cases de sucesso da empresa. 

“Acredito que o destaque deste momento reside na disposição para tentar e aprender com os erros. Isso permite que uma empresa mantenha sua resiliência e se posicione à frente das adversidades”, afirma Charles Boris.

Além da inspiradora palestra de Boris, os participantes puderam desfrutar de um breve discurso do advogado Rafael Albuquerque, sócio da Pinho e Albuquerque Advogados, que abordou o panorama histórico dos impostos no país.

“É sempre de grande importância reunir parceiros empresariais para aprofundar nossos conhecimentos sobre empreendedorismo, especialmente quando podemos contar com a experiência de alguém tão notável como Charles Boris. Expressamos nosso sincero agradecimento a ele por enriquecer ainda mais este momento”, afirmou Tiago Guimarães, Coordenador de Estudo e Pesquisa da AJE Fortaleza.

Sobre a AJE

Fundada em 1989, a Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE)  foi a primeira associação desse tipo no País. É uma instituição apartidária e sem fins lucrativos, que trabalha pelo desenvolvimento socioeconômico do Estado do Ceará. Entre os objetivos da entidade estão disseminar a cultura empreendedora, a capacitação dos empresários e estimular o exercício da cidadania. 

A instituição realiza ações de capacitação, inovação e tecnologia, voltadas para seus associados. Também participa de projetos socioambientais, como o Projeto Pivetes em Ação, em parceria com o Instituto Favelar, e realiza ações ambientais, como o Dia de Limpeza de Praias e o Feirão do Imposto de Renda, que a entidade participa anualmente.

Grupo AYO eleva experiência do cliente com Aliança de Ouro em parceria estratégica e brindes em nova campanha

Em uma iniciativa que demonstra seu compromisso com o bem-estar e a satisfação dos clientes, o Grupo AYO, referência em saúde, anuncia uma parceria com a renomada ótica Aliança de Ouro. A união das duas marcas resulta em uma campanha de marketing imperdível, que oferece brindes exclusivos e descontos especiais para os clientes que aderirem aos planos anuais da academia.

A partir de primeiro de maio, quem adquirir um dos planos anuais da academia – Personal Free Time, AYO Treinamento ou Small Group – e realizar o pagamento com o preço cheio de tabela sem desconto adicional, receberá um óculos de sol esportivo da marca Evolution. O produto é ideal para proteger os olhos durante a prática de exercícios físicos ao ar livre, contribuindo para a segurança e o conforto dos clientes.

A oportunidade de adquirir um óculos de sol esportivo de alta qualidade e aproveitar os benefícios dos planos anuais da AYO é por tempo limitado. A campanha é válida para planos anuais de matrícula, rematrícula ou renovação, enquanto durar o estoque de brindes.

Para facilitar a experiência, as unidades AYO Fitness Club e AYO Training Gym montaram uma vitrine onde os clientes podem realizar suas matrículas e já retirar o brinde. Além disso, a campanha também oferece um voucher de desconto em produtos da loja para as marcas Zen e Arena, parceiras do Grupo AYO.

Frota de carros elétricos no Ceará cresce 179% no primeiro trimestre de 2024

A frota de carros elétricos aumentou quase três vezes no Ceará entre março de 2022 a março de
2024, segundo os dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Com isso, o Ceará alcança a
terceira maior frota de veículos elétricos no Nordeste. De acordo com o levantamento, são mais de
5200 veículos eletrificados rodando no estado, onde 72% estão registrados apenas na capital,
Fortaleza.
Os números levam em conta também os modelos híbridos, que possuem outros combustíveis além
da eletricidade para a propulsão de seus motores. A pesquisa comprova o pleno crescimento da
procura por esse tipo de automóvel, que ainda representa apenas 0,14% da frota total do estado.
Porém, condições especiais de financiamento têm mudado esse cenário rapidamente.
De olho nesse público, instituições financeiras estão fomentando o desenvolvimento sustentável e
incentivando a adesão de meios de transporte movidos a energia limpa através de linhas de crédito
exclusiva para veículos híbridos e elétricos. É o caso do Sicredi, instituição financeira cooperativa
bastante procurada para esse tipo de negócio.
“O governo tem oferecido incentivos fiscais e benefícios para a compra de carros elétricos,
tornando-os mais acessíveis e atraentes para os consumidores. As pessoas estão cada vez mais
preocupadas com a sustentabilidade e o impacto ambiental dos veículos movidos a combustíveis
fósseis, o que tem impulsionado a procura por veículos elétricos mais limpos e sustentáveis”, explica
Ana Paula Vieira, Assessora de Ciclo de Crédito da Central Sicredi Nordeste.
Para a especialista, os avanços na tecnologia dos carros elétricos, como maior autonomia, tem levado
a uma maior confiança por parte dos consumidores, estimulando o aumento nas vendas e
financiamentos desses veículos. Ela aponta ainda para a redução de custos com um veículo
eletrificado. “A longo prazo, os carros elétricos podem custar menos para manter do que os veículos
tradicionais a combustão, devido à menor manutenção e custo mais baixo de energia”, acrescenta.
Na hora de fazer a transição de modelo de veículo, o motorista tem buscado prioritariamente taxas
de juros competitivas em seus financiamentos, o que resulta em condições mais favoráveis para os
que desejam adquirir um carro elétrico. “Por ser uma instituição financeira cooperativa, o Sicredi
pode ter processos de análise de crédito mais flexíveis e acessíveis, facilitando a obtenção de
financiamento para a compra de um carro elétrico”, garante Ana Paula Vieira.
Símbolos de consumo consciente, os carros elétricos oferecem benefícios significativos, incluindo
zero emissões de poluentes, menor dependência de combustíveis fósseis, custos operacionais mais
baixos devido à menor manutenção e energia mais barata, além de um desempenho suave e
silencioso. Incentivos fiscais e tecnologia avançada também tornam sua adoção mais atraente. Esses
fatores combinados têm se tornado uma escolha sustentável e econômica cada vez mais para muitos
consumidores cearenses.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus
associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que
valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do
negócio. Com foco no desenvolvimento regional, a Central atende, suporta e apoia as cooperativas
filiadas nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas,
Sergipe e Bahia. Com mais de 2.700 agências em todo o país, o Sicredi está presente fisicamente em
todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções
financeiras e não financeiras.
Joel Cavalcanti
Analista de Comunicação – Pauta Comunicação

