Cimento Apodi lança seu terceiro Relatório de Sustentabilidade

Seguir investindo cada vez mais em fontes alternativas de geração de energia, tecnologias de melhoramento do concreto e adoção de soluções sustentáveis: essa é uma das propostas da Cimento Apodi ao lançar seu Relatório de Sustentabilidade 2021, no fim de junho.

A publicação também marca os 10 anos de atuação da empresa no Norte e Nordeste do Brasil. Bilíngue, com 126 páginas, o Relatório de Sustentabilidade da Cimento Apodi entra no seu terceiro ano de edição e traz, em seis capítulos, os números de mercado da empresa no ano, os investimentos em tecnologia, inovação, saúde dos colaboradores e as ações executadas nas áreas ambiental, social e de governança, intercaladas com as histórias dos parceiros e stakeholders.

“Toda a metodologia utilizada na estrutura da edição está voltada para o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e, regionalmente, com o Ceará 2050. O aumento da substituição energética térmica de 7% para 16% em nossa unidade foi um grande passo alcançado em 2021, o que permitiu a produção de energia elétrica própria, o que fazemos com os gases quentes reutilizados nos fornos. Focamos na inovação, mas continuamos olhando, mais que nunca, para as pessoas. São elas que constroem diariamente o sucesso da empresa. Ter pessoas comprometidas em transformar o futuro é meu grande orgulho dentro da Cimento Apodi”, declara o CEO Emmanuel Mitsou na mensagem do presidente.

O documento completo está disponível em https://www.cimentoapodi.com.br/sustentabilidade/

Relacionamento com as comunidades e doações emergenciais

Na área de responsabilidade social, 2021 foi marcado pelo segundo ano de enfrentamento da COVID-19 e de retomada dos projetos sociais mediante protocolos sanitários de combate à pandemia.

No ano, cerca de 7,4 mil pessoas foram beneficiadas com projetos sociais, como o Construindo o Saber (projeto de elevação escolar para Ensino Fundamental e Médio, em parceria com o SESI/CE), Mulheres Empreendedoras (de geração de renda para mulheres da comunidade do Bom Sucesso em Quixeré/CE), Projeto Carnaúba (produção de biomassa, visando gerar renda para os produtores rurais e substituir o combustível fóssil), ações de combate à pandemia (com doação de cestas básicas e kits de higiene) e voluntariado (com ações dos colaboradores, em prol do desenvolvimento social de entidades e comunidades socialmente vulneráveis do entorno das fábricas).

“As doações não são atividades rotineiras previstas pela área de Responsabilidade Social da Cimento Apodi. Entretanto, devido ao agravamento das condições sociais e financeiras devido à instabilidade causada pela pandemia da COVID-19, o Comitê Gestor de Sustentabilidade aprovou, durante todo o ano de 2021, a realização de doações a associações comunitárias, ONGs e entidades com finalidade pública localizadas próximas às unidades fabris da companhia”, esclarece Gisele Sestren, gerente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade da Cimento Apodi. 

Foram realizadas doações de cimento (1.290 sacos), 240 m3 de concreto, cinco capacetes Elmo, 80 kits de higiene contra COVID, 400t de escória granulada de aciaria e blend cimentício e em dinheiro (R$ 56.329) para entidades como Associação Bom Sucesso, Prefeitura de Quixeré, Hospital Municipal de Quixeré, AECIPP, Memorial Carnaúba, Associação Viva Vida e outras.

Veridiana Brasileiro e Andréa Dall’Olio lançam livro e nova edição da exposição “Novos Olhares para Monalisa”

A exposição Novos Olhares para Monalisa apresenta, a partir do próximo dia 6 de agosto, a 21º edição, com coleção de Veridiana Brasileiro e curadoria de Andréa Dall’Olio Hiluy. A cerimônia de abertura acontece na Casa de José de Alencar, onde a coleção segue até o dia 31 de agosto, com patrocínio do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Grupo Marquise e Hapvida.

A nova edição da exposição celebra, também, o lançamento do livro e site “Novos Olhares Para Monalisa, Coleção Veridiana Brasileiro”, que torna pública a história e coleção da médica apaixonada por arte, incluindo algumas das releituras de Monalisa. Cerca de 375 obras de 197 artistas cearenses estão contidas no livro. 

