80 anos do Sinduscon-CE: Entidade será homenageada em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Ceará

O Sinduscon-CE será homenageado, em Sessão Solene, na Assembleia Legislativa do Ceará, nesta terça-feira (13/09), às 18h30, no Plenário 13 de Maio. O evento celebra os 80 anos da fundação do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE).

Para o presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, este será um momento histórico para a entidade. “É com muita alegria que iremos representar o Sinduscon Ceará na Sessão Solene, na Assembleia Legislativa do Ceará. Hoje, tenho a honra de presidir essa respeitada entidade. Nesses 80 anos de história, cada um que passou por esta casa deixou o seu legado e cumpriu o papel de defender os interesses das empresas associadas. Lutou para engrandecer a Construção Civil cearense. Por isso, este 2022 precisa ser celebrado’, afirmou.

A Sessão Solene foi proposta pelos deputados Carlos Matos (União) e Carlos Felipe (PCdoB). Na justificativa, os parlamentares destacam que a construção civil é reconhecida como poderosa alavanca para o desenvolvimento e gera impactos econômicos e sociais positivos, como a geração de emprego, renda e a melhoria da qualidade de vida da população.

Segundo os deputados, o Sinduscon-CE tem cerca de 300 empresas associadas e que colaboram com o desenvolvimento do Estado. “A entidade consolida-se cada vez mais como instituição séria e respeitada, tanto regional quanto nacionalmente. Sua atividade é orientada por meio do desenvolvimento de ações dentro do ambiente socioeconômico de atuação do setor, particularmente junto ao poder público na defesa dos interesses da classe construtora”, pontuam.

Durante a sessão solene que comemora os 80 anos da fundação do Sinduscon-CE, será homenageado o atual presidente, Patriolino Dias de Sousa, como representante do sindicato e do setor da construção civil, que contribui há oito décadas para o desenvolvimento em todo o estado.

Sobre o Sinduscon Ceará

Com 80 anos de atuação, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará é o segundo maior Sinduscon do Brasil e a entidade de classe representativa do setor patronal da construção civil no Estado. A instituição congrega construtoras associadas e participa ativamente no processo de desenvolvimento do Ceará no âmbito socioeconômico, junto ao poder público e na defesa dos interesses da classe construtora.

O Sinduscon/CE é um dos 40 sindicatos patronais ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que reúne diversos segmentos produtivos industriais, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social e econômico do Estado, estimulando a competitividade, gerando novos negócios e fortalecendo vínculos institucionais.

Com quatro prêmios Jabuti de Literatura, escritor Lira Neto realiza curso de curta duração na Unifor

O escritor e jornalista Lira Neto, agraciado com quatro Prêmios Jabuti de Literatura e um da Associação Paulista dos Críticos de Arte, realiza o curso de curta duração “A arte da biografia: como escrever histórias de vida”. O curso acontecerá na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, no formato híbrido, de 12 a 16 de setembro, no horário de 19h às 22h. As inscrições podem ser feitas por meio do link  https://bit.ly/3AuAIma

O curso ministrado por Lira Neto na Unifor abordará a realização de pesquisa para biografia e a estrutura do texto, além da relação do biógrafo com o biografado. A formação é paga e as vagas são limitadas.

Sobre o autor

Lira Neto nasceu em Fortaleza, em 1963. Jornalista e escritor, ganhou o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte em 2014 e o Prêmio Jabuti em quatro ocasiões: 2007, 2010, 2013 e 2014. Publicou, entre outros, “Padre Cícero: Poder, fé e guerra no sertão” (2009), vencedor do Jabuti em 2010, a trilogia “Getúlio” (2012-14), cujo segundo volume foi premiado em 2014, “Uma história do samba: As origens” (2017) e “Castello: A marcha para a ditadura”, reeditado em 2019.

Edson Queiroz: Uma biografia

Lira Neto é o autor também da biografia do empresário cearense Edson Queiroz, que será lançada em 8 de setembro, às 19h, no Auditório da Biblioteca Central da Unifor. A obra conta a história de Edson, que faleceu há 40 anos vítima de acidente aéreo. O seu legado, no entanto, ficou para a história: atualmente, o Grupo Edson Queiroz é referência nacional e está presente nos ramos de energia, alimentos e bebidas, eletrodomésticos, comunicação, agropecuária e incorporação imobiliária. 

