Médico oftalmologista orienta sobre os cuidados com os olhos na prática esportiva

A prática de esportes se tornou um dos principais vetores para uma vida mais saudável. Entre os benefícios estão a redução do estresse e dos sintomas de ansiedade e depressão, melhoria na qualidade do sono e da aprendizagem, e prevenção e diminuição da mortalidade por doenças crônicas. Porém, apesar dos pontos positivos, também é preciso cautela com outros aspectos do corpo, incluindo a visão.

Para o médico oftalmologista, Dr Giuliano Veras, existem diversos pontos de atenção que podem ser destacados para que a prática não prejudique a visão. Entre os principais cuidados estão evitar o uso de óculos de grau tradicionais, de modo a prevenir acidentes; proteger os olhos da radiação solar,  em atividades ao ar livre; evitar tocar nos olhos com as mãos sujas, para evitar infecção, além de cuidados com possíveis impactos.

“Tomando como rotina esses pontos no dia a dia, a prática de esportes pode dar mais segurança e o resultado esperado, fazendo bem ao corpo, sem prejuízos à visão. Além disso, é preciso destacar que, quando diante de qualquer problema, um médico deve ser consultado”, afirma Giuliano. 

Com Falcão como garoto-propaganda, Acesu promove evento para lançar campanha Cearensidade

A Associação Cearense de Supermercados (Acesu) reuniu empresários, proprietários de empresas supermercadistas, representantes de redes associadas e fornecedores de grandes marcas nacionais, em evento exclusivo, para promover o lançamento da nova campanha da entidade em uma noite especial no Vasto Restaurante.

Intitulada “Cearensidade”, a campanha é uma celebração do orgulho cearense e traz o humorista Falcão como garoto-propaganda. “Uma noite para exaltar a nossa gente, uma oportunidade de mostrar que somos fortes, aguerridos e muito trabalhadores. A campanha já é um sucesso, só pelo lançamento já percebemos que foi muito bem aceita. A Acesu pensa em todos os públicos, olhamos para todos da mesma forma, queremos o setor em constante crescimento e com ações assim atingimos todas as camadas sociais, de forma simples e direta”, explica Janaína Oliveira, diretora de Marketing e Relacionamento da Acesu e proprietária do Baratão Curió.

Ao som da banda Forró TBT, que trouxe o melhor da música regional ao evento, a apresentação da campanha proporcionou aos convidados uma imersão na riqueza cultural cearense. O compromisso com a comunidade e o apoio aos supermercados de bairro foram temas centrais das discussões, destacando a importância vital desses estabelecimentos na economia local e no tecido social de todo o Estado.

Para Nidovando Pinheiro, presidente da Acesu e proprietário do Nidobox Supermercados, a ação é essencial para aproximar empresas e clientes. “Queremos construir algo grande, o varejo do Ceará é muito forte, o regional também, então o intuito é unir forças e estar bem mais próximo dos fornecedores e do público em geral. A campanha nasce com essa missão, de ser um elo que una todos os envolvidos. Em breve estaremos também inaugurando a nova sede, que foi uma das grandes motivações da Cearensidade. Estamos orgulhosos de estar escrevendo esse capítulo tão importante para a história da associação”, ressalta o presidente.

A Cearensidade ganhará as ruas de Fortaleza a partir de 15 de maio com mensagens regionalistas e fomento às compras nos próprios bairros. “Exaltar a nossa “cearensidade” é a melhor forma de fortalecer essas relações e o varejo do Estado”, explica Murilo Tavares, 1º vice-presidente da entidade e presidente da Rede Uniforça. Para Irlândia Pinheiro, 2ª vice-presidente da Acesu e proprietária do Anali Supermercado “a campanha está linda, quero parabenizar a todos, nós somos vitrines da indústria, dos distribuidores, é importante para fazer os clientes entenderem que comprar nos supermercados de bairro também é bacana”, garante

A campanha

Pensada ainda em 2023 e projetada a partir de janeiro de 2024, a campanha, assinada pela jornalista Mari Nascimento, sócia-diretora da agência FeMMari Comunicação Infinita, é um movimento para fortalecer os laços entre os cearenses, valorizar a identidade local e impulsionar o crescimento econômico de forma inclusiva e sustentável. “Idealizamos evocar o espírito do nosso povo, enaltecendo raízes e tradições. Esse regionalismo nos torna únicos, é a nossa identidade, a nossa cara, então a Cearensidade tem esse viés, de preservar o comércio local, as conexões comunitárias, a importância de estimular àqueles que sempre estiveram ao nosso lado. Cabe todo o Ceará nessa campanha”, detalha Mari.

