6º Fast Dating da Pague Menos tem inscrições abertas até 15 de abril

6º Fast Dating da Pague Menos tem inscrições abertas até 15 de abril 

Promovido pelo pmenosLab, evento remoto reúne startups dos mais variados segmentos, de todo o país; rede de farmácias está no Top 10 das empresas mais inovadoras do prêmio Startup Awards 2021 

Startups de todo o país e de todos os segmentos – como saúde, figital, recursos humanos, gestão, acessibilidade, construção civil, engenharia, entre outros – têm prazo até 15 de abril para fazer inscrições na 6ª edição do Fast Dating. Promovido pelo pmenosLab, o braço de inovação e transformação digital da Pague Menos e ecossistema de inovação referência em saúde e do varejo farmacêutico, em parceria com o NINNA Hub, hub de inovação da qual a rede de farmácias é mantenedora, o Fast Dating é um dos mais concorridos eventos remotos de apresentação de projetos disruptivos por startups brasileiras e a próxima edição deverá ocorrer em 28 de abril.

“A Pague Menos nasceu há 40 anos já com esta cultura de startup. Pioneira, disruptiva, inovadora e ágil, a empresa dita a transformação digital em seu segmento varejista e está na vanguarda de serviços e soluções oferecidos aos seus clientes. Não por acaso, estamos no Top 10 das mais inovadoras do prêmio Startup Awards 2021, da Abstartups (Associação Brasileira de Startups)”, ressalta Gilberto Caray, Diretor de Transformação da Pague Menos.

O Fast Dating é mais uma oportunidade de as startups apresentarem seus projetos aos executivos da Pague Menos e se tornarem, caso sejam escolhidas, futuras parceiras. O evento estimula a aproximação com os negócios da rede de farmácias, criando laços com aquelas que se conectam com os objetivos estratégicos da companhia, gerando ideias, soluções, valor, celeridade e mobilizando a empresa em seu processo de transformação cultural e digital. Outra vantagem é que as startups participantes passam a integrar o cadastro ativo do ecossistema de inovação – quase 400 startups já se inscreveram na base de inovação do pmenoslab.

As inscrições devem ser feitas pelo site do Fast Dating até 23h59 de sexta-feira, 15 de abril. Inscreva agora mesmo sua solução e startup ou compartilhe essa super oportunidade.  

Sobre as Farmácias Pague Menos

A Pague Menos é a primeira rede do varejo farmacêutico presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Com aproximadamente 20 mil colaboradores, está presente em mais de 348 municípios e conta com 1.165 lojas espalhadas por todo o Brasil, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líder nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos é hoje um Hub de Saúde, com 879 unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.

Sobre o NINNA Hub

Com dois anos de atuação, o Núcleo de Inovação e Novos Negócios Aplicados é o primeiro hub de inovação inaugurado no Ceará, e tem foco na inovação aberta e transformação digital, reunindo grandes empresas, startups, investidores e academia. Entre as companhias mantenedoras do hub, estão a Pague Menos, a L’auto Cargo, CPD Capital, a Unimed Fortaleza e o Grupo Edson Queiroz.

Parto seguro: Hospital São Camilo Fortaleza lança Programa Gestacional

Parto seguro: Hospital São Camilo Fortaleza lança Programa Gestacional

Com foco em promover um atendimento mais humanizado a gestantes e recém-nascidos e garantir que um dos momentos mais importantes da vida da mulher seja realizado com mais segurança e tranquilidade, o Hospital São Camilo Fortaleza anuncia seu novo projeto: Programa Gestacional.

O projeto Saúde Gestacional São Camilo é dedicado para gestantes e familiares que desejam um parto mais seguro e de forma acessível. Busca uma assistência obstétrica humanizada com uma equipe experiente que respeita a vida, a dignidade e os direitos das mulheres. “Existe uma grande parte da população que não tem fácil acesso a um serviço de qualidade com atenção individualizada. Nosso objetivo é levar esse serviço com valor acessível”, compartilha Felipe Frota, obstetra do Hospital São Camilo Fortaleza.

“A rede São Camilo sempre foi tradicional em acolher mulheres para um parto humanizado e com respeito a todas as mulheres. Esse novo programa vem fortalecer as condições dignas de um nascimento, promovendo uma atenção individualizada com uma equipe respeitosa e tecnicamente capaz”, esclarece.

