Shopping Benfica e Nassau.Digital realizam curso gratuito de formação de vendedores

Ao mesmo tempo em que os lojistas procuram por vendedores capacitados para trabalharem em seus negócios, muitas pessoas buscam por uma vaga de emprego neste segmento, mas  ainda não possuem a qualificação desejada. Há ainda aqueles que têm experiência com vendas, mas que desejam se aperfeiçoar ainda mais. Nesse sentido, o Shopping Benfica, em parceria com a Nassau.Digital, polo da UNINASSAU que funciona dentro do empreendimento, vai oferecer o curso “Formação de Vendedores”, com direito a certificado. As pré-inscrições já estão abertas e podem ser feitas de forma online: http://bit.ly/cursovendedores. As vagas são limitadas a 20 participantes. 

As aulas serão ministradas pelo gestor comercial dos polos Uninassau Digital Benfica, Bezerra de Menezes e Messejana, Samuel Nascimento, e pela Consultora de Desenvolvimento Profissional da IproEmprego, Clédina Medeiros. Os interessados aprenderão sobre técnicas de vendas, network, atendimento encanto, perfil comportamental, comunicação verbal e não verbal, canais de comunicação VAC, etapas do processo de decisão de compra e trabalhando objeções.

Durante o curso, serão realizados encontros presenciais semanais, sempre às segundas, das 13h às 17h, com conteúdo, prática e material para estudo remoto, no polo Uninassau Digital Benfica. Quem precisar de um local com computador e internet, poderá estudar no próprio espaço do centro universitário do Shopping. 

Vale destacar que, após o curso, os participantes serão cadastrados no banco de talentos do Shopping Benfica, que ficará à disposição dos lojistas do empreendimento para possíveis entrevistas e contratações. 

“Realizamos diversas ações com foco no desenvolvimento humano e na melhoria da qualidade de vida das pessoas, a exemplo dessa parceria com a Nassau.Digital, que pretende qualificar jovens e adultos para o mercado de trabalho. Para participar do curso, não é necessário ter experiência com vendas, basta ter disponibilidade para estudar, treinar e aprender”, explica Camila Garcia, Gerente de Marketing e Responsabilidade Social do Shopping Benfica.

Ecossistema de Inovação do Nordeste ganha força através de comunidades empreendedoras

O Nordeste está cada vez mais atraindo investidores, empresas e novos negócios por meio de um ecossistema que não mais exporta talentos e ideias, mas as desenvolve localmente.

Isso se explica porque o ecossistema de inovação do Nordeste passou ao longo dos anos, a produzir particularidades através de iniciativas inovadoras para fomento e incentivo ao empreendedorismo e geração de negócios.

Essas atividades consequentemente, diminuem a mudança estratégica de novas empresas de base tecnológica para grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, no que antigamente se buscavam oportunidades de crescimento e expansão.
Segundo dados do mapeamento mais recente da Associação Brasileira de Startups (AbStartups), existem hoje 1.836 startups no Nordeste, onde a grande maioria delas está concentrada nos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, com grande destaque nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento de software.

É nesse contexto que entram em cena os Hubs e comunidades, que funcionam como importantes agentes de inovação e articulação, ajudando a trazer força e visibilidade para a região, conectando a partir daí empresas, negócios e empreendedores.
Lançado em agosto, por iniciativa do NINNA Hub, Ifood Benefícios, Hub Salvador, SergipeTec, Parque Tecnológico Metrópole Digital, PDtec, Acelerase, Sistema Verdes Mares e Dupar Participações, contando também com o apoio das comunidades empreendedoras do Nordeste.

O programa oferece oportunidade de crescimento e acesso a mercado para as startups selecionadas através de uma trilha de conteúdo, mentorias individuais e coletivas, além de conexões com grandes empresas e investidores do ecossistema de startups. Inscreva-se até o dia 20 de setembro e participe conosco https://bit.ly/ConectaNordeste

Segundo Juliana Nogueira, líder na SoLuíses, comunidade de inovação e startups do Maranhão, o Nordeste vem se unindo e conseguindo atrair mais oportunidades para a região, o Conecta Nordeste é uma dessas oportunidades onde as startups terão acesso ao mercado e participarão de eventos de conexão com empresas, investidores e players.

