Brasil Sabor: maior festival gastronômico do mundo já tem data marcada para começar

Brasil Sabor: maior festival gastronômico do mundo já tem data marcada para começar

Pode anotar na agenda: entre os dias 12 e 29 de maio os sabores originais do Brasil serão devidamente celebrados. É quando acontecerá a 16ª edição do Brasil Sabor, o festival de restaurantes da Abrasel.

Tradicional no país, o festival valoriza a gastronomia brasileira, estimulando os restaurantes a criarem novas receitas utilizando técnicas de preparo e ingredientes locais. Neste ano, o patrocínio nacional é da Ambev. As inscrições para os bares e restaurantes do Ceará estão abertas e vão até 08 de abril. 

“Nossa proposta é que os restaurantes utilizem o festival como um espaço de reflexão sobre o uso de produtos locais e o impacto positivo da alimentação saudável e saborosa”, diz Paulo Nonaka, presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel.

O Brasil Sabor é também uma oportunidade para inovar o cardápio e melhorar a visibilidade e o faturamento das empresas participantes, testando junto ao público final o sucesso dessas criações, oferecidas a preços democráticos.

No Ceará, pensando em potencializar os resultados para os restaurantes participantes e promover uma experiência ainda melhor aos clientes que vão desfrutar do festival, a diretoria da Abrasel preparou um treinamento exclusivo com Max Pires, treinador de atendimento ao cliente com experiência de mais de 28 anos em cursos de grande impacto e resultados. 

“Tanto os cearenses quanto os turistas que nos visitam terão a oportunidade de conhecer ou voltar às casas participantes do Brasil Sabor para conhecer os pratos que com certeza vão mostrar a criatividade do cearense, utilizando os temperos que são a cara do nosso país. E o melhor, a preços promocionais. Já convidamos a todos para reservar os dias 12 a 29 de maio para esta experiência”, diz Taiene Righetto, presidente da Abrasel no Ceará. 

Mais sobre o festival 

Nesses 16 anos de história, os números atestam a grandeza do Brasil Sabor: é o maior festival gastronômico do mundo, com mais de 10 mil restaurantes em aproximadamente 1.300 municípios participantes e mais de 1 milhão e meio de pratos servidos. Para este ano, com o tema “Maior do Mundo, Original do Brasil”, a expectativa é de que mais de 700 restaurantes em 18 estados das cinco regiões participem.

Como funciona?

A mecânica do festival é simples. Cada restaurante participante prepara um prato a partir da “comida do lugar”, valorizando modos de preparo e ingredientes encontrados na própria região. Este ano, seguindo os protocolos de segurança, o evento acontece em formato híbrido, as receitas poderão ser experimentadas nos próprios restaurantes ou em casa, fazendo o pedido por delivery. Mais informações em: https://www.brasilsabor.com.br/. 


Serviço:

Brasil Sabor 2022

12 a 29 de maio

Patrocínio nacional: Ambev

Mais informações em: https://www.brasilsabor.com.br/

2º Fórum Saúde discute saúde integral nas organizações

Promovido pela ABRH e co-realizado pela startup Amar.elo, 2º Fórum Saúde discute saúde integral nas organizações 

Na semana marcada pelo Dia Mundial da Saúde, dia 7 de abril, a startup cearense de saúde mental Amar.elo, co-realiza com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), nos próximos dias 6 e 7, a segunda edição do Fórum Saúde.

O evento terá formato 100% online, e busca discutir iniciativas, tendências e tecnologias, além de compartilhar experiências sobre como agregar mais valor aos cuidados com a saúde física e emocional das pessoas e seus impactos nos ambientes familiares e organizacionais.

O 2º Fórum Saúde é gratuito e para participar, é necessário realizar inscrição pelo site  www.forum.abrhce.com.br até o dia 5. Por meio da plataforma interna da ABRH Ceará, os participantes do evento poderão participar de palestras e mesas redondas sobre temas como felicidade, autoconhecimento, autocuidado no trabalho, saúde organizacional,e comunicação não violenta e outros. 

Confira a programação completa:

Dia 06 de Abril

Abertura: 13h30

Palestra magna: Como fazer da felicidade uma grande vantagem competitiva, com Márcio Fernandes

Mesa Redonda 1 “Comunicação: da palavra à ação – Práticas saudáveis”

Tema 1: A Comunicação Não Violenta promovendo ambientes e relações saudáveis, com Patrícia Capeluto

Tema 2: Eu venci! Das crenças limitantes para crenças potencializadoras, com Ilmacir Machado, diretora da ABRH. 

