CeArt e Senac promovem mais de 50 oficinas e palestras gratuitas de artesanato durante a Fenacce 

Para incentivar os artesãos no desenvolvimento de seus produtos e negócios, a Fenacce, Feira Nacional de Artesanato e Cultura, será palco de uma verdadeira escola de artesanato. De 16 a 25 de setembro, facilitadores da CeArt e instrutores do Senac Ceará irão realizar mais de 50 oficinas e palestras gratuitas. A programação é aberta ao público e pretende estimular a criatividade do visitante, como também qualificar os empreendedores que atuam no setor da economia criativa. 

Voltado para a qualificação profissional e aprendizagem em diferentes segmentos do comércio, o Senac Ceará irá realizar palestras e oficinas de moda, gestão e marketing. Na abertura do evento, dia 16/09 às 18h, acontece a palestra “Como Transformar Artesanato em Negócio” com o instrutor do Senac Ceará, David Tahim, no Palco Tradição. Seguindo a proposta de fomentar o empreendedorismo e ajudar os artesãos em seus negócios, serão realizadas ainda oficinas de: “Instagram para pequenos negócios”; “Criando seu Instagram para vendas”; “Como iniciar seu Ecommerce”; e “Fotografia com Smartphone”. 

O Senac também irá promover oficinas de Artesanato em Fuxico, Confecção de Bonecas em Tecido, Patchwork, Bordado à Mão, Pintura em Tecido e Fuxico aplicado ao Vestuário. 

Arte de Toda Parte

Acompanhando a temática da Fenacce, que reúne artesãos de todos os estados do País, as oficinas irão estimular ainda o ensino de técnicas de artesanato com as riquezas de diferentes regiões. O encontro de saberes será proporcionado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da CeArt. No dia 17/09, direto do Rio Grande do Norte, acontece a oficina “Junco na Junta”; do Mato Grosso do Sul, a oficina “Mosaico Pantaneiro”; No dia 24/09, o público pode participar das oficinas de “Expressão Indígina” e “Montagem de Biojóias” também do Mato Grosso do Sul; E no dia 25/09, acontecem as oficinas “Pêssankas de Santa Catarina”; e “Cerâmica em Bijuteria” de São Paulo. 

Anfitrião do evento, o Ceará compartilha o fazer artesanal com facilitadores da CeArt durante os 10 dias da Feira, trazendo técnicas e conhecimentos tradicionais em materiais como Couro, Palha, Argila, Fuxico, Crochê, Areia Colorida, Xilogravura, Fibras de Milho e de Carnaúba, Labirinto, Bordado à mão, Marcenaria, Renda de Bilro, Pintura em Tecido e Pachtwork.  

Sobre a Fenacce

A 4ª edição da Fenacce, Feira Nacional de Artesanato e Cultura, começa nesta sexta-feira (16), trazendo ao Centro de Eventos do Ceará cerca de 1.000 artesãos, representando as cinco regiões do País, distribuídos em 288 stands. A feira segue até o dia 25 de setembro e conta com entrada solidária, incentivando a doação de 2 kg de alimentos, em cada dia, que serão destinados aos programas Mesa Brasil Sesc e Mais Nutrição do Governo do Estado. 

Ao longo de 10 dias de geração de negócios, tendo o artesanato como ponto central, a Feira também apresenta ao público uma programação diversificada com atrações culturais, shows e gastronomia. Um dos destaques é o show do cantor Gabriel Sater, que interpreta o Trindade na novela Pantanal. A apresentação acontece no domingo, dia 18/09, às 19h. A entrada segue a mesma orientação da Feira, 2 kg de alimentos, acesso limitado à capacidade do local. 

Programa-se

No dia 16/09, a Feira abre de 10h às 17h – exclusivo para lojistas cadastrados e, a partir de 17h, para o público geral. De 17 a 25/09, os visitantes têm acesso à programação de segunda a sexta-feira, das 15h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 21h. 

