Especialista explica importância da gestão condominial e capacitação de síndicos

Responsáveis por diversas atividades, como reuniões, resolução de conflitos entre moradores, e manutenção estrutural, os síndicos têm papel fundamental dentro da estrutura condominial. Em um estudo feito pela Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (Abrassp), o número de pessoas que exercem essa função ou a de subsíndico chegou a 420 mil. Deste número, apenas 5,2% dos síndicos fazem desta função a sua atividade profissional e remunerada.

No Ceará, esse número chega a pouco mais de 11 mil síndicos. A Gestart, empresa especializada em administração condominial no Ceará, reforça a importância de uma gestão apta e com capacitação contínua de síndicos para garantir a harmonia e o bom funcionamento dos condomínios. Em um mercado cada vez mais exigente, a administração condominial vai além da mera gestão de pagamentos e manutenções.

Rudy Fernandes, diretor da Gestart, enfatiza: “Um síndico bem preparado, com conhecimento em legislação, administração e gestão de pessoas, é capaz de tomar decisões estratégicas e promover um ambiente de convivência mais agradável. Uma gestão preparada otimiza recursos, resolve conflitos e garante a satisfação dos moradores.”

A capacitação contínua é fundamental para acompanhar as constantes mudanças no setor condominial. Ao investir em cursos e treinamentos, os síndicos adquirem conhecimentos atualizados sobre as melhores práticas de gestão, legislação, ferramentas tecnológicas e novas tendências do mercado, como a inteligência artificial e a gestão sustentável.

Os benefícios da gestão condominial profissional são inúmeros: redução de custos, mais tempo livre para os moradores, maior segurança, resolução de conflitos e melhoria da comunicação. Por exemplo, ao negociar com fornecedores e otimizar processos, a administradora consegue reduzir os custos do condomínio, liberando recursos para investimentos em melhorias nas áreas comuns.

Compartilhe nas redes sociais!