Paratleta cearense é convocada pela Seleção Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas para disputar 1º campeonato Mundial no Egito

A paratleta cearense, Shirlei Cátia (32), sempre teve o sonho de participar de um campeonato pela seleção brasileira. Este dia chegou, a atleta foi convocada a integrar a Seleção Brasileira Mista de Handebol em Cadeira de Rodas For-a-Side (HCR4), para participar do 1º Campeonato Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas da Federação Internacional de Handebol (IHF), que será realizado no Cairo (Egito), de 22 a 25 de setembro.

A competição recebe seis equipes que representam quatro continentes e confederações – Ásia, África, Europa e América do Sul e Central. Duas equipes europeias, Holanda e Eslovênia, duas equipes da América do Sul e Central, Brasil e Chile, e uma da Ásia (Índia) e África (Egito) se alinharão no evento. Disputada com equipes mistas, o que significa que cada equipe precisará de pelo menos duas jogadoras no elenco, com uma jogadora em quadra a cada momento, sendo a cearense uma das jogadoras convocadas para integrar a seleção brasileira.

Para a paratleta é um grande sonho que vai ser concretizado, mesmo com todas as adversidades que já enfrentou. Ela encontrou apoio, suporte institucional, educacional e financeiro no Instituto Compartilha, local em que trabalha, e de onde vem seu principal apoio.

A instituição em parceria com a ADESUL, instituição que promove inclusão desportiva e social do deficiente, desenvolve o projeto “Paratleta Trabalhador” de incentivo, apoio e inserção de paratletas no mercado de trabalho.

Para Shirlei, todo apoio que recebe do Instituto Compartilha tem sido fundamental para que ela possa continuar treinando e competindo sem precisar deixar de trabalhar.

“O Instituto Compartilha é um grande parceiro no apoio e incentivo ao esporte. Sem esse apoio e suporte, talvez hoje eu não teria tido a oportunidade de ser convocada para o Mundial com a Seleção Brasileira porque eu não teria condições de seguir com os treinamentos e participar das competições nacionais”, afirma Shirlei Cátia.

A paratleta viaja neste sábado (17) com a Seleção Brasileira  Seleção Brasileira Mista de Handebol em Cadeira de Rodas For-a-Side (HCR4), rumo ao Cairo (Egito) onde acontece o mundial.

Portal Jangada Online ganha Prêmio de Comunicação da AECIPP

Profissionais de comunicação e mídias digitais dos municípios de São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Paracuru participaram, na última terça-feira, 13, do V Workshop para Comunicadores Locais promovido pela Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), por meio do Fórum de Comunicação. Com a presença de 33 participantes no total, entre comunicadores e representantes das áreas de comunicação das empresas associadas, o evento contou também com a entrega do Prêmio de Comunicação da AECIPP para os vencedores do júri técnico e do voto do internauta. 

Tendo o objetivo de compartilhar informação e conhecimento, o Workshop teve como tema principal o crescimento dos Podcasts, formato de mídia consolidado como um dos mais consumidos do Brasil. Para falar sobre o assunto,  estiveram presentes os jornalistas Kamila Fernandes, do podcast “As Cunhãs”, e Andreh Jonathas, do “Serifacast”, que compartilharam experiências, ideias e sugestões para o público. 

O presidente da AECIPP e CFO da Cimento Apodi, Eduardo Amaral, deu boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do engajamento da mídia local na prestação de serviço à sociedade. “O papel da AECIPP é contribuir tanto na geração de emprego e renda do Complexo do Pecém, como também atuar no desenvolvimento da sociedade e de setores que são fundamentais como a comunicação local. Todos nós somos agentes no desenvolvimento do Pecém e dos municípios que ficam no entorno, por isso o papel de cada um é muito importante para o futuro que está sendo escrito hoje. Nosso agradecimento pela participação e atuação de vocês que são peças fundamentais nessa transformação”, afirma. 