Tema 3: Linguagem Libertadora na construção da saúde integral, com Magui Guimarães.

Mesa redonda 2 (Cases) “Cultura regenerativa e saúde organizacional nas Empresas Públicas e Privadas”

Tema 1: Autoconhecimento e as Dimensões do Bem Viver: Dimensões física, mental e espiritual – Case da Secretaria de Finanças do Município de Fortaleza (SEFIN), com Rosiane Gurgel

Tema 2: Gestão sistêmica baseada em valores como caminho para saúde integral e resultados sustentáveis – Case SJ Adm. de Imóveis, com Luciana Alencar, diretora geral da SJ. Mediação de Adriana Bezerra

Palestra: ID10-Z73: Síndrome de Burnout – O que precisamos saber? – case da Jungle, com Pedro Shiozawa. 

Palestra: Benefícios da Saúde Integral para as Empresas – case da Taco Bell, com Mariana Belo.

Dia 07 de Abril

Mesa redonda 1 “Segurança emocional nas organizações”

Tema 1: Escuta qualificada como estratégia de promoção de saúde no trabalho, com Lucas Ledo Alves.

Tema 2: Autocuidado no trabalho, com Priscilla Azevedo.

Tema 3: Estratégias e mediação de conflitos, com Mariane Pedrosa

Mesa redonda 2 “Visão integrativa na arte do cuidar. Conectando as dimensões do ser”

Tema 1: Inteligência artificial e humana no cuidar, com Dra. Evenete Santos

Tema 2: Alegria nos Negócios e as Barras de Access, com Lailah Nasser

Tema 3: Biomagnetismo e Bioenergética: alinha-te, equilibra-te, integra-te para uma vida mais produtiva e feliz, com Luis Teixeira Jr.

Tema 4: Meditando para a Vida: Como a Meditação Transforma Pessoas e Organizações, com Ana Aditi

Mesa Redonda 3 “Felicidade nas organizações e Cultura da alegria”

Tema 1: CIPA – Comissão Interna para Promoção da Alegria, com Marcelo Pinto 

Tema 2: Implantação da Cultura da Felicidade, com a Profa. Andréa Perez

Tema 3: A ciência de ser feliz, com Susan Andrews

Tema 4: Inteligência Lúdica: proposta de um novo mindset para o Futuro do Trabalho, com Wellington Nogueira

Palestra de encerramento: Gentileza no trabalho, com Luis Gabriel Tiago (Sr. Gentileza) 

Sobre a Amar.Elo

Criada em setembro de 2021, como fruto da parceria com o Hospital Nosso Lar, a startup Amar.Elo tem o objetivo de se tornar uma plataforma de referência no cuidado à saúde mental. O site da Amar.Elo pode ser acessado por meio do endereço www.amarelosaudemental.com.br. Para marcar uma consulta, basta entrar no link, clicar na aba que fica ao lado direito da tela e você será conduzido para a página de agendamento.

Serviço

2º Fórum Saúde

Realização: Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH)

Co-realização: Amar. Elo Saúde Mental

Dias: 6 e 7 de abril

Inscrições: neste link

Mais informações: (85) 99701.6771/ (85) 99415.7470/ atendimento@abrh-ce.org.br 

Unimed Ceará celebra Dia Mundial da Saúde com mensagem de Bráulio Bessa

Unimed Ceará celebra Dia Mundial da Saúde com mensagem de Bráulio Bessa

Convidando as pessoas a olharem para si e para os outros com mais carinho e atenção, a Unimed Ceará lança novo vídeo com o poeta Bráulio Bessa.


O VT, compartilhado no canal do Youtube e nas redes sociais da operadora de planos de saúde, assim como nas redes do próprio artista, comemora o Dia Mundial da Saúde, celebrado no próximo dia 07 de abril.


Bráulio Bessa é o garoto propaganda da campanha institucional da Unimed Ceará, pela sinergia que tem com o interior do Ceará, onde está o público e os recentes investimentos em infraestrutura e posicionamento feitos pela operadora.

A ação em alusão ao Dia Mundial da Saúde leva a assinatura da Leme Digital, com captação audiovisual feita pela Criative.

