A chama não apagou: Léo Santana e Lore Improta posam juntos em editorial de fotos inédito

Leo Santana e Lore Improta, casal queridinho do momento, posam em editorial inédito clicado pelo fotógrafo Wendy Andrade. Com o conceito “A chama não apagou”, as imagens têm um teor sensual, mas sem perder a sofisticação, e fazem parte da campanha de relançamento de Malbec X, fragrância do Boticário que tem o poder de despertar o desejo sexual, segundo a neurociência.

“Quando eu era mais jovem, sonhava em ter um Malbec, e é incrível poder fazer parte dessa campanha agora, representando essa marca que faz parte da minha vida”, diz o cantor. “A perfumaria do Boticário tem uma presença muito importante na história da minha família, fazendo parte dos momentos mais marcantes, desde que consigo me lembrar”, completa a dançarina.

O Boticário também preparou imagens exclusivas com Igão e Mítico, apresentadores do Pod Pah, e com o modelo e influenciador Diógenes Lemes.

Cartola lança chip de telefonia em parceria com a Dry Telecom

O Cartola está entrando no campo da telefonia móvel. Através de uma parceria com a Mobile Tech Dry Telecom, o Chip do Cartola chega ao mercado comoa operadora digital do maior Fantasy Game da América Latina. Com planos pré-pagos a partir de R$25,00 e com até 30GB  de internet, o chip oferece benefícios como ligações e apps ilimitados, bônus de internet, cobertura em todo o território nacional e vantagens exclusivas para os cartoleiros. 

Os usuários terão acesso a um aplicativo próprio gamificado, com todas as informações sobre o produto e novidades relacionadas a troca de pontos por benefícios exclusivos. Dentre eles, desconto para assinar o Cartola PRO, que possibilita a participação em até 10 ligas, dicas do Gato Mestre com análises e uma série de informações preciosas para melhorar a pontuação e valorizar os times. 

O chip traz ainda uma novidade importante para quem não quer ficar desconectado: os gigas que acumulam.Para o usuário que realizar recargas mensais, não deixando o plano vencer, os gigas de internet serão acumulados para o mês seguinte. As vantagens não param por aí: com o chip Cartola, há isenção de navegação no site Cartola e também no APP. Assim, os cartoleiros podem jogar de forma ilimitada com o Chip Cartola idealizado pela Dry Telecom.

Toda a operação do Chip do Cartola será promovida pelaDry Telecom, empresa pioneira no Brasil no segmento de MVNOs (Mobile Virtual Network Operator), que traz em seu currículo lançamentos já consagrados das operadoras de telefonia dos principais clubes de futebol do país.

O chip terá lançamento em março, junto ao lançamento oficial da temporada, para todos os Cartoleiros. Para os Cartoleiros PRO, terá o benefício de desconto de 50% na compra dos planos.

Sobre o Cartola  

O Cartola é o maior fantasy game de futebol da América Latina, em que os usuários montam seus times com os craques do Brasileirão em uma dinâmica que precisam gerir seu patrimônio, investindo na compra e venda de jogadores, com o intuito de somar a maior pontuação ao final de todas as rodadas. Possui as versões Free, sem nenhum custo, e PRO, com adesão a partir de uma assinatura que dá acesso a vantagens, passando pela possibilidade de participação em até 10 ligas e uso do painel com estatísticas exclusivas do Gato Mestre, análises aprofundadas dos scouts dos jogadores e dicas práticas aplicadas ao game.


Sobre a Dry Telecom 

Criada em 2019 com propósito de inovar a telefonia no Brasil, a Dry Telecom operadora de SPM – Serviço Móvel Pessoal por meio de Rede Virtual, conhecido no mundo como MVNO – Mobile Virtual Network Operator, tornou-se referência no segmento. Atualmente, a Mobile Tech conta com 32 operadoras de telefonia licenciadas e um portfólio de 25 produtos, sendo 13 ligados a times de futebol brasileiros, mais 4 relacionados às escolas de samba cariocas, 5 de empresas privadas, 2 de projetos sociais e 1 da personalidade Larissa Manoela. Entre o catálogo de serviços, planos acessíveis, entre R$25 e R$75, sem vínculo de fidelidade –  garantindo liberdade para que o cliente atue no comando da sua operação e necessidade, clube de benefícios, pacotes de internet com gigas que se acumulam e bônus, além de uso de apps ilimitados, como Waze e Whatsapp, sem descontar da franquia, atendimento 24 horas e excelência em sinal em qualquer região do Brasil, outra vantagem particular das MVNOs, já que trabalham com estruturas de diferentes operadoras já existentes. 

