Cerbras recebe Prêmio Proof Not Promises por excelência em gestão ambiental

A Cerbras, indústria cearense referência em cerâmicas e porcelanatos, foi homenageada com o Prêmio Proof Not Promises (PNP), um reconhecimento concedido às empresas que se destacam por aprimorar significativamente seu desempenho operacional e alcançar metas ambientais. A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira, 21, às 14h, na Universidade de Fortaleza (Unifor), em alusão ao Dia Mundial da Água e a Cerbras foi representada pela coordenadora ambiental Camila Freitas.

O Prêmio PNP celebra empresas que exemplificam o compromisso com a sustentabilidade, demonstrando resultados concretos na redução de custos operacionais e no cumprimento de objetivos ambientais. A Cerbras se destacou por seus projetos inovadores que visam a redução do consumo de químicos no tratamento de água e efluentes, otimizando seus processos e minimizando o impacto ambiental de suas operações.

A premiação da Cerbras reforça seu compromisso socioambiental e consolida sua posição como líder no setor cerâmico. Ano passado, a empresa economizou R$ 123.238,67 e com esse savings, obteve reduções importantes na esfera ambiental, equivalente a 1m³/mês a menos no consumo de água, a eliminação na geração de 600kg de efluente sólido mensal e a queda na emissão de 111,64 de CO² por ano. 

“A Cerbras tem a sustentabilidade como pilar estratégico. Acreditamos que o crescimento econômico e a responsabilidade ambiental caminham juntos. Receber o Prêmio PNP é um reconhecimento importante do nosso trabalho e nos motiva a continuar buscando soluções inovadoras para um futuro mais sustentável”, conclui Camila. 

Sobre a Cerbras

Com mais de 30 anos investindo em profissionalismo e qualidade, o que já lhe rendeu certificações internacionais voltadas ao sistema de gestão e produtos, a Cerbras firma-se como uma indústria de excelência. Genuinamente cearense, a marca é referência no mercado de cerâmicas e porcelanatos de alto padrão e atualmente exporta seus produtos para 33 países, incluindo o maior home center dos Estados Unidos. A fábrica possui uma área de 119 mil m² e produz por ano 48 milhões de metros quadrados.

No segmento ambiental, a Cerbras adota diversas ações sustentáveis, como coleta seletiva e reciclagem, reaproveitamento de ar quente, uso de energia solar, reuso de água tratada, monitoramento da qualidade do ar, sistema de tratamento sanitário doméstico e industrial. A empresa é pioneira na utilização do biogás nos processos de produção e a única do segmento certificada com o selo ESG-FIEC.

Visita guiada com fotógrafas do Coletivo Sol para Mulheres explora as exposições de Delfina Rocha e Jane Batista

A Universidade de Fortaleza – instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz – realiza no dia 29 de março de 2025, visita guiada especial com as artistas Delfina Rocha e Jane Batista, cujas exposições “Imagens em Trânsito” e “Um Oceano Dentro de Mim” estão em cartaz no Espaço Cultural UniforGratuito aberto ao público, o evento terá início às 14h, e contará com a participação das artistas e demais integrantes do Coletivo Sol para Mulheres, trazendo uma experiência única sobre a produção artística e as narrativas presentes nas exposições.

O Coletivo Sol para Mulheres visa dar visibilidade à produção fotográfica feminina no Ceará. O evento será uma oportunidade para o público conhecer mais profundamente o trabalho de Jane Batista, que explora temas como território, identidade e afeto através de auto retratos e imagens do cotidiano. Já Delfina Rocha, com sua mostra “Imagens em Trânsito”, propõe uma reflexão sobre os processos de transição e transformação que atravessam as imagens e seus significados.

Iniciativa da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, por meio da Divisão de Arte e Cultura, a visita guiada é uma excelente oportunidade para os amantes da arte, acadêmicos e o público em geral conhecerem as exposições mais de perto, enquanto discutem temas como cultura, identidade e resistência. O evento também reforça o compromisso da Unifor com a democratização da arte, oferecendo a todos a oportunidade de acessar experiências culturais e artísticas de grande relevância para a sociedade.

Sobre o Coletivo Sol para Mulheres

Atuante desde agosto de 2019, o Sol para Mulheres, agrega 60 fotógrafas cearenses, e tem conquistado espaço no campo artístico, com exibições de trabalhos em Fortaleza, e em eventos pelo país.

Esse programa é uma iniciativa da Imagem Brasil Galeria e reafirma um compromisso em valorizar a criação livre e a produção de mulheres no Ceará para que se consolide além de qualquer limite. Encontros para estudos teóricos e práticos possibilitam às participantes momentos para apreciação coletiva de obras, trocas de experiências, intercâmbios e articulações da atuação do grupo.

