CIEE realiza evento em comemoração ao Dia Mundial da Educação
Nesta quinta-feira, dia 28/04, às 9h30, o CIEE realizará evento em comemoração ao Dia Mundial da Educação. O encontro, que será realizado no Teatro CIEE, em São Paulo, terá transmissão gratuita ao vivo através das redes sociais do CIEE: Youtube, LinkedIn e Facebook.
Participarão do debate Lucas Moraes, CEO e fundador da Plataforma Toolzz; Neide Santos, empreendedora Social, presidente fundadora da ONG PROJETO VIDA CORRIDA e maratonista; Israel Batista, deputado e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação; Luiz Gustavo Coppola, superintendente Nacional de Atendimento do CIEE e Francisco Junior de Castro, gerente de Educação Integrativa do CIEE.
Serviço
Evento sobre o Dia Mundial da Educação
Dia 28/04, quinta-feira
9h – Recepção e café da manhã
9h30 – Início do evento
10h30 – Previsão de término
*Local: Teatro CIEE – Rua Tabapuã, 445 – Itaim Bibi, São Paulo-SP
Transmissão on-line:
Youtube LinkedIn Facebook
*Para acompanhar o evento presencialmente, é preciso fazer a inscrição através do link abaixo:
JM Negócios Internacionais lança canal no Youtube para reforçar presença digital
A JM Negócios Internacionais, empresa cearense de despacho aduaneiro, lançou um novo canal no YouTube pensado para reforçar a presença digital da marca. O “Talking Comex JM” aborda semanalmente conteúdos estratégicos relacionados ao comércio exterior. De acordo com o CEO da JM, Augusto Fernandes, o objetivo é contribuir para a disseminação da cultura exportadora no Brasil. “Toda semana os nossos clientes e seguidores têm acesso a conteúdos exclusivos, através de um bate papo com profissionais do setor. Esta ferramenta nos permite atingir um público amplo que poderá entender o processo de internacionalização dos negócios”, destaca.
Entre os assuntos abordados no canal, destaque para depoimentos de empresários do comércio internacional, discussão sobre acontecimentos relacionados ao comércio exterior, além de entrevistas com especialistas sobre importação e exportação. A JM Negócios Internacionais também está presente no Facebook (@jm.aduaneira), Instagram (@jm_negocios_internacionais) e no LinkedIn, como JM Negócios Internacionais.
Projeto “Melhor Medida” incentiva qualidade de vida entre funcionários do Supermercado Pinheiro
Um grupo de funcionários do Supermercado Pinheiro decidiu mudar de vida e participar do projeto “Melhor Medida”. A ação, criada em outubro passado, é voltada especialmente para aqueles colaboradores que tenham hipertensão, diabetes e peso acima do ideal.
De acordo com a analista e psicóloga Alba Neila Lima, do setor de Desenvolvimento Humano (DH), a proposta do projeto é justamente não trabalhar medidas que sejam “certas” – ou seja, a perda de peso acabou sendo uma consequência de um estilo de vida com mais qualidade de vida, e não o objetivo principal.
“Com apoio da nossa nutricionista Luciana Aguiar e da Medicina do Trabalho, uma lista de 20 selecionados, de variados cargos, receberam avaliação nutricional e exames, como de bioimpedância e sangue, que possibilitaram a montagem de um plano alimentar. Paralelamente, montamos um grupo de whats app, onde pode se trocar experiências, dar dicas e motivar os participantes. Temos exemplos de colegas que passaram a praticar algum esporte (e nunca haviam se exercitado antes), a repensar suas refeições e comer melhor, a ter hábitos mais saudáveis a partir do projeto”, explica.
Há 16 anos na empresa e trabalhando em Itapipoca/CE, a gerente Renata Alves (35) acredita que o projeto conseguiu fazê-la se disciplinar para a qualidade de vida e a aumentar seu amor próprio. “Estava bem acima do peso e não conseguia me organizar para ter um tempo para mim, seja para atividade física, seja para se alimentar direito. Tive uma COVID muito forte e vi que era o momento certo para cuidar da minha saúde – bem como mostrar à empresa que era também capaz de alcançar bons resultados pessoais. Consegui perder 7 kg e passei a caminhar, algo que nunca havia feito por esporte. Vi que era possível com o projeto”, declara.
