Grupo Bagaceira apresenta “Inacabado” no Centro Cultural Banco do Nordeste no mês de celebração de seus 25 anos de trajetória

Inacabado é o novo espetáculo do Grupo Bagaceira de Teatro e marca os 25 anos de trajetória do coletivo cearense, reconhecido nacionalmente por suas criações autorais e experimentais. Com direção e dramaturgia de Rafael Martins e interlocução artística de Marcio Abreu (Cia Brasileira de Teatro), a montagem propõe uma imersão no processo de criação teatral, tomando o inacabamento não como falha, mas como força criativa. A primeira temporada do espetáculo acontecerá nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 (sextas-feiras de maio), às 20h, no Teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB).

Brincando com a suposição de que o grupo teria se recusado a “finalizar” a peça para apresentá-la, a obra propõe uma imersão no processo de criação, explorando o inacabamento como potência, criticando o produtivismo neoliberal e celebrando o fazer teatral como espaço de vitalidade, imaginação e reinvenção do mundo. A montagem combina humor, lirismo e momentos confessionais de intensa comoção. Primeira obra do grupo após a morte do cofundador Rogério Mesquita, Inacabado soa como um grito emblemático de reexistência — não apenas do Bagaceira, mas do próprio teatro de grupo no país.

A encenação do espetáculo é minimalista, produzindo uma oscilação de atmosferas que vai do real ao onírico. Utiliza projeções, luz, fumaça e poucos objetos, permitindo que reverberem em cena também os vazios, olhares, subtextos, devaneios e tudo aquilo que corre por baixo quando um grupo está em estado de mergulho, em processo de criação conjunta, e a força de um vínculo entre artistas construído ao longo de décadas.

Os objetos usados em cena são menos representacionais e mais funcionais — como bancos, escada, lanternas e microfone —, configurando a materialidade crua, típica de uma sala de ensaio. A partir dessa concretude, os artistas produzem imagens carregadas de sentidos, explorando as possibilidades poéticas dos próprios elementos disponíveis.

O valor cultural e de relevância de Inacabado está em seu gesto de desobedecer às lógicas de mercado e afirmar o fazer teatral como um campo de liberdade e criação coletiva. Ao apostar na fragilidade como força e na incompletude como motor de permanência, o espetáculo provoca o público a revisitar suas ideias de sucesso, falha e realização, propondo uma reflexão sensível e urgente sobre os tempos que vivemos.

Segundo o diretor e dramaturgo Rafael Martins, “Inacabado” propõe uma relação direta com o público ao trazer questões ligadas à memória, à política, à linguagem e aos próprios modos de criação teatral. “A nova produção também reforça o compromisso do Grupo Bagaceira com a investigação cênica e a experimentação artística, marcas presentes desde sua fundação”, pontua.

Formado atualmente por Débora Ingrid, Isabella Cavalcanti, Rafael Martins, Ricardo Tabosa e Tatiana Amorim, o Bagaceira desenvolveu “Inacabado” a partir de uma pesquisa no Laboratório de Teatro Porto Iracema das Artes, com apoio do 13º Edital Ceará das Artes da Secult-CE e do Edital para as Artes Lei Paulo Gustavo da Secultfor.

A Pesquisa

Inacabado é o mais recente espetáculo do Grupo Bagaceira de Teatro, criado a partir de uma intensa pesquisa desenvolvida no Laboratório de Teatro da escola Porto Iracema das Artes (Fortaleza-CE) em 2024/2025. Foram 7 meses de investigação, sob orientação de Marcio Abreu (Cia Brasileira de Teatro). O projeto contou também com apoio do 13º Edital Ceará das Artes, da Secult-CE, e do Edital Para as Artes – Lei Paulo Gustavo, da Secultfor.

Antes da estreia, o grupo realizou uma partilha pública da pesquisa na Mostra Cenas Germinantes, parte da programação do 30º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, em setembro de 2024. O momento permitiu o contato inicial com o público e a reflexão sobre a poética do inacabamento.

A estreia ocorreu dois meses depois, em novembro de 2024, na programação do 23º Festival Recife do Teatro Nacional, consolidando a peça como um marco da nova fase do Grupo Bagaceira. Em Fortaleza, a peça faz sua primeira apresentação na MOPI – Mostra de Artes da Porto Iracema, marcando o período final de pesquisa no Laboratório de Criação. Em maio, mês de comemoração dos 25 anos do Bagaceira, o espetáculo cumpre temporada no CCBNB – Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza.