Programação da 4ª Fenacce

Palestras e roda de conversa

Dia 16/09 

18h – Como transformar artesanato em negócio (Palco Tradição)

Dia 21/09 

10h – 1º Encontro CeArt de Artesãos do Brasil com designer colombiano José Argotty

Inscrição: https://forms.gle/QTKYZ6tTtN7SMhLA7 

Dia 22/09

16h – Roda de conversa para designers com participação do designer colombiando José Argotty

Dia 23/09 

17h – Como iniciar o seu E-commerce (Palco Tradição)

Dia 24/09 

10h30 – Design e Artesanato com o designer Pedro Franco (Palco Tradição)

Oficinas

Dia 16/09 

18h – Artesanato em Fuxico (Sala Pescadores)

Dia 17/09 

10h – Crochê (Sala Rendeiras)

10h – Xilogravura (Sala Jangadeiros)

15h – Junco na Junta RN (Sala Rendeiras)

15h – Mosaico Pantaneiro MS (Sala Jangadeiros)

18h- Areia Colorida (Sala Rendeiras)

18h – Fibras – Milho (Sala Jangadeiros)

18h – Confecção de boneca em tecido (Sala Pescadores)

Dia 18/09 

10h – Crochê (Sala Rendeiras)

10h – Xilogravura (Sala Jangadeiros)

15h – Bordado à mão (Sala Rendeiras)

15h – Instagram para pequenos negócios (Sala Pescadores)

15h – Fibras – Carnaúba (Sala Jangadeiros)

18h – Areia Colorida (Sala Rendeiras)

18h – Fibras – Milho (Sala Jangadeiros) 

Dia 19/09 

15h – Labirinto (Sala Rendeiras)

15h – Couro (Sala Jangadeiros)

18h – Bordado à mão (Sala Rendeiras)

18h – Marcenaria (Sala Jangadeiros)

18h – Criando seu instagram de vendas (Sala Pescadores) 

Dia 20/09

15h e 18h – Couro/Sapataria (Sala Rendeiras)

15h e 18h – Argila (Sala Jangadeiros)

18h – Patchwork (Sala Pescadores)

Dia 21/09 

15h – Labirinto (Sala Rendeiras)

15h – Fibras – Carnaúba (Sala Jangadeiros)

18h – Bordado à mão (Sala Rendeiras)

18h – Marcenaria (Sala Jangadeiros)

18h – Bordado à mão (Sala Pescadores)

Dia 22/09 

15h – Renda de Bilro (Sala Rendeiras)

15h – Fibras – Carnaúba (Sala Jangadeiros)

18h – Renda de Bilro (Sala Rendeiras)

18h – Marcenaria (Sala Jangadeiros)

18h – Pintura em tecido (Sala Pescadores)

Dia 23/09 

15h – Bordado à mão (Sala Rendeiras)

15h – Fibra de Carnaúba (Sala Jangadeiros)

18h – Couro (Sala Rendeiras)

18h – Marcenaria (Sala Jangadeiros)

Dia 24/09

10h – Crochê (Sala Rendeiras) 

10h – Xilogravura (Sala Jangadeiros)

15h – Expressão Indígena MS (Sala Rendeiras)

15h – Montagem de Biojóias MS (Sala Jangadeiros)

18h – Areia Colorida (Sala Rendeiras)

18h – Fibras – Milho (Sala Jangadeiros)

18h – Fotografia com Smartphone (Sala Pescadores) 

Dia 25/09

10h – Crochê (Sala Rendeiras)

10h – Xilogravura (Sala Jangadeiros)

15h – Pêssankas SC (Sala Rendeiras)

15h – Cerâmica em Bijuteria SP (Sala Jangadeiros)

18h – Areia Colorida (Sala Rendeiras)

18h – Fibras – Milho (Sala Jangadeiros)

18h – Fuxico aplicado ao vestuário (Sala Pescadores)

Stock Car e Play For a Cause lançam nova série de leilões de experiências para os fãs de velocidade

O Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, no interior do Rio Grande Sul, será o palco de fortes emoções para os fãs da Stock Car Pro Series no próximo dia 25, quando ocorrerá a nona etapa da temporada 2022. Isso porque, além da já acirrada disputa na pista entre os pilotos no circuito com curvas de altíssima, média e baixa velocidade, a principal categoria do automobilismo na América do Sul e a Play For a Cause se unem novamente para promover uma série de leilões de experiências, visando proporcionar momentos únicos aos apaixonados por esporte a motor.

