Alessandro Belchior Imóveis inicia operações e atendimentos na sua nova sede

Alessandro Belchior Imóveis iniciou na última segunda-feira, 17, as operações e atendimentos na sua nova sede,  localizada em uma das mais charmosas áreas de Fortaleza, na avenida Desembargador Moreira, 629, em um espaço de arquitetura contemporânea unindo beleza e funcionalidade. Este é um novo e ousado passo evolutivo de mercado que irá ampliar a qualidade nos serviços ofertados pela Alessandro Belchior Imóveis aos seus clientes. A nova sede ocupa um prédio de quatro pavimentos, com 1.800 m2 de área, dispondo de estrutura para estacionamento e com facilidade de acesso por transporte público.

“Estamos muito felizes em apresentar essa novidade para o mercado, porque além de mostrarmos a dinamicidade e o desenvolvimento da empresa, estamos instalados em um corredor cosmopolita de nossa capital, uma área da cidade que ganhou muito em modernidade, elegância e gentileza urbana após as obras de requalificação desse espaço que liga a Praça Portugal à nova Avenida Beira-Mar”, comenta Germano Belchior, diretor superintendente da Alessandro Belchior Imóveis.

Além de áreas exclusivas para atendimento direto aos clientes com conforto e funcionalidade e de uma nova organização dos setores da empresa que facilitam os processos internos e a atuação dos funcionários, a nova sede contará com áreas múltiplas de convivência, como um auditório amplo e moderno, uma capela ecumênica e espaço para eventos, e terá avanços também na área de sustentabilidade, com a utilização de energia solar dotando o prédio de autonomia energética. A inauguração da nova sede permitirá a ampliação do número de colaboradores da empresa, com a criação de novos setores e a oferta de ambientes voltados à inovação e criatividade. A assinatura do projeto arquitetônico e de design de interiores do edifício é da arquiteta Kel Oliveira, do Studio K.

No mercado desde 1989, a Alessandro Belchior Imóveis trabalha em toda a cadeia imobiliária nas áreas de comercialização, locação e administração de imóveis. Atualmente, a atuação da empresa contempla a maior cobertura geográfica do mercado cearense, possuindo, além da nova sede, duas filiais, uma delas no Centro de Fortaleza e a outra no bairro Água Fria, além da agência digital alessandrobelchior.com.br

A empresa administra imóveis de todos os portes, atuando em toda a Grande Fortaleza e em alguns municípios do interior, sendo considerada uma das melhores e maiores empresas de Administração de imóveis do Brasil, contendo uma carteira de imóveis estimada em R$ 5 bilhões de valor de mercado.

Como empresa socialmente responsável, a Alessandro Belchior Imóveis criou em 1992 o seu principal programa social, o Amigos em Ação, que beneficia anualmente instituições filantrópicas com doações de alimentos. A campanha começou como uma atividade de arrecadação de alimentos para serem doados durante o período natalino e expandiu-se alcançando resultados sociais expressivos.

Sindicato dos Médicos do Ceará é uma das melhores empresas para trabalhar no Ceará pelo segundo ano consecutivo

O Sindicato dos Médicos do Ceará foi premiado pela segunda vez com o selo GPTW (Great Place to Work), concedido às melhores empresas para se trabalhar no Estado. Além da certificação, a entidade também conquistou o ISO 9001, selo que atesta o emprego de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão de qualidade para organizações em geral.

A conquista dos selos reflete o trabalho constante do Sindicato para aprimorar seus processos e a satisfação de seus colaboradores e associados. “É um enorme orgulho para nós contar com certificações de tanto peso e credibilidade. São anos de uma trajetória marcada por profissionais comprometidos e pela busca constante por melhorias. Nós estamos entre os melhores graças ao profissionalismo de todos”, destaca o Dr. Leonardo Alcântara, presidente do Sindicato.

Com a adoção de novos processos e a padronização de seu atendimento, a entidade conseguiu aumentar a taxa de satisfação entre os associados, além de reforçar seu modelo de gestão e apostar na inovação com iniciativas como o livro de ocorrências digital, que permite aos médicos cearenses – associados ou não – registrar as informações dos serviços prestados com mais segurança e agilidade. 

Sobre o Sindicato dos Médicos do Ceará

Fundado em 1941, o Sindicato dos Médicos do Ceará é uma associação que trabalha pela valorização da atividade médica e, consequentemente, pela melhoria contínua da saúde no Estado. Em parceria com as demais entidades representativas da categoria, o Sindicato está pautado por atribuições, como reivindicar melhorias nas condições de saúde da população e buscar o fortalecimento do sistema público de saúde; representar os interesses gerais da categoria ou interesses individuais de filiados; celebrar acordos e convenções coletivas de trabalho e suscitar dissídios coletivos; colaborar como órgão técnico consultivo no estudo e solução de problemas relacionados à categoria e zelar pelo cumprimento da legislação, dos acordos e das convenções coletivas de trabalho, além de sentenças normativas e demais institutos que assegurem direitos a estes profissionais da saúde.