Apenas 25% da população acredita que os estigmas sobre doenças mentais estão desaparecendo

Um dos desafios mais difíceis de saúde pública na atualidade é a luta contra o estigma em relação à saúde mental. Embora seja muito comum encontrar pessoas com problemas relacionados, a população que vive com condições mentais afetadas muitas vezes sofrem discriminação e são tratadas de forma diferente. O estigma e a discriminação atrapalham e podem até impedir que as pessoas busquem ajuda no caminho para a recuperação. 

Segundo uma pesquisa feita pela YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado on-line, apenas 25% da população brasileira acredita que os estigmas referentes às doenças mentais estão desaparecendo. Enquanto 81% do público feminino dizem que conversar sobre saúde mental é importante, 73% dos homens pensam o mesmo. Mas em geral, 77% das pessoas entendem que conversar sobre saúde mental é importante. 

Ainda de acordo com o levantamento, cerca de 14% das mulheres sofrem com quadros depressivos, contra 6% dos homens entrevistados. 

“É ideal trazer o conhecimento para desmistificar assuntos sobre saúde mental, pois muitas pessoas ainda têm preconceitos associados à doença mental. As pessoas têm vergonha e medo de serem julgadas como ‘loucas’, mas todos, sem exceção,  precisam de apoio emocional. E as mulheres, principalmente, por terem inúmeras tarefas, a sobrecarga e o acúmulo de tarefas que também trazem malefícios para a saúde mental. E vale ainda dizer que são elas as mais propensas a adoecer mentalmente” explica Lucas Ledo, pesquisador na área de saúde da mulher e perinatalidade.

Psicólogo (CRP 11/13089) curador e coordenador da Amar.elo Saúde Mental, startup que leva o bem-estar emocional para o ambiente corporativo, Lucas afirma que é essencial às empresas fazerem movimentos para implementar políticas que possam auxiliar as colaboradoras: “Costumo dizer que precisamos debater mais sobre a saúde mental da mulher, mas além de desmistificar, também trazer a importância sobre a construção de políticas internas e públicas que deem assessoria e assistência a essas mulheres que trabalham e que precisam ser ainda mães, esposas e ainda se dividir em todos esses papéis sociais”, comenta. 

Desde o início da atuação da startup, em setembro de 2021, as mulheres são as que mais procuram atendimento terapêutico, representando 76,7% da demanda. 

Exaustão em “super mulheres”

Naturalmente, muitos têm a visão de que a mulher que assume os acúmulos de papéis é uma guerreira. Mas, segundo o psicólogo Lucas Ledo, é importante entender que quando se administra uma nomenclatura ou até um rótulo de que a mulher é guerreira, de certa forma se está romantizando todo o cansaço da mulher no século 21. 

A exaustão é algo que grande maioria das mulheres que trabalham e cuidam dos demais papéis sociais sofrem, e ainda pode-se dizer que são elas que têm acessado maior nível de burnout. 

“Jamais temos que esquecer que por de trás da mulher guerreira pode ter alguém muito cansado e doente emocionalmente. Neste mês, em que se volta uma atenção especial a elas, precisamos também abordar a divisão de papéis de uma forma que a população entenda o que podemos fazer com relação a isso. Tem sido as mulheres que têm acessado níveis maiores de burnout, ansiedade, depressão, desamparo e falta de rede de apoio (formal ou informal)”, revela.

A rede de apoio, sendo ela formal (onde as políticas públicas cedem assistência às famílias que necessitam) ou a informal (apoio de avó, mãe, pai, amigo) se faz necessária quando as mulheres chegam ao seu limite, e vale ressaltar que não é necessário chegar ao limite para pedir ajuda. 

Segundo com Lucas Ledo, as empresas também têm responsabilidades em trazer e oferecer um cuidado com a saúde mental das mulheres, porque quando se observa e cuida se terá uma equipe mais engajada e feliz dentro das empresas.

“Reforçamos a necessidade de construções de políticas internas de cuidado transversal de saúde da mulher para que possa se sentir amparada. E vale dizer que muitas vezes é somente dentro do trabalho que essa mulher vai ter um cuidado viável em saúde. Então, é sim responsabilidade das instituições corporativas oferecer um cuidado mais intenso para essas mulheres, não só neste mês do dia da mulher, mas que sejam políticas contínuas” finaliza.