Portugal apresenta a região das Beiras a empresários e investidores brasileiros

Portugal – Negócios e Investimentos apresenta a região das Beiras a empresários e investidores brasileiros

O webinar “Portugal – Negócios e Investimentos” realizado pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (FCPCB), segue com seu ciclo de eventos focado nas oportunidades de negócios e parcerias entre empresários e instituições de Brasil e Portugal. Em sua segunda edição deste ano será apresentada a região das Beiras, localizada no Centro de Portugal.

O evento será realizado de forma virtual na quinta-feira,  07, via Google Meet e transmitido no canal da Federação no Youtube (https://bityli.com/kbDTEa ), às 11h, horário do Brasil, e às 15h, horário de Portugal. Algumas empresas do Ceará participarão do encontro, como: Nexxi SS Assessoria Financeira e Empresarial Ltda, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, AR Consultoria, entre outras.

O evento de apresentação da região contará com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e com a participação de empresas filiadas às 18 Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, inclusive a Câmara Brasil Portugal no Ceará, que tem como presidente Eugênio Vieira. O encontro virtual também contará com a presença de investidores, empresas importadoras e exportadoras, imprensa e outros segmentos econômicos com interesse nesse mercado. 

O projeto Portugal – Negócios e Investimentos tem proporcionado cooperação institucional, intercâmbios comerciais e arrancado elogios de representantes de empresas que têm a oportunidade de conhecer mais a fundo as regiões econômicas de Portugal e suas potencialidades.

Nesta edição, os convidados são: Leopoldo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco; Berta Nunes, Deputada da Assembleia da República Portuguesa; Silvia Massano, CEO do Quiosque do Empresário, Região Beira Alta; António Carlos Albuquerque, Diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Social da Câmara Municipal Cantanhede (Beira Litoral); Pedro Ramos, CEO da KEEPTALENT Portugal; Filipe Rosa, Co-Founder VeraCruz Group; e Ana Correia, Presidente da Câmara do Comércio da Região das Beiras. A abertura do evento será conduzida por Luís Faro Ramos, Embaixador de Portugal no Brasil, Armando Abreu, Presidente da FCPCB, e a moderação será feita por Mauro Costa, Diretor da agência AD2M Comunicação. 

Para participar do webinar “Portugal – Negócios e Investimentos” é necessário prévia inscrição por meio do link: https://bit.ly/apresentacao-regiao-beiras. Para mais informações contato@fcpcb.com.br .  

Sobre a região das Beiras  

A antiga província da Beira (as Beiras ou Região Centro) é a segunda maior região em termos de área e a terceira região mais populosa de Portugal. Está subdividida em Beira Alta, Beira Baixa e Beira Litoral.  É conhecida por sua culinária e bons vinhos. Com as menores taxas de desemprego, abandono escolar e beneficiários do RSI e a maior taxa de crescimento populacional tornou-se uma região competitiva. Ao longo dos anos, o Produto Interno Bruto da Região Centro cresceu com a entrada na União Europeia, com os investimentos feitos na indústria, no turismo, na educação e nas infra-estruturas.

Serviço: 

Data: 07/04 (quinta-feira)

Hora: 11h (no Brasil) e 15h (em Portugal)

Local: evento online 

Link para inscrição: https://bit.ly/apresentacao-regiao-beiras

Mais verde: Festa Anual da Árvore valoriza conceitos sustentáveis em Fortaleza

Mais verde: Festa Anual da Árvore valoriza conceitos sustentáveis em Fortaleza

Fortaleza é uma cidade que hoje olha para o futuro com uma visão muito mais sustentável. O tom esverdeado começa a sobrepor o aspecto acinzentado de concreto e asfalto que preenchem a paisagem urbana de uma das metrópoles mais importantes do País. A capital cearense anseia por se tornar um case de sucesso quando o assunto é sustentabilidade, tanto que tem aceitado o desafio de desenvolver uma conscientização ambiental e aproximar a sociedade como um todo da natureza.

Como uma forma de estimular a revitalização de áreas degradadas e a promoção de zonas urbanas verdes, a Prefeitura de Fortaleza vem realizando, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), a Festa Anual das Árvores 2022. Em parceria com ONGs, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, são proporcionadas diversas ações voltadas para a educação ambiental, sensibilizando a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta.