Bienal Internacional de Dança – De Par em Par: saiba como retirar os convites para a abertura e festa de lançamento desta edição

A abertura da 8ª Bienal Internacional de Dança – De Par em Par em Fortaleza acontece nesta sexta-feira, dia 21, às 19h no Cineteatro São Luiz. Na ocasião, o público vai poder conferir os espetáculos “Vitrúvio”, da Cia de Dança Mainara Albuquerque, e “Mamihlapinatapai” (2012), “Instante” (2017) e “Grand Pas de Deux de Dom Quixote” (1869/2012), da São Paulo Companhia de Dança. A noite também será de homenagens a duas personalidades da cultura, o bailarino piauiense Marcelo Evelin e a gestora cultural cearense Luisa Cela

Os convites para o evento de abertura oficial da 8ª edição da Bienal de Par em Par estarão disponíveis para retirada a partir de 19 de outubro, na bilheteria do Cineteatro São Luiz, das 9h30 às 18h, limitado a 1 por pessoa. Terão acesso ao evento apenas quem estiver com o convite em mãos. No próprio Cineteatro São Luiz, serão disponibilizadas ao público presente pulseiras que darão acesso à festa de abertura que acontecerá na sequência, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (em frente ao Teatro Dragão do Mar). A festa será com “Tertúlia Vândala”, do Coletivo Tertúlia, e show “Karina Buhr – Voz e Tambor”, com Karina Buhr e Régis Damasceno. Os convidados terão acesso garantido com a pulseira até às 22h30. Após esse horário, o acesso será liberado por ordem de chegada, conforme a capacidade do local. 

A VIII Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par em Par é uma realização da Indústria da Dança e da Proarte. Tem o apoio da Prefeitura de Fortaleza, Prefeitura de Itapipoca, Prefeitura de Paracuru e SESC Fecomércio, e o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), por meio da Lei do Mecenato Estadual. Agradecimento: Enel.  

Enem Action, em parceria com a Estácio e a Wyden, realiza simuladão para o Enem gratuito

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano ocorrerá nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. Até lá é hora de segurar a ansiedade e ir fundo nos estudos. Uma boa oportunidade de ampliar e testar os conhecimentos é o Simuladão ENEM Action, o último do ano, que acontece no dia 29 de outubro, a partir das 13h, de forma online. As inscrições para o simuladão são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de outubro, até ao meio-dia, no site: https://simuladaodoenem.com.br

A prova, aplicada em parceria com a Estácio e a Wyden, contará com 60 questões objetivas, de todas as áreas do conhecimento e a redação. O método de correção será baseado na metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesma usada pelo INEP e que permite ao candidato mapear, com mais de 90% de assertividade, a nota que tiraria no ENEM oficial. O resultado será divulgado na página do simuladão, no dia 7 de novembro, às 18h. 

Sobre o ENEM Action

O ENEM Action é uma plataforma online e gratuita de preparação para o ENEM. A partir de um simples cadastro, o usuário tem acesso permanente a apostilas de todas as áreas do conhecimento, aulas comentadas em vídeo, correção de provas do ENEM de anos anteriores, workshop de redação, minissimulados e e-books que o permitem revisar o conteúdo programático previsto para o Exame Nacional do Ensino Médio. 

Hora BOTI.SUN: campanha de lançamento do Boticário transforma monumentos históricos do Brasil em relógios solares para lembrar consumidores de aplicarem filtro solar

Em um país reconhecido pelas altas temperaturas e pela atmosfera solar durante todo o ano, a proteção da pele ainda não faz parte da rotina diária dos brasileiros. Atento a esse comportamento, o Boticário expande sua atuação em categorias de cuidados e lança marca focada em proteção solar – BOTI.SUN, que chega ao mercado para democratizar o acesso à proteção de qualidade. Para o lançamento, a marca aposta em uma campanha que conta com uma estratégia de comunicação 360º que celebra a diversidade e a brasilidade em tons de pele, além de auxiliar o consumidor na construção do hábito.  Intitulado “Hora BOTI.SUN”, o filme digital assinado pela agência GUT explora a relação única do brasileiro com o sol e promove lembretes a cada duas horas em praças estratégicas no Sudeste e Nordeste. O roteiro do filme destaca os principais diferenciais do produto, trazendo planos aéreos em São Paulo e em Salvador, que indicam para uma mensagem importante: “Está na hora de passar BOTI.SUN”.

