Vivência Brincante “Entre Reis e Reisados” é o grande destaque da 5ª edição do Festival Aralume

Fortaleza está prestes a ser palco de uma celebração única e imersiva da cultura nordestina: a Vivência Brincante “Entre Reis e Reisados”. Parte integrante da 5ª edição do Festival Aralume, este evento promete encantar o público no dia 21 de junho com uma programação rica e diversificada, aberta ao público e totalmente gratuita.

Uma Imersão na Tradição Nordestina

A Casa de Vovó Dedé, desde 2020, tem se destacado por promover a riqueza e a diversidade da cultura nordestina, e este ano não será diferente. Mestre Aldenir, Tesouro Vivo da Cultura Cearense, conduzirá a Vivência Brincante “Entre Reis e Reisados”, trazendo ao público o vibrante Reisado de Congo. Este folguedo, que mistura influências afro-ibéricas e indígenas, conta histórias do ciclo natalino através de teatro, música, dança e artes visuais. Mestre Aldenir, que dedicou 70 dos seus 90 anos à preservação desta tradição, lidera um grupo que transmite a alma do Cariri cearense.

Programação do Evento

A programação do dia 21 de junho começa às 9h com a apresentação artística “Reis de Congo: O Reinado da Alegria”. Às 10h45, a Roda de Saberes – O Terreiro do Mestre oferece ao público a chance de aprender diretamente com os mestres da tradição. Às 14h, acontece a oficina “Brincantes do Cariri e o Folguedo do Reisado de Congo”, proporcionando uma experiência prática e interativa.

Compartilhando Saberes e Fazeres

A Vivência Brincante é mais do que um espetáculo; é uma troca profunda de conhecimentos e experiências. Educadores, alunos, músicos, pesquisadores e o público em geral terão a oportunidade de se conectar com as raízes culturais nordestinas, vivenciando de perto os saberes e fazeres deste folguedo ancestral.

Sobre o Reisado de Congo

O Reisado de Congo é um folguedo da cultura popular do Cariri cearense com matrizes afro-ibérica-indígena-brasileira. Este grupo é liderado por Mestre Aldenir Aguiar, Tesouro Vivo da Cultura, que dedica sua vida à transmissão e manutenção dessa tradição na região sul do Ceará.

O Festival Aralume: Uma Celebração da Cultura Nordestina

Desde sua criação, o Festival Aralume, organizado pela Casa de Vovó Dedé, tem se dedicado a celebrar a riqueza e a diversidade da cultura nordestina. Nesta quinta edição, além da Vivência Brincante “Entre Reis e Reisados”, a programação inclui o terceiro Encontro de Cantadores da Casa de Vovó Dedé, a comemoração do primeiro ano da Escola de Cordel e Cantoria, um bate-papo e homenagem aos 80 anos do compositor e arquiteto Fausto Nilo, um encontro com o repentista Ivanildo Vilanova, apresentações do Maracatu Rei de Paus e do Afoxé Oxum Odolá, além do show “Sons do Nordeste”. Este espetáculo musical, elaborado com arranjos originais, apresenta a diversidade, a tradição e a irreverência da música nordestina, congregando estudantes, professores da Casa e artistas profissionais.

Com a curadoria e direção geral assinadas pelo professor Ewelter Rocha, o Festival Aralume consolida seu compromisso com a cultura nordestina e enaltece o ofício de mestres e mestras que semeiam com sua arte a coragem, a esperança e o amor pela vida, pelo trabalho e pela cultura.

O Festival Aralume conta com o patrocínio da empresa Viação Expresso Guanabara.

Programação

– Evento: Vivência Brincante “Entre Reis e Reisados”- Data: 21 de junho de 2024

– Hora: Das 9h às 14h

– Local:  Casa de Vovó Dedé, Rua Jerônimo de Albuquerque, 445, Barra do Ceará

– Gratuito e aberto ao público

A Vivência Brincante “Entre Reis e Reisados” é uma realização da Casa de Vovó Dedé e conta com a curadoria do professor Ewelter Rocha (UECE/IFCE) e direção da educadora musical e musicoterapeuta Karine Teles, (PPGARTES/IFCE).

Concluindo…

Não perca a chance de vivenciar esta celebração única da cultura nordestina. Venha se encantar com o Festival Aralume e a Vivência Brincante “Entre Reis e Reisados”, e mergulhe nas tradições e na magia do Nordeste brasileiro.