Crédito da imagem: Jefferson Javilaski

Fortal confirma mudança de local e anuncia nova campanha; detalhes serão divulgados na próxima semana

Viva o novo! É com esse lema que o Fortal, um dos principais festivais de música do país, dita o tom da nova campanha que vai endossar a sua grande novidade para a edição de 2024. A Cidade Fortal, megaestrutura montada especialmente para comportar a maratona de atrações do evento desde 2005 no Bairro Manoel Dias Branco, será erguida em outra região da capital cearense. 

Os detalhes do projeto da nova Cidade Fortal serão apresentados em coletiva de imprensa na próxima quarta-feira (24), onde também serão divulgadas as atrações da festa que acontece de 18 a 21  de julho. Enquanto isso, o festival se conecta com o público com uma campanha assinada pela agência Ponto Inicial que vai ganhar as ruas de Fortaleza e as telas de todo o país com o objetivo de reforçar a expectativa para esse momento. 

“Essa é a terceira vez que o local de realização do Fortal se reinventa para aprimorar ainda mais a experiência do público que abraça a energia e o conceito desse evento que atravessa gerações e está há mais de 30 anos sendo referência no entretenimento do país. Marcamos história na Beira Mar e construímos uma trajetória inovadora com a Cidade Fortal, então, podem esperar que novidades das boas por aí”, destaca Pedro Coelho Neto, diretor do evento.

Moura Dubeux lança Festival Beach Class e anuncia resultados do 1º trimestre

Campanha foi lançada em evento para corretores e parceiros, em Fortaleza

A Moura Dubeux anunciou, na quinta-feira, 18, às 08 horas, os resultados do primeiro trimestre de 2024 no Ceará e lançou o Festival Beach Class, que visa ampliar a ótima adesão do público à linha que agrega comodidade, lazer e serviços – além de servir como opção para moradia flexível. Na ocasião, a incorporadora anunciou as imobiliárias e corretores vencedores do seu ranking de vendas no Ceará no primeiro trimestre. A Lopes Immobilis foi a vencedora do ranking de vendas.

O evento teve ainda uma palestra com o economista e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Ecio Costa, sobre a economia do setor imobiliário. Em uma análise voltada ao mercado do Nordeste, ele ressaltou as tendências para 2024.

Festival Beach Class

O Festival Beach Class põe os holofotes em uma das linhas mais consolidadas do portfólio da Moura Dubeux. A incorporadora já lançou cinco empreendimentos do segmento no Estado: Fortaleza, Unique, Meireles, Porto das Dunas e Cumbuco – e prepara os últimos ajustes para a próxima empreitada, o Beach Class Iracema.

A linha Beach Class entende as transformações pelas quais o mercado imobiliário passou nos últimos anos, agregando serviços e lazer para trazer praticidade aos clientes, servindo ainda como fonte de renda, locando-o por temporadas e usufruindo quando desejarem.

“O mercado cearense recebeu de braços abertos todos os nossos empreendimentos do segmento e queremos reforçar nosso posicionamento para fortalecer a linha Beach Class. O cenário econômico estimula a aposta no setor imobiliário como investimento e essa é uma das melhores opções de custo-benefício, além de agregar ao cliente a qualidade já conhecida da incorporadora”, destaca a diretora Comercial, Marketing e CX, Eduarda Dubeux.

Primeiro tri

A Moura Dubeux lançou três projetos no primeiro trimestre de 2024, totalizando VGV líquido (valor geral de vendas) de R$ 347 milhões e vendas totais de R$ 372 milhões. No Ceará, os números gerais (incluindo lançamentos e imóveis já lançados anteriormente) registraram VGV de R$ 164 milhões e 366 unidades comercializadas.

