Loja Marcas da Terra abre unidade no Supermercado Pinheiro em Limoeiro do Norte
Um espaço que ama oferecer saúde: é assim o Marcas da Terra, agora disponível no Supermercado Pinheiro em Limoeiro do Norte/CE. Inaugurado no dia 31 de março, o local oferece ao público uma linha completa de produtos naturais, como grãos, suplementos, alimentos a granel, orgânicos, além de uma variedade de produtos zero açúcar, sem lactose, glúten ou conservantes.
“Costumamos dizer que boa parte das pessoas que moram em Limoeiro do Norte gostam de praticar esportes e buscar a qualidade de vida. Tanto que a loja Marcas da Terra no Supermercado Pinheiro foi inaugurada com uma pedalada, reunindo inúmeros ciclistas da cidade, com direito a café da manhã ao final do passeio, degustação dos produtos vendidos e sorteio de brindes”, comenta o gerente do supermercado, Bruno Marinho.
A loja Marcas da Terra fica no Supermercado Pinheiro da Rua Erbas Cavalcante Pinheiro, 50, bairro Socorro, em Limoeiro do Norte/CE. Mais informações: (88) 3423.2283
Sobre o Supermercado Pinheiro
Empresa genuinamente cearense e que preza pelos relacionamentos construídos nas parcerias do dia-a-dia com seus clientes, fornecedores, colaboradores e comunidade, o Supermercado Pinheiro atende ao mercado cearense há mais de 30 anos como uma das maiores redes varejistas local.
Possui mais de dois mil colaboradores no seu quadro funcional e mantém um total de 16 lojas, um centro de distribuição, 13 salas de cinema, cinco parques infantis, choperia e um shopping center, em oito municípios do Ceará: Fortaleza, Acaraú, Aquiraz, Aracati, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Sobral e Quixadá.
Conheça mais sobre o Supermercado Pinheiro acessando www.supermercadopinheiro.com.br, @supermercadopinheirooficial e facebook.com/obomvizinho.
Hias: Centro Pediátrico do Câncer inaugura Sino da Esperança para celebrar conclusão de tratamentos
O Centro Pediátrico do Câncer (CPC) do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) realizou, na manhã desta quinta-feira, 07, cerimônia de inauguração do Sino da Esperança, iniciativa que tem como objetivo celebrar a conclusão do tratamento das crianças e adolescentes com câncer atendidos pela unidade. Participaram desse momento representativo para o Hias, membros do corpo clínico e técnico do hospital, pacientes, familiares e representantes da Associação Peter Pan (APP), organização parceira que realiza trabalho voluntário de assistência aos usuários do CPC.
A solenidade contou, ainda, com a presença da secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Tânia Mara Coelho, que destacou a importância da iniciativa para a instituição. “Esse sino simboliza a esperança, mas também superação, amor, vida e vitória. Quando cada criança tocar esse sino ao concluir seu tratamento, que isso seja um incentivo para todas as outras e seus familiares que ainda estão lutando contra essa doença tão grave”, destacou.
Para a diretora-geral do Hias, Fábia Linhares, inaugurar o Sino da Esperança é celebrar também o trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam no CPC e pela Associação Peter. “Todos aqui têm como propósitos acolher, cuidar e curar, e fazem isso doando seu talento, com compromisso, competência e, acima de tudo, amor, pois esse é o grande diferencial dessa casa e o que nos faz ser um centro de excelência no tratamento do câncer infantojuvenil”, acrescentou.
Segundo a coordenadora do Hospital Dia do CPC, Viviany Viana, a ideia de comemorar de forma especial esse momento tão importante para os pacientes oncológicos, que é o término do tratamento quimioterápico, já existe há bastante tempo. “Nós já celebrávamos informalmente, pois aqui temos o espírito de quem habita esse hospital, que são as crianças, e elas têm uma leveza, uma alegria que nos fazem querer comemorar com elas cada dia, cada conquista. E foi com esse espírito que esse desejo antigo foi colocado em prática, com o apoio, tanto da direção-geral do Hias quanto da Associação Peter Pan. Hoje, celebramos não só a inauguração desse sino, mas também todas as gerações de crianças e adolescentes que aqui passaram e estão contando histórias de vitória”, afirmou.
