Leis e projetos se somam à Lei Maria da Penha no combate à violência contra a mulher

A Lei Maria da Penha, que completou 16 anos neste mês de agosto, foi um marco na legislação brasileira ao prever mecanismos legais para prevenir e punir a violência contra a mulher. A lei estabelece cinco formas de violência contra a mulher: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) indicam que entre janeiro e julho de 2022 a lei foi acionada por 10.661 vítimas de violência no Ceará.

Os meses de março e maio foram aqueles com os maiores números, 1.628 e 1.630, respectivamente. Em julho, foram 1.555 casos, uma média de 50 por dia.

A violência contra as mulheres assume muitas formas, assim como são variadas as ferramentas e estratégias para prevenir novos casos, acolher e apoiar as vítimas.  

Dessa forma, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará vem, ao longo dos anos, debatendo, analisando e aprovando projetos que buscam, em diferentes frentes, colaborar para que esses diversos tipos de violência sejam prevenidos e enfrentados.

LEGISLAÇÃO NA ÁREA

Lei nº 18.081, sancionada pelo Governo do Estado em maio de 2022, instituiu o 2 de maio como o Dia Estadual do Combate ao Assédio Moral e Sexual contra Mulheres no Ambiente de Trabalho.

A data, que passou a fazer parte do Calendário Oficial do Estado, busca “conscientizar, prevenir e apoiar o combate a atitudes abusivas, constrangimentos, intimidações e humilhações que afetem a dignidade da mulher e que violem sua liberdade sexual no ambiente laboral”.

O deputado Nizo Costa (PT) é autor do projeto de lei nº 92/2022, com coautoria da deputada Augusta Brito (PT), que, aprovado pela Alece, foi efetivado pelo Poder Executivo por meio da Lei 18.081/2022.

A proposição explicita em sua justificativa que o “assédio no ambiente de trabalho é uma das formas mais ultrajantes de intimidação e constrangimento ao trabalhador, acontecendo na maioria das vezes silenciosamente e sem a presença de testemunhas, afetando moralmente e psicologicamente suas vítimas, em maior proporção, vítimas mulheres”.

As mulheres fazem parte do grupo contemplado pela Lei nº 18.076, também sancionada em maio de 2022 e fruto da proposição nº 45/2021, do deputado David Durand (Republicanos).

A legislação garante “como um dos critérios a ser utilizado para determinar prioridade no atendimento nas delegacias de Polícia Civil ser a pessoa criança, adolescente, mulher ou idoso, vítima de violência ou abusos sexuais”.

O parlamentar, ao justificar seu projeto, afirma que a prioridade ao atendimento busca garantir menor tempo de exposição das vítimas, ressaltando ainda a necessidade de que haja atendimento humanizado e com privacidade.

Dois projetos da deputada Aderlânia Noronha (SD) que estão em tramitação na Alece contemplam questões relacionadas às mulheres, seus direitos e a prevenção à violência.

A proposição nº 406/21 institui o Programa de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual nas escolas, universidades e faculdades das redes de ensino pública e privada no estado do Ceará.

A parlamentar reforça a importância do projeto com a onda de denúncias de estudantes nas redes sociais em junho de 2020, em que estudantes do Ceará expuseram assédios de professores e coordenadores de instituições de ensino.

O projeto nº 475/21, da mesma deputada, cria o cadastro estadual de entidades que integram a Rede de Defesa das Mulheres no âmbito do estado do Ceará.

O objetivo seria facilitar a comunicação entre as entidades dessa rede e viabilizar a acessibilidade à população dos contatos das entidades.

A parlamentar explica que “as políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres foram ampliadas e passaram a incluir ações de prevenção, de garantia de direitos e, inclusive, de responsabilização dos agressores, com o advento da Lei Maria da Penha”.

Com a ampliação da rede de atendimento e assistência, a ação articulada entre as entidades se torna ainda mais relevante para o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção à violência contra a mulher, destaca Aderlânia Noronha.

INFORMAÇÃO E PREVENÇÃO

Ao longo das últimas semanas, a Agência de Notícias da Alece apresentou diversas outras leis e projetos com foco na violência contra a mulher como forma de ampliar o conhecimento sobre a legislação e sobre a questão que afeta toda a sociedade.