A programação do evento arboral – que vem acontecendo desde o dia 20 de março, marcando o período chuvoso em alguns estados – conta com várias atividades, como plantios de mudas nativas e frutíferas, limpeza de praias, requalificação de pontos de lixo, educação ambiental e passeio ciclístico. A Festa também conta com o apoio institucional da Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (URBFor), que tem auxiliado no processo de requalificação urbana da Capital.

Dentre as entidades privadas que participarão do evento está a MRV, gigante da construção civil na América Latina e que se notabiliza por possui uma política de sustentabilidade com diretrizes muito bem definidas e aplicadas, contribuindo diretamente com o plantio de 459 mudas arbóreas semi-adultas, que acontecerá nesta quarta-feira (06), a partir das 8h. As novas plantas comporão parte da revitalização da paisagem do canteiro central da Avenida Valparaíso, via de acesso para quem trafega pelos bairros Jangurussu e Conjunto São João com destino à BR-116.

Verde no Ceará

A MRV, ao longo dos anos, vem buscando contribuir diretamente com as causas sustentáveis no Brasil. De 2010 a 2021, a empresa foi responsável por mais de 98 mil novas árvores plantadas só em solo cearense, sendo mais de 1,5 milhão em todo o País. Tendo a sustentabilidade como um de seus principais pilares nesses mais de 40 anos de existência, as ações de responsabilidade ambiental já renderam premiações e reconhecimento mundo afora, valorizando as práticas sustentáveis que são inseridas em toda a sua cadeia de atuação.

6º Fast Dating da Pague Menos tem inscrições abertas até 15 de abril

6º Fast Dating da Pague Menos tem inscrições abertas até 15 de abril 

Promovido pelo pmenosLab, evento remoto reúne startups dos mais variados segmentos, de todo o país; rede de farmácias está no Top 10 das empresas mais inovadoras do prêmio Startup Awards 2021 

Startups de todo o país e de todos os segmentos – como saúde, figital, recursos humanos, gestão, acessibilidade, construção civil, engenharia, entre outros – têm prazo até 15 de abril para fazer inscrições na 6ª edição do Fast Dating. Promovido pelo pmenosLab, o braço de inovação e transformação digital da Pague Menos e ecossistema de inovação referência em saúde e do varejo farmacêutico, em parceria com o NINNA Hub, hub de inovação da qual a rede de farmácias é mantenedora, o Fast Dating é um dos mais concorridos eventos remotos de apresentação de projetos disruptivos por startups brasileiras e a próxima edição deverá ocorrer em 28 de abril.

“A Pague Menos nasceu há 40 anos já com esta cultura de startup. Pioneira, disruptiva, inovadora e ágil, a empresa dita a transformação digital em seu segmento varejista e está na vanguarda de serviços e soluções oferecidos aos seus clientes. Não por acaso, estamos no Top 10 das mais inovadoras do prêmio Startup Awards 2021, da Abstartups (Associação Brasileira de Startups)”, ressalta Gilberto Caray, Diretor de Transformação da Pague Menos.

O Fast Dating é mais uma oportunidade de as startups apresentarem seus projetos aos executivos da Pague Menos e se tornarem, caso sejam escolhidas, futuras parceiras. O evento estimula a aproximação com os negócios da rede de farmácias, criando laços com aquelas que se conectam com os objetivos estratégicos da companhia, gerando ideias, soluções, valor, celeridade e mobilizando a empresa em seu processo de transformação cultural e digital. Outra vantagem é que as startups participantes passam a integrar o cadastro ativo do ecossistema de inovação – quase 400 startups já se inscreveram na base de inovação do pmenoslab.

As inscrições devem ser feitas pelo site do Fast Dating até 23h59 de sexta-feira, 15 de abril. Inscreva agora mesmo sua solução e startup ou compartilhe essa super oportunidade.  

Sobre as Farmácias Pague Menos

A Pague Menos é a primeira rede do varejo farmacêutico presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Com aproximadamente 20 mil colaboradores, está presente em mais de 348 municípios e conta com 1.165 lojas espalhadas por todo o Brasil, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líder nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos é hoje um Hub de Saúde, com 879 unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.

Sobre o NINNA Hub

Com dois anos de atuação, o Núcleo de Inovação e Novos Negócios Aplicados é o primeiro hub de inovação inaugurado no Ceará, e tem foco na inovação aberta e transformação digital, reunindo grandes empresas, startups, investidores e academia. Entre as companhias mantenedoras do hub, estão a Pague Menos, a L’auto Cargo, CPD Capital, a Unimed Fortaleza e o Grupo Edson Queiroz.