Sobre o Supermercado Pinheiro
Empresa genuinamente cearense, o Supermercado Pinheiro atende ao mercado cearense há mais de 30 anos como uma das maiores redes varejistas local. Possui mais de dois mil colaboradores no seu quadro funcional e mantém um total de 16 lojas, um centro de distribuição, 13 salas de cinema, cinco parques infantis, choperia e um shopping center, em oito municípios do Ceará: Fortaleza, Acaraú, Aquiraz, Aracati, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Sobral e Quixadá.
Construindo uma carreira com protagonismo: Confira dicas para entrar no mercado de trabalho com sucesso
Desde a pandemia, a população brasileira tem enfrentado grandes desafios, como o desemprego. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no terceiro trimestre de 2021 o número de desempregados chegou a 13,5 milhões de brasileiros. Sendo assim, estar preparado acadêmica e psicologicamente nunca foi tão essencial quanto hoje na hora de uma admissão. Especialistas compartilham algumas alternativas para contornar as dificuldades impostas pelo mercado de trabalho.
Para Marcelo Moreira, psicólogo e coordenador do curso de psicologia da Estácio, os aspectos emocionais de qualquer ser humano pode ser afetado em um período de crise e isso pode ter efeitos na hora da busca por um emprego. “Em um momento de incertezas políticas, econômicas, de saúde e segurança, as pessoas acabam se sentindo muito mais pressionadas a conseguirem um emprego imediatamente ou então a se sujeitarem em condições insalubres do sistema”, explica ele. “Entrevistas de emprego e demissões, por exemplo, são situações de grande estresse e cobrança pessoal, então buscar por orientação profissional é importante para que a pessoa possa aprender a lidar com adversidades do mercado.”
Neste cenário, a presença de uma graduação e pós-graduação acabam se tornando diferenciais para uma contratação. Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC), nos últimos oito anos o número de cursos de pós-graduação aumentou em média 9% ao ano.
De acordo com o engenheiro eletricista Lucas Monteiro, de 23 anos, fazer uma graduação ampliou a possibilidade de empregos, com remunerações melhores e cargos de responsabilidade. “Acho que alguns dos fatores fundamentais para minha admissão foi fazer contatos, ter o meu currículo cheio de atividades e ter as habilidades de conversação. Ter uma rede de contatos dentro da sua área é muito importante. Eu me desenvolvi ao lidar com várias pessoas diferentes, principalmente com engenheiros com mais de 10 anos de experiência. Assim pude ficar antenado nos assuntos”, reflete.
O jovem, que se graduou na Wyden, também destaca algumas dicas especiais para alunos que desejem sucesso no mercado de trabalho. “Se ele pretende seguir na vida acadêmica, é importante que procure publicar e apresentar artigos em congressos. Vai ajudar muito pra conseguir um mestrado futuramente. Para quem deseja trabalhar em uma empresa mesmo, é fundamental que vá atrás de estágios onde possa trabalhar muito, aprender muito e criar contatos, porque esses contatos e indicações vão ser fundamentais na hora de conseguir um emprego. Vale ressaltar que não se pode, em hipótese alguma, deixar de estudar e participar dos programas da faculdade, como monitorias e outras atividades extracurriculares, porque todo contratante espera um profissional que dê conta do trabalho”, explica.
Para Aline dos Santos Pereira, Coordenadora Nacional do setor CASA (Coordenadoria de Apoio e Suporte ao Aluno da Wyden), o aluno precisa saber trabalhar diferentes tipos de currículo, além de fazer um bom marketing pessoal e networking. Além de um bom planejamento de carreira, outra ferramenta importante é um perfil ativo no Linkedin.