O autor demorou cerca de um ano e meio no processo de pesquisa e escrita do livro, que perpassa as fases da vida de Edson Queiroz em 16 capítulos.

3º Festival Gastronômico de Eunápolis agita a cena gastronômica do município

39 restaurantes, 47 pratos e muitas histórias. É assim que segue até o domingo (11/09) o 3º Festival Gastronômico de Eunápolis. Com o tema “Gastronomia Afetiva: Sabores do Coração”, a proposta deste ano é a de mostrar a relação entre comida e memórias afetivas, através de receitas, modos de preparo e ingredientes que representam conexões com a história do cozinheiro ou grupo de pessoas que o profissional represente.

As 47 receitas, estabelecimentos e valores estão disponíveis no site oficial www.festivaleunapolis.com.br. Já no instagram @festivaleunapolis estão sendo apresentados, desde o início do evento, vídeos curtos com a inspiração afetiva de cada pato. Também estão acontecendo os quadros “Garimpando o Festival” e o “VQM na Cozinha”, com os influencers locais @garimodonil e @vqm oficial, respectivamente.

Com grande envolvimento do público desde o início, o festival segue a todo vapor em toda a cidade, recebendo feedback positivo dos estabelecimentos participantes. O empresário Minouro, representante do Restaurante Sabores, comentou: “O Festival está sendo um grande sucesso, superando as nossas expectativas de movimento para o mês de agosto”. Marina, do mesmo estabelecimento, concorda: “Nós só temos a agradecer, graças a Deus. Tivemos que acionar ajuda extra para dar conta do fluxo”.

O Festival Gastronômico de Eunápolis é realizado pelo Sebrae, CDL Eunápolis e Prefeitura Municipal de Eunápolis, correalização do SENAC e conta com o atrocínio master da Baden Baden, aplicativo Aiqfome, Farmácia Indiana, da Bahiagás/Estado da Bahia.

Theatro Via Sul Fortaleza apresenta 06 espetáculos em setembro, mês em que é celebrado o Dia Nacional do Theatro

No Brasil, o Dia Nacional do Teatro é celebrado no dia 19 de setembro. Neste mês tão especial para as artes, o Theatro Via Sul Fortaleza traz em sua agenda 06 espetáculos de diversos gêneros. A programação teve início no dia 03 de setembro, com o musical Belchior, e encerra com o stand up de Marcelo Duque, no dia 30. Os ingressos já estão à venda no site Ingresso Digital. Confira a programação: 

CIA. OS MELHORES DO MUNDO | HERMANOTEU NA TERRA DE GODAH –  

10 e 11 de Setembro –  Sábado: 21h | Domingo: 19h – Classificação: 14 anos

Hermanoteu na Terra de Godah é o espetáculo mais conhecido da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo. Quando a cena de Hermanoteu e Isaac nos portões do Egito, anunciando o momento universalmente conhecido em que Moisés abre o Mar Vermelho ganhou a internet, a comédia foi demandada pelo público do Brasil inteiro, apresentada em Portugal e nos EUA. Criada em 1995, essa despretensiosa sátira aos antigos filmes sobre o Antigo Testamento se utiliza de notórios fatos e personagens históricos para fazer humor com o dia a dia da nossa realidade. Nos palcos, a Cia. tem o orgulho de contar com a luxuosa e divertida participação de Chico Anysio, que interpreta Deus com textos em off. 

MAX PETTERSON | BÔCU BONJOUR – 16 a 18 de Setembro – Sexta e sábado: 21h SESSÃO EXTRA – Domingo: 20h – Classificação: 16 anos

Nesse show de Stand-up Comedy, Max conta suas aventuras com o público. Baseado em histórias reais vividas por ele, Bôcu Bonjour é a ponte que liga o Max diretamente ao seu público. 

GATO GALÁCTICO SHOW – 24 e 25 de Setembro – 17h – Classificação: Livre

O Gato Galáctico Show é uma história não-linear conduzida por Ronaldo Souza que começa com sua própria história e o sonho de desenhar personagens. Logo em seguida, com a participação de Duda, uma das personagens mais amadas da Galáxia, Ronaldo canta sobre amizade em uma divertida reflexão sobre a impaciência e a implicância.