Conheça cinco passos para ter uma semana mais produtiva e com menos urgências 

Especialista aponta comportamentos e práticas para tirar o melhor proveito do tempo durante os dias de trabalho  

Dentro do atual cenário do mundo corporativo, o tempo tornou-se algo precioso. Muitas demandas ocupam horas além do expediente, fazendo com que as pessoas vivam em uma correria para cumprir as tarefas e encaixar os compromissos durante o dia. Porém, manter uma rotina tão acelerada não é saudável, seja física ou mentalmente.  

Para gerir melhor o tempo e as horas de trabalho, é possível seguir algumas dicas e adaptá-las ao cotidiano. Segundo o executivo e administrador de empresas Airton Silveira, “mudanças de comportamento e postura são importantes para se construir uma rotina de produtividade mais leve e eficiente”. Confira as ideias a seguir.  

Dica 1: planeje e priorize. Dedique um tempo na segunda logo cedo para revisar sua agenda, tarefas e compromissos. Anote tudo o que precisa ser feito e defina as prioridades. Identifique as demandas que geram mais impacto e urgência e concentro esforços nelas primeiro. Delegue ou deixe para depois as tarefas menos importantes.

 Dica 2: utilize ferramentas de organização. Diversas delas podem te ajudar a organizar seus prazos e tarefas. Experimente diferentes aplicativos e encontre o que melhor se adapta a você.

Dica 3: crie rotinas eficazes. Defina horários específicos para trabalhar focado em suas tarefas e evite distrações durante esse período. Lembre-se de levantar, caminhar e descansar a cada 60, 90 minutos, pois isso ajuda a manter o foco e a produtividade.

Dica 4: diga “não” sem culpa. É importante saber recusar solicitações que sobrecarregam sua agenda e impedem que você cumpra suas prioridades. Proteja seu tempo e não permita que outras pessoas ditem seu ritmo de trabalho.

Dica 5: automatize tarefas repetitivas. Identifique aquelas que podem ser automatizadas e faça uso de aplicativos que podem otimizar envio de e-mails, agendamentos de reuniões e organização de arquivos, por exemplo. 

“Estar sempre correndo não é sinônimo de produtividade, profissionalismo ou de sucesso. O ideal é encarar o trabalho como parte da sua vida, e que mostra propósito e talento para melhorar a comunidade a partir de sua contribuição. Com parcimônia e dedicação nas medidas certas, a profissão é algo que leva você longe em muitos aspectos”, afirma o executivo.  

Para aprofundar mais essas dicas e outros apontamentos, sugerimos conversa com Airton Silveira, executivo e administrador de empresas, com 23 anos de atuação de mercado. Airton é sócio e gestor nas empresas Beleza In, Distrimédica, Promix Laboratorial, Sobremídia e Corpore, além de mentor e consultor.

Feira ART.PE abrigará Salão de Fotografia com temática voltada para o Nordeste

Espaço inédito na Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco contará com a participação de 20 artistas

A ART.PE – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco – terá, na sua terceira edição, o Salão de Fotografia. O espaço contará com a participação de cerca de 20 artistas com fotografias. A curadoria é assinada por Gustavo Bettini, diretor do Ateliê de Impressão. A ART.PE acontece de 26 a 30 de junho, no Terminal Marítimo de Passageiros, no Porto do Recife. A visitação será aberta das 14h às 21h.

O Salão de Fotografia receberá artistas nordestinos ou que tenham o Nordeste em sua pesquisa ou ainda, que morem com a Região. Cada fotógrafo irá expor uma obra ou um conjunto de obras com duas ou três peças (díptico ou tríptico) que se complementam.

“Buscamos mesclar nomes já consolidados no mercado de fotografias artísticas e outros que são promessas do gênero. A ideia é apresentar ao público a fotografia como arte, mostrar as possibilidades da imagem”, explica Gustavo Bettini.

O curador acrescenta, ainda, que serão expostas obras de artistas independentes, inclusive com nomes das periferias das cidades. “Vamos mostrar como intervenções artísticas podem se conectar. A fotografia é uma arte que, muitas vezes, está associada a tamanhos padrões”, afirma Bettini. As imagens variam de tamanhos que vão desde 30cm x 45 cm até 160cm x 100cm, em impressões de alta qualidade.

Participam do Salão de Fotografia da Feira ART.PE os artistas Alcir Lacerda, Akira Cravo, Alexandre Severo, Antônio Melcop, Aslan Cabral, Ashlley Melo, Caio Danyalgil, Claudio Maranhão, Coletivo Encruzilhada, Evandro Teixeira, Flora Negri, Fred Jordão, Géssica Amorim, Geyson Magno, Hélia Scheppa, Heudes Régis, Isaias Belo, Júlio Jacobina, Leo Caldas, Miva Filho, Priscilla Buhr, Rafael Martins, Roberta Guimarães, Rodrigo Braga e Yeda Bezerra de Melo.