“Atualmente, para além do diploma os alunos precisam dominar as ferramentas existentes para trabalhar de forma assertiva o conhecimento adquirido academicamente e ocupar os melhores espaços no mercado de trabalho. Outro trabalho importante que é iniciado dentro da faculdade e pode fazer muita diferença na vida dos estudantes é a orientação focada”, destaca.
Para atender demandas psicopedagógicas dos alunos, assim como também o corpo docente e administrativo da instituição, a Estácio possui o Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico – NAAP. O atendimento especializado presta suporte aos alunos com dificuldades de aprendizagem de qualquer natureza, assim como aqueles que possuam deficiências ou alguma outra necessidade educacional especial.. Para proporcionar apoio adequado, o Núcleo conta com uma equipe multidisciplinar especializada e com os professores, que trabalham em parceria com a coordenação de cada curso para garantir o acolhimento, o acompanhamento do processo de aprendizagem, a inclusão e o fortalecimento do aluno que enfrenta dificuldades na rotina de estudos.
O NAAP desenvolve o trabalho com o objetivo de promover e sensibilizar a acessibilidade arquitetônica, mas principalmente a atitudinal, pedagógica, comunicacional e digital para estimular o desenvolvimento de uma cultura inclusiva, que quebre preconceitos, estereótipos e discriminações. Entre as principais iniciativas promovidas pelo núcleo estão as orientações sobre as práticas pedagógicas de acordo com as características dos indivíduos e grupos, realização do processo de reforço acadêmico, suporte emocional e orientação educacional, vocacional e ocupacional, tanto na forma individual quanto em grupo, além do desenvolvimento de projetos socioeducativos, a fim de resgatar os valores e o autoconhecimento.
No Ceará, por exemplo, a faculdade oferece este suporte aos alunos das unidades da Estácio Ceará “O NAAP é um espaço em que é possível acolher e acompanhar os alunos, duas ações necessárias perante as demandas do mundo do trabalho hoje. Promover o desenvolvimento integral dos universitários, é essencial para assegurar processos de aprendizagem eficientes que vão possibilitar o sucesso acadêmico, pessoal e profissional do nosso aluno”, conclui o Prof. César Lessa, Coordenador Nacional do NAAP da Estácio.
Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 36 milhões no sorteio de terça-feira
O Concurso 2.474 da Mega-Sena não teve acertadores. As dezenas sorteadas na noite do último sábado, 23, em São Paulo, foram 22, 30, 38, 39, 49 e 56.
Vinte e sete apostadores acertaram cinco números e vão receber, cada um, prêmio de R$ 92.717,92. A quadra teve 2.372 ganhadores e cada um receberá R$ 1.507,69.
O prêmio acumulado para o próximo concurso, que será sorteado terça-feira (26), é estimado em R$ 36 milhões.
Grande rede varejista alimentícia do Nordeste investe em automação de processos para criar excelência de atendimento a clientes
A rede Mercadinhos São Luiz investiu em soluções da multinacional UiPath para economizar 1000 horas/mês de trabalho, aumentar produtividade, diminuir erros, otimizar logística e garantir alimentos sempre frescos nas gôndolas
O setor do varejo alimentício é um dos que mais têm investido em tecnologia para implementar o conceito “consumer centric”, a cultura que coloca o atendimento ao cliente no centro da tomada de decisão do negócio. A rede de supermercados Mercadinhos São Luiz, uma das principais do Nordeste brasileiro, com 23 lojas espalhadas por Fortaleza e cidades do interior do Ceará, investiu recentemente, em meio à pandemia, na automação de processos ou tarefas repetitivas para reduzir falhas na gestão de estoque e livrar profissionais de atividades burocráticas e alocá-los na linha de frente, no relacionamento direto com os clientes.
“Conseguimos economizar 1000 horas de trabalho burocrático por mês usando robôs digitais, o que significa que nossos profissionais estão agora mais satisfeitos, dedicados a funções estratégicas do negócio, mais produtivas e que geram percepção de valor aos consumidores e parceiros”, diz Márcio Falcão, diretor de TI do Mercadinhos São Luiz.