Com 11 trabalhos inscritos, o Prêmio de Comunicação da AECIPP teve 9 matérias validadas que passaram por avaliação dos jurados, entre elas os trabalhos de Tiago Feitosa, do Jangada Online, que ficou em 1º lugar no Voto Júri Técnico; Sérgio Rhuan Pêssoa, do Papel Pã Notcícias, 2º lugar Voto do Júri Técnico e campeão do Voto do Internauta; e Francisco Rogério Morais, do Jornal de São Gonçalo, que ficou em 3º lugar no voto técnico.  

Para Sérgio Rhuan, o prêmio tem um impacto positivo no trabalho dos comunicadores da região que já estão na expectativa para as próximas edições. “O Prêmio veio para ficar pois valoriza as pessoas que comunicam aqui, trazendo também prestígio e credibilidade que a gente precisa para continuar trabalhando”, destaca, apontando também a relevância do workshop “Foi incrível a troca de experiências e informações com pessoas que estão no mercado há bastante tempo, um ambiente de muito aprendizado e projetos para o futuro”. 

Emocionado com a conquista, o campeão Tiago Feitosa também destacou a importância de iniciativas como as da AECIPP. “As empresas do Pecém sempre apoiam a imprensa local e isso faz com que a gente se inspire a trabalhar com ainda mais seriedade para a população. Toda edição do workshop faz a gente crescer, evoluir mais um pouco. É muito importante acompanhar a modernização da comunicação, faz a gente ter um novo olhar para a área”. O comunicador dedicou a premiação para todos participaram do reflorestamento que foi tema da sua matéria vencedora.   

Sobre a AECIPP

A AECIPP é uma entidade empresarial, sem fins lucrativos, com atuação específica no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), com o objetivo de fortalecer e desenvolver a atividade empresarial nessa região, por meio do atendimento permanente dos legítimos interesses das suas empresas associadas. Fundada em 30 de setembro de 2015, a Associação é o resultado da iniciativa de criação decidida em Assembleia Geral de Fundadores, realizada no dia 13 de novembro de 2014. Atualmente, a entidade conta com 40 empresas associadas que fazem parte do Complexo do Pecém.

Resultado do Prêmio de Comunicação da AECIPP

Voto do Internauta 

Campeão – Sérgio Rhuan Pêssoa / Papel Pã Notícias

Voto do Júri Técnico 

1º lugar – Tiago Feitosa / Jangada Online

2º lugar – Sérgio Rhuan / Papel Pã Notícias

3º Rogério Morais / Jornal de São Gonçalo

2ª edição do Festival Sabores de Juazeiro contará com 63 empresas

Juazeiro, na Bahia, está em fase de preparação para o maior evento gastronômico do Vale do São Francisco, o Festival Sabores de Juazeiro. Entre os dias 14 e 30 de outubro deste ano, a Terra das Carrancas sediará a 2ª edição do festival, com 63 estabelecimentos confirmados.

Com realização do Sebrae, e correalização da Prefeitura Municipal de Juazeiro e SINDHAJ, o número expressivo é consequência direta da recepção e sucesso da edição anterior, celebrada em outubro do ano passado. À época participaram 45 restaurantes, com uma oferta total de 101 pratos. 

Este ano o Festival traz o tema “Os Frutos do São Francisco”, onde os inscritos deverão desenvolver pratos que contenham elementos da fruticultura, pesca, ovinocultura e caprinocultura de Juazeiro e região, estimulando assim o potencial produtivo e a cultura local. São 5 categorias possíveis: Prato Principal, Petiscos, Lanches, Sobremesas e Drinks.

Enquanto o Festival não começa, os preparativos estão a todo vapor: o evento oferece com exclusividade oficinas de formação na área gastronômica, ministrada por especialistas. Nos dias (29) e (30) de agosto, os chefs Leandro Nascimento e Denise Lins realizaram a oficina de  “Uso e Valorização dos Ingredientes Locais”. No dia (31) foi a vez do  chef Junior Rocha, bartender profissional, que comandou a oficina “Elaboração de Coquetéis”. Na segunda-feira dia (05/09), será a vez da oficina de “Prática de Conteúdo Digital para Negócios de Gastronomia”, ministrada pela  jornalista,  sommelière e criadora de conteúdo Paula Theotonio.

