Turatti conquista nove medalhas na Copa Sul Americana de Cerveja 2024

A cervejaria cearense recebeu duas medalhas de ouro, duas de prata e cinco de bronze na competição que teve jurados internacionais

Turatti, a renomada cervejaria cearense, brilhou na 2ª Copa Sul Americana de Cerveja 2024, sediada em Bento Gonçalves, RS, durante a feira da Envase Brasil. Na competição, 957 amostras foram julgadas por juízes de quatro países e de diversas regiões do Brasil. A cervejaria, juntamente com a 5 Elementos que faz parte do Grupo Turatti conquistaram um total de nove medalhas, sendo elas: 

Duas medalhas de ouro 

Turatti – Latte Macchiato – Sweet Stout ou Cream Stout

Turatti – Feitiçaria Noturna – Field Beer

Duas medalhas de prata

5 Elementos – Coffee & Pancake Brunch Stout – Herb and Spice Beer

Noite Apimentada – Chili Pepper Beer

E para completar a coleção de honrarias, foram mais cinco medalhas de bronze, evidenciando a versatilidade e qualidade da Turatti:

Turatti – Lagoa Gose Goiaba – Comteporary Style Gose

Turatti sertão Espresso – Coffee Beer

5 Elementos – Reserve 2024- Specialty Beer

5 Elementos – Davi e Golias – American Style Pale Ale

5 Elementos – Guava Cheesecake – Experimental Beer

No evento, que atraiu os olhares atentos de todo o mercado sul-americano de cervejas, o CEO do grupo, Lissandro Turatti, expressou sua imensa felicidade com mais uma premiação. “Estamos muito felizes por mais essa conquista e reconhecimento internacional. Este ano conquistamos o título de melhor cervejaria do Ceará e temos a certeza que estamos trilhando um caminho de excelência e inovação no universo cervejeiro”, salienta.

Já o sommelier da casa, Felipe Costa, enalteceu a qualidade e a constante inovação das cervejas da marca. “Na Turatti, buscamos sempre elevar o padrão de qualidade e surpreender com nossas criações. É gratificante ver nosso trabalho reconhecido e premiado. Estamos comprometidos com a inovação e aprimoramento contínuo, proporcionando experiências sensoriais únicas aos nossos consumidores”, pontua. 

Shopping Parangaba lança campanha de Dia das Mães

Com R$350 reais em compras o cliente ganha uma Bolsa  Brizza Arezzo

Com o tema, Mãe sempre Amiga, esse ano o Shopping Parangaba realiza uma promoção de “Compre e ganhe” em comemoração ao dia Dia das Mães. De 30 de abril a 12 de maio, com R$350,00 em compras, o cliente ganha uma elegante Bolsa Brizza Arezzo. As trocas acontecem no posto dedicado à campanha no Piso L1, próximo à Pague Menos.

A ida ao shopping para escolher o presente é uma forma de demonstrar carinho e dedicação por todo o amor recebido, é o que expressa a gerente de Marketing do Shopping Parangaba, Cristina Oliveira: “Neste Dia das Mães, é crucial reconhecer e honrar o papel fundamental que as mães desempenham em nossas vidas. O presente é uma oportunidade de valorizar a presença e o cuidado materno”, declara.

Campanha

Com um tom leve e inspirador, a ação da ALLOS – mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina – visa celebrar o espaço de convivência dos shoppings de todo o Brasil com atrativos para as mães com a perspectiva de “mãe tá sempre com a gente”.  

“O Dia das Mães é um momento único de celebração e reconhecimento do amor incondicional que nossas mães nos proporcionam. Na ALLOS, buscamos não apenas oferecer um espaço para compras, mas também um ambiente onde os laços familiares são fortalecidos e onde cada visita se transforma em uma experiência. Este ano, nossa campanha apresenta três abordagens que trazem a essência da relação entre mãe e filho, mostrando que as mães estão sempre presente em nossas vidas” destaca a diretora de Marketing da ALLOS, Ana Paula Niemeyer.  

Serviço

Promoção Dia das Mães Shopping Parangaba

De 30/04 a 12/05 (ou enquanto durarem os estoques)Trocas: Piso L1, próximo à Pague Menos.

