Comércio atacadista aposta em práticas sustentáveis para diminuir o impacto ambiental
A empresa projeta uma redução de 1,5 tonelada de lixo por mês com adoção de caixas retornáveis
A adoção de práticas sustentáveis é uma preocupação comum da sociedade e cada vez mais exigida pelo mercado. No setor atacadista, onde milhares de produtos são distribuídos todos os dias, a geração de resíduos é inevitável. Entretanto, práticas de sustentabilidade podem reduzir consideravelmente o impacto no meio ambiente. Sabendo disso, a Comercial Maia, líder no comércio atacadista de material de construção no Ceará, vem apostando na responsabilidade ambiental. A mais recente delas é o uso de caixas retornáveis na cadeia de distribuição.
De acordo com Victor Maia, Sócio-Diretor da Comercial Maia, o resultado tem sido de 1,5 tonelada de lixo por mês não descartada na natureza pela atacadista. “Ao invés de enviar todos os produtos em caixas de papelão, como normalmente acontece no mercado, nós passamos a enviar uma parte das vendas de produtos fracionados em caixas plásticas, que são conferidas, enviadas e depois retornam. Assim, evitamos tanto o descarte quanto a necessidade por novas caixas descartáveis”, explica.
Victor também explica que outra parte das mercadorias são entregues em caixas reutilizadas, aproveitando o papelão que chega no centro de distribuição. “Nós atendemos mais de 10 mil pedidos mensalmente, enviando para todos os municípios do Ceará. Então isso poderia gerar muito resíduo desnecessário entre as operações de recebimento e entrega de mercadorias, por isso essa preocupação”, ressalta o empresário.
Além da redução de lixo, outras medidas são adotadas dentro da empresa a partir dessa visão de sustentabilidade global. São práticas como, reutilização de água da chuva, uso de energia renovável e ações sociais. “A Comercial Maia tem orgulho em ser autossustentável em energia e toda nossa iluminação é de led. Outro compromisso é com o socioambiental. Todo o papelão que utilizamos na empresa é doado a uma creche que atende crianças vindas de famílias com baixa renda, então eles convertem esse material em recurso financeiro para ajudar a manter a instituição”, completa Victor Maia.
A política de redução de impactos ambientais adotada vai de encontro com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou ODS. As metas foram propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e entre elas estão o desenvolvimento sustentável, gestão sustentável da água, assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, entre outros. Ao todo são 17 objetivos de abrangência ecológica, social e econômica.