MEI: Centro Universitário oferece atendimento gratuito para regularização de débitos no Simples Nacional

O Centro Universitário Estácio do Ceará oferece no próximo dia 31 de maio (terça-feira),  atendimento presencial e gratuito para os microempreendedores individuais com dívidas referentes ao Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos para o MEI – (RELP). Os interessados devem se dirigir à Estácio Centro (Av. Duque de Caxias – 100) , a partir das 13h.

O atendimento é realizado pelo Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) e conta com a participação dos alunos do curso de Ciências Contábeis, sob a supervisão dos professores, que fazem a verificação de pendências por meio do CNPJ informado. A recomendação é que o empreendedor chegue ao local com CPF e senha do Gov.Br, com selo de confiabilidade nível prata. 

Com o RELP, os microempreendedores poderão parcelar suas dívidas em até 180 meses, ou seja, o pagamento dos débitos das empresas contempladas pelo programa poderá ser feito em até 15 anos. Além disso, esses contribuintes podem receber descontos nos juros e  multas que serão aplicados conforme a redução de receita durante a pandemia.

O coordenador do NAF, Samuel Lima, orienta à população sobre a importância de ter todos os dados em mãos. “Se o empreendedor já tiver realizado envio de declaração do IRPF nos anos anteriores, precisamos que também sejam entregues os recibos, para que caso necessário, seja gerado um código de acesso. Caso não tenha declarado, podemos utilizar o título de eleitor”, explica. 

“Nosso objetivo com esta ação é que os nossos alunos sejam capacitados a desenvolver práticas contábeis e tributárias. Atendemos a comunidade que fica em nosso entorno, alinhando teoria à prática”, explica Samuel. 

Serviço: 

MEI: Centro Universitário oferece atendimento gratuito para regularização de débitos no Simples Nacional

Data: 31 de maio (terça-feira)

Horário: 13h

Local: Estácio do Ceará Unidade Centro  – Av: Duque de Caxias, 100.

Ypióca leva caipirinha premium ao Festival Brasil Sabor no Ceará

A marca cearense de cachaça Ypióca realiza uma ação inédita como patrocinadora, no Ceará, da 16ª edição do Brasil Sabor, festival de gastronomia promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A Ypióca incrementa o paladar dos consumidores e o cardápio de bares e restaurantes parceiros que participam do festival com uma caipirinha premium da composição à maneira de consumir. 

O coquetel é a “caipirinha dourada de Ypióca 150 anos”, servida em caneca congelada da marca. Sofisticada, a bebida é preparada com essa cachaça premium, que é envelhecida e armazenada em barris e tonéis de madeiras nobres (bálsamo e carvalho). O drink está disponível até o final do festival, 29 de maio, nos estabelecimentos que contam com displays sobre a ação nas mesas.

“Estamos proporcionando ao público do Brasil Sabor consumir uma caipirinha de alto padrão, alinhada com a tendência mundial de premiunização no consumo de bebidas e sintonizada com a valorização da gastronomia regional proposta pelo festival, já que Ypióca tem raízes e identidade cearenses, é um orgulho da gente da terra”, destaca a gerente de marketing de Cachaça da Diageo, Barbara Carvalho. “Além disso, a caipirinha é uma pedida clássica que harmoniza com alimentos tradicionais do Estado, como baião de dois, paçoca, peixe, carne de sol, camarão e queijo coalho”, complementa Barbara. 

Criada em 1846 no Ceará, Ypióca é a marca de cachaça mais antiga do Brasil, lidera a categoria no estado, conforme o estudo Nielsen Retail Index de março de 2022, é premiada por sua qualidade mundo afora e faz parte do portfólio da Diageo, empresa líder mundial em bebidas alcoólicas premium.

Neste ano, o Brasil Sabor acontece no Ceará em 30 bares e restaurantes de cinco municípios – Fortaleza, Caucaia, Eusébio, Tianguá e Viçosa – além de várias outras cidades do Brasil.

Sobre a Diageo

A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff, Old Parr, Gordon’s, Baileys, Cîroc, Guinness, Ypióca, entre outras. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite Diageo.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em DRINKiQ.com. Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Queiroz Filho destaca a educação como essencial para fortalecer a democracia no país

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Queiroz Filho (PDT) participou nesta quinta-feira (26) do 10º Fórum Extraordinário da Undime/CE 2022, com o tema “Educação em Foco – Caminho para a Democracia que Queremos”. Na ocasião, o parlamentar destacou a necessidade de fortalecer a atuação dos dirigentes municipais diante do cenário nacional.