Para a mostra expositiva, foram selecionadas obras de artistas cearenses inéditas em Fortaleza. “Este projeto tem um alcance relevante, com capacidade de sensibilizar a população, já que estamos falando de uma figura icônica, a obra de arte mais famosa do mundo com uma história emblemática. É um projeto educativo, de fácil assimilação, mesmo para quem não tem convívio com a arte”, pontua a curadora Andréa Dall’Olio.

Andréa explica que releituras são baseadas no processo de recriação, a partir de um posicionamento crítico do artista, com conceitos que possibilitam novos significados aos materiais. “É uma reflexão acerca da obra de arte original em que o artista coloca sua identidade na produção”, ressalta.

Sobre a Exposição Novos Olhares para Monalisa

A primeira edição da exposição “Novos Olhares para Monalisa” aconteceu há 07 anos. A coleção, pertencente à Veridiana Brasileiro, médica cearense, é formada por mais de 600 releituras de artistas cearenses, nacionais e internacionais, que representam a maior parte da coleção, possibilitando, inclusive, um recorte contemporâneo da atividade artística do estado. A partir de 2015, as obras passaram a ser expostas – já são 20 exposições pelo Ceará, com mais de 40 mil visitas na capital e municípios do interior.

Serviço

Exposição Novos Olhares para Monalisa – 21º edição

Abertura: 6 de agosto

Horário: 10h às 14h

Local: Casa de José de Alencar, sala Valdelice Girão (Av. Washington Soares, 6055)

Visitação: até 31 de agosto

Horário: Segunda à sexta-feira, de 8h às 17h; aos sábados, de 08h às 12h

Agendamento de visitas em grupo pelo site: https://bit.ly/3zJZXRm

Fone: (85) 3366.9276

Acesso gratuito e aberto ao público.

Meu Bairro Empreendedor chega ao Planalto Ayrton Senna

As obras do projeto Meu Bairro Empreendedor estão ganhando as ruas da Capital. Nesta quarta-feira (13/07), o prefeito em exercício Élcio Batista assinou a ordem de serviço dando início às intervenções do projeto e, desta vez, o bairro beneficiado será o Planalto Ayrton Senna.
De acordo com Élcio Batista, o projeto Meu Bairro Empreendedor atua em duas frentes, aliando a promoção de melhores condições urbanísticas para a população de Fortaleza e o fomento da economia local em bairros periféricos.

“A primeira finalidade do projeto é reduzir as desigualdades espaciais de Fortaleza, fazer com que toda a cidade tenha a mesma infraestrutura, independente de onde você more. Outro ponto fundamental é o fortalecimento das atividades econômicas do próprio bairro. A gente tem aqui a possibilidade das pessoas terem emprego, renda, capacitação e empreendimento”, destacou Élcio.

Como pontuou Rodrigo Nogueira, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o projeto visa requalificar e urbanizar as principais vias comerciais dos bairros contemplados, trazendo oportunidades de emprego e renda. Ainda de acordo com o secretário, após o término das intervenções nas vias urbanas, o Planalto Ayrton Senna também receberá um Centro de Referência do Empreendedor.

“Em todos os bairros que levamos o Meu Bairro Empreendedor, vemos a mesma realidade, que são ruas com comércio bem pungente. A obra aqui será feita em partes, de dois em dois meses, para não parar o comércio local. Mais para frente, iremos também trazer o Centro de Referência do Empreendedor, com todos os serviços da SDE, cursos de capacitação e espaço de coworking”, informou o secretário.

As obras na região irão contemplar as ruas Joaquim dos Anjos, Quixadá e a avenida Chico Mendes, totalizando mais de 13 mil m² de novas intervenções urbanísticas. No local, a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) já realizou a requalificação da rua Antônio Pereira, e as novas intervenções seguirão o mesmo modelo.

