SBOT-CE e COOMTOCE realizam atendimento ortopédico gratuito para idosos da Serrinha 

Com o passar da idade, problemas ortopédicos e de fraturas ósseas acabam ocorrendo com mais frequência entre a população idosa, que muitas vezes não consegue atendimento. E é por isso que a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Seção Ceará (SBOT-CE) e a Cooperativa de Trabalho dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (COOMTOCE) vão oferecer atendimentos ortopédicos gratuitos para cerca de 60 idosos, no próximo dia 14 de janeiro (sábado), na Associação Mãos Unidas no bairro Serrinha, em Fortaleza.

De acordo com a médica Christine Maria Muniz Silva, presidente da SBOT-CE e da COOMTOCE, a ação visa levar o atendimento ortopédico para os idosos da comunidade,  que muitas vezes esperam anos por uma consulta. “Sabemos da dificuldade para conseguir atendimento ortopédico, e é por isso que levar esse atendimento é de extrema importância para prevenir um problema mais grave”, salienta. “ 

A ação irá contar também com atendimento ginecológico e dermatológico. “Estamos realizando essa ação social em conjunto com mais duas cooperativas médicas. São atendimentos voluntários, visando melhorar a saúde desses idosos. É uma ação pontual, mas nos sentimos felizes por poder contribuir um pouco para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”

Na mesma ocasião, a SBOT-CE e a COOMTOCE vão doar cestas básicas e brinquedos para a Associação Mãos Unidas. O atendimento aos idosos ocorrerá a partir das 8 horas, na sede da Associação Mãos Unidas, na Rua Santiago, 834 – bairro Serrinha, Fortaleza.

Em formato de galeria de arte, Festival Costume Gourmet apresentará experiências sensoriais aos participantes 

As expectativas para 2023 apontam que os consumidores estarão cada vez mais atentos para informações acerca da origem dos alimentos, e ansiosos para retornar com mais força às experiências de alimentação fora do lar. E neste mês de janeiro, de 20 a 22, eles terão a oportunidade de conferir a gastronomia de uma forma inédita, no terceiro Festival Costume Gourmet, promovido pelo Mercadinhos São Luiz e parceiros. Com o tema “A gastronomia como você nunca viu”, a edição deste ano contará com uma galeria de arte, tendo os alimentos e bebidas como obras a serem admiradas, ativando todos os sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.

Os ingressos já estão disponíveis no site (costumegourmet.com.br) com opções de compras individuais ou combo para os três dias, que variam de R$ 12,50 (meia) a R$ 50. Como parte do compromisso social, toda a renda do evento será destinada ao Instituto Povo do Mar (IPOM), ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC), e ao Instituto Primeira Infância (Iprede). 

A galeria de arte gastronômica será montada no espaço de eventos do RioMar Fortaleza (Piso L3). O visitante será levado a conhecer alas que destacam os alimentos desde a origem, passando pela agricultura, pecuária, laticínios, bebidas, frutos do mar, entre outros. Através da interatividade, o passeio conectará os visitantes por meio dos cinco sentidos, entre telas de touchscreen, fones de ouvido e outros elementos tecnológicos que irão permitir uma maior imersão e conhecimento sobre o assunto. No total, 30 exposições fazem parte da programação que contará com paredes de experiências, estandes, mesa redonda e oficinas gastronômicas. 

“A ideia da criação para esse festival foge de todo o conceito de eventos de gastronomia, pois ele não se define apenas na proposta da degustação. Através dos corredores, o público poderá conhecer os chefs e aprender novas receitas; terá a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a origem dos ingredientes, formas de preparo, armazenamento, dicas de consumo e outras curiosidades tão importantes nesse meio. Contamos com um super time de parceiros, apoiadores e fornecedores, em um trabalho conjunto, e estamos felizes com a construção dessa nova forma de apresentar a gastronomia”, adianta Ana Luiza Ramalho, Gerente de Marketing do Mercadinhos São Luiz. 

Para dar o gostinho do que está por vir, Ana Luiza antecipa que o visitante do Festival Costume Gourmet sairá do evento cheio de vontade de montar uma mesa posta e servir uma bela refeição, depois de passar por todas as experiências do evento: “Nesta mostra de arte gastronômica, o visitante vai conferir uma exposição fotográfica (Food styling); vai poder moer o próprio café; passear pelo velho e novo mundo dos vinhos, conhecendo mais sobre os utensílios, coloração e harmonização; aprender sobre os diferentes cortes e preparos de bovinos e suínos; aprofundar conhecimento sobre tipos e preparos de massas; e muito mais surpresa e conteúdo nas nossas mesas redondas”, diz. 