Temas como a campanha Agosto Lilás, a qualificação de agentes de saúde para o acolhimento das vítimas e o apoio para a autonomia econômica mostram como a informação e mobilização são essenciais.

Projetos de lei em tramitação também apontam para a continuidade dos esforços para que a assistência e prevenção avancem.

Entre as proposições abordadas estão políticas para mulheres com deficiênciaatendimento prioritário em serviços de assistência e saúde e iniciativas para o debate sobre o tema da violência doméstica nas escolas.

LEI MARIA DA PENHA

A Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Altera ainda o Código de Processo Penal e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Conhecida como Lei Maria da Penha, a legislação representa um marco para o Brasil, para a sociedade brasileira e para a defesa dos direitos das mulheres.

A lei homenageia a cearense Maria da Penha, farmacêutica bioquímica cujo caso de violência doméstica, tentativa de feminicídio ocorrido em 1983, tornou-se um símbolo sobre a situação de tantas mulheres no Brasil.

Por 19 anos, Maria da Penha buscou justiça, construindo uma mobilização que ultrapassou sua história pessoal, teve repercussão internacional e acolheu a urgência da prevenção da violência contra as mulheres em todo o País.

A Lei Maria da Penha explicita que todas as mulheres devem ter seus direitos fundamentais à pessoa humana respeitados, “sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social”.

Segundo a legislação, o poder público deve desenvolver políticas que visem “garantir os direitos humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares no sentido de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

As condições necessárias para que tais direitos sejam exercidos de forma plena, prevê, devem ser criadas em conjunto pelo poder público, sociedade e família.

No longo caminho de sensibilização e informação sobre a legislação e sobre os direitos das mulheres, a denúncia se tornou ferramenta essencial.

A Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180, é um serviço gratuito, disponível 24 horas, que registra e encaminha denúncias aos órgãos competentes, oferece informações sobre os direitos e locais de atendimento.

Presidente da Faec busca atrair laticínios para o Ceará

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, pretende aumentar a competitividade do setor de laticínios no Ceará por meio da atração de novas indústrias para o Estado. Nesta semana, Silveira visitou convidou sócios e executivos do Laticínios Porto Alegre, de Minas Gerais, para visitar o Ceará e avaliar possíveis investimentos no Estado.

Atualmente, a Laticínios Porto Alegre conta com quatro unidades industriais que, juntas, têm capacidade de beneficiamento de 1,2 milhão de litros de leite por dia, em cinco unidades industriais, sendo três em Minas, uma no Espírito Santo e uma no Rio de Janeiro. A companhia possui, ainda, quatro postos de captação de leite, localizados nos municípios de Muriaé, Rio Pomba, São Gotardo, em Minas Gerais, e Dores do Rio Preto, no Espírito Santo.

Além da empresa mineira, o presidente da Faec também trabalha para atrair a empresa goiana Piracanjuba e o Laticínios Tirolez, de São Paulo. No primeiro trimestre, Amílcar visitou o Laticínios Davaca, da Bahia, também no intuito de atraí-los para o Estado.

A estratégia faz parte do plano de Amílcar para dobrar a produção de leite no Ceará nos próximos cinco anos. “Para atingir essa meta, é preciso que o setor industrial seja concorrencial. O setor não pode ser controlado por uma única empresa. A concorrência será boa para a Betânia (maior fabricante de lácteos do Nordeste), será bom para os produtores e ainda melhor para a pecuária cearsnse”, diz o presidente da Faec.

Shopping Parangaba inaugura novo cenário infantil e disponibiliza diversas atrações

O Shopping Parangaba continua com sua programação de diversão para todos os clientes, especialmente para as crianças. Neste final de semana, por exemplo, os pequenos poderão aproveitar o Parangaba É Show e o Space Kids. Este último já está funcionando e segue diariamente.

Já o Parangaba É Show acontece neste sábado (20), a partir das 16 horas, e continua no domingo (21). No primeiro dia, várias atrações específicas para o público infantil serão conduzidas pelos time da Cia. MIX da Alegria como boliche, corrida de sacos, basquete, dardos, música, concurso de dança, quiz e outras atividades.