Com investimentos de R$ 2 milhões, as obras preveem nova pavimentação em piso intertravado, drenagem, paisagismo, itens de acessibilidade como rampas, piso tátil e passagem elevada para pedestres, e a instalação de novos mobiliários urbanos, proporcionando mais conforto, comodidade e segurança para quem frequenta o local.

“Uma parte desse projeto já foi entregue, que é a rua Antônio Pereira, onde se tem uma escola municipal e um posto de saúde. A partir da próxima semana, iremos nos mobilizar e, de fato, trabalhar nas ruas de comércio, Quixadá e Joaquim dos Anjos. Nosso objetivo é dar acessibilidade para que as pessoas possam andar e chegar nos comércios e melhorar o pavimento e trânsito dos veículos”, comentou Samuel Dias, titular da Seinf.

Maria José de Souza Silva, de 54 anos, trabalha há 25 anos na feira do Planalto Ayrton Senna e comercializa mudas de plantas. Ela comemorou a requalificação que foi realizada na rua Antônio Pereira e está ansiosa para que as outras vias também recebam as mesmas intervenções.

“Eu acho maravilhoso, o bairro da gente só tem a melhorar com o projeto. Se as obras forem feitas do mesmo jeito do que a foi feita na rua Antônio Pereira, também vai melhorar muito a nossa feira, pois está tudo mais fácil depois delas”, celebrou a comerciante.

As obras serão executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e terão prazo de duração de 12 meses. Atualmente, o projeto Meu Bairro Empreendedor já beneficiou os bairros Bom Jardim, Vicente Pinzon e Serviluz, e está com obras em andamento no Vila Velha, Pirambu, Parque Santana (Mondubim), Messejana e José Walter.

Unifametro abre inscrições para mais de 65 cursos gratuitos de férias

O Centro Universitário Fametro (Unifametro) está com inscrições abertas para mais de 65 cursos gratuitos de curta duração nas áreas da Saúde, Medicina Veterinária, Engenharia, Recursos Humanos, Ciências Contábeis, Direito, Gestão, e outras. As aulas acontecem no período de 21 de julho a 05 de agosto. De forma gratuita, as formações são voltadas para colaboradores, alunos e comunidade externa.

Segundo a coordenadora de Extensão e Responsabilidade Social da Unifametro, Roberta Mapurunga, os cursos de férias são uma excelente oportunidade de capacitação. “Nosso objetivo é fazer com que alunos, funcionários e toda a comunidade possam também aproveitar esse tempo livre para obter um aperfeiçoamento profissional, além de adquirir novos conhecimentos e ampliar o networking”, ressalta.

Algumas aulas acontecem de forma presencial, nos campi Carneiro da Cunha, Conselheiro Estelita, Maracanaú e Cascavel, outras, no canal oficial da instituição no YouTube. As inscrições podem ser feitas através do site unifametro.edu.br/cursosdeferias/.

Confira a programação completa: 

21/07, às 8h – ANATOMIA DO SISTEMA ARTICULAR (PRESENCIAL – CONSELHEIRO ESTELITA)

21/07, às 8h – MITOS E VERDADES DO ULTRASSOM NO TRATAMENTO DAS DISFUNÇÕES ESTÉTICAS (PRESENCIAL – CONSELHEIRO ESTELITA)

21/07, às 10h – O TOQUE TERAPÊUTICO AO INDIVÍDUO EM FINAL DE VIDA (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

21/07, às 14h – WORKSHOP: 5 PASSOS FUNDAMENTAIS PARA A ELABORAÇÃO DE UM TCC (PRESENCIAL – MARACANAÚ)

21/07, às 19h – REORGANIZANDO SUAS FINANÇAS PESSOAIS (REMOTO)

22/07, às 8h – EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS NAS DISFUNÇÕES MÚSCULO ESQUELÉTICAS E ARTICULARES (PRESENCIAL – CONSELHEIRO ESTELITA)

22/07, às 8h – PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS PARA ENDURANCE (PRESENCIAL – CONSELHEIRO ESTELITA)

22/07, às 8h – GÊNERO, VIOLÊNCIA CONTRA MULHER E SERVIÇO SOCIAL (PRESENCIAL – MARACANAÚ)

