Luiz Gastão reúne trade do Estado para encontro com ministro do turismo Celso Sabino

A Fecomércio Ceará reuniu nesta sexta, 05, e sábado, 06, em Fortaleza e no Cariri, o trade turístico do Estado para ouvir as principais novidades do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) e do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur).

Os detalhes do Programa foram apresentados pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, durante sua agenda no Ceará, e pelo presidente do Sistema Fecomércio-CE, deputado federal Luiz Gastão. 

Em Fortaleza, o evento aconteceu na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará e reuniu representantes do BNB, ABEOC, ABIH, Sebrae, Abrasel, além de parlamentares, secretários e prefeito. 

O ministro destacou a presença do trade turístico do Ceará no evento, que também aproveitou para tirar algumas dúvidas sobre o Fungetur. “Mesmo que o Estado se esforce muito, o Turismo não avança sem os empresários que abrem pousadas, que levam os turistas para os destinos. É a iniciativa privada quem faz o Turismo na prática”, pontuou. 

Luiz Gastão deu as boas-vindas ao ministro e ressaltou ser uma honra iniciar o ano com esse evento. O presidente destacou a importância do Turismo para o Estado e explicou que a Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, administrada pelo Sistema Fecomércio, caminha para ser uma referência na qualificação da mão de obra de profissionais para este setor. “O Turismo é o setor que mais emprega, sendo o mais democrático, mas também é um segmento que precisa ser mais observado, principalmente na capacitação de mão de obra e na organização dos destinos turísticos. Nós, do Sistema Fecomércio, trabalhamos para tornar o Ceará o principal destino turístico do Brasil e um dos principais destinos da América Latina”, pontuou. 

No sábado, 06, foi a vez dos empresários e trabalhadores do setor do Turismo no Cariri saber mais sobre o novo Fungetur/Cadastur. O encontro aconteceu no Sesc em Juazeiro do Norte, ainda na ocasião o Ministro e a comitiva realizaram visitas técnicas na região e conheceram o projeto Museus Orgânicos do Sesc Ceará.

Cláudia Brilhante
Chefe de Gabinete Sistema Fecomércio

Débora Sombra
Diretora Regional do Senac

Fernanda Pessoa
Deputada Federal

Yrwana Albuquerque
Secretaria de Turismo do Estado

Celso Sabino
Ministro do Turismo

Luiz Gastão Bittencourt
Presidente do Sistema Fecomércio e Deputado Federal

Luiz Fernando Bittencourt
2º Vice presidente da Fecomércio

Domingos Neto
Deputado Federal

Alexandre Pereira Secretário do Turismo de Fortaleza

Luiz Gastão Bittencourt
Presidente do Sistema Fecomércio e Deputado Federal

Celso Sabino
Ministro do Turismo

Yrwana Albuquerque
Secretaria de Turismo do Estado

Fernanda Pessoa
Deputada Federal

Brasil deve se manter como grande exportador de commodities em 2024, projeta FECAP

A produção e a exportação de commodities devem seguir aumentando no próximo ano. Nesse cenário, o Brasil seguirá como um grande exportador de commodities em 2024, segundo a coordenadora do curso de pós-graduação em Negócios Internacionais e Comércio Exterior da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Sabrina Della Santa Navarrete.

A demanda mundial por alimentos deve continuar crescendo uma vez que  as projeções populacionais apontam que a população mundial deve atingir 10 bilhões de pessoas em 2050. Logo, além das commodities, a indústria de alimentos do Brasil pode exportar uma grande variedade de produtos processados e produtos de valor agregado, aproveitando a reputação que o País possui como grande produtor agrícola.

“A preocupação crescente do Brasil com a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social também demonstra aos stakeholders, cada vez mais preocupados com questões ambientais e sociais, que o Brasil tem adotado práticas agrícolas mais sustentáveis e que as empresas brasileiras têm incluído a agenda ESG em suas estratégias de negócio buscando mitigar riscos e criar valor no longo prazo”, afirma Sabrina.

Devido a suas diversas vantagens competitivas – clima favorável, diversidade geográfica, capacidade de produção em larga e grande extensão das terras cultiváveis – o Brasil tem sido, historicamente, um grande exportador de commodities, o que o coloca em uma posição favorável no mercado internacional.

Um ponto importante destacado pela especialista é que o Brasil tem grande potencial de liderar o mercado de carbono mundial, uma vez que possui ampla cobertura de recursos naturais, e uma das maiores áreas de florestas tropicais do mundo, a Amazônia.

“Além disso, o país tem grande potencial em energias renováveis, tendo assinado acordos internacionais significativos quanto a essa agenda, como o Acordo de Paris, tendo se comprometido a ampliar a redução de emissões em 50% até 2030 e alcançar emissões líquidas neutras até 2050. Esse compromisso com a sustentabilidade, somado à adoção da agenda ESG, pode colocar o Brasil na dianteira do mercado verde, e assim, mostrar para seus parceiros comerciais e para os investidores que estamos alinhados com a Agenda 2030, fortalecendo o desenvolvimento comercial do Brasil no mercado externo, ao mesmo tempo que fomenta parcerias e reforça as relações internacionais”, acrescenta.

Na esteira da tecnologia e inovação, o setor de infraestrutura e construção pode ser impulsionado por parcerias público-privadas, bem como a indústria automotiva e aeronáutica, e a demanda por mobilidade pode apresentar crescimento principalmente no que se refere aos veículos elétricos.