Para Marcela de Masi Nogueira, Diretora de Comunicação e Branding do Boticário, a campanha, assim como o produto, foi pensada para trabalhar a proteção solar de forma fácil e prática, pra virar parte do ritual diário: “BOTI.SUN chega para ser a aliada dos brasileiros na rotina diária com protetor solar. Num país como o nosso, os cuidados e a proteção da pele precisam acontecer todos os dias e ir além dos dias de verão, sol, praia e piscina. Por isso, desenvolvemos uma marca que apoia o hábito, pensada para atender até quem não gosta de usar protetor, seja pela textura, cor ou acabamento na pele. Assim, podemos impactar o consumidor brasileiro mostrando que existe um produto pensado especialmente para ele e que o uso diário pode ser confortável na pele. Com a nossa campanha vamos ocupar lugares de grande circulação em capitais brasileiras para lembrar e mostrar na prática como BOTI.SUN está pronto para acompanhar nossos consumidores nas mochilas, nécessaires e bolsas, independentemente da estação do ano. É uma combinação para lembrar de passar o protetor e esquecer que passou, de tão suave e invisível que o produto é. E, claro, vamos celebrar a diversidade brasileira que se expressa nos diferentes tons, texturas e necessidades de cada pele”, comenta.

Por meio de jogos de luz e sombra, a marca criou dois relógios solares gigantes como lembretes, que atentam para a importância de reaplicar o produto a cada duas horas, seguindo a recomendação dermatológica para que a proteção seja efetiva. Os relógios foram instalados no Obelisco, em São Paulo (SP), e no Farol da Barra, em Salvador (BA) para a gravação do filme-conceito da campanha. “Para marcar esse lançamento icônico do Boticário, decidimos atacar de frente o principal problema da categoria: o esquecimento – seja por falta de conhecimento ou por conta de produtos que não facilitam o dia a dia (com textura e cheiro que não agradam e geram dificuldade em incluir o protetor na rotina), transformamos o Brasil em um grande relógio solar, lembrando as pessoas de aplicarem o produto com a Hora BOTI.SUN”, afirma Murilo Melo, ECD da GUT. Assista aqui.

A estratégia também inclui a mídia OOH, instalada em São Paulo, com troca de mensagens a cada duas horas, reforçando a reaplicação do produto conforme indicado por dermatologistas. No digital, a marca aposta em conteúdos educacionais sobre o uso e a aplicação do protetor por meio de um time de influenciadores, responsável por produzir conteúdos focados em reviews de produtos.

Sobre O Boticário    

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis. 

Campanha Juntos realiza mutirão de limpeza na praia e atividades infantis neste sábado

A partir das 15h30, haverá um mutirão de limpeza na Praia do Futuro e evento infantil com distribuição de brinquedos no Lagamar. A programação é aberta ao público.

Campanha Juntos – Para que muitos creiam, iniciativa da Igreja Batista Central de Fortaleza (IBC), realizará diferentes atividades para jovens, adultos e crianças neste sábado (22). Dentre elas, mutirão de limpeza na Praia do Futuro e evento infantil no Lagamar. A programação faz parte de uma série de ações de sustentabilidade, saúde e bem-estar e cidadania promovidas por pessoas voluntárias.

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre educação ambiental, das 16h às 19h30, haverá limpeza de praia, aula de surf para crianças e o encerramento das atividades com um luau. A concentração será a partir das 15h30, no P5 Kite House, na Praia do Futuro.

Enquanto isso, outro grupo da campanha estará no Lagamar, participando do Projeto Agraciados. Trata-se de uma iniciativa voluntária de um grupo de amigos que atendem as crianças da comunidade desde 2016. Quinzenalmente, cerca de 100 crianças são atendidas por meio de atividades lúdicas, como música, brincadeiras, lanche e contação de histórias.

Na programação deste sábado, a partir das 15h, haverá brincadeiras, pintura, teatro, música, entre outras atividades infantis. A expectativa é de atender em média 300 crianças. “Serão oferecidos também no decorrer do evento gelinho, pipoca, algodão doce, pula-pula livre e, no final, distribuição de brinquedos”, fala a representante do Projeto Agraciados, a autônoma Williana Barbosa.

Solidariedade

A Campanha Juntos – Para que muitos creiam iniciou no dia 4 de setembro e segue até o dia 23 de outubro. Para quem tem interesse em colaborar, seja doando ou fazendo parte das ações, basta acessar o site www.ibc.org.br/juntos e entrar em contato. No menu “Ações”, há um botão de acesso ao formulário de inscrição de voluntários. 