22/07, às 9h – SAÚDE SEXUAL/REPRODUTIVA DO ADOLESCENTE E PROTAGONISMO DA FAMÍLIA E DA ESCOLA (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

22/07,  às 13h – AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA PRÁTICA (PRESENCIAL – CONSELHEIRO ESTELITA)

22/07, às 16h30 – SEGURANÇA DO PACIENTE PARA CUIDADORES DOMICILIARES (REMOTO)

22/07, às 19h – DESNORMALIZANDO A NORMALIDADE – PITACOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS PARA A VIDA COTIDIANA (REMOTO)

23/07, às 9h – CRIME DE STALKING (REMOTO)

23/07, às 9h – CURSO PREPARATÓRIO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA CFC 2022.2 (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

25/07, às 8h – PLANEJAMENTO VIRTUAL PARA CIRURGIA ORTOGNÁTICA (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

25/07, às 8h – A ARTE DE ESTUDAR (REMOTO)

25/07, às 8h – PEELINGS QUÍMICOS (PRESENCIAL – CONSELHEIRO ESTELITA)

25/07, às 9h – TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVER A MEMÓRIA E FORTALECER A APRENDIZAGEM (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

25/07, às 14h – PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS (PRESENCIAL – CONSELHEIRO ESTELITA)

26/07, às 8h – DIAGNÓSTICO BUCAL: A IMPORTÂNCIA DA IMAGINOLOGIA (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

26/07, às 8h – QUAL É O MEU RISCO CARDIOVASCULAR? (PRESENCIAL – CONSELHEIRO ESTELITA)

26/07, às 9h – ACONSELHAMENTO GENÉTICO: COMO E PORQUE FAZER? (PRESENCIAL – CONSELHEIRO ESTELITA)

26 E 27/07, às 9h – DESPERTANDO PARA A IMPORTÂNCIA DO CRESCIMENTO E DO DESENVOLVIMENTO DO MEU FILHO: EU SOU CAPAZ DE CUIDAR (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

26/07, às 9h – PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO PARA ENDURANCE (PRESENCIAL – CASCAVEL)

26/07, às 9h – VAMOS APRENDER A FAZER UMA AUTOMAQUIAGEM? (PRESENCIAL – CONSELHEIRO ESTELITA)

26/07, às 10h – FAKE NEWS: O QUE FAZER PARA NÃO PREJUDICAR A SUA SAÚDE (REMOTO)

26/07, às 15h – MONTANDO SEU PRIMEIRO DASHBOARD COM O GOOGLE DATA STUDIO (REMOTO)

26/07, às 19h – MOTIVO DO MINDSET FIXO X MINDSET DE CRESCIMENTO (REMOTO)

26/07, às 19h – INSPIRA, RESPIRA E NÃO PIRA: COMO LIDAR COM A ANSIEDADE NO DIA A DIA (REMOTO)

26/07, às 19h – INTRODUÇÃO DE AUDITORIA EM RH E SEUS CUIDADOS PARA MELHORIA DOS PROCESSOS (REMOTO)

27/07, às 8h – ANIMAIS PEÇONHENTOS (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

27/07, às 8h – CISTOS E TUMORES ODONTOGÊNICOS: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

27/07, às 8h – AONDE OS AROMAS PODEM TE LEVAR? (PRESENCIAL – CONSELHEIRO ESTELITA)

27/07, às 8h – SELEÇÃO DE REPRODUTORES NA CAPRINOVINOCULTURA (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

27/07, às 8h – CURSO PRÁTICO DE USO DE BALANÇAS E VIDRARIAS EM LABORATÓRIO (PRESENCIAL – CONSELHEIRO ESTELITA)

27/07, às 10h – INSULINA E SUAS FUNÇÕES FISIOLÓGICAS NO CORPO HUMANO: O QUE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE DEVE SABER? (PRESENCIAL – CONSELHEIRO ESTELITA)

27/07, às 10h30 – CIRURGIÃO-DENTISTA E O MERCADO DE TRABALHO: PLANEJAMENTO DE CARREIRA, LIDERANÇA, EMPREENDEDORISMO (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

27/07, às 13h – MICOSES CUTÂNEAS DE CÃES E GATOS (REMOTO)