O Bagaceira:

Grupo de teatro experimental que, através de espetáculos autorais, vem construindo uma linguagem peculiar. Misturando referências plurais de forma inusitada, o Bagaceira conseguiu associar suas provocações conceituais a uma comunicação acessível, conquistando, assim, a simpatia de público e crítica, com mais de 15 espetáculos e 20 esquetes, além de produções audiovisuais como On my Own (Curta-metragem, com roteiro e direção de Yuri Yamamoto, 2008); Ao Vento (Curta-metragem com roteiro e direção de Yuri Yamamoto, 2016); Inferninho (Longa-metragem com roteiro de Rafael Martins, Pedro Diógenes e Guto Parente, direção de Pedro Diógenes e Guto Parente, 2018) e Desmonte (Curta-metragem com roteiro de Rafael Martins, direção Marrevolto Filmes e Grupo Bagaceira, 2022).

Desde o surgimento, em 2000, o grupo mantém uma produção ininterrupta, construindo desse modo um repertório diversificado, com peças que se mantiveram em atividade por diversos anos, como Papoula e o Sabonete Cabeludo (2001), Os Brinquedos no Reino da Gramática (2002), Lesados (2004), Engodo (2004), O Realejo (2005), Meire Love (2006), Pornográficos (2007), Tá Namorando! Tá Namorando! (2008), InCerto (2010), Por que a Gente Não é Assim? (2011), A Mão na face (2012), Interior (2013), O Pequeno Casaco Solitário (2014), Fishman (2015) e O Sr. Ventilador (2017).

Sediado em Fortaleza, na Casa da Esquina, o Bagaceira divide sua agenda de viagens, ensaios e compromissos com o tempo para a livre criação, de onde podem surgir novas ideias, textos, cenas e até mesmo projetos em outras áreas, ultrapassando a fronteira entre o teatro e outras linguagens.

Sinopse:

Fruto das inquietações de um grupo em constante renovação, “Inacabado” celebra 25 anos do Grupo Bagaceira de Teatro.

O que significa terminar algo? E o que fica em aberto quando algo permanece inacabado? Partindo da ideia de todo mundo já deixou alguma coisa em aberto na vida, “Inacabado” traz para o palco o processo criativo de uma peça que não quer ficar pronta e talvez nunca chegue a ser concluída. No limiar entre ficção e realidade, o Grupo Bagaceira de Teatro expõe os bastidores de sua criação, compartilhando memórias, experimentos, cenas que supostamente “não caberiam” em uma obra bem-acabada e perguntas que não encontram resposta.

A peça reflete sobre a incompletude e o inesperado como partes da vida. Entre cenas que misturam humor e emoção, os atores lidam com temas como a pressão do produtivismo, o luto, as relações e os processos que nunca chegam ao fim, mas que continuam em movimento e transformação. “Inacabado” é um espetáculo que explora a vida como um ensaio permanente, onde as pausas, os erros e as dúvidas são parte essencial do processo.

https://drive.google.com/file/d/1nkp6fiBPXDInN-1eGVp0WrO8OkcXYNsY/view?usp=drivesdk

Ficha Técnica:

Dramaturgia e Direção: Rafael Martins

Elenco: Débora Ingrid, Isabella Cavalcanti, Rafael Martins, Ricardo Tabosa e Tatiana Amorim

Interlocução artística / Tutoria: Marcio Abreu

Participações especiais: Fernando Barbosa e Teodora Amorim

Direção de arte: Natália Parente

Trilha sonora original: Ayrton Pessoa Bob

Oficina de voz: Josy.Anne

Iluminação: Tatiana Amorim

Preparação corporal: Débora Ingrid

Direção de montagem e operação de luz: Ciel Carvalho

Operação de som: Jotacílio Martins

Direção de produção: Isabella Cavalcanti

Comunicação: Ricardo Tabosa

Design gráfico: Rafael Viana

Realização: Grupo Bagaceira de Teatro

Classificação Indicativa: 10 anos

Serviço

Inacabado do Grupo Bagaceira de Teatro

Data: 2, 9, 16, 23 e 30 (sextas-feiras de maio), às 20h

Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB).

