Faculdade Senac Ceará forma sua primeira turma

Nesta terça-feira (19), 21 alunos celebraram a conclusão do curso de graduação tecnológica em Gestão Comercial da Faculdade Senac Ceará. Essa foi a primeira turma de Ensino Superior na modalidade presencial da faculdade, que iniciou as atividades em 2021 já com a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

A solenidade de colação de grau também foi marcada pela entrega de menção honrosa pela contribuição para a criação da Faculdade Senac Ceará ao presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, representado pelo segundo vice-presidente Luiz Fernando Bittencourt; e ao primeiro vice-presidente, Cid Alves.

De acordo com o diretor da Faculdade Senac Ceará, Prof. Luís Antônio Rabelo, a colação da primeira turma representa “o coroamento de uma trajetória que inclui mais de 75 anos de atuação em Educação; e que demandou pesquisa, investimento e alinhamento com os empresários para contemplar cursos e formar profissionais não só com foco na empregabilidade, mas que realmente possam contribuir para o desenvolvimento econômico do nosso Estado”.

O orador da turma, Wesley Mendes, falou sobre a importância de exercer a profissão guiado por princípios e valores como ética, retidão e desenvolvimento sustentável. “Vou começar 2024 com todas as ferramentas que eu aprendi no curso e acredito que terei sucesso graças à Faculdade Senac”, declarou. Empreendedor no ramo de móveis industriais, ele enfrentou muitos desafios por falta de conhecimento das áreas administrativa e comercial, por isso decidiu fazer o curso e agora planeja matricular o irmão.

“Como representantes do setor do comércio de bens, serviços e turismo, temos a missão de formar profissionais cada vez mais preparados para o mercado”, disse Cid, ao lembrar que desde a origem da Casa Alves, o seu avô já valorizava o estudo e o conhecimento nas contratações. Ele ressaltou: “Esse momento é único na trajetória e vida de vocês, mas também é histórico para todos nós que fazemos o Sistema. Parabéns à primeira turma graduada pelo Sistema Fecomércio Ceará”.

Créditos: Jr. Panela

Reali Negócios, grupo do ramo de crédito consignado, fecha 2023 com crescimento de 54% e inaugura nova sede em Fortaleza

A Reali Negócios, empresa especialista em crédito consignado e correspondente das principais instituições financeiras do País, com matriz em Fortaleza, completa 10 anos de atuação no mercado nacional apresentando um crescimento sustentável e consolidando-se como uma referência no setor financeiro.

Presente em 15 estados e contando com mais de 200 colaboradores divididos em 26 unidades, o Grupo vem expandindo de maneira sólida a base de clientes e, consequentemente, ampliando sua área de atuação. Em comparação ao ano passado, a Reali Negócios encerra 2023 registrando um aumento de 54% quando o assunto é produção. Hoje, a companhia está no top 10 em produção nacional dos bancos Itaú, BMG, Olé Santander e C6 Bank.

A empresa tem sido pioneira em incorporar ideias inovadoras para otimizar seus processos e oferecer uma experiência mais eficiente aos clientes, além de objetivar a desburocratização no acesso a recursos financeiros para milhares de pessoas pelo Brasil. “O que nos trouxe até aqui foi o desejo por nos tornarmos referência na intermediação entre as promotoras de crédito no País, é o jeito Reali de trabalhar. Somos disruptivos, estamos estendendo nossas atividades por diversas praças, com responsabilidade e pautados no compromisso com nossos valores”, detalha Wesley Vieira, CEO da Reali Negócios.

Novo espaço

O Grupo investiu significativamente na aquisição de um espaço moderno, de 400 metros quadrados, no tradicional Edifício Sul América, com vista para a Praça do Ferreira, estrategicamente situado no coração da capital cearense. Com design arrojado, espaços colaborativos e tecnologias de ponta, a Reali objetiva criar um ambiente que inspire sua equipe a alcançar novos patamares de excelência, valorizando a eficiência operacional. Além disso, a transparência é um pilar fundamental na configuração visual da nova sede, destacada pela integralidade de setores, refletindo a translucidez que a empresa tem com seus clientes e parceiros.