Serviço

22 de outubro (sábado)

Mutirão Limpeza na Praia
Horário: 16h às 19h30, concentração às 15h30

Local: Praia do Futuro (saída do PS Kite House – Av. Clóvis Arrais Maia, 4455)

Dia das Crianças no Lagamar

Horário: 15h às 18h30

Local: Rua Alecrim, 27 –  Aerolândia

Mais informações: www.ibc.org.br/juntos

Estadão lança plataforma de avaliações e recomendações de produtos 

Brasil, outubro de 2022 Acelerada pela pandemia, a prática das compras online já é comum para mais de metade dos consumidores brasileiros. Nesse novo cenário, os consumidores conectados habituaram-se também a consultar serviços que apresentam produtos e mostram suas características, além de indicar os sites de e-commerce em que podem ser encontrados. Para aperfeiçoar esse tipo de experiência, o Estadão desenvolveu e está inaugurando seu mais novo projeto digital, voltado para conteúdos relacionados ao mercado de compras online no Brasil. Fruto de uma parceria com a Zmes, agência e consultoria digital, foi criado uma plataforma de curadoria, avaliação e recomendação que busca ajudar o consumidor na tomada de decisões. 

O Estadão Recomenda permitirá que o consumidor encontre os melhores produtos disponíveis no mercado digital, oferecidos pelos sites e marketplaces mais relevantes do país. Todo o processo de apuração, avaliação e comparação é realizado por uma equipe de jornalistas do Estadão. Nos primeiros lotes de produtos avaliados pelos profissionais destacam-se videogames e acessórios para os principais tipos de console, além de eletrodomésticos, TVs e produtos para cuidados pessoais.

Mas a abrangência do serviço irá muito além. Todo e qualquer produto ou serviço que esteja sendo pesquisado com frequência notável na internet passará a integrar a lista de prioridades do projeto.

Os resultados das análises serão publicados em vários formatos: dos comparativos, que cotejam funcionalidades, eficiência e usabilidade de produtos concorrentes, às avaliações, com descritivos das características do objeto ou serviço, oferecendo ao consumidor a possibilidade de conhecer a oferta em detalhes antes de tomar a decisão de compra. Vídeos também serão produzidos pelo Estadão Recomenda, no caso de ofertas de alto valor ou grande procura.

Nas últimas décadas, com a ampliação do acesso à internet e o aumento dos sites de vendas online, tornaram-se comuns os serviços de avaliações de produtos com base na opinião dos usuários. Os consumidores interessados em conhecer ou adquirir produtos oferecidos em sites de e-commerce foram, paralelamente, descobrindo o valor dos reviews. O Estadão Recomenda contribui, de certo modo, para o fim da era da incerteza diante de uma oferta crescente de itens cada vez mais complexos e de difícil comparação.

Para Paulo Pessoa, diretor comercial do Estadão, o ‘Estadão Recomenda’ surge para oferecer um serviço de análise de possibilidades, com profundidade e credibilidade. “Identificamos uma excelente oportunidade de reforçar o Estadão como uma fonte de informação segura para o nosso público”, diz Paulo. ”Teremos opiniões e considerações sobre produtos reais, com conteúdo de confiança para nossa audiência.”

A Zmes, parceira do Estadão na concepção e execução do projeto, atuou no desenho da experiência, implementação da tecnologia e growth além de suporte no processo de produção de conteúdos em vídeo. Para Marcelo Tripoli, CEO e fundador da Zmes, o projeto é uma excelente demonstração de como as empresas de mídia podem monetizar sua audiência qualificada. “A transformação digital leva as empresas de mídia a buscarem novos modelos de negócio”, ele observa. “O Estadão Recomenda é um exemplo desta visão contemporânea de criar um produto digital com valor para o leitor e que ao mesmo tempo gera oportunidades comerciais para o veículo. Estamos felizes em contribuir com a materialização dessa proposta.”  

O Estadão Recomenda está disponível desde terça-feira (11) no site https://www.estadao.com.br/recomenda e nas redes sociais.

Sobre o Estadão

Há 147 anos, o Estadão defende que o livre acesso à informação é uma ferramenta de transformação social.

O Estado de S. Paulo é o mais tradicional dos jornais do Brasil em circulação. Sob o nome original A Província de S. Paulo, a primeira edição foi veiculada em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império. O jornal cresceu e deu origem ao Grupo Estado – responsável pelo lançamento de diversas frentes comunicacionais. 

