Voltas às aulas: respiração bucal pode dificultar sono e desempenho escolar das crianças

Com o retorno às aulas, um tema que merece atenção é o sono infantil.  Um sono saudável não apenas revitaliza o corpo, mas também consolida a aprendizagem e a memória. A ortodontista Carolina Cavalcante destaca que um repouso adequado tem um papel crucial no desenvolvimento físico e cognitivo dos pequenos.

“Para as crianças, que estão constantemente absorvendo novos conhecimentos, ter uma boa noite de sono é fundamental. Um sono desregulado pode impactar significativamente na assimilação de conteúdo, na prática do esporte, na vontade de  ir para a escola e na socialização”, ressalta.

A ortodontista alerta especificamente para a importância dos pais identificarem sinais e sintomas que possam indicar a respiração bucal nas crianças, que é uma grande vilã no crescimento e no desenvolvimento do indivíduo.

“Crianças que respiram pela boca, babam o travesseiro ao dormir, roncam, se mexem muito durante o sono ou apresentam sonolência diurna e irritabilidade, podem estar enfrentando dificuldades para descansar. Isso pode atrapalhar o aprendizado escolar, nas atividades extracurriculares e na socialização. O diagnóstico precoce é crucial e começa com o olhar dos pais ou cuidador”, reforça.

Carolina destaca que a ortodontia desempenha um papel importante, contribuindo no tratamento desses e outros maléficos da respiração bucal. “Deficiência no crescimento dos ossos da face, impactando no encaixe dos dentes e assim, desenvolvendo más oclusões e prejudicando as funções de respiração. Nesses casos, a intervenção ortodôntica não apenas corrige questões estéticas, mas também contribui para um resgate de um sono adequado durante o repouso noturno”, conclui.

Compartilhe nas redes sociais!