Passam pelo palco, através de projeções, os personagens Cueio, Desnecessauro e Coitadossauro, cantando suas canções originais. O vilão Catmask também aparece para tentar atrapalhar a apresentação. Surgem os Guerreiros Prismágicos para impedi-lo, em uma batalha encenada ao vivo na qual o público participa, em uma imersão completa.

YURI MARÇAL | NEM SE MINHA VIDA DEPENDESSE DISSO – 25 de Setembro – 21h – Classificação: 14 anos

Yuri Marçal traz seu humor característico de volta aos palcos em seu mais novo show “Nem se minha vida dependesse disso”. Após o enorme sucesso de bilheteria em sua mais recente turnê, nesta continuação do show anterior o humorista embarca numa viagem por histórias divertidas e completamente únicas que passou na vida. Em um papo sincero sobre sentimento e afeto, Yuri fala sobre as dificuldades de se relacionar com outras pessoas desde a infância até a fase adulta em um espetáculo que vai te fazer dar muita risada, mas que também vai te emocionar.

MARCELO DUQUE | TIRA O PÉ DO PALCO – 30 de Setembro – 20h Classificação: 16 anos

A frase que mudou a vida de Marcelo Duque é o nome do novo show solo de Stand Up. O comediante conta suas histórias de vida, da nova fase que está vivendo, e interage com a plateia no estilo Marcelo Duque de ser.

Vai começar o 28º FNT – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga

No próximo sábado, 10 de setembro, começa o 28º FNT – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga. Poderia ser mais uma edição, mas essa é especial. Além de retornar ao formato 100% presencial, esta edição festeja os 30 anos da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, a AGUA, entidade realizadora deste e de outros importantes projetos de arte e cultura na cidade serrana cearense.

E festa boa é assim, com muita arte! Espetáculos de teatro para todas as idades, cortejo, grupos de tradição popular, música, exposições, feira criativa de artesanato, debates e oficinas vão marcar esta edição, que acontece de 10 a 17 de setembro, sábado a sábado, com toda a programação gratuita. As boas-vindas ao festival serão no fim de tarde, no dia 10, a partir das 16h, com o Cortejo do FNT pelas ruas de Guaramiranga. À noite, às 19h, acontece a Abertura Oficial desta edição. Será na Praça da AGUA, com a participação do Grupo Arte, Cultura e Memória.

28º FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com a consultoria da Quitanda Soluções Criativas. Tem a parceria do Sesc Ceará, do Theatro José de Alencar e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o apoio da Prefeitura de Guaramiranga e da UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, e o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), por meio da Lei do Mecenato Estadual. Agradecimento: Enel.

30 ANOS da AGUA – A AGUA é uma das principais responsáveis pela transformação da cidade serrana no que é hoje, uma das grandes referências na formação e difusão das artes do Ceará e um dos principais destinos do turismo cultural do país. Sua atuação destaca-se pela parceria com a comunidade local na execução de ações que pautam o desenvolvimento artístico e cultural de Guaramiranga.  A associação surgiu do encontro de pessoas que desejavam posicionar a Educação e a Cultura na centralidade das estratégias de desenvolvimento humano na cidade serrana.  Fundada em 10 de outubro de 1992, a AGUA tem como propósito essencial a promoção dos valores culturais da comunidade de Guaramiranga, tendo como sua principal finalidade o incentivo e a promoção da arte, da educação e do artesanato. No ano seguinte à sua fundação, realizou, em parceria com a Prefeitura Municipal, a 1ª edição do FNT.

Toda a programação tem acesso gratuito. Os ingressos para os espetáculos de cada dia serão distribuídos a partir das 14h na sede da AGUA.Turistas e visitantes trocarão cada ingresso adquirido por 1Kg de alimento não perecível destinado ao Movimento Boa Vizinhança, uma rede de solidariedade criada durante a pandemia Covid-19 pela AGUA, em parceria com o Hotel Montenegro, que já beneficiou mais de 250 famílias de trabalhadoras e trabalhadores autônomos, em 44 comunidades de Guaramiranga.