“Este evento é uma oportunidade de promover a integração de todos que fazem a educação no Ceará. Temos muito orgulho de dizer que temos a melhor educação do país e não existe democracia sem educação. Infelizmente, esta área vem sofrendo cada vez mais ataques pelo Governo Federal. Então, é importante que continuemos juntos lutando por um objetivo maior que é um ensino público de qualidade, pois acreditamos que esse é o melhor caminho para transformar a vida das pessoas”, disse Queiroz Filho.

Promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (Undime/CE), que conta com a presidência da professora Luiza Aurélia Teixeira, o evento reuniu dirigentes, técnicos e profissionais da área das redes municipais de ensino para mesas e palestras.

Audi lança novo Q3 Sportback com maior porta-malas da categoria disponível para venda

Um dos modelos mais icônicos da marca e referência no segmento dos SUVs compactos de luxo, o novo Audi Q3 Sportback é equipado com o poderoso motor EA888 2.0 TSFI à gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressor, que desenvolve 231cavalos de potência e 340 Nm de torque. A inédita transmissão tiptronic de oito velocidades, por sua vez, proporciona trocas de marchas mais ágeis e precisas. O conjunto confere ao modelo uma excelente dirigibilidade, estabilidade em curvas e desempenho impressionante, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos e velocidade máxima de 240 km/h.

“Nós acreditamos no potencial do mercado brasileiro e estamos muito orgulhosos em retomar a produção em São José dos Pinhais (PR) em breve com este belo carro. O Audi Q3 é uma referência no segmento e best-seller global da marca — ano passado foi o segundo mais vendido, com quase 260 mil unidades comercializadas em todo o mundo. A nova carroceria Sportback atende ao mercado que busca cada vez mais aliar um design contemporâneo com a versatilidade dos utilitários compactos”, afirma Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

Com linhas fluidas e atléticas, o novo Audi Q3 Sportback 2.0 TFSI possui ombros pronunciados, vincos afunilados e um conjunto óptico invocado, que conferem um visual único e marcante. Na dianteira, a imponente grade Singleframe octogonal, com interior em colmeia e moldura cromada – preta na versão Performance Black, segue a linguagem estética da família Q. As amplas entradas de ar trapezoidais, conectadas por uma lâmina horizontal no para-choques, potencializam a sensação de esportividade. Já os faróis Full-LED, com design plano e retilíneo, integra as luzes diurnas dinâmicas.

Na lateral, o caimento do teto levemente inclinado e a linha de cintura transmitem a sensação de que o veículo é mais comprido até mesmo que o seu irmão Q3 SUV, proporcionando um efeito visual interessante, embora a diferença no comprimento deles seja de apenas 16 milímetros. Os vincos marcantes na parte inferior das portas reforçam o caráter atlético do SUV Cupê. A traseira com seu para-choques esportivo, janela ladeada por molduras pretas e lanternas tridimensionais, tornam o conjunto ainda mais harmonioso.

O design esportivo da carroceria aparece também na cabine, revestida por materiais nobres e com alto nível de isolamento acústico. As linhas horizontais acentuadas aumentam a sensação de espaço interno, enquanto os materiais resistentes que revestem potencializam a robustez do SUV Cupê. O painel de instrumentos é dividido em duas partes: superior, que acomoda as saídas de ar-condicionado; e inferior, que integra os comandos de entretenimento, climatização, conectividade e demais operações do veículo. A ergonomia é reforçada pelo painel central inclinado em 10 graus ao motorista, otimizando a experiência ao volante.

No painel de controle, a central multimídia MMI com tela de 8,8 polegadas sensível ao toque e conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, é incorporada de forma quase imperceptível por um elegante painel de vidro em preto brilhante, sobretudo quanto desativada.  Já o Audi Virtual Cockpit é composto por uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 10,25 polegadas e mostra as informações mais importantes do veículo através de imagens e gráficos em alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados.

Composto por chapas de aço de alta tecnologia lapidadas a altas temperaturas que representam 25% do peso da carroceria, a estrutura do veículo combina alto nível de rigidez e peso total reduzido. Graças ao primoroso isolamento acústico, o nível de ruído interno na cabine é praticamente imperceptível. Compacto por fora e com amplo espaço interno graças à moderna plataforma MQB A2, o modelo possui excelentes ângulos de entrada e saída para maior conforto de rodagem em trechos urbanos e fora de estrada. Dentro do cockpit, o novo Q3 Sportback é um dos modelos mais confortáveis do segmento e oferece um espaço adequado para cinco ocupantes. 

