Auê Feira Criativa ganha edição extra no mês de outubro e traz mais um fim de semana de programação gratuita para as crianças

A Auê Feira Criativa vai estender a comemoração do dia das crianças com uma edição extra neste fim de semana, nos dias 15 e 16 de outubro. Desta vez, a programação acontecerá no estacionamento do Shopping Parangaba, das 16h às 22h. Além de diversas apresentações lúdicas e artísticas no palco Auê Kids Parangaba, o evento contará com outros três espaços onde serão realizadas oficinas de pintura em gesso, jardinagem, além de confecção de biscoitos decorados, bonecos de pano e slime.

Os estandes de mais de 150 expositores também trarão produtos voltados para o público infantil nesta edição, com o melhor do artesanato, do design, da moda e da gastronomia locais para que os pais possam apreciar o trabalho de produtores independentes e garantir os presentes dos filhos enquanto eles se divertem.

Palco Auê Kids Parangaba

No sábado (15), às 17h, a diversão começa com a apresentação do mágico Efflem, que traz um espetáculo completo, cheio de ilusões e artifícios visuais e cômicos que prometem surpreender e prender a atenção da criançada. Em seguida, às 17h50 e às 18h50, nos intervalos entre as demais atrações, a Cia. Hope Entretenimento apresenta um mini show que traz todo o encantamento do mundo circense para divertir os pequenos.

Às 18h, é vez da Trupe Rebimboca subir ao palco, com o projeto “Palhaçarrrria”, convidando as crianças para interagir e participar de diversas brincadeiras e arrancando muitas risadas. Às 19h, a cantora Roberta Fiúza traz o show infantil “Caixinha de Música”, com um repertório cheio de canções de diferentes épocas, que vão desde Chico Buarque e Moraes Moreira aos sucessos do grupo Palavra Cantada.

No domingo (16), às 17h, a magia volta a acontecer no palco Auê Kids Parangaba. Desta vez, com o espetáculo “Só pode ser mágica”, do ilusionista Jeffy, que traz truques surpreendentes para a criançada. Às 17h50 e às 18h50, a Cia. Hope Entretenimento repete a animação com mais números circenses para tornar o domingo ainda mais animado. Às 18h, a Trupe Rebimboca também retorna à Auê Feira Criativa, com o show “Fuxica e Tetel, saudando o riso alheio”, unindo palhaçadas, mágicas, malabarismo e outras experiências circenses. Às 19h, Roberta Fiúza encerra o evento, mais uma vez com o projeto “Caixinha de Música”.

Oficinas

Serão cinco espaços reservados para as oficinas. Artistas circenses acompanharão as atividades e ficarão espalhados pelo evento realizando o receptivo e colorindo o visual das crianças com pinturas faciais.

Espaço Fazendo Arte Jardim & Pintura

Das 17h às 19h30, acontecerão as oficinas de jardinagem e pintura em gesso, intercaladas a cada meia hora cada uma.

Espaço Fazendo Arte Slime e Biscoitinhos

Das 17h às 18h, haverá a oficina de slime. Já das 18h30 às 19h30, os pequenos poderão se deliciar ao mesmo tempo em que aprendem a decorar biscoitos.

Espaço Owa Brincar com Simone Barreto – Bonecos de Pano

Das 17h às 19h30, meninos e meninas poderão se divertir criando seus próprios bonecos de super heróis, sereias encantadas e monstrinhos.

Espaço Kumon

17h Competição de tabuleiro 30 e 50 (por idade) – resultado final às 18:00hs

18h Oficina Origami

19h Competição de tabuleiro 30 e 50 (por idade) – resultado final às 20:00hs

Oficina de Pintura Facial com Palhaça Pycolita

17h30 às 19h30

Sobre a Auê Feira Criativa

A Auê Feira Criativa existe desde 2018, valorizando o empreendedor local, fomentando o design cearense e propondo um conceito de acesso à cidade e empoderamento artístico e cultural. Com mais de 40 pessoas envolvidas na organização e cerca de 2 mil visitantes por dia, a Auê Feira Criativa movimenta, atualmente, até R$ 500 mil por edição e já faz parte do calendário de eventos da capital. Já são mais de 30 feiras realizadas desde a primeira edição. A Feira acontece a céu aberto, das 16h às 22h e toda a programação é gratuita.