O Sino da Esperança foi tocado, pela primeira vez, pelos pacientes que já concluíram o tratamento, Vitória Amorim e Isaac Levy Andrade, seus familiares e também por membros do corpo clínico e técnico da unidade, como as médicas oncologistas Nádia Trompieri, Georgina Gomes e Sandra Emília dos Prazeres, a enfermeira Regina Lúcia do Nascimento, e a assistente social, Zélia Pinho.
Para Vitória Amorim, 15, paciente do CPC desde 2009 e que lutou contra um sarcoma Ewing e uma leucemia mieloide aguda (LMA), participar do momento foi muito especial. “Eu me senti muito alegre porque fazia muito tempo que batalhava pela minha cura. Fiz quimioterapia, transplante… Então isso para mim é uma grande vitória”, celebrou.
Centro Pediátrico do Câncer
O Centro Pediátrico do Câncer (CPC) do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade referência no diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil nas regiões Norte e Nordeste, tem, atualmente, cerca de 500 usuários em atendimento. Dentre eles, o tipo de câncer com maior incidência é a Leucemia Linfoide Aguda (LLA), com 135 pacientes sendo acompanhados. Em média, são diagnosticados 200 novos casos por ano. Foram 236 apenas em 2021, período em que o CPC realizou uma média de 12.500 atendimentos ambulatoriais e 6.700 sessões de quimioterapia.
Faturamento do mercado pet chega a R$ 51, 7 bilhões em todo o país e abre espaço para novos negócios
Os cuidados com os animais de estimação aumentaram no país. É isso o que revela o levantamento do Instituto Pet Brasil (IPB), lançado no primeiro trimestre de 2022, que registrou alta de 27% do faturamento em 2021 de produtos, serviços e comércios no setor, atingindo R$ 51,7 bilhões. A movimentação deste segmento também mostra um cenário otimista para o investimento de pequenas e médias empresas na área, já que dados do IPB ainda apontam que 48% do mercado, principalmente a parte de vendas, é impulsionado pelos pequenos empreendedores.
Com o cenário favorável, novas empresas se destacaram no ramo, como a Doggi, a primeira rede de franquias especializada em banho e tosa por aplicativo do Brasil. Nascida em 2021, durante a pandemia da Covid-19, a empresa buscou atender a necessidade de levar comodismo e facilidade para o dia a dia dos tutores de cachorros. Segundo Rodolfo Calvo, fundador e CPO da Doggi, o segmento precisa de diferenciais que atendam as necessidades de quem precisa dos serviços para os animais.
“A maioria dos players desta área não disponibilizavam um aplicativo que facilitasse o agendamento de serviços, raramente havia a opção de marcar múltiplos cuidados no mesmo dia. E essa praticidade aliada ao bom serviço que ajudam as empresas a se destacarem”, conta.
Com a experiência no empreendedorismo, Calvo acompanha a expansão do mercado neste campo e por isso apostou na criação da Doggi. Baseando-se na bagagem no ramo dos negócios que já tinha acumulado, ele compartilha três motivos para investir na área de pets no Brasil, confira:
Crescimento do cuidado com os animais
De acordo com União Internacional Protetora dos Animais (UIPA), a procura por adoção de pets aumentou 400% durante os primeiros meses da pandemia. “Essa nova demanda também gera a busca por diversos tipos de cuidados básicos com os animais, como banho, tosa – no caso dos cachorros -, hotéis para animais, cuidados médicos, recreativos e muitos outros serviços que podem ajudar na saúde e no bem-estar do bichinho. Assim, com essa necessidade, é importante pensar na ampliação de mais pontos de atendimento para eles”, destaca.