A rede automatizou todo o fluxo de trabalho burocrático que suporta os pedidos e o estoque de produtos perecíveis da seção hortifruti, em todas as lojas. “Por conta da perecibilidade dos produtos, a gestão dessa seção é sempre um desafio, porque exige uma coordenação dinâmica, praticamente simultânea, do que entra, do que sai e do que precisa ser estocado, para que não falte frutas e verduras de qualidade na gôndola e nem haja desperdício”, explica Falcão.
Segundo ele, antes do robô cerca de 4 coordenadores da seção, em cada loja, gastavam em média 3 horas diárias cada um na tarefa repetitiva de digitar pedidos e dar baixa de produtos no sistema. “Era uma atividade desgastante e muito sujeita a erros, de digitação inclusive, que acabavam gerando falhas no estoque. Além disso, uma atividade que tomava tempo de uma força de trabalho numerosa, importante e qualificada. Hoje é o robô quem faz essa tarefa, nos proporcionando mais previsibilidade, porque o sistema segue atualizado em tempo real e de forma correta, e um ganho operacional gigantesco que se reflete também e principalmente na satisfação do cliente e do colaborador. Liberado desse tipo de tarefa, o time pode interagir mais com as pessoas, ter ideias, enfim, realizar trabalho de gente e não de robô”, diz Falcão. “No início houve uma certa resistência por parte de alguns profissionais, comum a tudo o que é novo, mas depois a coisa deslanchou, vimos que o benefício da automação é prolongado”, conta.
A dinamicidade da seção hortifruti exigiu uma tecnologia mais ágil e flexível, e que fosse capaz de conversar com a estrutura de automatização preexistente na rede. “Usamos a plataforma UiPath que proporciona uma série de ferramentas fáceis de serem integradas à arquitetura instalada, mas sem rigidez, ou seja, com potencial de expansão da automação para outros processos e de forma sustentável.
Funciona como peças de lego que a gente vai selecionando conforme a demanda e cenário do cliente”, ilustra Carlos Sérgio Mota Silva, sócio-diretor da consultoria P4Pro, parceira da UiPath no Brasil, e que deu todo o suporte ao Mercadinhos São Luiz na jornada da automação. Recorrendo a processos que fazem parte da metodologia UiPath, líder global em automação de processos na plataforma RPA (Robotic Process Automation), a consultoria apoiou o Mercadinhos São Luiz no mapeamento das tarefas que poderiam ser automatizadas com mais retorno ao negócio, na construção do cronograma de atividades e na customização da tecnologia para a rede.
Também houve treinamento dos coordenadores das lojas, para o trabalho lado a lado com os robôs digitais, seguindo as premissas da UiPath Academy, que oferece uma ampla gama de cursos de capacitação gratuitos. “Treinar profissionais para a força de trabalho híbrida é um dos pilares da UiPath em todos os mercados onde atuamos.
Acreditamos que é a educação profissional e contínua que pode assegurar a automação inclusiva”, explica Edgar Garcia, vice-presidente regional da UiPath para a América Latina.
Toda a jornada do Mercadinhos São Luiz levou quatro meses, ocorreu em meio à pandemia e precedeu a abertura de mais duas novas lojas da rede, no ano passado. “Agora estamos expandindo a automação para novos processos, como o de agendamento da entrega de produtos na distribuição, com robôs funcionando 24 horas por dia. E nenhum dos nossos profissionais foi desligado”, ressalta Falcão.
Sobre o Mercadinhos São Luiz – O Mercadinhos São Luiz atua há 49 anos no Ceará. O que começou na década de 1970 como um armazém de secos e molhados, hoje é uma das principais redes de supermercados do Brasil. São 23 lojas atendendo no varejo, oferecendo variedade, qualidade e praticidade aos cearenses.
