Grupo Petrópolis aposta na força do verão para ganhar espaço em bares e supermercados

Com foco nas marcas Itaipava e Petra, a companhia reforça a estratégia no período mais relevante para o mercado de bebidas

O Grupo Petrópolis – maior cervejaria com capital 100% nacional – estruturou um plano de ações integradas entre marketing, patrocínios, trade e comunicação para o verão 2025/2026, período considerado o mais importante para o setor de cerveja, pois responde por 53% de todo o volume vendido durante o ano. A estratégia tem como foco as marcas Itaipava e Petra e busca ampliar a presença nos pontos de venda, fortalecer a preferência do consumidor e impulsionar as vendas durante a estação mais quente do ano.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o verão é a estação de maior impacto para a indústria de bebidas, especialmente para o setor de cerveja, que representa cerca de 90% de todo o segmento. Além de representar mais da metade do volume anual, no período de primavera/verão o mercado costuma crescer cerca de 12% em relação ao outono/inverno, segundo dados internos do Grupo Petrópolis.

“É no verão que o consumidor está mais presente em bares, nas praias, eventos, festas e encontros fora de casa. Esse contexto favorece a experimentação, a escolha da marca e a construção de valor”, afirma Cristiane Rosa, Head de Marketing de Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis. “Por isso, a nossa estratégia combina visibilidade, presença no ponto de venda e comunicação relevante para acompanhar esses momentos de socialização”.

Itaipava e Petra lideram as ações no verão

A marca Itaipava tem um papel de protagonismo da estratégia de verão, reforçando seu posicionamento no segmento mainstream e o objetivo de ser a “mais pedida” nos bares. Com forte ligação à cultura de samba, pagode, futebol e Carnaval, e a presença consolidada nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, a marca chega à estação com sua campanha mais robusta do ano.

Dividida em três momentos, sendo Pré-verão, Verão e Carnaval, a comunicação traz o mote: “A sede de verão pede Itaipava com orgulho”. A campanha, criada pela WMcCANN e protagonizada pela embaixadora da marca, Ivete Sangalo, e pelo locutor e humorista Paulo Bonfá, utiliza a irreverência da marca para criar conexão com o público. A campanha contempla TV aberta, streaming, canais digitais, OOH, rádio e ativações regionais, integradas a uma forte presença nos pontos de venda para ativar clientes por todo o Brasil.

Itaipava também retorna ao futebol como patrocinadora do Paulistão 2026 e das transmissões dos jogos do campeonato pela CazéTV. “O futebol representa encontros, celebração e emoção, valores que dialogam com o posicionamento da Itaipava”, explica Diego Santelices, Head de Comunicação Externa e Mídia do Grupo Petrópolis. “Estar de volta ao Paulistão, agora com a força e a linguagem da CazéTV, é uma forma de nos reconectarmos com os torcedores em um período que convida a brindar, torcer e aproveitar o melhor do verão”, conta.

Petra: presença estratégica

Já a marca Petra, cerveja puro malte, que vem se consolidando em um território cultural legítimo, que une brasilidade, criatividade e celebração da arte, tem uma estratégia para o verão voltada ao crescimento em praças estratégicas, com destaque para o Estado de Minas Gerais, além de fortalecer a presença nos supermercados. Associada a festivais de música, gastronomia e cultura, a marca busca ampliar sua relevância e a fidelidade dos consumidores, reforçando a percepção de qualidade da cerveja.

Atualmente, a cerveja está entre as dez mais vendidas de Minas Gerais, com 2,9% de market share, no período de YTD’25 (jan a nov/25). O desempenho é resultado do Plano Acelera Minas, iniciativa anunciada pelo Grupo Petrópolis em 2025, com o objetivo ampliar a base de clientes no Estado, com foco na marca Petra. O plano incluiu investimentos em patrocínios culturais, aumento da distribuição, campanhas de marketing e relacionamento comercial. Desde a implementação do plano, houve o aumento de 27 mil hectolitros na venda da cerveja em MG, em comparação com o período anterior.

Uma das ações adotadas em Minas para o verão é a promoção “Gela Petra”, que irá sortear, entre 10/11/2025 e 10/02/2026, 15 geladeiras de cerveja exclusivas da marca por mês. Para participar, o consumidor deve comprar mais de R$ 50 em produtos Petra e cadastrar as notas fiscais no site da promoção (promocaopetra.com.br).

Drinks prontos, energéticos e a conexão com a Geração Z

Além das cervejas, as categorias de drinks prontos para beber (na sigla em inglês RTD, Ready to drink) e energéticos possuem papel estratégico no planejamento do Grupo Petrópolis para o verão. O objetivo do Grupo Petrópolis, com Cabaré, Crystal Ice e Fest Drinks é ampliar a conexão com a Geração Z, atendendo a diferentes ocasiões e perfis de consumo, acompanhando um público que busca bebidas práticas e refrescantes, alinhadas a um estilo de vida ativo.

