Dra. Emanuela Mendes à frente do Escritório Nelson Willians Advogados em Fortaleza

O fortalecimento do escritório Nelson Willians Advogados reflete-se em todas as suas unidades, inclusive na filial de Fortaleza, onde a expansão da NWADV é acompanhada por uma visão estratégica para o mercado local. A chegada da Dra. Emanuela Mendes, especialista em Direito Tributário, reforça o trabalho da equipe de advogados no Ceará, trazendo expertise e inovação para os projetos na área jurídica empresarial.

Além disso, os principais campos de atuação jurídica do Escritório Nelson Willians Advogados em Fortaleza abrangem as áreas cível, tributária, ambiental, regulatória, imobiliária e de saúde suplementar, entre outras, demonstrando a ampla capacidade e versatilidade do escritório em atender às demandas diversas do setor.

“Em Fortaleza, nossa visão é de um futuro promissor, pautado pela inovação contínua e pelo compromisso de entregar soluções jurídicas que realmente agreguem valor aos nossos clientes. Aqui, buscamos não apenas manter a tradição de excelência da Nelson Willians Advogados, mas também adaptar-nos de maneira única às demandas da região. Com uma equipe comprometida e uma estrutura robusta, estamos prontos para ser um diferencial no mercado jurídico local, oferecendo serviços especializados que acompanham a evolução do setor”, destaca a Dra. Emanuela Mendes, sócia-diretora da NWADV Fortaleza.

Bienal do Livro do Ceará encerra neste domingo com literatura, tambores e vozes femininas

A programação de encerramento acontece a partir das 16h no Centro de Eventos do Ceará. Principal evento literário do norte e nordeste, a Bienal comemora este ano o maior público de todas as edições

O segundo domingo deste mês de abril de 2025 é especial para a cidade de Fortaleza: são 299 anos desde que a antiga Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção foi elevada à categoria de vila. Aniversário da capital cearense, o 13 de abril registra este ano uma outra marca histórica, desta vez, para a cultura e a literatura, com o encerramento da maior edição de todas as Bienais Internacionais do Livro do Ceará.

As atividades do último dia começam às 9 horas, com a feira de livros aberta para visitação e compras e ações nos Mezaninos 1 e 2 do Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará.  A programação da solenidade de encerramento inicia às 16 horas, na Arena Henriqueta Galeno, que será tomada pelos tambores da Caravana Cultural – grupo com mais de 20 anos de atuação, que resgata diversos ritmos e tradições musicais brasileiras. O cortejo de batuqueiros percorrerá os corredores da feira do livro e da Praça do Cordel, convidando o público a seguir em caminhada para o local da solenidade.

A cerimônia de encerramento contará com a participação de autoridades, como a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, com a equipe realizadora da Bienal, conduzida pela coordenadora geral, Maura Isidório, e com a presença das quatro curadoras desta edição, Sarah Diva Ipiranga, nina rizzi, Amara Moira e Trudruá Dorrico.

Para a mesa de encerramento, foram convidados a escritora Ana Miranda, autora de mais de 30 livros e ganhadora de três prêmios Jabuti, juntamente com o escritor e jornalista Lira Neto, que lançou recentemente seu novo livro “Mau Selvagem”, biografia de Oswald de Andrade. O tema do encontro “Linhas de vida: do eu ao outro” tem mediação da professora Aíla Sampaio. Os escritores debatem questões ligadas à criação e à pesquisa para biografias, como a percepção de si, enquanto autor, escrevendo sobre o outro, o biografado.

Em sintonia com o tema desta edição – “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura” -, que evoca as lutas, letras e vozes femininas, a festa de encerramento da Bienal apresenta o espetáculo “Mulheres cantam a Massafeira”, com as cantoras Mona Gadelha, Alice David, Marta Aurelia e Claudine Albuquerque. O concerto rememora o repertório do icônico álbum duplo Massafeira, lançado em 1980, reunindo músicas de diversos artistas cearenses.