Professor da Unifor lança livro “Supremo Tribunal Federal: Prússia contra Reich” 

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promoverá o lançamento do livro “Supremo Tribunal Federal: Prússia contra Reich”, de autoria do professor Dr. Martonio Mont’Alverne Barreto Lima, docente do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Unifor.

O evento, que será aberto ao público, ocorrerá no Teatro Celina Queiroz da Universidade, em 31 de março de 2023, das 19h às 22h. A cerimônia contará com a presença do professor Dr. Pedro Serrano, docente titular da PUC-SP, que tem se destacado como crítico da lógica judicial.

Sobre o livro

Publicado pela Editora Contracorrente, a obra de Mont’Alverne visa elucidar como se comportam o Poder Judiciário e seus tribunais em momentos de crise e instabilidade. Para isso, o autor propõe uma análise das consequências do julgamento conhecido como “Prússia contra Reich”, ocorrido na Alemanha, em 25 de outubro de 1932, além de fazer um paralelo entre o caso alemão e experiências na América Latina, sobretudo no Brasil pós-1988.



Lançamento de “Supremo Tribunal Federal: Prússia contra Reich” acontece dia 10 de março, na Universidade de Fortaleza (Imagem: Divulgação)


“As advertências que a história nos traz, em momentos de crises, podem oferecer elementos que esclareçam o papel do Poder Judiciário, seja no Brasil, seja em outras experiências, como a alemã do século XX”, explica Martonio.

O jurista reforça a atualidade do tema trazendo à tona a disputa política em torno do constitucionalismo democrático, e frisando que “a democracia é um sistema de limites que precisam ser respeitados e mantidos, em nome do pluralismo político”.

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Martonio Mont’Alverne Barreto Lima

Doutor e pós-doutor em Direito pela Universidade de Frankfurt am Main, Alemanha, professor titular da Universidade de Fortaleza e procurador do município de Fortaleza.

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Pedro Estevam Alves Pinto Serrano

Doutor em Direito pela PUC (SP), pós-doutor pela Universidade de Paris – Nanterre; advogado no estado de São Paulo.

Serviço

Lançamento livro “Supremo Tribunal Federal: Prússia contra Reich”

Data: 31 de março de 2023

Horário: 19h às 22h

Local: Teatro Celina Queiroz

Exposição gratuita “Reino dos Dragões” é atração no Shopping Parangaba

A Exposição Internacional Reino dos Dragões invade Fortaleza para uma temporada gratuita e inédita no Shopping Parangaba. As réplicas animatrônicas ficarão expostas de 30 de março a 30 de abril no piso L1, na praça de eventos. O horário de visitação segue o funcionamento do shopping.

Os seres mitológicos, sendo que o maior deles, o Dragão de Batalha, chega a medir cinco metros de altura e oito de comprimento, emitem sons, contam com movimentos diversos e, o principal, Dragão das Trevas, solta fumaça pela boca. Uma combinação que impressiona crianças e adultos, tornando-se uma atração para a família inteira.

De acordo com o gerente de marketing do Shopping Parangaba, Felipe Bahiana, a exposição tem tudo para ser um sucesso de público. “Estamos falando de um evento de dimensões internacionais, com dragões de tamanhos impressionantes, bem como uma ornamentação que, de fato, nos levará a um mundo que estamos acostumados em filmes, somente. E, como conhecemos nossos clientes, sabemos o quanto esta exposição será movimentada”, exclama o gestor, e completa, “tudo isso com entrada gratuita”.

Experiência cinematográfica

Presentes em filmes, livros e seriados de TV, os dragões despertam a curiosidade de adultos e crianças. Sucesso nas telonas com “Coração de um Dragão” e com a animação “Como Treinar o Seu Dragão”, o tema está em alta em uma das séries de maior sucesso mundial dos últimos tempos: “A Casa do Dragão”, spin-off do sucesso de audiência da série “Game Of Thrones”, onde os dragões são sinônimos de poder.