Conhecida como empresa jornalística com muita credibilidade com os leitores e o mercado publicitário, a marca Estadão está presente em diversas plataformas para entregar cada vez mais conteúdo e informação de qualidade aos diferentes públicos e seguidores, com uma audiência que soma mais de 25 milhões de pessoas.

Em maio de 2021, o Estadão foi reconhecido como um dos principais jornais líder em circulação impressa no Brasil, em comparação a seus principais concorrentes, segundo dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC).

Brasil, outubro de 2022 Acelerada pela pandemia, a prática das compras online já é comum para mais de metade dos consumidores brasileiros. Nesse novo cenário, os consumidores conectados habituaram-se também a consultar serviços que apresentam produtos e mostram suas características, além de indicar os sites de e-commerce em que podem ser encontrados. Para aperfeiçoar esse tipo de experiência, o Estadão desenvolveu e está inaugurando seu mais novo projeto digital, voltado para conteúdos relacionados ao mercado de compras online no Brasil. Fruto de uma parceria com a Zmes, agência e consultoria digital, foi criado uma plataforma de curadoria, avaliação e recomendação que busca ajudar o consumidor na tomada de decisões. 

O Estadão Recomenda permitirá que o consumidor encontre os melhores produtos disponíveis no mercado digital, oferecidos pelos sites e marketplaces mais relevantes do país. Todo o processo de apuração, avaliação e comparação é realizado por uma equipe de jornalistas do Estadão. Nos primeiros lotes de produtos avaliados pelos profissionais destacam-se videogames e acessórios para os principais tipos de console, além de eletrodomésticos, TVs e produtos para cuidados pessoais.

Mas a abrangência do serviço irá muito além. Todo e qualquer produto ou serviço que esteja sendo pesquisado com frequência notável na internet passará a integrar a lista de prioridades do projeto.

Os resultados das análises serão publicados em vários formatos: dos comparativos, que cotejam funcionalidades, eficiência e usabilidade de produtos concorrentes, às avaliações, com descritivos das características do objeto ou serviço, oferecendo ao consumidor a possibilidade de conhecer a oferta em detalhes antes de tomar a decisão de compra. Vídeos também serão produzidos pelo Estadão Recomenda, no caso de ofertas de alto valor ou grande procura.

Nas últimas décadas, com a ampliação do acesso à internet e o aumento dos sites de vendas online, tornaram-se comuns os serviços de avaliações de produtos com base na opinião dos usuários. Os consumidores interessados em conhecer ou adquirir produtos oferecidos em sites de e-commerce foram, paralelamente, descobrindo o valor dos reviews. O Estadão Recomenda contribui, de certo modo, para o fim da era da incerteza diante de uma oferta crescente de itens cada vez mais complexos e de difícil comparação.

Para Paulo Pessoa, diretor comercial do Estadão, o ‘Estadão Recomenda’ surge para oferecer um serviço de análise de possibilidades, com profundidade e credibilidade. “Identificamos uma excelente oportunidade de reforçar o Estadão como uma fonte de informação segura para o nosso público”, diz Paulo. ”Teremos opiniões e considerações sobre produtos reais, com conteúdo de confiança para nossa audiência.”

A Zmes, parceira do Estadão na concepção e execução do projeto, atuou no desenho da experiência, implementação da tecnologia e growth além de suporte no processo de produção de conteúdos em vídeo. Para Marcelo Tripoli, CEO e fundador da Zmes, o projeto é uma excelente demonstração de como as empresas de mídia podem monetizar sua audiência qualificada. “A transformação digital leva as empresas de mídia a buscarem novos modelos de negócio”, ele observa. “O Estadão Recomenda é um exemplo desta visão contemporânea de criar um produto digital com valor para o leitor e que ao mesmo tempo gera oportunidades comerciais para o veículo. Estamos felizes em contribuir com a materialização dessa proposta.”  

O Estadão Recomenda está disponível desde terça-feira (11) no site https://www.estadao.com.br/recomenda e nas redes sociais.

Sobre o Estadão

Há 147 anos, o Estadão defende que o livre acesso à informação é uma ferramenta de transformação social.

O Estado de S. Paulo é o mais tradicional dos jornais do Brasil em circulação. Sob o nome original A Província de S. Paulo, a primeira edição foi veiculada em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império. O jornal cresceu e deu origem ao Grupo Estado – responsável pelo lançamento de diversas frentes comunicacionais. 

Conhecida como empresa jornalística com muita credibilidade com os leitores e o mercado publicitário, a marca Estadão está presente em diversas plataformas para entregar cada vez mais conteúdo e informação de qualidade aos diferentes públicos e seguidores, com uma audiência que soma mais de 25 milhões de pessoas.