Sobre as exposições

Em “Imagens em Trânsito”, Delfina Rocha conduz os visitantes por um mergulho em sua produção autoral, fruto de mais de oito anos de pesquisa sobre as camadas da memória, do tempo e da identidade. A exposição reúne obras de séries como Dez NoventaPérolas aos Porcos e Lampejos, além de investigações recentes que envolvem diálogos com a inteligência artificial. O foco das pesquisas é o tempo e o espaço, vinculados ao universo particular da artista, onde o tempo deixa de ser linear e os espaços se transformam em territórios de conflitoimpermanência ausência.

Já em “Um Oceano Dentro de Mim”, Jane Batista aprofunda seu olhar autoral ao explorar as conexões entre identidadeterritóriomemória coletiva e afetos. Piauiense radicada no Ceará, a artista autodidata constrói um relato imagético profundamente vinculado à sua vivência no Titanzinho, região de Fortaleza onde reside. Utilizando a câmera do celular como principal ferramenta, Jane cria imagens que transcendem o documental, fundindo performance e narrativa visual para questionar as representações hegemônicas.

Ambas as exposições seguem em cartaz nas galerias térreas do Espaço Cultural Unifor até o dia 29 de junho de 2025.

> Clique aqui e saiba mais sobre as exposições da Delfina Rocha e Jane Batista

Mais sobre as artistas

Jane Batista

Mãe de 3 filhos e avó, Jane Batista é fotógrafa, poetisa e artista visual. Desde 2020 se dedica à fotografia, utilizando seu celular como ferramenta para captura e edição. A partir de experimentações com o autorretrato, de forma visceral e autodidata, inaugurou uma forma de expressão e um lugar de refúgio para suas fantasias, medos e sonhos. 

Além dos autorretratos, Jane também captura paisagens e cenas do dia a dia, tecendo histórias imagéticas que evidenciam os vínculos entre território, identidade e afeto. Faz parte do Coletivo “Sol para Mulheres” para fotógrafas e artistas visuais, liderado por Patrícia Veloso. 

Seu trabalho já foi apresentado em exposições individuais e coletivas no Ceará, em Pernambuco, São Paulo e em Nuremberg, na Alemanha. Jane participou de três publicações: Fotoescritos do Confinamento, Rio de Janeiro – RJ, 2021; Dizer o Silêncio, Fortaleza – CE, 2023; e Uma outra de si mesma, São Paulo – SP, 2024. Em 2023, foi homenageada na Câmara Municipal de Fortaleza em alusão ao Dia da Fotografia. 

Delfina Rocha

Nascida em Fortaleza, Delfina Rocha é fotógrafa autodidata e bacharel em Filosofia. Teve seu primeiro contato com a prática da fotografia ao montar, no início da década de 80, um pequeno laboratório para revelar e copiar filmes em preto e branco. Foi assistente do pioneiro fotógrafo Chico Albuquerque durante quatro anos. Transferiu-se para o Rio de Janeiro em 1987, e passou a trabalhar como fotógrafa de publicidade e como fotógrafa de cena para cinema, colaborando em produções como A Bela PalomeraLuzia HomemVai Trabalhar Vagabundo IIOs TrapalhõesSuper Xuxa Contra o Baixo Astral, entre outros. Em 1993, retornou a Fortaleza, onde abriu seu estúdio voltado para o mercado publicitário e editoriais de moda.

Após 30 anos dedicados à fotografia comercial, retomou os estudos, participando de diversas formações, grupos de estudo sobre a imagem contemporânea e a prática da fotografia autoral, onde questões como memória, pertencimento, identidade, tempo e espaço permeiam suas produções. Em 2019, passou a integrar o coletivo Sol para Mulheres e o grupo de estudos Imagem é Pensamento.

Participou de diversas exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior, tendo participado da 22ª edição da Unifor Plástica, que teve como tema Afinidades Eletivas. Conquistou diversos prêmios entre os quais destacam-se: Prêmio Menção Honrosa no PIA – Print Industries of America nos Estados Unidos em 2004 com a publicação “Sabores e Saberes do Ceará”; Prêmio Melhor Fotógrafa no Festival de Moda de Fortaleza – FMF em 2008; e o 1º lugar na categoria Multimídia no Festival Internacional de Fotografia – FestFoto no Rio Grande do Sul em 2024.

Serviço

Visita guiada com as artistas Delfina Rocha e Jane Batista

Data: 29 de março de 2025

Horário: 14h

Local: Espaço Cultural Unifor – galerias térreas (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz)

*Evento gratuito e aberto ao público

Braço social oferece atendimento terapêutico gratuito na Praça do Ferreira

Braço social da Rede Memorial Fortaleza, Instituto Revoar, comemora 8 anos com ações de acolhimento e promoção da saúde emocional, oferecendo serviços gratuitos como corte de cabelo, massoterapia e aconselhamento terapêutico.

No dia 28 de março, o Instituto Revoar, braço social da Rede Memorial Fortaleza, celebra seu 8º aniversário com um evento especial na Praça do Ferreira, a partir das 9h. Com foco na saúde emocional, o evento oferecerá acolhimento terapêutico, corte de cabelo, massoterapia e outros serviços gratuitos. Mais do que uma comemoração, a iniciativa visa fortalecer o compromisso do Instituto com o bem-estar emocional, oferecendo apoio a quem precisa e reforçando sua atuação, que já impactou mais de 20 mil cearenses ao longo de sua trajetória.

Segundo Elaine de Tomy, vice-presidente do Instituto Revoar, a data é uma celebração não apenas da história da instituição, mas também do compromisso contínuo com a saúde mental da população. “Ao longo dos anos, percebemos o quanto o acolhimento emocional é fundamental para enfrentar desafios da vida, incluindo o luto e outras situações difíceis. Esse evento é uma forma de retribuir à comunidade o carinho que recebemos e reforçar a importância de cuidar da saúde emocional”, destaca.

Elaine também ressalta que o evento vai além da comemoração. “Queremos estar próximos da comunidade, oferecendo suporte e mostrando que o cuidado emocional deve ser acessível a todos. O Revoar nasceu para isso: acolher e transformar vidas por meio do diálogo e da escuta”, completa.

Ao longo de seus oito anos de atuação, o Instituto Revoar tem se dedicado ao cuidado da saúde emocional, oferecendo uma gama de serviços especializados. A instituição proporcionou grupos de apoio para questões como ansiedade, depressão, e luto pet, além de terapias individuais, palestras e eventos educativos. Entre seus projetos de destaque, o GAER (Grupo de Apoio Emocional ao Luto) tem sido fundamental no suporte terapêutico a pessoas em luto, enquanto o Mentes Ansiosas se foca no auxílio a quem enfrenta a ansiedade, oferecendo acompanhamento psicológico e estratégias para o manejo da condição.

Em comemoração ao seu aniversário de oito anos, o Instituto relançou o projeto Terapias Gratuitas, garantindo acesso a atendimentos terapêuticos para aqueles que não têm condições de pagar por serviços privados. Além disso, a nova iniciativa Mulheres+ foi criada para fortalecer a saúde emocional de mulheres acima de 45 anos, oferecendo encontros e atividades que incentivam o desenvolvimento pessoal e a superação de desafios, promovendo uma jornada de autoconhecimento e empoderamento.

Programação de serviços gratuitos
corte de cabelo
aconselhamento terapêutico
distribuição de pipoca
algodão doce
água

Serviço:

📅 Data: 28 de março
🕘 Horário: 9h às 12h
📍 Local: Praça do Ferreira – Fortaleza, CE
📲 Mais informações: @institutorevoar (Instagram)

Brisanet levará cobertura 4G a 47 localidades no Nordeste e Centro-Oeste

Companhia foi destaque no segundo leilão reverso promovido pelo GIRED/EAD, fortalecendo compromisso com interiorização do acesso digital

A Brisanet fortalece sua trajetória de expansão em regiões que historicamente estiveram à margem da cobertura de conectividade. No segundo leilão reverso, promovido pela Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD) em parceria com o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED), a operadora cearense saiu vencedora para implementar infraestrutura de rede 4G em 47 localidades remotas, distribuídas das regiões Nordeste e Centro-Oeste.

A maior concentração de municípios contemplados está no Maranhão, com 28 localidades beneficiadas. A cobertura também chegará a cidades do Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Goiás e Mato Grosso do Sul. “O acesso à internet é um motor de desenvolvimento para as comunidades. Este projeto vai além de uma expansão de rede, pois vai trazer inclusão social, acesso ao conhecimento e geração de oportunidades para milhares de brasileiros”, destaca Roberto Nogueira, CEO da Brisanet.

O prazo de implantação do projeto é de 120 dias a partir da assinatura do Termo de Compromisso, prorrogável por até 30 dias.O valor total a ser recebido pela Brisanet neste segundo leilão reverso é de R$ 59,9 milhões, o valor será pago à telecom após a finalização da instalação das estações rádio-base (ERBs) nas localidades contempladas.

Greenish participa do Floripa Surf Film Festival com curta-metragem sobre Vini Parra

A marca cearense de moda contemporânea Greenish estreou no Floripa Surf Film Festival 2025 com a apresentação do curta-metragem “LÁ FORA – Com Vini Parra, sob o olhar de Henrique Pinguim”. O evento, que aconteceu na última semana em Florianópolis (20 a 22 de março), reuniu amantes do surf e da sétima arte para celebrar a cultura do esporte.