COMO SERÁ A PROGRAMAÇÃO DO 28º FNT

Mostra Nordeste, Mostra Palco Ceará, Mostra Unilab, FNT para Crianças, Música no FNT, Cena Plural são algumas das atividades que marcam o festival. Confira o que vai acontecer nesta edição. A programação completa, com os horários e classificação etária, entre outras informações, podem ser consultadas no site do festival: www.fntguaramiranga.com.br.

MOSTRA NORDESTE

Mostra Nordeste, carro-chefe do FNT, conta este ano com 11 espetáculos de Sergipe, Ceará, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte: “Talco no Salão”, do grupo Mamulengo de Cheiroso, de Sergipe; “Mulata”, da Cia Dita, do Ceará; “A Mulher Monstro”, da S.E.M. Cia. de Teatro, do Rio Grande do Norte; “Bola de Fogo”, do grupo Dimenti, da Bahia; “Fortaleza”, também da Cia Dita (CE); “Narrativas Encontradas Numa Garrafa Pet Na Beira da Maré”, do Grupo São Gens de Teatro, de Pernambuco; “Jango Jezebel – Onde Estavam as Travestis na Ditadura?”, do Outro Grupo de Teatro, do Ceará; “Corpos Turvos”, do Coletivo CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas, do Rio Grande do Norte; “Sobre Azares Futuros”, da Budejar Criações Artísticas, do Maranhão; “Ané das Pedras”, da Coletiva Flecha Lançada Arte, do Ceará; e “Despacho Deferido”, do Coletivo Pico Preto, da Bahia.

Os espetáculos serão apresentados em locais diversos: Praça do Teatro Municipal, Teatro Rachel de Queiroz, ETI Professor Júlio Holanda e ruas de Guaramiranga. Nas manhãs seguintes de cada espetáculo da Mostra Nordeste acontecem DEBATES DO FNT, com a participação de integrantes dos grupos e debatedores convidados. Aberta ao público, a atividade será sempre a partir das 10h, na sede da AGUA e somente no dia 12 será no hall do Teatro Municipal.

MOSTRA PALCO CEARÁ

Mostra Palco Ceará nesta edição conta com sete produções de Fortaleza, Maracanaú e Juazeiro do Norte. São elas: “Na Beira”, do Grupo Garajal, de Maracanaú; “E.L.A”, solo da atriz Jessica Teixeira, de Fortaleza; “TextoTrúqui”, do grupo Residência Teatral para pessoas Trans e Travestis, de Fortaleza;“Devotees”, com o bailarino João Paulo Lima, de Fortaleza; “Rogai por eles”, de Joaquina Carlos, de Juazeiro do Norte;“O Regresso dum Barquinho de Papel”, do Cangaias Coletivo Teatral, de Maracanaú; e“Há uma festa sem começo que não termina com o fim”, do grupo Pavilhão da Magnólia, de Fortaleza. A mostra acontece a partir de terça-feira, com espetáculos no Teatro Rachel de Queiroz e na ETI Professor Júlio Holanda.

EM FORTALEZA – Alguns espetáculos da Mostra Nordeste e da Mostra Palco Ceará serão também apresentados pelo FNT em Fortaleza, numa parceria do festival com o Theatro José de Alencar e o Teatro Dragão do Mar. São eles: dia 10, às 19h, no TJA, “A Mulher Monstro”, daS.E.M. Cia. de Teatro (Sentimento, Estéticas e Movimento), do Rio Grande do Norte (Mostra Nordeste); dia 11, às 19h, no TJA, “Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré”, da São Gens de Teatro, de Pernambuco (Mostra Nordeste); dia 15, às 18h30, no Teatro Dragão do Mar, “Ané das Pedras”, do grupo Coletiva Flecha Lançada Arte, do Ceará (Mostra Nordeste); dia 16 às 19h30 no Teatro Dragão do Mar, “Rogai Por Eles”, de Joaquina Carlos, de Juazeiro do Norte (Mostra Palco Ceará; edia 18 às 19h no TJA, “Despacho Deferido”, do Coletivo Pico Preto, da Bahia (Mostra Nordeste). A programação em Fortaleza também é gratuita. Detalhes sobre retirada de ingressos podem ser consultados no site e nas redes do FNT.

