Motores elétricos: o barato pode sair caro na indústria

Entenda por que desempenho e durabilidade dependem mais da qualidade do motor do que do preço pago por ele

Na indústria, a busca por eficiência e economia leva muitos gestores a comparar preços de motores elétricos de forma direta. No entanto, essa análise simplificada pode acarretar prejuízos a longo prazo. Embora alguns modelos de menor custo apresentem desempenho técnico aceitável, é comum que tenham limitações em durabilidade e resistência, afetando a produtividade das operações.

Segundo Dráuzio Menezes, diretor da Hercules Energia em Movimento, é possível fabricar motores mais acessíveis que entreguem a mesma potência de modelos mais caros, mas isso, geralmente, implica perdas em aspectos que vão de vida útil e tolerância a variações na rede elétrica. “Para reduzir custos, fabricantes utilizam materiais de qualidade inferior ou diminuem as margens de segurança dos projetos, comprometendo a confiabilidade do equipamento”, explica.

Outro ponto crítico está no processo de fabricação. A baixa repetibilidade e o uso de matérias-primas sem rastreabilidade aumentam significativamente o risco de falhas prematuras. “Quando não há controle de qualidade rigoroso, unidades de um mesmo modelo podem apresentar desempenho instável, o que representa riscos à operação e pode provocar paradas inesperadas”, alerta Menezes.

Para o diretor, é essencial avaliar a qualidade do produto, sua procedência, a disponibilidade de suporte técnico e, principalmente, o correto dimensionamento para a aplicação. Além disso, certificações como a ISO 9001 e a conformidade com normas técnicas nacionais e internacionais são indicativos de um produto mais confiável e com melhor custo-benefício. “A Hercules prioriza a boa qualidade de fabricação e utilização de projetos e materiais que irão atender a aplicação através do dimensionamento correto do motor”, completa.

Sobre a Hercules Energia em Movimento

A Hercules Energia em Movimento, que é uma junção da Hercules Motores Elétricos e a Thor Condutores Elétricos, transforma desafios em energia para criar soluções inovadoras no mercado de motores elétricos e componentes relacionados, desde 2005. Com um portfólio ampliado, a companhia, com sede em Timbó (SC), não se limita mais apenas aos motores elétricos atendendo atualmente os seguimentos de: Motores Elétricos, Condutores Elétricos, Inversores de Frequência e Motorredutores.

A evolução constante é o motor que impulsiona a Hercules, buscando sempre inovação, eficiência e competitividade para seus clientes. Com fabricação 100% nacional e compromisso com a qualidade e o atendimento personalizado, a empresa entrega soluções que priorizam a economia, rentabilidade e o desenvolvimento conjunto dos negócios. Ao reforçar a sua presença no mercado e otimizar processos internos, a Hercules segue seu movimento, transformando o futuro com a força da evolução.

Instituto Atitude Atleta recebe doações de tênis na sede da Ts Health Center

O médico do esporte, Abaeté Neto, e a triatleta e influenciadora, Mikelly Coelho, entregaram, na segunda-feira, 18, uma doação de 50 pares de tênis para o Instituto Atitude Atleta. A ação faz parte de uma campanha criada durante o evento ‘MIKA Bday’ idealizada pela atleta para celebrar o seu aniversário e que contou com o apoio do médico.

A arrecadação, realizada ao longo de dois meses na TS Health Center, tem como objetivo apoiar o projeto que atende mais de 150 crianças e adolescentes do bairro Pirambu, oferecendo oportunidades para a prática de esportes como corrida, natação, triathlon, entre outros. O programa busca incentivar hábitos saudáveis, disciplina e inclusão social por meio da atividade física.

“Para além de um acessório esportivo, o tênis é um instrumento de saúde, bem-estar e inclusão. Poder contribuir com o Instituto Atitude Atleta é uma forma de incentivar crianças e adolescentes a manterem uma rotina ativa e saudável. O projeto realiza um trabalho transformador, e fico feliz em apoiar essa causa que abre caminhos e oportunidades por meio do esporte”, afirma o médico.