A gerente de enfermagem do setor obstétrico do Hospital, Mayrla Rodrigues, comemora: “Estamos felizes com o lançamento desse projeto, ele irá trazer uma experiência de parto com muito conforto e segurança, reduzindo ansiedades e medos das gestantes e familiares”.

São dois pacotes que incluem equipe médica, parto, assistência ao bebê na sala de parto e alojamento conjunto, além de diária em acomodação semi-privativa. Podem participar do programa mulheres com idade gestacional maior ou igual a 39 semanas com ultrassom morfológico sem alterações, ausência de cardiopatias, ausência de patologias cirúrgicas complexas, ausência de má formações estruturais e funcionais. As pacientes também têm a opção de fazer a adesão ao projeto de parto com o hospital e trazer seu obstetra para acompanhar o parto dela mediante cadastro para condução de parto e habilitação de sistemas.

SERVIÇO

Programa Gestacional – Hospital São Camilo Fortaleza

Mais informações: (85) 3464-7000

Da sombra colorida ao delineado gráfico, aprenda a reproduzir as principais tendências de maquiagem

Da sombra colorida ao delineado gráfico, aprenda a reproduzir as principais tendências de maquiagem dos últimos meses

Quem é atento às redes sociais, com certeza já percebeu que o número de produções coloridas e elaboradas que aparecem no feed aumentou. Nos últimos meses, a internet foi invadida por challenges de maquiagens inspiradas em filmes, séries e programas de TV – e, para quem está doido para se jogar “nessa produção”, o Boticário traz dicas preciosas para entrar nas trends do momento! 

Segundo Sadi Consati, Maquiador e Consultor de Desenvolvimento de Maquiagem do Boticário, essa onda de produções de beleza mais artísticas e elaboradas promete continuar bombando. “Nós temos as tendências de maquiagem que são definidas pelas passarelas e autoridades de beleza, mas também temos aquelas que aparecem no meio do caminho, inspiradas em filmes, novelas, séries e realities shows”, explica. Para ele, o movimento de reprodução dessas makes, é uma oportunidade para as pessoas se arriscarem nas produções e se encantarem ainda mais pelo universo de beleza. “É um grande momento para sairmos da zona de conforto e nos permitirmos experimentar”, completa. 

Para o expert, a maquiagem gráfica segue como a grande protagonista dos looks, assim como a make colorida – elas aparecem nos delineados ou nas sombras, com aplicações de pedras, adesivos ou carimbos, que deixam a produção super divertida. 

Sadi ainda dividiu algumas dicas preciosas para quem quer participar dos challenges e arrasar no “carão” fora das redes sociais também.  “Para os delineados gráficos, eu sugiro delineadores ou lápis coloridos, com cores vibrantes. Essa make pode ser feita com um ou mais tons, com traços paralelos, juntos, separados, cruzados ou invertidos. Aqui vale a criatividade!”. Já as produções de cores vibrantes podem ser feitas com sombras super pigmentadas, monocromáticas e de qualquer textura – e, atenção à dica: quanto menos esfumados e misturas de cores, mais vibrante o efeito!

Veja o passo a passo completo usando produtos que são seus aliados na hora da “montação”: 

1 – A pele pode ser bem natural, com textura glow. Lance mão da Base Líquida com FPS 80 Make B. Retinol H+, e use o corretivo apenas nas olheiras e manchas, sem exagero – uma dica para manter o efeito iluminado natural, é não usar o pó nessa produção. Aposte no blush rosado da Palette Multifuncional Manu Intense by Manu Gavassi somente na parte frontal das bochechas.

2 – Nos olhos, aplique uma sombra de cor única, monocromática, em toda a pálpebra, puxando de dentro para fora. Para ter a finalização gráfica, não esfume as bordas. Faça um delineado no côncavo, do início do olho até sua metade, sem chegar ao final. Uma dica é escolher tons contrastantes e, para isso, use e abuse das Palettes Multifuncional Intense by Manu Gavassi, Palette de Sombras Melted Gold Edition, de Make B., e um Delineador Colorido Intense. Na finalização, faça um ponto de glitter no centro da parte inferior dos olhos, junto aos cílios, usando o Glitter Intense. 

Sobre O Boticário      

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados.

Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais.

Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.

Receita amplia isenção de Imposto de Renda na venda de imóvel
Superintendência da Receita Federal, em Brasília.