27/07, às 18h – PRÁTICA LÚDICAS NA INFÂNCIA (PRESENCIAL – CASCAVEL)

28/07, às 8h – TECNOLOGIA E TRATAMENTO ENDODÔNTICO: ATUALIDADES (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

28 E 29/07, às 9h – MAPEAMENTO, MODELAGEM E PROCESSOS COM BIZAGI PARA GESTÃO DE PESSOAS (PRESENCIAL – MARACANAÚ)

28/07, às 9h – OFICINA DE AFERIÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL (PRESENCIAL – CONSELHEIRO ESTELITA)

28/07, às 14h – PRIMEIROS SOCORROS: O QUE O FISIOTERAPEUTA PRECISA SABER (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

28/07, às 15h – É VERDADE OU FAKE NEWS? O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO (PRESENCIAL – MARACANAÚ)

28/07, às 19h – CRESÇA NA CARREIRA COM NOVAS COMPETÊNCIAS DO MUNDO VUCA (REMOTO)

29/07, às 8h – PERITO ODONTOLÓGICO: CARREIRA DE PERITO DA POLÍCIA CIVIL (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

29/07, às 8H – INTRODUÇÃO AOS CUIDADOS PALIATIVOS EM IDOSOS (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

29/07, às 10h – METABOLISMO DO ÁLCOOL: O QUE PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE PRECISAM SABER? (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

30/07, às 8h – CONHECENDO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL NO SISTEMA FORTES (PRESENCIAL – MARACANAÚ)

01/08, às 8h – LIBERAÇÃO MIOFASCIAL: O TOQUE TERAPÊUTICO NO ALÍVIO ÁLGICO (PRESENCIAL – CONSELHEIRO ESTELITA)

01/08, às 14h30 – SAÚDE MENTAL DA INFÂNCIA E DO ADOLESCENTE: REFLEXÕES SOBRE A ATUALIDADE (REMOTO)

02/08, às 8h – MANEJO DE TEMPO E PRODUTIVIDADE SAUDÁVEL (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

02/08, às 8h – APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO EM FERIDAS, INCONTINÊNCIAS E ESTOMIAS DE ELIMINAÇÃO: MANEJO DE FERIDAS AGUDAS E COMPLEXAS (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

02/08, às 9h – 5 PASSOS DE COMO ACALMAR O BEBÊ (PRESENCIAL – CONSELHEIRO ESTELITA)

02/08, às 10h – APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO EM FERIDAS, INCONTINÊNCIAS E ESTOMIAS DE ELIMINAÇÃO: PRÁTICAS COMPLEMENTARES NA AVALIAÇÃO DE FERIDAS (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

02/08, às 13h30 – PROTOCOLO ASSISTENCIAL DE PRONAÇÃO EM PACIENTES CRÍTICOS (PRESENCIAL – CONSELHEIRO ESTELITA)

02/08, às 14h – APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO EM FERIDAS, INCONTINÊNCIAS E ESTOMIAS DE ELIMINAÇÃO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO MANEJO DAS ESTOMIAS DE ELIMINAÇÃO (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

02/08, às 14h – ESCRITA ACADÊMICA – DICAS E USOS (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

02/08, às 16h – APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO EM FERIDAS, INCONTINÊNCIAS E ESTOMIAS DE ELIMINAÇÃO: CUIDADOS BÁSICOS AS PESSOAS COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA E ANAL (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

02/08, às 19h – GESTÃO FINANCEIRA COM A CALCULADORA HP-12C (REMOTO)

02/08, às 19h – NOVO PERFIL DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE – HUMANIZAR É PRECISO! (REMOTO)

02/08, às 19h – PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO PESSOAL (PRESENCIAL – MARACANAÚ)

03/08, às 8h – OFICINA APRENDER PARA RECONHECER: COMO IDENTIFICAR AS EMOÇÕES (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

03/08, às 8h – PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

03/08, às 8h – MANUSEIO DA GTT E SNE PARA CUIDADORES (PRESENCIAL – CONSELHEIRO ESTELITA)