Expo CIEE 2024 terá edição tecnológica e foco na Geração Z

Após quatro edições em formato totalmente online, a Expo CIEE, maior feira de empregabilidade jovem da América Latina, volta ao formato presencial em São Paulo, com transmissão nacional, e de casa nova. Realizada nos últimos anos na Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera, a edição deste ano pretende reunir mais de 60 mil jovens e adolescentes no Pavilhão Amarelo, do Expo Center Norte, entre os dias 12, 13 e 14 de setembro.

Focado na Geração Z, o evento, a partir deste ano, será coordenado por Ligia Moraes. A executiva acumula passagens pelo São Paulo Turismo, ARM PRO e PromoAção Eventos, e tem como missão trazer novos parceiros para a volta ao presencial da nova Expo CIEE.

Para isso, a edição deste ano unirá entretenimento, capacitação e orientação acadêmica e profissional. A construção de áreas comuns, como Vocação Profissional, Oficina de Currículo e Simulação de Entrevistas de Emprego, além do Palco Principal ficarão a cargo da Expo CIEE e poderão ser patrocinadas.

Os patrocinadores que preferirem produzir seus próprios espaços poderão optar entre cotas Master, Ouro, Prata e Bronze, além de apoios de naming rights para o estúdio de podcast, lounge de descanso e parede de escalada.

Em sua última edição, a Expo CIEE contou com 60 mil visitantes remotos, sendo 80% do público entre 14 e 21 anos de idade.

A tradicional cachaça de Viçosa do Ceará agora possui o reconhecimento de indicação geográfica do INPI.

Viçosa do Ceará, o município cearense que é conhecido por ser a capital cearense da cachaça, recebeu no dia 24 de abril de 2024 a aprovação de Indicação Geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, na espécie de Indicação de Procedência (IP), esta é a 123º IG registrada pelo instituto. O selo que atesta o impacto histórico, a qualidade e confiabilidade do produto, trará mais visibilidade e um reconhecimento ainda maior ao município, e consequentemente maximizará a sua produção e o turismo gerado em torno da atividade.

O reconhecimento da Indicação Geográfica serve também para validar o município de Viçosa do Ceará como um produtor de excelência que entrega um produto de qualidades únicas e que proporcionam ao consumidor uma rica experiência. São usados vários critérios técnicos para avaliar o processo produtivo para que se receba a certificação, confirmando que a localidade territorial é referência a nível nacional e internacional, agregando valor ao produto.

Até chegar ao tão sonhado reconhecimento os produtores passaram por diversas etapas assessoradas pelo Sebrae, iniciando com a formalização de uma associação, desenvolvimento de cadernos técnicos com delimitação geográfica, descrição do produto e da matéria-prima, controles de produção, garantindo assim a procedência do produto, dentre outros.

De acordo as informações de materiais históricos o processo de produção da cachaça no Ceará em Viçosa começou por volta século XVII, e com ao passar dos anos o município cearense se tornou referência na produção de alta qualidade, e por volta dos anos 1800 já se produzia a cachaça de alambique, envelhecida em tonéis de madeiras nobres.

O contato direto da cachaça com a madeira proporcionaria um aroma e sabor particular ao produto, além de que o processo de envelhecimento da cachaça nos tonéis reduz de forma lenta e continuada o teor alcoólico da bebida. As técnicas e tradições que foram passadas de pai para filho sobre a produção da cachaça são a riqueza cultural do município e a fonte de renda para muitas famílias até os dias atuais, não é à toa que Viçosa do Ceará é a terra da cachaça boa.

Falando em cachaça boa, acontece de 30 de maio de 2024 até 01 de junho de 2024 o Festival Viçosa, Mel e Cachaça, o evento que tem por motivações principais celebrar e enaltecer a cultura local, destacar a tradição no preparo das cachaças de alambique, a valorização do mel e de todos os produtos derivados da cana-de-açúcar.

O festival, que é realizado pela Prefeitura de Viçosa do Ceará juntamente com o Sebrae e a Artfully, contará com atrações musicais de grandes nomes nacionais, dentre os já confirmados, Jorge Aragão e Diogo Nogueira. O município, que é a capital da cachaça no estado cearense, está preparando uma programação completa com Feiras de Mel e Cachaça, Feiras de Maquinários e Implementos, Espaços Gastronômicos, entre outras atrações.

