Projeto Sinergia da Aecipp debate águas de reuso, dessalinização e hidrogênio verde

A Aecipp realizou, nesta terça-feira (07), a 14° edição do projeto Sinergia. O evento contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre associados e autoridades, que participaram das palestras do presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, e do conselheiro de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Jurandir Picanço. O evento marcou ainda o lançamento da Revista Ótimo – Panorama Pecém, uma publicação do Grupo Otimista, em parceria com a Aecipp.

“O Sinergia é um momento para negócios sustentáveis. Geramos valor pensando no desenvolvimento das comunidades e da região de maneira harmônica. Aproveito para agradecer a todas as Associadas, colaboradores e membros do Conselho de Administração. São vocês quem nos ajudam a construir diariamente nossa Associação”, destacou Eduardo Amaral, presidente da Aecipp.

Abrindo as palestras, Jurandir Picanço ressaltou o papel do hidrogênio verde (H2V) para ajudar a reduzir as emissões de gases do efeito estufa. “O hidrogênio está em abundância na natureza e as formas sustentáveis serão utilizadas para a descarbonização de determinados setores”, explicou, apresentando diversas pesquisas e levantamentos de instituições internacionais sobre a transição energética a partir do H2V. 

Nesse contexto, o Nordeste aparece como um mercado de grande potencial para esse mercado. “Temos aqui a melhor geração de energia eólica e solar do país. O hidrogênio verde produzido a partir dessas fontes pode ser armazenado e transportado. Em larga escala, o gás terá grande importância globalmente”, acrescentou.

Em sua apresentação sobre águas de reuso e dessalinização, Neuri Freitas destacou o potencial do mercado do saneamento no país e explicou os projetos desenvolvidos pela Cagece que estão em andamento, bem como as possibilidades de novas iniciativas que projetam ações complementares de abastecimento de água tanto para a indústria como para a sociedade. “O marco legal do saneamento abre mais portas ao setor privado. Isso nos permitirá a universalização dos serviços”.

O histórico irregular das chuvas nos últimos anos e perspectivas de quadras chuvosas irregulares alertam para a necessidade de diversificar a matriz hídrica. Nesse sentido, a Cagece pensou em reuso de esgoto para atender o CIPP e a dessalinização a fim de atender a população. “É necessário que façamos esse movimento para nos antecipar a cenários mais desafiadores”, explicou. 

Panorama Pecém

Durante a 14ª edição do Projeto Sinergia, aconteceu o lançamento do Panorama Pecém, projeto que apresenta o Complexo do Pecém e suas principais empresas em conteúdo editorial bilíngue multiplataforma com Revista, Jornal, TV e Web. Um conteúdo rico e didático, que aproxima o público e serve de portfólio para o grande pilar de desenvolvimento do Ceará.

O presidente do Grupo Otimista, Adriano Nogueira, destacou a importância da região para o Estado. “Muitas pessoas ouvem falar no Pecém, mas não entendem como ocorre o desenvolvimento. A revista visa explicar e trazer luz às diversas iniciativas que ocorrem na região”, destacou.

Compartilhe nas redes sociais!