Empresas familiares intensificam M&A no Brasil diante de sucessão delicada, governança frágil e pressão de novos competidores

*Por Marcus Coelho

Sob forte pressão de processos de sucessão complexos, fragilidade de governança e o avanço de concorrentes mais ágeis, empresas familiares brasileiras têm buscado nas fusões e aquisições (M&A) um caminho estratégico para garantir continuidade, liquidez e modernização institucional. O movimento acompanha uma tendência global.

De acordo com o índice dos 500 maiores negócios familiares do mundo, elaborado pela EY em parceria com a Universidade de St. Gallen, essas empresas registraram receita de US$ 8,8 trilhões em 2024, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, e empregam 25,1 milhões de pessoas. Em média, 47% delas estiveram envolvidas em ao menos uma transação de M&A no período. No Brasil, o ritmo é mais lento, mas há uma aceleração perceptível.

O grande obstáculo para a continuidade de empresas familiares no país é, sobretudo, o déficit de governança. Segundo a EY Brasil, a gestão ainda é profundamente concentrada nos sócios-fundadores, com decisões tomadas de forma centralizada e pouco preparo técnico para lidar com processos complexos de transição. Esse modelo, além de atrasar decisões estratégicas, distorce a percepção do valor real do negócio.

Nesse contexto, a profissionalização voluntária, com conselhos consultivos, mentoria estruturada e avaliação de competências, surge como ferramenta para aumentar as chances de sucesso. Entretanto, especialistas alertam que soluções improvisadas raramente funcionam e que, cada vez mais, a venda total ou parcial da companhia via M&A é considerada uma alternativa viável. Mais de 50% das empresas familiares já avaliam essa opção para lidar com sucessão, gerar liquidez e permitir a entrada de novos recursos. O desafio, contudo, é que cerca de 70% dessas operações não atingem suas metas de criação de valor, em grande parte por falhas de integração cultural, erros de valuation e falta de planejamento pós-aquisição.

Casos recentes ilustram a força dessa tendência no mercado brasileiro. Em janeiro de 2025, a JBS concluiu a compra de 50% da Mantiqueira Brasil por R$ 1,9 bilhão, fortalecendo sua posição no setor de alimentos. Em maio do mesmo ano, Marfrig e BRF anunciaram fusão para criar a MBRF Global Foods Company, com faturamento conjunto de R$ 152 bilhões nos 12 meses anteriores, formando a segunda maior empresa do setor no mundo, atrás apenas da JBS. A operação foi aprovada pelo CADE em junho, mas ainda enfrenta questionamentos da Minerva Foods sobre a concentração de mercado.

O cenário que se desenha para os próximos anos revela que a sucessão será o principal gatilho para a decisão entre profissionalizar a gestão ou abrir mão parcial ou totalmente do controle. As famílias empresárias se veem pressionadas a adotar práticas de governança mais robustas, realizar avaliações realistas de seus ativos e lidar com uma nova geração de herdeiros que valoriza propósito e equilíbrio de vida, nem sempre disposta a assumir o comando. Nesse ambiente, a atuação de advogados e consultores especializados se torna essencial para conduzir processos que envolvem desde a reestruturação societária e o planejamento tributário até a mediação de conflitos e a definição de estratégias pós-M&A.

O futuro das empresas familiares brasileiras dependerá da capacidade de equilibrar a preservação do legado com a adaptação às exigências de um mercado cada vez mais competitivo. M&A desponta como uma resposta pragmática para sobrevivência e crescimento, mas sua eficácia estará condicionada à adoção de práticas profissionais, transparência e visão estratégica sustentada em dados concretos — e não em expectativas idealizadas.

*Marcus Coelho é advogado, negociador e conselheiro de empresas

North Shopping Maracanaú celebra 22 anos com programação especial

O North Shopping Maracanaú completa, neste mês de agosto, 22 anos de história, consolidando-se como um dos principais pólos de compras, lazer e entretenimento da Região Metropolitana de Fortaleza. Ao longo de mais de duas décadas, o empreendimento registrou crescimento constante, com uma média de aumento de 20% no fluxo de visitantes nos últimos anos e 08 novas lojas já inauguradas recentemente e com previsão de inauguração de mais 09 lojas, reforçando sua relevância no cenário comercial e social da cidade.