“A ART.PE consolida-se como um dos principais eventos do calendário de artes visuais de Pernambuco e do Brasil. Nas duas edições passadas, a Feira recebeu importantes personalidades do mercado das artes”, afirma Diogo Viana, arquiteto e produtor da Feira.

A Feira ART.PE tem o apoio cultural do BNB Cultural e patrocínio da Iquine, Iron House, Copergás, Adepe e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Também são parceiros da ART.PE o CAU/PE, Porto do Recife, Cepe, Excelcior Seguros e Grupo Cobogó-Tideli.

Outros espaços

Além do Salão de Fotografia, a ART.PE terá outros espaços especiais. Na Arena Arte e Mercado, oferecerá uma série de atividades para fomentar o setor da arte em Pernambuco com palestras e rodas de conversas, lançamentos de livros, temas voltados ao mercado de arte e participações dos museus que estão presentes na Feira.

A exposição “Hora, substantivo feminino”, de Abelardo da Hora, com seis esculturas que retratam a presença da mulher na obra de Abelardo da Hora. A curadoria é de Carlos Melo. A exposição será realizada no bairro da Várzea em parceria com a empresa Iron House, do Grupo Cornélio Brennand.

Os visitantes contarão, também, com o Salão de Design, com a presença das lojas Na Rosenbaum, Na Foz, Desenho Design e MV Cerâmica, todas com curadoria especial ART.PE. A Área Gastronômica terá a presença do Restaurante Cá-Já em um lounge para 30 pessoas. O bar Liamba, a sorveteria Degusta, a cafeteria Um Certo Café e o Wine Bar, com vinhos da WineConcept Brasil, completam o espaço.

A Iquine, uma das patrocinadoras da ART.PE, terá um espaço exclusivo com 60 m² assinado pela arquiteta Cláudia Buchholz. O lounge conceitual da marca é inspirado na campanha publicitária comemorativa aos 50 anos, que possui paletas de cores especiais criadas e pensadas em cada região do Brasil. A proposta é gerar uma atmosfera lúdica e leve para os visitantes que forem conferir o local, valorizando a identidade cultural brasileira.

Sobre a ART.PE

Este ano, são esperadas cerca de 14 mil visitantes visitando a ART.PE. A feira consolida-se como um espaço de fomento do potente mercado de arte de todo o Nordeste. Participam desta edição 30 galerias de arte de Pernambuco, de Estados do Nordeste, além de Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e de Portugal.

A direção artística formada por Beth da Matta, Mônica Bouqvar e Filipe Campello acompanhou cuidadosamente essas escolhas. A produção é da Archi Cultural, que tem direção executiva de Diogo Viana, idealizador da ART.PE.

Entre os museus, estão a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, Museu de Arte Moderna Aloizio Magalhães (MAMAM) e Instituto Ricardo Brennand (IRB). Também estarão presentes os projetos sociais com lojas a ONG Paramar e Movimento Pró-Criança.

Confira a lista das galerias participantes:

1.      A CASA DO CAHORRO PRETO GALERIA – OLINDA

2.      AMPARO 60 GALERIA

3.      ANDREA REHDER GALERIA-SP

4.      ARRECIFE GALERIA – RJ

5.      ARTE PLURAL GALERIA

6.      BECO STREET GALERIA

7.      BOI GALERIA

8.      CASA ANTICA GALERIA

9.      CAVE GALERIA – CE

10.  CECI GALERIA – PETROLINA

11.  CHRISTAL GALERIA

12.  GALERIA AZIMUTE-PA

13.  GALERIA LAMA – SC

14.  GALERIA 18-SP

15.  GALERIA CES ARTS -SE

16.  GALERIA MARCO ZERO- PE

17.  GALERIA TERRA BRASILIS

18.  GAMELA GALERIA -PB

19.  GARRIDO GALERIA

20.  M.REDIG GALERIA

21.  MAU MAU GALERIA e GRÁFICA LENTA

22.  MIU GALERIA –SC

23.  NOVA BANCA GALERIA – PORTUGAL

24.  NÚMERO GALERIA

25.  NUVEM GALERIA – SP

26.  PERMAN GALERIA

27.  RV CULTURA E ARTE GALERIA – BA

28.  SCULPT GALERIA-CE

29.  SPOT ART MARKETPLACE

30.  VÓRTICE APG GALERIA

Serviço:

3ª ART PE – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco

Data: De 26 a 30 de junho

Local: Terminal Marítimo de Passageiros, do Porto do Recife

Hora: 14h às 21h

Acesso gratuito para a Arena Arte e Mercado de palestras.

