Projeto Surf Resgatando Sonhos encerra quarto ciclo mudando vidas no Ceará e lança documentário sobre histórias inspiradoras
“Histórias que Marcam” conta a história de jovens que tiveram a vida transformada através das oportunidades proporcionadas pela Lei de Incentivo ao Esporte
O Projeto Surf Resgatando Sonhos encerra, neste mês de outubro, seu quarto ciclo de atividades, A iniciativa, que utiliza o surfe como ferramenta de inclusão, educação e desenvolvimento pessoal, é realizada com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e, desde 2019, já beneficiou mais de duas mil crianças e jovens de comunidades vulneráveis de Fortaleza, celebrando o esporte como meio de transformação social.
Desde o início das atividades, o Surf Resgatando Sonhos promove aulas de surfe, oficinas de sustentabilidade e ações voltadas ao fortalecimento da cidadania e da convivência comunitária. O projeto atua nas praias da Barra do Ceará, Leste-Oeste e Titanzinho, locais historicamente marcados por desafios sociais, mas também reconhecidos como berços de talentos do surfe cearense. Em ciclos anteriores, já aconteceu também na Praia do Futuro e na Taíba, no município de São Gonçalo do Amarante.
O Projeto é chancelado pela Associação Brasileira de Esporte, Cultura e Educação (ABECE) e gerenciado pela Proativa Consultare, com patrocínio integral da Enel Brasil, durante os quatro ciclos do projeto. “O surfe ensina muito mais do que a técnica sobre a prancha. Ele traz valores que os jovens aprendem no projeto e levam para casa e para a vida, essa é a nossa maior conquista”, destaca a presidente da ABECE, Carol Teles.
O Projeto ainda dedica aulas específicas para Pessoas Com Deficiências (PCD’s). Em um ou dois dias da semana, turmas são montadas, e os professores fazem o acompanhamento desse público nas aulas. Ao todo, mais de 200 PCD’s já foram atendidos pelo Projeto, nos diferentes núcleos. O Projeto ainda disponibiliza todo o equipamento necessário para os alunos gratuitamente, como pranchas e camisas.
Documentário
O encerramento do projeto marca também o lançamento do documentário “Histórias que Marcam”, uma produção que retrata o impacto do projeto na vida de participantes que encontraram nas ondas do surfe novas perspectivas de futuro. O documentário apresenta depoimentos de jovens e familiares que tiveram suas trajetórias transformadas pelas oportunidades criadas pelo programa.
Para Carol Teles, que também é coordenadora do projeto, o encerramento do ciclo simboliza a continuidade de um trabalho coletivo em prol da transformação social. “O surfe é o ponto de partida, mas o que realmente nos move é ver o brilho nos olhos de cada jovem ao perceber que é capaz de ir além. O documentário ‘Histórias que Marcam’ mostra exatamente isso: como o esporte, aliado à educação, pode mudar destinos”, destaca a coordenadora.
O evento de encerramento e a exibição do documentário acontecerá nesta quarta-feira (22), às 17h30, na Barraca Sunrise, na Praia do Futuro e reunirá participantes, famílias, patrocinadores e parceiros.
Profissionais capacitados
O Projeto Surf Resgatando Sonhos, assim como os demais projetos realizados pela Abece, possuem profissionais capacitados e dedicados às aulas. São professores, oceanógrafos e biólogos contratados exclusivamente para os devidos projetos, reafirmando o compromisso com a execução de qualidade e o cuidado com os jovens participantes.
Antes de iniciar qualquer projeto, a Abece realiza com os profissionais contratados curso de primeiros socorros e capacitações técnicas específicas. “Tudo isso é possível através da Lei de Incentivo ao Esporte. Agradecemos muito as empresas que nos apoiam e tornam possível esse sonho de fazer do mundo um lugar melhor através do esporte e cidadania. É gratificante ver o sorriso no rosto dos pais e das crianças, tanto quando terminamos um ciclo, com todo aprendizado adquirido, como quando começamos um novo, com todas as possibilidades que estão por vir”, finaliza a presidente da Abece, Carol Teles.
Sobre a ABECE
A Associação Brasileira de Esporte, Cultura e Educação – ABECE é uma associação localizada no estado do Ceará que tem, em sua presidente, Carol Teles, mais de 10 anos de experiência promovendo ações esportivas para o desenvolvimento do esporte e cultura dos mais diversos públicos, e em várias cidades cearenses.
A ABECE realiza projetos através da captação de recursos da Lei de Incentivo ao Esporte nas modalidades futsal, surfe, tênis de mesa, vôlei, kitesurf, treinamento funcional, dentre outras formando, além de atletas, cidadãos.
Serviço
Encerramento do 4º ciclo do Projeto Surf Resgatando Sonhos e lançamento do documentário “Histórias que Marcam”
Data: 22/10
Horário: 17h30
Local: Barraca Sunrise – Av. Clóvis Arrais Maia, 4987 – Antônio Diogo, Fortaleza – CE