Arena do Shopping Iguatemi Bosque apresenta espetáculo do Super Mário neste domingo

Para fazer a alegria da criançada, a Praça de Convivência da Expansão do Iguatemi Bosque segue com programação especial do projeto ‘Arena Iguatemi’. No próximo domingo (30), a partir das 17h, a apresentação ‘Super Mário ao resgate’será responsável por animar os pequenos.

As apresentações infantis são gratuitas e fazem parte dos finais de semana do Iguatemi Bosque, com entretenimento para toda a família. “Os espetáculos são lúdicos e ótimas opções para momentos de distração e leveza. É um excelente ambiente para curtir, pois a estrutura e organização são pensadas para fazer com que todos se divirtam ao máximo”, ressalta Rachel.

Desde o final de 2022, as apresentações contam com um intérprete de libras, que facilita a comunicação com foco na acessibilidade.

Super Mário ao resgate

Quando: domingo, 30 de abril, a partir das 17h

Onde: Praça de Convivência da Expansão do Iguatemi (Piso L1)

Entrada gratuita

NM2Business: grandes nomes do mercado empresarial compartilham suas trajetórias e experiências

Nesta terça-feira, 25, foi realizado o evento NM2Business – Nosso Meio to Business, edição “Especial Fundadores”, no auditório do BS Design, em Fortaleza, que reuniu grandes nomes do mundo empresarial para compartilhar suas trajetórias, desafios e cases de sucesso.

A programação teve início às 8h30, com a apresentação da jornalista Alana Araújo. O fundador e presidente do Grupo BSPAR, Beto Studart, abriu a série de palestras compartilhando sua trajetória profissional e como transformou suas ideias em realidade.

Segundo o empresário, ele sempre entendeu que “a aparência abre portas, e o conteúdo, consolida.” A trajetória profissional de Beto como gestor começou com pequenas atividades, ele trabalhou vendendo camarões e até foi proprietário de uma frota de táxis por um tempo. No entanto, aos 23 anos, ele assumiu a presidência da empresa Agripec Química e Farmacêutica. Após a venda da Agripec, o cearense não quis descansar e fundou a marca BSPAR, que investe no setor imobiliário por meio das empresas BSPAR Incorporações e BSPAR Construções, ambas sinônimos de qualidade e sucesso entre os clientes. A palestra foi mediada por Fernando Hélio Brito, fundador do Nosso Meio. 

Em seguida, Fernando Rodrigues, fundador do grupo Makro Engenharia, apresentou sua palestra compartilhando a visão por trás da criação da empresa, apresentou dados, resultados e perspectivas futuras. “Eu sempre tive isso muito certo na minha mente: eu tenho que vencer, não posso recuar! E para quem quer vencer só existe um caminho: trabalhar. Eu trabalhei muito na minha vida, e passei isso para todos os meus filhos, porque acredito que esse é um valor que devemos ter”, comentou.

A programação continuou com Renata Abreu e Renan Aguiar, fundadores da San Paolo, que apresentaram suas estratégias e números, experiências no mundo dos negócios e sobre o modelo de sócios em suas lojas. Renata conta que a marca tentou vender franquias, mas que, após uma primeira experiência ruim, não mantiveram essa ideia. Para trabalhar com essa proposta de parceria, eles criaram um modelo de sócios-operadores, baseado no modelo do também fundador Afrânio Barreira (Coco Bambu), que tem como objetivo estar mais próximo do cliente e ter mais autonomia. “Hoje a gente trabalha com sócios-operadores na ponta. A gente acredita nessa ideia de ter um dono na ponta”, conta Renan. Eles contaram que um dos sócios atuais começou como estagiário da marca e conhece todos os processos que envolvem a logística, produção e backstage do produto. Hoje ele está na Bahia e participou da abertura de nove lojas no estado. 

Na sequência, Antônio José de Freitas Melo, fundador da Normatel, subiu ao palco para compartilhar sua trajetória profissional e cases de sucesso que o deixaram orgulhoso da jornada empresarial. A palestra foi mediada por Helaine Oliveira, jornalista do Grupo Otimista. Antônio conta que o nascimento da Normatel veio de uma ideia do seu pai, ao trazer diversos produtos de construção para pronta entrega em Fortaleza. Ao se unir com o seu atual sócio, Cláudio Brasil, em 1978, os negócios alavancaram. Na divisão das responsabilidades administrativas, os filhos dos sócios estão à frente das diretorias da empresa, mas em uma administração geral, Antônio prioriza a parte comercial e Cláudio a Engenharia. Para os empreendedores, o fundador destaca uma palavra como dica: credibilidade. “Eu sempre faço uma coisa como se fosse a última coisa que eu fosse fazer na minha vida. Faça bem feito, o preço é o mesmo”, conclui.