No site da Play For a Cause, até o dia 21/09, os interessados em vivenciar experiências exclusivas ao lado do elenco da Stock Car poderão dar os seus lances em duas ações distintas. A primeira colocará o vencedor do leilão no pódio, entregando o troféu para um dos três primeiros colocados da etapa, com transmissão ao vivo para todo o Brasil. Já a segunda dará a chance ao arrematador do leilão de estar dentro do carro de volta rápida da Blau Motorsport – uma das equipes mais tradicionais da Stock Car e que conta com Allam Khodair e Diego Nunes. Nas duas experiências, os fãs ainda terão acesso aos bastidores do evento, como entrada liberada ao camarote e ao lounge. 

Troféu do vencedor – Além das duas experiências, a Stock Car e a Play For a Cause vão promover um terceiro leilão, com um item de colecionador: a réplica do troféu do vencedor da etapa de Santa Cruz do Sul. Os lances para essa ação ficam disponíveis até o dia 29/09.

Como realizado em edições anteriores, o valor líquido arrecadado com os leilões será doado ao Instituto Ingo Hoffmann, sediada em Campinas, interior de São Paulo. A entidade beneficente, há mais de 15 anos, abriga crianças em tratamento intensivo de câncer e seus familiares, oferecendo moradia durante o período do tratamento, além de suporte e acompanhamento individual e emocional. A instituição leva o nome e é presidida por uma das maiores referências do automobilismo nacional, Ingo Hoffmann, dono de 12 títulos da categoria.

Parceria de Sucesso

Não é de hoje a parceria entre a Stock Car e a Play For a Cause – empresa que utiliza o esporte e o entretenimento como ferramenta de transformação social. O maior torneio automobilístico da América Latina se juntou à plataforma de leilões a fim de apoiar causas sociais no Brasil, além de proporcionar aos fãs do esporte a vivência de experimentar momentos únicos e ao lado dos ídolos.

“A nossa parceria com a Stock Car começou em 2021. De lá para cá, já desenvolvemos diferentes ações, sempre com impacto social. O resultado obtido com essas parceiras é sempre muito positivo”, diz André Georges, fundador e CEO da Play For a Cause.

Dentre as campanhas de maior repercussão, estão a etapa de Interlagos, em dezembro de 2021, quando o dono do maior lance conheceu Felipe Massa e os membros da equipe Lubrax; e a etapa do Rio de Janeiro, realizada em abril deste ano, que colocou o fã dentro da box da Crown Racing, junto com Cacá Bueno. “Essas experiências foram muito emocionantes para todos os envolvidos. Os fãs conheceram seus ídolos, andaram no carro deles, fizeram fotos e aproveitaram todos os momentos. E nós acompanhamos de perto toda essa emoção. É muito bom ajudar na realização de sonhos”, lembra André.

Sobre a Play For a Cause

A Play For a Cause, criada em 2018,é uma empresa que faz do esporte e do entretenimento uma ferramenta de transformação social. Seu principal objetivo é conectar fãs com itens ou experiências únicas, gerando recursos para apoiar instituições e projetos de impacto social e educacional espalhados pelo Brasil.  A Play For a Cause já destinou mais de R$ 1 milhão para 86 instituições, situadas em 18 estados, impactando a vida de 20 mil pessoas.