ESPETÁCULO CONVIDADO

Para a noite de encerramento da 28ª edição do FNT em Guaramiranga, a Inquieta Cia leva ao Teatro Rachel de Queiroz “Tchau, Amor”, espetáculo que comemora os 10 anos da companhia. Com texto e direção de Andreia Pires, a peça, que estreou no início deste mês em Fortaleza, traz referências, reflexões e extravasamentos para pensar as permanências e movimentos das relações. 

MOSTRA UNILAB

A Mostra Unilab Cultural éuma parceria do FNT com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, localizada em Redenção (CE). A mostra será aberta em Guaramiranga no Espaço Cultural Juarez Barroso, no sábado, 10, com a exposição coletiva Integraarte, dos artistas Gerdon Cavalcante, Geysa Moura, Maria Vitoria Silva Cardoso, Matheus Felipe, Nixon Araújo, Otiniel Santos, Rosália Menezes, Rosana Braga, Simão Mário e Táje Mendes. Até o sábado seguinte a Mostra Unilab contará com uma rica programação que acontecerá também na Praça do Teatro, no Hall do Teatro Municipal, no Palco da Música, no Odilon Bar e na Creche Rita Célia.

FNT PARA CRIANÇAS

No Festival de Teatro, o público infantil tem uma programação especial na Praça da Prefeitura, sempre às 17h e alguns dias também às 9h30. É o tradicional FNT para Crianças, que contará também com uma apresentação na ETI Profa Maria Ilma Moreira, na Linha da Serra, e na ETI Rodrigo de Argolo Caracas, em Pernambuquinho. No total, serão 12 apresentações, sendo quatro do grupo Desequilibradoz, e o FNT para Crianças em Parceria com o SESC contará com 2 espetáculos da Cia. Lamparina de Circo e Teatro, duas da Cia. Itinerante de Malabares, duas da Cia CLE – Circo Lúdico Experimental, um de Lana Furtado e Nágilo Menezes e um espetáculo de Lana Furtado e Patrício Ramon.

CENA PLURAL

O FNT é espaço também da mostra Cena Plural. Dois espetáculos acontecem ao ar livre. No dia domingo, 11, o grupo Teatro Acauã, de Itaitinga, apresenta “Boi Itaitinga” na Praça da AGUA, e o grupo BCA Pacoti leva ao festival a espetáculo “Pau da Bandeira”, no sábado, 17, na Praça da Prefeitura. No Teatro Rachel de Queiroz, a Escola Livre de Teatro (ELT Maciço) apresenta o trabalho de conclusão de curso da Turma 2, “Primeiro Amor”, de Samuel Beckett.

É também com a Escola Livre de Teatro (ELT Maciço), a OFICINA DE CIRCO, queserá realizada de 12 a 15, segunda a quinta, sempre ao meio-dia, na ETI Professor Júlio Holanda. A atividade é destinada às escolas de Guaramiranga.

FEIRA CRIATIVA TRADIÇÕES EM REDES

Nos dois finais de semana do festival, dias 10 e 11 (sábado e domingo) e dias 16 e 17 (sexta e sábado), a Praça da AGUA será espaço da Feira Criativa Tradições em Redes, realizada em parceria com a Grão de Guará – Ideias Culturais, com exposição e venda de produtos de artesãos e artesãs de Guaramiranga, mapeados durante a pandemia Covid-19 pela Plataforma Tradições em Rede (www.tradicoesemrede.com.br). A Feira Tradições em Redes contará com a participarão dos seguintes expositores: Mestra Edite Carminha, Mestra Marizinha Oliveira, Mestra Helena Laurindo, Mestra Dica, Mestra Graça do Artesanato, Mestre Oderley Braga, Mestre Maurício Jardelino, Mestre Cícero Alves (Filho do Mestre Pedro Balaieiro) e mais 10 artesãos e artesãs membros da Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Guaramiranga.   