Já no dia 21, a peça teatral SONIC garante a atenção dos pequenos a partir das 17 horas. Tudo isso acontece no espaço dedicado ao evento, no Piso L2, próximo à Riachuelo.

O cenário Space Kids, por sua vez, possui diversas opções de brincadeiras, como pula-pula, fliperama, piscina de bolinhas, telas para pintura, circuito de obstáculos e escorregas; tudo com adereços e brinquedos que remetem a astronautas, foguetes e outros objetos do imaginário da criançada. O espaço está localizado na praça central, no piso L1, e funciona de segunda a sábado, de 10 às 22 horas, bem como aos domingos, entre 13 e 21h.

Serviço

Parangaba É Show;

Local: Shopping Parangaba – Piso L2, próximo à Riachuelo;

Sábado: 20 de agosto – Brincadeiras diversas e confecção de quebra-cabeças (16h);

Domingo: 21 de agosto – Peça Teatral SONIC (17h);

Evento Gratuito.

Cenário Space Kids;

Local: Shopping Parangaba – Piso L1, na praça central;

Funcionamento: De acordo com os horários do shopping.

OAB-CE ajuíza Ação Civil Pública contra a taxa de R$ 20 no meio-fio do Aeroporto de Fortaleza

A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Ceará (OAB-CE), através da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), ajuizou Ação Civil Pública contra a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a concessionária de serviço público Fraport Brasil S.A, com relação à cobrança no valor de R$ 20, por cada dez minutos de utilização do meio-fio existente na área externa de embarque e desembarque de passageiros do aeroporto internacional de Fortaleza. O Processo de Nº 0811915-15.2022.4.05.8100, foi emitido no último dia 12 de agosto.

Para a presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE, Cláudia Santos, a cobrança é considerada abusiva, sendo manifestamente excessiva, considerando, que por parte da empresa não foram demonstrados parâmetros e nem metodologia para a fixação desse valor. “Não se sabe qual é o serviço ofertado em contraprestação à essa cobrança. Assim sendo, o consumidor está em total desvantagem desequilibrando a relação de consumo”, esclareceu.

A advogada defende ainda, que a cobrança fere o direito de informação, pela inexistência de um comunicado prévio e adequado. “Não ficou claro e não houve transparência nessa metodologia, haja vista que a Fraport Brasil detém uma concessão de serviço público e por isso está submetida às regras da lei das concessões e também do Código de defesa do Consumidor”, comentou.

“O consumidor não pode ser submetido a cobranças que se mostram excessivamente onerosas, como no presente caso, por se configurar prática abusiva, na forma preconizada pela Lei 8.078/90, declarado no Código de Defesa do Consumidor”, defendeu o vice-presidente da CDCD-CE, Sávio Sá.

No Processo, A OAB-CE sustenta, com base no artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor, que é um direito básico obter informação adequada e clara sobre a composição de preços, bem como a designação de qual a prestação de serviço lhe será fornecida, como contraprestação de um pagamento exigido, o que não ficou claro, no caso em questão.

A Ação Civil, menciona que não foi comprovada, em nenhum momento, pela concessionária e nem pelo poder concedente, a obtenção e a consequente autorização para instituição desta novel modalidade de cobrança nas dependências do complexo aeroportuário aos motoristas/usuários na prática do embarque e desembarque de passageiro na área externa deste Aeroporto Internacional de Fortaleza.

O documento tramita na 10ª Vara da Justiça Federal no Ceará, a CDC/OAB-CE, requer que seja declarada a ilegalidade da cobrança, bem como a Fraport Brasil S.A, devolva em dobro os valores indevidamente cobrados dos consumidores com a implantação do serviço.

Acal apresenta plano de expansão com previsão de mais quatro lojas até 2023

Nesta quinta-feira (18), a Acal realizou o evento “Ponte para o futuro”, encontro com fornecedores, imprensa e parceiros para apresentar novidades da empresa cearense, que já soma 67 anos de história. 