Figuras da mitologia dos mais diversos povos e civilizações, os dragões assumem funções e simbologias diferentes. Há culturas que os definem como fontes sobrenaturais de sabedoria e força, outras simplesmente como feras destruidoras. “Sucesso em inúmeras histórias ao redor do mundo, os dragões são seres mitológicos que representam a força, a bravura e a liberdade! Nossa exposição conta com uma superestrutura, peças ricas em detalhes que exaltam a fantasia de todos”, destaca Leonardo Guelman, coordenador geral da exposição.

A produção é realizada pela Smartmix Brasil — empresa com mais de 40 anos de mercado, pioneira em entretenimento familiar para shoppings — e estará disponível para visitação entre os dias 30 de março e 30 de abril, sempre com entrada gratuita e com o horário de funcionamento convergindo com o do shopping. Para mais informações, basta consultar o instagram oficial do empreendimento (@shoppingparangaba).

Serviço:

Exposição  Reino dos Dragões

Quando: de 30 de março a 30 de abril

Local: Shopping Parangaba, piso L1 – Praça de Eventos

Entrada Gratuita
Crédito das imagens: Divulgação

Shopping Parangaba realiza doação de mais de 400kg de cuscuz para Lar Amigos de Jesus

Uma pequena doação pode fazer uma grande diferença na vida de alguém. Mas, juntos, o impacto positivo pode ser incalculável. Por isso, o Shopping Parangaba realizou uma campanha de doação de cuscuz, em uma iniciativa que visa ajudar pacientes oncológicos e suas famílias durante o tratamento, por meio do Lar Amigos de Jesus. As doações ficaram abertas até o último dia 19, e nesta terça-feira (28) ocorreu a entrega dos mais de 400kg de alimentos.

O montante arrecadado é resultado das doações de 268 pacotes de cuscuz, realizadas pelos clientes do empreendimento. Sobre esse valor, foram somadas mais 536 unidades. Isso porque o Shopping Parangaba havia se comprometido em doar mais dois pacotes a cada unidade entregue pelos frequentadores do equipamento. Assim, a entidade caritativa receberá 804 volumes do alimento. 

De acordo com a irmã Conceição, o Lar Amigos de Jesus prioriza essas parcerias, e as doações fazem parte da missão da Instituição. “Temos 15 projetos sociais, e o apoio da sociedade é essencial para a realização do nosso trabalho. O Shopping Parangaba faz parte da nossa história, além dessa campanha linda, ‘Cuscuz Solidário’, também fomos beneficiados pelo “Leitura para Todos”, outro projeto social do Shopping. É por essas ações que o Lar Amigos Jesus existe com tanta alegria, com tanto amor, sem deixar faltar nada para as crianças”, ressalta.

Mas por que o cuscuz?

Além de ser um dos alimentos preferidos dos nordestinos, o cuscuz é fonte de nutrientes importantes para a saúde, como zinco, vitaminas E e B3, magnésio e potássio. Por esse motivo, o alimento é altamente benéfico para pacientes que passam pelo tratamento de câncer.

Solidariedade e Sabor

“Estamos muito felizes em promover essa corrente do bem em prol do Lar Amigos de Jesus. Sabemos que o trabalho desempenhado por eles é muito importante, e, por isso, queremos ajudar de alguma forma. O cuscuz é uma opção saudável e saborosa que certamente fará a diferença no cotidiano da entidade, que já é uma das parceiras do shopping há anos”, destaca Felipe Bahiana, gerente de marketing do empreendimento administrado pela Aliansce Sonae + brMalls.

Ainda de acordo com o gestor, o projeto tem como objetivo estimular a solidariedade e conscientizar a população sobre a importância de ajudar ao próximo. “Todos estão convidados a participar dessa ação solidária e contribuir com a doação de cuscuz para os pequenos pacientes do lar”, exclama.

Ao celebrar 46 anos, Boticário convida consumidores a refletirem sobre seu papel na cadeia de reciclagem

Março de 2023 – Em 2021, o relatório Who Cares, Who Does? Latam 2021, realizado pela Kantar*, revelou que 55,8% dos latino-americanos não sabiam onde entregar itens para reciclagem, enquanto 56,6% tinham dúvidas sobre o que acontece com os materiais entregues. Mesmo sendo uma prática adotada por muitas indústrias há algum tempo, a logística reversa ainda representa um dos principais desafios na agenda ESG corporativa, pois depende da conscientização e engajamento do público consumidor em grande parte dos processos. Pensando nisso, o Boticário, vai celebrar seu aniversário de 46 anos reforçando seu compromisso com o meio ambiente e com a sociedade propondo que seus consumidores se juntem à marca numa ação de esforço concentrado para retornar embalagens por meio do programa BotiRecicla.