Casa Cor 2022: Mercadinhos São Luiz assina, pela primeira vez, ambiente exclusivo em parceria com a arquiteta Anik Mourão

Com a chegada da nova edição da Casa Cor 2022, o Mercadinhos São Luiz prepara novidades. Desta vez, o espaço do grupo na edição será intitulado “Epicure São Luiz”. Assinado pela arquiteta cearense Anik Mourão, o projeto reúne homenagem ao filósofo Epicuro, o conceito Epicerie de lojas francesas e novas experiências gastronômicas como o conceito cozinha-cinema, que reunirá os participantes com uma nova proposta na apresentação e acompanhamento de receitas.

Com a linguagem das raízes do Nordeste, o espaço terá foco no rústico, no barro e no aconchego, unindo a criação aos valores praticados pela marca. O espaço terá ainda ambientação intimista para as demonstrações dos produtos selecionados, que fazem parte do portfólio do São Luiz, como a degustação de vinho, apresentação dos processos de decantação e imersão na gastronomia que será assinada por chefs convidados.

Para Ana Luiza Ramalho, diretora de marketing do Mercadinhos São Luiz, a proposta foi levar os conceitos já praticados em mais de cinco décadas de atividades, para um evento tão importante quanto a Casa Cor. “Para essa programação já consolidada no nosso estado, tivemos a ideia de criar algo que fosse além de um ambiente gourmet ou espaço para eventos e degustações. Conseguimos, com o trabalho em conjunto com a arquiteta Anik, estabelecer um novo local focado na experiência, de forma que os nossos convidados possam se sentir à vontade, como se estivessem em casa”, detalha.  

Segundo a arquiteta responsável pelo projeto, Anik Mourão, o objetivo foi mesclar a tradicionalidade do Mercadinhos São Luiz com o olhar inovador. “A nossa expectativa é a melhor possível, acreditamos que irá impactar bastante todos os envolvidos. Essa criação faz parte de um projeto muito caloroso, aconchegante e acolhedor, assim como os pilares do São Luiz, reunindo-os em um toque sofisticado e personalizado para o evento. Buscamos refletir e conceituar esse espaço com tons quentes, de terracota, abordando toda a materialidade da madeira, do tijolo, trazendo uma experiência bem sensorial através do espaço que foi construído do zero”, define.

A Casa Cor 2022, que tem como  tema o “infinito particular”, estará aberta para o público a partir do dia 11 de outubro e segue até  o dia 27 de novembro, com 33 ambientes de exposições com foco na arquitetura, design de interiores e paisagismo. Confira mais informações no link: https://casacor.abril.com.br/mostras/ceara/

OAB-CE ilumina fachada em alusão ao Outubro Rosa

A OAB-CE, por meio da Comissão da Mulher Advogada, iluminou a fachada nas cores alusivas ao Outubro Rosa.  A iniciativa faz parte do “Movimento Outubro Rosa Ceará”, que realiza em todo território estadual, ações alusivas ao combate e prevenção ao câncer de mama. A cerimônia que marcou o início da campanha foi realizada na última sexta-feira (07), na sede da Ordem Cearense, com a participação de mulheres que lutam e defendem a causa.

Christiane Leitão, presidente da OAB Ceará em exercício e presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da seccional, iniciou o momento pontuando sobre o caráter de relevância em trabalhar a pauta do câncer de mama. “Ao longo desses últimos anos, temos  trabalhado incessantemente e de mãos dadas com outras Comissões Temáticas para tratar sobre a prevenção do câncer de mama. Recebemos o pedido para iniciarmos o circuito da iluminação de Fortaleza no prédio da nossa seccional, o que muito nos honrou”, destacou a também coordenadora de Comissões Temáticas da Ordem Alencarina.

A organizadora e coordenadora do Movimento Outubro Rosa Ceará, Valéria Mendonça, falou sobre as atividades realizadas pelo movimento. “É um prazer estarmos aqui. O que fizemos no Ceará dentro desses 14 anos de atuação, foi muita coisa e com nossas ações, continuamos criando e desenvolvendo políticas públicas para divulgar essa causa. Agradecemos o apoio da OAB Ceará nesta causa e nesta tarde, declaramos oficialmente abertos os trabalhos do Outubro Rosa nesta seccional”, anunciou.