Mariana Parente, coordenadora de marketing da Reali, destaca a consolidação de um novo momento. “A nova estrutura foi milimetricamente pensada para que nossos compromissos de missão, visão e valores sejam reconhecidos por quem está aqui no dia a dia e também por quem nos visita. Estamos muito felizes com essa nova fase da empresa que hoje demonstra muita maturidade em todos os pilares que fazem a nossa atuação”.

Celebração

O novo espaço será inaugurado com um coquetel no dia 21 de dezembro, a partir das 17 horas, evento esse que contará com as presenças de nomes relevantes do universo financeiro ligados às principais instituições bancárias do Brasil. A música ficará a cargo da dupla Marcelo Di Holanda e Mateus Farias.

Deputado Queiroz Filho faz balanço da sua ação parlamentar em 2023

O deputado Queiroz Filho (PDT) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará na sessão ordinária desta quarta-feira (20) para fazer um balanço da sua atuação no primeiro ano da atual legislatura, papel que ele define como independente ao Poder Executivo estadual.

“Neste ano de 2023, apresentamos vários Projetos de Lei, de Indicação e requerimentos, contemplando diferentes pautas. Entre eles, destaco o que dispõe sobre isenção de tributos em equipamentos médicos e hospitalares para hospitais filantrópicos do Ceará; o que dispõe sobre a instalação de restaurantes populares no entorno dos hospitais regionais do Estado; e o que trata do custeio da energia elétrica aos pacientes atendidos pelo Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD)”, aponta.

Outras ações apontadas pelo deputado foi a luta para ampliar a distribuição de leite especial para crianças que têm alergia à proteína do lei em todo o Estado e a celebração da incorporação do medicamento Trikafta® para o tratamento de Fibrose Cística por meio do Sistema Único de Saúde.

Queiroz Filho citou exemplos de resultados positivos construídos pela oposição da Casa em 2023. “Alertamos para os riscos da criação do Fundo Estadual de Sustentabilidade Fiscal (Fesf), em que muitas indústrias poderiam deixar o Ceará, e posteriormente foi revogado. Após muita cobrança, também tivemos a convocação dos servidores aprovados no concurso da Funsaúde, apesar da redução de salários em vários cargos. O Programa VaiVem Livre foi sancionado hoje, quando muitos alunos já estão de férias, lembrando que inicialmente não contemplava os alunos da capital cearense”.

O parlamentar citou programas do Governo do Estado que aguarda resultados mais efetivos. “O Pacto por um Ceará Sem Fome é uma das ações mais importantes anunciadas, mas apenas uma pequena parcela da população está tendo acesso a esse benefício, quando pesquisas mostram que mais da metade da população cearense vive em situação de miséria ou extrema miséria. Já o Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletiva, diferente do que foi anunciado, não vemos uma quantidade significativa de procedimentos sendo realizados. Também venho cobrando e insistindo por uma melhor organização da destinação dos recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop)”.

A fala foi concluída destacando o debate na Casa, que ele define como construtivo por parte da oposição. “Nós criticamos ações e projetos, quando achamos que é necessário, sem personificar as questões, o que é muito bom para o Ceará”, avaliou.

Após retração em 2023, mercado de crédito deve voltar a crescer no próximo ano, diz especialista

Fatores como queda dos juros e melhor controle da inadimplência influenciarão de maneira positiva em 2024, aposta Felipe Giroleti, vice-presidente de Business da Franq

Os altos juros e patamares de inadimplência cobraram o seu preço para o mercado de crédito em 2023. Dados do Banco Central apontam que, de janeiro a outubro, houve uma redução de dois dígitos nos desembolsos tanto do crédito pessoal (-12,5%) quanto do capital de giro para empresas (-12,1%) na comparação com o mesmo período de 2022. Com a taxa SELIC em 13,75% na maior parte do ano, os empréstimos e financiamentos acabaram se tornando proibitivos para grande parte da população.