Idealizado há 17 anos, o BotiRecicla é o maior programa de logística reversa em número de pontos de entrega voluntária (PEV) do Brasil no mercado da beleza- são mais de 4 mil pontos em todos os estados, além da grande rede de venda direta com revendedoras recebendo embalagens vazias de produtos de qualquer marca do segmento CFT (sigla em inglês para Cosméticos, Fragrâncias e Higiene Pessoal).

“Temos o histórico de abordar temas latentes socialmente nos aniversários da marca, como no ano passado, quando falamos sobre o etarismo para celebração dos nossos 45 anos. Desta vez não seria diferente, queremos reforçar o nosso compromisso com a sustentabilidade, mostrando como o consumidor pode – e precisa – ser protagonista na cadeia de reciclagem. Acreditamos que juntos conseguimos construir um futuro mais propositivo para todos”, afirma Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

Também de acordo com o relatório da Kantar*, 49% dos consumidores da América Latina preferem comprar produtos com embalagens que possam ser recicladas – atributo que Boticário considera prioritário em sua trajetória, que já soma 46 anos. Há mais de duas décadas, a marca aposta na refilagem dos seus itens e, hoje, conta com mais de 200 produtos com refil, nas suas principais categorias – perfumaria, cuidados pessoais, cabelos, maquiagem, grooming e facial. No Grupo Boticário, partindo de uma perspectiva macro, 77% dos produtos desenvolvidos utilizam material reciclado nas embalagens.

“Como solução de ecodesign, no momento de desenvolvimento das embalagens buscamos a redução mássica para garantir menor impacto. Ou seja, utilizamos materiais de origem reciclável e incorporamos alternativas de maior reciclabilidade”, comenta Luis Meyer, Diretor de ESG do Grupo Boticário.

BotiRecicla: um case de sucesso entre as franquias

O legado do BotiRecicla é transmitido aos colaboradores, franqueados e força de venda, sempre visando a importância sobre a reciclagem. Em Colatina (ES), por exemplo, o grupo de franquias CP VO Mario, e a estoquista Ariane Mariana Soares da Silva Reis, que está na loja da marca há 7 anos, já é conhecida na cidade por engajar os consumidores a descartar as embalagens com responsabilidade. Consciência que passa por gerações, já que a mãe dela, Tereza Soares da Silva Reis é vice-diretora em uma associação de reciclagem.

Além de reduzir o impacto ambiental com a destinação adequada do resíduo, o projeto traz a possibilidade de geração de renda para as famílias que trabalham com recicláveis nas cooperativas parceiras e também contribui na frente de contrapartidas sociais. Alguns materiais coletados pelo BotiRecicla já foram utilizados como insumo para construção de alguns itens das escolas e lojas sustentáveis, bem como equipamentos escolares. Considerando toda a rede de franqueados e colaboradores do Grupo Boticário, são milhares de envolvidos no programa, além de transportadoras parceiras e 14 cooperativas homologadas.

“Ter a dimensão do impacto positivo que o descarte correto dessas embalagens pode ter, não apenas para o meio ambiente, mas para famílias que têm como renda a reciclagem, faz toda a diferença. Eu sempre converso com os consumidores sobre a importância desse tema, porque acredito que seja uma semente que vai crescer no coração. É um jeito de materializar a beleza com a perspectiva de futuro: o amanhã dos nossos filhos depende disso! Hoje em dia, percebo a mudança de comportamento de alguns consumidores e fico muito feliz em fazer parte”, conta Ariane Reis estoquista da franquia VO Mario do Boticário.

A entrega de embalagens de cosméticos vazias (de qualquer marca) para o BotiRecicla  gera desconto na loja: levando três ou mais, os clientes cadastrados no Clube Viva recebem R$15 reais de desconto nas compras acima de R$150 reais. Ou seja, enquanto contribui com o meio ambiente, o consumidor também é beneficiado.