Isabel Porto, presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde (Ampasa), comentou sobre a conscientização da população sobre a neoplasia da mama. “Esse é um momento muito importante, tendo em vista que o Outubro Rosa é um dos movimentos que mais se propaga no nosso país e que, na verdade, teve início nos Estados Unidos, em 1990. É necessário trazer para as mulheres a conscientização do câncer de mama. Essa é uma data que deve ser constituída durante todo ano, para proporcionar a atenção à saúde e às mulheres para prevenção do câncer de mama”, afirmou.


SOBRE A CAMPANHA

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A campanha tem a finalidade principal de realizar ações voltadas para a sociedade como um todo, compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil. De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), no ano de 2019, a taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial em 2019, foi de 14,23 óbitos, o que equivale ao número de 100.000 mulheres.

Azilados amplia voz da marca e lança avatar digital

Avatares, ou influenciadores digitais em forma humana, são usados como forma de interação e engajamento. A novidade ganhou mais força com o crescimento do Metaverso e os casos de marca envolvendo interações virtuais cresceram. Criado como extensão da identidade de uma empresa, não apenas visualmente, mas intelectualmente, o avatar resume os valores, ideias e propósitos da empresa. É uma estratégia diferente de chatbot, pois traz humanização à marca como um todo, e não apenas ao atendimento, criando personificação dos valores e personalidade atrelados à marca.

A estratégia também assume posição no marketing de influência, um setor que vem crescendo e destaca a preocupação das marcas com o uso de pessoas representando uma empresa. Por isso, muitas delas estão investindo em avatares para se tornarem “embaixadores da marca”, conquistando o público com sua persona da vida real. Seguindo essa tendência e aproximando-se mais do público-alvo com uma comunicação mais fácil, o Azilados lançou seu avatar digital na última sexta-feira (7).

“Há 14 anos, desde o início da nossa trajetória, o Azilados está sempre atento às novidades e por isso pensamos em criar a própria personalidade do Azilados em formato de avatar. Nós entendemos que apesar de a marca ter uma personalidade, ousadia, persona e uma linguagem bem definida, faltava um rosto e uma presença humana nas redes sociais. Por isso lançamos recentemente a ‘Liga do Azilas’, com o time da empresa, e agora anunciamos o novo membro, nosso avatar”, explica Jorge Lima, publicitário, conselheiro e estrategista do Azilados.

De acordo com Jorge, o processo criativo definiu a personalidade do avatar de acordo com o perfil do público consumidor. “Ele é um cara descolado que pratica esporte, curte games, música, balada, empreendedorismo, inovação e criatividade. O que estamos fazendo agora é dando vida para esse meta humano que promete fazer muito barulho no mercado”, afirma.

O lançamento aconteceu nas redes sociais (@aziladosoficial) e o nome do avatar será decidido pelos clientes em enquete através do instagram da marca.

Indicação popular para o Prêmio Ceará Awards

A etapa de Indicação Popular do “Ceará Awards”, prêmio que irá reconhecer os atores de inovação que contribuem para alavancar e potencializar o ecossistema de Inovação no Estado, encerra nesta quarta-feira (12). A premiação é realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e conta com 14 categorias. O resultado será anunciado no Centro de Eventos, em Fortaleza, dentro da programação da Feira de Conhecimento deste ano, no dia 04 de novembro.

“O objetivo do Prêmio Ceará Awards é aumentar a visibilidade das ações desenvolvidas no Estado e, também, atrair e inspirar mais pessoas a contribuírem com o nosso ecossistema de Inovação”, comenta Marília Coelho, gerente técnica do Programa Corredores Digitais, iniciativa da Secitece.

Após o processo de votação popular inicia a etapa de avaliação por uma banca formada por representantes do Estado, que irão selecionar três finalistas para cada categoria. O público poderá indicar nomes em cada categoria através do site www.cearaawards.com até o dia 12 de outubro.

Categorias
O prêmio será anual e contemplará as seguintes categorias: Universidade Empreendedora, Startup do Ano, Startup Destaque, Ambiente de Inovação, Iniciativa Destaque, Coworking, Empresa Inovadora, Mentor Cearense do Ano, Mentora Cearense do Ano, Mentor ou Mentora Nacional, Comunidade Destaque, Professor(a) Empreendedor(a), Heroína ou Herói do Ano, e Investidor ou Investidora.