A boa notícia é que esse cenário deve melhorar em 2024, segundo avalia o vice-presidente de Business da Franq, uma fintech com sede em Florianópolis, Felipe Giroleti. Com a queda dos juros em andamento e um melhor controle da inadimplência por parte das instituições financeiras, o mercado deve se reaquecer em 2024.

“Na questão dos juros, a tendência é por uma sequência de queda. O próprio Banco Central já sinalizou, após a última reunião do COPOM, de que os cortes deverão seguir o ritmo 0,5 ponto percentual a cada encontro. A expectativa é conseguiremos chegar ao final de 2024 com taxa abaixo de dois dígitos . Com juros menores, a resposta do mercado de crédito é imediata”, aponta Giroleti.

Destaque para o Crédito com Garantia de Imóvel

Mesmo com o cenário negativo em 2023, uma modalidade de crédito obteve resultados positivos ao longo do ano. Trata-se do Crédito com Garantia de Imóvel, ou Home Equity, que teve um acréscimo de pouco mais de 5% nos desembolsos até outubro, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP).

Para o executivo da Franq, essa alta mesmo em um cenário difícil se explica pelo fato de o Home Equity geralmente oferecer taxas mais atrativas, com prazo mais alongados, devido a outras alternativas de fundig, como as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e os Certificados de Crédito Imobiliário (CRI). Além disso, o número de instituições financeiras que estão disponibilizando o produto é cada vez maior.

“Neste ano, muitos bancos estão entrando neste produto e buscando plataformas de bancários autônomos que possam facilitar a identificar clientes com perfil potencial. Esta concorrência é saudável em todas as fases do processo de tomada e manutenção da linha de crédito por parte do cliente. Dessa maneira, existe a possibilidade de buscar a melhor condição mediante o perfil do cliente e do imóvel posto em garantia. Além disso, são amplas as opções de portabilidade e refinanciamento em momentos de baixa da taxa de juros, ou até mesmo a necessidade de tomada de recursos adicionais usando a mesma garantia para a operação”, explica Giroleti.

Aposta em 2024 positivo

O executivo lembra ainda que, de maneira geral, 2023 termina com o mercado mais aquecido do que estava no começo do ano. Ele lembra que o próximo ano deve trazer também desafios tanto internos quanto externos, porém passa uma mensagem de otimismo: “2024 deve trazer mais possibilidades de negócios no mercado de crédito”.

“Tereza & Bruno” vence Melhor Roteiro no Festival Internacional de Cinema Independente; produção acumula 5 prêmios em um ano

O filme cearense “Tereza & Bruno”, que retrata a relação de um filho com uma mãe idosa e vítima de AVC, foi eleito nessa terça-feira (19/12) o curta documentário com melhor roteiro do Festival Internacional de Cinema Independente, o CineMaz, que aconteceu entre os últimos dias 11 e 15 de dezembro na cidade de Varginha (MG). Com isso, a produção acumula cinco prêmios só na primeira temporada de exibições pelo Brasil, iniciada em novembro do ano passado e encerrada na mostra da cidade mineira.

Ao todo, o curta-metragem participou de festivais em mais 13 cidades de outros sete estados e Distrito Federal. Além do Ceará, o filme chegou ao Pará, Pernambuco, São Paulo e Paraná, rendendo a “Tereza & Bruno” também os prêmios de: Melhor Filme, na 6ª Mostra de Cinema de Fama (MG); Melhor Curta-metragem Documentário, no Cinephiles Choice Award (em Canhotinho (PE)); Melhor Trilha Sonora, no OFF Pocket Film Festival (em Santarém (PA)); e Menção Honrosa no Bee Film Festival (em Curitiba (PR)).