Acesso à feira de galerias: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia) + taxa Sympla

À venda na plataforma SYMPLA

MaxiModa 2024 confirma palestrantes e abre venda de ingressos

Entre os palestrantes confirmados está uma das estilistas mais reconhecidas do Brasil, Patrícia Bonaldi, fundadora da PatBO

A 16ª edição do MaxiModa, principal evento de comunicação, business, moda e marketing do Norte e Nordeste, está chegando e promete uma experiência imersiva única. Marcado para acontecer no próximo dia 9 de agosto, no Teatro RioMar Fortaleza, o evento já abriu a venda dos ingressos com um preço especial de R$ 300,00, por meio do site oficial do evento www.maximoda.com.br.

Com seis palestrantes de renome já confirmados, o MaxiModa 2024 promete uma imersão completa em um dia inteiro de palestras e talks com especialistas da indústria da moda. O evento vai promover a conexão entre profissionais, marcas e empreendedores, estimulando a difusão de conhecimento sobre as diversas facetas do mercado de moda, marketing, negócios e inovação.

Com uma programação diversificada, este ano, o evento está preparado para explorar as tendências e o futuro do cenário fashion do Brasil sob diferentes perspectivas, oferecendo conteúdo focado nos negócios que movimentam o mercado nacional.

Palestrantes confirmados:

Luiza Brasil: jornalista de moda com 15 anos de carreira, autora do livro “Caixa Preta”, colunista da Vogue Brasil e fundadora do laboratório de comunicação Mequelab.

Renato Thomaz: diretor de marca da Água de Coco, responsável pelo marketing e planejamento estratégico da marca.

Daniela Falcão: CEO do Nordestesse, hub criativo que amplia e fomenta a produção e o talento de marcas e serviços de empreendedores nordestinos.

Patrícia Bonaldi: estilista e fundadora da PatBO, uma das marcas nacionais mais desejadas entre as brasileiras.

Pedro Vilhena: expert em conectar criadores, marcas e suas audiências, Pedro Vilhena atua na Meta há oito anos como gerente de parcerias estratégicas. Será a primeira vez que um profissional do Meta realiza uma palestra no Nordeste.

Jorge Grimberg: especialista em tendências, mentor de carreiras criativas, conhecido pelo projeto “3 Minutos de Moda” no Instagram e autor do livro “Vida Criativa”.

Mais sobre o MaxiModa:

O MaxiModa foi criado pela publisher da plataforma MT, Márcia Travessoni, com o propósito de transformar e fazer evoluir o mercado por meio da troca de experiências e conhecimentos entre personalidades, profissionais e estudantes. Ao longo de sua história, o evento já ofereceu ao público a oportunidade de interação com nomes como Costanza Pascolato, Alexandre Birman, Oskar Metsavaht, Andréa Bisker, Christian Hallot, Ana Couto, Betty Prado, entre tantos outros nomes representativos dos negócios da moda.


O MaxiModa 2024 conta com os parceiros: La Vallée Village, Urbmídia, Eletromidia, Grupo Marquise, Sebrae, RioMar Fortaleza, Santana Textiles, Diamantes, Collection Eyewear e AD2M.

Serviço:

Evento: MaxiModa 2024

Data: 9 de agosto de 2024

Local: Teatro RioMar Fortaleza

Compra de Ingressos: www.maximoda.com.br

Valor: R$ 300 (primeiro lote)

Abertura do livro de ofertas: B4 libera os primeiros créditos de carbono transformados para negociação na plataforma

A primeira bolsa de ação climática do Brasil anunciou, esta semana, a liberação dos primeiros créditos de carbono, listados como “créditos de biodiversidade”. A empresa aprovada para abrir o livro de ofertas da B4 é a ONG SOS Vida Silvestre.

Após meses de análises e adequações, a B4 – primeira bolsa de ação climática do Brasil – aprovou os primeiros créditos de carbono para listagem em sua plataforma, que utiliza tecnologia Blockchain para transformação de ativos e para garantir transparência, segurança e agilidade nas operações. 

A ONG SOS Vida Silvestre foi a primeira a ter seus créditos de biodiversidade aprovados para listagem na B4. O objetivo da organização é se dedicar à educação ambiental com foco na preservação da biodiversidade da Mata Atlântica, e redução de atropelamentos de animais silvestres nas estradas. Sob a liderança de Francis e Cinthia, a organização se dedica a defender a biodiversidade local, ameaçada por adversidades, e a desenvolver projetos inovadores que visam a conscientização e a preservação ambiental.