Receita amplia isenção de Imposto de Renda na venda de imóvel
 
A partir deste ano, quem vender um imóvel tem mais uma opção para deixar de pagar o Imposto de Renda (IR) sobre o lucro do negócio. A Receita Federal editou instrução normativa que isenta do tributo quem usar os recursos da venda para quitar financiamentos imobiliários contratados anteriormente.

A norma foi editada no último dia 16, mas, por causa da operação-padrão do órgão, a mudança não foi avisada aos contribuintes. O benefício

valerá apenas para quem quitar o financiamento até seis meses depois da venda do primeiro imóvel. Tanto as quitações parciais como totais darão direito à isenção.

Outras condições são que as duas unidades sejam residenciais e localizadas no Brasil. A Receita também exige que o imóvel quitado esteja no mesmo nome do vendedor do primeiro.

Desde 2005, as vendas de imóveis eram isentas de IR apenas para quem usasse o dinheiro do negócio para comprar outro imóvel em até seis meses. O Fisco, no entanto, só concedia o benefício nos casos em que o contrato da nova moradia fosse assinado nesse prazo. Quem usava o dinheiro para quitar outro imóvel não conseguia a isenção porque o contrato tinha sido assinado antes da venda da primeira unidade.

A mudança, na prática, oficializa uma possibilidade já reconhecida pela Justiça. Nos últimos anos, uma enxurrada de ações judiciais pedia a isenção de IR na quitação de um imóvel financiado anteriormente. A jurisprudência (decisões habituais) do Superior Tribunal de Justiça (STJ) era favorável à isenção.

Regra

Pela regra, quem vende um imóvel, assim como qualquer patrimônio de grande valor, paga de 15% a 22% de Imposto de Renda. O tributo incide não sobre o valor total do bem, mas sobre o ganho de capital (lucro da operação), calculado como a diferença entre o valor da compra da unidade, informado na declaração anual do Imposto de Renda, e o valor da venda.

Se o lucro imobiliário chegar até a R$ 5 milhões, pagará 15% de imposto. A alíquota sobe para 17,5% sobre lucros de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões, para 20% nos lucros de R$ 10 milhões a R$ 30 milhões e para 22,5% nos lucros acima de R$ 30 milhões. Como raramente o ganho de capital ultrapassará R$ 5 milhões, quase a totalidade dos declarantes paga 15%.

As isenções da Receita Federal, no entanto, fazem com que somente contribuintes que vendem imóveis como investimento ou como instrumento de especulação paguem impostos, isentando a venda e a compra da casa própria.

Além da compra de imóvel residencial próprio e da quitação de financiamentos, a Receita concede isenção conforme o grau de antiguidade do bem. Existe um percentual progressivo de desconto para imóveis mais antigos. Unidades compradas antes de 1969 não pagam Imposto de Renda.

(Agência Brasil)

O PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL E O SUCESSO NA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS EM CRISE

O PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL E O SUCESSO NA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS EM CRISE

POR RODRIGO ROCHA DE SÁ MACEDO, DIRETOR JURÍDICO E COORDENADOR DA ÁREA DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS NA ANDRADE SILVA ADVOGADOS.

Talvez o passo mais importante a ser dado em um processo de Recuperação Judicial seja a apresentação do chamado Plano de Recuperação Judicial (PRJ). Esta peça jurídica e, principalmente, econômico-financeira, é a que dá o tom para a negociação entre a empresa devedora e seus credores. É por meio dela que são estabelecidos limites negociais e sinalizados a disponibilidade financeira e patrimonial do negócio devedor diante dos seus credores.

Conforme previsto na Lei de Recuperação de Empresas, Lei nº 11.101/05, este plano deve ser apresentado em até 60 dias contados da decisão inicial do processo, ou seja, em curto prazo após a decisão do juiz que recebe o pedido e autoriza a empresa devedora a tentar se recuperar judicialmente.

Para que esse plano seja considerado adequado, a lei prevê apenas que haja uma descrição detalhada dos meios pelos quais a empresa pretende honrar com suas obrigações; a demonstração de que, financeiramente, a pretensão se mostra viável; bem como a apresentação de um laudo de avaliação dos bens e ativos, os quais, em última análise, servirão como garantia aos credores.