Sesc inaugura Museu Mestra Ana da Rabeca em Umari

O Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc, inaugurou, no último sábado, 27, o Museu Mestra Ana da Rabeca, em Umari (CE), o primeiro museu orgânico a homenagear o ciclo instrumental popular do Nordeste brasileiro. Situado no Sítio Baixio dos Gaviões, o espaço é dedicado a narrar a história da Mestra Ana Soares de Sá Oliveira, a única mulher rabequeira do Ceará.

De acordo com Alemberg Quindins, gerente de cultura do Sesc Ceará, a inauguração do 17º museu orgânico é um marco significativo, pois surge em uma área rural, com suas peças e valores vindos do próprio território cultural. “É de extrema relevância para a preservação e o enriquecimento da herança cultural para as futuras gerações. Dona Ana da Rabeca, reconhecida como Mestra Tesouro Vivo do Ceará, desempenha um papel central neste contexto, trazendo a profundidade histórica da rabeca na cultura do Nordeste e do Ceará”, explica.    

Para Sabrina Veras, diretora de programação social do Sesc Ceará, a inauguração do museu consolida o processo contínuo de ampliação dos museus no Estado, buscando em cada recanto mestres da cultura tradicional para preservá-la para as futuras gerações. “Um grande diferencial desse museu é que ele traz consigo a Escola de Música da Dona Ana da Rabeca. O Sesc, através de uma rede de desenvolvimento artístico, veio fomentar e fortalecer a escola para a ampliação de seus alunos”, afirma.

Criada em 2019, a escola de música recebeu a certificação de Ponto de Cultura pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará em 2023. Na Escola, Ana repassa para crianças e adolescentes a sua arte e o seu saber.

Muito emocionada, Dona Ana lembrou do legado do seu pai e da influência que teve dele na sua música. “Essa é uma verdadeira homenagem a meu pai, ele é quem merece. Fico muito feliz, me faltam palavras para agradecer ao Sesc, mas sei que esse museu dará vida ao nosso município”, disse.

Museus Orgânicos
Baseados no vínculo com a história e dos lugares onde vivem e atuam os mestres de cultura popular, o projeto Museus Orgânicos nasceu com o amadurecimento da parceria com a Fundação Casa Grande, localizada na cidade de Nova Olinda, para o fortalecimento de uma rede formada por lugares de memória, sendo o Sesc um ativador desses espaços. Para que se tornem Museus Orgânicos, os projetos passam por pesquisas e estudos consistentes a respeito de cada tradição cultural, suas referências coletivas e o impacto na comunidade.

Última semana de inscrições para curso gratuito de Luteria Tradicional na Tapera das Artes

As inscrições ficarão abertas até 03 de maio, preferencialmente para alunos da rede pública de ensino.

Na vanguarda da educação musical e do empoderamento juvenil, a Escola de Luteria Tradicional da Tapera das Artes, localizada em Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza (CE), realiza uma parceria inovadora com o renomado mestre luthier Saulo Dantas Barreto, formado pelo Instituto Internacional de Luteria de Cremona, na Itália.  As inscrições ficarão abertas até 03 de maio e podem ser realizadas por meio do formulário disponível na bio do Instagram (@taperadasartes_).

O curso profissionalizante de Luteria Tradicional, com duração de quatro anos, oferece uma oportunidade única para jovens de 15 a 29 anos, preferencialmente da rede pública de ensino, e incluirá bolsas de estudo. “ Esse projeto inovador tem o potencial de mudar vidas e catalisar talentos musicais no Ceará, abrangendo desde a fabricação até a restauração e manutenção de instrumentos de cordas friccionadas”, conta Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Instituição.

Com o patrocínio da PetroReconcavo, a Tapera das Artes pôde adquirir ferramentas e materiais especializados. “Cada aluno matriculado terá seu próprio kit de trabalho, permitindo a realização das atividades pedagógicas com alto nível de profissionalismo”, explica o luthier Saulo Dantas Barreto, responsável pela Escola de Luteria Tradicional da Tapera das Artes, que traz consigo todo o conhecimento e a expertise adquiridos em Cremona, berço da construção de instrumentos musicais de corda.

