“Tereza & Bruno” vence Melhor Roteiro no Festival Internacional de Cinema Independente; produção acumula 5 prêmios em um ano
O filme cearense “Tereza & Bruno”, que retrata a relação de um filho com uma mãe idosa e vítima de AVC, foi eleito nessa terça-feira (19/12) o curta documentário com melhor roteiro do Festival Internacional de Cinema Independente, o CineMaz, que aconteceu entre os últimos dias 11 e 15 de dezembro na cidade de Varginha (MG). Com isso, a produção acumula cinco prêmios só na primeira temporada de exibições pelo Brasil, iniciada em novembro do ano passado e encerrada na mostra da cidade mineira.
Ao todo, o curta-metragem participou de festivais em mais 13 cidades de outros sete estados e Distrito Federal. Além do Ceará, o filme chegou ao Pará, Pernambuco, São Paulo e Paraná, rendendo a “Tereza & Bruno” também os prêmios de: Melhor Filme, na 6ª Mostra de Cinema de Fama (MG); Melhor Curta-metragem Documentário, no Cinephiles Choice Award (em Canhotinho (PE)); Melhor Trilha Sonora, no OFF Pocket Film Festival (em Santarém (PA)); e Menção Honrosa no Bee Film Festival (em Curitiba (PR)).
“Cada festival que somos selecionados, cada indicação e cada prêmio, tudo é uma alegria imensa! Fazer cinema independente é um ato de resiliência porque o acesso à cultura é elitizado e o cinema independente é democrático, preza pela diversidade de narrativas, abre espaço para questões sociais, culturais e políticas, principalmente assuntos que na maioria das vezes não são comentados pela mídia”, diz a diretora do filme, Rosane Gurgel.
Ela adianta que “Tereza & Bruno” retornará para uma segunda temporada de festivais em mais estados brasileiros em 2024. O filme está inscrito em pelo menos outras dez mostras nacionais e internacionais, das quais aguarda os resultados das seleções. Mais informações sobre “Tereza & Bruno” podem ser acompanhadas no perfil oficial do filme no Instagram (@docterezaebruno). Para conferir o trailer do filme, clique aqui.
“Cada prêmio ganho até agora foi em uma categoria diferente. Isso mostra o quanto esse trabalho é feito com cuidado. Mas, sobretudo, ele foi feito com respeito à história de minha mãe, pensando em cada detalhe, em cada palavra. O filme não romantiza nenhuma dor da gente, mas também não minimiza nada do que a gente sente. É um jeito bonito de imortalizar a vida da nossa Terezinha”, avalia o jornalista Bruno de Castro.
SINOPSE
Bruno está no começo da vida; Tereza, no final. Mãe e filho são um afeto que transcende o tempo e reclina o silêncio. Devoção aos detalhes, às memórias. Confissões e dor. São cuidados e carinho sem pressa. Ela o gestou nos afetos e na vida quando ele era garotinho. Hoje, adulto, ele acolhe o fim da vida de quem o ensinou a andar. Juntos, eles caminham no amor.
Prêmios conquistados
Melhor filme na 6ª Mostra de Cinema de Fama
Melhor Curta-metragem Documentário no Cinephiles Choice Award
Melhor Trilha Sonora do Festival OFF Pocket
Menção Honrosa no Bee Film Festival
Melhor Roteiro no CineMaz
Onde o filme foi exibido
Cineteatro São Luiz (Fortaleza (CE))
OFF Pocket Film Festival (Santarém (PA))
Pupila Film Festival (Olinda (PE))
Brazil New Visions Film Fest (Camaragibe (PE))
Bee Film Festival (Curitiba (PR))
Mostra de Filmes Cearenses do BNB (Fortaleza (CE))
Cinephiles Choice Award (Canhotinho (PE))
Festival de Sorocaba (Sorocaba (SP))
CineMaz – Festival Internacional de Cinema Independente (Varginha (MG))
Mostra de Cinema Intericine (em Poranga (CE))
Festival de Taguatinga Sul (Brasília (DF))
6º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul (em Jaraguá do Sul (SC))
Festival Curta Bragança – (Bragança (PA))
6ª Mostra de Cinema de Fama (Fama (MG))
Ficha Técnica
Direção e roteiro: Rosane Gurgel
Produção: Danielle Falcão e Rosane Gurgel
Fotografia: Helton Vilar
Edição e montagem: Helton Vilar
Trilha sonora original: Jean Nands
Som: Fábio Xavier
Ano: 2022
Personagens: Tereza Brito, Bruno de Castro, Socorro Dantas
Produção Audiovisual: Comunik Filmes
Identidade visual: Thaíla Cavalcante