“Desejamos que seja uma edição maior a cada ano e que os nomes premiados sejam divulgados para todo o Brasil. Podem ser indicados profissionais, empresas e instituições que fomentem o empreendedorismo, a Inovação e tecnologia”, acrescenta Marília Coelho.

UniFanor Wyden promove dia de diversão para mais de 300 crianças de comunidades carentes

Em celebração ao Dia das Crianças, nesta quinta-feira (13), a partir das 15h, o Centro Universitário UniFanor recebe mais de 300 meninos e meninas das comunidades do Gengibre, Pau Fininho e Kanal em seu Campus no bairro Dunas para uma ação  gratuita. 

Uma tarde inteira de diversão, como toda criança gosta com cinema, pintura de rosto, brinquedos infláveis, entretenimento com palhaços, doces. Além da presença dos mascotes dos times do Ceará e Fortaleza. 

O reitor do UniFanor, Geam Mendes, explica que o objetivo desta ação é aproximar as crianças e seus responsáveis ao ambiente acadêmico, mesmo que para atividades lúdicas. “Nosso objetivo é desenvolver atividades sociais com crianças carentes e oferecer o espaço acadêmico não só para pesquisa, mas também como um local de socialização entre pais e filhos. Nesta ação, além das crianças da comunidade, também vamos receber os filhos dos nossos colaboradores.”, conclui o reitor.  

As crianças foram convidadas para participar da ação através dos projetos sociais já desenvolvidos pela IES nas comunidades. 

SERVIÇO: 

UniFanor Wyden promove dia de diversão para crianças carentes

Dia: 13/10 (quinta-feira)

Hora: 15h às 17h

Local: Campus Dunas (R. Antônio Gomes Guimarães, 150 – Papicu) 

Unifametro fica entre as 10 Universidades mais indicadas ao Startup Awards Brasil 2022

O Centro Universitário Fametro (Unifametro) entrou para o Top 10 das universidades mais indicadas ao Startup Awards Brasil 2022, maior premiação do Ecossistema de Inovação do país. A instituição de ensino superior agora concorre a uma vaga no Top 3 com outras IES de todo o Brasil. As três instituições finalistas da categoria Universidade serão reveladas no dia 27 de outubro e a grande final acontece no dia 18 de novembro durante a CASE 2022 – Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, em São Paulo. 

De acordo com Ana Carla Cavalcante, coordenadora da disciplina de Inovação dos cursos de graduação da Unifametro, a instituição foi indicada em reconhecimento aos seus programas de incentivo à construção e proposição de modelos de negócios inovadores, sustentáveis e socialmente responsáveis, como o Programa Mindset Universitário para o Desenvolvimento de Empreendedores (MUDE) e o Inspira, além do apoio aos eventos de inovação no Estado do Ceará. 

Ana Carla também é a primeira professora universitária embaixadora do Ceará no CASE, maior e mais importante evento de Startups e Empreendedorismo da América Latina. “Estamos muito felizes com essa indicação, principalmente porque estamos ao lado de instituições renomadas de todo o país que muito nos inspiram”, enfatiza.

O Startup Awards está em sua 10ª edição reconhecendo personalidades e empresas  classificadas pela comenda como “heróis e heroínas” que fazem a diferença através da inovação.

North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping funcionarão normalmente no feriado de Nossa Senhora Aparecida

As lojas, quiosques e praças de alimentação dos shopping centers do Grupo Ancar na Grande Fortaleza – North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping – estarão funcionando normalmente nesta quarta-feira, dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida. O North Shopping Maracanaú funcionará das 09h às 21h. North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, Via Sul Shopping estarão abertos das 10h às 22h.

No North Shopping Fortaleza, as clínicas Nest, Prevtop, Oftalmoclinica e a Loteria Santiago estarão fechadas. A academia Smart Fit funcionará das 08h às 17h, o Super Lagoa das 07h às 22h, e o restaurante Coco Bambu abrirá às 11h30, com encerramento às 23h.

No North Shopping Maracanaú, Caixa Econômica, Casa do Cidadão, Centro Cearense de Idiomas e Detran estarão fechados.