Durante o Festival Costume Gourmet, terá ainda um espaço reservado para falar sobre o desperdício de alimentos e como evitá-los através de práticas que podem ser aplicadas no dia a dia. A proposta é que os participantes conheçam sobre as opções de aproveitamento integral dos itens e projetos sociais que trabalham com a causa.  

Junto com o Mercadinhos São Luiz, assinam a realização do evento as empresas: Trebeschi, 3 Corações, J. Macedo, Pepsico, MDB, D’Origem, Brava, Granja Regina, Merci, Nestlé Linha Seca, Nestlé DPA e Sadia. 

Serviço: Festival Costume Gourmet – A gastronomia como você nunca viu

Data: 20, 21 e 22 de janeiro

Local: Shopping RioMar Fortaleza (Piso L3)

Horário: De 10h às 22h

Site oficial: https://costumegourmet.com.br/ 

Novo salário mínimo: valor pode assustar empreendedores? Saiba como o aumento se tornar um aliado da sua empresa

Por isso, até aqui, segue em vigor o valor de R$ 1.302 proposto pelo então governo Bolsonaro.

O aumento pode assustar empreendedores, sobretudo os pequenos, por verem a folha dos colaboradores ser inchada já no início do ano.

Então, como é que medidas podem ser adotadas na perspectiva de transpor essa possível dificuldade? A resposta foi dada pelo especialista em neurolinguística e também mentor empresarial Gustavo Medeiros.

“É preciso entender inicialmente que o aumento não só eleva a minha folha de custos. Ele eleva também o poder de compra dos meus clientes. E como isso pode me impactar positivamente? Simplesmente pelo fato de que com isso as pessoas tendem a comprar mais”, explicou.

Porém, Gustavo aponta que o desarranjo que pode acontecer nas finanças de um empreendimento mediante um aumento de custos com colaboradores muitas vezes já é consequência de outras medidas erradas.

“A condução do negócio já não vem lá essas coisas e mesmo com as datas comemorativas de fim de ano não foi possível aumentar a receita? Lógico que esse aumento pode ser um agravante bem maior na situação”, disse.

Então, também conforme ele, é preciso entender que apesar das dificuldades de empreender no país, a concessão de um maior salário pode ser encarada como uma das tão faladas chances de aumento dos ganhos de uma empresa.

“Aí vem o que sempre falo: campanhas arrojadas e estratégias bem definidas. Tem gente querendo comprar mais? É minha chance. Vou me planejar para usar isso como uma oportunidade de crescimento e não apenas enxergar que esse aumento do salário vai inchar minha folha de custos”, finalizou.

Estudantes de graduação da Unifor e de outras instituições também podem concorrer às bolsas da Fundação Edson Queiroz 

As bolsas são exclusivas para alunos quem ainda não tenham diploma de nenhum curso de graduação e tenham concluído o ensino médio

O programa de concessão de bolsas de estudos filantrópicas da Fundação Edson Queiroz é uma oportunidade para quem sonha em fazer sua primeira graduação. Ter concluído o ensino médio é uma das exigências para a participação no processo seletivo, para bolsas de 50% e 100% do valor das mensalidades, em cursos presenciais e a distância (EAD) da Universidade de Fortaleza. Quem já cursa uma graduação, na própria Unifor ou em outra instituição de ensino cearense, também pode pleitear o benefício. As inscrições abrem no dia 16 de janeiro

A oferta de bolsas de estudos filantrópicas é resultado da obtenção pela Fundação Edson Queiroz do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), do Ministério da Educação. Serão milhares concedidas, contemplando a totalidade dos cursos de graduação da Unifor.

De olho nas regras do edital

Candidatos já matriculados em uma graduação precisam estar atentos e seguir todos os critérios do edital para concorrer às bolsas de estudos filantrópicas. O documento está disponível neste link

Uma delas é que a bolsa é exclusiva para quem ainda não tem uma graduação. A outra é que o benefício se destina a pessoas que se encaixam no perfil socioeconômico. As bolsas de 100% serão concedidas a selecionados com renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio; e as bolsas de 50%, àqueles com renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos. 

Importante: os candidatos que estiverem matriculados em outra instituição de ensino superior (pública ou privada), caso sejam contemplados com a bolsa de estudos filantrópica, deverão cancelar o curso na outra instituição. A exigência está presente no edital e, se não observada, levará a perda da bolsa.