Parto seguro: Hospital São Camilo Fortaleza lança Programa Gestacional

Parto seguro: Hospital São Camilo Fortaleza lança Programa Gestacional

Com foco em promover um atendimento mais humanizado a gestantes e recém-nascidos e garantir que um dos momentos mais importantes da vida da mulher seja realizado com mais segurança e tranquilidade, o Hospital São Camilo Fortaleza anuncia seu novo projeto: Programa Gestacional.

O projeto Saúde Gestacional São Camilo é dedicado para gestantes e familiares que desejam um parto mais seguro e de forma acessível. Busca uma assistência obstétrica humanizada com uma equipe experiente que respeita a vida, a dignidade e os direitos das mulheres. “Existe uma grande parte da população que não tem fácil acesso a um serviço de qualidade com atenção individualizada. Nosso objetivo é levar esse serviço com valor acessível”, compartilha Felipe Frota, obstetra do Hospital São Camilo Fortaleza.

“A rede São Camilo sempre foi tradicional em acolher mulheres para um parto humanizado e com respeito a todas as mulheres. Esse novo programa vem fortalecer as condições dignas de um nascimento, promovendo uma atenção individualizada com uma equipe respeitosa e tecnicamente capaz”, esclarece.

A gerente de enfermagem do setor obstétrico do Hospital, Mayrla Rodrigues, comemora: “Estamos felizes com o lançamento desse projeto, ele irá trazer uma experiência de parto com muito conforto e segurança, reduzindo ansiedades e medos das gestantes e familiares”.

São dois pacotes que incluem equipe médica, parto, assistência ao bebê na sala de parto e alojamento conjunto, além de diária em acomodação semi-privativa. Podem participar do programa mulheres com idade gestacional maior ou igual a 39 semanas com ultrassom morfológico sem alterações, ausência de cardiopatias, ausência de patologias cirúrgicas complexas, ausência de má formações estruturais e funcionais. As pacientes também têm a opção de fazer a adesão ao projeto de parto com o hospital e trazer seu obstetra para acompanhar o parto dela mediante cadastro para condução de parto e habilitação de sistemas.

SERVIÇO

Programa Gestacional – Hospital São Camilo Fortaleza

Mais informações: (85) 3464-7000

Da sombra colorida ao delineado gráfico, aprenda a reproduzir as principais tendências de maquiagem

Da sombra colorida ao delineado gráfico, aprenda a reproduzir as principais tendências de maquiagem dos últimos meses

Quem é atento às redes sociais, com certeza já percebeu que o número de produções coloridas e elaboradas que aparecem no feed aumentou. Nos últimos meses, a internet foi invadida por challenges de maquiagens inspiradas em filmes, séries e programas de TV – e, para quem está doido para se jogar “nessa produção”, o Boticário traz dicas preciosas para entrar nas trends do momento! 

Segundo Sadi Consati, Maquiador e Consultor de Desenvolvimento de Maquiagem do Boticário, essa onda de produções de beleza mais artísticas e elaboradas promete continuar bombando. “Nós temos as tendências de maquiagem que são definidas pelas passarelas e autoridades de beleza, mas também temos aquelas que aparecem no meio do caminho, inspiradas em filmes, novelas, séries e realities shows”, explica. Para ele, o movimento de reprodução dessas makes, é uma oportunidade para as pessoas se arriscarem nas produções e se encantarem ainda mais pelo universo de beleza. “É um grande momento para sairmos da zona de conforto e nos permitirmos experimentar”, completa. 

Para o expert, a maquiagem gráfica segue como a grande protagonista dos looks, assim como a make colorida – elas aparecem nos delineados ou nas sombras, com aplicações de pedras, adesivos ou carimbos, que deixam a produção super divertida. 

Sadi ainda dividiu algumas dicas preciosas para quem quer participar dos challenges e arrasar no “carão” fora das redes sociais também.  “Para os delineados gráficos, eu sugiro delineadores ou lápis coloridos, com cores vibrantes. Essa make pode ser feita com um ou mais tons, com traços paralelos, juntos, separados, cruzados ou invertidos. Aqui vale a criatividade!”. Já as produções de cores vibrantes podem ser feitas com sombras super pigmentadas, monocromáticas e de qualquer textura – e, atenção à dica: quanto menos esfumados e misturas de cores, mais vibrante o efeito!