Entretanto, passados mais de 16 anos de vigência da lei e tendo completado o primeiro aniversário de sua significativa atualização, fruto da Lei nº 14.112/20, sabe-se que o mero cumprimento desses requisitos não são suficientes para o sucesso na negociação com os credores. É indispensável pautar o contexto macroeconômico, ou seja, as expectativas e o comportamento do mercado no contexto geral, projeções inflacionárias, câmbio, políticas públicas de infraestrutura e/ou de natureza fiscal.

Ao mesmo tempo, importantíssima a análise e exposição do contexto microeconômico, ou seja, aquele relacionado ao segmento de atuação da empresa em crise: tendências de comportamento dos clientes e consumidores; posicionamento dos principais concorrentes, cadeia de fornecimento, prestação de serviço e/ou abastecimento.

A partir daí, merece destaque o negócio em si. Detalhamento claro dos planos de gestão, sobretudo quando se tratar de empresas familiares; inovação no segmento em que se insere; mapeamento de riscos e desafios; planos de ganho de eficiência para que, a partir de todo esse cenário, possa demonstrar, em números, por meio do fluxo de caixa operacional, a previsão para o pagamento aos credores, considerando as futuras receitas, despesas, tributos etc.

Um plano com tais elementos não só confere maior credibilidade ao pedido de recuperação, como dá à empresa em crise argumentos claros, técnicos e precisos nas tratativas junto aos seus credores, podendo explorar de forma mais objetiva as suas expectativas, alimentando os envolvidos da segurança necessária nas tratativas da proposta, a fim de que, em conjunto, devedor e credor, encontrem um caminho capaz de permitir à empresa se reerguer e retomar o pagamento de suas dívidas.

Importante lembrar que a partir das alterações trazidas pela Lei nº 14.112/20, passou-se a prever a possibilidade de os credores apresentarem um plano alternativo na hipótese de insucesso do plano apresentado pela empresa ou de esgotado o prazo de 180 dias previsto em lei. Essa hipótese não nos parece factível e tampouco se acredita na sua viabilidade, uma vez que, da experiência em processos judiciais dessa natureza, se para a empresa em crise – onde se concentram todas as informações sobre o negócio e sobre os interesses envolvidos – já é complexa a construção de um plano equilibrado e adequado, como seria possível conciliar informações esparsas, interesses conflitantes de múltiplos e distintos credores?

A forma posta pela alteração na lei é, para não dizer impossível, no mínimo, um desafio prático ao judiciário e aos envolvidos em processos dessa natureza. Contudo, esse desafio demonstra que, cada vez mais, a prestação de informações com técnica e clareza são essenciais para a empresa que pretende se recuperar, sendo importantíssima uma assessoria jurídica especializada e, principalmente, experiente, na condução de projetos de recuperação.

Torna-se cada vez mais imprescindível que a empresa em crise tome para si, e com o apoio profissional necessário, o protagonismo na construção da sua proposta aos credores e na condução das negociações. Como fator de sucesso do plano, não se tem apenas a necessidade de se demonstrar como a empresa pretende – ou gostaria – de honrar com suas obrigações, mas principalmente em qual contexto essa expectativa se apresenta.

Foto: Diário do Comércio

Projeto ‘Academia Sinfônica do Pecém’ inicia aulas com jovens da comunidade do Pecém

Projeto ‘Academia Sinfônica do Pecém’ inicia aulas com jovens da comunidade do Pecém

A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) realiza o projeto “Academia Sinfônica do Pecém”, que vai proporcionar aos alunos, além do estudo de instrumentos, a formação musical com prática de conjunto para, em um futuro próximo, formar a Orquestra Sinfônica Infantojuvenil do Pecém. As aulas iniciaram nesta quarta-feira (30), na Escola Euclides Pereira Gomes, localizada em São Gonçalo do Amarante. 

O projeto, realizado em parceria com a Lumah Cultura, conta com o patrocínio da Aço Cearense Industrial, Cimento Apodi e da Tecer Terminais, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e a Lei Estadual do Mecenato com o apoio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante através da Secretaria de Educação do Município através da Escola Euclides Pereira Gomes. A ação disponibilizará 228 vagas em 2022, sendo 114 por semestre, para crianças e jovens da comunidade do Pecém, na faixa etária de 06 a 11 anos, de escolas públicas ou privadas. 

Com o curso, os alunos terão aulas de instrumentos e formação musical duas vezes por semana. “Em fevereiro realizamos a aquisição dos instrumentos necessários para que as aulas iniciassem com a melhor estrutura. Até o final deste ano, pretendemos realizar um recital aberto ao público, para que todos conheçam o talento dos jovens que estão participando da orquestra”, explica Ricardo Sabadia. 

