Ecossistema de Inovação do Nordeste ganha força através de comunidades empreendedoras
O Nordeste está cada vez mais atraindo investidores, empresas e novos negócios por meio de um ecossistema que não mais exporta talentos e ideias, mas as desenvolve localmente.
Isso se explica porque o ecossistema de inovação do Nordeste passou ao longo dos anos, a produzir particularidades através de iniciativas inovadoras para fomento e incentivo ao empreendedorismo e geração de negócios.
Essas atividades consequentemente, diminuem a mudança estratégica de novas empresas de base tecnológica para grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, no que antigamente se buscavam oportunidades de crescimento e expansão.
Segundo dados do mapeamento mais recente da Associação Brasileira de Startups (AbStartups), existem hoje 1.836 startups no Nordeste, onde a grande maioria delas está concentrada nos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, com grande destaque nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento de software.
É nesse contexto que entram em cena os Hubs e comunidades, que funcionam como importantes agentes de inovação e articulação, ajudando a trazer força e visibilidade para a região, conectando a partir daí empresas, negócios e empreendedores.
Lançado em agosto, por iniciativa do NINNA Hub, Ifood Benefícios, Hub Salvador, SergipeTec, Parque Tecnológico Metrópole Digital, PDtec, Acelerase, Sistema Verdes Mares e Dupar Participações, contando também com o apoio das comunidades empreendedoras do Nordeste.
O programa oferece oportunidade de crescimento e acesso a mercado para as startups selecionadas através de uma trilha de conteúdo, mentorias individuais e coletivas, além de conexões com grandes empresas e investidores do ecossistema de startups. Inscreva-se até o dia 20 de setembro e participe conosco https://bit.ly/ConectaNordeste
Segundo Juliana Nogueira, líder na SoLuíses, comunidade de inovação e startups do Maranhão, o Nordeste vem se unindo e conseguindo atrair mais oportunidades para a região, o Conecta Nordeste é uma dessas oportunidades onde as startups terão acesso ao mercado e participarão de eventos de conexão com empresas, investidores e players.