Unifametro premia estudantes pela apresentação de modelos de negócios inovadores
O Centro Universitário Fametro (Unifametro) premia nesta quarta (8), às 19h, no campus Carneiro da Cunha, os melhores modelos de negócios apresentados pelos estudantes participantes do Programa Mindset Universitário para o Desenvolvimento de Empreendedores (MUDE). O programa é uma das iniciativas do centro universitário que busca provocar os alunos de diversos cursos da instituição para a construção, proposição e apresentação de modelos de negócios inovadores, sustentáveis e socialmente responsáveis.
Desde março, mês de abertura das atividades do programa, mais de 200 estudantes, divididos em 45 grupos, tiveram contato com ferramentas e metodologias de fomento à inovação, tais como Design Thinking, Canvas, mapeamento de inovação, uso de formulários eletrônicos para realização de pesquisas, metodologias ágeis, dentre outros. Na final, 10 equipes apresentarão suas ideias à banca avaliadora, composta por convidados externos que atuam na área de empreendedorismo e inovação, no formato de pitch de 5 minutos.
Os trabalhos serão avaliados pelos seguintes critérios: relevância do problema, validações (problema e solução), relevância da solução, além de design e emoção na apresentação. Os três melhores serão premiados com troféus. Samira Costa, estudante do curso de Engenharia e participante desta edição do programa, relata que o MUDE a ajudou a expandir suas habilidades empreendedoras. “Após a iniciativa, eu aprendi a pensar fora da caixa, entender o mercado por meio da análise de problemas do dia a dia, e criar soluções inovadoras e eficientes, o que faz toda diferença no projeto e para o cliente.”
De acordo com Ana Carla, coordenadora do curso de Administração do campus Maracanaú, o programa trabalha as competências dos alunos, e as habilidades de trabalho em equipe, gestão do tempo, criatividade e inovação. “Para nós, professores, é algo muito gratificante acompanhar o crescimento e o desenvolvimento dos nossos alunos desde o primeiro dia em que a disciplina é ministrada até a apresentação final através do pitch. Fico extremamente feliz quando recebo uma ligação de um aluno agradecendo que os conhecimentos e habilidades adquiridas no MUDE facilitaram a sua entrada no mercado de trabalho, e muito realizada quando eles possuem o desejo de realmente empreender na área em que iniciaram em sala de aula”, enfatizou.
Nesta edição, o programa contou com a participação de 200 estudantes dos cursos de Administração e Engenharia Civil do campus de Maracanaú. Já no campus de Fortaleza, participam alunos dos cursos de Administração, Gestão, ADS, Medicina Veterinária, Engenharia, entre outros.