Capacidade: 200 lugares

Duração: 60min

Classificação indicativa: 10 anos

Gratuito – distribuição pelo Sympla (https://outgo.com.br/inacabado-grupo-bagaceira)

Escritório Lessa & Lima alerta sobre o compliance regulatório e a importância da conformidade para evitar riscos jurídicos nas empresas

Em um cenário empresarial cada vez mais complexo e regulamentado, o escritório de advocacia Lessa & Lima, especialista em direito regulatório, empresarial, contratos e tributário, reforça a importância da implementação de um robusto programa de compliance regulatório. A adoção de práticas de conformidade surge como ferramenta essencial para que empresas de todos os portes evitem sanções legais, prejuízos financeiros e danos à sua reputação.

O compliance regulatório, que envolve o conjunto de mecanismos e procedimentos internos adotados por uma organização para garantir o cumprimento de leis, normas, regulamentos e políticas internas e externas, tem se tornado um pilar estratégico para a sustentabilidade dos negócios. O escritório Lessa & Lima, com seu domínio de mercado, oferece assessoria jurídica especializada para auxiliar empresas na estruturação e implementação de programas de compliance personalizados, adequados às suas necessidades e particularidades.

De acordo com os sócios Karinne Lima, Renan Lima e Gabrielly Lessa, a ausência de um sistema de compliance eficiente pode expor as empresas a uma série de riscos significativos. “A não conformidade com as leis e regulamentos pode resultar em multas elevadas, litígios complexos, responsabilização de gestores e até mesmo na interrupção das atividades empresariais”, explica Karinne Lima.

Renan Lima complementa, destacando que “um programa de compliance bem estruturado não se limita a evitar punições. Ele contribui para a construção de uma cultura organizacional ética e transparente, fortalece a confiança dos stakeholders, melhora a governança corporativa e aumenta a competitividade da empresa no mercado”.

O escritório Lessa & Lima atua de forma consultiva e contenciosa, oferecendo soluções jurídicas personalizadas que abrangem desde a análise de riscos regulatórios específicos de cada setor até a elaboração de códigos de conduta, políticas internas, treinamentos e auditorias de conformidade. A atuação do escritório visa garantir que as empresas operem em total consonância com as normas vigentes, prevenindo problemas futuros e assegurando a segurança jurídica de suas operações.

Gabrielly Lessa ressalta que a complexidade da legislação brasileira torna a assessoria jurídica especializada um diferencial crucial. “Nossa equipe está constantemente atualizada sobre as mudanças regulatórias e possui o conhecimento técnico necessário para orientar as empresas na interpretação e aplicação das leis, minimizando a exposição a riscos e otimizando seus processos internos”, afirma.

Sobre o Escritório Lessa & Lima:

O Lessa & Lima é um escritório de advocacia com atuação abrangente nas áreas do direito regulatório, empresarial, contratos e tributário, além de outras especialidades. Com uma equipe qualificada e experiente, liderada pelos sócios Karinne Lima, Renan Lima e Gabrielly Lessa, o escritório oferece assessoria jurídica completa e personalizada para empresas de diversos segmentos, buscando sempre a melhor solução para seus clientes.

Justiça do Trabalho determina limites para manifestações do sindicato laboral

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon Ceará) informa que, na última terça-feira, 29, foi proferida decisão judicial pelo Desembargador Federal do Trabalho do TRT da 7ª Região, José Carlos de Oliveira Uchoa, determinando medidas importantes para garantir a ordem e a continuidade dos serviços nos canteiros de obras durante o período de negociações coletivas.

A decisão estabelece que o sindicato laboral deve:
a) Manter distância mínima de 200 metros dos canteiros de obras das empresas representadas pelo Sinduscon Ceará durante manifestações e/ou assembleias;
b) Abster-se de impedir o acesso dos trabalhadores aos seus locais de trabalho;
c) Abster-se de incitar ou praticar atos que impliquem dano ao patrimônio das empresas.

Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 10 mil, limitada a 30 dias, a partir da ciência da decisão.

A medida judicial é resultado do trabalho contínuo e estratégico conduzido pela comissão responsável pelas negociações.

A decisão vem em um momento crítico, diante dos recentes episódios de vandalismo em obras e estandes de vendas de empresas associadas.

O Sinduscon Ceará reitera seu compromisso com o diálogo, a legalidade e a proteção do direito ao trabalho. A entidade respeita o direito de greve, mas defende que ele seja exercido de forma pacífica, dentro dos limites da lei.

As negociações coletivas entre as partes seguem em andamento desde março, com seis rodadas de diálogo já realizadas. O Sinduscon acredita que o entendimento deve ser construído por meio da negociação responsável e equilibrada, em respeito aos trabalhadores e à segurança jurídica.