II Congresso Gestão Jurídica do Nordeste terá palestra sobre Comunicação Jurídica com Natália Dias

O II Congresso Gestão Jurídica do Nordeste, que acontecerá entre os dias 19 a 21 de junho, em Fortaleza, terá uma palestra com Natália Dias sobre “Soft skills com foco em comunicação jurídica”. O momento, que acontecerá no teatro do Shopping Riomar Fortaleza, promete ser um ponto alto do evento, reunindo profissionais do direito e entusiastas da área para um bate-papo enriquecedor sobre as habilidades interpessoais essenciais para o sucesso na advocacia.

Natália Dias é uma profissional com vasta experiência em comunicação jurídica. Ela é Founding Partner e anfitriã do podcast “Manda pro Jurídico”. Além disso, Natália compartilha conhecimento como professora e palestrante.

Na palestra, Natália Dias abordará a importância da comunicação para os profissionais jurídicos. Ela falará sobre as principais habilidades que um advogado precisa ter para se comunicar de forma eficaz com seus clientes, colegas de trabalho e juízes. A palestrante também dará dicas práticas de como melhorar a comunicação jurídica no dia a dia.

“O tema da palestra é de grande relevância para os profissionais. A comunicação é uma habilidade essencial para o sucesso na carreira jurídica, e os advogados que dominam essa habilidade são mais propensos a alcançar seus objetivos”, explica Camila Tabatinga, organizadora do Congresso.

Sobre o Congresso de Gestão Jurídica do Nordeste

A segunda edição do Congresso de Gestão Jurídica do Nordeste, promovido pela empresa especializada em Consultoria e Eventos Jurídicos – Lawe, será realizada entre os dias 19 a 21 de junho no Teatro do Shopping RioMar Fortaleza. Mais informações podem ser adquiridas no https://www.gestaojuridicanordeste.com.br/.

Falência: 5 coisas que podem salvar a sua empresa


Segundo o Serasa Experian, apenas em fevereiro deste ano, cerca de 80 empresas faliram no Brasil e outras 169 entraram com pedidos de recuperação judicial durante o mesmo período. Esse “boom” de falências chama a atenção para alguns pontos muito importantes em comum que geram efeitos negativos nas empresas e que, atualmente, têm se tornado cada vez mais comuns, explica o advogado, especialista em direito empresarial, Sérvio Vieira.

Esse aumento das falências e recuperações judiciais de empresas tem muita relação, claro, com a economia do país, mas mais que isso, ela diz respeito à forma como as empresas lidam com esse fator negativo. Alguns erros que anteriormente geravam um pequeno impacto, agora passaram a causar um grande impacto”, explica.

Qual a diferença entre a falência e a recuperação judicial?

A falência é o estágio final do “fim” de uma empresa. Ela envolve a liquidação de ativos para pagar credores e o encerramento das atividades do negócio.

Por outro lado, a recuperação judicial é um processo legal que permite à empresa em dificuldades financeiras graves reorganizar suas dívidas e continuar operando sob supervisão judicial. É um mecanismo que ajuda a evitar a falência. 

5 dicas que ajudam a evitar a falência de empresas:

01 – Gestão Financeira: “Mantenha um controle rigoroso das finanças da empresa, monitorando o fluxo de caixa, reduzindo custos e buscando fontes de financiamento. Uma boa gestão financeira ajuda não só a prevenir desequilíbrios, mas a identificá-los com antecedência para tomar medidas”, explica Sérgio Vieira.

02 – Diversificação: “Evite depender de um único cliente ou mercado, diversifique a sua base de clientes e busque expandir seu negócio para novos segmentos ou regiões”.

03 – Inovação e Adaptação: “Esteja sempre atento às mudanças no mercado e às novas tecnologias, se manter relevante e competitivo pode fazer a diferença em momentos de crise, trazendo a credibilidade da marca, mesmo com as dificuldades financeiras”.

04 – Investimentos: “Priorize sempre a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e ofereça um atendimento excepcional ao cliente. Isso constrói uma reputação sólida e fideliza clientes, o que gera um suporte a mais durante momentos de dificuldades”.

05 – Recuperação Judicial: “Sim, a recuperação judicial é um caminho viável de impedir a falência da empresa, para isso, busque um advogado empresarial com experiência nesse tipo de processo para realizar os trâmites necessários e conseguir o suporte legal para a recuperação da empresa”, explica Sérgio Vieira.

Sobre Sérgio Vieira

Sergio Rodrigo Russo Vieira, nascido em São Paulo em junho de 1983 conclui o curso de Direito em 2006 na Universidade Salvador, formou sua carreira em um dos maiores escritórios de advocacia do país, possui experiência em direito empresarial, causas complexas e de alto valor agregado.