“Cada festival que somos selecionados, cada indicação e cada prêmio, tudo é uma alegria imensa! Fazer cinema independente é um ato de resiliência porque o acesso à cultura é elitizado e o cinema independente é democrático, preza pela diversidade de narrativas, abre espaço para questões sociais, culturais e políticas, principalmente assuntos que na maioria das vezes não são comentados pela mídia”, diz a diretora do filme, Rosane Gurgel.

Ela adianta que “Tereza & Bruno” retornará para uma segunda temporada de festivais em mais estados brasileiros em 2024. O filme está inscrito em pelo menos outras dez mostras nacionais e internacionais, das quais aguarda os resultados das seleções. Mais informações sobre “Tereza & Bruno” podem ser acompanhadas no perfil oficial do filme no Instagram (@docterezaebruno). Para conferir o trailer do filme, clique aqui.

“Cada prêmio ganho até agora foi em uma categoria diferente. Isso mostra o quanto esse trabalho é feito com cuidado. Mas, sobretudo, ele foi feito com respeito à história de minha mãe, pensando em cada detalhe, em cada palavra. O filme não romantiza nenhuma dor da gente, mas também não minimiza nada do que a gente sente. É um jeito bonito de imortalizar a vida da nossa Terezinha”, avalia o jornalista Bruno de Castro.

SINOPSE

Bruno está no começo da vida; Tereza, no final. Mãe e filho são um afeto que transcende o tempo e reclina o silêncio. Devoção aos detalhes, às memórias. Confissões e dor. São cuidados e carinho sem pressa. Ela o gestou nos afetos e na vida quando ele era garotinho. Hoje, adulto, ele acolhe o fim da vida de quem o ensinou a andar. Juntos, eles caminham no amor.

Prêmios conquistados

Melhor filme na 6ª Mostra de Cinema de Fama

Melhor Curta-metragem Documentário no Cinephiles Choice Award

Melhor Trilha Sonora do Festival OFF Pocket

Menção Honrosa no Bee Film Festival

Melhor Roteiro no CineMaz

Onde o filme foi exibido

Cineteatro São Luiz (Fortaleza (CE))

OFF Pocket Film Festival (Santarém (PA))

Pupila Film Festival (Olinda (PE))

Brazil New Visions Film Fest (Camaragibe (PE))

Bee Film Festival (Curitiba (PR))

Mostra de Filmes Cearenses do BNB (Fortaleza (CE))

Cinephiles Choice Award (Canhotinho (PE))

Festival de Sorocaba (Sorocaba (SP))

CineMaz – Festival Internacional de Cinema Independente (Varginha (MG))

Mostra de Cinema Intericine (em Poranga (CE))

Festival de Taguatinga Sul (Brasília (DF))

6º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul (em Jaraguá do Sul (SC))

Festival Curta Bragança – (Bragança (PA))

6ª Mostra de Cinema de Fama (Fama (MG))

Ficha Técnica

Direção e roteiro: Rosane Gurgel

Produção: Danielle Falcão e Rosane Gurgel

Fotografia: Helton Vilar

Edição e montagem: Helton Vilar

Trilha sonora original: Jean Nands

Som: Fábio Xavier

Ano: 2022

Personagens: Tereza Brito, Bruno de Castro, Socorro Dantas

Produção Audiovisual: Comunik Filmes

Identidade visual: Thaíla Cavalcante

Imposto de Renda: saiba como doar para o Instituto de Música Jacques Klein e transformar centenas de vidas 

Em um cenário onde cada ação pode realizar sonhos, o Acordes Solidários, ação entre o Instituto de Música Jacques Klein e a plataforma Abrace Uma Causa, oferece uma experiência exclusiva de participação por meio da doação de parte do imposto de renda a pagar. 