5 estratégias infalíveis para fechar acordos de sucesso

Um dos principais negociadores do país, Marcus Coelho, ensina como se comunicar de forma eficaz e ter sucesso nos negócios

Participar de uma negociação e concluir com sucesso é um dos principais desafios corporativos. Mas entender o interlocutor, traçar um objetivo e ter uma comunicação eficaz podem ser a chave do sucesso nos negócios. Para Marcus Coelho, advogado especialista em negociação e uma das principais vozes do segmento, tudo começa ao ouvir quem está na conversa.

“É preciso analisar cuidadosamente e traçar um perfil de quem está na negociação. Sem este perfil é praticamente impossível avançar. Afinal, com quem você está falando. Funciona como uma pesquisa de público alvo”, explica o especialista.

Aplicar estratégias assertivas aumentam significativamente as chances de alcançar acordos vantajosos e duradouros. “Lembre-se: a preparação e a adaptabilidade são suas maiores aliadas em qualquer negociação”, destaca Marcus.

Confira algumas das principais dicar para uma negociação de sucesso:

  1. Conheça o interlocutor

Antes de iniciar uma negociação, é fundamental entender e conhecer quem está do outro lado. “Primeiramente, avalie as necessidades, interesses e possíveis objeções do interlocutor. Essa compreensão permite adaptar a sua abordagem e construir argumentos mais persuasivos”, destaca Marcus.

  1. Estabeleça objetivos claros

Defina com antecedência quais são os seus objetivos na negociação. Estabeleça metas claras, mensuráveis e realistas. “Saber exatamente o que se deseja alcançar orienta suas ações e facilita a tomada de decisões durante o processo”, garante o advogado. 

  1. Comunique-se de forma eficaz

Comunicar de forma clara e assertiva é essencial. Utilize uma linguagem apropriada, escute ativamente e esteja sempre atento à comunicação não verbal. “Uma boa comunicação constrói confiança e facilita a resolução de impasses”, explica.

  1. Seja flexível e criativo

Para o especialista, nem sempre uma negociação seguirá o caminho que planejou. “Esteja preparado para ajustar sua estratégia, propor alternativas e encontrar soluções criativas que atendam aos interesses de ambas as partes”, complementa.

  1. Utilize critérios objetivos

Baseie suas propostas e decisões em critérios objetivos, como dados, normas e precedentes. “Essa premissa confere legitimidade às suas argumentações e reduz a possibilidade de conflitos subjetivos”, completa Marcus.

Beach Park: Aqua Park e Arvorar são opções de lazer e diversão no feriado de 1º de maio 

O parque aquático conta com mais de 30 atrações, e o  Arvorar, novo parque do destino, convida a família para um passeio em contato com a natureza

O Beach Park, um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil, é a escolha perfeita para quem quer aproveitar o feriado do Dia do Trabalhador, em 1º de maio, com muita diversão e momentos inesquecíveis. Durante o feriado, todas as atrações estarão funcionando normalmente: o Aqua Park — eleito o melhor parque aquático das Américas pelo Tripadvisor em 2024 —, o Arvorar, o novo parque do destino que une aventura e contato com a natureza para todas as idades, além da charmosa Vila Azul do Mar e dos restaurantes de praia e o restaurante Coqueiral. Seja em família ou entre amigos, o Beach Park oferece o cenário ideal para curtir o dia com alegria, lazer e experiências únicas.

No Aqua Park, os visitantes poderão aproveitar atrações como o Surreal, a mais alta montanha-russa aquática do mundo. Recém-inaugurada, ela impressiona com seus 28 metros de altura e uma temática vibrante que celebra o surfe e suas manobras radicais. Utilizando potentes jatos d’água para impulsionar subidas e descidas únicas, a atração redefine os padrões dos toboáguas ao redor do mundo e promete fortes emoções para quem se aventurar. O parque aquático conta com mais de 30 atrações, entre elas “A volta da Moreia”, Insano, Tobomusik, o Acqua Circo, entre tantas outras experiências emocionantes.

E para quem procura um momento de lazer e relaxamento junto à natureza, o Arvorar é a opção perfeita, com atrações para todas as idades. O visitante encontrará 11 atrações exclusivas, entre elas três grandes aviários de imersão com 3 mil m² que abrigam cerca de 250 animais, incluindo espécies ameaçadas de extinção, além de pequenos mamíferos e répteis. Destaques do parque incluem também a Casa do Passarim, uma casa na árvore com quatro andares e vista panorâmica de 360 graus, o Arvorão, um circuito de trilhas aéreas com escorregadores e passarelas suspensas, e o Redão, espaço de descanso em meio à natureza.