Sustentabilidade de ponta a ponta

Além do reaproveitamento de resíduos para a fabricação de várias embalagens das marcas do Grupo Boticário, os materiais reciclados também são destinados para outros locais, como as lojas sustentáveis, projeto-piloto iniciado em 2020, que possui 37 unidades e utiliza cerca de 1 tonelada de plástico reciclável a cada loja construída. Dessa forma, cerca de 37 toneladas de plástico foram reaproveitados e irão retornar para as ruas de uma maneira mais limpa, reduzindo os impactos no meio ambiente. Outro exemplo é o projeto que reaproveitou tampas da fragrância Floratta com a tecnologia Surlyn, reciclando a matéria-prima e criando um novo ciclo de vidas para os materiais em lançamentos da linha: foram recicladas 3 toneladas, trazendo uma redução de carbono 10%, se comparada à matéria-prima virgem.

“Repensar produtos, embalagens e matérias-primas é um desafio que a indústria da beleza vem propondo há algum tempo. Aqui, no Grupo Boticário, todo o nosso time de Pesquisa & Desenvolvimento, ESG, Produtos, Canais e várias outras áreas trabalham de forma integrada em projetos para oferecer valor ao consumidor, dando transparência de nossa atuação socioambiental em toda a experiência de compra.  Essa é também uma forma de respeito ao consumidor, dando visibilidade aos nossos esforços sustentáveis em cada elo dessa cadeia”, reitera Luis Meyer, Diretor ESG do Grupo Boticário.

Honda NovaLuz homenageia clientes e colaboradores nos 25 anos da marca

A Honda NovaLuz, empresa do Grupo Carmais, está completando 25 anos de história e preparou uma campanha especial com diversas ações promocionais e institucionais ao longo do ano para agradecer e retribuir todo o carinho e confiança que recebeu dos clientes ao longo desses anos.

Desde o início, a Novaluz, concessionária exclusiva da Honda na região, priorizou o atendimento e a experiência dos clientes, valores fundamentais para a marca Honda e pilares do Grupo Carmais. Graças a essa abordagem, a marca Honda consolidou sua presença no estado, com quatro lojas estrategicamente localizadas na região. Atualmente, a Novaluz é um dos principais grupos de concessionárias Honda do Brasil, reconhecida pela excelência em performance e pela alta qualidade do atendimento prestado aos clientes.

A equipe de profissionais capacitados e o atendimento personalizado em todas as lojas foram fundamentais para conquistar a fidelidade de milhares de clientes ao longo da história da empresa. Para comemorar essa jornada de sucesso, a Honda NovaLuz preparou uma campanha especial com diversas ações promocionais e institucionais ao longo do ano. Em abril, por exemplo, serão lançados carros personalizados com detalhes alusivos aos 25 anos de marca.

“Estamos muito felizes em completar 25 anos de história e sucesso. Essa campanha é uma forma de agradecer a todos aqueles que confiaram em nós ao longo desses anos e retribuir todo o carinho e confiança que recebemos. Essa é apenas uma das muitas formas que encontramos para celebrar e retribuir a todos que fazem parte dessa história”, afirmou Carlos Arlindo, diretor comercial da Honda Novaluz.

O Grupo Carmais é um dos maiores conglomerados automotivos do Ceará, com mais de 50 anos de experiência e milhares de veículos entregues. A empresa se orgulha da sua trajetória e compromisso com a qualidade, satisfação dos clientes e excelência no atendimento.

Oscilação de humor ou transtorno? Psiquiatra fala sobre sinais e tratamento da bipolaridade


Com o objetivo de disseminar informações e conscientizar a sociedade sobre a saúde mental, comemora-se, no dia 30 de março, o Dia Mundial do Transtorno Afetivo Bipolar. Escolhida em alusão ao nascimento do artista Vincent Van Gogh, postumamente diagnosticado como provável portador do transtorno, a data faz uma alerta sobre a importância do conhecimento sobre a bipolaridade a fim de combater o estigma em relação à doença e estimular a procura por tratamento.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o transtorno afetivo bipolar acomete cerca de 140 milhões de pessoas em todo o mundo e é uma das principais causas de incapacidade em jovens adultos. A médica psiquiatra do Nosso Lar Hospital, Daphinis Brito, explica que o transtorno afetivo bipolar é uma condição psiquiátrica caracterizada por episódio de elevação de humor ou aumento de energia (mania ou hipomania), associado a outro episódio afetivo do passado, podendo também ocorrer oscilações de humor e episódios depressivos. 