Cada doação realizada para o Instituto de Música Jacques Klein, via plataforma Abrace Uma Causa, contribui diretamente com a educação e assistência social para crianças e adolescentes que residem nos bairros com IDH mais baixos de Fortaleza-CE. São mais de 450 beneficiados.

A doação pode ser de até 6% do valor total do imposto de renda a pagar nas declarações completas. A forma correta de deduzir a sua doação, é direcionado-a para o IMJK  e lançando-a como uma dedução no próximo Imposto de Renda Pessoa Física –  IRPF; ou na própria declaração.

Como Participar: 

Faça uma simulação: na plataforma abraceumacausa.com.br, acesse a calculadora que estima o valor possível de sua doação para o Instituto de Música Jacques Klein. Lembrando que este mesmo número é a estimativa do quanto poderá ser restituído em seu IRPF 2024.

Contribua: acesse o site <abraceumacausa.com.br/doadores> ou vá no link em nossa bio do instagram e faça sua doação.

Garanta seu Benefício Fiscal: consulte o tipo de sua declaração de IRPF – a doação funciona somente com a declaração completa. Em caso de dúvidas, contate um profissional contábil de sua confiança e entenda como sua doação será abatida do IRPF 2024.

Ao destinar até 6% do Imposto de Renda, o doador está colaborando para:

– Educação em música e canto coral para crianças a partir de 4 anos de idade;

– Oferta de lanches diários, preparados sob a supervisão de nutricionista;

– Manter a gratuidade de 100% de todos os serviços que a instituição oferece; 

– Transformação direta da realidade de jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social;

– Assistência social das famílias por meio da entrega de cestas básicas;

– Atendimento a um número maior de crianças e adolescentes. Em 2024, o IMJK vai atender mais 150 jovens além dos 453 que já fazem parte do instituto. 

– Ampliação de estrutura: com o aumento das doações será possível expandir o Núcleo-Sede Passaré.

Para mais informações: 

85 98957-0348 |info@imjk.org.br

Reali Negócios, grupo do ramo de crédito consignado, fecha 2023 com crescimento de 54% e inaugura nova sede em Fortaleza

Empresa presente em 15 estados e com mais de 200 colaboradores celebra década de atuação com coquetel no dia 21 reunindo personalidades do universo financeiro

A Reali Negócios, empresa especialista em crédito consignado e correspondente das principais instituições financeiras do País, com matriz em Fortaleza, completa 10 anos de atuação no mercado nacional apresentando um crescimento sustentável e consolidando-se como uma referência no setor financeiro.

Presente em 15 estados e contando com mais de 200 colaboradores divididos em 26 unidades, o Grupo vem expandindo de maneira sólida a base de clientes e, consequentemente, ampliando sua área de atuação. Em comparação ao ano passado, a Reali Negócios encerra 2023 registrando um aumento de 54% quando o assunto é produção. Hoje, a companhia está no top 10 em produção nacional dos bancos Itaú, BMG, Olé Santander e C6 Bank. 

A empresa tem sido pioneira em incorporar ideias inovadoras para otimizar seus processos e oferecer uma experiência mais eficiente aos clientes, além de objetivar a desburocratização no acesso a recursos financeiros para milhares de pessoas pelo Brasil. “O que nos trouxe até aqui foi o desejo por nos tornarmos referência na intermediação entre as promotoras de crédito no País, é o jeito Reali de trabalhar. Somos disruptivos, estamos estendendo nossas atividades por diversas praças, com responsabilidade e pautados no compromisso com nossos valores”, detalha Wesley Vieira, CEO da Reali Negócios.

Novo espaço

O Grupo investiu significativamente na aquisição de um espaço moderno, de 400 metros quadrados, no tradicional Edifício Sul América, com vista para a Praça do Ferreira, estrategicamente situado no coração da capital cearense. Com design arrojado, espaços colaborativos e tecnologias de ponta, a Reali objetiva criar um ambiente que inspire sua equipe a alcançar novos patamares de excelência, valorizando a eficiência operacional. Além disso, a transparência é um pilar fundamental na configuração visual da nova sede, destacada pela integralidade de setores, refletindo a translucidez que a empresa tem com seus clientes e parceiros.