Entre elas, a Acal anunciou oficialmente sua nova estrutura organizacional, tendo Daniela Cabral como CEO da marca, ao lado de Cabral Neto (Diretor de Negócios), Leon Cabral (Diretor de Compras) e Tiago Cabral (Executivo de Planejamento Estratégico). A partir de agora a empresa conta ainda com um Conselho, tendo Marlene Cabral, esposa do fundador Raimundo Cabral (in memoriam) como presidente do Conselho de Sócios, Ritelza Cabral à frente do Conselho de Família e Gilberto Costa no Conselho Consultivo.

A CEO Daniela Cabral apresentou ainda o plano de expansão da empresa, que prevê mais quatro lojas até 2023. “Nosso plano de expansão será acelerado com a implantação de quatro lojas até 2023, uma já em construção em Maracanaú, outras três em Fortaleza e interior do estado. O investimento será de R$ 21 milhões, e irá gerar 170 empregos diretos. Acreditamos que temos ainda muitos sonhos de cearenses a realizar e que nossa marca Acal está no coração dos cearenses”, declarou. 

A programação contou com homenagem ao fundador Raimundo Cabral (in memoriam) e com a reinauguração da unidade Messejana, que a partir de agora oferece uma nova experiência de compra ao cliente, com a Jornada do Consumidor, onde toda a estrutura da loja está organizada de acordo com as fases da obra para que a compra dos produtos seja objetiva e assertiva. São três etapas: construção, acabamento, utilidades domésticas e decoração. Cada etapa também conta com um atendimento especializado para a fase da obra.

Entre os convidados, estavam os representantes de marcas parceiras, dentre elas: Tramontina, Eliane, Cerbrás, Rejuntamix e Biancogres.

Head de Sustentabilidade do Grupo Soma traz experiência com ESG nas empresas para palestra no MaxiModa 2022

Reconhecido como um dos principais eventos de negócios de moda da região Nordeste, o MaxiModa, seminário pioneiro de business, moda e comunicação, chega à sua 14ª edição em 2022 e acontece no próximo dia 26 de agosto, no Teatro do Shopping RioMar Fortaleza. A Head de Sustentabilidade do Grupo Soma, Taciana Abreu, é um dos nomes confirmados para a ocasião.

A profissional é formada em Desenho Industrial pela PUC-Rio e iniciou a carreira na Tátil Design, onde estudou branding e gestão de marcas. Taciana trabalhou em agências de propaganda como NBS e WMcCann, dedicando-se ao planejamento de comunicação de clientes como Coca-Cola, O Boticário, TIM e L’Oréal. Ela também liderou o time de marketing da Farm em 2016.

Taciana foi voluntária da organização Yunus Negócios Sociais, liderada pelo Prêmio Nobel de Economia, o professor Muhammad Yunus. Desde 2018, Taci atua desenvolvendo projetos de impacto através da parceria Farm + Yawanawa e “Mil Árvores por Dia”, também da marca Farm.

Em abril de 2021, assumiu o posto de Head de Sustentabilidade do Grupo Soma, com o objetivo de acelerar a transformação ESG do Grupo e demais marcas do portfólio, como Animale, Fábula, Foxton, Cris Barros, Maria Filó, ByNV e, mais recentemente, Hering.

Com grande experiência, Taciana considera-se uma intraempreendedora de impacto, é Global Fellow da League of Intrapreneurs e também faz parte do time de Responsible Leaders da Fundação BMW.

Palestrantes

Além de Taciana, que abordará o tema ‘ESG na moda’, estarão presentes: Samantha Almeida, diretora de criação e conteúdo dos Estúdios Globo, com o tema ‘Comunicação na transformação de negócios’; Isa Domingues, idealizadora do Provador Live. Na ocasião, a influenciadora fala sobre ‘O novo consumo digital’. Para finalizar, a designer Celina Hissa, fundadora e diretora criativa da Catarina Mina, discorre sobre os ‘12 anos de transparência radical’ da marca.