O conceito de inovação é muito utilizado no contexto empresarial, e em se tratando de Mercadinhos São Luiz, inovação deixou de ser um conceito e passou a ser uma prática diária. É buscando novos caminhos, oferecendo novos serviços, observando as mudanças de hábitos, diversificando seus produtos, profissionalizando e humanizando ainda mais seu atendimento, que a rede de supermercados tem conseguido crescer e agregar um público tão fiel. Baseado nos valores de confiança, união, simplicidade, transparência, o São Luiz atende seus clientes de forma única e sempre com orgulho e felicidade, o que o faz ser reconhecido, principalmente, pelo atendimento diferenciado.
Sobre a P4Pro – A P4Pro – Processos e Tecnologias é uma consultoria especializada em Modelagem, Redesenho, Automação e Robotização de Processos, cobrindo toda a Jornada BPM.
Sobre a UiPath – A UiPath tem como visão entregar uma empresa totalmente automatizada ™️, ou seja, viabilizar que a automação desbloqueie todo o potencial do negócio. A UiPath oferece uma plataforma de ponta a ponta para automação, combinando sua solução líder em Robotic Process Automation (RPA) com um conjunto completo de recursos, permitindo que cada organização dimensione suas operações em uma velocidade sem precedentes.
16ª edição da Festa da Misericórdia acontece neste domingo
A tradicional Festa da Misericórdia, promovida pela Comunidade Católica Shalom, acontece neste domingo (24) no Shalom da Paz, no bairro Aldeota, em Fortaleza, a partir das 14h50.
A Festa da Misericórdia é celebrada no primeiro domingo depois da Páscoa. O Papa João Paulo II, em 2000, instituiu a Festa para toda a Igreja, decretando que a partir de então o Segundo Domingo da Páscoa se passasse a chamar Domingo da Divina Misericórdia.
Programação
Em sua 16ª edição, o Padre Adler Trindade e o missionário Diego Macêdo animam a programação do dia. Veja os detalhes com os respectivos horários:
o 14H50MIN–ABERTURA/ACOLHIMENTO o15H–HORA DA MISERICÓRDIA (PADRE ADLER+DIEGO MACÊDO) o 16H-COLETA+AVISOS o 16H15MIN–LOUVOR COM JOÃO HERMES o 17H–TERÇO MARIANO o 17H30MIN-INTERVALO o 18H-SANTA MISSA (PADRE ADLER)
Serviço 16ª edição da Festa da Misericórdia acontece domingo (24) Quando: domingo, 24 de abril Onde: Shalom da Paz. Rua Maria Tomásia, 72, Aldeota. Horário: a partir de 14h50
Grupo Mrh seleciona candidatos para vagas em diferentes setores
O Grupo Mrh, uma das maiores empresas de gestão de pessoas e serviços do Nordeste, seleciona candidatos para preencher vagas para atuação no Ceará. As oportunidades abrangem empregos em Fortaleza para as áreas como quiropraxista, assistente contábil e consultor comercial, e na região Norte do Ceará, ofertando oportunidades em consultor de vendas e promotor de vendas.
Para se candidatar, é necessário realizar a inscrição no site do Grupo Mrh (https://mrh.tweezer.jobs), preenchendo informações como nome completo, endereço, experiências anteriores e código da vaga desejada.
Sobre o Grupo MRH
Maior grupo de gestão de pessoas e serviços do Nordeste, a Mrh é conveniada exclusiva dos MBAs, cursos e pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Também é referência em gestão de arquivos físicos, digitais e em locação de mão de obra.
Com mais de 150 profissionais, a Mrh tem presença internacional, através da NPA The Worldwide Recruiting Network (rede internacional de recrutamento e seleção), presente em todo o território nacional por meio da rede de parceiros Rh Nacional. Além da matriz em Fortaleza, a Mrh conta com unidades próprias nos estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Programas de crédito orientado e capacitação impulsionam a retomada econômica de Fortaleza
Fortaleza vem retomando sua economia com foco na inclusão produtiva dos moradores da cidade. São três programas de crédito orientado em andamento e dois programas de capacitação para impulsionar o crescimento dos pequenos empreendedores da Capital.