Em maio de 2021, o Estadão foi reconhecido como um dos principais jornais líder em circulação impressa no Brasil, em comparação a seus principais concorrentes, segundo dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC).

Calor intenso e sudorese são sintomas da menopausa que acometem 3 a cada 4 mulheres

Ondas de calor intenso e sudorese excessiva, também chamados de fogachos, são sintomas comuns durante o climatério, que é o período mais intenso da temida menopausa. Eles acometem três a cada quatro mulheres que passam por essa fase. O ginecologista e coordenador da unidade de Iguatu (CE) do Instituto de Educação Médica (Idomed), Joab Lima, explica que esses sintomas surgem devido à grande alteração hormonal que acontece no corpo da mulher.

“A falência dos ovários pela idade avançada da mulher leva à deficiência na produção de hormônios sexuais, principalmente o estrogênio, e a nível do hipotálamo, que é a região cerebral do centro termorregulador, leva a uma vasoconstrição e em seguida um desequilíbrio na regulação da temperatura corpórea”, explica. 

Em algumas mulheres as ondas de calor e a transpiração acontecem várias vezes durante o dia ou a noite e duram em torno de dois a cinco minutos. O fogacho costuma começar de repente na região do rosto, superior do tórax e depois se generaliza pelo corpo. “É interessante ressaltar que mesmo a paciente sentindo o corpo aquecido, a temperatura corporal mantém-se normal, em torno de 36,5º”, alerta o especialista, acrescentando que o fogacho também pode vir acompanhado de vermelhidão na pele, principalmente na face. “Isso ocorre em consequência da dilatação dos vasos sanguíneos como forma de compensar a constrição proveniente da falta de estrogênio e o desequilíbrio termorregulador”.

Segundo o professor e Dr. Joab Lima, apesar de ser uma sensação ruim, os fogachos não representam nenhum problema direto para a saúde da mulher. “É um sintoma normal, apesar de causar muitos desconfortos. Muitas mulheres têm o dia a dia afetado, pois as ondas de calor podem até gerar uma redução de pressão e, em outros casos, se a vasoconstrição for muito intensa poderá levar a quadros de infarto do miocárdio em pacientes com outros fatores de riscos”, alerta Dr. Joad Lima diz, ainda, que não há tempo exato para o fim dos sintomas, pois varia de mulher para mulher, mas que costuma desaparecer espontaneamente após alguns anos. 

Como aliviar?

O ginecologista explica que não há como os sintomas da menopausa serem  evitados por se tratar de um processo natural do organismo feminino, porém existem algumas formas de amenizar os desconfortos enfrentados nesse período. “Uma das formas de aliviar é com  medicação natural como os fitohormônios ou até com reposição hormonal. No entanto, para isso é imprescindível o acompanhamento médico para avaliar primeiramente a intensidade dos sintomas, o histórico da paciente e os fatores de risco”.
Mudanças de hábito também são fortes aliadas para amenizar os sintomas da menopausa. “Perder peso, ter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regularmente,  parar de fumar, evitar bebidas alcoólicas, comidas apimentadas e cafeína também funciona. No verão, é importante a mulher usar roupas leves, procurar ficar em ambientes ventilados e beber muita água”, complementa Dr. Joab Lima. 

Cresce participação feminina em cargos de liderança

De acordo com o IBGE, em 1970, só 20% de todas as pessoas que trabalhavam eram mulheres no Brasil. Em 2020 (data do último Censo), esse número mais que dobrou, passando para 42% de mulheres e 58% de homens. Apesar de ainda estarem em menor número, a presença feminina tem ganhado cada vez mais protagonismo no mercado de trabalho, inclusive encabeçando equipes de grandes empresas.

De acordo com o Ministério da Economia, as mulheres já detêm 42,4% das funções de gerência, 13,9% de diretoria e 27,3% de superintendência. Além disso, as mulheres atualmente são maioria em profissões como medicina e odontologia, por exemplo, representando cerca de 70% do total, segundo a pesquisa.

Para a consultora em negócios e sócia na Ática Gestão Empresarial, Lídia Guimarães, o mercado está se abrindo para a participação feminina não só em pequenas empresas, mas em altos cargos em companhias e multinacionais. A gestão feminina traz a possibilidade de trabalho mais voltado para o desenvolvimento das pessoas, melhorando a entrega de resultados e performance das equipes de trabalho. As lideranças femininas têm procurado se destacar pela qualidade de seu conhecimento e entrega focando na transformação da instituição, além de possuírem mais resiliência diante dos desafios e obstáculos existentes no mundo dos negócios. Com personalidade forte, elas têm como principais características: foco no autoconhecimento; percepção das habilidades de seus liderados; identificação de desperdícios, facilidade na realização de feedbacks constantes; senso de justiça. “Muito mais do que posicionamento de um gênero, a liderança feminina possui competência, experiência e vontade genuína de se tornar líder, fazendo a diferença na vida das pessoas e dos negócios”, finaliza.