“Ter esses créditos disponíveis na B4 vai ajudar a avançarmos com o trabalho que já é feito hoje, e conseguimos, com isso, alcançar mais vidas e mais pessoas, levando esse trabalho de sensibilização ambiental à sociedade como um todo”, diz Cínthia Peres Castro, especialista em gestão no poder legislativo e uma das fundadoras da ONG.

Por meio da plataforma da B4, empresas e pessoas poderão negociar créditos gerados a partir das ações de conservação da ONG, fazendo com que eles tenham mais recursos para investir no projeto. 

“Os créditos vão potencializar as nossas ações de conservação do meio ambiente dentro de um trabalho que já fazemos. Atuamos na restauração das florestas, trazendo condições mais favoráveis em relação ao clima, por exemplo, além do cuidado com a água dentro da nossa bacia hidrográfica, a conservação da biodiversidade e toda a conservação ambiental. Tudo isso será potencializado”, completa Francis da Silva Leandro, biólogo, especialista em educação ambiental e fundador da SOS junto com a Cínthia. 

O início das operações de compra e venda de créditos de carbono por meio da B4, marca o início de uma verdadeira mudança no conceito de economia regenerativa. “Abrir nosso livro de ofertas com os créditos de biodiversidade da SOS Vida Silvestre é muito significativo, principalmente pelo propósito que a ONG carrega, de preservar a natureza. É o mesmo objetivo da B4 desde a sua fundação: incentivar pessoas e empresas a reduzirem os impactos negativos de seus trabalhos no meio ambiente e conscientizar para preservar nossa casa comum”, diz Odair Rodrigues, fundador e CEO da B4. 

Como vai funcionar? 

A empresa originadora dos créditos sustentáveis listados na B4 passa por diversas análises até poder ofertar seus créditos na plataforma. Lembrando que esses créditos são gerados a partir de certificações que comprovam que aquela empresa tem, de fato, um projeto de impacto real que auxilia na redução das emissões de CO2 ou mesmo que compensam esses gases de efeito estufa. 

“Para entender como os créditos são gerados, podemos olhar para a própria ONG que está com seus créditos listados na B4: a SOS Vida Silvestre realiza projetos de preservação de uma área de Mata Atlântica localizada no Rio de Janeiro. Quando há um trabalho de preservação dessas áreas, há preservação da biodiversidade, além das próprias árvores e florestas nativas, que consomem gás carbônico, ou seja, as ações do projeto estão ajudando a mitigar esses gases”, explica o CEO da B4.

Para o investidor, o trabalho é bem simples: basta criar uma conta na plataforma da B4 (https://b4.capital/) e por meio do marketplace de ativos sustentáveis, fazer suas negociações. Um projeto rentável e sustentável, que traz benefícios ao meio ambiente, às empresas e investidores! 

“Importante mencionar que, para aprovar um projeto para listagem, a B4 recomenda que a empresa crie em seu balanço patrimonial contas de controle, para que os créditos negociados tenham um planejamento orçamentário específico, que seja facilmente verificado e auditado. Com este processo é possível ter uma rastreabilidade verdadeira, entre o que o projeto está praticando, em comparação aos valores captados do crédito vendido. Ou seja, tudo aqui na B4 é transparente e seguro, pensando tanto na empresa originadora do crédito, quanto nos compradores e nas empresas que precisam contabilizar e aplicar em seu balanço socioambiental”, completa Odair. 

Sobre a B4

Lançada em agosto de 2023, a B4 – primeira bolsa de ação climática do Brasil – já alcançou números surpreendentes que indicam um mercado de carbono aquecido e a necessidade de apoio às empresas que estão buscando reduzir suas emissões de gases do efeito estufa. No geral, o trabalho é focado em desenvolver um projeto de ação climática para que as empresas consigam bater as suas metas sustentáveis.

Hoje, cerca de 5 mil empresas emitem por ano, aproximadamente 25 mil toneladas de CO2 na atmosfera – só no Brasil – o que faz com que haja uma aceleração no que chamamos de aquecimento global. Com o objetivo de tentar reduzir e até mesmo mitigar as emissões, o crédito de carbono começa a ficar cada vez mais em evidência, e plataformas como a B4 surgem para construir um ambiente seguro que motive, apoie e mantenha as empresas comprometidas em promover práticas sustentáveis, e a implementar uma cultura sólida que busca, de fato, preservar o meio ambiente, reduzindo a pegada de carbono e ainda colaborando com ações de sustentabilidade corporativa.

A B4 já soma mais de 15,8 milhões de toneladas de Crédito de Carbono que estão em análise para serem listadas em sua plataforma. Importante dizer que o objetivo da B4 não é apenas a listagem e a negociação de créditos de carbono, mas também atuar como uma ponte para a jornada de sustentabilidade, análise e auxílio para que essas empresas possam, de fato, compreender o que pode ser feito para reduzir as emissões de CO2.