“Os sintomas de mania/hipomania podem variar. A pessoa pode se sentir extremamente feliz, irritada, hiperativa e ter pensamentos e fala acelerados. Também pode haver compulsão por compras, com gastos excessivos. Durante os episódios depressivos, o indivíduo sente-se triste, sem energia e sem interesse em atividades que antes eram prazerosas”, aponta.

Um estudo publicado na revista científica The Journal of Clinical Psychiatry mostra que o transtorno bipolar pode ter um impacto significativo na vida das pessoas que sofrem com a condição. Segundo a pesquisa, as pessoas com transtorno bipolar têm uma qualidade de vida significativamente mais baixa do que as pessoas sem a condição, no entanto, a Dra. Daphinis Brito destaca que é possível que os portadores do transtorno tenham uma vida normal. “Embora muitas vezes haja dificuldade maior em estabelecer rotinas, com o suporte da família, acompanhamento médico e tratamento adequado, esses pacientes conseguem ter uma vida funcional e tranquila em sociedade”.

Como não existe cura para o transtorno, o tratamento deve ser seguido por toda a vida do paciente, o que envolve uma combinação de medicamentos e terapias para estabilizar o humor e controlar os sintomas. A médica lembra que muitas pessoas com o transtorno não recebem tratamento adequado, o que pode levar a complicações e agravamento da condição. Nesse contexto, é fundamental que a doença seja reconhecida e tratada o mais precocemente possível, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas.  “O esclarecimento é fundamental, não apenas para motivar a busca de tratamento , mas também para combater o preconceito sobre a doença. Vale ressaltar que somente o médico pode fazer o diagnóstico”, afirma.

Vivo segue acelerando nos esportes outdoor e fecha patrocínio com a Stock Car

São Paulo, 29 de março de 2023 – Após firmar parceria com o Rally dos Sertões, a Vivo amplia sua presença no automobilismo brasileiro e anuncia o patrocínio à Stock Car Pro Series, principal categoria da modalidade no país. Com 12 etapas por todo o Brasil e grande impacto em transmissões pela TV e internet, a Stock Car hoje reúne grandes nomes do esporte com destaque internacional, como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Tony Kanaan, Ricardo Zonta e Nelsinho Piquet, além de nomes consagrados na própria Stock como Cacá Bueno, Daniel Serra, Ricardo Maurício e Gabriel Casagrande.

“A velocidade e tecnologia da conexão 5G com a Stock Car traz uma combinação única e concretiza experiências inéditas. Essa parceria fortalece nosso propósito de Digitalizar para Aproximar e reforça nossa abrangência nacional”, comenta Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.

A Vivo estará em todas as etapas da competição, com presença de marca e ativações para o público que acompanha a Stock Car Pro Series. Uma das ações será o “Fan Push Vivo 5G”: em cada etapa, o público participará de uma votação aberta nas redes sociais para escolher qual piloto terá direito a usar uma “velocidade extra” na pista durante a prova. O mais votado receberá esse bônus e em cada etapa, pilotos diferentes serão selecionados pela direção da Stock Car para participar da ação.

“Cada vez mais o automobilismo de ponta precisa acompanhar a velocidade das inovações e ter as melhores soluções em conectividade. Foi por isso que escolhemos a Vivo. Ela é mais do que uma patrocinadora, é uma parceria que vai nos entregar soluções tecnológicas. O ingresso de uma empresa líder como a Vivo em nosso portfólio sinaliza que estamos realmente na vanguarda dessa evolução em termos de esporte e entretenimento”, diz Fernando Julianelli, CEO da Vicar, detentora da Stock Car Pro Series.

Sobre a Vivo

A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, e tem como propósito “Digitalizar para Aproximar”. A Vivo é um hub digital, facilitando o acesso de seus clientes a serviços em diferentes áreas, como entretenimento, esportes, segurança digital, finanças, saúde e educação. Atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B, chegando a 112 milhões de acessos (4T22). A empresa está presente em 4,9 mil cidades com rede 3G, mais de 4,6 mil com 4G, e 3,2 mil municípios com a rede 4,5G. No segmento móvel, a Vivo tem 98 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (38,9%) no País, de acordo com resultados do balanço trimestral (4T22). No âmbito dos patrocínios, a marca tem uma longa história no apoio ao esporte, sendo patrocinadora oficial da Seleção Brasileira desde 2005, e ao longo dos anos, a empresa vem ampliando sua atuação no cenário de esportes outdoor e apoia iniciativas de surf, beach tennis, ciclismo e automobilismo por todo o Brasil.