Edital disponível

As inscrições para o processo seletivo das bolsas filantrópicas são online. O edital já está disponível, para que os candidatos possam adiantar os documentos comprobatórios necessários à segunda fase da avaliação.

Os interessados em participar do processo seletivo das bolsas de estudo filantrópicas deverão realizar inicialmente o preenchimento eletrônico da ficha socioeconômica e, em segunda fase, providenciar o envio de documentação comprobatória da renda salarial familiar, conforme detalhada no edital. Todo o processo é feito online. Para isso, a Fundação Edson Queiroz disponibiliza o site www.unifor.br/cebas, com os links para o preenchimento eletrônico e para o envio dos documentos.

A Comissão de Seleção e Gestão das Bolsas de Estudos da Fundação Edson Queiroz pede atenção aos interessados para que sejam cumpridos rigorosamente os prazos estipulados no cronograma de envio dos documentos. Erros no preenchimento da ficha socioeconômica, documentação incompleta e perda do prazo podem levar ao indeferimento da inscrição.

A concessão das bolsas só acontecerá após aprovação da análise e comprovação socioeconômica dos candidatos inscritos. O resultado final dos contemplados com as bolsas será divulgado no portal da Unifor dia 4 de abril de 2023. Contudo, o candidato que tiver pré-selecionado na FASE 1, já começará a assistir suas aulas no dia 1º de fevereiro de 2023. O edital com as normas e critérios do processo seletivo das bolsas está em conformidade com a Lei Complementar 187/2021 e com a Portaria 15/2017 do MEC.

Segurança deve ser redobrada durante as férias escolares em condomínios

O período de férias escolares exige atenção redobrada com crianças e adolescentes em relação aos riscos de acidentes dentro de casa e nas áreas comuns dos condomínios. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), ao ano, 110 mil crianças são hospitalizadas em razão de acidente doméstico. Mas no período de férias, o volume destes acidentes registrados em hospitais aumenta 25%, em média, segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria. Quedas, sufocamentos, afogamentos, choques e intoxicação são os mais comuns.

E para evitar acidentes e garantir a diversão nas férias é necessário a supervisão dos responsáveis, mas também alguns cuidados são de responsabilidade do condomínio. Como explica a Carmen Lima, Gerente de Atendimento da Viper Condomínios. 

“Brincadeiras em escadas é um perigo e devem ser evitadas. É importante ter corrimões e protetores nas escadas para evitar acidentes. Além disso, a proteção nas janelas e varandas que se encontram em lugares altos é essencial para a segurança das crianças. Outro ponto de destaque é o elevador, que não é brinquedo, é apenas um recurso para facilitar a vida das pessoas. As crianças não devem ser deixadas sozinhas próximas ao equipamento.”, salienta. 

Carmen Lima, orienta também sobre a manutenção dos brinquedos no parquinho do condomínio. “O playground deve ter uma manutenção constante, para evitar que os brinquedos não tenham parafusos soltos. Sugiro que coloque protetores para que não fiquem aparentes, e assim evitar cortes. Já no banheiro da área comum, a recomendação é instalar travas no vaso sanitário”, frisou.

É importante que as crianças estejam sempre acompanhadas de um adulto quando acessarem o estacionamento, pois os pequenos se tornam um ponto cego para o motorista, podendo causar acidentes até fatais. E para finalizar, atenção redobrado com a eletricidade. Fios descobertos, instalações improvisadas, sobrecarga de aparelhos em uma única tomada também devem ser evitados.

OAB-CE e ESA-CE promovem primeira capacitação para advocacia do Poder Legislativo 

Com o intuito de proporcionar conhecimento e atualização profissional para a advocacia que atua nas Câmaras Municipais, a Comissão de Apoio aos Advogados do Poder Legislativo da OAB-CE, em parceria com a ESA-CE, promoverão no próximo dia 11, das 9h às 12h, a I Capacitação para Advocacia do Poder Legislativo.   

A formação contará com as palestras “Processo Legislativo Municipal” e “Controle de Constitucionalidade”, ministradas por Tiago Abreu e Igor Rodrigues, presidentes da Comissão de Apoio aos Advogados do Poder Legislativo e da Comissão de Assuntos Legislativos, respectivamente.  

“Vamos iniciar a capacitação com o tema do Processo Legislativo Municipal, abordando toda a tramitação, desde o momento que o Projeto de Lei é protocolado até o encaminhamento para a sanção do prefeito municipal. Em seguida, vamos abordar a ação direta de constitucionalidade das leis municipais”, explica Tiago Abreu.  