Entre os inscritos o clima de preparação tem se mostrado muito positivo, conforme relatos dos participantes. Gláucia, do estabelecimento Café Cremoso Artesanal, pontuou: “Foi uma sacada sem igual, que vai nos ajudar a elaborar pratos deliciosos e surpreendentes para o Festival. A Primeira edição já nos impulsionou muito, mas já vemos que a segunda edição vai nos fazer alavancar ainda mais”.

Vanessa, representante da Doceria Doce Sonhos Juazeiro, concordou: “Foi muito interessante, pudemos não só aprender técnicas interessantes como também  compartilhar os desafios e experiências com outros colegas de profissão, algo difícil de se fazer na correria”. Elba, da Confeitaria com Afeto, corroborou: “Nós adoramos participar das oficinas. Primeiro porque nos permitiu novas experiências com sabores e combinações antes consideradas inusitadas, e que surpreendeu muito. Segundo, abriu o pensamento para diversas possibilidades da culinária. Quebrou preconceitos e realmente vai nos ajudar muito na elaboração do prato para o festival e melhorar cada vez mais o cardápio da nossa Confeitaria.”

“Nizinha” do estabelecimento Rei do Caldo, finalizou “O festival gastronômico de juazeiro tem uma grande relevância para a comunidade local, tendo em vista  que proporciona uma chance de geração de renda, um incentivo ao resgate da cozinha local, possibilitando, assim, a valorização de produtos e conhecimentos tradicionais regionais. As oficinas estão sendo muito importantes para vivenciarmos outras formas de conhecimentos culinários e suas técnicas”.

Agenda: 

2º Festival Gastronômico de Juazeiro – Os Frutos do São Francisco

Onde: Juazeiro, Bahia

Quando: 14 a 30 de outubro de 2022

Realização: Sebrae

Correalizadores: Prefeitura Municipal de Juazeiro e SINDHAJ

Apoio: Armazém da Caatinga, Rocha Studio Bar, TV São Francisco e aplicativo pede.ai

Patrocínio: Bom Sabor, Mix Mateus, Revalle, Obelisco Brindes, Agrovale, Nestlé –  Globo Juazeiro Distribuição e Stella Artois.

Corrida 21k Terra da Luz acontece no próximo domingo em Fortaleza

No próximo domingo, 18, acontece a quarta edição da corrida 21k Terra da Luz, com quase 4 mil atletas inscritos de toda parte do país. A competição, que já é tradicional na capital cearense, disponibiliza três percursos distintos, 7Km, 14Km e 21Km. Com objetivo de unir o turismo e o esporte, o evento oferece uma interação dos seus participantes com os espaços públicos e históricos da cidade de Fortaleza ao longo dos seus percursos, com a largada saindo da Praça Portugal.

Os inscritos na competição devem retirar o kit da corrida nos dias  16 e 17 de setembro, de 9h às 19h, no Piso L4 do Shopping Aldeota (Av. Dom Luís, 500, Aldeota, Fortaleza), necessário apresentar o documento original com foto.

Para Fernando Elpídio, o idealizador e diretor da Nova Letra, a 21K Terra da Luz fortalece ainda mais a relação esporte, cultura e promoção turística em Fortaleza. “A prova esportiva é um produto turístico com provas de pequena, média e longa distâncias. O percurso interage com os patrimônios culturais, históricos e arquitetônicos da capital cearense, valoriza a nova Avenida Beira Mar e traz no seu próprio nome terra da luz o conceito base à referência ao estado, que primeiro libertou os escravos; redenção, ir e vir, características fundamentais na modalidade esportiva corrida de rua.”, comenta Elpídio.

Em tempo

A Corrida 21k Terra da Luz, na sua quarta edição, promove o Seminário Conexão Esporte, que acontece no dia 26 de setembro, no auditório do Sebrae Ceará, e 27 de setembro de forma remota, com inscrições gratuitas. A ação será composta por um ciclo de palestras e debates realizados presencialmente, com 200 vagas disponíveis, e com transmissão simultânea pela internet, com participação presencial de gestores, empreendedores e secretários do esporte, pelo Instagram da Nova Letra (@novaletraeventoscriativos).