Sobre o MaxiModa

Criado em 2008 por Márcia Travessoni, o MaxiModa valoriza as iniciativas de marketing, com foco no mercado de moda, varejo, negócios, beneficiamento e serviços afins. O evento anual realiza um ciclo de palestras, apresentadas no decorrer de um dia de encontro, reunindo cases de sucesso de diversos representantes da indústria da moda e do varejo nacional. Desde 2016, o evento é realizado no Teatro do Shopping RioMar Fortaleza, ampliando o público para cerca de 700 a 800 pessoas.

O MaxiModa 2022 tem patrocínio de Unifor, Fiec, Piraquê, Boana Jeans, YSSA marketing de moda, Tintas Iquine, La Clofit, DLT, Deep, Naturágua e Natucoco; e apoio de RioMar Fortaleza, Jangadeirotêxtil, Grupo Marquise, Hotel Gran Marquise, T-shirt In Box, Mercadinhos São Luiz, Capuchino Press, Grupo UrbMidia, Eletromidia Ceará, Café Santa Clara e Ópticas Itamaraty. 

Serviço

MaxiModa 2022 – Ao vivo de novo

Local: Teatro do Shopping RioMar Fortaleza (Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)

Data: 26 de agosto

Ingressos: https://bit.ly/3deRXhY

Especialista em reprodução aponta que inseminação caseira pode trazer riscos permanentes à saúde

Meios de engravidar com métodos pouco convencionais estão se tornando virais em grupos de redes sociais que contam com centenas de participantes. A prática que vem se espalhando recentemente é a de inseminação artificial caseira, em que as tentantes podem localizar um doador de material genético e, inclusive, comprar online um kit que inclui testes de ovulação e até um cateter ou seringa, para conduzir o esperma até próximo do útero. 

O médico especialista em reprodução humana, Marcelo Cavalcante alerta que essa prática é irregular e sem amparo científico. Além disso, ela pode causar prejuízos em vários sentidos para a mulher ou o casal. 

“A inseminação caseira é uma forma de engravidar sem sexo ou por ajuda médica. O casal procura um doador clandestino de sêmen, que faz essa coleta do esperma. Esse material, colocado em uma seringa ou até mesmo de um cateter, é injetado diretamente no útero pela mulher que irá engravidar. Só nesse primeiro momento os riscos vão muito além de uma infecção por conta de material impróprio. O contato com o sêmen de uma pessoa desconhecida pode acarretar na transmissão de doenças”, explica o médico.

Várias doenças podem ser transmitidas pelo sêmen. Entre as mais graves estão a infecção pelo HIV e a sífilis, que podem acarretar sérias consequências para a mulher e até para o bebê. Além disso, para fazer o tal procedimento introdutório, o sêmen requer um preparo adequado antes de ser inseminado no organismo da mulher. Sem esse preparo, reações severas podem ocorrer, como um choque anafilático e traumatismos vaginais, devido a manipulação inadequada dos materiais. 

Falta de acessibilidade pública

Muitos fatores podem levar um casal a fazer esse tipo de procedimento caseiro. Marcelo explica que, atualmente, não há uma acessibilidade pública que consiga atender aos que estão na espera. Nos grupos, casais homoafetivos formados por mulheres são os que mais procuram o procedimento, principalmente por não ter meios de pagar uma inseminação artificial em clínicas particulares. Em menor número, casais heterossexuais em que o homem possui problemas de fertilidade também procuram a prática caseira. 

“Existe a chances de um teste dar positivo depois do procedimento doméstico, porém, devem ser levados em conta todos os riscos à saúde, complicações e estresse que o bebê possa passar, além dos danos psicológicos”, confessa Dr. Marcelo.

Mercadinhos São Luiz lança nova edição do Festival Costume Gourmet

Nesta quinta-feira (18), o Mercadinhos São Luiz lançou a nova edição do Festival Costume Gourmet: Arte e Cultura. A diretoria do grupo se reuniu com fornecedores, parceiros e funcionários no espaço Senac Reference para apresentar o novo modelo do evento que reúne gastronomia, cultura, informação e muito conhecimento para o público. Neste ano, a aposta na interatividade é um dos principais destaques da feira que acontece dos dias 04 a 06 de novembro, na Praça de Alimentação (Piso L3), do RioMar Fortaleza.