E para quem é do Ceará, a campanha “Residentes do Ceará” continua em vigor até o dia 30 de abril. Durante esse período, moradores do Estado podem adquirir ingressos promocionais, com lanche incluso. As entradas devem ser agendadas e utilizadas até 11 de julho de 2025, inclusive em feriados.

O ingresso individual para o Aqua Park custa R$ 159 via PIX ou R$ 169 no cartão de crédito, com opção de parcelamento em até 10 vezes, incluindo um combo com cheeseburger, batata frita e refrigerante. Já o ingresso para o Arvorar sai por R$ 79 no cartão de crédito, também parcelável em até 10 vezes, e dá direito a lanche composto por cachorro-quente e refrigerante.

Os ingressos promocionais estão disponíveis exclusivamente pelo site ingresso.beachpark.com.br. A quantidade de entradas promocionais pode variar conforme a data escolhida e o lanche pode ser alterado conforme a disponibilidade no dia da visita. Além disso, a remarcação é gratuita, desde que realizada dentro do período da promoção.

Para mais informações sobre horários de funcionamento e aquisição de ingressos, acesse www.beachpark.com.br ou acompanhe as redes sociais oficiais do Beach Park.

Sobre o Beach Park  

Com 40 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado em Aquiraz, a apenas 20 minutos de Fortaleza, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro. Atualmente ocupa mais de 250 mil m² e reúne dois parques, o Aqua Park e o novo Parque Arvorar, quatro resorts de alto padrão, o Restaurante de Praia e a charmosa Vila Azul do Mar – espaço de convivência e serviços -, ambos abertos ao público. O Aqua Park, que conta com 30 atrações, é hoje considerado o terceiro melhor parque aquático do mundo e o melhor das Américas (TripAdvisor/Travellers’ Choice, 2024). Já o Arvorar é um novo parque temático do grupo, que combina diversão, educação e conservação ambiental. O local é um convite à aventura e à conexão com a natureza, oferecendo entretenimento para todas as idades. O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park e o Beach Park Studios – estúdio de animação próprio.

Orquestra Contemporânea Brasileira amplia núcleos de educação musical

Com patrocínio do Santander, projeto oferecerá aulas gratuitas de música para crianças e adolescentes da rede pública de Fortaleza, com foco na formação artística e cidadã

A aula inaugural do novo núcleo da Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) em Fortaleza acontecerá no próximo dia 30 de abril, na Escola Municipal João Saraiva Leão, no bairro Lagoa Redonda, em Fortaleza, ampliando as atividades do projeto no município. Com foco na formação musical e cidadã de crianças e adolescentes, o núcleo oferecerá oficinas gratuitas de musicalização e violino ministradas por músicos profissionais da OCB.

Nesta primeira etapa, os alunos participarão de atividades como teoria e percepção musical, história da música e prática de violino. Além da formação em sala, os alunos também farão apresentações na própria escola e na comunidade.  “As apresentações são uma forma de colocar em prática os aprendizados adquiridos em sala de aula”, aponta o maestro Arley França, regente da OCB e coordenador do projeto.

Com sede em Fortaleza e apresentações regulares no Theatro Via Sul, a OCB é composta por músicos profissionais, muitos deles também educadores musicais. Seus núcleos de educação musical já estão presentes em 12 municípios do Ceará e do Rio Grande do Norte, e recentemente a orquestra inaugurou uma sede em São Paulo, com planos de expansão para a Bahia e o Rio Grande do Sul.

As atividades de educação em Fortaleza estão sendo ampliadas com o patrocínio do Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural do Ministério da Cultura, além da parceria com empresas locais como a Cegás. Para participar das atividades, os alunos devem obrigatoriamente estar matriculados na escola formal. O projeto reforça o compromisso com a transformação social através da arte e da educação.

Um pouco da história da Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB)

Criada em 2016 como uma iniciativa cultural do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), em parceria com a Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE), a OCB se consolidou como um dos mais importantes grupos sinfônicos do país. Sob a direção artística do maestro Arley França, a orquestra se destaca pelo compromisso com a difusão da música de concerto e pela formação de novos públicos.