Mais de 1.800 empresas procuraram a B4 no período de novembro de 2023 e meados de janeiro deste ano, para solicitar seu inventário de pegada de carbono.

“Quando a gente diz que a B4 quer ir além das negociações de crédito de carbono, estamos assumindo nosso compromisso com a sustentabilidade real, conduzindo as empresas que querem criar projetos que reduzem os impactos negativos no meio ambiente, para a verdadeira ‘jornada da sustentabilidade’, ou seja, ajudando essas empresas desde a realização do inventário que mostra a pegada de carbono, até as possíveis soluções para reduzir esses danos e, finalmente, para a transformação dessas empresas em novos negócios sustentáveis”, diz Odair Rodrigues, fundador e CEO da B4. 

Saiba mais em: https://b4.capital/

Comércio atacadista aposta em práticas sustentáveis para diminuir o impacto ambiental

A empresa projeta uma redução de 1,5 tonelada de lixo por mês com adoção de caixas retornáveis

A adoção de práticas sustentáveis é uma preocupação comum da sociedade e cada vez mais exigida pelo mercado. No setor atacadista, onde milhares de produtos são distribuídos todos os dias, a geração de resíduos é inevitável. Entretanto, práticas de sustentabilidade podem reduzir consideravelmente o impacto no meio ambiente. Sabendo disso, a Comercial Maia, líder no comércio atacadista de material de construção no Ceará, vem apostando na responsabilidade ambiental.  A mais recente delas é o uso de caixas retornáveis na cadeia de distribuição.

De acordo com Victor Maia, Sócio-Diretor da Comercial Maia, o resultado tem sido de 1,5 tonelada de lixo por mês não descartada na natureza pela atacadista. “Ao invés de enviar todos os produtos em caixas de papelão, como normalmente acontece no mercado, nós passamos a enviar uma parte das vendas de produtos fracionados em caixas plásticas, que são conferidas, enviadas e depois retornam. Assim, evitamos tanto o descarte quanto a necessidade por novas caixas descartáveis”, explica.

Victor também explica que outra parte das mercadorias são entregues em caixas reutilizadas, aproveitando o papelão que chega no centro de distribuição. “Nós atendemos mais de 10 mil pedidos mensalmente, enviando para todos os municípios do Ceará. Então isso poderia gerar muito resíduo desnecessário entre as operações de recebimento e entrega de mercadorias, por isso essa preocupação”, ressalta o empresário.

Além da redução de lixo, outras medidas são adotadas dentro da empresa a partir dessa visão de sustentabilidade global. São práticas como, reutilização de água da chuva, uso de energia renovável e ações sociais. “A Comercial Maia tem orgulho em ser autossustentável em energia e toda nossa iluminação é de led. Outro compromisso é com o socioambiental. Todo o papelão que utilizamos na empresa é doado a uma creche que atende crianças vindas de famílias com baixa renda, então eles convertem esse material em recurso financeiro para ajudar a manter a instituição”, completa Victor Maia.

A política de redução de impactos ambientais adotada vai de encontro  com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou ODS. As metas foram propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e entre elas estão o desenvolvimento sustentável, gestão sustentável da água, assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, entre outros. Ao todo são 17 objetivos de abrangência ecológica, social e econômica.

Especialista oferece dicas de composições com novos calçados da Homem do Sapato

No universo da moda, a escolha dos calçados pode ser o ponto-chave para a composição de looks que refletem personalidade e estilo. Nesse contexto, a Homem do Sapato, marca nacional de referência, apresenta uma variedade de opções que se adaptam a diferentes ocasiões e estilos de vida.

Para aqueles momentos descontraídos do dia a dia, seja um passeio no shopping, uma ida ao cinema ou um momento a dois em casa, o consultor de imagem, Alison Freire, oferece opções que aliam conforto e estilo.

  • Unissex: Combinando uma camisa branca sobreposta a uma camiseta gelo por dentro da calça cinza, o visual ganha um toque de elegância e modernidade. Para uma opção mais despojada, experimente uma camiseta baby look preta e uma calça de linho cru.
  • Versatilidade e Despojamento: Para um estilo mais street, o tênis jogger é a escolha certa. Tanto para homens quanto para mulheres, esse calçado completa um look despojado com body off com detalhes  no preto e calça off em nylon Boudoir para ela, e camiseta preta e calça de linho cru para ele da Foxton.
  • O clássico Cerval da marca ganha uma versão holográfica, perfeita para quem busca um visual casual e elegante. Experimente combinar uma camiseta Ricardo Almeida com calças Zara em um tom cinza para um look monocromático e sofisticado.
  • Para aqueles que buscam uma dose extra de elegância e sensualidade, o mocassim da Homem do Sapato é a escolha ideal. Inspirado no estilo másculo e sexy do ator italiano Simone Succina, um look total black em puro linho negro é uma opção que certamente não passará despercebida.