O Painel Sucessores foi mediado por Guilherme Pequeno, sócio da Gomes de Matos Consultores Associados, e contou com a participação de Carolina Bichucher, gerente de marketing e segunda geração à frente da franquia do McDonald’s no Ceará, e Ivan Bezerra Neto, diretor executivo e terceira geração à frente da TBM – Têxtil Bezerra de Menezes e Filati Malhas. Os convidados puderam compartilhar suas experiências profissionais e discutir como é estar à frente de uma empresa familiar.

Carolina contou os principais desafios de estar nesse universo e, inclusive, chegou a duvidar da sua capacidade de ingressar no meio. “Eu entrei pensando que ia conhecer um negócio totalmente engessado e acabei descobrindo algo apaixonante e pegando o gosto”, diz. Ivan também fala sobre os obstáculos que vivenciou nessa jornada e pontua que conquistar o respeito da equipe foi um dos principais na sua carreira. “A partir do momento em que eu comecei a ganhar essa confiança da equipe diretora, tudo começou a se encaixar e funcionar melhor”, conta.

A fundadora da marca Catarina Mina, Celina Hissa, apresentou sua forme de trabalhar com foco no propósito e em quem produz, que foi mediada por Julião Júnior, jornalista e apresentador do Jornal da Jangadeiro. Celina compartilhou sua jornada empreendedora, falou sobre sua visão de negócios e como teve a ideia de trazer transparência aos consumidores e parceiros, abrindo os custos da empresa. A fundadora também ressaltou a preocupação da marca com as pessoas que estão envolvidas no processo produtivo. “É importante que as pessoas entendam a história de quem fez, a história por trás do produto e por trás da marca. Não é sobre o produto, é como a gente cria e conta as histórias. É sobre isso”, compartilhou.

A última palestra foi apresentada por Carlo Porro, fundador e CEO da Agrícola Famosa, maior exportadora de frutas do Brasil e maior exportadora de melão do mundo. A palestra foi mediada por Inácio Aguiar, jornalista e editor de política do Sistema Verdes Mares. Carlo compartilhou os principais diferenciais da Agrícola Famosa em relação a outras empresas do mesmo ramo e como se atualiza sobre as tendências do mercado e busca inovação para a empresa. Carlo contou sobre os desafios diários que um empreendedor enfrenta em sua jornada, afirmando que, em diversos momentos, pensou que tudo fosse dar errado, mas que aprendeu trabalhando e persistindo em seu negócio. “O que faz o empreendedor são esses momentos difíceis. É conseguindo passar por esses obstáculos que se chega lá. Quem persiste não pode ser derrotado”, afirmou.

Programas do Instituto MRV e Instituto iungo impactam mais de 2 milhões de pessoas

Mais de 2 milhões de pessoas já foram impactadas direta ou indiretamente por meio das iniciativas lideradas ou apoiadas pelo Instituto MRV (IMRV). Além dos programas “MRV Voluntários”, “Seu filho, Nosso futuro” e “Educar para Transformar”,  realizados com o envolvimento do Time de Voluntários,  esse número abrange o importante trabalho desenvolvido de forma independente pelo Instituto iungo, que tem o IMRV como mantenedor desde sua fundação.

Em seus nove anos de atuação, o IMRV já investiu mais de R$ 42 milhões para promover a transformação social por meio de programas educacionais para crianças, jovens e educadores. Os dados de impacto do Instituto constam no Relatório de Vidas Transformadas 2022, que pode ser acessado no site institutomrv.com.br (ou diretamente neste link). Em 2022, segundo a publicação, mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas direta e indiretamente e foram investidos mais de R$7 milhões. 

O IMRV é mantido pela MRV&CO, que vê na iniciativa uma forma de contribuir com um país mais solidário, tornando realidade o compromisso de transformar a história de muitas famílias. “Trabalhamos firmes para dar mais oportunidades para os nossos realizadores do futuro. Acreditamos que a educação tem um poder incrível para mudar a vida das nossas crianças e adolescentes. E claro, não podemos deixar de dar suporte para os educadores, eles são uma das bases desta transformação”, comenta Blenda Alves, coordenadora do Instituto MRV.

Com o propósito de transformar a Educação junto com os educadores, em seus três anos de existência o iungo já realizou ações formativas para mais de 270 mil professores e gestores escolares em todos os estados brasileiros. De acordo com o seu relatório, até o final de 2022, foram firmadas parcerias com 16 secretarias estaduais de educação que, juntas, somam 59,6% dos docentes e 61,7% dos estudantes de Ensino Médio do país. O material pode ser conferido em iungo.org.br (ou diretamente neste link). 

Segundo Paulo Andrade, presidente do iungo, esse alcance só foi possível por causa do trabalho em parceria com as redes de ensino, oferecendo formações continuadas e produzindo material curricular com contribuição de professores e gestores. “Temos como pressuposto desenvolver nossos programas e materiais em parceria estreita com as Secretarias de Educação e seus educadores, de forma que tenham consonância com as necessidades e especificidades de cada contexto”, explica.