O projeto faz parte do programa artístico-cultural mais amplo da Tapera das Artes, via Lei Federal de Incentivo Cultural Rouanet, contando com o apoio do Ministério da Cultura. O curso terá uma carga horária total de 3.200 horas/aula ao longo de quatro anos, prometendo ser uma jornada enriquecedora e transformadora para os 14 participantes selecionados.

Sobre o artista

Saulo Dantas Barreto é um renomado luthier formado pelo Instituto Internacional de Luteria de Cremona, na Itália. Com uma carreira de trinta anos no mercado musical nacional e internacional, sua formação acadêmica está centrada na história da luteria brasileira e na pesquisa. Ele também é bacharel em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua dissertação é considerada o primeiro texto acadêmico sobre a história da luteria brasileira, especialmente focada nos instrumentos do quarteto clássico (violino, viola e violoncelo). Barreto é reconhecido como pioneiro no Sistema 72, um método de construção de instrumentos usado por importantes luthiers dos séculos XVII, XVIII e XIX, como Amati, Stradivarius e Cerutti.

Sobre a Tapera das Artes

Celebrando 41 anos de existência em 2024, a instituição Tapera das Artes transcende seu papel tradicional de escola. Emerge como um verdadeiro centro de aprendizado contínuo, onde a música não é apenas uma disciplina, mas uma ferramenta essencial na construção da cidadania e no fortalecimento da autoconfiança dos jovens.  Localizada em Aquiraz, a Tapera das Artes se destaca por sua diversidade, oferecendo 14 diferentes oficinas musicais em sua grade curricular, beneficiando aproximadamente 1.500 alunos, a maioria proveniente de famílias de baixa renda e escolas públicas da região.

Serviço:

Curso profissional gratuito de Luteria
Inscrição: até 03 de maio

Link de inscrição: https://forms.gle/Euvh935ck97N7sHX7

informações: (85) 98921.0943 ou no Instagram da Tapera das Artes (@taperadasartes_).

Homenagem ao Choro teve programação especial em Fortaleza durante três dias

O Conjunto Época de Ouro encerrou a série de shows em homenagem ao ritmo brasileiro

O Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, foi celebrado por músicos e fãs com shows gratuitos, durante três dias, na capital cearense. Organizada pelo Instituto Cultural Iracema (ICI) e pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), a festa fez parte do Festival Celebra Fortaleza, iniciativa que promove atividades culturais em alusão aos 298 anos da cidade e reuniu talentos do gênero musical tão amado pelos brasileiros.

A programação especial foi realizada em vários pontos da cidade, iniciando na sexta-feira (26), com apresentações de Luiz José e convidados especiais no Mercado dos Pinhões. No  sábado (27) e domingo (28), o Largo da Feirinha da Beira-Mar também virou palco do estilo musical.

No sábado (27), a Roda de Choro Iracema, composta por Pablo Fagundes, Marco Poingt, Tauí Castro e Carlinhos Patriolino, cativou a plateia com clássicos e muito talento. Ao final do evento, Samuel Rocha e o Choro de Varanda trouxeram um encerramento memorável, deixando todos com um gostinho de quero mais. Falando sobre a importância do Choro e da iniciativa, o músico Tauí Castro destacou: “o Choro é parte fundamental da nossa cultura brasileira e é vital preservar e promover essa tradição. Eventos como este são essenciais para manter viva nossa herança musical”.

“É gratificante ver o apoio do poder público a eventos culturais como este. Isso mostra reconhecimento, incentiva o talento local e a construção de uma sociedade mais rica e diversa”, frisou o músico Carlinhos Patriolino.

O encerramento do evento, no domingo (28/04), foi marcado pela apresentação do grupo de Choro da Escola Pública de Música de Fortaleza e pelo show do Conjunto Época de Ouro, que emocionou o público com sua interpretação singular do ritmo brasileiro.

David Calandrine, assessor da Escola Pública de Música de Fortaleza da Vila das Artes, ressaltou a importância da participação dos estudantes da instituição no evento. “É uma oportunidade única para os nossos alunos vivenciarem a atmosfera de um evento profissional, além de valorizar e perpetuar a tradição do choro em nossa região. Isso mostra reconhecimento, incentiva o talento local e valoriza a construção de uma sociedade diversa”, enfatizou David.