Na dianteira, os assentos esportivos possuem ajustes elétricos e posição levemente elevada, garantindo ao condutor inúmeras posições para se acomodar e uma visão panorâmica do caminho. Os bancos traseiros são divididos na proporção 40:20:40 e possuem inclinação ajustável em até sete estágios. Os passageiros contam com duas portas USB, descansa braço central com dois porta-copos e assentos corrediços (até 130 milímetros) de série, que asseguram um espaço surpreendente para as pernas e joelhos dos ocupantes. O porta-malas possui fácil acesso e acomoda 530 litros, o maior volume da categoria, podendo ser ampliado para 1.400 litros com os bancos rebaixados.

O Audi Q3 Sportback oferece diversão ao volante em diferentes tipos de terrenos graças à direção progressiva, suspensão esportiva e tração nas quatro rodas. A suspensão transmite agilidade e conforto nos trechos urbanos e estradas sinuosas devido aos ajustes precisos das molas e amortecedores para o mercado brasileiro, com o aumento de 18,5mm na altura da suspensão dianteira e 13,5mm na suspensão traseira. É possível selecionar diferentes modos dinâmicos personalizando ainda mais a experiência do motorista ao volante.

Já o Audi Drive Select realiza uma série de ajustes no motor, transmissão e direção para proporcionar diferentes tipos de condução ao condutor, que pode escolher entre seis modos: Auto, Comfort, Dynamic, Efficiency, Individual e Off-Road. Neste último modo, o controle de estabilidade eletrônico altera o sistema de controle de tração para o modo Off-Road, ativando outras funções como o sistema de assistência em declives, que mantém constante a velocidade especificada pelo motorista (até 30 km/h) em descidas e aplica o freio automaticamente. O controle eletrônico de estabilidade (ESC) pode ser desativado completamente mediante solicitação do motorista.  

Entre os itens de conforto e conveniência, estão disponíveis ar condicionado digital com duas zonas, volante multifuncional, diferentes modos de condução e abertura e fechamento elétrico do porta-malas com função hands-free. Com nota máxima (cinco estrelas) no EuroNCAP, um dos mais rigorosos testes de segurança em automóveis do mundo, o novo Q3 Sportback oferece diversos itens de segurança aos ocupantes, como assistente de partida em rampa; câmera de ré e sensores dianteiros e traseiros que auxiliam em manobras.

Há ainda o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com função Stop&Go, que auxilia o condutor nos congestionamentos das grandes cidades e torna a condução mais eficiente; Sistema de som SONOS 3D, com 680W de potência; e o sistema de Aviso de Saída de Faixas (Lane Departure Warning), oferecidos no Pacote Advanced, como opcional, para a versão Performance Black. O teto solar panorâmico “Open-Sky” é opcional na versão Performance e de série na Performance Black.

Em relação às dimensões, são 4,50 metros (comprimento), 1,84 metro (largura) – 2,02 metros com retrovisores, 1,56 metro (altura) e 2,68 metros (entre eixos). O peso total é de 1.676 quilos.

O Audi Q3 foi produzido de 2016 a 2018 em São José dos Pinhais (PR). Após um hiato de pouco mais de um ano, entre fim de 2020 e meados de 2022, a Audi voltará a montar dois modelos na fábrica do Paraná: os novos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback. A produção do Audi Q3 com motor 2.0 em suas duas carrocerias será feita em uma linha de montagem exclusiva, a mesma que produziu a geração anterior do SUV até 2019. Os modelos chegarão no porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ (Hungria), para a montagem em solo brasileiro. O novo Audi Q3 Sportback começa a ser vendo inicialmente importado da fábrica da Audi em Györ, e posteriormente será produzido na planta de São José dos Pinhais (PR).

Acessórios Genuínos Audi

Os novos Q3 Sportback quattro e Q3 quattro oferecem uma linha completa de acessórios aos clientes que desejam personalizar ainda mais seus veículos. Os equipamentos originais estão disponíveis na rede de concessionárias autorizadas da marca no país e oferecem estilo, comodidade, conforto e esportividade.

Para aumentar a capacidade de transporte e tornar as viagens ainda mais divertidas, o Q3 Sportback pode ser equipado com Rack de Teto e Rack de Bike, que oferecem montagem simples, design esportivo e materiais de alta qualidade e durabilidade. O conjunto de rodas modelo “Secare” de 19 polegadas foi aprovada em rigorosos testes de segurança e possui quatro camadas de pintura contra influência da luz, intempéries e corrosão. Com seu visual combinando preto matte e cinza quartzo malte,  possui um magnetismo que atrai olhares por onde passa.