Faturamento do setor nos últimos anos
O mercado pet no Brasil faturou, em 2020, R$ 40,8 bilhões, ocupando o 3º lugar de país que mais movimenta o setor no mundo. E como já afirmado pelo IPB, boa parte dessa movimentação acontece a partir dos pequenos e médios negócios, que atendem às necessidades dos animais espalhados pelo país. Com isso, investir em produtos e serviços para a comunidade pet se tornou um bom negócio para o empreendedor.
Oportunidades para pequenos empreendedores
A alta demanda de cuidados e serviços não são supridas pelas grandes varejistas, desta forma, o pequeno empreendedor ganha destaque para atender o que o animal e o seu tutor precisam. De acordo com um levantamento do Sebrae em 2021, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no mercado pet cresceu 46% no segundo semestre do ano passado. Só o setor de PMEs cresceu 39% no mesmo período, alcançando 80 mil empresas pelo país. “Para quem está começando, investir em franquias pode ser um diferencial para os empreendedores, porque começará a trabalhar em um modelo de negócio que já estrutura delimitadamente a forma de atuação de trabalho”, pontua.
Produção agrícola deve atingir 269,3 milhões de toneladas, diz Conab
A produção de grãos no Brasil poderá chegar a 269,3 milhões de toneladas na safra 2021/22. O número é 5,4% maior do que o registrado na safra anterior, correspondendo um acréscimo de 13,8 milhões de toneladas, caso se confirmem as expectativas anunciadas hoje (7) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A previsão, no entanto, é menor do que a divulgada no primeiro levantamento da companhia, que projetava uma safra de 288,6 milhões de toneladas. Com isso, o volume divulgado hoje representa uma redução de 6,7% (ou 19,3 milhões de toneladas), em relação à projeção anterior.
Segundo a Conab, essa queda nas expectativas se deve às “condições climáticas adversas” observadas nos estados da Região Sul e no centro-sul de Mato Grosso do Sul, com perdas maiores na soja e no milho.
“O resultado até o final desta safra vai depender muito do comportamento climático, fator preponderante para o desenvolvimento das culturas”, explica o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.
“Entre os meses de março e abril, aproxima-se a conclusão da semeadura da segunda safra brasileira, na qual se destaca a cultura do milho. As chuvas foram mais regulares em toda a região produtora, inclusive no sul do país, o que permitiu o plantio em boas condições de umidade. O produtor fez sua parte. Agora vamos esperar pelo clima”, acrescentou.
O levantamento estima que a área plantada total no país é de 72,9 milhões de hectares, o que representa crescimento de 4,4% na comparação com a safra 2020/21. “Os maiores incrementos de área são observados na soja, com 4,1% ou 1,6 milhão de hectares e, no milho, com 6,5% ou 1,3 milhão de hectares”, detalha a Conab.
Soja
A soja tem produção prevista em 122,4 milhões de toneladas, o que representa redução de 11,4% em relação à safra anterior. “As boas precipitações ocorridas em praticamente todo o país ajudaram na recuperação de uma pequena parcela de lavouras semeadas tardiamente na Região Sul e em Mato Grosso do Sul, mas não reverteram o quadro de queda da produtividade, já anunciado em levantamentos anteriores”, informa o diretor de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas da Conab, Sergio De Zen.
Os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e de Mato Grosso do Sul são os mais atingidos pelo recente déficit hídrico. A Conab acrescenta que a maioria dos outros estados conseguiu “produtividades superiores às obtidas na última safra, com destaque para o Piauí, com rendimento positivo de 12,7%”.
Segundo a Conab, a queda na produção do país foi amenizada principalmente pelo aumento de 4,1% da área semeada, alcançando 40,8 milhões de hectares nesta safra.