No território dos energéticos, a marca TNT chega ao verão impulsionado pela parceria com a liga de basquete da NBA, que ganhou latas exclusivas com o logo da liga, lançadas no início da temporada 25/26. Além disso, a marca TNT possui oito sabores, sendo seis deles com a opção zero açúcar, o que atende a uma demanda desse público jovem. Além da opção de sabores, o Grupo Petrópolis está ampliando a presença da marca em pontos de venda estratégicos para a categoria.

O mercado de energéticos, que vem crescendo ano após ano, segue impulsionado pela busca por performance, lifestyle esportivo e bebidas de perfil mais leve, refrescante e menos calóricas. Os dados da Nielsen apontam que o consumo de bebidas energéticas (em volume) cresceram 17,6% entre janeiro e outubro de 2025 (crescimento é comparado ao mesmo período de 2024).

Na linha de bebidas esportivas, categoria que cresceu 6,7%, o TNT Sport Drink possui uma parceria com alguns dos principais times de futebol do país: Flamengo, Fluminense, Botafogo, Santos, Cruzeiro, Atlético-MG, Bahia e Vila Nova. Para ser escolhido como fornecedor oficial para atletas profissionais e amadores desses clubes, o produto passou por rigorosos testes nos departamentos de nutrição dos clubes, o que reforça a qualidade e o alto poder hidratante do TNT Sports Drink.

Associada da ACM desenvolve projeto de enfrentamento à violência sexual infantojuvenil em Boa Viagem

A magistrada associada da ACM, juíza Dayana Claudia Tavares Barros de Castro, titular da 2ª Vara da Comarca de Boa Viagem, é autora do Projeto Auri Moura Costa: Informar para Transformar, no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, uma iniciativa inédita no município voltada à prevenção e ao combate à violência sexual contra menores de idade.

O projeto foi construído de forma intersetorial e integrada, envolvendo toda a rede de proteção do município de Boa Viagem, com a participação do Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitura Municipal, secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Esporte, além do Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, Delegacia de Polícia e representantes da sociedade civil. A proposta foi assinada em solenidade pública realizada no IFCE, reunindo autoridades e instituições locais.

A juíza Dayana Tavares destaca que a informação tem impacto direto na prevenção. Em atividades realizadas com crianças de oito e nove anos, muitas passaram a identificar situações de abuso que antes não tinham conhecimento, o que resultou no aumento de denúncias e na busca por proteção. “É um trabalho de conscientização que salva vidas, fortalece vínculos, rompe ciclos de silêncio e permite que crianças e adolescentes compreendam seus direitos, reconheçam situações de violência e saibam que não estão sozinhos. A informação é uma ferramenta fundamental para a proteção e para a transformação social”, reforça a magistrada.

Entre as ações desenvolvidas estão palestras em escolas, rodas de conversa com pais e responsáveis, encontros com professores, campanhas educativas e distribuição de materiais informativos. Um dos diferenciais do projeto é o engajamento de áreas como o esporte: adolescentes que participam de campeonatos e atividades esportivas no município só podem integrar os eventos após assistirem a palestras sobre violência doméstica, abuso e violência sexual, promovendo reflexão, responsabilidade social e mudança de comportamento.

O projeto incluiu uma dimensão pedagógica e cidadã através de um edital de redações para estudantes do ensino fundamental sobre violência sexual. As três melhores redações foram premiadas com notebook, tablet e celular, entregues em solenidade no fórum. Os prêmios foram comprados com recursos de Acordos de Não Persecução Penal (ANPP), firmados com o Ministério Público, reforçando o caráter restaurativo e educativo da ação.

Batizado em homenagem a Auri Moura Costa, primeira juíza do Brasil, mulher e cearense, natural de Redenção, o projeto tem como eixo central a informação como ferramenta de transformação social, buscando ampliar a conscientização, fortalecer canais de denúncia e prevenir situações de violência sexual ainda na infância e adolescência.

Diante de seus resultados, o Projeto Auri Moura Costa: Informar para Transformar reforça o papel do Poder Judiciário para além da atuação jurisdicional, evidenciando a magistratura como agente de promoção de direitos e proteção integral da infância. A ACM parabeniza a iniciativa, que se destaca pelo relevante impacto social e pelo fortalecimento do compromisso da magistratura cearense com a defesa de crianças e adolescentes.

Dia do Queijo: Alto consumo do alimento é associado a menor risco de demência no futuro

Celebrado no dia 20 de janeiro, o queijo é um dos alimentos mais amados e presente em diversas receitas e pratos clássicos. Como muitos queijos são ricos em gordura, foi criado um mito de que não havia benefícios no consumo. Mas isso não é necessariamente verdade. Uma pesquisa ampla publicada pela revista científica Neurology observou que pessoas que consomem queijos e cremes com teor maior de 20% de gordura ao longo da vida apresentam menor risco de desenvolver demência no futuro. 