Também conta com o jogo de pedaleiras e descansa pé em aço escovado e borracha antiderrapante, que oferecem a mistura perfeita de design e segurança. A esportividade é reforçada pelos retrovisores em carbono. Já o conjunto exclusivo de tapetes de borracha são resistentes, recicláveis e precisamente ajustados às dimensões do piso. Com base antiderrapante, protegem a cabine da umidade e podem ser facilmente higienizados.

Os veículos podem receber também o Audi Beam, com suas poderosas luzes em LED que projetam símbolos da Audi no solo quando se abre a porta. São três imagens oferecidas: logotipo quatro argolas, logotipo Gecko e logotipo quattro. Para aumentar a conectividade a bordo, está disponível o cabo de conexão para iPhone e Samsung (tipo USB-C). Por fim, a câmera de gravação “Universal Traffic Recorder” – UTR (dianteira + traseira) registra imagens em alta resolução durante o trajeto.

Confira dicas de como manter uma boa concentração nos estudos à distância

A chegada da internet foi, sem dúvida, um dos maiores causadores de transformações sociais nas últimas décadas. Durante o processo gradativo de inovações tecnológicas, a educação foi profundamente transformada por estas novas ferramentas e hoje observam-se formatos híbridos de aulas, bibliotecas virtuais e até graduações que são realizadas em sua totalidade à distância. No entanto, com a correria do dia a dia, fica difícil para algumas pessoas manter uma boa performance nos estudos em casa. 

Segundo a psicóloga e docente da Wyden, Melissa Fecury, muitos fatores podem comprometer a concentração e o bom rendimento do estudante que opta pelo online. “Quando estamos em casa, existem distrações que nos tiram do foco, como filhos e familiares, as tarefas domésticas, cansaço e barulhos externos. Outro ponto muito relevante é que, com a pandemia, houve uma fragilização emocional maior com os cidadãos do mundo, o que é natural. Foi um período difícil para todos, incluindo dificuldades financeiras, perdas e os desafios do isolamento social. Tudo isso pode ter impacto na vida de um acadêmico”, ela explica. 

Mas com todos esses desafios, como ter sucesso nos estudos à distância? Veja abaixo algumas dicas especiais para alcançar seus objetivos:

·  Crie um espaço para seus estudos:

Não adianta trabalhar e ler em um ambiente desorganizado. Muitos itens, papéis e objetos juntos no quarto ou mesa podem confundir a sua mente e os seus objetivos do dia. Tire os excessos e deixe com você apenas o que será útil para seu momento de leitura ou aula.

·  Experimente a técnica Pomodoro:

A técnica Pomodoro, criada nos anos 80 por Francesco Cirillo, almeja aumentar a produtividade, através da conciliação entre trabalho intenso e descanso. Em resumo, a estratégia consiste em se concentrar totalmente durante um espaço de tempo e depois ter alguns minutos para relaxar. Existem aplicativos para celular que podem ajudar neste cronômetro e que oferecem opções mais longas ou curtas de tempo. 

·  Desligue o celular

Notificações, notícias e mensagens. Evite tudo isso. Dividir a atenção em várias coisas, para alguém com dificuldades em estudar, é um problema. Se não puder desligar totalmente, deixe no silencioso. 

·  Comunique seu horário de estudos 

Ser solicitado pela família enquanto lê um artigo ou ouve a explicação extensa de um professor pode acabar com o progresso diário.  Explique que você precisa daquele período para estudar. Negocie momentos para focar 100% e depois retorne ao contato com a família.

·  Trabalhe com formatos que funcionem pra você

Na construção da sua rotina, reflita sobre o que te agrada e facilita seu desenvolvimento. Algumas pessoas aprendem mais quando escutam, outras quando escrevem resumos. Outras quando lêem enquanto ouvem música. Compreenda que isso é subjetivo e faça o seu próprio método.

·  Seja paciente consigo!

Existem dias em que não podemos ser exigentes e nossa mente e organismo necessitam de uma pausa. Um dia ruim, a briga com um amigo, o trânsito intenso da cidade ou até mesmo ficar sem comer por conta da correria podem afetar a sua saúde física e emocional, trazendo negatividade e dificuldades para seu estudo. Respire. Tente novamente após dormir ou até mesmo em outro dia. 