Olhando para frente

Entre as ações geridas diretamente pelo IMRV, o lançamento da 9ª edição do “Educar do para Transformar”, em 2023, é uma das principais oportunidades para Organização da Sociedade Civil (OSCs) do país. Já são mais de 50 projetos apoiados em todo o Brasil. Além disso, o “Escola Nota 10”, um projeto da MRV que existe há mais de 10 anos, está passando por uma reestruturação e contará com o apoio do IMRV para que seja potencializado e diminua o analfabetismo dos trabalhadores da construção civil da companhia. 

Já o Instituto iungo tem como destaque o apoio às redes de ensino para a formação de professores do Ensino Médio, em especial o lançamento do programa Itinerários Amazônicos, que visa levar para a sala de aula de todo o Brasil a diversidade e amplitude do território amazônico, com foco na sua valorização, respeito e conservação.

____________________________________

Sobre o Instituto MRV

O Instituto MRV acredita que os primeiros passos para trilhar um futuro com mais oportunidades estão diretamente ligados ao poder transformador da educação. Por isso, desde 2014, o braço social da MRV&CO desenvolve e apoia importantes programas e projetos, que têm como essência oferecer possibilidades ainda maiores na área da educação. Dessa forma, já conseguimos proporcionar oportunidades de um futuro melhor para mais de 2,1 milhões de pessoas em nove anos. Saiba mais em institutomrv.com.br. 

Sobre o Instituto iungo

O Instituto iungo, idealizado pelo Instituto MRV, tem o objetivo de promover o desenvolvimento profissional de educadores de todo o Brasil. iungo, em latim, significa reunir, atrelar, unir aos pares – conjunto de sentidos que pauta sua atuação. Conectar professores, gestores, centros de pesquisa e especialistas em educação em programas de formação continuada e de produção de conhecimento é a forma do iungo fortalecer o trabalho realizado pelas redes de ensino brasileiras. A principal meta do trabalho coletivo é possibilitar que os educadores renovem e aperfeiçoem continuamente suas práticas pedagógicas, construindo uma educação com mais significado e qualidade para os estudantes.  Mais informações em www.iungo.org.br.

Comida di Buteco: últimos dias para público de Fortaleza ajudar a eleger o melhor boteco da capital

A 12ª edição do Comida di Buteco em Fortaleza está chegando ao fim. O próximo domingo (30) marca o último dia do concurso. Será a última oportunidade para o público ajudar a eleger o bar campeão. Ao todo, 20 estabelecimentos, localizados em diversas regiões da cidade, concorrem ao título de melhor boteco da capital em 2023. O vencedor de Fortaleza irá disputar a segunda etapa do concurso, que acontece em julho e elegerá o melhor boteco do País.

Neste ano, com a missão de criar petiscos contendo obrigatoriamente ervas e/ou especiarias nas receitas, os bares apostaram na criatividade e na regionalidade para criar, apresentar e servir os pratos concorrentes. É o caso do “Bacurin Zangado”, petisco do Bar do Nem, boteco vencedor do concurso no ano passado. O prato, composto por bolinhos de aipim com carne de sol suína e molhos especiais, é servido em cestinhas de casca de coco adornadas com fuxicos, típicas peças artesanais nordestinas feitas com retalhos de tecidos.

Outro exemplo é o “Pêia de Sabores”, servido pelo Sertão Xique Xique: um ensopado de ossobuco desfiado, marinado com especiarias e vinho tinto e finalizado com queijo parmesão, pimenta biquinho, manjericão e torradas. O “Trio fantástico”, do Buteco 100 Petiscos Náutico, feito com tiras de carne com noz-moscada, tiras de filet suíno com lemon pepper e tiras de frango à chimi galetto também tem arrancado elogios do público. O Camarão na Crosta de Tapioca acompanhado de geleia de pimenta, do Samburá, também tem chamado a atenção dos clientes do estabelecimento. Por fim, o “Bolinho Carreteiro”, feito com bolinhos de arroz, carne seca, calabresa, bacon e queijo tem sido a grande atração do Varandão do Vila e também é um dos fortes concorrentes ao prêmio.

Todos os petiscos do concurso custam o valor fixo de R$ 30. Além dos pratos, os clientes também podem avaliar o atendimento, a higiene do local e a temperatura das bebidas. Cada cliente que provar o petisco concorrente recebe uma cédula de votação e deve dar sua avaliação no local. Cada critério é avaliado com notas de 0 a 10. Além da votação popular, os botecos também são avaliados por uma comissão de jurados. O voto do público vale 50% do peso total e o dos jurados 50%.

O objetivo do Comida di Buteco é continuar celebrando a cozinha de raiz, valorizando os pequenos negócios e empreendedores da área da gastronomia, além de divulgar os bares participantes – que não pagam nada para participar do concurso – e estimular a releitura dos tradicionais “tira-gostos” e a criação de novas iguarias, mantendo viva a cultura e o mercado dos botecos.

O Comida di Buteco é um concurso e não um festival, já que existe uma competição entre os participantes. No concurso, é escolhido o melhor boteco e não apenas o melhor petisco. Em maio, deverá ser anunciado o campeão desta edição e melhor boteco da cidade de 2023, numa cerimônia de premiação que acontecerá no Hotel Sonata de Iracema.