Os participantes do curso também terão a oportunidade de fazer uma análise de constitucionalidade das proposições feitas pelos assessores jurídicos quando tramitam nas comissões parlamentares.  

O curso híbrido ocorrerá de forma presencial no Plenarinho da OAB-CE (1º andar) e terá transmissão pela plataforma de ensino da ESA-CE, mediante inscrição gratuita no site cursos.esace.org.br .  

Serviço:  

I Capacitação para Advocacia do Poder Legislativo  

Data: 11 de janeiro  

Horário: 9h às 12h  

Local: Plenarinho da OAB-CE (Av. Washington Soares, 800, Guararapes – 1º andar)  

Transmissão: Plataforma de ensino da ESA-CE  

Inscrição gratuita: cursos.esace.org.br  

Grupo Carmehil lança campanha promocional com 35% de desconto em iluminação decorativa

Durante todo o mês de janeiro, o Grupo Carmehil promove o ‘Saldão Ilumina Carmehil’, onde todos os produtos do showroom da Carmehil Antônio Sales estarão com 35% de desconto. A ação, que acontece todo início do ano visando fortalecer as vendas de iluminação decorativa nesse período, contempla mais de 200 itens, com ofertas variadas em pendentes, arandelas, plafons e abajures. “Nossos clientes finais, bem como os clientes de arquitetos parceiros, esperam a ‘virada de ano’ para dar continuidade nas suas obras e contam com o período de rebaixas de preços do comércio”, destaca Virna Franklin, coordenadora de venda do Grupo Carmehil.

A campanha do grupo, líder em tecnologias e soluções elétricas no Nordeste, vai até o dia 31 de janeiro com o objetivo de promover o mix de iluminação ofertado pela empresa. “A expectativa é que consigamos zerar nosso showroom de iluminação com descontos bastante agressivos em todas as peças expostas. Preparamos uma curadoria de peças lindas decorativas para atender os mais diversos tipos de projetos”, completa Virna.

Na hora de construir e reformar, a Carmehil oferece um mix completo de produtos de iluminação das melhores marcas com entrega grátis para Fortaleza e Região Metropolitana. Para consultar os produtos que estão inclusos na campanha e as condições de compra, basta acessar o link https://bit.ly/saldao-ilumina-2023

Sobre o Grupo Carmehil

A Carmehil é uma empresa cearense líder no Nordeste em tecnologias elétricas. Ao unir inovação, engenharia e softwares, a Carmehil oferece um conjunto de soluções para milhares de clientes da indústria, energia, construção, siderurgia, transporte e comércio. São mais de 15 mil produtos de 150 marcas nacionais e internacionais, compondo um portfólio completo de materiais elétricos, iluminação, rede de dados, infraestrutura, painéis, automação, acessórios e ferramentas.

Recife ganha espaço inovador para a prática de Tênis e Beach Tennis  

O Nacional Tênis Clube tem inauguração prevista para a segunda quinzena do mês de março no Sport Club do Recife. O projeto inovador é assinado pelo Dip Studio e pretende trazer à Ilha do Retiro uma moderna estrutura para prática de esporte e lazer.                        

Serão quatro quadras cobertas de tênis e cinco quadras cobertas de Beach Tennis, as primeiras do Recife com cobertura e areia de praia. Todas com equipamento de arremesso automático de bolas e espaço multiuso para realização de eventos.            

Além das quadras, a arena vai contar com sala de fisioterapia, vestiários, banheiros VIPs e espaço para bicicletas. A área de lazer terá restaurante com ar-condicionado e bar aberto com jardim, além de loja de artigos esportivos. O projeto contempla ainda as famílias com um espaço kids. O clube será aberto ao público e quem já é sócio do Sport Club do Recife terá condição especial nos planos.

O projeto tem como principal patrocinador a Bet Nacional, uma das principais plataformas de apostas esportivas do Brasil. A parceria surgiu como uma ampliação da atuação da marca em conjunto com o Clube.

O Nacional Tênis Clube foi totalmente planejado para oferecer uma experiência única para esportistas e visitantes.
“Nosso trabalho consistiu em requalificar as estruturas existentes. Implantamos novas coberturas de modo a criar um conjunto harmônico com um passeio revitalizado e uma infraestrutura moderna e eficiente para os usuários. O resultado é um equipamento que renova a paisagem local e agrega espaços adequados ao lazer e à prática do esporte.” Afirmam, Lívia Pasqual e Jadson Lourenço, arquitetos do Dip Studio.