Com todas essas dicas, fica impossível não aproveitar a oportunidade de entrar na graduação dos seus sonhos. Proporcionando mais flexibilidade e conforto para quem já possui uma agenda lotada de compromissos e gosta de descansar aos fins de semana, a Wyden realiza o ClickVest, um vestibular totalmente online e de inscrições gratuitas.

A prova será realizada no próximo sábado, 28, e a previsão do resultado sai em até 48h. “A partir do processo seletivo, o candidato pode obter condições especiais válidas apenas para os cursos EAD: mensalidades a partir de R$99,00 em todas as unidades e polos Wyden espalhados pelo Brasil. Para mais informações, acesse o site https://inscricoes.unifanor.com.br

Shopping Benfica sedia Feira do Empreendedorismo nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 27, a partir das 13h, acontece no Shopping Benfica a Feira do Empreendedorismo, idealizada pelo Centro Universitário Maurício de Nassau, que vai promover uma série de ações entre os frequentadores do empreendimento, com foco, principalmente, nos jovens em início de carreira. Durante o evento, que acontece na área externa, em frente à Casa do Cidadão, os interessados vão ter a chance de tirar dúvidas e saber mais informações sobre cinco áreas profissionais: Administrativo, Office, Design Gráfico, Marketing Digital e Programação.

Na ocasião, os alunos da instituição, apoiados por seus monitores, vão dar dicas de como aproveitar as melhores oportunidades para aqueles que atuam ou têm interesse na área de prestação de serviços autônomos. A Feira também conta com a participação do IproEmprego, com atendimentos de mentoria, e do IDT/SINE, que, a partir das 14h, realiza palestra com orientações para o mercado de trabalho. Esta ação vai ser realizada na Sala do Polo Benfica, localizada no Segundo Piso do Shopping. 

Ainda durante a ação, vão ser aplicadas dinâmicas de grupos para gerar interação, reflexão e desenvolvimento de competências comportamentais fundamentais para o sucesso no mercado de trabalho. Além disso, os alunos da Nassau.Digital, polos EAD da Uninassau, vão expor o resultado de trabalhos voluntários realizados para a empreendedora Jenifer Oliveira, fundadora da Solamar Moda Praia.

SERVIÇO

Feira do Empreendedorismo Nassau.Digital

Dia: 27 de maio (sexta-feira)

Horário: 13h às 17h

Local: Área externa do Shopping Benfica (Av. Carapinima, 2200 – Benfica – Fortaleza/CE)

Grátis

Grupo Aço Cearense promove mais uma ação de educação ambiental para filhos dos colaboradores

Com o objetivo de manter uma constante integração com as futuras gerações e um olhar mais voltado para a conservação do meio ambiente e a mitigação dos impactos causados ao planeta, o Grupo Aço Cearense dá continuidade ao programa Educação Ambiental, iniciado no começo de maio. Para a sequência do programa, o Grupo promove dois dias de atividades ecológicas, de 7h às 12h, no dia 3 de junho, na Aço Cearense Industrial, e no dia 4 de junho, na praia do Cumbuco.

Participam do programa os filhos dos colaboradores que tenham interesse em conhecer melhor sobre preservação ambiental e queiram participar das atividades que incluem exibição de filmes, debate, exposição, lanche, palestra sobre coleta seletiva, visita às carnaubeiras, com plantação de mudas, na atividade realizada na indústria e coleta seletiva na praia do Cumbuco.

Segundo Carlos Yves Cavalcanti, Gerente de Sustentabilidade, dar continuidade ao projeto é uma forma de contribuir para que mais pessoas possam participar. “Quanto mais jovens participarem do programa, mais conseguiremos disseminar as boas práticas de preservação ambiental. A ideia é que estas ações aconteçam uma vez por mês, dando oportunidade que o conhecimento chegue nas famílias dos nossos colaboradores e que se crie uma grande corrente de conscientização”, destaca.

Unifametro oferece manhã de prestação de serviços gratuitos na Praça do Ferreira

O Centro Universitário Fametro (Unifametro) realiza, neste sábado (28), na Praça do Ferreira, a 11ª edição da Unifametro na Praça, ação social de prestação de serviços gratuitos à comunidade. De 8h às 12h, atendimentos de design de sobrancelhas, orientações sobre Direito do Consumidor e vacinação de pets, além de verificação de pressão arterial, avaliação nutricional, psicológica e de saúde bucal, entre outros, serão prestados.