Confira abaixo a lista completa dos bares participantes:

  1. Arriégua Bar e Petiscaria – Rua Doutor Manuel Teófilo, 805 – Itaperi
  2. Bar do Nem – Rua General Clarindo de Queiroz, 1745 – Loja 230 – Centro (Campeão do Comida di Buteco Fortaleza 2022)
  3. Bar do Rafa – Avenida Senador Fernandes Távora, 325 – Henrique Jorge
  4. Bar O Camocim – Rua Padre Mororó, 1012 – Centro
  5. Boteco Di Garagem – Rua Bento Gonçalves, 703 – Loja 07 – Novo Mondubim
  6. Buteco 100 Petiscos Náutico – Avenida da Abolição, 2727 – Meireles
  7. Buteco Afonso Pescados – Alameda das Begônias, 202 – Cidade 2000
  8. Buteco do Baiano – Rua Oito de Setembro, 1444 – Varjota
  9. Churraskim do Markim – Rua Capitão Melo, 3914, Altos – Joaquim Távora
  10. Deixe Comigo Bar – Rua Castro Alves, 520 – Joaquim Távora
  11. Espetim da Esquina – Rua Padre Guerra, 2333 – Parquelândia
  12. G Petiscos – Rua Sousa Girão, 133 – José Bonifácio
  13. Long Beer – Rua Bélgica, 1050 – Maraponga
  14. Mormaço Bar – Rua Isac Meyer, 345 – Aldeota
  15. Premium Petiscaria – Avenida Monsenhor Tabosa, 1039 – Meireles
  16. Republic Bar e Bistrô – Rua Waldery Uchôa, 188 – Benfica
  17. Samburá – Rua Sabiaguaba, 430, Quiosque C1 – Sabiaguaba
  18. Sertão Xique Xique – Rua Doutor Manuel Teófilo, 805, Galpão E – Itaperi
  19. Toca do Peba – Rua Professor Costa Mendes, 266 – Bom Futuro
  20. Varandão da Vila – Rua Abel Ribeiro, 346 – Parangaba

Patrocinadores

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na transformação de vidas por meio da cozinha de raíz e na capacidade que os comércios familiares têm de impactar toda a cadeia produtiva do setor, ajudar a desenvolver circuitos turísticos e promover desenvolvimento socioeconômico. Em contrapartida, as marcas têm a oportunidade de realizar ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o boteco.

Eisenbahn 

“São em eventos como este que podemos entrar em contato direto com o consumidor e levar a mensagem do DNA artesanal de Eisenbahn. É sempre uma felicidade essa parceria que transporta a marca e o nosso consumidor para esse ambiente tão especial da gastronomia democrática. Assim, podemos explorar mais sabores para harmonização com nossa Unfiltered, e também fortalecer a nossa embalagem de 600ml que é ideal para consumo em bares e botecos”, comenta Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn.

Chandon 

Assim como a Chandon, o Comida di Buteco é genuinamente brasileiro. Faz parte da cultura gastronômica do país e reflete sua essência coletiva e plural. Em parceria com o Comida di Buteco, a Chandon anuncia que todos são bem-vindos em sua mesa, e convida seus consumidores a explorarem um mundo de possibilidades em ambientes descontraídos e a provar porções deliciosas, harmonizadas com seus espumantes excepcionais. Como uma forma de abraçar esse projeto e apoiar os butecos, a Chandon presenteará os campeões estaduais com uma Magnum Chandon Brut, e o campeão nacional ganhará uma viagem para 2 pessoas, para viverem uma experiência única na vinícola Chandon localizada em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Convidamos você para fazer parte da Comunidade Chandon e ter acesso as nossas novidades e benefícios exclusivos, se cadastre pelo link: www.chandon.com.br/newsletter.

Gordon’s 

Usando os mesmos ingredientes que Alexander Gordon usou há mais de 250 anos, Gordon’s criou o personagem clássico do gin para fazer o G&T perfeito com um sabor limpo e dominante de zimbro. É o gin mais vendido no mundo e em 2023 levará para o Comida di Buteco, seu sabor, para que todos os butequeiros possam experimentar “o gin dos gins”, premiado mundialmente. Em 12 circuitos do Comida di Buteco a marca estará presente com taças e materiais de merchandising, se aproximando do consumidor nesta ocasião.

McCain 

McCain é patrocinadora do Comida di Buteco pelo nono ano consecutivo, apoiando essa iniciativa que valoriza e impulsiona o segmento de bares e botecos brasileiros, de grande importância para o mercado de batatas congeladas e aperitivos. McCain do Brasil Alimentos é uma divisão da McCain Foods Limited, uma empresa privada com sede no Canadá, a maior fabricante mundial de batata pré-frita congelada e líder mundial em aperitivos/snacks. Emprega cerca de 20 mil pessoas, operando mais de 55 fábricas em seis continentes e gera vendas anuais superiores a CDN$ 10,5 bilhões.