O processo da pesquisa conteve entrevistas, avaliação da alimentação ao longo de um ano e um diário alimentar semanal, o objetivo era traçar um certo padrão alimentar habitual de cada pessoa. Para isso, os pesquisadores analisaram dados de mais de 27 mil adultos, entre 45 e 73 anos, na qual nenhum deles tinha diagnóstico ou sinais de demência no início. Os participantes foram avaliados durante 25 anos, e foram avaliados quem desenvolveu demência ao longo desse tempo. No final, cerca de 3 mil participantes foram diagnosticados com algum tipo de demência.

Apesar da longa duração da pesquisa, não é comprovado ainda que esses alimentos previnem a doença, mas aponta para uma associação a alimentação e hábitos saudáveis desde a juventude até o envelhecimento. Há uma questão em torno do assunto: Afinal, o queijo traz benefícios na rotina de uma pessoa? 

Segundo a nutricionista da Tijuca Alimentos, Joelia Silva, para quem tem hábitos alimentares saudáveis e não possui nenhuma restrição, o queijo traz benefícios à saúde humana. Além de rico em nutrientes essenciais, fornecendo vitamina A e vitamina B12, o queijo promove a saúde intestinal ao conter probióticos que ajudam a manter um equilíbrio saudável da microbiota intestinal, sendo crucial para uma melhor digestão, fortalece a densidade óssea reduzindo o risco de fraturas e também aumenta os níveis de energia por ser uma excelente fonte de calorias densas em nutrientes. 

“Manter uma dieta equilibrada e contar com o acompanhamento de um nutricionista é essencial para avaliar necessidades individuais, identificar possíveis restrições e garantir escolhas alimentares mais adequadas à saúde”, aponta Joelia.

Na hora do preparo do queijo, é necessário ter cuidado com o manejo do leite, o tempo de maturação e o controle de temperatura. Esses pontos são fatores considerados essenciais para preservar as características nutricionais e sensoriais dos queijos, garantindo um alimento seguro, padronizado e adequado ao consumo diário.

A Tijuca Alimentos, empresa especialista na venda e produção de queijos e ovos, mantém um processo produtivo voltado à qualidade e à segurança dos alimentos, desde a seleção da matéria-prima até a finalização dos produtos. A produção de queijos segue padrões rigorosos de controle sanitário, com acompanhamento técnico em todas as etapas, respeitando boas práticas de fabricação e normas de higiene.

Apesar dos pontos positivos, a nutricionista aponta que não deve-se haver exagero na hora do consumo do alimento, sendo importante que seja consumido com porções moderadas. “Como todo alimento que possui benefícios nutricionais, o consumo de queijo deve ser moderado, já que alguns tipos apresentam maior teor de gordura e sódio, o que exige atenção na quantidade ingerida”, complementa a nutricionista da Tijuca Alimentos.

Check-up urológico: quem precisa fazer, quando começar e quais exames envolve?

Muitas pessoas talvez ainda pensem que o urologista está para o homem como o ginecologista está para a mulher. De fato, a urologia se dedica ao aparelho reprodutor masculino, mas também cuida da saúde urinária de ambos os sexos. Mulheres devem procurar a especialidade quando apresentam infecções urinárias de repetição, incontinência urinária, cálculos renais ou alterações na bexiga.

O rastreamento do câncer de próstata é um ponto central do check-up urológico para homens. É cada vez mais comum, no debate público, falar sobre a importância de os homens buscarem atendimento médico regular, a fim de se afastarem ao máximo de um diagnóstico tardio da doença.

Neste contexto, dúvidas podem surgir entre os homens: Com que idade devo procurar um urologista? Qual deve ser a frequência das consultas? Existe algum exame preventivo que eu possa fazer desde jovem que garanta a detecção de um eventual câncer no estágio mais precoce possível?

Em geral, recomenda-se a primeira consulta com o urologista a partir dos 45 anos para pessoas sem sintomas, que deve ser repetida anualmente. O Dr. Diego Capibaribe, médico da especialidade, explica que “essa avaliação pode (e deve) ocorrer antes disso em casos de histórico familiar de doenças urológicas, câncer, infecções urinárias recorrentes, alterações urinárias ou disfunções sexuais”.

O rastreamento do câncer de próstata envolve, principalmente, a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) por meio de exame de sangue e o exame de toque retal, que são complementares e fundamentais para uma avaliação adequada da próstata.

Segundo o Dr. Capibaribe, também há, hoje, exames complementares que podem ser solicitados pelo médico especialista de acordo com a necessidade de cada paciente. “Ressonância magnética multiparamétrica da próstata, ultrassonografia transretal e biópsia da próstata guiada por fusão de imagens são exemplos de análises que esclarecem o diagnóstico de câncer de próstata, permitindo avaliar a extensão da doença e orientar a conduta clínica”, elenca o urologista.

De forma geral, trata-se de avaliações acessíveis à população, mas com diferenças importantes conforme o tipo de exame e a rede de atendimento. No SUS, a ultrassonografia transretal e a biópsia da próstata estão previstas e podem ser realizadas, embora muitas vezes haja filas e tempo de espera.