EXIBIÇÃO

Por falar em mestres, no dia 17, também na Praça da AGUA, a Grão de Guará – Ideias Culturais exibe o documentário “Boi Coração – A História do Reisado de Caretas do Mestre Vicente Chagas”, um registro audiovisual do Reisado de Caretas do Mestre Vicente Chagas, com depoimentos de familiares e companheiros de brincadeira. No documentário, Mestre Vicente e seus companheiros de quase meio século de brincadeira, os caretas Valcir Chagas e Toinho, partilham memórias de um tempo em que os reisados eram as maiores atrações culturais da vida comunitária de Guaramiranga.  Agraciado com o título Tesouro Vivo da Cultura do Estado do Ceará, Mestre Vicente é um dos mais conhecidos “topador de boi” do Maciço de Baturité, tendo como principal “terreiro” o Sítio Arábia, berço ancestral das manifestações culturais mais profundas de Guaramiranga. O mesmo território fértil onde também tiveram início os Dramas. 

EXPOSIÇÕES

No Hall do Teatro Municipal, Arnaldo Moura abre no sábado, dia 10, a exposição “Um instante de teatro”, onde propõe uma aproximação entre a pintura e a ação cênica revelando uma essência visual, sensível e expressiva por meio do movimento, da luz e das cores. Revisitando a memória de sua trajetória enquanto ator e a história do teatro cearense, o artista sugere nesta exposição, em uma recombinação de elementos, um possível olhar singularizado e outras narrativas para a dramaturgia cênica.

Também no dia 10, será aberta a exposição “Rede de Memórias Serras do Ceará”, dos fotógrafos Eunilo Rocha e Bruno Soares. A exposição acontece como parte do projeto de mesmo nome, do Ponto de Cultura Escola de Comunicação da Serra (ECOS), que é a escola livre de comunicação da AGUA. 

MÚSICA NO FNT

Não tem como ter festa sem música! Nesta edição, a tradicional programação Música no FNT está bem mais recheada de atrações. Serão 21 shows, alguns em parceria com o SESC. Os shows vão acontecer todos os dias, sempre à noite. Além do Palco da Música, com 15 das atrações, a mostra Música no FNT terá apresentações também no Odilon Bar, no Palco da Central, no Sítio Casa Branca e no Conjunto Frei Domingos.

SERVIÇO

28º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 10 a 17 de setembro de 2022 em Guaramiranga, Ceará. Toda a programação tem acesso gratuito. Ingressos para os espetáculos de cada dia serão distribuídos a partir das 14h na sede da AGUA, por ordem de chegada. Para turistas e visitantes cada ingresso será trocado por 1Kg de alimento não perecível. Toda a programação pode ser consultada no site e nas redes sociais do FNT: www.fntguaramiranga.com.br e @fntguaramiranga (Instagram e Facebook).

Amar.elo Saúde Mental pleiteia posição no ranking do Startup Awards 2022

A Amar.elo Saúde Mental pleiteia posição no ranking das indicadas para a 10ª edição da Startup Awards, a maior premiação do ecossistema de inovação do Brasil. A startup, que nasceu na pandemia, liderada por Aleks Mesquita e Lorena Soares, tem como foco principal levar o conceito de cuidado e prevenção à saúde mental para o ambiente corporativo.

Na atual edição, a startup concorre na categoria de “Impacto Social”, como empresa que trata problemas sociais e culturais na região onde atua. A empresa cresceu 144% no número de clientes contratantes, comparando agosto a dezembro de 2021 com janeiro a maio de 2022, o que comprova o despertar das corporações para o cuidado integral de seus colaboradores.

A votação do Startup Awards segue aberta até o dia 11 de setembro pelo link https://www.startupawards.com.br/. Para votar na Amar.elo, o participante deve digitar o nome “Amar.Elo” e a URL do Linked In: https://www.linkedin.com/company/amar-elo-sa%C3%BAde-mental/.

A revelação dos vencedores será no dia 18 de novembro, num evento presencial para 15 mil pessoas.

Vagas temporárias impulsionam jovens a escolherem uma carreira

Entre as experiências de impacto positivo na vida profissional, está o trabalho temporário. Obter renda extra, estabelecer contato com diversas pessoas e aprimorar o currículo, seja na área de interesse ou não, pode incentivar ainda mais a busca de estudantes por uma trajetória no mercado de trabalho. Com a entrada cada vez mais cedo de cidadãos no mercado e devido ao panorama vivido nos últimos anos no Brasil, uma oportunidade de emprego acaba fazendo a diferença. 

No último trimestre, a taxa de desemprego no Brasil chegou a 9,3%. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esta diminuição representa quase 2 milhões de cidadãos que conseguiram emprego em 2022. Entre os setores com mais oportunidades para os brasileiros, está o de serviços, comércios e indústrias. 