Milho
Já a produção estimada de milho é de 115,6 milhões de toneladas, número 32,7% maior do que o registrado no ciclo anterior. De acordo com a companhia, a colheita da 1ª safra do cereal “está adiantada, na 2ª predomina a fase de desenvolvimento e a 3ª safra inicia o plantio a partir da segunda semana de abril”.
A Conab acrescenta que, apesar do aumento no volume total, é importante registrar a forte queda de 20,4% na produtividade da região Sul durante a primeira safra, fato que, segundo a entidade, “causou uma redução de até 15,6% da produção naquela região”.
“Isso é explicado por um severo déficit hídrico causado pela ausência de chuvas no Sul do país ao fim de 2021 e início de 2022”, diz a superintendente de Informações da Agropecuária, Candice Santos.
“Por outro lado, cabe apontar que a companhia projeta um aumento de 36,3% da produtividade do milho ao longo da segunda safra, dado que permitirá uma produção de 88,5 milhões de toneladas do cereal no segundo ciclo”, acrescenta.
Algodão, arroz e feijão
No caso de algumas outras culturas, como é o caso do algodão, as condições climáticas têm favorecido o desenvolvimento, aliadas ao ganho de área, “o que deve resultar numa produção de 2,83 milhões de toneladas da pluma, 19,9% superior à safra passada”.
Para o feijão a previsão é de uma safra de 3,1 milhões de toneladas, resultado 7,6% acima do registrado na safra anterior. “A primeira safra da leguminosa está com a colheita encerrada, a segunda está em andamento e a terceira safra com o plantio ocorrendo a partir de meados de abril”, detalha a Conab.
A produção estimada de arroz está estimada em 10,5 milhões de toneladas (10,5% inferior ao volume da safra passada). Deste total, 9,7 milhões de toneladas têm como origem o cultivo irrigado e 0,8 milhão de toneladas com o plantio de sequeiro.
Nas culturas de inverno (aveia, canola, centeio, cevada trigo e triticale), a semeadura ainda é incipiente e deve chegar com produção de 7,9 milhões de toneladas para o trigo.
Mercado
O levantamento de abril manteve a estimativa para 2022 das exportações de algodão em 2,05 milhões de toneladas, de arroz em 1,3 milhão de toneladas e de feijão em 200 mil toneladas.
“Para o trigo, considerando que a previsão de volume exportado entre agosto de 2021 e março de 2022 já supera 2,8 milhões de toneladas, é esperado um aumento no período correspondente ao ano comercial que vai até julho. Diante disso, a estimativa é que sejam exportadas 3 milhões de toneladas. Confirmado esse número, será o recorde da série histórica para o trigo”, informou, em nota, a Conab.
No caso da soja, houve redução no volume estimado de exportações, passando de 80,16 milhões de toneladas para 77 milhões de toneladas. A companhia explica que essa redução foi motivada por um “maior direcionamento para a produção e exportação de óleo, em detrimento do grão”.
No caso do milho, as vendas externas devem aumentar em 2 milhões de toneladas e atingir a marca de 37 milhões de toneladas. Este aumento está provavelmente relacionado à demanda internacional aquecida. Com isso a estimativa é de uma “elevação de 77,8% das exportações do grão na safra 2022, compreendida entre fevereiro de 2022 e janeiro de 2023”, detalha o superintendente de Estudos de Mercado e Gestão da Oferta da Conab, Allan Silveira.
Com relação aos estoques finais esperados para as principais commodities brasileiras, o superintendente confirma que, no caso do milho, as alterações “não foram significativas”, sendo o estoque de passagem para a safra 2021/22 previsto em 10,84 milhões de toneladas, aumento de 5,16% em relação ao último levantamento e de 40,61% em relação à safra 2020/21, em consequência da perspectiva de recuperação da segunda safra.