A Unifametro na Praça conta com a participação de professores e alunos da instituição. De acordo com Roberta Mapurunga, coordenadora do Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social do centro universitário, a ação tem como objetivo levar saúde, bem-estar e informações sobre empreendedorismo e direitos do cidadão. “Na Unifametro nós envolvemos alunos e professores na promoção de ações sociais porque acreditamos que a melhor forma de praticar os conhecimentos, adquiridos na sala de aula e laboratórios, é transformando-os em benefícios para a comunidade”, destacou.

Confira a lista completa das atividades oferecidas pelos cursos: 

ENFERMAGEM: verificação de pressão arterial e glicemia capilar, orientações para promoção de saúde;

ESTÉTICA E COSMÉTICA: design de sobrancelha e hidratação facial;

EDUCAÇÃO FÍSICA: avaliação Física, ginástica e dança;

FARMÁCIA: distribuição de mudas plantas medicinais, orientações sobre uso de plantas medicinais e fitoterápicos, teste de triagem de hepatite, e informações sobre medicamentos;

DIREITO: orientações sobre Direito do Consumidor;

NUTRIÇÃO: avaliação e orientação nutricional, além de orientação sobre alimentação saudável;

FISIOTERAPIA: exercícios terapêuticos para alívio de dores lombares, avaliação e orientações posturais e medição de pressão arterial;

ODONTOLOGIA: orientação sobre saúde bucal;

PSICOLOGIA: Psicoeducação e escuta e acolhimento psicológico;

MEDICINA VETERINÁRIA: avaliação sobre o conhecimento dos participantes sobre profilaxia de doenças em pets, orientações sobre vacinação e vermifugação de pets domésticos e exóticos, e sobre o risco da automedicação em pets.

Sobre a Unifametro

Com mais de 30 cursos de graduação nas modalidades presencial e online, a Unifametro possui quatro campi em Fortaleza e unidades em Cascavel e Maracanaú – uma estrutura completa, com 6 núcleos de atividades e mais de 50 laboratórios. Para mais informações sobre o vestibular, inscrições e financiamento sem juros, consulte o site seja.unifametro.edu.br.

Serviço

Unifametro na Praça

Quando: 28 de maio, 

Horário: de 8h às 12

Onde: na Praça do Ferreira, R. Floriano Peixoto – Centro, Fortaleza

Protagonismo da indústria têxtil e sustentabilidade marcam abertura do DFB Festival 2022

Reforçando o compromisso com a criatividade e a economia criativa, o DFB Festival, maior evento de moda autoral da América Latina, retomou com edição presencial nesta quarta-feira (25), no Aterro da Praia de Iracema. Neste primeiro dia de evento, as passarelas receberam criações de Almerinda Maria, Sherida Livas, Rio de Jas e Manuel Bessa. Com looks sustentáveis, a Enel realizou um desfile especial de moda upcycling. O evento conta, ainda, com atrações culturais – o destaque do primeiro dia foi a cantora Roberta Campos. 

A edição Ocupe seu espaço tem sede na megaestrutura de 30 mil metros quadrados, a maior de todas as edições, e conta com uma programação multifacetada – as ações contemplam eixos como cultura, economia, formação, gastronomia e turismo. Além disso, o público assistiu a desfiles de marcas cearenses marcadas pela autoralidade na produção das peças.

Coletiva inaugural

Sob forte emoção e presença de apoiadores, Claudio Silveira, mente criativa do DFB, deu start ao evento, apresentando as novidades e inovações técnicas do evento aos jornalistas presentes, e, ainda, protagonizou um discurso de fortalecimento da indústria e da cultura nordestina. 

Pavilhão da Indústria e moda criativa

Como forma de ampliar o protagonismo dos empreendedores cearenses, o DFB Festival 2022 destinou um pavilhão para as ações do Programa 100% CE e do Ceará Fashion Trade, principal feira de negócios de moda do estado. Através de edital público, dezenas de expositores e marcas, de diferentes segmentos do setor da moda, alocaram estandes e garantiram mais uma importante vitrine para atrair e potencializar negócios.

O DFB também recepciona o trabalho de 40 marcas locais, reconhecidas pela criatividade e inovação no mercado. Em parceria com a Auê Feira, o Mercado Criativo fica aberto para visitação até o último dia, das 16h às 22h.

Palco Factory

A vibração típica dos festivais de música também agitou o DFB. Neste ano, o público pode assistir às apresentações no palco Factory, uma instalação gigante, com 28 metros de altura e cenografia 100% feita de sucata. Para a inauguração do espaço, Roberta Campos, cantora e compositora mineira, entoou sucessos da carreira, como “Todo Dia”,  “De Janeiro a Janeiro” e “Minha Felicidade”, agitando a plateia cearense. Mais atrações musicais nacionais e locais, como a banda Selvagens à Procura de Lei, Roberta Campos, Luiza Noel, Davi Cartaxo, devem subir ao palco nos próximos dias.