03/08, às 19h – BREVE HISTÓRIA DOS FUNDOS EDUCACIONAIS NO BRASIL: FUNDEF, FUNDEB E NOVO FUNDEB (PRESENCIAL – CASCAVEL)

04/08, às 13h – PRESCRIÇÃO DE FITOTERÁPICOS E COMPOSTOS BIOATIVOS NA PRÁTICA DO NUTRICIONISTA ESPORTIVO (PRESENCIAL – CARNEIRO DA CUNHA)

05/08, às 19h – COMO ELABORAR PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA EMPREENDIMENTOS DE QUALQUER PORTE (PRESENCIAL – MARACANAÚ)

Serviço

Cursos de Férias Unifametro

Quando: 21 de julho a 05 de agosto

Inscrições: unifametro.edu.br/cursosdeferias/

Sobre a Unifametro

Com mais de 30 cursos de graduação nas modalidades presencial e online, a Unifametro possui quatro campi em Fortaleza e unidades em Cascavel e Maracanaú – uma estrutura completa, com 6 núcleos de atividades e mais de 50 laboratórios. Para mais informações sobre o vestibular, inscrições e financiamento sem juros, consulte o site seja.unifametro.edu.br.

Shopping em Fortaleza oferece atrações para o fim de semana das crianças

O Shopping Parangaba está proporcionando aos frequentadores do estabelecimento um vasto leque de opções para o mês de julho. Com as tradicionais férias escolares, a programação infantil foi reforçada para que adultos e crianças possam aproveitar de domingo a domingo.

O já conhecido “Parangaba É Show” anima todos os domingos com peças temáticas. As atrações acontecem sempre no piso L2, próximo à Riachuelo, começando às 17h. O evento, promovido em parceria com a Cia. MIX da Alegria é totalmente gratuito. A apresentação teatral “Homem Aranha no Aranhaverso” acontece no próximo dia 17/07.

Além disso, durante toda a semana, o cenário infantil Safari estará funcionando em todo horário de funcionamento do shopping. As crianças podem brincar em infláveis, escorrega, tobogã, obstáculos, piscina de bolinha e muito mais. Os clientes do shopping podem conferir os detalhes do entretenimento nas redes sociais do Shopping Parangaba. 

Serviço

Evento: Parangaba É Show

Data: Todos os domingos de julho

Horário: A partir das 17h

Entrada gratuita

Evento: Cenário Infantil Safari

Data: Durante todo mês de julho

Horário: Conforme funcionamento do shopping

Shopping Iguatemi Bosque prorroga temporada da exposição Render-CE até dia 31 de julho

Fruto da parceria entre a Loja do Bem, do Shopping Iguatemi Bosque, e a Universidade de Fortaleza (Unifor), a Exposição Render-CE foi prorrogada até o dia 31 de julho. A mostra tem visitação gratuita e acontece na Praça do Artesão, próximo à Itamaraty, no piso térreo. Celebrando os 40 anos do Shopping, além da exposição, há um lustre aéreo com 14.640 flores de crochê, em alusão aos dias de abertura do empreendimento, que permanece instalado por tempo indeterminado.

Nesta segunda edição, a mostra apresenta o tema “Ancestralidades e bem-estar: memórias e lembranças afetivas”, refletindo sobre o que há de melhor na cultura cearense, através da reunião de trabalhos de artesãos das comunidades de Moita Redonda e Caponga, do município de Cascavel, interior do Ceará, com apoio de professores e alunos dos cursos de Arquitetura, Engenharia de Produção, Publicidade e Propaganda e Design de Moda da Unifor. Barro, cipó e macramê são alguns dos tipos de artes expostas.

A parceria com o Shopping Iguatemi Bosque é uma ação da Loja do Bem, inaugurada em 2017, como forma de apoiar o artesanato do Ceará. Hoje, a iniciativa do Shopping possibilita o sustento a partir do trabalho artesanal para mais de 300 artesãos de 50 municípios cearenses. 