“Setores ligados à tecnologia e inovação e a demanda global por soluções que empreguem inteligência artificial e tecnologias limpas devem seguir aumentando, do mesmo modo, a demanda por sustentabilidade e energias renováveis, como solar e eólica, capazes de reduzir o uso de combustíveis fósseis”, acrescenta a professora universitária.

O Brasil o cenário de exportações
Segundo a docente, o Brasil desempenha um papel significativo no comércio internacional. Como uma das maiores economias do mundo, o país tem uma presença relevante em várias áreas comerciais, atuando principalmente na exportação de commodities como soja, minério de ferro, açúcar, carne bovina e café – além de buscar a diversificação da pauta exportadora, expandindo para setores como a indústria automobilística, aeronáutica, produtos químicos e tecnologia.

Entre as parcerias comerciais, o destaque vai para China como principal parceiro comercial do Brasil, seguido dos Estados Unidos, Argentina, Holanda e México. Além disso, o país possui acordos comerciais com várias nações e blocos econômicos, como o Mercosul, o que amplia as oportunidades comerciais, aumenta a competitividade e acesso aos mercados internacionais, atrai investimentos estrangeiros, fortalece a economia e as relações diplomáticas, consolidando a posição brasileira frente aos parceiros comerciais mundiais, e contribuindo para o desenvolvimento econômico do país.

Entre os 10 produtos mais exportados pelo Brasil em 2023, segundo as estatísticas do ComexStat, estão:

Descrição NCM 2023 
Soja, mesmo triturada, exceto para semeadura $51.233.503.003
Óleos brutos de petróleo $38.844.739.059
Minérios de ferro e seus concentrados, exceto as piritas de ferro ustuladas (cinzas de piritas), não aglomerados $24.112.615.248
Milho em grão, exceto para semeadura $12.124.887.247
Outros açúcares de cana $11.528.128.887
Bagaços e outros resíduos sólidos, da extração do óleo de soja $7.827.536.889
Carnes desossadas de bovino, congeladas $7.641.257.640
Óleos combustíveis de petróleo $7.158.916.896
Café não torrado, não descafeinado, em grão $6.538.053.689
Pastas químicas de madeira, à soda ou ao sulfato, exceto pastas para dissolução, semibranqueadas ou branqueadas, de não coníferas $6.368.944.764

QUERO EXPORTAR, E AGORA?

Segundo a professora da FEAP, a primeira dica para o empresário que quer exportar é se capacitar. O governo brasileiro oferece programas de capacitação a exportação excelentes, como o PEIEX e o Exporta SP.

O PEIEX é o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela ApexBrasil, que prepara as empresas para que possam iniciar o processo de exportação de seus produtos e serviços de forma planejada.

O mesmo ocorre com o Programa Paulista de Capacitação para Exportações, chamado Exporta SP, da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, a InvestT SP. No programa, além das aulas com especialistas em comércio internacional, os empresários de micro, pequenas e médias empresas ainda têm a possibilidade de participar de mentorias individuais para criar o plano de exportação. O Sebrae também possui diversas iniciativas gratuitas para ajudar a fomentar a exportação.

“Para as empresas que já exportam e querem expandir sua presença no mercado externo, a dica é entrar em contato com a Associação Comercial que representa o setor e verificar a agenda de projetos setoriais da Apex-Brasil. Os projetos setoriais visam a promoção da indústria brasileira no mercado internacional por meio de serviços de promoção comercial, como por exemplo, o fomento à participação em feiras internacionais, rodadas de negócio e missões de promoção comercial”, finaliza Sabrina.

Fonte: Comex do Brasil

TV Verdes Mares realiza ação de divulgação da nova temporada do BBB 24

Um cenário temático do reality estará presente no Shopping Iguatemi Bosque, neste sábado, 06, e domingo, 07, das 17h às 21h.

A casa mais vigiada do Brasil, o BBB 24, já tem data para abrir suas portas: será na próxima segunda-feira, 08. A TV Verdes Mares está promovendo uma ação de divulgação da nova temporada do reality show, com um cenário no Shopping Iguatemi Bosque, neste sábado, 06, e domingo, 07, das 17h às 21h.

“Será montado parte de um cenário temático do BBB 24, onde a ideia é que as pessoas possam tirar fotos no local e levar uma foto lembrança para casa. A ação tem por objetivo fazer com que a audiência se sinta dentro do programa”, afirma Erick Picanço, diretor Comercial e Marketing do Sistema Verdes Mares.

O público como protagonista

Além da foto lembrança, o público poderá gravar vídeos curtos falando sobre o que gostariam que tivesse no BBB. “A ideia é que o público possa estar imerso no programa, que possa se ver como protagonista e alguém com a possibilidade de mexer na dinâmica do jogo”, completa Picanço.

Os melhores vídeos gravados pela audiência, podem ter a possibilidade de serem postados no perfil da TV Verdes Mares. No domingo, o espaço ficará disponível apenas para visitas e fotos.

Big Day

A estreia do BBB 24 tem movimentado a internet nos últimos dias, levando milhares de espectadores a opinar sobre quais famosos farão parte do “Camarote”.

E para intensificar a expectativa dos fãs, o “Big Day” está marcado para começar nesta sexta-feira (05). Durante esse período, os espectadores terão a chance de descobrir gradualmente os perfis dos famosos e anônimos que serão revelados durante a programação da TV Globo.

Nesta edição, além dos tradicionais grupos de celebridades e anônimos, a edição deste ano contará com o time “Puxadinho”.