Na programação do dia 26 de setembro, palestras que abordam as Leis de Incentivo ao Esporte, Captação e Gestão de Projetos Esportivos com  Bia Gurgel, da BG Soluções Sociais; Eventos Criativos e Empreendedorismo com Fernando Elpídio, da Nova Letra; Corrida Pague Menos e Gestão de Imagem com Patrícia Matias, Coordenadora de Marketing de Eventos da pague Menos; Comunicação Estratégica Para Projetos Esportivos com Adriano Muniz, Diretor da Engaja Comunicação. Já na programação do dia 27 setembro, oficinas temáticas on-line que irão abordar os seguintes temas: Planejamento Para Captação de Recursos Via Lei de Incentivo ao Esporte com Bia Gurgel; Oficina Técnica de  Elaboração de Campanhas de Marketing Esportivo com Fernando Elpídio. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas pelo  www.novaletra.com.br

Serviço:

21k Terra da Luz

Data: 18 de setembro

Horário: 05h30

Local: Praça Portugal

Estação Fashion chega em Fortaleza com investimento de R$50 milhões

Consolidado como um dos principais pólos nacionais de moda, tanto na produção como na exportação de peças, segundo dados do IBGE, o Ceará recebe novos negócios no setor atacadista. Com investimento de R$50 milhões, será lançado em breve o Estação Fashion, novo empreendimento para fortalecer o atacado de moda, com infraestrutura completa e inédita em Fortaleza. Localizado estrategicamente na região do Centro de Fortaleza, conhecido pelo elevado fluxo de comércio na cidade, o Estação Fashion irá integrar a área recentemente revitalizada em frente à Praça da Estação João Felipe, que conta com a Estação das Artes. A previsão de início das obras é maio de 2023, com conclusão do empreendimento em 2024. 

No total, serão cerca de 5 mil empregos gerados de forma direta e indireta. O Estação Fashion será composto por mais de 1.200 lojas e boxes, com diferentes tamanhos, dispostos em três pavimentos e distribuídos em uma área de 5.500m2. Além de estacionamento com capacidade para 500 carros e 30 ônibus, o empreendimento terá praça de alimentação, espaço para eventos, hub de serviços variados para lojistas e clientes, espaços de saúde e beleza, esteiras rolantes e fará também vendas online.

A localização privilegiada do Estação Fashion, próximo de pontos históricos e turísticos da capital, e com fácil acesso para quem utiliza transportes individuais, coletivos e rodoviários, ajuda a receber compradores da cidade, do interior cearense e mesmo de outros Estados.

Dentre os diferenciais do Estação Fashion está a implementação do conceito “Figital”, que une ambientes físico e digital em uma grande vitrine do atacado, disponibilizando tecnologia, inovação e estrutura completa para potencializar o comércio de moda entre lojistas e clientes de todo o Brasil.

Elaborado por uma equipe com diferentes especialidades de mercado, o novo empreendimento de moda atacadista tem, entre os investidores, o advogado e empreendedor Janos Cavalcante Fuzesi, cônsul da Hungria nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão e diretor da Sociedade Consular do Ceará.

Supermercado Pinheiro comemora Dia Mundial da Cachaça com degustação exclusiva 

Em comemoração ao Dia Mundial da Cachaça (celebrado dia 13/9), as lojas do Supermercado Pinheiro na Av. Washington Soares, 10008, Messejana e Av. Antônio Sales, 3266 – Dionísio Torres, realizam degustação da Cachaça Aviador nesta sexta, 16, das 17h às 19h.

Nos sabores ouro e prata, a Cachaça Aviador é produzida em Viçosa/CE e tem um gosto especial por ser envelhecida por mais de dois anos em tonéis de madeira (tipo amburana, carvalho e ipê-amarelo). Possui também um aroma adocicado e frutado, que lembram melaço e laranja. Na loja Pinheiro da Antônio Sales, o público poderá encontrar, com exclusividade, o produto na embalagem de 10L.