Com conceito de áreas divididas entre estandes, oficinas e exposições, o Festival Costume Gourmet tem a proposta de apresentar as novas formas de consumo e preparo dos alimentos, mostrando as inúmeras possibilidades que a gastronomia pode oferecer. Segundo Joana Ramalho, Diretora de Inovação e Estratégia do Mercadinhos São Luiz, a ideia é de apresentar o novo para o consumidor: “temos muito clara a missão de que estamos promovendo algo maior para a nossa cidade, estamos plantando essa semente e permitindo que o cliente do São Luiz e todos os visitantes do evento tenham acesso às novidades do mercado da gastronomia, mesclando com essa vivência tão importante e trazendo a praticidade que o dia a dia pede, sem deixar de oferecer a qualidade em cada produto”. 

Para o presidente do Mercadinhos São Luiz, Severino Ramalho Neto, a feira irá apresentar novas formas de comunicar sobre a gastronomia no mercado. “Nós iremos promover um evento bem diferente, que muda a história do Costume Gourmet e que vai muito além da degustação. O festival é um evento para todo o mercado da gastronomia, para os fornecedores e para os nossos clientes. Iremos trazer experiências, vivências e estamos otimistas com o resultado”, detalha.

Deixar o público envolvido e participativo desde o início também é o foco da edição, conforme adianta o diretor comercial do grupo, Luiz Fernando Ramalho: “Nosso consumidor é aquele que gosta e procura informação. Neste festival teremos a oportunidade de estar mais próximo de cada cliente, deixando-o informado e fazendo um grande trabalho de desenvolvimento com todo o público envolvido”. 

O Festival Costume Gourmet: Arte e Educação será aberto ao público, mediante inscrições e vendas de ingressos que estarão disponíveis em breve. Todo o valor arrecadado com as inscrições serão doados para o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e Instituto Povo do Mar (IPOM). Acesse o site https://www.mercadinhossaoluiz.com.br/ para mais informações. 

Limppano lança Lava Roupas ODD em rede nacional, com campanha da Agência 3

Limppano, uma referência nos segmentos de limpeza seca, químicos e perfumação para o lar, se lança em uma nova categoria com campanha criada pela Agência 3 para lançamento do Lava Roupas ODD. Serão dois filmes com estreias na TV Globo, nos dias 20 e 21 de agosto, sábado e domingo, no intervalo do Caldeirão do Mion e do Domingão do Huck. A comunicação terá sustentação em spots nas rádios Mix e SulAmérica Paradiso e também com peças nas plataformas Google, Meta, Tik Tok e Adsplay.

O conceito criativo traz pequenas conquistas inesperadas que são ótimas surpresas, como achar dinheiro no bolso da calça que acabou de sair da máquina de lavar. Com o mote ‘Roupa Limpa É Uma Vitória’, a campanha brinca de forma bem humorada com situações do cotidiano, construindo conexão com o público. A Agência 3 também explora o slogan da marca ODD – “Pra Sua Vida RenDD” – destacando o alto rendimento do produto.

“Essa é uma importante característica de ODD, uma marca tão tradicional e que estimula a memória afetiva de pelo menos duas gerações. Entregamos um produto eficiente e de alta performance, atributos que buscam os consumidores brasileiros. A Limppano trabalha para desenvolver soluções multifuncionais e estamos chegando à televisão com uma campanha que potencializa esse valor para o público”, comenta Claudia Bandeira, Gerente de Marketing da companhia.

“Buscamos uma forma leve e divertida, inspirada na realidade do dia a dia de todos nós, para construir uma campanha que realmente falasse com o público da marca”, diz André Carvalhal, CEO da Agência3.

Ativações e desafio nas redes

Além dos filmes e mídia ON e OOH, a campanha conta com ações com influenciadores em redes sociais e ativações de marca em eventos de grande porte. Após o lançamento da campanha, influenciadores convidarão o público para contar experiências com o desafio “Lavando a Roupa Suja no Tik Tok”.

Ainda no dia 20 de agosto, a Limppano participa do Rio Gastronomia, evento de entretenimento do Jornal O Globo no Rio de Janeiro, com ação de sampling que vai levar amostras do produto direto ao consumidor final.

