Site ((o))eco promove seminário de jornalismo e mostra de cinema ambiental

Em 2024, o site ((o))eco completa 20 anos ininterruptos de jornalismo ambiental digital e independente. Para marcar essa a data, o veículo de comunicação está organizando um evento nos dias 29 e 30 de agosto, composto por um seminário de jornalismo ambiental, mostra de cinema ambiental e solenidade de comemoração.

As atividades têm o objetivo de promover e fomentar o ecossistema de comunicação no Brasil, além de fortalecer a formação de jovens comunicadores sobre as questões ambientais e a importância do jornalismo temático no atual contexto de crise climática.

O evento tem o patrocínio da Fundação Grupo Boticário e apoio de USAID, Internews, WCS, CI Brasil e FAS. Também são parceiros ESPM, Fundação Heinrich Böll, Filmambiente e Consulado dos Estados Unidos.

Seminário de formação presencial e online

Nos dias 29 e 30 de agosto, em parceria com a ESPM, acontecerá o Seminário de Jornalismo Ambiental ((o))eco. O seminário promoverá discussões, debates e contato entre comunicadores recém-formados e graduandos sobre o papel do jornalismo ambiental e suas interseções com o movimento ambientalista brasileiro. O evento será presencial, no auditório da ESPM Glória (Rio de Janeiro), e contará com transmissão online / ao vivo.

O destaque da programação é a realização de duas entrevistas com pessoas renomadas na área, com a presença de Andrew Revkin, jornalista norte-americano com mais de quatro décadas de experiência e passagem por publicações como New York Times (NYT), National Geographic Society e ProPública.

As cinco mesas propostas no seminário debaterão temas de relevância para a formação de jovens comunicadores, com a presença de jornalistas, criadores digitais e pesquisadores de organizações como: Amazônia Real, Jornal da USP, Jornal O Globo, Conservação Internacional Brasil, Internews, Instituto Oyá, InfoAmazônia, Revista Piauí, entre outras.

Há vagas para público geral e exclusivas para estudantes de nível superior (qualquer área) ou ter graduados a partir de janeiro de 2021 e comprovar no ato da inscrição. Saiba mais no link abaixo:

https://www.sympla.com.br/seminario-de-jornalismo-ambiental-oeco__2506998

Mostra de Cinema Ambiental

Em parceria com o festival de cinema ambiental Filmambiente, serão realizadas duas sessões de cinema no dia 29 de agosto, com a exibição inédita de filmes socioambientais e bate-papo com os realizadores. Chegando a sua 13ª edição, o festival Filmambiente se consolidou como um dos mais importantes eventos audiovisuais com temáticas socioambientais no Rio de Janeiro.

Às 18h, haverá a exibição do filme Mulheres na Conservação. O documentário de Paulina Chamorro e João Marcos Rosa, lançado em março de 2023, faz um recorte do universo feminino que está à frente de ações e estudos sobre conservação e meio ambiente no Brasil.

Às 19h30, a atração será o filme Corredores, de Klaus’Berg. Produzido pelo Instituto Últimos Refúgios, o filme mostra a importância dos corredores ecológicos para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade. Com personagens marcantes, histórias curiosas e uma natureza exuberante, faz um passeio entre o Parque Estadual da Pedra Azul, a Reserva Ambiental Águia Branca e o Parque Estadual do Forno Grande, no Espírito Santo.

Os ingressos para as sessões de cinema podem ser solicitados nos links abaixo:

Exibição Mulheres na Conservação (18h às 19h30) – https://www.sympla.com.br/mostra-de-cinema–mulheres-na-conservacao__2547345 

Exibição Corredores: da Pedra Azul ao Forno Grande (19h30 às 21h) – https://www.sympla.com.br/mostra-de-cinema–corredores-da-pedra-azul-ao-forno-grande__2547648

Solenidade e celebração

A solenidade de comemoração ocorrerá no dia 30 de agosto, às 18h, e reunirá os associados e conselheiros da organização, equipe e ex-colaboradores, parceiros, patrocinadores, organizações de jornalismo e personalidades da área ambiental. Entre as presenças confirmadas, estão a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o vice-diretor da Conservação Internacional Brasil, Maurício Bianco, e a diretora-executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes, entre outros.

Serviço:

Seminário de Jornalismo Ambiental

Inscrições até 26 de agosto

Evento dias 29 e 30 de agosto, entre 8h e 17h30 / Auditório ESPM Glória / Ladeira da Glória, 26

https://www.sympla.com.br/evento/seminario-de-jornalismo-ambiental-o-eco/2506998

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com mais de 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para conservar o patrimônio natural brasileiro. Com foco na adaptação da sociedade às mudanças climáticas, especialmente em relação à segurança hídrica e à proteção costeira, a instituição trabalha para que a conservação da biodiversidade seja priorizada em todos os setores. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, considera que a natureza é a base para o desenvolvimento social e econômico do país. Sem fins lucrativos e mantida pelo Grupo Boticário, a Fundação Grupo Boticário contribui para que diferentes atores estejam mobilizados em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou mais de 1.700 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas reservas naturais de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil pelo desmatamento –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com 1,4 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A instituição é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário, criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.| www.fundacaogrupoboticario.org.br | @fundacaogrupoboticario (Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, TikTok)

Compartilhe nas redes sociais!