Zero-Cal 

Zero-Cal, marca líder e Top Of Mind há 19 anos no mercado de adoçantes, renova sua parceria com o Comida Di Buteco, patrocinando a 23ª edição do evento. A união de Zero-Cal com o concurso teve início em 2017 e, neste ano, reforça a mensagem de que todos podem curtir o lado doce da vida sem abrir mão do sabor. O destaque neste ano será Zero–Cal Sucralose Líquido, que tem origem da cana-de-açúcar, além de ser doce e gostoso como deve ser. Drinks produzidos com Zero-Cal, como caipirinhas, e canecas personalizadas da marca estarão em botecos participantes, fortalecendo o compromisso de Zero-Cal em desfrutar os momentos de prazer ao entregar o melhor sabor doce sem residual amargo em outras ocasiões, além do café

Santander: Empreendedorismo e Gastronomia 

Apoiar o empreendedorismo é parte fundamental do papel do Santander em ajudar pessoas e negócios a prosperarem. É por isso que o Banco apoia a gastronomia: porque sabe que ela vai muito além do fogão. Todo prato que o restaurante prepara traz na receita um toque de prosperidade. Não só para quem cozinha, mas para quem planta os ingredientes, para quem transporta, para quem vende. A gastronomia é uma cadeia de oportunidades, que o Santander apoia do início ao fim: não só patrocinando grandes eventos e programas de setor, mas também investindo em soluções para apoiar quem empreende, da lavoura até o prato na sua mesa. Por isso, o Santander patrocina o maior concurso gastronômico nacional: o Comida di Buteco, que transforma pequenos negócios em todo o País. Na edição de 2023, haverá 10% de desconto na compra do petisco pagando com cartão Santander.

Getnet 

“Mais uma vez, a Getnet reforça seu apoio ao Comida di Buteco, uma iniciativa sem igual na história da gastronomia brasileira. Assim como o concurso, que já virou uma tradição no país, a Getnet mantém uma relação muito próxima com o setor, oferecendo tecnologia em soluções de pagamento para facilitar a gestão e contribuir para a prosperidade dos negócios. Onde houver um boteco, um bar ou um restaurante, seja ele do porte que for, a Getnet estará lá.”


Tambaú

Reafirmando seu apoio e atuação junto à cadeia produtiva gastronômica e empreendedora do Nordeste, a Tambaú Alimentos é a nova patrocinadora oficial do concurso “Comida di Buteco”. Como parte da ação serão distribuídos sachês de catchup 100% Nordestino nos estabelecimentos participantes. O catchup 100% Nordestino da Tambaú Alimentos é o preferido do Nordeste, líder em vendas na região e também no Norte do país. O produto se diferencia por ter um sabor mais adocicado, atendendo ao paladar do público das regiões.

“O reconhecimento dos consumidores, que levou nosso catchup ao primeiro lugar em vendas no Norte e Nordeste, segundo pesquisa da Nielsen/Super Varejo, nos orgulha e nos faz reafirmar nossa preocupação com  qualidade em tudo o que produzimos. A parceria com o “Comida di Buteco” visa aproximar a marca ainda mais do nosso consumidor”, destaca o presidente da Tambaú Alimentos, Hugo Gonçalves.

Coca Cola(Solar) – nos circuitos de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife e Salvador 

Presente em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, a Solar Coca-Cola investe em uma forte estratégia de conexão regional, celebrando a pluralidade das culturas presentes em seu território. A companhia é uma das 15 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior do Sistema Coca-Cola no país, sendo a responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para aproximadamente 400 mil pontos de venda. Operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins, Solar Coca-Cola é destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, com mais de 15 mil colaboradores(as), 13 fábricas e um faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões. 

Piraquê Comida di Buteco 

Fundada em 1950, a marca carioca de biscoitos, massas e torradas possui fábricas equipadas com alta tecnologia, que atuam para garantir que os produtos cheguem fresquinhos aos pontos de venda. Piraquê acredita que o concurso Comida di Buteco tem um Quê de Originalidade na essência, portanto, tem um Quê de Piraquê! Por isso, pela terceira vez, a marca patrocina a ação, que amplia a visibilidade de todos os botecos participantes. Neste ano, o novo produto Piraquê, licenciado para o projeto, são os deliciosos salgadinhos Comida di Buteco em formato de “pastelzinho” de trigo, nos sabores filezinho, anéis de cebola e pepperoni, que trazem a crocância e os sabores típicos de petiscos de boteco para o público.”

Sympla 

Fundada em 2012, a Sympla é o maior ecossistema de experiências do Brasil, oferecendo eventos presenciais e conteúdos digitais dos mais variados temas para mais de 20 milhões de consumidores e mais de 200 mil produtores, em mais de 3.300 cidades do país.A tecnologia faz parte do DNA da Sympla, e a parceria com Comida di Buteco cumpre o seu propósito: conectar pessoas a experiências únicas por meio da tecnologia.A Sympla acredita que pode ajudar os butequeiros a terem uma experiência melhor com o Concurso, entregando uma solução gratuita no seu App: o mapa dos bares participantes. Além disso, a parceria com Comida di Buteco permite levar educação sobre tecnologia e eventos para quase mil bares em mais de 40 cidades, ajudando pequenos negócios a crescerem através de uma ferramenta de gestão de tickets simples, barata e acessível.

