Troféu Empreender 2023 premia empreendedora beneficiada pela Prefeitura de Fortaleza
A microempreendedora Suliane Alves, que trabalha com vendas online de calçados, foi uma das três empreendedoras vencedoras do Troféu Empreender 2023, na categoria MEI. A cerimônia de premiação foi realizada nesta quarta-feira (06/12), no auditório do Sebrae Ceará, na Praia de Iracema. Suliane é beneficiária dos programas Nossas Guerreiras e Fortaleza Capacita da Prefeitura de Fortaleza.
A empreendedora trabalhava como operadora de caixa em supermercado no Mondubim. Em 2021, desenvolveu fibromialgia – que é uma doença autoimune, que causa dor intensa musculares e perda de memória. Teve que sair do trabalho e para que tivesse uma renda para sustento dos três filhos, buscou alternativas de trabalho remoto, através das redes sociais.
“Quando saí do mercado formal comecei a trabalhar no ramo de calçados fabricados artesanalmente, tais como sandálias rasteirinhas. Em 2022 fiquei sabendo do Programa Nossas Guerreiras através de uma amiga. Busquei informações no Centro de Referência do Empreendedor do Bom Jardim e me inscrevi”, conta a empreendedora.
Após buscar orientações no CRE do Bom Jardim, a empreendedora se capacitou com o curso de “Elaboração de Propostas de Negócios” e solicitou o crédito orientado de R$ 3 mil, que fortaleceu o seu negócio. “Hoje trabalho com grandes marcas em minha loja online (@sulianecalcados) e pude expandir o leque de produtos: hoje vendo tênis, sandálias, sapatos e produtos infantis. Tudo é feito através das redes sociais”, comemora.
Em 2023 a empreendedora fez vários cursos ofertados pelo Programa Fortaleza Capacita: marketing digital, gestão financeira, vendas através de Instagram, atendimento ao cliente e planejamento. “Hoje consigo viver do negócio e sustentar minha família. O trabalho funciona como terapia ocupacional para mim”, contenta-se.
Troféu Empreender 2023
O Troféu Empreender foi criado para incentivar o empreendedorismo e a formalização dos pequenos negócios. Um dos principais objetivos é reconhecer empreendedores enquadrados na Lei Geral da Micro e da Pequena Empresa que tenham se destacado pela atuação mercadológica, gestão sustentável, inovação, competitividade e relacionamento institucional. Na categoria MEI, o prêmio foi entregue pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.
A premiação está dividida em três categorias: Microempresa, Pequena Empresa e MEI. O troféu também é entregue a uma personalidade empreendedora do ano, gestor público ou privado, cuja atividade tenha sido relevante para o desenvolvimento da economia. O Troféu Empreender é uma realização do Grupo de Comunicação O Povo, sob a coordenação-geral de Nazareno Albuquerque. A iniciativa tem o patrocínio do Sebrae Ceará.
A escolha dos vencedores desta edição foi feita a partir da votação de representantes das seguintes instituições: Banco do Nordeste (BNB), Banco Palmas, Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Federação das Entidades de Micro e Pequenas Empresas (Femicro), Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza (SDE) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE).