Em expansão contínua, rede Multiverso Educação chega a 2025 com modernização de unidades e crescimento expressivo no ensino em tempo integral 

Rede registra aumento de 50% no Sistema de Tempo Integral e segue fortalecendo sua atuação como rede de apoio.

A Multiverso Educação dá início a 2025 consolidando seu crescimento com a inauguração de novas unidades e um forte investimento em infraestrutura e qualidade pedagógica. As novas escolas, localizadas nos bairros Montese e Cocó, foram adquiridas no final do ano passado e começam o ano com o selo da rede. Ao todo, a rede conta com sete unidades em Fortaleza, com 2.500 alunos e mais de 400 colaboradores. 

Além disso, a rede de ensino conta com aumento de 50% no número de alunos em relação ao ano passado no Sistema de Tempo Integral. Esse avanço é resultado das reformas e modernização que foram realizadas para oferecer um ambiente de aprendizado ainda mais acolhedor e completo. 

Elas contam com novos ambientes de aprendizagem, salas de aula climatizadas e áreas de convivência revitalizadas. Além disso, a rede na totalidade apresenta um crescimento de aproximadamente 15% no número de alunos, e um dos destaques da expansão da é a unidade de Messejana, que dobrou de tamanho e, em apenas dois anos de operação, alcançou a marca de 500 alunos.

“Como rede de apoio, acreditamos que a educação de qualidade é fundamental para a construção de um futuro melhor”, afirma Fernando Pontes, CEO da Multiverso Educação. “Nossas novas unidades refletem esse compromisso, oferecendo espaços modernos e uma equipe altamente qualificada para preparar os alunos para os desafios contemporâneos.”

Comprometida com a democratização do ensino de qualidade, a Multiverso Educação já planeja novas unidades para 2025, expandindo sua atuação e levando sua proposta educacional inovadora para mais localidades. O objetivo é chegar a 15 unidades em Fortaleza e ainda neste ano a expansão geográfica.

Futuro dos chatbots: principais tendências para 2025

por Claudia Andrade, Especialista em Design Conversacional da Nexcore by Selbetti

O uso de chatbots no Brasil tem crescido de forma significativa nos últimos anos, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças no comportamento do consumidor e a busca por eficiência operacional. As empresas brasileiras estão cada vez mais adotando essa tecnologia para melhorar a interação com os clientes e otimizar processos internos. O número de chatbots no Brasil deve ultrapassar 1 milhão em 2025, com os setores de varejo, bancos e saúde liderando a adoção da nova tecnologia.

Estima-se que, em 2024, quase 7 bilhões de mensagens foram trocadas entre consumidores e ferramentas de chatbots em 2024. Esses assistentes digitais, que antes eram limitados a respostas pré-programadas e interações básicas, tiveram uma rápida evolução com a integração da Inteligência Artificial e Programação de Linguagem Natural (PLN), e redefiniram a maneira como as empresas interagem com seus clientes, oferecendo suporte 24/7, personalização avançada e uma experiência de usuário mais fluida e intuitiva.

Neste sentido, há quatro tendências principais que considero estarem moldando o futuro dos chatbots que, além de transformarem a experiência do cliente, também serão primordiais para as empresas se manterem competitivas no mercado digital em rápida evolução.

Interações cada vez mais humanas

Uma das tendências mais significativas é o desenvolvimento de interações cada vez mais humanas. Avanços nos modelos de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina estão permitindo que os chatbots compreendam o contexto, as nuances e as emoções nas conversas dos usuários com maior precisão.

Isso permite diálogos mais naturais e envolventes, nos quais os bots podem adaptar suas respostas com base no estado emocional do usuário. Ou seja, se um usuário estiver frustrado ou confuso, o assistente pode ajustar seu tom e abordagem para oferecer suporte mais empático e eficaz, impactando diretamente na experiência do cliente.

Mais consciência contextual para a máquina

Digamos que você esteja comprando um laptop online. Um chatbot aparece, não apenas para ajudar você com informações genéricas: o sistema reconhece que você está navegando por uma determinada categoria de produtos, tarde da noite, provavelmente da sua casa. O bot, então, recupera o seu histórico de navegação da semana passada – quando procurava por laptops para jogos – e pergunta se você ainda tem interesse ou precisa de recomendações para outro tipo de equipamento.

Este cenário exemplifica o futuro da consciência contextual em soluções aprimoradas de chatbots, em que o agente virtual entende não apenas a consulta imediata, mas também todo o contexto (dispositivo, hora, interações anteriores), elaborando respostas que parecem incrivelmente personalizadas. Essa profundidade de compreensão vai transformar o atendimento ao cliente de uma mera troca de informações para um diálogo significativo e rico em contexto.

Personalização aprimorada

A personalização é outra tendência bastante importante, e que deve continuar a ser desenvolvida com a melhoria dos modelos de IA. Algoritmos de aprendizado profundo vão continuar revolucionando a maneira como os chatbots personalizam as interações com os usuários, analisando grandes quantidades de dados para oferecer experiências personalizadas, recomendações de produtos e suporte proativo. Por exemplo, um chatbot de varejo pode sugerir produtos com base nas compras anteriores e no histórico de navegação de um cliente. Essa capacidade de antecipar as necessidades dos usuários e oferecer soluções antes mesmo de serem solicitadas não só melhora a eficácia do suporte, mas também aumenta a satisfação e a fidelidade do cliente.

Experiência do cliente omnichannel

O futuro promete uma experiência omnichannel integrada e sem interrupções, graças a interfaces de conversação e bots com tecnologia de IA, eliminando as barreiras entre diversos canais de comunicação.

Imagine iniciar uma consulta por meio de um chatbot no site de uma empresa e, sem resolução, ter que sair. Mais tarde, você se lembra de fazer o acompanhamento enquanto navega pelas redes sociais e, ao enviar uma mensagem, o chatbot continua exatamente de onde você parou, sem necessidade de repetição. 

Essa fluidez aprimora a experiência do cliente, garantindo que a ajuda esteja disponível e informada de forma consistente em todas as plataformas, tornando as interações mais suaves e eficientes.

Em conclusão, à medida que a tecnologia de chatbots continua a evoluir, a combinação de consciência contextual, personalização aprimorada e uma experiência omnichannel integrada promete revolucionar o atendimento ao cliente. Os assistentes virtuais se tornarão mais intuitivos e capazes de oferecer suporte de forma proativa, atendendo às necessidades dos usuários de maneira mais eficiente e empática. Essa transformação não apenas vai melhorar a satisfação do cliente, mas também fortalece a lealdade à marca, criando interações significativas e duradouras.

Sobre a Selbetti Tecnologia  

A Selbetti Tecnologia é uma provedora de soluções em TI que tem a inovação em seu DNA. Foi essa paixão por inovar que impulsionou a trajetória da organização desde sua fundação, em 1977, e garantiu o reconhecimento como a Maior Integradora de Tecnologia do Brasil. Com soluções em software e hardware, a Selbetti Tecnologia tem o propósito de integrar tecnologia para resolver desafios organizacionais de empresas de todos os portes. Além do Outsourcing de Ativos de TI e uma Fábrica de Etiquetas, investe em P&D de software há 20 anos. Lançou, em 2020, a plataforma Satelitti, uma solução única no mercado, que reúne módulos de Automação de Tarefas (RPA), Assinatura Digital e Eletrônica (S-Sign), Gestão de Documentos (ECM), Gerenciamento de Processos de Workflow (iBPMS), Computação em Nuvem (Cloud), entre outras tecnologias. A Selbetti Tecnologia realizou inúmeras aquisições visando se tornar uma “one stop tech”, como a Pricefy, maior plataforma de gerenciamento omni-mídia no varejo, a Microexato, provedora de equipamentos seminovos para projetos corporativos, a Nexcore, referência em Contact Center as a Service para conectar conversas, empresas e pessoas de ponta a ponta, a Intercompany, fornecedora de soluções de Ti incluindo inteligência artificial, nuvem e segurança, e DNK Infotelecom desenvolvedora de soluções e prestadora de serviços de customer service (CS) e customer experience (CX).

Conheça mais sobre a Selbetti Tecnologia  

Inteligência Artificial revoluciona a produção e consumo de informação nas empresas

A Inteligência Artificial (IA) tem transformado radicalmente a forma como produzimos e consumimos informação, impactando diversos setores e promovendo uma revolução na gestão de dados. No Brasil, essa transformação é evidente, com um número crescente de empresas e órgãos públicos adotando tecnologias de IA para otimizar processos e aumentar a eficiência.

Nesse cenário de inovação, a Lanlink, uma referência no mercado de TI com 36 anos de experiência, tem se destacado ao ajudar empresas a integrar IA em suas operações diárias. Entre as soluções mais adotadas está o Microsoft 365 Copilot, uma ferramenta poderosa que vem transformando a forma como as corporações lidam com informações e processos internos.

De acordo com Luiz Campelo, gerente de Arquitetura e Sucesso do Cliente da Lanlink, a empresa tem se dedicado a ajudar seus clientes a entender como e onde focar seus esforços em projetos de IA. “Estamos confiantes de que teremos cada vez mais histórias de sucesso, mostrando como nossos clientes aumentaram sua produtividade e cresceram seus negócios. O Microsoft 365 Copilot é a grande aposta para acelerar esses ganhos”, afirma.

O Copilot, integrado ao pacote Office 365, facilita a produção e consumo de informação de maneira impressionante. Entre seus recursos, destacam-se a capacidade de resumir textos, extrair informações-chave e realizar comparações entre documentos. Além disso, o Copilot gera insights valiosos a partir dos dados fornecidos, oferecendo um apoio significativo nas tomadas de decisão.

“Para os usuários com licença do Microsoft 365 Copilot, a ferramenta pode ser utilizada diretamente no Word para realizar análises e interações com documentos. O mais interessante é que todas as interações são armazenadas de maneira personalizada – ao reabrir o documento, o histórico de interações com o Copilot estará disponível apenas para o usuário original, garantindo segurança e privacidade”, explica Campelo.

Graças à sua expertise no Office 365 e em Inteligência Artificial, a Lanlink foi uma das poucas empresas brasileiras selecionadas pela Microsoft para um programa exclusivo, focado em parceiros especializados no Copilot. Desde o lançamento da ferramenta, a Lanlink tem trabalhado de perto com a gigante da tecnologia, proporcionando resultados extraordinários e ajudando seus clientes a transformar suas rotinas de trabalho e aumentar a produtividade de forma exponencial.

Com a adoção de soluções inovadoras como o Microsoft 365 Copilot, o futuro da produção e consumo de informação nas empresas parece mais promissor do que nunca.

Sobre a Lanlink

A Lanlink, parceira Microsoft há mais de 30 anos e com 36 anos de atuação no mercado nacional, tem como missão impulsionar a competitividade e o sucesso de seus clientes, contando com o apoio de mais de 1.200 colaboradores. Reconhecida por sete vezes como uma das melhores empresas para trabalhar no Ceará pelo prêmio GPTW (Great Place to Work), a companhia se destaca no cenário nacional por sua expertise em soluções tecnológicas.

Presente em todo o território brasileiro, a companhia atende centenas de organizações públicas e privadas, desenvolvendo estruturas de TI, Dados, Inteligência Artificial, Produtividade, Automação e Suporte Personalizado. A empresa é reconhecida por oferecer ferramentas inovadoras que garantem a segurança e a eficiência nos processos corporativos.

A Lanlink também é detentora de duas importantes certificações da Microsoft: “AI and Machine Learning in Microsoft Azure” e “Azure Expert Managed Services Provider (MSP)”, atestando sua excelência e liderança no uso de tecnologias de ponta.

Saiba mais em:

https://www.lanlink.com.br
https://www.linkedin.com/company/lanlink-inform-tica-ltda-/?trk=biz-companies-cym
https://www.instagram.com/lanlinkinformatica
Pesquisa da Fecomércio aponta queda do endividamento em Fortaleza

O endividamento dos consumidores de Fortaleza apresentou queda em fevereiro, atingindo 70,8% dos lares, de acordo com a pesquisa mensal realizada pela Fecomércio Ceará por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC). O número representa uma redução de 3,6 pontos percentuais em relação a janeiro (74,4%) e se mantém abaixo do percentual registrado no mesmo período do ano passado (72,2%). 

A diretora institucional da Fecomércio, Cláudia Brilhante, avalia que o cenário aponta para um maior controle financeiro por parte dos consumidores, mas ainda exige atenção. “A redução do endividamento é um dado positivo, pois demonstra um maior equilíbrio no consumo das famílias e um maior poder de compra, o que é uma boa notícia para o comércio”, destaca.

O estudo aponta que o perfil do consumidor endividado em Fortaleza é predominantemente formado por mulheres (71,8%), pessoas entre 25 e 34 anos (77,9%) e indivíduos com renda de até cinco salários-mínimos (72,6%).

Entre as principais fontes de endividamento, o cartão de crédito continua sendo o maior vilão, citado por 82,6% dos entrevistados. Em seguida, aparecem os financiamentos bancários (14,7%), os empréstimos pessoais (11,5%) e os carnês e crediários (3,9%).

Os gastos essenciais seguem sendo os principais responsáveis pelo endividamento. Entre os entrevistados, 65,5% relataram que utilizam crédito para a compra de alimentos, enquanto outros mencionaram despesas com vestuário (37,3%), custos com saúde (28,5%) e aquisição de eletrodomésticos (24,5%).

Menos consumidores com contas atrasadas

Outro dado positivo do levantamento é a queda no número de consumidores com contas em atraso, que caiu de 20,6% em janeiro para 18% em fevereiro – o menor índice dos últimos cinco anos.

No entanto, entre aqueles que ainda enfrentam dificuldades para manter as contas em dia, os principais motivos citados foram o desequilíbrio financeiro (59%), o adiamento do pagamento para outras prioridades (39,7%), a perda de prazo por negligência (11,4%) e a contestação da dívida (9%). O prazo médio de atraso das dívidas é de 75 dias, o que reforça a necessidade de medidas para evitar a inadimplência.

Impacto no comércio local e desafios futuros

A taxa de inadimplência potencial – que mede o percentual de consumidores que terão dificuldades para pagar suas dívidas nos próximos meses – ficou em 10% em fevereiro, um leve aumento em relação a janeiro (9,8%), mas abaixo do índice registrado no mesmo período de 2024 (11,1%).

A pesquisa também revelou que 74,9% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer um orçamento mensal e acompanhar seus gastos, mas 25,1% ainda não possuem um controle financeiro eficaz.

Os principais fatores que impactam o orçamento dos consumidores cearenses são a falta de controle dos gastos (62,4%), o aumento das despesas essenciais (23,6%), compras por impulso (22,9%), gastos imprevistos (15,4%) e desemprego (11,9%).

A pesquisa também reforça a importância da educação financeira e do consumo consciente para evitar o superendividamento e garantir um equilíbrio sustentável nas finanças das famílias cearenses. 

Defensora pública cearense Kelviane Barros assume vice-presidência jurídica da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

A defensora pública do estado do Ceará, Kelviane Barros, assumirá o cargo de vice-presidenta jurídico-legislativa da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) durante a solenidade de posse, que aconteceu nesta terça-feira, dia 11 de fevereiro, a partir das 19h, no Clube Porto Vittória, em Brasília. A cerimônia também marca a posse dos novos integrantes dos conselhos diretor, consultivo e fiscal da entidade para o biênio 2025-2027.

A ANADEP representa mais de 7 mil defensoras e defensores públicos das 27 unidades federativas, profissionais que atuam para garantir o acesso à justiça a pessoas em situação de vulnerabilidade. Kelviane Barros, renomada no Ceará, contribuirá com sua experiência e liderança para fortalecer ainda mais os direitos da população carente e promover avanços na defesa dos direitos humanos e justiça social.

“Assumo essa posição com a responsabilidade de luta para valorização da carreira de defensoras e defensores e crescimento e expansão da Defensoria Pública do país, instituição pilar da justiça social”, compartilha Kelviane Barros.

A nova presidente da ANADEP, Fernanda Fernandes, foi eleita em dezembro e lidera a chapa única “ANADEP: Transformação Coletiva”. Ao lado de Kelviane Barros, que assume a vice-presidência jurídica-legislativa, a nova diretoria conta com Mário Reingantz (vice-presidente institucional), Rômulo Carvalho (vice-presidente administrativo) e outros membros essenciais, que desempenharão papéis estratégicos na defesa da universalização do acesso à justiça e na promoção dos direitos fundamentais em todo o Brasil. Juntos, eles têm como missão fortalecer a Defensoria Pública e garantir a efetividade da justiça para todos.