Para celebrar o aniversário, o shopping preparou uma programação especial que se estende por todo o mês, com atividades gratuitas e interativas no Piso 3, sempre a partir das 17h. No próximo sábado, dia 24 de agosto, o público poderá participar da Oficina de Slime, uma das brincadeiras preferidas da criançada. Já no dia 31 de agosto, as comemorações serão encerradas com uma grande festa em homenagem aos 22 anos do Maraca, reunindo clientes, lojistas e a comunidade para celebrar este marco.

“O North Shopping Maracanaú faz parte da história e do dia a dia da população local. Com mais de 06 milhões de visitantes por ano e um crescimento de 15% nas vendas, nosso objetivo é continuar oferecendo experiências únicas, ampliando nosso mix de lojas e trazendo eventos que reforçam nossa conexão com a comunidade”, afirma Carlos Dantas, coordenador de marketing do shopping.

Ao longo de sua trajetória, o North Shopping Maracanaú passou por diversas transformações, investindo em modernização, novas operações e ações que fortalecem seu papel como ponto de encontro da cidade. Atualmente, o empreendimento reúne mais de 150 operações, praça de alimentação diversa, cinema, opções de lazer e um calendário anual de eventos que movimenta o comércio local, atraindo cada vez mais visitantes e fortalecendo a economia da região.

Serviço:

22 anos do North Shopping Maracanaú
Local: Piso 3 – North Shopping Maracanaú
Dias 24 e 31 de agosto
A partir das 17h
Programação gratuita

Zonas urbanas e Zeis serão temas da terceira audiência pública do Plano Diretor

A criação das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) do Tipo 4 (de Reparação) é uma das novidades do novo Plano Diretor de Fortaleza.

A Prefeitura de Fortaleza realiza, neste sábado (23/8), a terceira audiência pública do Plano Diretor Participativo e Sustentável (PDPS). O encontro vai discutir as zonas urbanas (Ambiente Construído) e as Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), que são áreas para garantir direito à moradia para população de baixa renda. O evento acontece na Academia do Professor Darcy Ribeiro, das 8h às 15h. A participação é aberta ao público e as inscrições podem ser feitas no local.

As duas primeiras audiências trataram das áreas de riscos e da macrozona do ambiente natural. Nesta próxima audiência, serão apresentadas as três zonas do ambiente construído e, em seguida, os quatro tipos de Zeis propostos na atual revisão do Plano Diretor.

O que são as Zeis?

As Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) são um instrumento criado pelo Estatuto da Cidade com a finalidade de garantir o direito à moradia digna; acesso à infraestrutura domiciliar e urbana; acesso a bens e serviços públicos; e à regularização fundiária para comunidades de assentamentos precários, favelas, loteamentos e conjuntos irregulares.

O Plano Diretor de 2009 contemplava três tipos de Zeis: a de Tipo 1 são as Zeis de assentamentos do tipo favela; as de Tipo 2 são de loteamentos e conjuntos habitacionais irregulares; já as Zeis de Tipo 3 são as Zeis de vazios — áreas reservadas para construção de habitação de interesse social para residentes dos diversos assentamentos precários que se encontram em áreas de risco ambiental, tecnológico ou obstruindo vias públicas. 


Inovação

A revisão do Plano Diretor traz uma novidade: a Zeis Tipo 4 (Zeis de Reparação), uma sugestão apresentada pela sociedade civil durante a Conferência da Cidade, realizada em junho deste ano, e que foi incorporada à proposta pelo Grupo Técnico do PDPS.

A Zeis de reparação trata da melhoria de conjuntos habitacionais já entregues em sua área interna e/ou de seu entorno, uma vez que não contam com toda a infraestrutura necessária para que a população permaneça no local. Ou seja, as moradias existem, mas o seu entorno ainda carece de saneamento básico, infraestrutura de transporte ou equipamentos públicos de educação e de saúde. O reconhecimento destas áreas como Zeis de reparação possibilitará uma complementação dos projetos de moradia das famílias carentes que habitam estas áreas, que geralmente estão afastadas do Centro da cidade.