Dragão Pensando Moda (DPM)

Ressaltando o compromisso com a formação, o Dragão Pensando Moda (DPM), projeto promovido pelo Senac, foi mais uma vez destaque na programação do DFB. A Associação Ceará Design abriu a programação com um talk sobre a visão do empreendedorismo na moda. No entardecer, o papo contemplou assuntos como estratégias e tendências para o futuro do marketing digital, com a turma do Mundo Unifor no DFB.

Novas releituras da moda

Com decoração monocromática, inspirada nas areias e noites do litoral cearense, as passarelas receberam trabalhos diversos, dentre eles o do estreante Manuel Bessa, que inseriu diferentes aspectos do artesanato local e recortes impressionantes em suas peças. A marca Alix Pinho investiu na ousadia e na versatilidade do crochê. Para a coleção de Sherida Livas, as peças multicoloridas e estampadas, ressaltaram a luz da Terra do Sol. Celebrando 10 anos de história, a Rio de Jas trouxe uma coleção única, valorizando o beachwear. A ex-The Voice Brasil, Camila Marieta abriu a cerimônia ao som de “Espumas ao Vento”, de Fagner.  Por fim, em parceria com a Enel Brasil, o evento também recebeu um desfile de moda Upcycling, com peças confeccionadas a partir de materiais reaproveitados, surpreendendo o público. 

O DFB Festival 2022 segue até sábado, 28 de maio.

Confira a programação completa desta quinta-feira:

DRAGÃO PENSANDO MODA (DPM)

Onde: Auditório DPM

9h às 12h – A joia enquanto expressão artística – Um experimento sobre a joalheria contemporânea – Espaço Senac Refference (Senac) – Apresentado Alice Floriano e Nathália Canamary;

13h às 13h45 – Recomendações para uma moda brasileira sustentável – Sala 1 (Sebrae nacional) – Apresentado por Gustavo Narciso (Instituto C&A), Milena Prado (Dieese) e Verônica Couto (Sebrae nacional);

14h30 às 16h – Connect Day – Talk tendências de consumo, sustentabilidade na moda e RFID: varejo inteligente – Sala 1 (Haco) – Apresentado por Airam Pagliosa (Santana Textiles), Fernanda Bock (Arezzo & Co) e Renato Jannuzzi Cecchettini (Inova Consulting);

15h às 17h30 – Universo Digital – Sala 2 (Senac) – Apresentado por Lucas Leão e Valentino Kmentt;

DESFILES

18h30 (Sala 2) • Bruno Olly

19H00 (Sala 1) • Sand Blue

19h30 (Sala 2) • Vitor Cunha

20h (Sala 1) • Li Lingerie

20h30 (Sala 2) • Lindebergue

21h (Sala 1) • Ivanildo Nunes 

PALCO FACTORY

17h – Luiza Nobel

19h – Benza

21h – Mundo Livre S/A

DFB Festival 2022

Idealizado por Cláudio Silveira, o mega evento chega à 22ª edição, consagrando-se pela programação diversa e reforçando a vocação do Ceará como epicentro para a fomentação da moda, da cultura, da formação e da valorização do turismo. De acordo com Cláudio Silveira, idealizador do evento, o festival carrega o tema “Ocupe seu espaço” com um olhar 360°, para retratar o Brasil de diversos horizontes. Para além da moda e de forma multicultural, o público confere programações voltadas para a cultura, economia, formação, indústria, gastronomia e turismo.

Reforçando o compromisso com a criatividade e economia criativa, o DFB ressalta o título de Fortaleza como Cidade Criativa do Design pela Unesco. O reconhecimento ocorreu em 2019, ano da última edição presencial do DFB Festival, quando mais de 3,6 mil postos de trabalho foram gerados e pelo menos 42 mil pessoas passaram pelo evento durante os quatro dias de programação. 

O DFB Festival 2022 é realizado pela Artesanias do Ceará e apresentado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e pelo Governo do Estado do Ceará. Agradecimento à Enel, patrocínio Giga Mall e apoio da Prefeitura de Fortaleza, Sebrae, Cagece e Vicunha. O Evento conta com o apoio institucional da Secretaria de Cultura (Secult/CE).