Para Samara Felipe, docente de negócios da Wyden, o cenário econômico está começando a mudar devido a uma série de fatores provenientes também da pandemia. “Nós passamos muito tempo com o mercado em recessão. Várias áreas tiveram cortes práticos, como demissões e ajuste de custos. O mercado parou. Agora com a vacina, as atividades voltando, consequentemente houve uma crescente de vagas de emprego. Um bom exemplo é no turismo e entretenimento, com a promoção de eventos e shows”, explica. 

Em contrapartida, a especialista afirma que o novo contexto social do país também trouxe a necessidade de adaptação da população em busca de novas formas de manter o sustento. O empreendedorismo local acabou sendo uma alternativa para muitas famílias, que com o apoio de ONGs ou de incubadoras empresariais ganharam força e também foram responsáveis pela movimentação econômica.   

Mas para além dos benefícios financeiros, a admissão em qualquer tipo de trabalho pode influenciar o contato de jovens com o mercado de trabalho e fomentar o desejo de engajamento em uma carreira acadêmica e profissional. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), no período da pandemia 69% dos graduados conseguiram oportunidades em até um ano depois da formatura. Neste levantamento, 48% destes discentes estavam em ocupações formais – meta almejada por muitos. 

“Qualificação profissional é fundamental para desfrutar aqui no mercado de trabalho, principalmente com a concorrência. Hoje em dia nós temos tecnologias avançadas e uma gama muito grande de informações ao dispor das pessoas. Sendo assim, as empresas estão em busca de pessoas que não possuem apenas funções, mas habilidades, visões estratégicas e criatividade. A técnica, a prática, o conhecimento teórico e o autoconhecimento são elementos muito importantes para qualquer profissional. E para desenvolver habilidades técnicas, uma graduação é fundamental”, destaca Samara. 


Há anos, a Wyden vê nos estudantes brasileiros um grande potencial para inovações no mercado e na sociedade, através da produção de conhecimento científico e ideias diferenciadas. Tendo isso em vista, nos próximos dias 09 e 10 de setembro, a instituição realiza a última edição do Vestibular para quem quiser ingressar em um curso de graduação ainda esse ano com condições especiais. Para mais informações, basta acessar o link https://inscricoes.unifanor.com.br/

Projeto que capacita vítimas de violência doméstica é finalista de Prêmio de Direitos Humanos da Anamatra

O “Pacto Colaborativo pela não violência à mulher”, projeto desenvolvido pelo Grupo Mulheres do Brasil (Núcleo Fortaleza/CE), e que conta com a parceria do Judiciário cearense, é um dos finalistas do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos, promovido pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

O projeto, selecionado para a “Categoria Cidadã” do prêmio, tem o objetivo de valorizar os grupos de mulheres que sofrem algum tipo de discriminação no mercado de trabalho. Na atuação junto ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a iniciativa atende, com ações de capacitação profissional, vítimas de violência doméstica, para que possam conquistar independência financeira, e também egressas do sistema prisional, para uma ressocialização efetiva, com fonte de renda própria.

Para a juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza, a indicação reflete uma atenção cada vez maior com o problema e a necessidade de unir esforços para enfrentá-lo. “É muito importante nós concorrermos a esse prêmio, porque isso mostra que a sociedade, de uma forma geral, está muito preocupada com essa questão da violência contra a mulher. São diversas instituições e entidades que estão unidas, incentivando ações que efetivamente possam ajudar no combate à violência contra a mulher. Por isso, ter sido selecionado para concorrer a esse prêmio é importante por mostrar que a sociedade civil e o Poder Judiciário estão juntos. Isso é fundamental. O Pacto Colaborativo tem muito disso, de reunir para conversar e encontrar a melhor forma de agir”.

Coordenado pelo núcleo do Grupo Mulheres do Brasil em Fortaleza, uma organização não-governamental, o projeto reúne entidades como os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e as Varas de Execução Penal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a Universidade Federal do Ceará (UFC), Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará).

A relação dos vencedores da 10ª Edição do Prêmio será divulgada no portal da Anamatra até o dia 15 de setembro, e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 29 de setembro de 2022, no Rio de Janeiro (RJ).