Mais áreas como Zeis

Na proposta que será apresentada, houve aumento do número de Zeis tipo 1 e ampliação de algumas poligonais em relação às que já haviam sido instituídas no Plano Diretor de 2009, saltando de 45 para 86. Ou seja, serão 41 novas áreas reconhecidas como Zeis 1, passíveis de receber melhorias decorrentes de um planejamento mais adequado. Essa ferramenta transforma as diretrizes de habitação social do Plano Diretor em um plano de trabalho concreto e detalhado para a Prefeitura de Fortaleza.

Um outro aspecto importante é o avanço que se teve na qualidade da definição das poligonais. “Em 2009, as ferramentas de georreferenciamento eram bem inferiores às atuais. O novo Plano Diretor ampliou as áreas das poligonais em função da capacidade de mapeamento que se tem hoje, tornando o Plano mais compatível com a realidade dos territórios”, explica Armando Silveira, analista de planejamento e gestão do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan).

Com isso, as Zeis Poço da Draga, Cais do Porto e Cajazeiras tiveram suas poligonais ajustadas, por conta do Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF) da primeira e do monitoramento das ações da Prefeitura nas duas últimas.

“Qual a importância para uma área ser reconhecida como Zeis? Significa que aquela área precisa ser olhada com mais atenção pelo poder público, que aqueles assentamentos têm mais proteção contra remoções. Há também o fortalecimento da comunidade que passa a se mobilizar mais por seus direitos. O novo Plano Diretor amplia as áreas de Zeis de 1.071 hectares para mais de 3.400, ou seja, sai de 3,43% para 10,89% da área de Fortaleza como áreas protegidas por seu interesse social”, ressalta Artur Bruno, presidente do Ipplan Fortaleza, ao comparar o plano diretor de 2009 e a proposta em discussão.

Para entender melhor os estudos e proposições sobre o tema basta acessar o site oficial do Plano Diretor. Ele servirá de base para as discussões da audiência pública do dia 23. Todas as audiências são abertas ao público. As informações sobre locais e horários estão disponíveis no Calendário das audiências públicas para revisão do Plano Diretor.

Calendário

1° Ciclo de Audiências

Data: 23/8

Tema: Ambiente Construído (Zeis, habitação, zonas urbanas)

Data: 30/8

Tema: Centralidades (patrimônio, polos e eixos)

2° Ciclo de Audiências

Data: 13/9 

Tema: Macrozona do Ambiente Natural

Data: 20/9 

Tema: Macrozona do Ambiente Construído

Data: 27/9 

Tema: Macrozona de Centralidades

Data: 4/10 

Tema: Governanças, Sistemas e Indicadores

Serviço:
3ª Audiência Pública do Plano Diretor de Fortaleza

Data: sábado (23/8)
Horário: a partir das 8h
Local: Academia do Professor (Rua Dona Leopoldina, 907 – Centro)
Mais informações: site oficial do Plano Diretor
Aberto ao público

Sugestão de fotos: 
Fotos de moradias de baixa renda Ou do Fórum das Zeis

https://drive.google.com/file/d/1bSdHuegfugWfpuv6HcNtk9inf5ixtL3R/view?usp=drive_link
Fundador da Apiguana é homenageado com o Mérito ExpoConstruir 2025

O empresário Francisco Lavanery Sampaio Wanderley foi um dos grandes destaques da 7ª edição da ExpoConstruir, recebendo o Mérito ExpoConstruir 2025 em reconhecimento à sua trajetória de contribuição para o fortalecimento do setor da construção no Ceará e para o desenvolvimento econômico e social da região.

A homenagem foi entregue pelo CEO da ExpoConstruir, Carlito Lira, e pelo secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho, que representou o governador Elmano de Freitas na solenidade realizada no Centro de Eventos do Ceará, nesta terça-feira (19/08).

Natural de Fortaleza, Lavanery iniciou sua carreira aos 17 anos e consolidou uma história marcada por visão estratégica, ousadia e dedicação incansável. Em 1965, fundou a Apiguana, que se tornou referência de inovação e resiliência no mercado cearense.