Veja o passo a passo completo usando produtos que são seus aliados na hora da “montação”: 

1 – A pele pode ser bem natural, com textura glow. Lance mão da Base Líquida com FPS 80 Make B. Retinol H+, e use o corretivo apenas nas olheiras e manchas, sem exagero – uma dica para manter o efeito iluminado natural, é não usar o pó nessa produção. Aposte no blush rosado da Palette Multifuncional Manu Intense by Manu Gavassi somente na parte frontal das bochechas.

2 – Nos olhos, aplique uma sombra de cor única, monocromática, em toda a pálpebra, puxando de dentro para fora. Para ter a finalização gráfica, não esfume as bordas. Faça um delineado no côncavo, do início do olho até sua metade, sem chegar ao final. Uma dica é escolher tons contrastantes e, para isso, use e abuse das Palettes Multifuncional Intense by Manu Gavassi, Palette de Sombras Melted Gold Edition, de Make B., e um Delineador Colorido Intense. Na finalização, faça um ponto de glitter no centro da parte inferior dos olhos, junto aos cílios, usando o Glitter Intense. 

Sobre O Boticário      

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados.

Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais.

Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.

Receita amplia isenção de Imposto de Renda na venda de imóvel
Superintendência da Receita Federal, em Brasília.

Receita amplia isenção de Imposto de Renda na venda de imóvel
 
A partir deste ano, quem vender um imóvel tem mais uma opção para deixar de pagar o Imposto de Renda (IR) sobre o lucro do negócio. A Receita Federal editou instrução normativa que isenta do tributo quem usar os recursos da venda para quitar financiamentos imobiliários contratados anteriormente.

A norma foi editada no último dia 16, mas, por causa da operação-padrão do órgão, a mudança não foi avisada aos contribuintes. O benefício

valerá apenas para quem quitar o financiamento até seis meses depois da venda do primeiro imóvel. Tanto as quitações parciais como totais darão direito à isenção.

Outras condições são que as duas unidades sejam residenciais e localizadas no Brasil. A Receita também exige que o imóvel quitado esteja no mesmo nome do vendedor do primeiro.

Desde 2005, as vendas de imóveis eram isentas de IR apenas para quem usasse o dinheiro do negócio para comprar outro imóvel em até seis meses. O Fisco, no entanto, só concedia o benefício nos casos em que o contrato da nova moradia fosse assinado nesse prazo. Quem usava o dinheiro para quitar outro imóvel não conseguia a isenção porque o contrato tinha sido assinado antes da venda da primeira unidade.

A mudança, na prática, oficializa uma possibilidade já reconhecida pela Justiça. Nos últimos anos, uma enxurrada de ações judiciais pedia a isenção de IR na quitação de um imóvel financiado anteriormente. A jurisprudência (decisões habituais) do Superior Tribunal de Justiça (STJ) era favorável à isenção.

Regra

Pela regra, quem vende um imóvel, assim como qualquer patrimônio de grande valor, paga de 15% a 22% de Imposto de Renda. O tributo incide não sobre o valor total do bem, mas sobre o ganho de capital (lucro da operação), calculado como a diferença entre o valor da compra da unidade, informado na declaração anual do Imposto de Renda, e o valor da venda.

Se o lucro imobiliário chegar até a R$ 5 milhões, pagará 15% de imposto. A alíquota sobe para 17,5% sobre lucros de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões, para 20% nos lucros de R$ 10 milhões a R$ 30 milhões e para 22,5% nos lucros acima de R$ 30 milhões. Como raramente o ganho de capital ultrapassará R$ 5 milhões, quase a totalidade dos declarantes paga 15%.

As isenções da Receita Federal, no entanto, fazem com que somente contribuintes que vendem imóveis como investimento ou como instrumento de especulação paguem impostos, isentando a venda e a compra da casa própria.

Além da compra de imóvel residencial próprio e da quitação de financiamentos, a Receita concede isenção conforme o grau de antiguidade do bem. Existe um percentual progressivo de desconto para imóveis mais antigos. Unidades compradas antes de 1969 não pagam Imposto de Renda.

(Agência Brasil)

O PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL E O SUCESSO NA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS EM CRISE

O PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL E O SUCESSO NA RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS EM CRISE

POR RODRIGO ROCHA DE SÁ MACEDO, DIRETOR JURÍDICO E COORDENADOR DA ÁREA DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS NA ANDRADE SILVA ADVOGADOS.