“Que show maravilhoso. Foi incrível ver músicos tão talentosos reunidos para celebrar o Choro. A energia estava contagiante, moro há 25 anos na Inglaterra e matar a saudade da terrinha ao lado da família com essa programação gratuita, pertinho do mar, foi bom demais”, disse Creusa Tompson.

Festival Celebra Fortaleza

Iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), para celebrar os 298 anos de Fortaleza.

Carmed estreia parceria com Madonna em estratégia para reconhecimento internacional e aproximação do público 40+

A marca Carmed, líder de vendas em hidratante labial no país, anuncia o lançamento de uma edição única e colecionável de Carmed Madonna, produto desenvolvido especialmente para o maior show dos 40 anos de carreira do principal fenômeno transgeracional da música pop do mundo, nas areias da Praia de Copacabana, no próximo dia 4 de maio. O Carmed Madonna terá aroma de cereja e embalagem temática inspirada no estilo pop e vanguardista da cantora.

Serão cerca de 25 mil unidades da linha especial e colecionável disponíveis em ativações diversas – em farmácias selecionadas de Copacabana, alguns voos da Azul com destino ao Rio de Janeiro, ônibus da viação 1001, também com destino à cidade maravilhosa, além de três hotéis da Rede Ibis em Copacabana e entorno. A marca também terá promotores distribuindo Carmed Madonna em locais estratégicos do bairro.

A ação tem como foco ampliar o reconhecimento internacional da marca, além de aproximar o Carmed do público 40+, faixa etária principal dos fãs da artista.

“A parceria com a Madonna é o primeiro passo para iniciarmos o processo de reconhecimento internacional da Cimed por meio do hidratante labial Carmed, que é hoje a nossa marca mais pop e fun, que nos permite transitar em diferentes segmentos e brincar com parcerias e narrativas diversas. Com essa parceria, o objetivo é nos aproximarmos do público internacional, considerando que se trata de uma artista que transita por diversas gerações, além de ser reconhecida no mundo inteiro, com uma carreira brilhante de 40 anos. Era exatamente a conexão que precisávamos para mostrar a nossa marca para o mundo”, conta João Adibe Marques, presidente da Cimed.

O sucesso do Carmed começou com a collab das balas Fini, em maio de 2023. Depois, outras parcerias de sucesso mantiveram a marca nas trends do TikTok e Instagram, com a versão “Carmed BFF”, com Larissa Manoela e Maisa, Barbie e Burguer King. Todas essas movimentações transformaram a categoria de hidratante labial, que cresceu mais de 90% no Brasil. O fenômeno Carmed teve faturamento de R$ 400 milhões em 2023, cerca de 2000% a mais do que em 2022.

Sobre a CIMED

A Cimed é a 3ª maior indústria farmacêutica do país em volume de vendas, com 46 anos de história, e um dos poucos grupos que permanece totalmente brasileiro e independente até hoje. São mais de 600 produtos no catálogo e uma distribuição nacional para mais de 80 mil pontos de vendas atendidos diretamente, marcando presença em mais de 98% das farmácias brasileiras. Além disso, a Cimed é líder em segmentos de produtos como antigripais, vitaminas e medicamentos isentos de prescrição médica (MIP). Com sede administrativa em São Paulo, a empresa tem mais de 5 mil colaboradores em todo o país. Seu complexo fabril está localizado em Pouso Alegre (MG), e o centro de distribuição central e a gráfica da companhia em São Sebastião da Bela Vista (MG), além de contar com mais de 26 centros de distribuição espalhados pelo país. Atualmente, a empresa é uma das maiores apoiadoras do esporte nacional, com um longo histórico na área, patrocinando a Seleção Brasileira de Futebol e o Cruzeiro.

Circo Americano se despede de Fortaleza com ingressos promocionais 

Depois de uma temporada de sucesso absoluto em Fortaleza, o público cearense se despede do Circo Americano. Foram quatro meses de emoção e adrenalina pura para milhares de pessoas, que transformaram alegria em significados especiais. As famílias aplaudiram de pé as diversas atrações de artistas de várias partes do mundo, com números que tiraram o fôlego e se tornaram inesquecíveis. 