Emocionado com o reconhecimento, o empresário destacou: “Recebo esta homenagem com muita alegria e gratidão. Ao longo da minha trajetória, sempre busquei empreender com ética, dedicação e amor pelo Ceará. Este prêmio não é apenas meu, mas de todos que acreditaram e caminharam comigo nesta jornada”.

A entrega do Mérito ocorreu durante a abertura oficial da ExpoConstruir 2025, considerada a maior feira da construção do Norte e Nordeste, que reuniu empresários, entidades do setor e representantes institucionais.

Lojista do Centro Fashion conquista Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Segundo boletim da Sudene, as exportações da região Nordeste aumentaram cerca de 60% entre os anos de 2013 e 2023

A moda nordestina continua ganhando terreno no mercado internacional. No último dia 8 de agosto, a empresária Mary Carvalho, da marca Cor Praiana, sediada no Centro Fashion Fortaleza, foi premiada com o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (etapa estadual), na categoria Internacionalização, durante cerimônia no auditório do Sebrae.

O reconhecimento à Cor Praiana faz parte de um cenário mais amplo de crescimento exportador no Nordeste. De 2013 a 2023, as exportações da região aumentaram cerca de 60%, um desempenho superior ao crescimento médio nacional (48%), segundo boletim da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Esse impulso abre caminho para que produtos com valor agregado, como a moda, ganhem protagonismo fora do Brasil.

Fundada três meses após a inauguração do Centro Fashion, em 2017, a Cor Praiana se destacou por traduzir em biquínis, cangas autorais e versáteis, que podem ser usadas como saia, kimono ou bolsa de praia, a energia vibrante do litoral cearense. Seu processo de internacionalização, apoiado pelo programa Centro Fashion Empreendedor e pelo Sebrae, inclui participação em feiras, consultorias, rodadas de negócios e uma experiência de networking em Lisboa com empresárias lusófonas. Em 2024, tornou-se uma das 12 marcas que compõem o programa “Elas Globais”.

Desde então, conquistou o primeiro pedido internacional, oriundo das Filipinas, e continua recebendo novos pedidos de clientes estrangeiros, seja por redes sociais ou pela circulação de turistas no pólo de moda. “Esse prêmio é uma prova de que a moda nordestina tem lugar no mundo. Com apoio do Centro Fashion Empreendedor e do Sebrae, construímos estrutura, visibilidade e confiança para internacionalizar nossa marca, sem perder a nossa identidade cultural”, afirma Mary Carvalho, idealizadora da Cor Praiana.

Complementando essa perspectiva, um estudo recente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, divulgado em julho de 2025, destaca como produtos com identidade regional, entre eles moda praia,  têm alcançado destaque no mercado externo. No primeiro semestre de 2025, o Ceará exportou US$ 4,1 milhões em maiôs e biquínis femininos, destinados a mercados como Estados Unidos, Portugal e França.

“A vitória da Cor Praiana evidencia o impacto transformador do Centro Fashion. Nosso compromisso vai além do varejo: queremos estruturar, formar e projetar os lojistas nordestinos para o mundo”, destaca Charles Santiago, superintendente do Centro Fashion Fortaleza.

Com mais de 4 mil pontos comerciais, o Centro Fashion consolida-se como empreendimento estratégico para transformar a criatividade local em oportunidades globais, fortalecendo o papel do Ceará como importante polo exportador e promotor da moda nordestina.

SERVIÇO:

Centro Fashion Fortaleza

Horário: Terça à Sábado, de 9h às 19h

Local: Av. Filomeno Gomes, 430 – Jacarecanga, Fortaleza

Estação Fashion alia arquitetura arrojada e inovação comercial para requalificar o Centro de Fortaleza

Empreendimento marca nova fase do comércio atacadista em Fortaleza e se prepara para se tornar referência nacional no setor de moda

Com arquitetura contemporânea e soluções pensadas para valorizar a experiência de compra e a integração urbana, o Estação Fashion nasce como um marco para o Centro de Fortaleza. A arquitetura é assinada pelo escritório Nasser Hissa Arquitetos, de Francisco Hissa, e a arquitetura de interiores e comunicação visual, pelo Carlos Otávio Arquitetos, de Carlos Otávio. Ambos buscam conciliar tradição e modernidade, respeitando o entorno histórico da Praça da Estação enquanto propõem uma nova dinâmica para o comércio atacadista da capital.