Independentemente do clima ou da ocasião, a Homem do Sapato oferece uma variedade de opções que combinam conforto, estilo e sofisticação, permitindo que cada um expresse sua personalidade através do seu calçado.

“Um grande plano em todos os detalhes”: Unimed Fortaleza lança campanha institucional

Com uma trajetória em constante evolução, a Unimed Fortaleza está lançando a campanha institucional “Um grande plano em todos os detalhes”, que visa reforçar seu compromisso de cuidar da saúde das pessoas em vários aspectos. A campanha terá dois filmes de 30 segundos, exibidos na TV Globo.

O conceito principal da campanha destaca a abrangência e minúcia do cuidado oferecido pela Unimed Fortaleza, desde as grandes estruturas até os pequenos detalhes que a tornam uma operadora única.

Os dois vídeos retratam uma família em situações cotidianas, discutindo a escolha de um plano de saúde, com um dos personagens questionando os benefícios da Unimed Fortaleza, considerando-os apenas “detalhes”. Nos dois roteiros, eles são confrontados com situações que ressaltam a importância de considerar cada pormenor, seja na escolha do plano ou em outras circunstâncias do dia a dia. Detalhes relevantes que fazem os clientes enxergarem valor, confiança e a certeza de que terão qualidade na entrega dos serviços.  

A ideia é transmitir a mensagem de que a atenção aos detalhes faz toda a diferença, evidenciando a preocupação da Unimed Fortaleza em oferecer um cuidado completo aos seus clientes. Afinal, a empresa é reconhecida como uma das maiores do Brasil, pois conta com uma ampla rede credenciada e própria, excelência no atendimento aos clientes, além de investimentos constantes em sua estrutura.

Ficha Técnica:
Agência: Acesso Estratégia Criativa
Diretor de Criação: Rodne Torre
Coordenador de Criação: Matheus de Sena
Redator: Marcel Barros
Planejamento Estratégico: Camila Braciolli e Mateus Lima
Direção de Arte: Marcus Brito, Douglas Narcisio, Carlos Magalhães e Breno Barroso
Concept art storyboard: Italo Gaspar
Gestão de conta: Victória de Galiza
Retouch: Fabrício Cavalcante
Fotógrafo: Roberto Chachur
Mídia: Tiago Diógenes
Estúdio: Adones Cardoso
Produção: Pammela Saraiva
Produtora de vídeo: Sanfona Filmes
Produtora de áudio: Buzzina 
Equipe Digital/perfomance: Daniel Costa e Pedro Ramon
CEO: Ana Celina
COO: Luciana Junqueira

Mais sobre a Unimed Fortaleza

Fundada em 9 de janeiro de 1978 por 23 médicos que se uniram por meio do cooperativismo, a Unimed Fortaleza integra o Sistema Nacional Unimed. Atualmente, é a 11ª maior singular, em relação às outras Unimeds, em número de beneficiários, com mais de 358.189 mil clientes e mais de 4 mil médicos cooperados, incluindo pessoas físicas e jurídicas.

A cooperativa possui uma ampla rede credenciada e uma rede própria que conta com o Hospital Unimed, que tem nível máximo de Acreditação Hospitalar na metodologia Qmentum, concedida pela Quality Global Alliance (QGA), sendo o maior hospital do Ceará em número de leitos (330) e o maior do sistema Unimed no Brasil; e com o Hospital Unimed Sul, que possui serviços de emergência pediátrica, internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Oncologia Pediátrica, além de um centro cirúrgico moderno. A rede própria conta, também, com 11 laboratórios, cinco Clínicas Unimed, oito Clínicas de Saúde Integral, além de programas como a Medicina Preventiva.

Tradicional pratinho é a novidade do Supermercado Pinheiro para aquecer vendas no São João

Novidade no cardápio de São João, a iguaria se junta a pratos típicos como bolo e cocada para consolidar linha gastronômica da rede

Bastante popular nas ruas e durante os festejos juninos, o pratinho é a novidade no cardápio do Supermercado Pinheiro para aquecer as vendas no São João. A gastronomia consolidou-se como um atrativo da rede cearense para os clientes e a novidade deve render bons números de vendas, além de atrair clientes ao supermercado. A estimativa é que as lojas vendam mais de 700 pratinhos por dia. Com esses números, ao final de junho, o Supermercado Pinheiro poderá ter vendido mais de 20.000 pratinhos.