No Shopping Via Sul, o Laboratório Clementino Fraga funcionará das 06h às 16h. A Caixa Econômica Federal e a Clínica SIM estarão fechadas.

As salas de cinema dos quatro shoppings estarão em funcionamento conforme programação.

Sobre a Ancar Ivanhoe

Pioneira no setor de shopping centers, a Ancar Ivanhoe é uma das líderes do mercado com mais de 40 anos de atuação. Sua história teve início na década de 70, quando ingressou na indústria como uma das responsáveis pelo desenvolvimento do segundo shopping do Brasil: o Conjunto Nacional Brasília. Em 2006, associou-se à canadense Ivanhoe Cambridge e continuou sua trajetória em constante expansão. Atualmente, a Ancar Ivanhoe está presente nas cinco regiões do Brasil e conta com 23 empreendimentos em seu portfólio, entre shoppings em operação e em desenvolvimento. Para mais informações, acesse www.ancarivanhoe.com.br

O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, participa do curso inédito da ESA Nacional em Roma

A ESA Nacional realiza nesta semana, de 10 a 14 de outubro, o curso “Os Desafios do Constitucionalismo Digital Contemporâneo”, na Universidade Sapienza de Roma, na Itália. A capacitação é o primeiro evento internacional promovido pela Escola Superior de Advocacia, idealizado pelo presidente Ronnie Duarte. 

Ao lado do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas, participou da abertura do curso, na manhã desta segunda-feira, 10/10, a convite do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA-CE). Também estiveram presentes o presidente da OAB-AP, Auriney Brito, e o membro honorário vitalício da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Furtado Coelho.

O representante da Ordem cearense, parabenizou o diretor-geral da ESA Nacional, Ronnie Preuss Duarte, pela organização do evento. “O curso foi muito preparado e ao longo da programação temos grandes nomes do universo jurídico. É uma honra participar desse momento e ver o trabalho incrível que a ESA Nacional fez”, disse Erinaldo Dantas.

O diretor-geral da ESA Nacional ressaltou a importância da iniciativa. “Uma grande iniciativa do Conselho Federal, por intermédio da ESA Nacional. Grandes nomes, reconhecidos mundialmente, reunidos para debater temas atuais do direito digital. Agradeço muito à diretoria do Conselho Federal, na pessoa do presidente Beto Simonetti, pela confiança renovada. Aos professores Ricardo Campos e Fábio Petrucci, da Universidade Sapienza, agradeço pela dedicação e pelo compromisso que viabilizaram a iniciativa”, afirmou Ronnie Preuss Duarte.

O curso é composto por 13 painéis ministrados por docentes e profissionais renomados do direito, aulas desenvolvidas segundo o modelo de confronto temático. Além disso, os participantes do curso serão encarregados de fazer o contraponto frente aos docentes italianos em relação a cada um dos temas abordados, promovendo um debate jurídico.

Sobre a Universidade Sapienza

Classificada como uma das melhores universidades no mundo para estudos clássicos e considerada uma das melhores universidades da Itália. Desde 2003, a Universidade Sapienza de Roma e diversas instituições brasileiras têm promovido eventos e seminários, tanto na Itália quanto no Brasil, com vistas à alta formação de juristas brasileiros.

Este ano, a parceria realizada é com a Escola Superior de Advocacia Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (ESA Nacional), mantendo a tradição de encontros desenvolvidos segundo uma linha didática unitária, sempre confiada a diversos docentes universitários, magistrados e especialistas que compartilham não apenas seu conhecimento científico, mas também a contribuição de sua experiência profissional sobre temas diversos.

Produção de energia solar, no Ceará, beneficia implantação do ESG, nas empresas

Dos mercados global e local, empresas e governos parecem ter aderido ou ao menos se voltado com mais interesse para o processo de descarbonização. De forma breve trata-se do cálculo que aponta descompassos entre emissões das empresas, de CO2 e as ações que estas mesmas empresas podem desenvolver para neutralizar o impacto negativo que tais gazes causam à natureza.

Prazos para descarbonização existem e ganharam mídia após COP26 (Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas), no final de 2021, ainda sob a pandemia. O Ministério do Meio Ambiente brasileiro divulgou que a neutralização da emissão de carbono fica para 2050. A metade disso, porém, pode ser conseguida até 2030, segundo as diretrizes do órgão federal.