Sobre a Moura Dubeux

A Moura Dubeux é líder de mercado na Região Nordeste, atuando há 40 anos de maneira destacada no segmento de edifícios de luxo e alto padrão. Tem forte presença, ainda, no segmento do mercado imobiliário composto por flats, hotéis e resorts (“segunda residência”), voltado aos consumidores de alto padrão. Tendo iniciado suas atividades em Pernambuco, a empresa atua também nos estados de Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Sergipe. No Ceará, a Moura Dubeux já atua há 16 anos no estado e entregou mais de 23 empreendimentos. No momento, conta com oito canteiros de obras em execução simultâneas.

Saiba mais em:

https://www.instagram.com/mouradubeux_oficial/
https://www.linkedin.com/company/mouradubeux/
https://www.youtube.com/user/mouradubeuxtv
https://www.facebook.com/mouradubeuxoficial
OAB-CE realiza solenidade de instalação da Câmara de Mediação e Conciliação

No próximo dia 24 de abril (quarta-feira), às 17h30, a Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB-CE realiza a instalação oficial da Câmara de Mediação e Conciliação da instituição. O evento simboliza um passo importante para a garantia do acesso à Justiça, através da consensualidade, criando espaços de diálogo e fortalecendo conexões estratégicas em prol dos meios adequados de solução de conflitos.

“Estamos comprometidos em oferecer alternativas eficientes e acessíveis para a resolução de conflitos, contribuindo assim para a pacificação social e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito”, explica a presidente da Comissão de Mediação e Conciliação da OAB-CE, Adhara Camilo.

A solenidade contará com a presença de autoridades, membros da advocacia, representantes de instituições parceiras e demais interessados na promoção da cultura da pacificação social.

Atuação da OAB-CE na mediação de conflitos

O Ordem demonstrou seu compromisso com a promoção da cultura de paz e a resolução consensual de conflitos ao assinar, em novembro de 2023, um Termo de Cooperação Técnica com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e o Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (CEMGEC).
Por meio da Comissão Especial de Mediação e Conciliação, a OAB-CE visa fortalecer iniciativas positivas de mediação, buscando uma sociedade mais justa, harmônica e pacífica. Este acordo estabelece ações conjuntas, incluindo cursos, seminários e palestras educativas e preventivas, que abordam temáticas relevantes para a construção de uma cultura de paz em benefício de todos os cidadãos.

SERVIÇO
OAB-CE realiza solenidade de instalação da Câmara de Mediação e Conciliação
Data: 24 de abril (quarta-feira)
Horário: 17h30
Local: Sede da OAB-CE /  Avenida Washington Soares, 800

Centec participa de planejamento estratégico para qualificação profissional do Programa Ceará Sem Fome

Na manhã desta quinta-feira, 18, o diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, juntamente com a pedagoga da Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação (DETI), Fabíola Damasceno, e o coordenador do programa Qualificar Mais, Allan Kardec, estiveram reunidos com os representantes das instituições que compõem o eixo de qualificação profissional do Programa Ceará Sem Fome: IFCE, SET e SPS, no gabinete da primeira dama do estado, Lia Freitas, para traçar o planejamento estratégico-pedagógico das ações de qualificação profissional do programa.

A proposta abrange 28 turmas de cursos profissionalizantes geridos pela Secretaria do Trabalho (SET) e outras 50 turmas geridas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitece), coordenadas pelo Instituto Centec. A iniciativa visa promover a capacitação profissional, inserção no mercado de trabalho, geração de renda e empreendedorismo. 

No planejamento, os cursos que serão ofertados ao Programa Ceará Sem Fome têm previsão para iniciarem no segundo semestre.

Giga Mall apresenta programação cultural para toda a família de 19 a 21 de abril

O Giga Mall anuncia sua programação cultural para os dias 19 a 21 de abril. Com uma variedade de eventos, que vão desde covers e tributos até espetáculos teatrais e humor cearense e oferece entretenimento para todos os públicos.