Para a soja em grãos, a expectativa é que o estoque ao final deste ano seja de 2,5 milhões de toneladas – praticamente em estabilidade em relação ao último levantamento.
A Conab informa que, em relação aos preços médios mensais dos produtos nas principais praças, foi observado, na comparação entre fevereiro e janeiro, redução de 0,3% no preço do milho no Paraná.
Por outro lado, houve elevação de 2,4 % no feijão preto no Paraná; de 0,3% nos preços do algodão em Mato Grosso; de 8,8% no arroz no Rio Grande do Sul; 7,6% no feijão cores em São Paulo; 4,0% no preço do milho em Mato Grosso; de 10,4% nos preços do trigo no Paraná; e de 3,3% e 3,2% nos preços da soja nos estados de Mato Grosso e do Paraná, respectivamente.
Vivo amplia ações da campanha “Tô Bem de Vivo” em Fortaleza
A Vivo aposta mais uma vez no fortalecimento de imagem com a região Nordeste e dá continuidade à campanha “Tô Bem de Vivo”, produzida com exclusividade para a região e que tem como objetivo o reforçar a imagem da marca por meio de um movimento de aproximação com o público nordestino, a Vivo está realizando uma série de ativações na Região Metropolitana de Fortaleza.
Além do filme veiculado na TV Aberta, com locução de Ivete Sangalo, e do conteúdo produzido para as redes sociais com influenciadores locais, a empresa aposta também seus investimentos em ações de OOH (Out of Home) na região, com peças em mobiliário urbano, mídia outdoor, painel de led e carro de som.
A marca também está com ações táticas na Barraca América do Sol, na Praia do Futuro, com um lounge exclusivo, além do Espaço Vivo de Futmesa, quadra de Beach Tênis e Futvôlei. A campanha reforça que a Vivo tem a maior cobertura móvel do Nordeste para conectar as pessoas seja na capital, no agreste ou no sertão.
Ovos da Avine Alimentos ganham mensagem de Feliz Páscoa
O desejo de Feliz Páscoa já pode ser visto nos ovos da Avine Alimentos. A mensagem vem impressa no próprio ovo e celebra o período, que é muito significativo para o segmento.
“Apesar de ainda estarmos na quaresma, período do ano litúrgico que antecede a Páscoa para os cristãos, já iniciamos a impressão da mensagem de ‘Feliz Páscoa’ em nossos ovos, celebrando a Semana Santa”, comenta Airton Júnior, diretor-executivo da Avine Alimentos.
Além de mensagens impressas em datas comemorativas, a Avine possui datação em cada um de seus ovos. “Aqui, a tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é oferecer o melhor para os nossos clientes. Por este motivo, consideramos a datação um processo essencial e que demonstra todo o cuidado que temos com nossos consumidores”, finaliza Airton Júnior.
A Avine produz, em média, 1.500.000 ovos por dia, utilizando alta tecnologia e moderno processamento. Mais informações sobre a indústria no site avine.com.br ou @avinealimentos.
A loja do Mercadinhos São Luiz localizada no bairro Dunas vai ganhar um novo formato em breve. A partir do dia 16 de abril, a unidade será fechada e passará por reforma, com previsão de abertura em maio, como Mercadão, loja de descontos da empresa. Até o início da reforma, os clientes poderão aproveitar ofertas em quase 100% do mix da loja.
A nova unidade Mercadão terá área de vendas ampliada, com foco em ofertas em todos os setores, nos quase 6 mil itens que vão compor o mix de produtos. Este será o segundo Mercadão em Fortaleza, e terceiro no Ceará, como parte da estratégia da empresa de expandir este formato de loja, mais focada em descontos para os clientes. Segundo o presidente da empresa, Severino Ramalho Neto, o São Luiz está alinhado à tendência de crescimento dos formatos de lojas hard discount no varejo do Brasil, Europa, Estados Unidos e todo o mundo. “Hoje, este é o formato de loja que mais cresce no Brasil e nós estamos atentos a este movimento, já com duas unidades no Ceará e com previsão de mais lojas até o fim do ano”, explica.