“Este projeto marca uma ruptura positiva na forma de pensar o centro comercial da cidade. Desenvolvemos um layout interno que facilita a circulação, criamos praças de convivência e alimentação estrategicamente distribuídas e investimos em uma comunicação visual clara e eficiente. O Estação Fashion desempenha um papel transformador, fomentando o desenvolvimento urbano e estimulando novas moradias no Centro. É uma proposta que enxerga a cidade de forma ampla e coloca o cliente no centro da experiência, garantindo um ambiente de compras agradável e funcional”, destaca o arquiteto Carlos Otávio, um dos responsáveis pelo conceito arquitetônico do empreendimento.

Mais do que um centro comercial, o Estação Fashion representa uma nova etapa na requalificação do Centro de Fortaleza. Localizado entre as ruas General Sampaio, Castro e Silva e 24 de Maio — a poucos metros do tradicional polo da José Avelino —, o empreendimento propõe uma experiência que une o ambiente físico de alta performance ao conceito “fígital”, que integra estratégias digitais para ampliar a visibilidade das marcas e impulsionar as vendas.

Para a gerente de Marketing do Estação Fashion, Dani Branquinho, o projeto tem um papel estratégico na valorização do Centro. “O Estação Fashion surge com o compromisso de ser um vetor de desenvolvimento. Não é apenas um shopping, é um equipamento que impulsiona a economia, ativa o entorno e atrai novos investimentos. Nossa proposta é dar protagonismo aos lojistas e transformar a região em um polo de referência no Brasil para o comércio de moda popular”, afirma.

Com investimento total estimado em R$ 75 milhões e apoio do Banco do Nordeste, o Estação Fashion deve gerar mais de 12 mil empregos diretos e indiretos, fortalecendo os setores de moda, vestuário e confecção no Ceará. Além das mais de 1.200 unidades comerciais, o shopping contará com praça de alimentação, espaços de serviços, área de saúde e beleza, esteiras rolantes, lotérica e estacionamento para 500 carros e 30 ônibus.

A entrega da primeira etapa está prevista para outubro de 2025, consolidando o empreendimento como um dos mais relevantes da nova fase de ocupação e requalificação urbana do Centro da capital cearense.

OAB Ceará promove Festa do Rubi 2025 no dia 30 de agosto

Para celebrar o Mês da Advocacia, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) realiza, no próximo dia 30 de agosto, a edição 2025 da tradicional Festa do Rubi. O evento acontece no Centro de Eventos do Ceará, a partir das 19h, e promete reunir a advocacia cearense em uma noite de confraternização, música e solidariedade. A programação contará com Elba Ramalho, Laninha Show e DJ Itaquê.

A presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, destacou a importância da celebração. “A Festa do Rubi é um dos momentos mais esperados do ano pela advocacia cearense. Mais que uma comemoração, é um espaço de encontro, valorização e união da nossa classe. Este ano, teremos também um forte caráter solidário, unindo celebração e responsabilidade social”, afirmou.

Ingressos e solidariedade
O evento é aberto ao público. Advogadas e advogados adimplentes poderão trocar o ingresso por 2kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e açúcar). Já para o público em geral, os ingressos solidários custam R$ 180,00 (inteira) + 2kg de alimentos ou R$ 90,00 (meia) + 2kg de alimentos. Cada advogado(a) poderá garantir o seu ingresso (a apresentação da carteira da OAB-CE é obrigatória) e comprar até mais 3 ingressos.

Os alimentos arrecadados serão doados posteriormente para instituições filantrópicas.