Serviço

Comida di Buteco 2023 – Fortaleza

Data: 07 a 30 de Abril

Local: Nos 20 botecos participantes – Lista completa no site (www.comidadibuteco.com.br)

Verificar horários de funcionamento de cada boteco participante no site e/ou nas redes sociais de cada um

Valor dos petiscos participantes: R$ 30

Comida di Buteco nas Redes Sociais:

Facebook: /comidadibuteco 

Instagram: _comidadibuteco 

Twitter: @_comidadibuteco 

OAB-CE vai realizar audiência pública para discutir situação da segurança nas escolas do estado

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional do Ceará, irá realizar uma audiência pública para discutir a situação da segurança das escolas do estado. Com o tema “Escola Segura: políticas para segurança de crianças e adolescentes em ambiente escolar”, o evento vai ocorrer no dia 27 de maio, às 16h, na sede da entidade. 

“Esse é um assunto que vem preocupando toda a sociedade cearense. Diante disto, a OAB-CE se coloca à disposição da população para contribuir e discutir ações efetivas para que possamos ter um ambiente escolar mais seguro para os professores e alunos”, destaca o presidente do órgão, Erinaldo Dantas. 

No dia 13 de abril, a OAB Ceará oficiou o Ministério Público Estadual do Ceará, informando sobre a preocupação da entidade com as notícias de possíveis atos de violência em escolas do estado. O documento foi assinado pela vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, Christiane Leitão. 

No pleito, a entidade sugeriu a criação de um comitê multidisciplinar de combate à violência no ambiente educacional, abrangendo escolas, faculdades e universidades. Para a OAB Ceará é importante que a sociedade se una no combate à violência nas escolas e que sejam integradas políticas públicas efetivas para a prevenção e o combate a esse grave problema.

A Seccional cearense se colocou à disposição do Ministério Público Estadual e Federal para colaborar no que for necessário para apuração dos fatos e para adoção das medidas cabíveis. A entidade também enfatizou a importância de que as informações divulgadas sejam checadas e verificadas, a fim de evitar a disseminação de notícias falsas, que podem gerar pânico e insegurança na sociedade.

A vice-presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão, reitera o compromisso da Ordem Alencarina com a defesa dos direitos humanos e da democracia. “Esperamos que sejam tomadas as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos nas escolas em questão. É necessário que a sociedade se mobilize para que esses atos de violência sejam erradicados e que os jovens possam exercer seu direito à educação em um ambiente saudável e seguro”, defendeu.

Entre as entidades convidadas, então:

APEOC

CAOPIJ do Ministério Público do Estado do Ceará 

Comissão de Direitos Humanos e Cidadania//Mandato Renato Roseno

Comissão de Direitos Humanos e Cidadania/Mandata Nossa Cara 

Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDCA) 

Conselho Estadual de Educação 

Conselho Municipal de Educação de Caucaia

Conselho Regional de Serviço Social 

Conselho Regional de Psicologia

Conselho Tutelar 

Coordenadoria de Infância e Juventude do TJCE

Executivo Estadual Secretaria Estadual de Educação Eliane Estrela 

Executivo municipal Secretária Municipal de Segurança Cidadã 

Instituto Terre des Hommes 

Legislativo Estadual Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará 

Legislativo municipal Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza 

Municipal de Criança e Adolescente Raimundo Matos 

Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública da Infância e Juventude (NADIJ) Coordenadoria de Infância e Juventude do TJCE 

Secretaria Estadual de Direitos Humanos 

Secretaria Estadual de Segurança Pública 

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social 

Secretaria Municipal de Educação 

Secretaria Municipal de Saúde 

Sindicato dos Assistentes Sociais do Ceará (SASEC) 

Sociedade Civil Conselho Regional de Psicologia 

Sociedade Civil Fórum DCA 

Fórum DCA

Secretaria Estadual de Educação

Fundação Municipal de Criança e Adolescente

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS)

Secretária Municipal de Segurança Cidadã

SINEPE

Serviço:

Audiência Pública sobre segurança nas escolas do Ceará

Data: 27/05, às 16h

Local: sede da OAB-CE (Av. Washington Soares, 800 – Guararapes)

Evento online e gratuito traz especialistas para discutirem como a automação pode impulsionar o crescimento de negócios

A automação é uma tendência de mercado e tem sido um dos grandes pilares do sucesso de vários negócios. No entanto, muitas empresas ainda não investem em tecnologias de automação e estão perdendo oportunidades de crescimento e aumento de faturamento. Pensando nisso, a Sólides, empresa de tecnologia voltada para Recursos Humanos, em parceria com a TALLOS, startup cearense de conversacional, realizará a 2a edição do evento Papo de Empreendedor, que terá como foco a automação em pequenas empresas. Durante o evento, que será realizado no dia 26 de abril, a partir das 19h, de forma online e gratuita, serão abordados temas relevantes, como o mito de que a automação é cara demais para as empresas.