Sobre a AECIPP 

A AECIPP é uma entidade empresarial, sem fins lucrativos, com atuação específica no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), com o objetivo de fortalecer e desenvolver a atividade empresarial nessa região, por meio do atendimento permanente dos legítimos interesses das suas empresas associadas. Fundada em 30 de setembro de 2015, a Associação é o resultado da iniciativa de criação decidida em Assembleia Geral de Fundadores, realizada no dia 13 de novembro de 2014. 

Grupo Mulheres do Brasil lança coleção de artesanato

Grupo Mulheres do Brasil lança coleção de artesanato produzida por egressas do sistema prisional do Ceará

Em parceria com o Instituto DIAGEO, o Grupo Mulheres do Brasil Fortaleza comemora o sucesso do primeiro ciclo do Vozes da Liberdade, projeto de educação financeira, atendimento psicossocial e práticas de profissionalização para mulheres egressas do sistema prisional do Ceará. Na noite desta terça-feira (5), o grupo lança a coleção Libertar, com peças de artesanato produzidas por voluntárias e artesãs colaboradoras. 

A cerimônia do primeiro lançamento das artesãs acontece na Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), a partir das 18 horas, e conta com a participação de representantes de empresas cearenses, do judiciário e de organizações sociais parceiras. Há pelo menos seis meses as participantes, em processo de liberação e reinserção social, recebem o apoio da iniciativa. As peças produzidas serão disponibilizadas para venda no e-commerce – Terrartesã.

“Muito mais que peças feitas à mão, a coleção Libertar surge como produto do desejo de libertação e independência dessas mulheres que encontraram, no artesanato e no empreendedorismo, forças para superar os empecilhos da vida e garantir seu lugar no mundo”, ressaltou Ethel Whitehurst, curadora do projeto e vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil em Fortaleza.  

Serviço

Lançamento “Coleção Libertar” 

Quando: terça-feira (5), a partir das 18 horas

Onde: Federação das Indústrias do Ceará (Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota)

Realização: Grupo Mulheres do Brasil

Apoio: Instituto DIAGEO

ABRIL LARANJA: CRMV-CE REFORÇA PREVENÇÃO À CRUELDADE ANIMAL

ABRIL LARANJA: CRMV-CE REFORÇA PREVENÇÃO À CRUELDADE ANIMAL

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) promove durante o Abril Laranja, mês de Prevenção à Crueldade Animal, campanha de fortalecimento ao combate aos maus-tratos. No período, o órgão divulga com maior ênfase canais de comunicação para denúncias do tipo.

“Chamamos atenção da sociedade para que sempre que você perceber algum ato de crueldade e abuso a animais, imediatamente acione o Conselho e demais autoridades competentes. É nosso dever cuidar dos animais”, declarou Francisco Atualpa Soares Junior, presidente do CRMV-CE.

São consideradas como práticas de maus-tratos aos animais o abandono, a agressão, a mutilação, o envenenamento, a manutenção em local incompatível com seu porte, sem iluminação, ventilação e boa higiene, manutenção do animal exposto ao sol por longo período de tempo ou em lugar sem abrigo de sol, fornecimento de alimentação não compatível com as necessidades do animal, e, ainda, se mantido permanentemente em corrente ou corda muito curta.

Também configura o crime de maus-tratos, entre outros, a utilização de animais em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, assim como a submissão ao esforço excessivo, tanto para animais saudáveis quanto para animais debilitados.

Enfim, todas as práticas que ferem as cinco liberdades dos animais que são: livres de doenças; dor e desconforto; fome e sede; medo e estresse; e também livre para expressar seu comportamento natural.

Como Denunciar
Em casos de estabelecimentos registrados no CRMV-CE, a denúncia de maus-tratos pode ser feita diretamente ao nosso setor de fiscalização, através dos contatos fiscalizacao@crmv-ce.org.br  e WhatsApp (85) 9.9127-2092. O denunciante deverá encaminhar todas as provas possíveis como: vídeos, fotos, conversas de WhatsApp, local do crime e os nomes dos infratores. Caso envolva médicos-veterinários ou zootecnistas, deve ser realizada denúncia ético-profissional.