Há mais de 30 anos atendendo ao mercado cearense, o Supermercado Pinheiro é uma das maiores redes varejistas local.  Mantém um total de 18 lojas, um centro de distribuição, 13 salas de cinema, cinco parques infantis, choperia e um shopping center, nos municípios de Fortaleza, Acaraú, Aquiraz, Aracati, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Sobral e Quixadá.

Confira todos os endereços das lojas do Supermercado Pinheiro no site http://www.supermercadopinheiro.com.br/lojas

Escola de Ensino Médio em Tempo Integral em Maracanaú recebe programa de aprendizagem realizado pela JA Ceará e pela Gerdau

Trinta alunos do 1º ano da EEMTI Edmilson Pinheiro, em Maracanaú, participarão do programa de aprendizagem “Conectado com o Amanhã”, realizado pela Junior Achievement Ceará, tecnologia social mundial que tem como foco de atuação a educação empreendedora e inovação, e pela Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo.

O “Conectado com o Amanhã” é um programa gratuito de aprendizagem prática que disponibiliza perspectivas de carreiras e informações sobre competências comportamentais desejadas no mercado de trabalho aos participantes. No programa, serão aplicadas habilidades necessárias para realização de entrevista de emprego e elaboração de currículo profissional. Além do Ceará, o projeto está sendo ofertado também nos estados de Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Paraná.

Oito profissionais da Gerdau cearense, treinados pela Junior Achievement Ceará, ministrarão o programa. O cronograma do “Conectado com o Amanhã” será realizado nos dias 13 e 15 de setembro e conta com os módulos Mercado de Trabalho, Gestão de Carreira e Processo Seletivo.

Sobre a Junior Achievement

Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a Junior Achievement é uma das maiores e mais antigas instituições de educação financeira, empreendedorismo e inovação, e prática de negócios. No Brasil, onde atua há 37 anos, a organização da sociedade civil (OSC) está em todo território nacional. No Ceará, a Junior Achievement está presente há 17 anos. 

O propósito da OSC, mantida pela iniciativa privada, é despertar o protagonismo das crianças e dos adolescentes para inovar e empreender, estimulando o desenvolvimento pessoal nos programas e metodologias elaboradas pela JA. As ferramentas desenvolvidas inserem os participantes no contexto do mundo dos negócios, proporcionando a vivência teórica e prática do mercado de trabalho. A instituição recebeu, por três anos consecutivos, o selo de 7ª ONG mais influente do mundo pela NGO Advisor, organização independente baseada em Genebra, na Suíça.

OAB-CE entrega recomendações sobre prerrogativas da advocacia e direitos humanos aos candidatos do Governo do Estado

Na ocasião, os diretores da OAB-CE, o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas; a vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão; o secretário-geral da OAB-CE, David Sombra Peixoto; o tesoureiro adjunto, Thiago Morais Vilar; o diretor adjunto de prerrogativas, Márcio Vitor Albuquerque; e o diretor adjunto para a jovem advocacia, Bruno Ellery; realizaram a entrega de recomendações aos candidatos concorrentes para a defesa das prerrogativas da advocacia e dos direitos humanos no processo eleitoral de 2022. 

O documento com as recomendações para defesa dos direitos humanos, feito com fundamento na Constituição Federal,  e elaborado, juntamente, com a Comissão de Direitos Humanos, expõe 10 pontos de compromisso, no que diz respeito às eleições de 2022, que, na avaliação de seus membros, deveriam constar nos programas e nas promessas de todos os candidatos aos cargos eletivos em disputa.

Além disso, entre as sugestões, o documento traz os artigos 6º e 7º da Lei n° 8.906/94, do estatuto da advocacia, que asseguram uma série de prerrogativas profissionais, garantindo à advogada e ao advogado o direito de exercer a defesa plena de seus clientes, com independência e autonomia, sem temor do magistrado, do representante do Ministério Público ou de qualquer autoridade que possa tentar constrangê-lo ou diminuir o seu papel enquanto defensor das liberdades.

Para o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, a instituição reafirma seu compromisso com a democracia. “É importante ter esse espaço de diálogo e estamos aqui sempre de portas abertas para a democracia”, disse o representante da Ordem Alencarina.