Plataforma Pagbet anuncia parceria com clubes de futebol do Nordeste

A Pagbet, uma das principais plataformas de apostas esportivas com atuação no Brasil, está realizando grandes parcerias com clubes da região Nordeste. A colaboração visa impulsionar o desenvolvimento dos clubes e é parte de uma série de ações da empresa para fortalecer o cenário do futebol local. A PagBet investe no potencial do futebol como celeiro de grandes jogadores, times e apostadores.

Há dois anos no mercado, a plataforma de apostas, tem desenvolvido um trabalho de aproximação com os clubes e encerra 2022 com perspectivas promissoras para o próximo ano. Entre os times que ganham o patrocínio estão o CSA e ASA, de Alagoas, Sergipe e Confiança, de Sergipe, e Sampaio Corrêa, do Maranhão,

“Com o CSA nossa missão é chegar junto do time e torcida, levando o clube de volta à Série B. Já no caso do ASA, trata-se de uma renovação, em 2023 estaremos juntos apoiando ainda mais o clube. Também estaremos com o Sampaio Corrêa no ano emblemático do seu centenário, coroando com o acesso à Série A. E essa será nossa primeira experiência em Sergipe, onde começaremos apoiando times com as duas maiores torcidas”, diz Guilherme Dias, diretor comercial da Pagbet.

A PagBet expandiu e democratizou o mercado de apostas da região e conquistou o público que procura por esse entretenimento no meio digital. Com praticidade e ampla diversidade de esportes, ligas e eventos, basta alguns cliques em qualquer aparelho com acesso à internet para realizar a aposta.

Além disso, é uma das plataformas mais acessíveis, já que a partir de um real é possível ter acesso a todos os benefícios, como assistir a jogos via streaming, fazer cashout durante o jogo, estabilidade de navegação, campinho interativo, saque via PIX, estatísticas, e uma plataforma de fácil navegação, robusta e intuitiva.

 Planejamento de Carreira: necessário para qualquer profissional em 2023!

Há alguns anos a ideia de planejamento da carreira significava conseguir um emprego em uma boa empresa e permanecer nela até a aposentadoria. A partir de então, o trabalhador poderia galgar aos poucos os degraus que o levariam a posições mais altas dentro da organização.

No entanto, os tempos mudaram e as pessoas também, visto que seus desejos e aspirações se tornaram outras, isto é, diferentes daquelas de seus antepassados. Atualmente, — em uma definição precisa e simples — o planejamento nada mais é que uma análise da atual situação atual do mercado, junto com as aspirações e projeções de futuro do profissional.

A partir disso, o planejamento tem como objetivo desenvolver metas e estabelecer estratégias para levar o profissional ao lugar pretendido. Desta forma, o planejamento de carreira significa pensar o que já foi construído e definir os caminhos que deverão ser trilhados para atingir tais objetivos de carreira de profissionais, autônomos, empreendedores, docentes ou consultores.

Quais pontos analisar quando pensamos em planejamento de carreira?

O momento do planejamento de carreira requer uma conversa séria consigo mesmo. Isso quer dizer que é preciso libertar-se de algumas ideias preconcebidas, além de pensar atentamente sobre suas capacidades e habilidades. Basicamente, é necessário ter em mente os seguintes pontos:

• Averiguar as condições atuais do seu mercado de atuação: fazer uma análise de cenários da sua área profissional compreendendo as perspectivas e as novas tendências, analisando todas as possibilidades de inovação da carreira a serem exploradas: buscar recolocação, tornar-se autônomo, transformar-se em consultor, explorar a docência, e/ou ativar o empreendedor.

• Analisar de forma técnica as suas habilidades e aspirações: conhecer suas competências (aptidões), pontos fortes e saber aonde você quer chegar é um dos aspectos essenciais do planejamento de carreira, afinal, será apenas depois dessa análise que você será capaz de estabelecer metas em prol do seu desenvolvimento;

• Descartar sonhos irreais: é comum passarmos algum tempo da vida pensando em possibilidades extraordinárias ou distantes, onde o nosso dispêndio de esforços pode ser muito maior, assim, manter o pé no chão é essencial para conseguir estabelecer um propósito que seja alcançável. Muitos profissionais querem ser tudo ao mesmo tempo: colaborador, autônomo, consultor, docente e/ou empreendedor, e no longo prazo esse objetivo não têm sustentabilidade.

• Desenvolver habilidades necessárias: esse ponto tem ligação direta com o anterior, afinal, se você deseja algo que depende do desenvolvimento de certas habilidades, sejam elas técnicas, comportamentais ou de gestão, então basta colocar essa etapa na lista de coisas a se considerar para alcançar o sucesso no curto, médio e longo prazo.