Bienal das Bienais

Em sua 15a edição, a Bienal deste ano estima, até às 22 horas de domingo (13), um público de 450 mil visitantes. Até a manhã da sexta-feira (11), já tinham passado pelo espaço mais de 310 mil pessoas. O número é o maior já registrado pelo evento. Outro marco atingido este ano está sendo comemorado pelos participantes dos 188 estandes da feira de livros, entre editoras, livrarias e centenas de autores: pela primeira vez, o evento deve ultrapassar os R$ 13 milhões em vendas e negócios. A última estimativa parcial, somava cerca de R$ 8,3 milhões em movimentação financeira.

Dentre os números parciais a serem comemorados, está ainda o balanço do programa de Visitação Escolar, contabilizando 632 instituições de ensino públicas e privadas. No total, cerca de 29.986 alunos tinham passado pelo Centro de Eventos até a sexta-feira (11).

Participam diretamente desta edição da Bienal, 34 editoras, enquanto 400 editoras estarão representadas por 25 livrarias e 32 distribuidores de livros. O evento contabiliza mais de 100 mil títulos, somando mais de 200 toneladas de livros disponíveis ao público visitante.

Domingo (13) na Bienal

O sábado (12) foi marcado por um público intenso ao longo de todo o dia visitando a feira e participando das atividades. A programação do dia promoveu lançamentos de livros nos diversos espaços da feira, incluindo a Praça do Cordel, Espaço Natércia Pontes, Quadra Literária e a Praça Emília Freitas – que, ao longo de cada dia de evento, lança obras de até 44 autores independentes.

Para aproveitar o domingo (13), último dia de Bienal, a dica é beber água, estar atento à programação e ser persistente para conseguir os melhores descontos na feira de livro. Lembrando que o Centro de Eventos estará aberto ao público das 9h às 22h, com todas as atividades gratuitas.

Logo cedo, a partir das 9h, no 1º Mezanino, o eixo Literatura e Infâncias promove contação de histórias infantis e bate papo com autores. Destaque para as histórias contadas em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, pela professora e tradutora Lyvia Cruz. Também às 9h, o aniversário de Fortaleza será lembrado na mesa “Fortaleza Amada”, na Sala Adísia Sá (1º Mezanino – Sala 07). O espaço recebe a escritora Tércia Montenegro e tem mediação de Cavalcante Júnior, diretor da Editora da UFC.

A democratização do acesso ao livro e o incentivo às bibliotecas comunitárias de Fortaleza e do interior do Estado são temas do bate papo “Bibliotecas Vivas: Resistência e Acesso à Literatura nas Periferias do Ceará”. O debate acontece às 11h, na Sala Pagu (2º Mezanino, salas 9 e 10). Participam representantes de iniciativas de Sobral, Crato, Varjota e do bairro Curió, em Fortaleza.

No início da tarde, o ex-jogador Cafu, campeão da Copa do Mundo FIFA de 1994 e de 2022, quando foi capitão da Seleção Brasileira, lança sua biografia, “A Saga Cafu: O Grande Sonho”, acompanhado da autora, Mariah Morais. O lançamento será realizado, das 13 às 14h, na Sala Júlia Lopes de Almeida (1º Mezanino, sala 01).

A biografia é tema ainda da programação do eixo Vozes Mulheres, com a jornalista e escritora Adriana Negreiros e a também jornalista e historiadora Luiza Helena Amorim. Elas participam da mesa-redonda “Biografia: Do Jornalismo para a Literatura”, com mediação de Lílian Martins. O bate papo acontece às 16h, na Sala Adísia Sá (1º Mezanino, sala 07). No fim da tarde, às 17h, tem música com o cantor e compositor Oscar Arruda, que apresenta “Bird on the wire – as canções de Leonard Cohen”, no Café Literário.

XV Bienal Internacional do Livro do Ceará

A Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.

Serviço:

Bienal Internacional do Livro do Ceará 

Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h

Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares

Gratuito e aberto ao público

Programação no site: https://bienaldolivro.cultura.ce.gov.br