Sobre o DFB Festival

Criado em 1999 e realizado anualmente em Fortaleza, o DFB Festival é um dos mais relevantes eventos multidisciplinares que entra em diálogo com a moda autoral, cultura e ações formativas da América Latina – é, portanto, uma poderosa e notória plataforma para o desenvolvimento da cultura de moda no país e, também, para o fortalecimento da indústria de têxteis e confeccionados no Ceará. A partir do incentivo aos novos talentos, contribui para a oxigenação do mercado e o aprimoramento do trade.

Serviço

DFB Festival 2022

Quando: 25 a 28 de maio

Onde: Praia de Iracema – Fortaleza (CE)

Instagram: @dfbfestival 

Inscrições para as palestras: https://bit.ly/3l74Uvd

Site: https://www.dfbfestival.com.br/

Entrada Gratuita para o evento (sujeito a capacidade de lotação)

Entrada para os desfiles somente com convites físicos (são distribuídos diariamente no concierge do evento) 

Censura dos desfiles: 12 anos

15º Cenários do Varejo acontece nesta quinta-feira no RioMar Fortaleza

A 15ª edição do Cenários do Varejo será hoje, dia 26 de maio, no Teatro do Shopping RioMar Fortaleza, com palestras e mesa-redonda com especialistas renomados. O público vai conferir as tendências de mercado para o pós-pandemia, como o aprimoramento da experiência de compra, novos hábitos que vão permanecer no varejo pós Covid-19, como falar com clientes hoje em dia, o desenho da nova jornada de compra conectada, metaverso e ESG (Environmental, Social and Governance, em tradução livre, ambiental, social e governança).

A primeira palestra, “Os desafios da economia brasileira e perspectivas para o varejo no curto, médio e longo prazo”, de André Cardoso Barbeiro Matcin, tem início às 13h. Ele é economista, ingressou na pesquisa econômica do Itaú em 2015 e trabalha na equipe de Sell-Side. Em seguida, às 14h, o público vai conferir a palestra “Tendências e Aprendizados da NRF 2022”, com Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços. O bate-papo conta com a participação de Lívio Parente, proprietário da Casa Parente e membro da diretoria da CDL de Fortaleza.

“Inovação, tendências e tecnologia nos negócios” é o tema da palestra que será às 14h45, com Leandro Barankiewicz, sócio e gestor de estratégias da Futurum Capital, que possui mais de 20 anos de experiência em posições estratégicas de liderança no mercado de TI brasileiro.

Na sequência, às 16h, acontecerá a mesa “As mudanças passageiras e permanentes do novo comércio”, com a participação de Bruno Talento, diretor de vendas da TIM Nordeste, Lívio Tonyatt Barreto da Silva, superintendente estadual do Banco do Nordeste do Brasil do Ceará e Fabrício Cavalcante, CEO Jereissati Centros Comerciais S/A. O bate-papo terá mediação de Germano Parente Bluhm, especialista em Gestçao Empreendedora e analista técnico do Sebrae/CE.

A 15ª edição encerra com apresentação do case de sucesso da Pague Menos por Patriciana Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração da Rede de Farmácias Pague Menos, única rede do varejo farmacêutico presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.

O Cenários do Varejo é uma realização da CDL de Fortaleza e da Faculdade CDL com patrocínio do Sebrae/CE e da Unimed Fortaleza e apoio do Mercadinho São Luiz e Santa Clara.

PROGRAMAÇÃO

13h15 – “Os desafios da economia brasileira e perspectivas para o varejo no curto, médio e longo prazo” com o economista André Cardoso Barbeiro Matcin.

14h – “Tendências e Aprendizados da NRF 2022” com Eduardo Yamashita (COO da Gouvêa Ecosystem). Participação: Lívio Parente César (Presidente da Casa Parente e membro da Diretoria da CDL de Fortaleza)

14h45 – “Inovação, tendências e tecnologia nos negócios” com Leandro Barankiewicz (Sócio e gestor de estratégias da Futurum Capital)

16h – Mesa: As mudanças passageiras e permanentes do novo comércio

Convidados: Bruno Talento (TIM Nordeste), Lívio Tonyatt Barreto da Silva (Banco do Nordeste do Brasil do Ceará) e Fabrício Cavalcante (Jereissati Centros Comerciais S/A). Mediador: Germano Parente Bluhm (SEBRAE/CE).

17h – Case de sucesso da Pague Menos com Patriciana Rodrigues (Farmácias Pague Menos)

17h45 – Encerramento

SERVIÇO

15ª edição do Cenários do Varejo – Dia 26 de maio (Quinta-feira), das 13h às 19h, no Teatro Rio Mar Fortaleza (End: R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – 3001 – Papicu).