“Já fazemos parte do dia a dia da população do bairro Dunas, e por isso queremos presentear a região com uma nova loja e nova marca, o Mercadão, com o mesmo jeito de receber bem os nossos clientes, e oferecendo para este lado da cidade uma proposta que até então só tínhamos na região norte de Fortaleza, no Shopping RioMar Kennedy”, acrescenta Severino.
Além do Mercadão, nesta região a empresa tem ainda duas lojas no formato Mercadinhos São Luiz: uma no Shopping RioMar Fortaleza e uma na Av. Santos Dumont (ao lado do Hospital São Mateus).
Com 50 anos de história, o São Luiz conta com 23 lojas em Fortaleza, Eusébio, Crato e Juazeiro do Norte, sendo três delas, a partir da inauguração da unidade Dunas, no modelo Mercadão.
Campanha sorteia carro e moto para novos matriculados em autoescolas
O Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfcs) lança a campanha “CNH na Mão, Veículo na Garagem” que irá sortear um carro e uma motocicleta 0 quilômetros entre os alunos que se matricularem nos Centros de Formação para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em qualquer categoria.
O presidente do Sindicato, Eliardo Martins, explica que todos os alunos que se matricularem nas autoescolas credenciadas pelo Detran – CE e participantes da campanha, até dezembro de 2022, irão concorrer. Ao todo, 231 autoescolas do estado estão habilitadas. O sorteio acontecerá no final do ano.
Eliardo explica, ainda, que a campanha surgiu como uma forma de incentivar o cidadão a entrar no processo de habilitação. “É a primeira vez que realizamos uma promoção desse porte. A intenção é premiar os alunos, principalmente porque os valores dos carros e motocicletas subiram bastante nos últimos meses e nem todo mundo que tira habilitação tem condições de comprar”, diz. Para ter acesso ao regulamento completo, acesse: www.sindcfcs.com.br ou as redes sociais @sindcfcsce.
São Paulo – Funcionários da Enel fazem manutenção em poste de energia elétrica no bairro de Pinheiros.
Governo anuncia fim da tarifa extra para consumidores de energia
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira , 06, o fim da bandeira de escassez hídrica, em vigor desde setembro do ano passado, e que gerava uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Com o fim da bandeira, não haverá mais cobrança de taxa extra na conta de luz. A medida entra em vigor a partir do dia 16 de abril, informou o presidente.
“Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/04. A conta de luz terá redução de cerca de 20%”, postou Bolsonaro nas redes sociais. Em seguida, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou uma nota oficial com o mesmo teor das postagens do presidente sobre o assunto.
A tarifa extra foi aprovada em meio à crise hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país em 2021. As usinas são a principal fonte geradora de energia elétrica no país. De acordo com o governo federal, foi a pior seca em 91 anos.
“Em 2021, o Brasil enfrentou a pior seca já registrada na história. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais. Com o esforço dos órgãos do setor, o país conseguiu superar esse desafio, os reservatórios estão muito mais cheios que no ano passado e o risco de falta de energia foi totalmente afastado”, diz a nota do MME, também reproduzida pelo presidente da República.
Segundo a nota, o reservatório da usina de Furnas terminou o mês de março acima de 80% de seu volume útil. O governo também informou a retomada da operação da Hidrovia Tietê-Paraná, que ficou interrompida por sete meses.
Já havia uma previsão de que a bandeira de escassez hídrica, patamar mais alto já adotado pelo governo, terminaria no final deste mês, mas a medida anunciada pelo MME e pelo presidente Jair Bolsonaro antecipa a redução em cerca de 15 dias. A perspectiva do governo é de que a bandeira verde vigore até o final do ano.