“LÁ FORA” narra a história do atleta Vinicius Parra, que trocou a previsibilidade da rotina para seguir o chamado do mar. “Filmado em Noronha, onde o tempo flui em outro ritmo, o filme explora como o surf se tornou para Vini mais que um esporte, mas uma forma de autoconhecimento, desafio e liberdade. A obra captura a essência da vida no oceano, onde nada é fixo e a fluidez é fundamental”, explica uma das diretoras do filme, Gabriela Kharu, que também é uma das gestoras da Greenish.

O filme, produzido pela Greenish em parceria com outros talentos, conta com direção de Gabriela Kharu e Rodrigo Siqueira, direção de fotografia de Henrique Pinguim, edição de Thiago Ferraz, color grading de Renato Froes, trilha sonora sfx de Rico Jorge e finalização de Firma Avi. O filme está disponível no Youtube e no Instagram da marca, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=ogjQyeGkGgI.

Os diretores da Greenish, Gabriela Kharu e Hans Timur, prestigiaram o Floripa Surf Film Festival 2025, que se consolida como importante plataforma para cineastas exibirem suas produções em uma grande tela, fugindo das limitações de celulares e redes sociais. Inspirado no festival Mimpi, que marcou a cena audiovisual do surf e skate brasileiro entre 2012 e 2018, o Floripa Surf Film Festival teve sua primeira edição em 2024, atraindo mais de 1.200 espectadores mesmo sob chuva. Em 2025, o evento se fortalece com programação diversificada e novo local.

YouTube player
Ex-MasterChef Willian Peters retorna à Curitiba e inaugura novo restaurante

À frente do Saza Cozinha, que será inaugurado nas próximas semanas, o chef promete trazer os sabores das estações para a mesa dos curitibanos

O chef William Peters ganhou destaque nacional em 2018, quando explodiu no mercado gastronômico como um dos finalistas MasterChef Profissionais, da TV Band. Desde então, o profissional, nascido no Rio Grande do Sul, se consolidou como um dos grandes nomes da gastronomia nacional, atuando ao lado de grandes nomes do mercado e participando de projetos repletos de sabores e personalidade. Nos últimos anos, boa parte da carreira de Peters foi construída na cidade de Curitiba, que vai receber seu mais novo projeto: o Saza Cozinha, que será inaugurado neste mês de abril.

Com a proposta de oferecer uma gastronomia conectada ao clima e à terra, respeitando a sazonalidade e trazendo o melhor dos sabores de cada época, o novo empreendimento comandado por Peters tem como proposta um menu atrelado as estações do ano. O cardápio de estreia, que será divulgado oficialmente nos próximos dias, traz o tema “Geada”, com pratos que conversam com o clima, além de ingredientes oriundos de produtores locais. Na carta de bebidas, vinhos e drinks autorais.

“A inspiração deste primeiro menu é o outono curitibano e as primeiras geadas, um frio seco que transforma a paisagem. As cores terrosas dominam a natureza e os sabores ganham profundidade. Muito além do conceito, queremos que o nosso público tenha experiências únicas dentro do Saza. Não será um restaurante de pratos famosos, mas sim de experiências marcantes a cada visita”, explica Peters.

O Saza, que terá capacidade para aproximadamente 50 pessoas e abrirá, inicialmente, durante o jantar, marcará a volta de Peters para o mercado curitibano, onde atuou no Grupo Obst, sendo responsável direto pelo sucesso do badalado e premiado Ninna Cozinha. Ao longo de sua carreira, o chef gaúcho passou, também, pelo Président, de São Paulo (SP), atuando ao lado do chef francês Erick Jacquin; e pelos estrelados espanhóis Dos Cielosem Barcelona, e Diverxo, de Madri, comandados pelo chef Dabiz Muñoz, atualmente com três estrelas Michelin.

“Curitiba me acolheu muito bem. Na cidade, vivi momentos profissionais e pessoais muito importantes. Agora, com o Saza, quero retribuir um pouco mais desse carinho que recebi dos curitibanos, apresentando um restaurante que trará muito da minha identidade. A cada projeto que lanço, consigo incorporar cada vez mais das experiências profissionais que adquiri durante a carreira. Tenho certeza de que o Saza será um grande sucesso”, completa Peters.

O Saza Cozinha vai funcionar na tradicional Rua Moyses Marcondes, no bairro Juvevê, importante polo gastronômico da capital paranaense. Todos os detalhes sobre a casa, incluindo a data oficial de inauguração, que deverá acontecer no mês de abril, serão divulgados nas próximas semanas. Para mais informações, acesse os perfis oficiais do Saza e do chef Willian Peters no Instagram: @sazacozinha e @willianpeters.