Elas sabem liderar

Já na Kasane, agência de comunicação, que nasceu em Goiânia 15 anos atrás, o time é composto por 85% de mulheres. Também fundada e liderada por duas profissionais, a empresa começou bem pequena, só com o trabalho das donas, Renata Vieira e Ana Paula Ramos. Mas cresceu e hoje dá oportunidade para quase 20 mulheres. “Nós apostamos firmemente na capacidade das mulheres em todos os cargos aqui na agência. Acreditamos que as colaboradoras têm muita habilidade em traçar estratégias, bem como para resolver as questões do dia a dia com rapidez, são dedicadas e comprometidas ao extremo”, explica Renata.

No Fujioka, quem lidera a equipe de marketing de todo o grupo, que hoje conta com 1800 colaboradores, também é uma mulher. Roberta Tibery, de 44 anos, gerencia uma equipe de 30 pessoas em duas áreas, o marketing e a própria agência de publicidade do Fujioka. Além da distribuição que acontece de norte a sul do país, o grupo conta com 50 lojas de varejo distribuídas por todo o estado de Goiás e Distrito Federal. Também possui dois e-commerce, um voltado para o varejo e um voltado para empresários e lojistas que podem comprar mais barato, o que torna a empresa mais completa e a coloca entre as 100 maiores empresas do Brasil. “Eu acredito que a liderança feminina em um cargo como esse que envolve dinamismo, criatividade, visão do todo sem perder os detalhes, faz sim diferença, tenho que estar sempre atenta as mais diferentes necessidades”, comenta Roberta Tibery.

Desigualdade de gêneros

As mulheres ainda ganham cerca de 20% menos do que os homens no Brasil, mesmo se comparado trabalhadores do mesmo perfil de escolaridade e idade e na mesma categoria de ocupação. Mas a diferença salarial entre gêneros diminuiu quase 5% (4,92%) no período de oito anos. Em 2012, as trabalhadoras ganhavam 73,18% do salário dos homens. Já em 2020, a porcentagem subiu cerca de 80% (78,18%).  Esses números foram levantados com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) entre 2012 e 2020.

Lídia Guimarães explica que esse cenário está mudando, mesmo que os passos sejam lentos. Discutir sobre mulheres e liderança na mesma frase forma uma combinação natural nos tempos atuais, porém essa nem sempre foi a realidade, pois era raro vermos mulheres em posição de gestão. Por muito tempo, as mulheres foram impedidas de trabalhar, principalmente se tratando das altas classes sociais. O trabalho para o grupo era associado a autorização dos maridos, sempre em cargos operacionais. É importante entendermos, que atualmente, os cenários de gestão são altamente competitivos, e as capacidades femininas devem ser destacadas não porque temos, como mulheres, que demonstrar nossas grandes habilidades, e sim mostrar ao mundo que fazemos diferença em todos os ambientes que estamos. “Muitas mulheres se dedicam em seu desenvolvimento pessoal e profissional, entendendo seus verdadeiros propósitos de vida e agregando isso ao dia a dia de trabalho. É importante que façamos uma autorreflexão de nossas reais habilidades, sejam mulheres ou homens, para direcionar pessoas e negócios. A tarefa não é fácil, é complexa e profundamente desafiadora, mas é extremamente importante não desejarmos o poder pelo poder, e sim o poder para transformar vidas e empresas”

GUT nomeia Andrea Diquez como primeira CEO Global

Hoje, a GUT, agência global e independente, anunciou a nomeação de Andrea Diquez, como sua primeira Global Chief Executive Officer, que será responsável pela supervisão e crescimento de toda a GUT network, ao lado dos Founders Anselmo Ramos e Gaston Bigio e dos sócios e lideranças, a partir de 2 de Novembro. O cargo de CEO global é algo inédito na GUT, desde sua fundação em 2018, cuja network agora opera 6 escritórios em 5 países.

Diquez tem mais de 28 anos de experiência na indústria, tendo atuado como CEO na DDB Chicago e na Saatchi & Saatchi New York. Ela é conhecida por construir equipes diversas, inclusivas e de alto desempenho, que entregam resultados tangíveis de negócios através de inovações criativas. Ao longo de sua carreira, Andrea liderou marcas icônicas e negócios em vários mercados e continentes, impulsionando a transformação organizacional e proporcionando resultados de alto impacto para clientes globalmente. 