Pelo menos 78 mil pessoas devem ser beneficiadas ao longo da execução de iniciativas como Nossas Guerreiras, Mulher Empreendedora, Meu Bairro Empreendedor, Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro.
Para estimular o empreendedorismo feminino e o desenvolvimento de pequenos negócios na cidade, a Prefeitura de Fortaleza lançou o maior programa municipal de crédito popular: o Nossas Guerreiras. Em parceria com o Governo do Estado, o programa oferece crédito orientado de R$ 3 mil para até 17 mil mulheres de baixa renda, maiores de 18 anos, prioritariamente chefes de família e que desejem empreender. Até o fim do programa serão 30 mil mulheres qualificadas com o curso “Elaboração de Proposta de Negócios”.
O programa, lançado em outubro de 2021, já beneficiou 347 mulheres com o crédito de R$ 3 mil e capacitou mais de 4.807 mil guerreiras com o curso “Elaboração de Proposta de Negócios”, tornando-as aptas a receber o financiamento orientado. As beneficiadas têm carência de seis meses e poderão efetuar o pagamento em até 30 meses sem juros. Já foi investido R$ 1.028.191,18.
“Nesse momento pós pandemia esses projetos são vitais. Dar capacitação, dar o crédito e fazer o acompanhamento. Além disso, as capacitações técnicas são importantes dentro desse contexto de retomada. Ensinar profissionais desempregados a terem um novo ofício, como costura, gastronomia, informática, para que eles possam se reinserir no mercado de trabalho da melhor maneira possível”, destaca o secretário Rodrigo Nogueira, titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico.
Já o projeto Mulher Empreendedora, já beneficiou, desde 2018, cerca de 150 empreendimentos geridos por mulheres. O projeto está em sua 3ª edição e pretende beneficiar até 70 negócios. Desse total, 45 empreendimentos já foram contemplados com a primeira parcela do crédito orientado no valor de R$ 15 mil, além de receber gratuitamente capacitações e consultorias. As beneficiárias devem devolver apenas 60% do valor solicitado, em até 15 parcelas, sem juros e com carência de seis meses para começar a pagar.
Voltado para ações de desenvolvimento local, preferencialmente, em bairros de baixo IDH-b, o Meu Bairro Empreendedor também já iniciou o pagamento dos primeiros beneficiários. A iniciativa foi lançada em 2020 e recebeu 1.435 propostas de negócios. Foram habilitadas as 500 melhores propostas de empreendimentos, buscando incentivar a criação ou ampliação por meio da concessão de crédito orientado. Deste total, 26 foram pagos. A ação disponibiliza até R$ 2,5 milhões em financiamento para pequenos empreendedores com foco naqueles localizados em áreas de vulnerabilidade. São créditos até R$ 5 mil.
Capacitações técnicas e gerenciais
Além do crédito orientado, a Prefeitura também oferece oportunidades de qualificação e capacitação profissional, proporcionando desenvolvimento econômico e social. O Programa Fortaleza Capacita é fruto de um convênio de cooperação técnica entre Prefeitura de Fortaleza e Sebrae, com duração de 12 meses. Desde seu lançamento, em junho de 2021, o programa já qualificou mais de 10 mil pessoas em áreas como marketing, finanças, planejamento, vendas e elaboração de plano de negócios. Os cursos são totalmente gratuitos e têm carga horária de entre 8 e 12h/a com direito à certificação. Até o fim do ano, a ideia é qualificar mais de 40 mil empreendedores de Fortaleza.
Já o Fortaleza + Futuro, lançado este ano, é uma parceria com o Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará). Nessa primeira etapa, 270 pessoas serão qualificadas para o mercado de trabalho em cursos como: técnicas administrativas; excel básico; informática básica; doces regionais; salgados para festas; corte e costura feminino em malha. Ao todo, estão sendo ofertadas, gratuitamente, 6.265 vagas para 41 cursos divididos em eixos como tecnologia, gastronomia, moda, meio ambiente, gestão e economia criativa.