Shopping Benfica e Nassau.Digital realizam curso gratuito de formação de vendedores

Ao mesmo tempo em que os lojistas procuram por vendedores capacitados para trabalharem em seus negócios, muitas pessoas buscam por uma vaga de emprego neste segmento, mas  ainda não possuem a qualificação desejada. Há ainda aqueles que têm experiência com vendas, mas que desejam se aperfeiçoar ainda mais. Nesse sentido, o Shopping Benfica, em parceria com a Nassau.Digital, polo da UNINASSAU que funciona dentro do empreendimento, vai oferecer o curso “Formação de Vendedores”, com direito a certificado. As pré-inscrições já estão abertas e podem ser feitas de forma online: http://bit.ly/cursovendedores. As vagas são limitadas a 20 participantes. 

As aulas serão ministradas pelo gestor comercial dos polos Uninassau Digital Benfica, Bezerra de Menezes e Messejana, Samuel Nascimento, e pela Consultora de Desenvolvimento Profissional da IproEmprego, Clédina Medeiros. Os interessados aprenderão sobre técnicas de vendas, network, atendimento encanto, perfil comportamental, comunicação verbal e não verbal, canais de comunicação VAC, etapas do processo de decisão de compra e trabalhando objeções.

Durante o curso, serão realizados encontros presenciais semanais, sempre às segundas, das 13h às 17h, com conteúdo, prática e material para estudo remoto, no polo Uninassau Digital Benfica. Quem precisar de um local com computador e internet, poderá estudar no próprio espaço do centro universitário do Shopping. 

Vale destacar que, após o curso, os participantes serão cadastrados no banco de talentos do Shopping Benfica, que ficará à disposição dos lojistas do empreendimento para possíveis entrevistas e contratações. 

“Realizamos diversas ações com foco no desenvolvimento humano e na melhoria da qualidade de vida das pessoas, a exemplo dessa parceria com a Nassau.Digital, que pretende qualificar jovens e adultos para o mercado de trabalho. Para participar do curso, não é necessário ter experiência com vendas, basta ter disponibilidade para estudar, treinar e aprender”, explica Camila Garcia, Gerente de Marketing e Responsabilidade Social do Shopping Benfica.

Ecossistema de Inovação do Nordeste ganha força através de comunidades empreendedoras

O Nordeste está cada vez mais atraindo investidores, empresas e novos negócios por meio de um ecossistema que não mais exporta talentos e ideias, mas as desenvolve localmente.

Isso se explica porque o ecossistema de inovação do Nordeste passou ao longo dos anos, a produzir particularidades através de iniciativas inovadoras para fomento e incentivo ao empreendedorismo e geração de negócios.

Essas atividades consequentemente, diminuem a mudança estratégica de novas empresas de base tecnológica para grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, no que antigamente se buscavam oportunidades de crescimento e expansão.
Segundo dados do mapeamento mais recente da Associação Brasileira de Startups (AbStartups), existem hoje 1.836 startups no Nordeste, onde a grande maioria delas está concentrada nos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, com grande destaque nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento de software.

É nesse contexto que entram em cena os Hubs e comunidades, que funcionam como importantes agentes de inovação e articulação, ajudando a trazer força e visibilidade para a região, conectando a partir daí empresas, negócios e empreendedores.
Lançado em agosto, por iniciativa do NINNA Hub, Ifood Benefícios, Hub Salvador, SergipeTec, Parque Tecnológico Metrópole Digital, PDtec, Acelerase, Sistema Verdes Mares e Dupar Participações, contando também com o apoio das comunidades empreendedoras do Nordeste.

O programa oferece oportunidade de crescimento e acesso a mercado para as startups selecionadas através de uma trilha de conteúdo, mentorias individuais e coletivas, além de conexões com grandes empresas e investidores do ecossistema de startups. Inscreva-se até o dia 20 de setembro e participe conosco https://bit.ly/ConectaNordeste

Segundo Juliana Nogueira, líder na SoLuíses, comunidade de inovação e startups do Maranhão, o Nordeste vem se unindo e conseguindo atrair mais oportunidades para a região, o Conecta Nordeste é uma dessas oportunidades onde as startups terão acesso ao mercado e participarão de eventos de conexão com empresas, investidores e players.