Casa de Vovó Dedé lança Programa de Ensino de Harpa com aula inaugural do renomado professor argentino Oscar Rodríguez

A Casa de Vovó Dedé dá início, no dia 13 de fevereiro, ao Programa de Ensino de Harpa, trazendo para a aula inaugural o renomado professor Oscar Rodríguez do Campo, harpista argentino-português de reconhecida trajetória internacional.

Residente em Buenos Aires, Oscar Rodríguez do Campo é harpista, pesquisador e pedagogo, graduado com louvor pelo Conservatório Alberto Ginastera e Universidade Nacional de Artes (summa cum laude). Correspondente do World Harp Congress (WHC) na Argentina, publicou métodos e partituras e organização na Semana da Harpa de Buenos Aires. É professor na Universidade UADER, na Universidade Nacional das Artes e na Nueva Escuela Argentina de Arpa, que se formou em 1990. Desde 2022, dirige o CUPIIA, primeiro certificado de pós-graduação em harpa da América Latina. Também ministra masterclasses em diversos países, sendo referência internacional no ensino do instrumento.

O Programa de Ensino de Harpa, inédito em Fortaleza, é composto por três ações: a formação de monitores, que já estão recebendo aulas do professor Oscar Rodríguez do Campo, na intenção de acompanhar os estudos dos alunos iniciantes; produção de um curso de harpa no formato de ensino a distância (EAD), ampliando o acesso ao aprendizado do instrumento; e a aula inaugural do programa de formação, marcando o início dessa iniciativa pioneira, que acontecerá amanhã, quinta-feira e é aberta ao público. Além disso, a Casa de Vovó Dedé está em processo de viabilização da importação de duas harpas para aprimorar ainda mais a estrutura do programa, que está sob a coordenação do professor Ewelter Rocha.

A iniciativa da Casa de Vovó Dedé reforça seu compromisso com a formação musical e o incentivo à cultura, proporcionando aos participantes do programa uma oportunidade única de aprendizado com um dos mais prestigiados harpistas da atualidade.

Serviço:
Evento: Aula inaugural do Programa de Ensino de Harpa – Aberta ao público e gratuita.
Data: 13 de fevereiro. Horário: 14 horas 
Local: Casa de Vovó Dedé – Rua Jerônimo de Albuquerque, 445, Barra do Ceará, Fortaleza – CE.

Gerente da Cimento Apodi, Mario Guilde, será palestrante em evento de construções no Piauí

Mario Guilge, gerente de Produtos e Serviços Técnicos da Cimento Apodi, será um dos palestrantes do Seminário de Patologia das Construções: Durabilidade e Recuperação de Estruturas (SEMPAT-PI 2025), que acontece nesta quarta-feira (12), em Teresina. O evento, realizado no auditório do CREA-PI, é um dos mais importantes do setor na região. A Cimento Apodi é uma das empresas patrocinadoras do seminário.

Estação Fashion: o novo shopping atacadista de Fortaleza será apresentado ao mercado imobiliário

O setor imobiliário de Fortaleza se prepara para um encontro estratégico nesta quarta-feira, dia 12, às 8h, com o lançamento oficial do Estação Fashion, novo shopping atacadista da capital cearense. Concebido no início de 2022, o empreendimento promete transformar o mercado de confecções no estado. Previsto para inauguração no segundo semestre de 2025, o Estação Fashion já gera mais de 7 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando significativamente a economia local.

O complexo contará com 1,3 mil lojas especializadas no atacado, estacionamento privativo, hub de serviços, praça de alimentação, espaço de beleza e saúde, vendas on-line e um sistema logístico eficiente para o envio de mercadorias. Situado em uma área em franca valorização no Centro de Fortaleza, o shopping ficará em frente ao Complexo Cultural Estação das Artes, contribuindo para a revitalização da região e consolidando-se como um novo epicentro do comércio atacadista na cidade.

O evento de lançamento será realizado  no cinema do Shopping Iguatemi Bosque (UCI Kinoplex), reunindo importantes nomes do setor para a apresentação dos detalhes do empreendimento. Entre os convidados confirmados estão Tibério Benevides, presidente do Creci Ceará; Kalil Otoch, da Kalil Otoch Imóveis; Cristina Chaul, presidente do Sindimóveis Ceará; e André Aguiar, da César Rêgo Imóveis. O encontro representa um passo decisivo para a consolidação do shopping como um dos principais pólos de negócios da cidade.