Comissões da OAB-CE iniciam análise do aumento no valor da energia concedido pela Enel
A Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE), através da Comissão de Defesa dos Direitos dos Usuários do Serviço Público e da Comissão de Defesa do Consumidor, realizou na última sexta-feira, 22, reunião para avaliar o aumento médio de 24,88% no valor da energia concedido pela Enel Distribuição Ceará. O encontro teve como objetivo verificar como poderá ser tomada providências em relação ao reajuste proposto pela concessionária de energia.
O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, explica que as Comissões envolvidas irão emitir um parecer técnico que será apresentado à direção da Ordem e avaliado pelo Conselho Seccional. “É importante esclarecer para a população que a posição da OAB-CE será sempre técnica e pautada em fundamentos jurídicos. Nós temos profissionais tratando do assunto e de imediato levaremos ao Conselho Seccional para ser deliberado como iremos nos posicionar. Nossa postura será sempre isenta e técnica. O que posso garantir é que a Ordem cearense irá decidir rapidamente devido à urgência da pauta”, disse.
Dantas destaca ainda que a próxima sessão do Conselho Seccional já tem data marcada. “Convocamos os conselheiros para nos reunirmos no próximo dia 28 de abril. Cada membro do Conselho terá pelo menos 48 horas para analisar o caso e aí informaremos através dos nossos canais de comunicação o procedimento que será adotado pela OAB Ceará diante do caso”, argumentou.
“A reunião foi muito frutífera, tivemos a oportunidade de ter um debate que é muito saudável para a Ordem, e de analisar os elementos que ensejaram esse aumento aprovado pela Enel no último dia 20 de abril. Convocamos a Enel para apresentar dados e explicações e após essa reunião, vamos trabalhar para finalizar o parecer técnico e levarmos ao Conselho Pleno da OAB-CE as nossas sugestões acerca de como a Seccional deve se comportar frente a esse reajuste”, comentou Flávio Aragão, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Usuários do Serviço Público.
Para o membro da Comissão de Defesa do Consumidor, Carlos Henrique Martins, a concessionária alegou que o aumento é pertinente no cumprimento dos contratos existentes desde a década de 90. “Observamos que neste caso em questão, existe a legalidade, mas podemos perceber também a moralidade, que mediante a um aumento assustador não está sendo respeitado. Nós entendemos que tanto a legalidade quanto a moralidade precisam andar de mãos dadas. Se tivermos que entrar em alguma ação pública ou tomar outras providências, estaremos na vanguarda para que sejam respeitados o direito do consumidor e usuário do serviço público”, defendeu.
Participaram da reunião o presidente, a vice-presidente e o secretário-geral da Comissão de Defesa dos Direitos dos Usuários do Serviço Público, Flávio Aragão Ximenes, Marília Matos e Gilson Liberato; o membro da Comissão do Direito do Consumidor, Carlos Henrique Martins, e o presidente da Comissão do Conselho de Consumidores da Enel, Erildo Lemes Pontes.
Reajuste
O índice de reajuste para os clientes de média e alta tensão, em geral, indústrias e grandes comércios, foi de 24,18%, e de 25,12% para consumidores de baixa tensão (residências e pequenos negócios).
Porém, segundo a Aneel, o fim das bandeiras de escassez hídrica, anunciado semana passada pelo Governo Federal, vai praticamente anular o efeito percebido pelo cliente residencial com esse reajuste.
A bandeira de escassez hídrica foi encerrada no último sábado (16). É a mais cara do sistema e foi criada por uma resolução do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Ela incide nas contas de luz desde setembro de 2021 e foi implantada na tentativa de cobrir os custos adicionais diante das medidas adotadas para enfrentar a escassez hídrica.
O reajuste tarifário anual atualiza o valor da energia paga pelo consumidor, anualmente, com base na fórmula prevista no contrato de concessão. Os reajustes acontecem em datas determinadas pelo Contrato de Concessão.