Paratleta cearense é convocada pela Seleção Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas para disputar 1º campeonato Mundial no Egito

A paratleta cearense, Shirlei Cátia (32), sempre teve o sonho de participar de um campeonato pela seleção brasileira. Este dia chegou, a atleta foi convocada a integrar a Seleção Brasileira Mista de Handebol em Cadeira de Rodas For-a-Side (HCR4), para participar do 1º Campeonato Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas da Federação Internacional de Handebol (IHF), que será realizado no Cairo (Egito), de 22 a 25 de setembro.

A competição recebe seis equipes que representam quatro continentes e confederações – Ásia, África, Europa e América do Sul e Central. Duas equipes europeias, Holanda e Eslovênia, duas equipes da América do Sul e Central, Brasil e Chile, e uma da Ásia (Índia) e África (Egito) se alinharão no evento. Disputada com equipes mistas, o que significa que cada equipe precisará de pelo menos duas jogadoras no elenco, com uma jogadora em quadra a cada momento, sendo a cearense uma das jogadoras convocadas para integrar a seleção brasileira.

Para a paratleta é um grande sonho que vai ser concretizado, mesmo com todas as adversidades que já enfrentou. Ela encontrou apoio, suporte institucional, educacional e financeiro no Instituto Compartilha, local em que trabalha, e de onde vem seu principal apoio.

A instituição em parceria com a ADESUL, instituição que promove inclusão desportiva e social do deficiente, desenvolve o projeto “Paratleta Trabalhador” de incentivo, apoio e inserção de paratletas no mercado de trabalho.

Para Shirlei, todo apoio que recebe do Instituto Compartilha tem sido fundamental para que ela possa continuar treinando e competindo sem precisar deixar de trabalhar.

“O Instituto Compartilha é um grande parceiro no apoio e incentivo ao esporte. Sem esse apoio e suporte, talvez hoje eu não teria tido a oportunidade de ser convocada para o Mundial com a Seleção Brasileira porque eu não teria condições de seguir com os treinamentos e participar das competições nacionais”, afirma Shirlei Cátia.

A paratleta viaja neste sábado (17) com a Seleção Brasileira  Seleção Brasileira Mista de Handebol em Cadeira de Rodas For-a-Side (HCR4), rumo ao Cairo (Egito) onde acontece o mundial.

Portal Jangada Online ganha Prêmio de Comunicação da AECIPP

Profissionais de comunicação e mídias digitais dos municípios de São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Paracuru participaram, na última terça-feira, 13, do V Workshop para Comunicadores Locais promovido pela Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), por meio do Fórum de Comunicação. Com a presença de 33 participantes no total, entre comunicadores e representantes das áreas de comunicação das empresas associadas, o evento contou também com a entrega do Prêmio de Comunicação da AECIPP para os vencedores do júri técnico e do voto do internauta. 

Tendo o objetivo de compartilhar informação e conhecimento, o Workshop teve como tema principal o crescimento dos Podcasts, formato de mídia consolidado como um dos mais consumidos do Brasil. Para falar sobre o assunto,  estiveram presentes os jornalistas Kamila Fernandes, do podcast “As Cunhãs”, e Andreh Jonathas, do “Serifacast”, que compartilharam experiências, ideias e sugestões para o público. 

O presidente da AECIPP e CFO da Cimento Apodi, Eduardo Amaral, deu boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do engajamento da mídia local na prestação de serviço à sociedade. “O papel da AECIPP é contribuir tanto na geração de emprego e renda do Complexo do Pecém, como também atuar no desenvolvimento da sociedade e de setores que são fundamentais como a comunicação local. Todos nós somos agentes no desenvolvimento do Pecém e dos municípios que ficam no entorno, por isso o papel de cada um é muito importante para o futuro que está sendo escrito hoje. Nosso agradecimento pela participação e atuação de vocês que são peças fundamentais nessa transformação”, afirma. 