“À medida que crescemos e inauguramos nossos escritórios ao redor do mundo, sentimos a necessidade de alguém que pudesse nos ajudar com nossa rápida expansão, enquanto continuamos a cultivar e espalhar nossa cultura pela network. Então, para nós, Andrea era a pessoa perfeita para esse desafio”, disse Gaston Bigio, Co-Founder e Creative Chairman da GUT.  “Eu sempre soube que Andrea e eu trabalharíamos juntos novamente, então estou muito feliz que este dia finalmente chegou.Trazendo sua experiência global para a GUT, sua ajuda será muito valiosa para atingir um lugar de crescimento contínuo e reforçar nossa carteira de clientes, em diferentes mercados ao redor do mundo, nos deixando ainda mais perto de nosso objetivo de nos tornarmos uma das mais diversas, criativas e influentes networks de todos os tempos.”

Natural da Venezuela, Andrea foi recentemente CEO da DDB Chicago, focada na liderança de sua equipe, criando parcerias com clientes-chave, incluindo Molson Coors, Army, State Farm, Emerson, Mars e McDonald’s, e atraindo novos clientes, incluindo Orkin, Reynolds Consumer Products e Bimbo Bakeries. Antes disso, atuou como CEO da Saatchi & Saatchi New York, expandindo e diversificando com sucesso sua base de clientes, ao mesmo tempo em que revitalizou a reputação criativa da agência, durante seus cinco anos na mesma. Antes de retornar para Nova York, em 2013, Andrea foi CEO da Saatchi & Saatchi México, onde, em apenas dois anos, dobrou com sucesso os negócios da agência, conquistando inúmeros prêmios internacionais de criação e negócios.

“Estávamos à procura de um CEO gutsy, o que não é fácil de encontrar, e não conseguimos pensar em uma pessoa mais perfeita do que Andrea”, disse o Co-Founder e Creative Chairman da GUT, Anselmo Ramos. “Sua carreira fala por si só – ela ajudou a construir equipes de sucesso e alguns dos trabalhos mais famosos da indústria, porque ela não só realmente se importa com a criatividade, mas, mais importante, ela se preocupa profundamente com as pessoas e com a pauta de DE&I. Andrea entende o que ser People-First significa para nós. E também que a diversidade impulsiona a criatividade, por isso sua expertise na construção de equipes bem-sucedidas e diversificadas, além de ajudar o talento a prosperar nesta indústria, é crucial para a GUT. Nossos valores e a visão que temos para a network são os mesmos e esse é um dos fatores mais emocionantes sobre sua chegada em nossa família gutsy.”

Uma das executivas mais influentes da publicidade, Andrea ajudou a construir e transformar algumas das marcas mais proeminentes globalmente e em toda a América do Norte, incluindo: P&G, Mondelēz, Subway, Walmart, Mars, McDonald’s, Molson Coors, US Army, USAA, Coca-Cola, Campbell’s Snacks, WNBA, Nestlé, Novartis e Prudential, entre muitas outras. Ela também teve sólido reconhecimento nas principais premiações internacionais do setor, incluindo The Effies, Cannes Lions, D&AD, The Clios e The One Show.

“A GUT é sobre pessoas, e esse tem sido o meu foco principal ao longo da minha carreira”, disse Diquez. “Quando as pessoas estão felizes, elas atraem outras pessoas incríveis e, no final, isso ajuda a impulsionar resultados tangíveis para os clientes, bem como para a agência. A GUT entende essa filosofia, porque está na essência de tudo o que eles fazem. Juntos, espero que possamos continuar a promover a criatividade e a diversão, com base na fundação existente que Anselmo, Gaston, os sócios e os líderes já estabeleceram. Este não é um trabalho que se faz sozinha, então estou ansiosa para conhecer todos um-a-um, descobrir as necessidades da equipe e como eu posso contribuir para que todos sejam bem sucedidos e realizados.”

Em 2018, Diquez foi homenageada como Ad Age Woman to Watch, onde foi reconhecida por sua capacidade de criar mudanças na indústria, construindo equipes diversas que se concentram em fornecer soluções criativas impactantes para os clientes. Ela também foi escolhida como uma das primeiras homenageadas do Prêmio ADCOLOR Champion, da Adweek, em 2019, que é um prêmio para executivos que influenciam com sucesso a DE&I nos espaços de marketing, publicidade, mídia, tecnologia e entretenimento. Em 2020, foi membro do Júri de Eficácia Criativa, de Cannes Lions, e também foi nomeada Co-presidente do USA Effie Grand Juryno mesmo ano.