Confira abaixo a programação completa: 

Happy Hour Giga – Edição Tributos

Dia: 19 de abril (sexta-feira)

Banda Black CE (Tributo Tim Maia)

Horário: 17h às 19h

Local: Praça de alimentação I – Piso 1

Giga Humor

Dia: 18 de abril (quinta-feira)

Aurineide Camurupim e uma “ruma de amigos” – Humorista Pierrot humor e mágica

Horário: 18h às 19h

Local: Praça de alimentação I – Piso 1

Giga Diversão

Dia: 20 de abril (sábado)

Peça Teatral: Moana e o segredo do oceano

Horário: 17h às 18h

Local: Praça de alimentação I – Piso 1

Giga Cover

21 de abril (domingo)

Banda Reite e Lívia Baral – Especial Sandy e Júnior

Horário: 11h30 às 13h30

Local: Praça de alimentação I – Piso 1

Giga Mall – Endereço: Endereço – R. José Hipólito, 264 – Messejana. Para mais informações sobre os eventos e horários, visite o site em https://www.gigamall.com.br/ ou as redes sociais @gigamallmessejana.

Cultura Pop: Shopping Parangaba realiza primeira edição do Soul Geek

Programação acontece de quinta à domingo com diversas atrações, como exposições, campeonatos e cosplayAnimando o público jovem, o Shopping Parangaba promove a primeira edição do Soul Geek. O evento é gratuito e começa nesta quinta-feira (18), seguindo até o dia 21 de abril, a partir das 10h, no Piso L1 do shopping. A programação celebra a cultura pop através de atrações para o entretenimento do público.

O evento terá um espaço no piso L1, em frente à Cagece. Na loja, criada especialmente para o Soul Geek, haverá feira temática, exposição de artes, Arena Gamer, Arena Just Dance e outras atividades.
“Os jovens têm uma identificação muito forte com elementos da cultura pop, e nosso evento é uma forma de proporcionar encontros e incentivar as expressões artísticas e culturais que envolvem esse universo”, ressalta Cristina Oliveira, gerente de Marketing do Shopping Parangaba. “O entretenimento é um dos pilares do grupo ALLOS, do qual fazemos parte, então ações como essa são fundamentais para nos conectarmos com nosso público”, completa.

A Programação será dividida ao longo dos dias, proporcionando uma experiência única a cada visita:

  • Quinta-Feira: Os visitantes poderão desfrutar do campeonato de just dance, às 18h.
  • Sexta-Feira: O campeonato de Free Fire é uma ótima oportunidade para os gamers se desafiarem.
  • Sábado: Com duas atrações, será feita a transmissão da final do CBLOL, às 11h e às 18h haverá o encontro de cosplay.
  • Domingo: O público poderá cantar e dançar com o K-POP Pocket, às 15h, e concorrer no concurso de cosplay às 18h.

A programação completa e detalhada estará disponível no site oficial do Shopping Parangaba: www.shoppingparangaba.com.br.

Clientes do Santander no Ceará terão acesso à energia limpa e renovável com economia de tarifa

O Santander Brasil oferece a correntistas de 20 estados brasileiros, entre eles Ceará, e o Distrito Federal (DF) acesso à energia limpa e renovável por meio da geração compartilhada. Esta modalidade, chamada Geração Distribuída (GD), permite que o consumidor seja responsável pela sua própria energia, com economia de custos, por meio de fazendas solares e eólicas espalhadas pelo País.

Desta forma, pequenas e médias empresas ou consumidores residenciais que, por qualquer razão, não quiserem ou não puderem instalar suas próprias placas solares, podem, a partir de hoje, aderir ao consórcio de geração distribuída da FIT Energia, coligada do Santander. Sem nenhum tipo de obra ou investimento, os interessados passarão a consumir energia, com economia em relação à tarifa da distribuidora.

O processo de adesão é gratuito, simples e 100% digital. Para participar, o cliente interessado deverá efetuar um pré-cadastro pelo site www.fitenergia.com.br/santander e anexar uma conta de luz recente e a documentação solicitada – para que a FIT verifique se há disponibilidade na região. Uma vez que o ingresso no sistema seja aprovado, o cliente passará a consumir energia limpa, renovável, com economia.

“A oferta, que contempla tanto pessoas físicas quanto pequenas e médias empresas, reforça nosso compromisso socioambiental e comprova que o Santander está empenhado em atender e beneficiar os clientes em todas as esferas”, afirma Geraldo Rodrigues Neto, diretor de Pessoa Física do Santander Brasil.