Núcleo do Idoso registra aumento de 55% nas demandas durante o primeiro semestre de 2022

De acordo com dados divulgados em julho deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a  população brasileira está cada vez mais velha. Entre 2012 e 2021, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais saltou de 11,3% para 14,7% da população. 

Os direitos dos idosos estão garantidos no Artigo 230 da Constituição Federal, determinando que família, sociedade e Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando a sua participação na  comunidade, defendendo sua dignidade, promovendo seu bem-estar e garantindo o direito à vida. Outro instrumento para garantia dos direitos desta população é o Estatuto do Idoso, criado em 2003 para assegurar, de forma permanente, direitos fundamentais, medidas de proteção, política de atendimento, acesso à Justiça e proteção judicial.

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) tem o Núcleo Especializado no Atendimento à Pessoa Idosa, que, em Fortaleza, é  responsável pelo atendimento integral às pessoas acima de 60 anos. O Núcleo registrou no primeiro semestre de 2022 um aumento de 55,9% em comparação ao primeiro semestre do ano passado. Esse número passou de 2.252 procedimentos realizados para 3.513. Defensores e colaboradores que atuam no órgão percebem diariamente esse aumento gradativo da procura por atendimento nas mais diversas áreas.

“De um ano para cá, aumentamos o nosso atendimento consideravelmente. Percebemos que a tendência da sociedade brasileira é envelhecer, nossa pirâmide etária está invertendo, o número de idosos vem recrudescendo a cada ano, e isso reflete também nos atendimentos da Defensoria. Após a pandemia da Covid-19, as vulnerabilidades ficaram ainda mais expostas, com uma crise econômica acentuada, o número elevadíssimo de pessoas em situação de pobreza na cidade. Tudo isso deságua na esfera judicial, seja para promover uma ação de alimentos ou a exoneração de alimentos, que é deixar de pagar a pensão, seja para rever o benefício previdenciário ou uma ação de reparação de danos. Esse cenário é o cenário da Defensoria Pública”, destaca o defensor público Daniel Leão, supervisor do Núcleo. 

A pensionista Sonia Maria de Sousa, de 61 anos, buscou a Defensoria porque descobriu que o filho, falecido há seis anos, deixou recursos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O jovem de 21 anos morreu vítima de um linfoma, e só em agosto Sônia buscou o atendimento para dar entrada na ação. “Ele morreu muito rápido, foram só duas semanas depois que descobrimos a doença, e eu não tinha como ir atrás de nada. A dor de perder um filho é avassaladora. Dói demais. Eu quase nem vinha, mas minha comadre insistiu. Graças a Deus tá dando tudo certo”, comenta a mulher saudosa, segurando forte os documentos do filho falecido nas mãos. 

Os casos atendidos no Núcleo vão desde um divórcio consensual até ações de usucapião, sempre no peticionamento inicial à justiça. Toda a equipe precisa ter atenção para receber a pessoa idosa ou seu representante para orientações presenciais. “Ouvimos cada caso com toda atenção e cuidado, porque as pessoas idosas já vem com uma carga emocional muito forte, diante de várias vulnerabilidades e precisamos acolher na sua essencialidade cada um que busca a Defensoria”, complementa o defensor público. 

SERVIÇO 

Para ser atendido, as pessoas idosas devem ter os documentos relacionados à ação que se queira buscar na justiça.  A priori, todos devem estar com identidade, comprovante de endereço, CPF.  O atendimento é na sede administrativa da Defensoria, na avenida Pinto Bandeira, 1111 – Bairro Luciano Cavalcante

As ações relacionadas à saúde devem ser encaminhadas ao Núcleo de Defesa da Saúde  (Nudesa).

Endereço: R. Júlio Lima, 770 – Cidade dos Funcionários, Fortaleza – CE

Telefone(s): Ligue 129 / (85) 3194-5024

No tocante a processos de direito do consumidor, a procura deve ser pelo Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon).

Endereço: R. Júlio Lima, 770 – Cidade dos Funcionários, Fortaleza – CE

Telefone(s): Ligue 129 / (85) 3194-5094