Entre os palestrantes, destaca-se William Brito, gerente de receitas da TALLOS, que irá compartilhar sua expertise sobre a importância da automação em marketing e vendas nos negócios e como ela pode ajudar a impulsionar o crescimento das empresas. Além disso, o evento também contará com representantes de outras áreas da startup que irão discutir assuntos como a gestão de colaboradores e a estruturação da área de RH com tecnologia para aumentar a produtividade, lucro e reduzir a rotatividade.

O público participante terá a oportunidade de fazer perguntas e trocar ideias com os especialistas. Essa é uma oportunidade única para esclarecer dúvidas e obter insights valiosos para aplicar na empresa.

O evento será transmitido pelo Youtube e LinkedIn da Sólides. Inscreva-se: https://hubs.la/Q01LdVRL0

Serviço:

Evento: Papo de Empreendedor

Quando: 26/04

Horário: 19h, online

Inscrições: https://hubs.la/Q01LdVRL0 

Alunos de curso preparatório gratuito realizado pelo Inec são aprovados em vestibular: projeto conquistou a marca de 37 aprovações em cursos de ensino superior somente neste ano

Mais de 35 alunos do projeto Prosseguir, cursinho preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares realizado pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec) conquistaram vagas em cursos de ensino superior neste ano. O projeto é realizado em Fortaleza e em outros cinco municípios cearenses (Itapiúna, Meruoca, Milagres, Jaguaretama e Solonópole) e contempla jovens e adultos, com idade a partir dos 15 anos, moradores de comunidades urbanas e rurais. Com exceção de Fortaleza, o Prosseguir é o único cursinho pré-vestibular gratuito disponibilizado nos outros municípios citados. Só em Solonópole, o Prosseguir ajudou a aprovar 13 alunos.

Para a articuladora do Prosseguir na cidade, a pedagoga Silvania Vieira, o Prosseguir prepara os alunos para novas perspectivas de vida através da educação. “Somos uma comunidade rural sem muitas oportunidades. Além dos encontros de autocuidado com os psicólogos, o projeto conta com professores da comunidade gerando emprego e renda local. Sei que a aprovação é a realização de muitos e agradeço o apoio e as oportunidades trazidas. No ano passado, alunos daqui que ainda nem tinham concluído o ensino médio já obtiveram aprovação. Isso é muito significativo para a gente!”, comemora a educadora. 

O objetivo é oportunizar o acesso desse público ao ensino superior e ampliar as chances de ingressarem no mercado de trabalho, contribuindo para a formação intelectual, profissional e humana. Além disso, o projeto visa estimular os alunos a se engajarem em ações sociais em seus territórios, contribuindo para o desenvolvimento comunitário e humano. Durante o curso, são ministrados conteúdos programáticos para o Enem e outros vestibulares, encontros de autocuidado e construção de projeto de vida, entre outras ações.

Sobre o Inec

Fundado em 1993, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como foco principal o desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste do Brasil. Atua por meio de projetos socioambientais nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos. Saiba mais em www.inec.org.br

Theatro Via Sul traz extensa programação para o feriado do Dia do Trabalho

No final de semana do feriado do Dia do Trabalho, o Theatro Via Sul Fortaleza apresenta espetáculos que vão divertir adultos e crianças. Na sexta (28), o cantor e compositor pernambucano Lucas Mamede apresenta, às 20h, o show da turnê “Já ouviu falar de amor?”.

No sábado (29), é a vez do ator Marcelo Serrado, que traz a peça “Um pai de outro mundo”. Inspirado nas vivências e relatos de pais contemporâneos, Marcelo leva à cena situações inusitadas e cômicas na vida de um lar ocupado por uma pré-adolescente e dois bebês, juntos das suas demandas invariavelmente duplicadas, além do malabarismo diário na rotina multitarefa. Serão realizadas duas sessões: às 18h30 e às 21h.

No domingo (30), às 20h, o humor dá o tom da pauta com o stand-up “Sem Controle”, de Nil Agra. Em seu quinto especial de comédia, Nil fala sobre as incongruências da vida moderna e flutua com leveza por temas considerados polêmicos na vida adulta moderna.

Na segunda-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho, é a vez das crianças se divertirem. Às 15h, os Bolofofos sobem ao palco com um live show. A coelhinha Bunny, o leãozinho Rick, a gatinha Sophie, o polvinho Pow e o bebê corujinha Pipi apresentarão ao público hits como o Funk do Pão de Queijo, Domingo Abacaxi Flamingo, Mamãe eu Risquei o Sofá, Rock da Melancia e muitos outros. Já às 17h30, será apresentada a peça Mario & Sonic –  Uma aventura gamer no teatro.

