6ª edição do Festival Acordes do Amanhã leva todos os sons para Fortaleza, Jijoca de Jericoacoara e Sobral

Essa sexta-feira (23) vai ser diferente para a população de Fortaleza, Jijoca de Jericoacoara e Sobral. Isso porque apresentações musicais e intervenções artísticas, com diferentes ritmos e melodias, vão estar presentes em espaços públicos dessas cidades, como praças, parques, terminais de ônibus, linhas de metrô e de ônibus, escolas e hospitais. É assim, com “Todos os sons”, que a 6ª edição do Festival Acordes do Amanhã vai realizar, em um único dia, cerca de 30 apresentações artísticas de forma simultânea e gratuita.

Segundo a diretora do festival, Ingrid Ferreira, o festival busca fortalecer a circulação e a difusão da música. Para conectar público e artistas, a gente promove uma intensa programação musical em espaços públicos. “Em cada ano abordamos um tema. O conceito deste ano abraça a diversidade musical e destaca a importância de todos os sons na criação de harmonia. Nesta edição, a curadoria priorizou a diversidade e escolheu artistas que já se apresentaram em edições anteriores”, conclui.

EM FORTALEZA – Abraçando a diversidade musical, o festival estará com apresentações, das 8h às 17h, no Terminal de ônibus Antônio Bezerra. Entre as atrações está Lia Maia, com clássicos do samba brasileiro e canções autorais, como a música ”Recado”, do seu novo projeto musical Coisafeita. Já na Praça do Ferreira, a programação será das 9h às 17h. Dentre os shows ao ar livre, está o do multiartista Orlângelo, que apresenta faixas do novo EP “Musga”, que une música e humor, e Nega Lu, com canções autorais do seu álbum ”Minha Ancestralidade”, lançado em 2021.

As apresentações acontecerão também no Espigão da Praia de Iracema, das 17h às 19h. O público vai conferir, entre as apresentações, o grupo Torrado de Rabeca, que fará um resgate da sonoridade tradicional da música do sertão, das primeiras manifestações de forró e da cultura popular, que tinha como característica timbristica a Rabeca, instrumento artesanal típico do sertão. E das 18h30 às 22h, no Anfiteatro do Dragão do Mar, terá apresentações de mais artistas cearenses, como Daniel Peixoto, que estará lançando o seu 3º álbum solo, ”Tropiqueer”.

Outros espaços de Fortaleza também receberão intervenções artísticas. São eles: Instituto do Câncer do Ceará – ICC; Hospital da Mulher de Fortaleza; Lar Três Irmãs; Metrô (Estação José de Alencar), Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Santa Luzia, Escola Municipal Antônio Sales, Linha de ônibus (Antônio Bezerra – Papicu), Associação de Cegos do Estado do Ceará, Calçada do Theatro José de Alencar e Mercado São Sebastião.

EM JIJOCA DE JERICOACOARA – Seguindo com a valorização dos artistas locais, em Jijoca de Jericoacoara, o festival vai contar com o show da Orquestra Jeri, às 14h30, na Escola Nossa Senhora da Consolação, parceira do programa Escolas Criativas. 

EM SOBRAL – Simultaneamente, o festival realizará em Sobral pela manhã, com a apresentação às 8h, do Trio de Cordas Friccionadas, no Abrigo Coração de Jesus. A programação segue à tarde, às 14h, na Escola Profa. Maria José Santos Ferreira Gomes, com a Banda Rádio Móvel e às 17h, na Praça São João, com o Grupo Ôh Batuque.

O Festival Acordes do Amanhã – Todos os Sons é uma realização da Quitanda Soluções Criativas  e do Instituto BR, com correalização da Plataforma Sinfonia do Amanhã . Conta com produção executiva da Cinco Elementos Produções  e consultoria executiva da Marco Zero e apoio institucional do Governo do Estado , por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará  e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e parceria do Instituto Dragão do Mar. Agradecimento: Enel.

Festival Acordes do Amanhã – é uma iniciativa para fortalecer a circulação e a difusão da música, além de promover a integração entre instituições que atuam na formação e na educação musical. Desde 2017, primeiro ano do Festival, o Acordes do Amanhã já impactou a vida de mais de 2.570 artistas, promovendo ao longo desses anos 767 apresentações musicais para um público de 661 mil pessoas. Ao longo de sete edições, cinco ocorridas no Estado do Ceará e duas no Estado do Rio de Janeiro, praças, escolas, hospitais, feiras livres, terminais de ônibus e linhas de metrô já serviram de palco para os artistas que participaram do Festival Acordes do Amanhã.

Sobre a Quitanda Soluções Criativas – Atuando no mercado de negócios de impacto há 15 anos, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. A empresa vem realizando trabalhos em vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando a vidas de milhares de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.

Sobre a Enel Distribuição Ceará – A Enel Distribuição Ceará, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 184 municípios, abrangendo 100% do território estadual, com cobertura de uma área de 148.826 km². A companhia possui cerca de 4,4 milhões de clientes, 189 pontos de atendimento e 121 subestações em todo o estado. Atualmente a empresa possui 156 mil quilômetros de rede elétrica no estado, distribuídos em alta, média e baixa tensão

Compartilhe nas redes sociais!