Com 11 trabalhos inscritos, o Prêmio de Comunicação da AECIPP teve 9 matérias validadas que passaram por avaliação dos jurados, entre elas os trabalhos de Tiago Feitosa, do Jangada Online, que ficou em 1º lugar no Voto Júri Técnico; Sérgio Rhuan Pêssoa, do Papel Pã Notcícias, 2º lugar Voto do Júri Técnico e campeão do Voto do Internauta; e Francisco Rogério Morais, do Jornal de São Gonçalo, que ficou em 3º lugar no voto técnico.  

Para Sérgio Rhuan, o prêmio tem um impacto positivo no trabalho dos comunicadores da região que já estão na expectativa para as próximas edições. “O Prêmio veio para ficar pois valoriza as pessoas que comunicam aqui, trazendo também prestígio e credibilidade que a gente precisa para continuar trabalhando”, destaca, apontando também a relevância do workshop “Foi incrível a troca de experiências e informações com pessoas que estão no mercado há bastante tempo, um ambiente de muito aprendizado e projetos para o futuro”. 

Emocionado com a conquista, o campeão Tiago Feitosa também destacou a importância de iniciativas como as da AECIPP. “As empresas do Pecém sempre apoiam a imprensa local e isso faz com que a gente se inspire a trabalhar com ainda mais seriedade para a população. Toda edição do workshop faz a gente crescer, evoluir mais um pouco. É muito importante acompanhar a modernização da comunicação, faz a gente ter um novo olhar para a área”. O comunicador dedicou a premiação para todos participaram do reflorestamento que foi tema da sua matéria vencedora.   

Sobre a AECIPP

A AECIPP é uma entidade empresarial, sem fins lucrativos, com atuação específica no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), com o objetivo de fortalecer e desenvolver a atividade empresarial nessa região, por meio do atendimento permanente dos legítimos interesses das suas empresas associadas. Fundada em 30 de setembro de 2015, a Associação é o resultado da iniciativa de criação decidida em Assembleia Geral de Fundadores, realizada no dia 13 de novembro de 2014. Atualmente, a entidade conta com 40 empresas associadas que fazem parte do Complexo do Pecém.

Resultado do Prêmio de Comunicação da AECIPP

Voto do Internauta 

Campeão – Sérgio Rhuan Pêssoa / Papel Pã Notícias

Voto do Júri Técnico 

1º lugar – Tiago Feitosa / Jangada Online

2º lugar – Sérgio Rhuan / Papel Pã Notícias

3º Rogério Morais / Jornal de São Gonçalo

2ª edição do Festival Sabores de Juazeiro contará com 63 empresas

Juazeiro, na Bahia, está em fase de preparação para o maior evento gastronômico do Vale do São Francisco, o Festival Sabores de Juazeiro. Entre os dias 14 e 30 de outubro deste ano, a Terra das Carrancas sediará a 2ª edição do festival, com 63 estabelecimentos confirmados.

Com realização do Sebrae, e correalização da Prefeitura Municipal de Juazeiro e SINDHAJ, o número expressivo é consequência direta da recepção e sucesso da edição anterior, celebrada em outubro do ano passado. À época participaram 45 restaurantes, com uma oferta total de 101 pratos. 

Este ano o Festival traz o tema “Os Frutos do São Francisco”, onde os inscritos deverão desenvolver pratos que contenham elementos da fruticultura, pesca, ovinocultura e caprinocultura de Juazeiro e região, estimulando assim o potencial produtivo e a cultura local. São 5 categorias possíveis: Prato Principal, Petiscos, Lanches, Sobremesas e Drinks.