Serviço 

Programação de 28 de abril a 1º de maio de 2023 no Theatro Via Sul Fortaleza

28/04 – Lucas Mamede – Já ouviu falar de amor? – 20h

29/04 – Marcelo Serrado – Um pai de outro mundo – 18h30 e 21h

30/04 – Nil Agra – Sem Controle – 20h

01/05 – Bolofofos – Live Show – 15h

01/05 – Mario & Sonic –  Uma aventura gamer no teatro – 17h30

Local: Theatro Via Sul

Endereço: Via Sul Shopping – Av. Washington Soares, 4335 – Sapiranga | Fortaleza – CE

Mais informações em http://www.theatroviasulfortaleza.com.br/

Ingressos à venda pelo site Ingresso Digital

Foto Marcelo Serrado: Ricardo  Brajterman

Diretor da CNC Maurício Filizola participa de evento em Portugal e comitiva se reúne com o presidente Lula

O diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Maurício Filizola, participou da inauguração do primeiro escritório internacional da CNC, localizado no complexo World Trade Center (WTC), em Lisboa. A iniciativa visa ampliar as oportunidades de negócios do setor terciário, favorecendo o intercâmbio com a Europa e com o mundo. Maurício Filizola também é diretor da Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma) e presidente da Rede de Farmácias Santa Branca. O evento ocorreu na última segunda-feira, 24.

Segundo José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC–Sesc–Senac, “o novo escritório é mais uma porta que se abre para que os empresários do comércio de bens, serviços e turismo possam realizar novos negócios na Europa”. Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), o senador Fernando Farias (MDB-AL), a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, a ex-senadora Kátia Abreu (PP-TO), o vice-presidente do WTC Lisboa, José Magro, e os presidentes de 20 federações do Sistema Comércio.

Maurício Filizola, José Roberto Tadros e os outros representantes das federações estaduais e nacionais da entidade também se reuniram, em Portugal, com o presidente Luís Inácio Lula da Silva. O presidente elogiou a iniciativa do novo escritório como um importante gesto para a abertura de outras frentes de negócios para o Brasil.

Nosso Lar Hospital oferece consultas psiquiátricas e de psicologia com preços acessíveis 

Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar da saúde física. De acordo com o último levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 1 bilhão de pessoas viviam com transtorno mental em 2019. Com o objetivo de facilitar o acesso ao atendimento em saúde mental, o Nosso Lar Hospital, instituição com 55 anos de experiência em saúde mental no Ceará, amplia o serviço do Nosso Lar Mais Cuidado com realização de consultas e procedimentos em psiquiatria e psicologia a preços acessíveis. 

Alinhado às práticas mais modernas em saúde mental, o Nosso Lar Hospital, de acordo com Aleks Mesquita, é a única unidade do estado do Ceará que tem atenção integral à saúde mental. “No Nosso Lar família e paciente encontram consulta em psiquiatra e psicologia, procedimentos e internação particular e por convênios de forma integral e humanizada. Temos toda uma estrutura referenciada com 55 anos de atividade para proporcionar todo o cuidado e suporte não só ao paciente, mas também para os familiares durante o tratamento que envolve médico, família e paciente. Todos precisam estar unidos para um tratamento eficaz”, diz. 

Composto por equipe técnica experiente e renomada, o atendimento ambulatorial é preparado para o acolhimento dos pacientes, por meio de agendamento com facilidade, e oferece estrutura para avaliação inicial, medicação e acompanhamento regular para todos os tipos de transtornos de saúde mental. As consultas possuem valores acessíveis a partir de R$100,00, atendendo pacientes com idade a partir de 14 anos, todos os dias da semana, das 7h às 19h. 

A médica psiquiatra e diretora geral do Nosso Lar Hospital, Dra. Ticiana Macedo, destaca a necessidade de quebrar o estigma em torno dos transtornos mentais e garantir que as pessoas tenham acesso aos tratamentos necessários para levar vidas saudáveis e felizes. “Muitas vezes as pessoas adiam a busca por ajuda médica e de profissionais de saúde devido ao preconceito que o tratamento carrega. A sociedade precisa compreender que a saúde emocional e psicológica exige tanto cuidado quanto a dor física. Assim como se procura um dentista ou um cardiologista, também é preciso procurar psicólogo e/ou psiquiatra quando necessário. Postergar a procura por apoio pode agravar um quadro que poderia ser mais fácil de cuidar no início dos sinais”, explica.

Entre os transtornos mais comuns, a médica cita a depressão, ansiedade, transtornos alimentares e transtornos de personalidade como esquizofrenia, bipolaridade, psicose. “Apesar de transtornos como depressão e ansiedade serem mais falados e divulgados, a maioria das pessoas ainda não entende os sintomas e como se manifestam”, aponta Dra. Ticiana Macedo.  

Nosso Lar Mais Cuidado

Agendamento: (85) 98166-7935.

Consultas psiquiatria e psicoterapia

Mais informações: www.nossolarhospital.com.br / Instagram: @nossolarhospital