Em relação aos maus-tratos realizados por outros civis, se você presenciou envenenamento, mutilação, agressão, qualquer tipo de rinhas, entre outras atitudes suspeitas, a animais de qualquer espécie, aqui inclui os domésticos, silvestre ou até os exóticos, é necessário ir à delegacia de polícia mais próxima para realizar o Boletim de Ocorrência (BO). O denunciante pode procurar o Ministério Público para realizar a denúncia. O Batalhão de Polícia Ambiental faz ações que combatem crimes de maus tratos e o telefone é (85) 3101-3545.  Ou 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Maus-tratos é crime!

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pelo artigo 225 da Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988. A Lei nº 14.064, de 29 de setembro de 2020, que alterou o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998) aumentou a pena para autores de maus-tratos contra cães e gatos que podem levar a reclusão de dois a cinco anos, multa e a proibição de o agressor ter a guarda de animais.

Associação Caatinga e CoBAP firmam parceria para reflorestar Unidade de Conservação em Maracanaú

Associação Caatinga e CoBAP firmam parceria para reflorestar Unidade de Conservação em Maracanaú

A CoBAP, empresa fortalezense do ramo de caixas de papelão, é a mais nova apoiadora do projeto de reflorestamento realizado pela Associação Caatinga na Fazenda Raposa, uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) localizada em Maracanaú (CE) e que contém 136 hectares de extensão.  A instituição, em parceria com a associação, irá investir na restauração florestal de cinco hectares da Unidade de Conservação (UC).

Com isso, a partir do apoio da CoBAP, serão plantadas 3125 mudas de espécies nativas da Caatinga na área. “A cooperação da CoBAP é importante para a proteção e preservação da Fazenda Raposa, que é um local de relevante interesse ambiental, científico e histórico para o Ceará”, afirma Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga. 

O projeto de recuperação ambiental da Fazenda Raposa teve início em meados de março e tem como objetivo recuperar áreas degradadas da unidade, ampliar o sequestro e o estoque de carbono da área, conservar a biodiversidade local e garantir a segurança hídrica das bacias hidrográficas da região.

A iniciativa é realizada pela Associação Caatinga, com o patrocínio da The Coca-Cola Foundation e com apoio da Solar Coca-Cola, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do Governo do Estado de Ceará (por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente), da Prefeitura de Maracanaú, da Universidade Federal do Ceará e da CoBAP.

Participação de outras empresas

O projeto de recuperação ambiental da Fazenda Raposa está aberto para a participação de novas empresas, que podem fazer o investimento de restaurar cinco ou dez hectares da unidade de coinservação. Para mais informações, as instituições interessadas devem entrar em contato com a equipe da Associação Caatinga por meio do e-mail caatinga@acaatinga.org.br ou do telefone 85 9 9680-7500.

Atleta Jonathan Benvindo se classifica para Campeonato Sul-Americano de Karatê

Atleta Jonathan Benvindo se classifica para Campeonato Sul-Americano de Karatê

O atleta Jonathan Benvindo, patrocinado pelo Instituto Aço Cearense, alcançou vaga para disputar o Campeonato Sul-Americano de Karatê, que será realizado no Equador, de 18 a 24 de abril de 2022. O jovem venceu a seletiva que aconteceu entre os dias 24 e 27 de março, em Caucaia-CE. Ainda no mês de março, Jonathan venceu também o Campeonato Interclubes, com 1º lugar na categoria sênior e 2º na categoria sub 21, se classificando também para o Campeonato Brasileiro, que será realizado no final do ano.


Jonathan Benvindo tem 19 anos e já coleciona mais de 200 medalhas em competições mundo afora. O Instituto Aço Cearense já apoia o atleta há mais de cinco anos, no incentivo à prática do esporte como agente transformador socioeducativo. Para Jonathan, este é um momento de alegria. “Cada luta vencida é uma conquista não só para mim, mas para todo o Ceará. Representar meu estado e meu país me deixa honrado e feliz”, afirma o atleta.

Sobre o Instituto Aço Cearense

 O Instituto Aço Cearense é o responsável por todas as ações do Grupo Aço Cearense de cunho social, educacional, esportivo e de empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento do Ceará e também do Pará e do Tocantins, onde estão localizadas a SINOBRAS e a SINOBRAS FLORESTAL, empresas do Grupo. Com 12 anos de atuação e mais de R$ 23 milhões investidos, 224 instituições já foram atendidas, totalizando cerca de 160 mil pessoas beneficiadas pelo Instituto nos três estados.