Enquanto o Festival não começa, os preparativos estão a todo vapor: o evento oferece com exclusividade oficinas de formação na área gastronômica, ministrada por especialistas. Nos dias (29) e (30) de agosto, os chefs Leandro Nascimento e Denise Lins realizaram a oficina de  “Uso e Valorização dos Ingredientes Locais”. No dia (31) foi a vez do  chef Junior Rocha, bartender profissional, que comandou a oficina “Elaboração de Coquetéis”. Na segunda-feira dia (05/09), será a vez da oficina de “Prática de Conteúdo Digital para Negócios de Gastronomia”, ministrada pela  jornalista,  sommelière e criadora de conteúdo Paula Theotonio.

Entre os inscritos o clima de preparação tem se mostrado muito positivo, conforme relatos dos participantes. Gláucia, do estabelecimento Café Cremoso Artesanal, pontuou: “Foi uma sacada sem igual, que vai nos ajudar a elaborar pratos deliciosos e surpreendentes para o Festival. A Primeira edição já nos impulsionou muito, mas já vemos que a segunda edição vai nos fazer alavancar ainda mais”.

Vanessa, representante da Doceria Doce Sonhos Juazeiro, concordou: “Foi muito interessante, pudemos não só aprender técnicas interessantes como também  compartilhar os desafios e experiências com outros colegas de profissão, algo difícil de se fazer na correria”. Elba, da Confeitaria com Afeto, corroborou: “Nós adoramos participar das oficinas. Primeiro porque nos permitiu novas experiências com sabores e combinações antes consideradas inusitadas, e que surpreendeu muito. Segundo, abriu o pensamento para diversas possibilidades da culinária. Quebrou preconceitos e realmente vai nos ajudar muito na elaboração do prato para o festival e melhorar cada vez mais o cardápio da nossa Confeitaria.”

“Nizinha” do estabelecimento Rei do Caldo, finalizou “O festival gastronômico de juazeiro tem uma grande relevância para a comunidade local, tendo em vista  que proporciona uma chance de geração de renda, um incentivo ao resgate da cozinha local, possibilitando, assim, a valorização de produtos e conhecimentos tradicionais regionais. As oficinas estão sendo muito importantes para vivenciarmos outras formas de conhecimentos culinários e suas técnicas”.

Agenda: 

2º Festival Gastronômico de Juazeiro – Os Frutos do São Francisco

Onde: Juazeiro, Bahia

Quando: 14 a 30 de outubro de 2022

Realização: Sebrae

Correalizadores: Prefeitura Municipal de Juazeiro e SINDHAJ

Apoio: Armazém da Caatinga, Rocha Studio Bar, TV São Francisco e aplicativo pede.ai

Patrocínio: Bom Sabor, Mix Mateus, Revalle, Obelisco Brindes, Agrovale, Nestlé –  Globo Juazeiro Distribuição e Stella Artois.

Corrida 21k Terra da Luz acontece no próximo domingo em Fortaleza

No próximo domingo, 18, acontece a quarta edição da corrida 21k Terra da Luz, com quase 4 mil atletas inscritos de toda parte do país. A competição, que já é tradicional na capital cearense, disponibiliza três percursos distintos, 7Km, 14Km e 21Km. Com objetivo de unir o turismo e o esporte, o evento oferece uma interação dos seus participantes com os espaços públicos e históricos da cidade de Fortaleza ao longo dos seus percursos, com a largada saindo da Praça Portugal.

Os inscritos na competição devem retirar o kit da corrida nos dias  16 e 17 de setembro, de 9h às 19h, no Piso L4 do Shopping Aldeota (Av. Dom Luís, 500, Aldeota, Fortaleza), necessário apresentar o documento original com foto.

Para Fernando Elpídio, o idealizador e diretor da Nova Letra, a 21K Terra da Luz fortalece ainda mais a relação esporte, cultura e promoção turística em Fortaleza. “A prova esportiva é um produto turístico com provas de pequena, média e longa distâncias. O percurso interage com os patrimônios culturais, históricos e arquitetônicos da capital cearense, valoriza a nova Avenida Beira Mar e traz no seu próprio nome terra da luz o conceito base à referência ao estado, que primeiro libertou os escravos; redenção, ir e vir, características fundamentais na modalidade esportiva corrida de rua.”, comenta Elpídio.

