Prefeitura de Fortaleza realiza obras de urbanização na lagoa do Mondubim

A Prefeitura de Fortaleza tem investido em obras de revitalização e urbanização de lagoas e parques da Capital. As intervenções têm resgatado espaços verdes localizados em áreas urbanas antes inacessíveis, com projetos que visam a proteção do patrimônio ambiental, integrando natureza e qualidade de vida.

Maquete eletrônica da obra

No Parque Urbano Lagoa do Mondubim as obras já começaram com os serviços de limpeza e terraplanagem para dar início ao projeto de requalificação da lagoa que será urbanizada em todo o seu entorno para torná-la mais uma área verde completa para o esporte e o lazer em contato com a natureza.

As obras de requalificação estão sendo executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e preveem a urbanização de cerca de 200 mil m² de área. O projeto será responsável pela construção de um novo píer em madeira, nova pavimentação em piso intertravado, itens de acessibilidade como piso tátil e rampas, playground, mobiliários urbanos e um novo estacionamento com 10 vagas.

Pensando no incentivo ao esporte serão criadas duas quadras de areia, um campo de futebol, instalação de academia ao ar livre e paraciclos. O projeto prevê também a criação de cinco unidades de quiosques que servirão de incentivo à prática comercial e geração de emprego e renda.

Além de todas as melhorias, o espaço ganhará, ainda, pequenas praças que irão proporcionar novos espaços de convivência ao redor da lagoa. Orçadas em cerca de R$ 4,6 milhões, as obras devem ser entregues no primeiro semestre de 2023.

Sobre a lagoa

O Parque Urbano da Lagoa do Mondubim possui área de cerca de 257 mil m² e a lagoa, um volume de água de mais de 280 mil m³. A área em questão pertence à bacia hidrográfica do Rio Maranguapinho, e é hoje a maior opção de lazer e diversão para os moradores.

Compartilhe nas redes sociais!