Para Iza Coutinho, ir ao Circo Americano foi uma experiência incrível. “Minha filha me presenteou com o ingresso e vivemos uma experiência em família. Já não recordava mais como era ir a um espetáculo como esse, já que a última vez que havia ido a um circo foi quando eu ainda era uma criança. Além de recordar essa emoção, foi muito especial ver meu neto ir pela primeira vez e ver o brilho nos olhos dele em cada atração. Sem dúvida, esse momento vai ficar pra sempre em meu coração”, contou Iza. 

“Fortaleza é uma cidade indescritível! Nós nos sentimos completamente em casa. O público abraça, se emociona e celebra junto. Está sendo uma temporada incrível e, com certeza, ficará em nossos corações”, diz Bryan Stevanovich, diretor de Marketing do Circo Americano.

A temporada em Fortaleza encerra nas primeiras semanas de maio e os ingressos custam o valor promocional  de R$25,00 para todas as idades, através do site www.circoamericano.com.br. E, para quem optar pela compra presencial, os ingressos também podem ser adquiridos sem taxa na bilheteria do Circo. 

Circo Americano 

Em turnê pela América Latina desde 2021, o Circo Americano traz para o Brasil uma proposta inovadora que une música, dança, teatro, manobras radicais e diversos efeitos especiais, tudo dentro de uma tenda de alto padrão que conta com ar-condicionado e equipamentos de última geração para proporcionar ao público o máximo de conforto para a imersão no mundo de fantasia. Compõem a estrutura cerca de 800 toneladas de equipamentos, 40 carretas para transporte e 200 profissionais envolvidos, entre artistas, técnicos, diretores, profissionais de montagem e outros colaboradores. 

O Circo Americano – projeto que tem origem na França, Estados Unidos e Brasil – destaca-se por ser um dos mais novos e modernos circos da atualidade e faz parte de um grupo composto por outros cinco grandes circos em turnê pela América Latina. Hoje, na 6ª geração, o grupo tem como propósito manter viva a magia e a cultura do circo ao redor do mundo.

Serviço 

Últimos dias de espetáculo do Circo Americano 

• Programação: 

Segunda a Sexta-feira – 20h30. 

Sábado, Domingo e feriados – com sessões às 16h, 18h e 20h30. 

• Espetáculo com 2h de duração e 15 minutos de intervalo. 

• Classificação indicativa: Livre. 

Ingressos disponíveis em www.circoamericano.com.br ou na bilheteria presencial sem taxa. Todas as informações estão disponíveis no Instagram @circoamericanooficial ou no site.

Aumento nas pesquisas sobre dores de cabeça levanta alerta para cuidados e prevenção

Nos últimos meses, o Google Trends revelou um aumento significativo nas buscas relacionadas a métodos para aliviar dores de cabeça. Este aumento, que chamou a atenção de especialistas da área da saúde, indica uma preocupação crescente da população em lidar com esse incômodo tão comum. Segundo dados da revista científica The Journal of Headache and Pain, a dor de cabeça afeta pelo menos 52% da população mundial em algum momento do ano, sendo uma das queixas mais frequentes nos consultórios médicos.

A dor de cabeça, ou cefaleia, é uma condição multifacetada que pode ser desencadeada por uma variedade de fatores, desde estresse até hábitos alimentares. Entre os gatilhos mais comuns estão o estresse, temperaturas extremas, falta de sono adequado, problemas de postura, sedentarismo e o consumo de certos alimentos, como chocolate, café, embutidos e o exagero no consumo de bebidas alcoólicas. Até mesmo a correção inadequada da visão pode contribuir para o surgimento das dores.

Segundo Lucas Ito, clínico geral da instituição católica Cruz da Vida, é importante não ignorar qualquer desconforto contínuo e buscar avaliação médica especializada. Ele destaca que existem aproximadamente 150 tipos diferentes de dor de cabeça, afetando entre 10% e 20% da população brasileira.

“Muitas vezes, as dores de cabeça podem ser sintomas de condições subjacentes mais sérias, como enxaquecas crônicas ou problemas de saúde mais graves”, alerta Lucas Ito. Além dos tratamentos convencionais, como analgésicos e relaxantes musculares, a prevenção desempenha um papel crucial na gestão das dores de cabeça. Adotar hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, prática regular de exercícios físicos, técnicas de gerenciamento de estresse e garantir uma boa qualidade de sono, podem ajudar a reduzir a frequência e intensidade das dores.