Em tempo

A Corrida 21k Terra da Luz, na sua quarta edição, promove o Seminário Conexão Esporte, que acontece no dia 26 de setembro, no auditório do Sebrae Ceará, e 27 de setembro de forma remota, com inscrições gratuitas. A ação será composta por um ciclo de palestras e debates realizados presencialmente, com 200 vagas disponíveis, e com transmissão simultânea pela internet, com participação presencial de gestores, empreendedores e secretários do esporte, pelo Instagram da Nova Letra (@novaletraeventoscriativos).

Na programação do dia 26 de setembro, palestras que abordam as Leis de Incentivo ao Esporte, Captação e Gestão de Projetos Esportivos com  Bia Gurgel, da BG Soluções Sociais; Eventos Criativos e Empreendedorismo com Fernando Elpídio, da Nova Letra; Corrida Pague Menos e Gestão de Imagem com Patrícia Matias, Coordenadora de Marketing de Eventos da pague Menos; Comunicação Estratégica Para Projetos Esportivos com Adriano Muniz, Diretor da Engaja Comunicação. Já na programação do dia 27 setembro, oficinas temáticas on-line que irão abordar os seguintes temas: Planejamento Para Captação de Recursos Via Lei de Incentivo ao Esporte com Bia Gurgel; Oficina Técnica de  Elaboração de Campanhas de Marketing Esportivo com Fernando Elpídio. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas pelo  www.novaletra.com.br

Serviço:

21k Terra da Luz

Data: 18 de setembro

Horário: 05h30

Local: Praça Portugal

Estação Fashion chega em Fortaleza com investimento de R$50 milhões

Consolidado como um dos principais pólos nacionais de moda, tanto na produção como na exportação de peças, segundo dados do IBGE, o Ceará recebe novos negócios no setor atacadista. Com investimento de R$50 milhões, será lançado em breve o Estação Fashion, novo empreendimento para fortalecer o atacado de moda, com infraestrutura completa e inédita em Fortaleza. Localizado estrategicamente na região do Centro de Fortaleza, conhecido pelo elevado fluxo de comércio na cidade, o Estação Fashion irá integrar a área recentemente revitalizada em frente à Praça da Estação João Felipe, que conta com a Estação das Artes. A previsão de início das obras é maio de 2023, com conclusão do empreendimento em 2024. 

No total, serão cerca de 5 mil empregos gerados de forma direta e indireta. O Estação Fashion será composto por mais de 1.200 lojas e boxes, com diferentes tamanhos, dispostos em três pavimentos e distribuídos em uma área de 5.500m2. Além de estacionamento com capacidade para 500 carros e 30 ônibus, o empreendimento terá praça de alimentação, espaço para eventos, hub de serviços variados para lojistas e clientes, espaços de saúde e beleza, esteiras rolantes e fará também vendas online.

A localização privilegiada do Estação Fashion, próximo de pontos históricos e turísticos da capital, e com fácil acesso para quem utiliza transportes individuais, coletivos e rodoviários, ajuda a receber compradores da cidade, do interior cearense e mesmo de outros Estados.

Dentre os diferenciais do Estação Fashion está a implementação do conceito “Figital”, que une ambientes físico e digital em uma grande vitrine do atacado, disponibilizando tecnologia, inovação e estrutura completa para potencializar o comércio de moda entre lojistas e clientes de todo o Brasil.

Elaborado por uma equipe com diferentes especialidades de mercado, o novo empreendimento de moda atacadista tem, entre os investidores, o advogado e empreendedor Janos Cavalcante Fuzesi, cônsul da Hungria nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão e diretor da Sociedade Consular do Ceará.