Serviço

Exposição Render-CE

Praça do Artesão, próximo à Itamaraty, piso térreo

Prorrogada até o dia 31 de julho – Visitação gratuita

Loja do Bem

Localização: ao lado da Sorveteria 50 sabores, no piso térreo do Shopping

Telefone: (85) 3241-1374

WhatsApp: (85) 99113-3001

E-mail: lojadobem@institutodobemceara.com.br

Funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos, das 13h às 21h.

Profissionais alertam para o risco da suplementação por conta própria

Na pandemia, o consumo de vitaminas e suplementos alimentares subiu. Segundo o levantamento realizado no fim de 2020 pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres, o consumo de suplementos alimentares aumentou 10% nos últimos cinco anos. Já um estudo feito pela ePharma revelou que, nos primeiros meses da pandemia, o consumo de vitamínicos cresceu cerca de 30% no Brasil. Mas, e os riscos? 

O médico endocrinologista e docente do Idomed, Rogério Couras, explica que, tanto a reposição quanto a suplementação, devem ter supervisão para evitar má reposição ou intoxicação. “É necessário procurar um especialista para receber orientações em relação a quando suplementar, qual a dose adequada e por quanto tempo a suplementação deve ser mantida”, explica.

Vitamina D 

Ainda durante a pandemia, muitas pessoas começaram a ingerir vitamina D para melhorar a imunidade. Para o professor do Idomed, não adianta a pessoa tomar a vitamina para melhorar a imunidade se ela tem os níveis normais. “A reposição ou suplementação acontece quando há deficiência ou insuficiência de vitamina D, que deve ser visto a partir de diagnósticos laboratoriais. Suplementar em pessoas com níveis normais, além de não melhorar a imunidade, pode causar intoxicação”, afirma Couras. 

O médico explica, ainda, que a suplementação, por exemplo, é mais indicada entre os idosos com algum desgaste ósseo, osteopenia/osteoporose ou em atletas de ponta.  “Se a pessoa tem sintomas como perda de apetite, náuseas e vômitos, seguidos de fraqueza, nervosismo e hipertensão arterial e consome vitaminas e suplementos por conta própria, precisa verificar se não está com um quadro de intoxicação.  Minha avó já dizia: ‘Tudo demais, é veneno!’”, diz.

O endocrinologista diz também que “a reposição de vitaminas deve envolver um diagnóstico responsável, onde são levados em conta os resultados do exame físico, diagnóstico laboratorial e acompanhamento dos resultados da reposição”, alerta complementando que o consumo excessivo de proteínas acidifica o sangue e aumenta as chances de perda de cálcio pela urina. “Isso antagoniza os efeitos da vitamina D nos rins e predispõe a formação de ‘pedras’ nos rins”, pontua. 

Acompanhamento nutricional 

O Professor do curso de Nutrição da Estácio, o nutricionista Phelipe Aureswald do Amaral explica que “só é necessário suplementação caso o consumo de nutrientes provenientes da alimentação for insuficiente ou tenha necessidade especial para esse consumo que pode ser, por exemplo, alguma doença crônica ou prática de atividades físicas que exijam um rendimento maior. Esse consumo, então, deve ser avaliado por um nutricionista”, explica o professor. 

Amaral afirma, também, que o consumo excessivo de nutrientes pode causar hipervitaminoses ou sobrecarga hepática ou renal, que podem ser causadas pelo consumo excessivo de proteínas.  Para quem é adepto de pré-treinos ou termogênicos, o professor faz um alerta: “São altamente estimulantes e podem causar arritmia, taquicardia e hipertensão arterial. Infelizmente, é bem comum pessoas que já são hipertensas consumirem esses produtos por conta própria, o que faz aumentar, significativamente, o risco de um infarto ou AVC, por exemplo”, afirma Phelipe.

Antes de indicar suplementação, o nutricionista afirma que deve ser levado em consideração a história e consumo alimentar do paciente, os hábitos e a média de nutrientes que consome, além de solicitar os exames laboratoriais. “A gente avalia, também, a rotina de maneira geral, incluindo trabalho, treinos e vida social. No caso da suplementação indiscriminada de proteínas, na maioria das vezes, nota-se o consumo errado e, consequentemente, o desperdício financeiro, visto que nem toda proteína consumida é convertida na síntese proteica”.