Talvez o passo mais importante a ser dado em um processo de Recuperação Judicial seja a apresentação do chamado Plano de Recuperação Judicial (PRJ). Esta peça jurídica e, principalmente, econômico-financeira, é a que dá o tom para a negociação entre a empresa devedora e seus credores. É por meio dela que são estabelecidos limites negociais e sinalizados a disponibilidade financeira e patrimonial do negócio devedor diante dos seus credores.

Conforme previsto na Lei de Recuperação de Empresas, Lei nº 11.101/05, este plano deve ser apresentado em até 60 dias contados da decisão inicial do processo, ou seja, em curto prazo após a decisão do juiz que recebe o pedido e autoriza a empresa devedora a tentar se recuperar judicialmente.

Para que esse plano seja considerado adequado, a lei prevê apenas que haja uma descrição detalhada dos meios pelos quais a empresa pretende honrar com suas obrigações; a demonstração de que, financeiramente, a pretensão se mostra viável; bem como a apresentação de um laudo de avaliação dos bens e ativos, os quais, em última análise, servirão como garantia aos credores.

Entretanto, passados mais de 16 anos de vigência da lei e tendo completado o primeiro aniversário de sua significativa atualização, fruto da Lei nº 14.112/20, sabe-se que o mero cumprimento desses requisitos não são suficientes para o sucesso na negociação com os credores. É indispensável pautar o contexto macroeconômico, ou seja, as expectativas e o comportamento do mercado no contexto geral, projeções inflacionárias, câmbio, políticas públicas de infraestrutura e/ou de natureza fiscal.

Ao mesmo tempo, importantíssima a análise e exposição do contexto microeconômico, ou seja, aquele relacionado ao segmento de atuação da empresa em crise: tendências de comportamento dos clientes e consumidores; posicionamento dos principais concorrentes, cadeia de fornecimento, prestação de serviço e/ou abastecimento.

A partir daí, merece destaque o negócio em si. Detalhamento claro dos planos de gestão, sobretudo quando se tratar de empresas familiares; inovação no segmento em que se insere; mapeamento de riscos e desafios; planos de ganho de eficiência para que, a partir de todo esse cenário, possa demonstrar, em números, por meio do fluxo de caixa operacional, a previsão para o pagamento aos credores, considerando as futuras receitas, despesas, tributos etc.

Um plano com tais elementos não só confere maior credibilidade ao pedido de recuperação, como dá à empresa em crise argumentos claros, técnicos e precisos nas tratativas junto aos seus credores, podendo explorar de forma mais objetiva as suas expectativas, alimentando os envolvidos da segurança necessária nas tratativas da proposta, a fim de que, em conjunto, devedor e credor, encontrem um caminho capaz de permitir à empresa se reerguer e retomar o pagamento de suas dívidas.

Importante lembrar que a partir das alterações trazidas pela Lei nº 14.112/20, passou-se a prever a possibilidade de os credores apresentarem um plano alternativo na hipótese de insucesso do plano apresentado pela empresa ou de esgotado o prazo de 180 dias previsto em lei. Essa hipótese não nos parece factível e tampouco se acredita na sua viabilidade, uma vez que, da experiência em processos judiciais dessa natureza, se para a empresa em crise – onde se concentram todas as informações sobre o negócio e sobre os interesses envolvidos – já é complexa a construção de um plano equilibrado e adequado, como seria possível conciliar informações esparsas, interesses conflitantes de múltiplos e distintos credores?

A forma posta pela alteração na lei é, para não dizer impossível, no mínimo, um desafio prático ao judiciário e aos envolvidos em processos dessa natureza. Contudo, esse desafio demonstra que, cada vez mais, a prestação de informações com técnica e clareza são essenciais para a empresa que pretende se recuperar, sendo importantíssima uma assessoria jurídica especializada e, principalmente, experiente, na condução de projetos de recuperação.

Torna-se cada vez mais imprescindível que a empresa em crise tome para si, e com o apoio profissional necessário, o protagonismo na construção da sua proposta aos credores e na condução das negociações. Como fator de sucesso do plano, não se tem apenas a necessidade de se demonstrar como a empresa pretende – ou gostaria – de honrar com suas obrigações, mas principalmente em qual contexto essa expectativa se apresenta.

Foto: Diário do Comércio