Move Ceará encontra setor produtivo do Sertão Central para debater prioridades para o desenvolvimento da macrorregião
O Move Ceará, projeto da Assembleia Legislativa do Ceará e da plataforma de negócios TrendsCE, chega à macrorregião do Sertão Central, formada por treze municípios, para debater estratégias prioritárias para o desenvolvimento econômico local. Representantes dos setores produtivos do Agronegócio e Agricultura Familiar, Turismo, Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) participarão dos encontros que irão acontecer na próxima quinta, 7 e sexta, 8, em dois municípios: Quixeramobim e Quixadá.
Os encontros acontecerão em dois locais: no dia 7 o auditório da escola Coronel Humberto Bezerra, em Quixeramobim, receberá, às 10h, representações dos setores de Agricultura Familiar, Agronegócio e Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Os setores de Turismo e Saúde terão suas demandas ouvidas no mesmo local, à tarde, a partir das 13h. Na sexta, 8, o Move Ceará se reúne com o setor de TICs, às 10h, na sala Multiuso do campus da UFC de Quixadá.
O território do Sertão Central abrange uma área de 15.678,4 km² e é formado pelos municípios de Banabuiú, Choró, Quixadá, Quixeramobim, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole. A população total corresponde a 374.160 habitantes, sendo que 43,83% deste total vivem em áreas rurais, ou seja, aproximadamente 164.000 habitantes, de acordo com levantamento feito pelo IBGE em 2020.
Entre as vocações econômicas da macrorregião, a agropecuária ocupa destaque, sobretudo por pela significativa parcela de população rural. Dentre os municípios nos quais a atividade econômica tem maior participação, destaca-se Milhã, com percentual de 29,99% de participação agropecuária na economia local registrado em 2018 pelo Ipece. Em 2019, a macrorregião alcançou a participação de 2, 64% no PIB do Ceará. A pecuária leiteira movimenta a economia local, com destaque para o município de Quixeramobim, que produz em média 200 mil litros diários.
O destaque da macrorregião na economia cearense ainda se evidencia pela potencialidade de crescimento da macrorregião como polo de desenvolvimento tecnológico, atraindo o investimento de grandes nomes do setor da tecnologia da inovação do País.
O município de Quixadá é referência em formação no Estado e conta com 51 cursos de graduação em diversas instituições como UFC, IFCE, UECE e outras instaladas na região. Marcado para o dia 7 de abril, o encontro no Sertão Central reunirá os principais representantes do setor produtivo de Agronegócio e Agricultura Familiar, Saúde, Turismo e Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) para pensar em ações de fomento à economia da macrorregião.
Entre os temas que serão discutidos para o desenvolvimento regional do Sertão Central, destacam-se ainda o desenvolvimento da economia da ovinocaprinocultura, da pecuária bovina leiteira, o desenvolvimento da economia do mel e a geração de emprego e renda.
Fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE revisitou importantes planos de desenvolvimento econômico em execução no Ceará. A partir do diagnóstico já realizado pelos estudos, o projeto se dedica à priorização de ações de curto prazo por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do Estado a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense.
Calendário
Nos próximos meses, o Move Ceará continuará sua rota estratégica pelas macrorregiões cearenses. Haverá encontros nos municípios de Iguatu (Centro Sul), Itapipoca (Litoral Oeste/Vale do Curu), Tianguá (Serra da Ibiapaba), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns) e Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe).
Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará estará disponível na plataforma Move Ceará (www.movece.com.br), que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.
Encontro Move Ceará – Macrorregião Sertão Central
Data: 7 de abril de 2022
Local: Escola Humberto Bezerra – Auditório. R. Cel. Teófilo Lessa, 2276 – Quixeramobim
Horário: 10h – Agronegócio e Agricultura Familiar e TICs /13h – Turismo e Saúde
Data: 8 de abril de 2022
Local: UFC – Campus Quixadá – Sala Multiuso. Av. José de Freitas Queiroz, 5003 – Quixadá