Mariana Parente, coordenadora de marketing da Reali, destaca a consolidação de um novo momento. “A nova estrutura foi milimetricamente pensada para que nossos compromissos de missão, visão e valores sejam reconhecidos por quem está aqui no dia a dia e também por quem nos visita. Estamos muito felizes com essa nova fase da empresa que hoje demonstra muita maturidade em todos os pilares que fazem a nossa atuação”.

Celebração

O novo espaço será inaugurado com um coquetel no dia 21 de dezembro, a partir das 17 horas, evento esse que contará com as presenças de nomes relevantes do universo financeiro ligados às principais instituições bancárias do Brasil. A música ficará a cargo da dupla Marcelo Di Holanda e Mateus Farias.

Colosso Fortaleza recebe 5ª edição do tradicional Natal New In

O Colosso Fortaleza se prepara para receber, no próximo dia 24 de dezembro, a partir das 23h59, a 5ª edição do Natal New In, grande festa que já virou tradição no calendário natalino da capital cearense. Com atrações como Marcinho, DJ Lucas Coelho, DJ RB, Bill Browne e Rodmac, o evento promete reunir, mais uma vez, um público diverso para curtir até o amanhecer. 

Neste ano, o Natal New In estima reunir até mil pessoas em uma noite de muitos encontros, celebrações e música boa. O super open bar, novidade em 2023, irá oferecer uma ampla variedade de bebidas “premium”, atraindo um público seleto e garantindo um serviço de qualidade.

Serviço

Natal New In

Local: Colosso Fortaleza (Av. Hermenegildo Sá Cavalcante, s/n – Edson Queiroz)

Data: 24.12, às 12h59

Informações: (85) 99404-0283

Ingressos: newin.olkeey.app/

Assembleia Legislativa conclui visitas aos municípios contemplados pelo projeto “Renda Gera Renda”

A Secretaria Executiva do Conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Luiza Martins e a coordenadora da Célula de Fomento à Cidadania e Empreendedorismo de Impacto Social da Casa, Renata Ladeia, visitaram na semana passada os municípios de Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí para ajustar os detalhes do Projeto “Renda Gera Renda”. O Projeto, que visa capacitar 500 artesãs cearenses a partir de março de 2024, é fruto de uma parceria entre a Assembleia Legislativa, Ceará Credi, Universidade Estadual do Ceará (UECE) e de 12 municípios contemplados. O projeto será financiado pelo programa federal Mil Mulheres.

Em Beberibe, Luiza e Renata se reuniram com a secretária de Assistência Social, Luciana Lima e com o articulador social do município, John Lenon. Já em Aracati, o encontro foi com a secretária de Assistência Social, Rafaella Costa e em Icapuí, com a primeira dama, Rhaysa Medeiros, com a secretária de Cultura e Turismo, Riana Rocha e com técnicas da Secretaria de Assistência Social do município. Em Fortim, a reunião foi com a primeira dama e secretária de Assistência Social, Telma Cesário.

O Conselho de Altos Estudos já esteve presente também nos municípios de Eusébio, Aquiraz, Cascavel, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Itapipoca, Amontada e Itarema, onde foram discutidas as regras de seleção das alunas participantes, como também a escolha do coordenador local do treinamento e as instalações que abrigarão as artesãs. O curso, que terá carga horária total de 160 horas, tem como objetivo capacitar as rendeiras que já atuam e formar novas profissionais, a partir de disciplinas como precificação e divulgação das peças produzidas.

O treinamento já está com a grade pronta, após sugestões das rendeiras mais experientes, com apoio de técnicos da Assembleia Legislativa. A partir das disciplinas, a UECE escolherá os professores responsáveis pela capacitação.