Simbolismo do rubi

O nome da festa remete ao rubi, pedra preciosa tradicionalmente associada ao curso de Direito e à advocacia. Sua cor vermelha vibrante simboliza coragem, paixão e justiça, valores essenciais da profissão. Assim como o rubi representa força, liderança e comprometimento, a advocacia também carrega a missão de lutar pela equidade, defesa dos direitos fundamentais e promoção da justiça.

Serviço
Festa do Rubi 2025
Data: 30 de agosto (sábado), às 19h
Local: Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Oeste (Salão Taíba)
Ingressos: sede da OAB-CE (Av. Washington Soares, 800 – Guararapes) e salas da OAB-CE no Fórum Clóvis Beviláqua e no Fórum Autran Nunes. Vendas até 30 de agosto, às 12h (na sede da OAB-CE).

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica lança Prêmio de Jornalismo inédito

O Prêmio é uma forma de reconhecimento à imprensa que informa com responsabilidade sobre saúde e qualidade de vida.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) lança o 1º Prêmio SBCBM de Jornalismo, uma iniciativa inédita de valorização do jornalismo brasileiro e como objetivo de  incentivar o debate sobre a cirurgia bariátricacomo a forma mais eficaz no tratamento da obesidade e doenças associadas. Serão reconhecidas reportagens de rádio, televisão e texto (impresso ou online) que exploram temas relacionados ao universo da cirurgia bariátrica e metabólica. O prazo final para as inscrições é dia 10 de setembro. 

Poderão concorrer ao 1º Prêmio SBCBM de Jornalismo reportagens que abordem a cirurgia bariátrica como “A MELHOR ESCOLHA” (tema da Campanha Institucional da SBCBM neste ano) para pacientes que tiveram sua vida impactada regularmente pelo procedimento. Além disso, também podem ser abordadas as tecnologias e as novas regras do CFM para cirurgia bariátrica e como elas ampliam positivamente o acesso das pessoas ao tratamento.

O Atlas Mundial da Obesidade 2025 (World Obesity Atlas 2024), da Federacão Mundial da Obesidade (World Obesity Federation – WOF) mostrou que 68% da população brasileira (aproximadamente 148 milhões de pessoas) tem excesso de peso: 31% tem obesidade e 37% tem sobrepeso, números que estão em ascensão a cada ano. A obesidade – já considerada uma pandemia mundial – é causa de diversos outros problemas de saúde, que podem levar à morte prematura.

Quem pode participar?

Podem inscrever-se, exclusivamente, jornalistas formados com o devido registo profissional ativo nos órgãos competentes, incluindo autores, diretores ou chefes de redação ou seus representantes legais. – O conteúdo deve obrigatoriamente ser publicado em um veículo de imprensa ativo e com criação de conteúdos próprios, excluídos os meios de comunicação sindicais, entidades de classe, vinculadas a Três Poderes ou comunicação de instituições acadêmicas. É permitida a participação de TVs, rádios ou sites públicos que veiculam programação jornalística. – Na categoria rádio é permitida a divulgação em canais de podcasts que já existam há, pelo menos, um ano e que possuam atualização mensal de conteúdo. – O material deve ser publicado / veiculado entre 14 de julho de 2025 a 10 de setembro de 2025.

A premiação acontecerá durante o 25º Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (CBCBM), em Foz do Iguaçu (PR), que será realizada nos dias 22 a 24 de outubro de 2025 , sendo que os dados e o horário da premiação serão divulgados no site e nas redes sociais oficiais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, junto com os nomes dos finalistas, até duas semanas antes da estreia.

Premiação

Serão premiados os melhores conteúdos das categorias rádio, TV e Texto, da seguinte maneira:

Primeiro lugar: Prêmio de R$ 10 mil + viagem ao CBCBM 2025 + troféu

Segundo lugar: Prêmio de R$ 8 mil + viagem ao CBCBM 2025 + troféu

Terceiro lugar: Prêmio de R$ 6 mil + viagem ao CBCBM 2025 + troféu

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgada especializada e os três primeiros lugares serão divulgados no dia 3 de outubro por meio do site da Sociedade e por e-mail. 
Mais informações e inscrições no site: https://sbcbm.org.br/premio-sbcbm-de-jornalismo-2025/#inscricao