Neste primeiro momento, o serviço estará disponível para clientes de 13 estados brasileiros, atendidos por 18 distribuidoras de energia. Mas a expectativa é que até o fim do ano chegue a 20 estados e o DF, assistidos por 28 distribuidoras.

Expansão

Ao criar sua própria mesa comercializadora de energia, em 2019, o Santander tornou-se um dos líderes em volume transacionado no mercado livre entre as comercializadoras independentes, com uma atuação focada no chamado atacado, ou seja, na aquisição e venda de energia para grandes empresas. Com a FIT, que tem atuação nacional, o Banco garante a capilaridade necessária à oferta para consumidores de baixa tensão, já que o Marco Legal da Geração Distribuída (GD) prevê que a geração própria de energia ocorra na área de atuação da distribuidora local.

Nova Letra Eventos Criativos se consolida como referência em eventos culturais e esportivos no Ceará 

Com mais de 100 eventos realizados e quase 30 projetos criados, empresa possui mais de 18 anos de experiência e criou eventos consolidados como 21k Terra da Luz e Festival Mel, Chorinho e Cachaça 

Segundo o Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (Sindieventos-CE), 2024 será o ano dos eventos no Ceará. O estado deve ter um crescimento de 30% no número de eventos em 2024, se comparado com o ano anterior. Seguindo esse crescimento, a Nova Letra Eventos Criativos, empresa cearense de criação e execução de eventos esportivos, culturais e turísticos, que está há mais de 18 anos no mercado, tem se tornado referência, com festivais e corridas de rua em Fortaleza e cidades no interior do Ceará.

 A cada ano que passa o setor vem se crescendo e, em alguns casos, chegando até a ultrapassar os números pré-pandêmicos, batendo recordes de movimentação econômica, participantes, ocupação hoteleira etc. Fernando Elpídio, diretor geral da Nova Letra, percebe também que, desde a retomada, o perfil das pessoas que consomem eventos no Ceará está mudando.

“O público está bem mais exigente. Se estamos falando de um evento esportivo como a corrida de rua, por exemplo, os competidores têm uma preparação com fisioterapeuta, nutricionista, alimentação planejada, academia, personal trainer; se estamos falando de um evento cultural com uma experiência turística diferenciada, o público leva em consideração pontos fundamentais do evento como a estrutura, o serviço de gastronomia, as atrações artísticas, tudo tem que ser bem pensado, de qualidade e principalmente, com muita segurança”, opina.

Em quase duas décadas, a Nova Letra Eventos Criativos já criou 28 projetos, realizou mais de 110 eventos, impactando mais de 350 mil clientes. Alguns dos projetos já acontecem há anos estão no calendário cearense de eventos, como a irreverente corrida Pé na Carreira, a meia maratona oficial do Ceará 21K Terra da Luz; o Festival Nacional Mel, Chorinho e Cachaça, que por mais de dez anos contribuiu diretamente para o desenvolvimento e fortalecimento da promoção turística da região da Ibiapaba, dentre outros.

Para Elpídio, o público está passando a observar os eventos que frequentam como experiências que devem ser proporcionadas por quem está por trás daquele momento. “Entendo eventos como ações integradas de uma estratégia maior de marketing. São oportunidades para fortalecer relacionamentos com o público, potencializar vendas, posicionar e diferenciar marcas frente aos seus concorrentes, através de ações e experiências que cativam e se eternizam”, explica. 

Gestão de projetos e treinamentos

Além da criação e execução de eventos, a Nova Letra também atua na gestão de projetos, seja público ou privado, e em consultorias e treinamentos. Na área de gestão, a empresa trabalha com elaboração de planos integrados e produtos promocionais para o esporte, turismo e cultura com foco no fortalecimento de marca, relacionamento com o cliente ou posicionamento de mercado, além de desenvolvimento de competências gerais, captação de recursos via leis de incentivo, acompanhamento e avaliação de resultados.

Já na área de consultorias e treinamentos, a empresa oferece orientações e mentorias no planejamento, desenvolvimento e execução dos eventos, assim como em toda a área de marketing, com elaboração de produtos e experiências promocionais, relacionamento com o cliente, posicionamento e fortalecimento da imagem. Tudo isso com treinamentos focados na formatação e gestão de equipes, e monitoramento de experiências promocionais e comerciais.