A iguaria custa na loja entre R$ 10,00 e R$ 12,00 –a depender dos ingredientes escolhidos. O pratinho do Supermercado Pinheiro pode ter arroz ou baião, vatapá de frango, calabresa, batatinha e farofa. Ele se une a um cardápio especialmente pensado para o período, que inclui receitas próprias de bolo pé de moleque, bolo de macaxeira – carros chefes de vendas no período – e cocada.

“A gastronomia é um dos principais fatores que leva nossos clientes às lojas. Eles gostam de opção de comer em nosso ambiente e aproveitam a ida para fazer outras compras. A venda do pratinho no período junino era um desejo antigo nosso e pedido de muitos consumidores. Disponibilizar o produto junto a outros pratos típicos juninos ajuda a consolidar o setor e ajuda a trazer mais circulação às lojas”, ressalta o diretor comercial do Supermercado Pinheiro, Alexandre Pinheiro.

Outra ação de gastronomia é o “Cheffinho Kids”, voltada para o público infantil. Nela, as lojas convidam as crianças a fazer receitas com mote junino. Em 2024, as ações começam no dia 13 de junho e terão como receita escolhida o brigadeiro de milho verde. “É uma forma de envolver pais e filhos em uma atividade de contato com a culinária e de estímulo a se deliciar com os produtos juninos”, complementa Alexandre Pinheiro.

Sobre o Supermercado Pinheiro

Há 33 anos atendendo ao mercado cearense, o Supermercado Pinheiro é uma das maiores redes varejistas locais.  Mantém um total de 23 lojas, um centro de distribuição, 13 salas de cinema, seis parques infantis e um shopping center, nos municípios de Fortaleza, Acaraú, Aquiraz, Aracati, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maranguape, Sobral, Quixeramobim (Pinheiro Ofertão), Quixadá, Tianguá e Cruz.

Confira mais no site http://www.supermercadopinheiro.com.br e @supermercadopinheirooficial no Instagram.

Marketing Digital: A demanda aumentou, mas o valor estagnou. Entenda a crise que afeta o setor de Marketing

As redes sociais e a imprensa nunca foram tão importantes quanto atualmente para manter a relevância e credibilidade de profissionais e empresas, o que faz com que, naturalmente, a demanda por serviços de assessoria de imprensa e marketing digital aumentem.

Mas os valores cobrados por esse tipo de serviço não crescem na mesma medida, devido à crise atual do Brasil, o que gera desequilíbrios nas empresas do setor.

Presença online: Uma necessidade atual

O digital, que há pouco tempo era luxo, se tornou uma necessidade cada vez maior. De acordo com um levantamento recente da Resultados Digitais, 94% das empresas brasileiras usam o marketing online como estratégia para alavancar seu crescimento.

De acordo com o Dr. Fabiano de Abreu Agrela, Pós PhD em neurociências e CEO da empresa de assessoria de imprensa e marketing digital 360, MF Press Global, o investimento em profissionais do digital é fundamental para dar credibilidade a empresas e profissionais.

Com o aumento da relevância, entre aspas, das redes sociais, também houve um aumento das Fake News, o que fez crescer a preocupação com a credibilidade do que se diz. Então, cada vez mais influencers, seja influencers, médicos, psicólogos, advogados, profissionais que precisam usar as redes sociais, sentem a necessidade de dar embasamento no que dizem mencionando estudos científicos”.

Pensando nisso há alguns anos atrás, comecei a ajudar esses profissionais a produzirem os estudos científicos comprovando os seus métodos, mas também para dar embasamento e credibilidade no que dizem, para que suas publicações em redes sociais ou presença na imprensa tenha bases que permitam uma carreira mais firme e longeva”, explica Dr. Fabiano.

Muita demanda, preço parado

Todo esse aumento da demanda por serviços de assessoria de imprensa e marketing digital não se refletiu no reajuste dos valores cobrados pelas empresas especializadas, em grande parte devido à escassez de recursos causada pela crise no Brasil.

Ou seja, muita gente procurando serviços que são oferecidos a preços incapazes de suprir as necessidades da própria empresa. 

Isso cria um ambiente de instabilidade para o setor que mesmo desenvolvendo estratégias para aumentar o valor dos seus serviços. 

Sobre Dr. Fabiano de Abreu AgrelaDr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA – American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society, Numerical e  HELLIQ Society High IQ. Autor de mais de 250 artigos científicos e 23 livros.