Esta visão de melhoria contínua, cada vez mais disseminada no ambiente corporativo de todos os portes e segmentos, já dita mudanças na forma que gestores tomam suas decisões. A importância neste novo mindset nos negócios, também presente no Brasil, é um dos resultados dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ligado à Rede Brasil do Pacto Global, braço das Nações Unidas que reúne o setor corporativo. Nele, a sigla ESG tem destaque e vai, aos poucos fazendo parte da linguagem corporativa quando o assunto é, por exemplo, sustentabilidade.

Basta digitar a sigla ESG para comprovar a grande busca que ela tem, por exemplo, no Google Trends, ferramenta especializada em mostrar o que as pessoas estão mais buscando, na internet. O acrônimo vem do inglês Environmental, Social and Corporate Governance ou Ambiental, Social e Governança. Portanto, no Brasil, a referência pode ser ASG.

É na letra “E” ou “A”, em português, que reside o engajamento das empresas ao tema ambiental. Na proposta da ONU e do Banco Mundial, em 2004, quando se ouviu pela primeira vez o termo ESG, a ideia era gerar engajamento nas empresas e, a partir disso, fomentar contribuições em favor do meio ambiente. A ideia pode ser resumida pela frase “who cares wins”, ou, quem se importa ganha, compartilhada desde então.

Preocupações com as práticas ESG são gatilhos indutores de ações na rotina dos negócios, influenciando decisões aparentemente simples, como, por exemplo, a busca por energia elétrica limpa, renovável, viável financeiramente e que beneficia tanto empresas como pessoas e meio ambiente.

Desde o início de 2022 o Ceará mantém uma forte movimentação no mercado deste modelo de energia, com projeções de investimentos que vão de hub de hidrogênio verde (H2) às usinas geradoras, cuja origem vem do vento ou do Sol. Os endereços da geração da energia, no estado, são variados:

·         Conexões do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, local de onde devem sair projetos do H2;

·         Litoral ventilado do estado (offshore e onshore), onde estão as grandes estruturas eólicas com suas turbinas e gigantescas pás em circulação constante;

·         Hectares de terras do interior, pontos que abrigam as usinas solares, com suas estruturas e placas fotovoltaicas apontadas para o céu.

As oportunidades para empresas captarem a eletricidade que necessitam, no Ceará, passam por estas realidades de fontes renováveis de energia, colocando em prática o ESG. Em avanço constante, a geração de energia solar vai aumentando seu espaço no mercado com a chegada de empreendimentos que mudam a paisagem dos municípios que os recebem, além de colocar em prática o que prevê a descarbonização.

Para se ter uma ideia, em 2018 foi construído um complexo de usinas fotovoltaicas em Quixeré, no sertão cearense. Foram investidos R$700 milhões para uma geração de 347 GWh/ano. Segundo cálculos da Kroma Energia, empresa responsável pelo investimento, deixa-se de emitir 200 mil toneladas de CO2 ao longo de um ano, com a produção deste potencial de energia.

O próprio mercado, portanto, vai criando soluções para si, em termos de sustentabilidade. E isto está apenas começando, segundo Valério Veloso, CFO da Kroma. A empresa, cuja sede fica em Recife, Pernambuco, além de gerar e comercializar, faz a gestão estratégica de contratação de energia no chamado mercado livre para cerca de mil clientes de alto consumo elétrico: “Este é o momento para investir, afinal, no mais tardar, em quatro ou cinco anos, o Nordeste brasileiro vai dobrar a capacidade instalada de energia solar. Meu sentimento é que o Ceará vai liderar este novo ciclo de investimentos, principalmente solar”, aposta o executivo.

Ainda há muitas perguntas no horizonte. Uma destas questões passa, por exemplo, pelo armazenamento (storage) da energia solar, para potencializar sua contribuição ao ESG e seus planos de descarbonização das empresas.

“Armazenar energia solar tem tudo a ver com os veículos elétricos, com autonomia e a escala industrial para venda desses veículos. Storage é a próxima fronteira tecnológica que precisa ser rompida para que nós possamos ter nossos parques produzindo energia durante o dia, armazenando essa energia para distribuir, na rede (elétrica) ao longo da noite”, explica Veloso.